Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Ilusão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por EuroVerde » 10/7/2008 20:01

Mr. Warren Buffett disse: "Capitalismo sem falência é como Cristianismo sem inferno". :?

Registado: 29/11/2007 11:19

Re: A Ilusão

por MarcoAntonio » 10/7/2008 18:43

RicHochet Escreveu:Não. Não é assim.
A sueca é um jogo de soma zero. O que uns jogadores perdem é exactamente aquilo que os outros ganham.
Se eu for muito bom a jogar à sueca, e ganhar consistentemente, isso não altera as características do jogo de forma a que eu possa dizer que para mim se trata de um jogo de soma positiva.
Da mesma forma se eu for um mau jogador e perder sistematicamente, isso também não altera as caracterísicas do jogo. O jogo tem as características que tem, independentemente dos resultados que eu obtenho.
Daí que a Bolsa é um jogo de soma positiva, apesar daqueles que não sabem jogar perderem sistemáticamente.

RicHochet, concordo com tudo excepto com a frase final. A Bolsa não é (sempre) um jogo de soma positiva (mesmo no longo-prazo está por provar que é um jogo de soma positiva e eu pessoalmente tenho algumas duvidas, isto se tomarmos em consideração factores pertinentes de longo-prazo como inflacção).

Em todo o caso, para lá desta questão, no imediato (por exemplo, para um daytrader) é um jogo de soma negativa e em Bear Market é claramente um jogo de soma negativa.

Aliás, sobre esta questão de jogo de soma nula, positiva ou negativa, difere de jogador para jogador dado que nem todos estão a jogar o mesmo jogo (segundo as mesmas regras).

Um position trader joga um jogo diferente de um daytrader.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: A Ilusão

por rmmrod » 10/7/2008 17:48

tiagopt Escreveu:Ao contrário do que se diz e pensa, a bolsa não é um jogo de soma positiva. É-o num bull market, deixa de o ser num bear market, onde a soma é negativa. Para eu ganhar alguém tem de perder.

Não. Não é assim.
A sueca é um jogo de soma zero. O que uns jogadores perdem é exactamente aquilo que os outros ganham.
Se eu for muito bom a jogar à sueca, e ganhar consistentemente, isso não altera as características do jogo de forma a que eu possa dizer que para mim se trata de um jogo de soma positiva.
Da mesma forma se eu for um mau jogador e perder sistematicamente, isso também não altera as caracterísicas do jogo. O jogo tem as características que tem, independentemente dos resultados que eu obtenho.
Daí que a Bolsa é um jogo de soma positiva, apesar daqueles que não sabem jogar perderem sistemáticamente.

Quanto ao resto, estou basicamente de acordo. O texto reflete muito daquilo que se passa nos mercados.

Registado: 15/5/2008 10:43

por Paionense » 10/7/2008 15:18

Bokas Escreveu:
Algo que já aprendi é que por estas andanças o lado emocional pode ser muitas vezes perigoso

Sim , é verdade! Mas isso tanto o é nas descidas como nas subidas :)

Outra coisa que se pode/deve fazer nestas alturas e aproveitar para aprender a trabalhar com outros instrumentos que nos permitam ganhar nas quedas por exemplo. Ou investir na nossa formação com investidores/especuladores. No fundo não passar este tempo "morto" a olhar para o gráfico à espera do Messias

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por pvg80713 » 10/7/2008 11:15

bokas,
gostei de te ler, assim aprendes o que é o inicio de um bear market e evitas perder...
quando for para entrares vais ver o pessoal animado por aqui.
abraço
pvg

Registado: 19/4/2005 11:11

por Bokas » 10/7/2008 11:07

Profetas da desgraça ou não, a minha falta de experiencia não me permite para já saltar do ninho e voar :) acho que o tombo pode ser grande. Mas verdade seja dita que são os erros que nos permitem progredir...

