Investidor de longo prazo
hotgrowth Escreveu:empirico1 Escreveu:Silvilino Escreveu:Estás portanto a prever que o Banif vá aos 0,96 ?
De forma alguma! 0,96 é o Valor Contabilistico, ou seja, estou a prever que o Banif vai perder riqueza no curto/médio prazo.
Quanto ao Valor Justo está mencionado e é de 2,40€.
Bom dia Empirico.
Imagino que terás tomado por base os valores das demonstrações semestrais a 30/06/08. Não consigo perceber como chegaste, para o BCP, a um VC de 1,14.
Como numero de acções deves ter considerado 4694,6x10^3 acções, correcto? Qual o valor do Capital próprio q consideraste?
Obrigado
CS
hotgrowth, o valor de 1,14 é a zona de compra. O Valor Contabílistico para 2009 é de 0,95 e já desconta crescimento esperado e prémio de risco.
Abraço.
- Registado: 5/6/2008 22:23
Fechei F.Ramada a 1,11€ e comprei Sonae SGPS a 0,69€.
A falta de liquidez do título faz com que eu o retire da minha Watch List. Passo a acompanhar 8 empresas o que é aceitável, pois nunca tenho mais que 4 empresas em carteira em simultâneo.
A compra da Sonae SGPS, apesar de ter menos potencial, equilibra-me o risco da Carteira e para a semana vou de férias.
A falta de liquidez do título faz com que eu o retire da minha Watch List. Passo a acompanhar 8 empresas o que é aceitável, pois nunca tenho mais que 4 empresas em carteira em simultâneo.
A compra da Sonae SGPS, apesar de ter menos potencial, equilibra-me o risco da Carteira e para a semana vou de férias.
empirico1 Escreveu:Silvilino Escreveu:Estás portanto a prever que o Banif vá aos 0,96 ?
De forma alguma! 0,96 é o Valor Contabilistico, ou seja, estou a prever que o Banif vai perder riqueza no curto/médio prazo.
Quanto ao Valor Justo está mencionado e é de 2,40€.
Bom dia Empirico.
Imagino que terás tomado por base os valores das demonstrações semestrais a 30/06/08. Não consigo perceber como chegaste, para o BCP, a um VC de 1,14.
Como numero de acções deves ter considerado 4694,6x10^3 acções, correcto? Qual o valor do Capital próprio q consideraste?
Obrigado
CS
- Registado: 6/6/2007 22:20
Empirico
Falando ainda da inflação.
Acho que a principal causa do processo de abrandamento da inflação (no objectivo de passar de 4,1% para 2%) isso só vai ser possível quando a economia entrar em recessão. Acho que sempre foi assim e sempre será. Ninguém de nós vê a inflação a abrandar e ao mesmo tempo a economia a crescer.
Assim, estou convencido cada vez mais de que, neste caso a bolsa começa logo a corrigir com a pressão inflacionista, mas depois acabará mesmo por colapçar com o processo de levar a inflação até aos 2%.
Começando o caminho Bull ainda muito antes da inflação estar em 2%. A não ser que os salários das pessoas voltem a ajustar-se.
Falando ainda da inflação.
Acho que a principal causa do processo de abrandamento da inflação (no objectivo de passar de 4,1% para 2%) isso só vai ser possível quando a economia entrar em recessão. Acho que sempre foi assim e sempre será. Ninguém de nós vê a inflação a abrandar e ao mesmo tempo a economia a crescer.
Assim, estou convencido cada vez mais de que, neste caso a bolsa começa logo a corrigir com a pressão inflacionista, mas depois acabará mesmo por colapçar com o processo de levar a inflação até aos 2%.
Começando o caminho Bull ainda muito antes da inflação estar em 2%. A não ser que os salários das pessoas voltem a ajustar-se.
cmcf_CALD Escreveu:cmcf_CALD Escreveu:Caro empirico1,
acompanho este tópico desde o inicio,para mim um dos melhores do caldeirão!A minha questão é a seguinte,vejo que alterou novamente a sua carteira,trocando a soni pela sonc,não seria de trocar por exemplo a F.Ramada ou até o bcp uma vez que estes têm um potêncial de subida inferior a soni?Abraço
Não era a F.Ramada que queria mencionar era a EDPR!
Abraço
Pelo racional dos potenciais tem toda a razão, mas outros factores me fazem gerir desta forma. O sector de actividade da SONI, nesta fase do mercado é mais arriscado que o BCP e a EDP-R, o beta da Carteira também é um factor a avaliar nos momentos de volatilidade dos mercados.
