Caldeirão da Bolsa

“A Queda dum Anjo...”

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

“A Queda dum Anjo...”

por José A.B.Machado » 22/7/2008 9:43

“A Queda dum Anjo...”

A Queda dum Anjo é o título de um romance satírico de Camilo Castelo Branco, escrito em 1866.

Nele o autor descreve a corrupção de Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda, morgado de Agra de Freires, um fidalgo minhoto camiliano e o anjo do título, quando se desloca da província para Lisboa.

Pois neste Post , não lhe vou falar de Camilo Castelo Branco , mas de ... como ganhar dinheiro neste momento , tomando três posições no mercado. Quanto à opção de continuar a ser “ Anjo “ ... a partir daqui é sua.

A Bolsa é um investimento de soma nula . O dinheiro que você ganha , outro perde e o dinheiro que você perde outro ganha . Saber qual dos dois quer ser é uma questão que só você pode responder ... .

Muito se tem falado e escrito sobre a crise que assola os mercados . Artigos de opinião e observações sobre o assunto é matéria que não tem faltado .
No entanto eu continuo convencido que você não tem ideia nenhuma da real dimensão do problema e de que por isso está muito mal preparado para o enfrentar e ainda mais mal preparado para ganhar dinheiro neste contexto de mercado .

O meu dilema era por isso como lhe facultar uma informação de “ Choque “ ... , clara objectiva , que o fizesse perceber de imediato o contexto em que as coisas estão .

Depões de alguma pesquisa e de alguma reflexão decidi mostrar-lhe um vídeo simples e objectivo . Quero que o veja com muita atenção e que se não perceber à primeira o volte a repetir uma segunda vez ...

O Vídeo :

http://www.chrismartenson.com/bubbles

... agora que já viu o vídeo percebe melhor a “ Bronca “ em que estamos metidos ... ?

Bom eu digo “ estamos “ porque ao contrário do que se possa pensar o que acontece nos EUA repercute-se no resto do mundo e particularmente em Portugal .

Pessoalmente penso que a politica económica e financeira que tem sido seguida pela Administração Americana e pela FED é um autentico desastre e medidas como a que ontem foram anunciadas ( o seguimento de uma Emergency Order feita pela Securities & Exchange Commission (SEC), os instrumentos mencionados na lista que se segue, deixaram de ter activa a possibilidade de entradas curtas (short-selling):

Lista de instrumentos: Bank of America (BAC:xnys); Citigroup (C:xnys); Credit Suisse (CS:xnys); Allianz SE (AZ:xnys); Goldman Sachs (GS:xnys); JPMorgan (JPM:xnys); Lehman Brothers (LEH:xnys); Merrill Lynch (MER:xnys); Morgan Stanley (MS:xnys) , só vêm reforçar esta ideia e agravar ainda mais a situação .

Se a memória não me falha a Fannie Mae e a Freddie Mac , representam mais de 45% do mercado de crédito hipotecário dos EUA , isto traduzido em números dá um valor astronómico capas de ter um impacto brutal no PIB deste País. A intervenção que se pretende fazer é no entanto do meu ponto de vista contraproducente , transferindo para as próximas gerações um problema gravíssimo que deveria ser resolvido de uma penada deixando as instituições falirem .

É que ao contrario do que tem sido feito por esta Administração as falências limpam os sistemas e permitem de novo coloca-los a funcionar .
Este tipo de actuação , as limitações de vendas curtas , as reduções brutais das taxas de juro num contexto de alta geral da inflação etc. ... , são factores que vão potenciar o problema e não resolve-lo .Para agravar o problema , a alta do petróleo e das matérias primas só vêm pôr mais “ lenha na fogueira “. E disto é importante que você antes de mais nada tenha consciência . Se quiser perceber isto , tudo bem ... , senão é me indiferente . A escolha é sua .