Mesmo não sendo preciso muito capital, para especular, e a variavel tempo? A minha alusão ao especulador sem coração é o nome de um tópico que por aqui anda.
Algo que já aprendi é que por estas andanças o lado emocional pode ser muitas vezes perigoso

Registado: 20/5/2008 12:54

por artista_ » 10/7/2008 10:57

Bokas Escreveu:Eu vivia na ilusão :mrgreen:
Passo a explicar, quando decidi começar a investir na bolsa faz mais ou menos 2/3meses (embora ja pense nisto à algum tempo) a ideia que tinha era, idependentemente de algumas percas os ganhos vao ser predominantes, vou ficar rico :)

Felizmente descobri o Caldeirão :mrgreen: (olha graxa) e através de simples consultas diárias a comentários de pessoas mais experientes retrai-me e decidi que para já nem pensar meu rico dinheirinho neste momento prefiro petiscar sem arriscar.

Deves ter lido com atenção alguns a quem muitos chamam de "profetas da desgraça"...

Bokas Escreveu:A minha intenção é ser mais um longo, de inicio queria era ser especulador sem coração (como alguem que por cá anda :P ) mas lá está apercebi-me que para tal é necessário um maior capital e tempo coisas que neste momento são escassas.

Bokas, aqui não há coração, se é que estou sequer a perceber o que queres dizer com isso?! E para especular, com ou sem coração, não é preciso muito capital :wink:

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Bokas » 10/7/2008 10:47

Boas permitam a minha humilde participaçao neste debate.

Eu vivia na ilusão :mrgreen:
Passo a explicar, quando decidi começar a investir na bolsa faz mais ou menos 2/3meses (embora ja pense nisto à algum tempo) a ideia que tinha era, idependentemente de algumas percas os ganhos vao ser predominantes, vou ficar rico :)

Felizmente descobri o Caldeirão :mrgreen: (olha graxa) e através de simples consultas diárias a comentários de pessoas mais experientes retrai-me e decidi que para já nem pensar meu rico dinheirinho neste momento prefiro petiscar sem arriscar.

Claro que a vontade de por o dedo no gatilho e apertar é imensa, qd tal sucede venho até ao Caldeirão e consigo resfriar-me :mrgreen:
Com a situação toda que se passa nos mercados mundiais e toda a história que tds nós já conhecemos, decidi por um pé no travão, ponderar ler e informar-me de forma a que qd entrar em força não seja mais um iludido e perceba realmente pq perdi ou pq ganhei, de forma a melhorar a minha análise em futuros investimentos.

A minha intenção é ser mais um longo, de inicio queria era ser especulador sem coração (como alguem que por cá anda :P ) mas lá está apercebi-me que para tal é necessário um maior capital e tempo coisas que neste momento são escassas.
Sendo assim resta-me esperar pacientemente por melhores dias, já tenho uma ideia mais formada sobre quais as acções que quero ter em carteira e aos poucos as bases para um "ataque" vao-se formando.

Resta-me agradecer a tds os participantes deste forum pelas experiencias, dicas e comentários que tanto me tem ensinando, sobre o mundo da Bolsa

Abreijos e Bons Negócios

Registado: 20/5/2008 12:54

por R_Martins » 10/7/2008 10:00

marath Escreveu:
R. Martins Escreveu:
iurp Escreveu:Quanto mais leio, mais percebo que nada sei. E tenho saudades dos tempos que achava que sabia alguma coisa e fartava-me de ganhar dinheiro. Só que depois percebi que ganhei...porque a sorte bateu-me à porta.

Hoje, que acho que sei um pouco mais...ganho nada porque tenho mais consciência dos riscos da bolsa.

Contraditório, parece. Mas é uma nova fase de "mistura" de informação que eu acredito que terá os seus frutos no seu devido tempo.

Decisivamente vou esperar pelo novo bull market que um dia há-de vir, e aí, com os conhecimentos já burilados, tenho quase a certeza que ganharei bom dinheiro.Como não vivo disto, permito-me ver de fora esta imensa volatilidade, com grandes subidas a levarem à euforia, mas também grandes quedas a levarem ao desânimo.

Mais do que tudo...preservo o meu capital e a minha saúde. Que essa ninguém ma dá de volta.

abraço

Enquanto existirem subidas e descidas destas dimensões:
ALTRI SGPS 14,18% 2,375
ZON MULTIMEDIA 12,82% 5,72
Vai continuar as «desgraças».
No próximo tombo já lá não voltam...
Rmartins

Permite-me discordar. No caso das empresas sólidas bem geridas e bem implementadas no mercado, depois do próximo tombo, por certo lá voltarão ( aos seus máximos históricos provavelmente para os baterem ), a única questão é quando...