É este conjunto de coisas que me leva a ficar exposto desta forma.
cmcf_CALD Escreveu:Caro empirico1,
acompanho este tópico desde o inicio,para mim um dos melhores do caldeirão!A minha questão é a seguinte,vejo que alterou novamente a sua carteira,trocando a soni pela sonc,não seria de trocar por exemplo a F.Ramada ou até o bcp uma vez que estes têm um potêncial de subida inferior a soni?Abraço
Não era a F.Ramada que queria mencionar era a EDPR!
Abraço
- Registado: 7/10/2007 15:17
Caro empirico1,
- Registado: 7/10/2007 15:17
Re: para empirico
vg1 Escreveu:Por curiosidade como era composta a sua carteira quando há um ano as acções seguiam nos seus máximos?
Qual era nessa altura a relação existente entre o valor contabilistico e a capitalização bolsista das empresas portuguesas do psi 20?
Só investe na bolsa portuguesa?
Aguardava por esta pergunta

Há um ano, não tinha nenhuma acção pela analise fundamental que apresento hoje mas sim uma Carteira técnica.
Se reparares no quadro em baixo, estava quase tudo a apontar o vermelho (venda) e as que estão amarelo(manter), já deviam ter sido compradas quando tiveram a verde, e eu não as avaliava assim em 2003.
- Anexos
-
- valor1.bmp (629.05 KiB) Visualizado 5106 vezes
para empirico
Por curiosidade como era composta a sua carteira quando há um ano as acções seguiam nos seus máximos?
Qual era nessa altura a relação existente entre o valor contabilistico e a capitalização bolsista das empresas portuguesas do psi 20?
- Registado: 15/6/2008 19:32
A partir de amanhã é esta a minha Watch List
Voltarei a revê-la quando vir que é oportuno.
A razão desta alteração deve-se aos seguintes factores:
- No médio prazo, não estou interessado em investir noutro Banco, por isso acompanhar o BANIF era desaconselhado.
Entrou para o seu lugar a Mota-Engil que apesar de não estar barata poderá no médio prazo a dar essa oportunidade, por isso vou segui-la mais de perto.
- Saíu a Cimpor e entrou a Semapa, a razão têm a ver com o maior potencial como fácilmente se pode ver.
Voltarei a revê-la quando vir que é oportuno.
A razão desta alteração deve-se aos seguintes factores:
- No médio prazo, não estou interessado em investir noutro Banco, por isso acompanhar o BANIF era desaconselhado.
Entrou para o seu lugar a Mota-Engil que apesar de não estar barata poderá no médio prazo a dar essa oportunidade, por isso vou segui-la mais de perto.
- Saíu a Cimpor e entrou a Semapa, a razão têm a ver com o maior potencial como fácilmente se pode ver.
- Anexos
-
- VALOR PSI20.bmp (452.3 KiB) Visualizado 5215 vezes
Vou deixar aqui um novo quadro, onde irei avaliar a distribuição das acções ao final de cada mês.
Torna-se numa leitura interessante, pois pode-me ajudar a corrigir alguns desvios, como excesso ou débito de exposição a determinado título, etc.
Para já a Carteira actual contêm as mesms empresas do final de Julho, aí só estarem 4 títulos representados.
Destaque para o forte reforço em BCP e dminuição da EDP-R e da SONC.
Torna-se numa leitura interessante, pois pode-me ajudar a corrigir alguns desvios, como excesso ou débito de exposição a determinado título, etc.
Para já a Carteira actual contêm as mesms empresas do final de Julho, aí só estarem 4 títulos representados.
Destaque para o forte reforço em BCP e dminuição da EDP-R e da SONC.
- Anexos
-
- CARTEIRA MENSAL.bmp (408.81 KiB) Visualizado 5280 vezes
O PSI20 continua a dar sinais positivos para o curto prazo.
Quanto à minha Carteira, volto a referir que apesar de ter objectivos de Longo prazo, as posições são geridas de acordo com o acumulado ou perda de potencial. O forte ganho da Sonae Indústria nas últimas sessões, fez com que a Sonae Capital ficasse com cerca de 10% mais de potencial de retorno.
Quanto há minha Watch List estou neste momento a rever todas as empresas do PSI20, para avaliar possíveis substituições.
Apesar de estar muito satisfeito com a minha Carteira, ciclicamente preciso de reavaliar, novas empresas ou mesmo novos sectores económicos de forma a seguir de perto empresas com potencial acima da média do mercado.
Acredito que só assim, conseguirei a longo prazo, porque também é meu objectivo, bater o mercado.
SONAE CAPITAL:
Reentrei na SONC porque voltou a ser, na minha perspectiva a empresa mais barata do nosso mercado.