Posto isto vou-lhe dizer o que tem de fazer de imediato para ganhar dinheiro :

1) A primeira coisa a fazer é limpar o seu “ disco rígido “ ... . Não o do seu PC , mas o da sua memória . A sua memória neste momento está “atafulhada “ de inutilidades . Neste momento de mercado e enquanto as coisas assim se mantiverem , temos de redefinir tácticas . Por isso esqueça o seu Gerente de Conta , esqueça o seu Gestor de negócios , esqueça as dicas da felicidade , as “parongas” de jornal , os títulos bombásticos ... , esqueça isso tudo . O mais provável é que tudo isto só lhe ande a consumir tempo e dinheiro ... , verdade ?
2) A segunda coisa a fazer é ter conta numa plataforma de negociação que lhe permita movimentar-se no mercado . Imagine que você tem um carro excelente mas que vive num pais onde não existem estradas . Para que lhe serve o carro ... , para nada . Por isso abra conta num local que tenha uma plataforma de negociação que lhe permita ter mobilidade . Best Trading Pro , Gobulling ou já agora a OreyiTrade que até publicita neste Fórum .
3) Posto isto e último passo , esqueça as acções . As acções neste momento estão “ histéricas “ e andar a correr atrás delas é perca de tempo . Por isso o que você vai fazer é tomar três posições no mercado :
Vender Dow Jones Industrial ( CFD´s ou Futuros - Short ) Comprar Ouro e Prata (Futuros de Setembro - Long ) e Vender Taxa Fixa Americana 10 Year US T-Notes Composite – Short).

Estes são os três movimentos que tem de fazer e deve mante-los até que a conjuntura muda ou que existam alterações estruturais ou técnicas que o justifiquem .

O Dow Jones Industrial não é um índice representativo do mercado dos EUA “ mas “ por comparação com por exemplo o S&P500 tem valorizado mais , historicamente e nas desvalorizações também amplia o movimento , desvalorizando mais .
Neste momento comparando a relação entre ambos , constatamos que esta relação pode estar próxima de se restabelecer ( Gráfico em anexo ) , estando o Dow em cima de um suporte que se for rompido deve projectar o índice para valores mais baixos que o S&P500 . Por isso “Short” Dow .

O Ouro e a Prata estão em pleno Bull Market . Por vezes fazem pequenas paragens de alguns meses para respirar . Neste momento estão a sair de uma dessas paragens e a probabilidade de termos o Ouro nos $1200 este ano e nos $1700 para o ano é grande .
Os meus Targets imediatos são para o Ouro $1077.60 - $1148.70 - $1711 , a Prata segue de perto com uma diferença é mais volátil , subindo mais e descendo também mais .

Por último e isto é a minha opinião quem pensa que as tenções inflacionistas mundiais vão desaparecer em passo de magica deve andar a delirar . Nos EUA particularmente as taxas estão negativas a inflação está a acelerar e é inevitável a sua subida para pôr alguma ordem na confusão que está instalada . As 10 Year US T-Notes já estão a dar pré indicações deste movimento por isso “ Short “10 Year US T-Notes .

Isto é tudo o que tem de fazer . Recoste-se calmamente na cadeira e deixe as tendências desenvolverem-se ... Relaxe .

Claro está que isto é a minha opinião e como já disse e repito não tenho a pretensão de estar sempre 100% certo , mas sim e de facto minimamente errado ...

Tenha um bom dia
Anexos
g1.gif
g1.gif (69.79 KiB) Visualizado 2182 vezes
g2.gif
g2.gif (52.91 KiB) Visualizado 2180 vezes
g3.gif
g3.gif (86.94 KiB) Visualizado 2158 vezes
“Não é a análise do passado que dá dinheiro a ganhar. É a previsão do futuro”.Dr.Ricardo Arroja www.pedroarroja.com

http://www.aaacm.pt/cm/
http://youngentrepreneurnetworkers.ning.com/
jabm.machado@gmail.com
Cumprimentos e bons negócios
José AB Machado

Registado: 29/11/2007 4:38

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 84 visitantes