A única hipótese de isso não acontecer é acabar o sistema económico e monetário mundial tal como o conhecemos, o que eu não acredito que aconteça nos próximos 50 anos.

Por outro lado, quanto aos profetas da desgraça, não me parece que existam, há quem acredite que no curto\médio prazo se viverá um mercado em ciclo descendente, mas penso que ninguem acredita num ciclo descendente eterno, pois assim deixaria de ser um ciclo e levaria ao que eu escrevi no parágrafo anterior.

O que entusiasma é que quando a economia recuperar já as bolsas andarão a subir á uns bons 6 a 12 meses, o que torna imprevisível e aliciante toda esta temática dos ciclos do mercado.

«Enquanto existirem subidas e descidas destas dimensões:
ALTRI SGPS 14,18% 2,375
Rmartins»

Vou procurar explicar o meu raciocínio relativamente ás quedas e subidas.
A minha experiência diz-me que a mudança de tendência se faz com um tempo de mercado morto (a volatilidade é quase nula) e posteriormente começa com oscilações diárias dentro do 0 a 1%, por assim dizer, seguindo depois a tendência, seja ela de queda ou subida. Mas nunca existe uma inversão de marcha com papéis a cair ou subir uns 10 ou 15%.
Como não estamos na minha opinião numa inversão de tendência, ou seja, inverter para subidas no PSI20 vai continuar a cair com volatilidades grandes.

Como nos últimos 5 anos só existiram praticamente subidas e se reparamos os índices americanos ainda não corrigiram desse lucros fabulosos das acções então terão que o fazer. É histórico, é assim a bolsa, não desce nem sobe sempre, cria tendências predominantes.Ou seja: não caiu ou sobe num único impulso, mas predomina a tendência, como agora, mais quedas que subidas.
Quando isto suceder, a correcção dos americanos, que sucederá ao mercado português?... Obviamente menos acentuado porque começou a correcção mais cedo, mas sempre e no entanto continuará a cair…
Já foi demonstrado historicamente com base em dados concretos que não existe médio ou longo prazo no mercado de acções. Se insistirmos nesta tese enganamos a nós próprios…

Sempre se disse que as subidas do petróleo geram menor crescimento nas economias ocidentais. Temos visto que nos últimos anos não só o petróleo tem subido como o próprio mercado de acções o tem acompanhado. Contradição?... Isto não seria lógico se relacionarmos saúde económica das empresas cotadas com subidas dos valores das acções. Verificamos que as empresas estão em grande dificuldade nos momentos actuais. Significa na minha opinião que a Bolsa nada tem a ver com economia real.
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Ilusão em bear e em bull

por Bullet23 » 10/7/2008 9:01

Caro Paionense

Se eu achar que determinado título ao preço de hoje está barato, porque é que não hei-de comprar?!
Quero lá saber que ele continue a descer, um dia há-de subir!

Este sentimento reflecte precisamente a ilusão, para investir, qualquer um em qualquer situação tem que estar iludido.
Tanto em Bull como em Bear.
Não é só em mercados Bear que muitos ficam entalados, mas também em Bull.

Cumprimentos

Registado: 27/5/2008 12:02

Re: A vida é uma ilusão. O sonho comanda a vida.

por Paionense » 10/7/2008 4:01

Bullet23 Escreveu:Se eu achar que determinado título ao preço de hoje está barato, porque é que não hei-de comprar?!
Quero lá saber que ele continue a descer, um dia há-de subir!

Concordo em grande parte com o texto que colocou, menos com esta parte.
Por duas razões; pelo facto de não sabermos se alguma vez irá subir novamente mas também pelo facto de a analise fundamental não reflectir verdadeiramente o valor de uma empresa. Isso aconteceria num mercado perfeito. O preço de uma acção faz-se das expectativas que os investidores têm em relação ao futuro da acção. É a especulação como falou e bem...

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por marcolopes » 10/7/2008 3:01

O texto dá uma visão coerente, mas não avança nada de novo relativamente ao que muitos aqui têm dito no caldeirão.

Um investidor consciente deve pelo menos olhar para alguns gráficos históricos, tanto de acções como de índices, para ter uma vasta ideia dos ciclos económicos. Juntando a essa imagem a conjuntura actual, por pouco que compreenda de economia, chegará a algumas conclusões óbivas.
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por LUMAPICA » 10/7/2008 0:21

iurp Escreveu:Quanto mais leio, mais percebo que nada sei. E tenho saudades dos tempos que achava que sabia alguma coisa e fartava-me de ganhar dinheiro. Só que depois percebi que ganhei...porque a sorte bateu-me à porta.

Hoje, que acho que sei um pouco mais...ganho nada porque tenho mais consciência dos riscos da bolsa.

Contraditório, parece. Mas é uma nova fase de "mistura" de informação que eu acredito que terá os seus frutos no seu devido tempo.

Decisivamente vou esperar pelo novo bull market que um dia há-de vir, e aí, com os conhecimentos já burilados, tenho quase a certeza que ganharei bom dinheiro.Como não vivo disto, permito-me ver de fora esta imensa volatilidade, com grandes subidas a levarem à euforia, mas também grandes quedas a levarem ao desânimo.

Mais do que tudo...preservo o meu capital e a minha saúde. Que essa ninguém ma dá de volta.

abraço

Este Post assenta-me que nem uma luva..
Brilhante
Fico impresionado quando vejo títulos a galgar 10 e 15% em poucas horas, com volumes mínimos nesta conjuntura que vivemos. Será que as pessoas estão à espera que uma crise de MMEuros, de repente como que por mágica desapareça e os mercados iniciem um Bull muito calmamente.
Fico impresionado quando alguns cromos da bola, muito euforicamente, escrevem posts todos contentes, só porque o Petróleo baixou 3%. Esta baixa nem sequer mexeu uma única MM.
Fico impresionado com esta euforia, quando constato que os Presidentes dos Bancos Centrais andam com as mãos na cabeça e a rapaziada da maior parte dos bancos com as calças na mão a fazerem AC para manterem os rácios.
E o pessoal assiste a isto tudo, informação disponível não falta e volta a entrar que nem um maluco. Por vezes só me apetece dizer que não tenho pena nenhuma. Já pensaram que se comprarem um título a 1 Euro e venderem a 1,2Euro ganham praticamente o mesmo do que se comprarem a 1,8 e venderem a 2 Euros.
Com a diferença da transacção na segunda modalidade poder ser efectuada com menos risco.
Os títulos podem atingir valores tão baixos que a maioria dos mortais nem sonha. Hoje está barato, mas não quer dizer que amanhã não esteja baratissimo e passado uns dias não esteja quase dado. O pessoal teveria dedicar-se um pouco mais a ver os históricos. A Bolsa é sempre a mesma coisa. A história repete-se mais ano menos ano.
O que mudou foram as funcionalidades informáticas ao dispor dos mercados bolsistas, isto é que alterou substancialmente a postura do pseudo jogador de bolsa. Hoje o mercado é no momento e por isso a volatilidade aumentou substancialmente.
Para acabar um conselho, atenção com os Relatórios do 1º Semestre. É uma falácia dizer que já está tudo descontado.
Bons negócios
LUMAPICA

Registado: 9/3/2008 20:18

por - GOE - » 10/7/2008 0:02

tiagopt muitos parabéns por este texto brilhante o qual li com muito gosto :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

A vida é uma ilusão. O sonho comanda a vida.

por Bullet23 » 9/7/2008 23:58

Não concordo.
Eu invisto o meu dinheiro (economias) onde acho melhor. Acho que toda a gente faz o mesmo.
Quando alguém investe num determinado título, de consciência, faz muito bem.
Se eu achar que determinado título ao preço de hoje está barato, porque é que não hei-de comprar?!
Quero lá saber que ele continue a descer, um dia há-de subir! Se não subir assumo o erro e claro, as menos valias.
Mas atenção... tenho que ter a convicção que a minha compra é barata (Análise fundamental).
É esta a alma dos mercados.
Quem investe porque o Sr. do banco diz, tanto perde na bolsa como em qualquer lugar. É assim a vida, tanto aqui como em qualquer lugar.
Faz me lembrar uma história!
Um rapaz encontra uma bela miúda numa noite de diversão, envolvem-se e... quando estão prontos para a “Acção”, ela diz-lhe:
- Eu sou virgem!
Ele fica assustado, porque não a ama! Só queria passar um bom bocado, tal como ela. E diz-lhe:
-És virgem!? Então não vou fazer sexo contigo porque acho que te deves guardar para quem te amar.
Ela levantou-se e seguiu viagem.
Moral da história: Ela estava decidida a fazer sexo, amor ou o que lhe queiram chamar.
Ele não quis e ela foi procurar quem quisesse. Os princípios de ambos eram diferentes.
Falando de PRINCIPIOS....
Será que aqui também os há?
Por exemplo: eu por princípio não invisto (especulo) sobre os instrumentos financeiros associados ao crude, não vou alimentar uma bolha que pode trazer dificuldades a pessoas mais pobres que eu.
O problema é quando alguém investe inconscientemente porque alguém lhe diz, ou só quando casas de investimento lançam verdadeiras ofensivas nos meios de comunicação, lançando targets incompreensíveis. Apanhando assim desprevenidos muitos incautos.
E o suposto regulador (CMVM) permite tudo isto e coisas mais graves.
Mas nos mercados financeiros é onde circulam menos ingénuos.
Fico horrivelmente “BEAR”-(urso) quando vejo uma Justiça, Saúde ou Educação diferente para cada cidadão.
Quando vejo uma Santa Casa da Misericórdia que não é santa, não tem misericórdia e muito menos é santa patrocinar corridas de carros (Lisboa-Dakar).
Quando vejo um Primeiro-ministro de Itália fazer uma lei que impede os políticos de serem julgados por corrupção.
Quando no verão nos enchem de publicidade – poupem água, a água é um bem escasso – E eu fico sensibilizado e lavo a cara às pinguinhas, mas depois passam uma reportagem no telejornal sobre as férias no Algarve e vejo as piscinas todas cheias de água e quem sabe quantas delas não foram cheias com água da rede. Então digo para mim... Eu aqui a lavar a cara às pinguinhas e estes a gastar à fartazana, Tá bem tá.
Enfim muito havia para escrever.....
Faz-me lembrar um caro Forense
Isto está a precisar de uma revolução, mas uma a sério.
Cumprimentos
Ps: Estou totalmente de acordo com o caro forense Majomo

Registado: 27/5/2008 12:02

por majomo » 9/7/2008 23:50

tiagopt Escreveu:
redhot Escreveu:Mas porque é que não o escreveste ontem à noite? Ou no fecho da sessão de hoje da Europa?

Pois, percebo o que queres dizer. Por acaso já tinha começado ontem, mas não tive tempo de acabar. Na verdade, o dia de hoje em pouco interfere com a minha opinião, porque acredito num ressalto prolongado no curto prazo. O que eu tento realçar é o longo prazo. Quantos não entraram hoje longos na TDU ou na Zon por apresentarem uma subida brusca? Quantos dos que entraram hoje estarão a ganhar dinheiro nelas daqui a uns meses? Os que sairem antes das quedas recomeçarem, certamente. Mas todos aqueles que dizem só sair quando estiverem a ganhar, estarão nessa altura bem? É esse o cerne da questão

Penso que só mesmo uma pessoa muito bullish/"distraida" pode acreditar que este é um bom momento para entrar numa acção a longo prazo, só porque subiu muito após ter descido muito mais...

Eu, que ainda estou limitado só a acções, ando a fazer alguns negócios, ciente dos riscos e para "entreter", mas raramente arrisco ficar com uma acção de um dia para o outro...

Voltando à ilusão, se ela não existisse num investidor, a bolsa não seria a bolsa tal qual a conhecemos...

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por EuroVerde » 9/7/2008 23:49

Oscarzito Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Os bancos não conseguem lucrar!
Se os resultados dos bancos no 2ºT forem bastante piores (é o mais provável) do que os do 1ºT, então penso que no final do periodo de apresentações a Fed poderá baixar juros para 1,75%. Quando a Fed poder baixar juros (devido ao abrandamento da inflação) já será tarde de mais porque a económia Americana já estará em recessão profunda! Essa é a realidade.

Por acaso acontece justamente o contrário: tudo aponta a que a taxa FED venha a subir, tendo em conta que as taxas de juros para depósitos a prazo em USD estejam a subir com os prazos.

Neste momento é a informação que os Média nos passam. Se as perdas não forem muito significativas sabemos que a Fed continuará a conceder liquidez aos bancos e provávelmente mais tarde acaba por subir juros. Eu, pelo que leio também à primeira vista parece-me que subirá daqui a 3/4 meses e as indicações vão todas nesse sentido.
Mas como pode a Fed aumentar juros se os resultados futuros dos bancos não vêm uma recuperação? Não creio que a Fed possa aumentar juros perante uma insolvência tão grave (tudo depende dos resultados apresentados e da gravidade da crise).
A ver vamos.

por corvo47 » 9/7/2008 23:45

Quanto a mim quase todas as pessoas que já há muitos anos andam na bolsa, já levaram arrombos jeitosos nas suas finanças ao longo do tempo. Os que persistem são os que aprenderam com os seus próprios erros e conseguíram sobreviver financeira e psicologicamente, esta última parte a mais importante. Embora convenha ter sobrado alguma nota para continuar :roll:
Infelizmente na bolsa como em quase tudo na vida precisamos experimentar para aprender, mas vamos lá, é importante que se aprenda. Cometer o mesmo erro vezes sem fim dá que pensar.

Estamos em "Bear Market", até a minha mulher, que não liga nada a bolsa , já sabe.

Agora o que fazer?

Sair, nunca se afastando , para detectar um futuro "Bull".
Ou então ir aproveitando uns ressaltos e aí sujeita-se. Perde aqui e ganha ali_ No fim faz as contas.Com todo o desgaste físico e psicológico que provoca. Estou falando de pessoas que não vivem disto , que ainda é o meu caso.
Já se percebeu que a bolsa não é para ingénuos- Bem em "Bull" todos ganham.
EM "Bear" quase todos perdem, mas dos poucos que ganham até pode calhar a um ingénuo.

Embora entre esporadicamente nuns ressaltos, continuo a ver a bolsa como um investimento de longo prazo.

A situação actual, não está muito cor de rosa.
1- Subida das energias/Combustíveis.2-Subida das comudities.3-Subida da taxa de inflação.4- Subida das taxas de juro.5-estoiro razoável no imobiliário-subprime.6- Banca com sérios problemas de liquidez.

Bem...épa!!! ACORDEM a bolsa não pode subir consistentemente com este panorama ou então isto anda tudo trocado.

A minha grande pergunta e duvida é: Como é que isto se vai resolver, quando e que estragos deixará pelo meio???

Alguém tem uma resposta para esta pergunta?

Registado: 14/3/2008 22:39

por Oscarzito » 9/7/2008 23:28

EuroVerde Escreveu:Os bancos não conseguem lucrar!
Se os resultados dos bancos no 2ºT forem bastante piores (é o mais provável) do que os do 1ºT, então penso que no final do periodo de apresentações a Fed poderá baixar juros para 1,75%. Quando a Fed poder baixar juros (devido ao abrandamento da inflação) já será tarde de mais porque a económia Americana já estará em recessão profunda! Essa é a realidade.

Por acaso acontece justamente o contrário: tudo aponta a que a taxa FED venha a subir, tendo em conta que as taxas de juros para depósitos a prazo em USD estejam a subir com os prazos.

Registado: 29/6/2008 11:36

por Vencer na Bolsa » 9/7/2008 23:21

Gostei do texto, Parabéns pelo artigo.
Tomei a liberdade de o colocar no Vencer na Bolsa:
http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/07/iluso.html
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por EuroVerde » 9/7/2008 23:19

Os bancos não conseguem lucrar!
Se os resultados dos bancos no 2ºT forem bastante piores (é o mais provável) do que os do 1ºT, então penso que no final do periodo de apresentações a Fed poderá baixar juros para 1,75%. Quando a Fed poder baixar juros (devido ao abrandamento da inflação) já será tarde de mais porque a económia Americana já estará em recessão profunda! Essa é a realidade. :arrow: Que vai mexer com os fundamentais das empresas e cria-se um efeito de bolsa de neve.
Até lá o preço do petróleo abranda, mas logo caminhará no sentido ascendente assim que se der os primeiros sinais de recuperação.
Alen Greenspan avisa-nos que a recuperação vai ser lenta e exitante.
Presumo que a bolsa reflectirá isso e não haverá rally nenhum. :roll:

por tiagopt2 » 9/7/2008 23:14

redhot Escreveu:Mas porque é que não o escreveste ontem à noite? Ou no fecho da sessão de hoje da Europa?

Pois, percebo o que queres dizer. Por acaso já tinha começado ontem, mas não tive tempo de acabar. Na verdade, o dia de hoje em pouco interfere com a minha opinião, porque acredito num ressalto prolongado no curto prazo. O que eu tento realçar é o longo prazo. Quantos não entraram hoje longos na TDU ou na Zon por apresentarem uma subida brusca? Quantos dos que entraram hoje estarão a ganhar dinheiro nelas daqui a uns meses? Os que sairem antes das quedas recomeçarem, certamente. Mas todos aqueles que dizem só sair quando estiverem a ganhar, estarão nessa altura bem? É esse o cerne da questão
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por charles » 9/7/2008 22:47

Tiago, permite-me a minha opinião em breves palavras ao que descreves-te, eu nem lhe chamo ilusão nem dummies, chamo-lhe INEXPERIÊNCIA/IGNORâNICA (no sentido literal da palavra) e INCAPACIDADE de perceber o que é a bolsa e o que são os MOMENTOS bolsistas.

Acho que nem vale a pena descrever as cotações a que se encontravam a maior todas as cotadas do PSI, as subidas não são infinitas e a probabilidade desta queda era demasiado elevada, e era uma questão de tempo, quando digo tempo digo semanas ou meses, ver preços do crude ver crise imobiliaria ver escandalos financeiros e bancos com rombos astronomicos e outros falidos (N. Rock) etc..

É no entanto certo que isto tudo pode levar à ilusão :!:

É importante viver os ciclos para poder estar alerta para a repetição dos mesmos, eu sou da opinião que os cilcos se repetem, embora ciclos passados não sejam garantia de ciclos iguais futuros.

1 Ab
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por marath » 9/7/2008 22:46

R. Martins Escreveu:

abraço

Enquanto existirem subidas e descidas destas dimensões:
ALTRI SGPS 14,18% 2,375
Rmartins

Permite-me discordar. No caso das empresas sólidas bem geridas e bem implementadas no mercado, depois do próximo tombo, por certo lá voltarão ( aos seus máximos históricos provavelmente para os baterem ), a única questão é quando...

A única hipótese de isso não acontecer é acabar o sistema económico e monetário mundial tal como o conhecemos, o que eu não acredito que aconteça nos próximos 50 anos.

Por outro lado, quanto aos profetas da desgraça, não me parece que existam, há quem acredite que no curto\médio prazo se viverá um mercado em ciclo descendente, mas penso que ninguem acredita num ciclo descendente eterno, pois assim deixaria de ser um ciclo e levaria ao que eu escrevi no parágrafo anterior.

O que entusiasma é que quando a economia recuperar já as bolsas andarão a subir á uns bons 6 a 12 meses, o que torna imprevisível e aliciante toda esta temática dos ciclos do mercado.

Registado: 22/9/2007 13:24

por redhot » 9/7/2008 22:40

tiagopt Escreveu:Obrigado a todos :oops:
Sim, é meu.

Silvilino, profetas da desgraça hão-de existir sempre. Mas tomar precauções não é ser profeta da desgraça. Ser profeta da desgraça é dizer que tudo vai cair, porque sim. Avaliar o estado da economia, dizer que as coisas não estão bem, e ficar de fora a ver... Isso é ser cuidadoso

Olá Tiago, parabéns para o texto...Mas porque é que não o escreveste ontem à noite? Ou no fecho da sessão de hoje da Europa?

Percebes o que quero dizer? Isto é um jogo em que se não temos cuidado há uma tendência para o maníaco-depressivo.

Estás a escrever o texto devido ao tombo dos states. Mas se os states estivessem verdes o teu estado de espírito poderia ser outro (ou não).
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, Masterchief, mjcsreis, PacoNasssa e 215 visitantes