Continua abixo do Valor Nominal e a sua Capitalização Bolsista está abaixo 78,94% dos seus Capitais Próprios. É obra!
Quanto à minha Carteira, volto a referir que apesar de ter objectivos de Longo prazo, as posições são geridas de acordo com o acumulado ou perda de potencial. O forte ganho da Sonae Indústria nas últimas sessões, fez com que a Sonae Capital ficasse com cerca de 10% mais de potencial de retorno.
Quanto há minha Watch List estou neste momento a rever todas as empresas do PSI20, para avaliar possíveis substituições.
Apesar de estar muito satisfeito com a minha Carteira, ciclicamente preciso de reavaliar, novas empresas ou mesmo novos sectores económicos de forma a seguir de perto empresas com potencial acima da média do mercado.
Acredito que só assim, conseguirei a longo prazo, porque também é meu objectivo, bater o mercado.
SONAE CAPITAL:
Reentrei na SONC porque voltou a ser, na minha perspectiva a empresa mais barata do nosso mercado.
Continua abixo do Valor Nominal e a sua Capitalização Bolsista está abaixo 78,94% dos seus Capitais Próprios. É obra!
- Anexos
-
- carteira valor.bmp (1.71 MiB) Visualizado 5401 vezes
bullsista Escreveu:Olá, empirico(1)
De vez em quando não resisto a dar uma olhadela de acompanhamento ao teu tópico.![]()
Já te esqueceste da tms? Continuas a acompanhá-la?
Olá,
na altura em que falei da Thomson e da Agfa, dei 2 exemplos de boas compras na Europa quando as comprei, e ainda as mantenho.
Aqui no tópico, focalizo-o na réplica da minha carteira de acções Portuguesas.
empirico1 Escreveu:Os fundos estão em mínimos históricos de exposição ao BCP. Nenhum fundo têm BCP nos 10 principais títulos, mas um dia vão ter que se exporem ao maior banco Português
Referi isto, antes de sair a lista de Julho e finalmente voltou a lista top ten, ficando em 10º lugar precisamente em troca com o BPI.
Em Outubro de 2007, o BCP era nº1 do ranking

Conforme havia referido durante o fim-de-semana pela manhã reduzi EDP-R a 6,46 e reforçei BCP a 1,14.
Quanto à sessão, parece que os investidores começam a regressar ao mercado...
BCP:
Os fundos estão em mínimos históricos de exposição ao BCP. Nenhum fundo têm BCP nos 10 principais títulos, mas um dia vão ter que se exporem ao maior banco Português
SONI
Apesar da crise do sector foi castigada em demasia e os investidores quando voltarem vão olha para isso.
Aliás, na sessão de hoje já olharam!
Quanto à sessão, parece que os investidores começam a regressar ao mercado...
BCP:
Os fundos estão em mínimos históricos de exposição ao BCP. Nenhum fundo têm BCP nos 10 principais títulos, mas um dia vão ter que se exporem ao maior banco Português

SONI
Apesar da crise do sector foi castigada em demasia e os investidores quando voltarem vão olha para isso.
Aliás, na sessão de hoje já olharam!
- Anexos
-
- carteira valor.bmp (1.71 MiB) Visualizado 4784 vezes
empirico1 Escreveu:1ª Avaliação aos resultados do 1º Semestre:
Já apresentaram resultados 5 das 9 empresas da minha Watch List.
Olhando para os sectores a banca surpreendeu-me, em particular o BANIF. Outra agradável surpresa foram os resultados da EDP Renováveis. Já a Sonae Indústria foi uma surpresa negativa.
Quem decide investir, tem que estar atento às empresas em que está investido, ou interessado em investir e a conjuntura económica em geral. É aconselhável um acompanhamento diário de forma a se avaliar se a nossa carteira precisa de algum ajustamento e eles podem, ou não, ser mais frequentes que pensamos.
Avaliando a minha Carteira com os indicadores actuais,concluo:
- O sector bancário muito provávelmente já bateu no fundo desta crise e estou em crer que no próximo trimestre as revisões das estimativas deste sector venham a ser revistas em alta.
- A EDP-Renováveis apesar de estar barata não deverá ter revisões em alta a mesma velocidade do sector bancário.
- As matérias-primas com a pressão que têm tido vai diminuir os custos na produção do Aço, sendo benéfico para a F. Ramada.
Contudo não deverá chegar para alterar o valor justa da empresa.
- A Sonae Indústria também é uma empresa beneficiada pela baixa das matérias-primas, mas a crise imobiliária na peninsula ibérica vai ser mais lenta a resolver que a dos Estados Unidos, o que poderá impedir revisões em alta nos próximos trimestres.
Perante esta analise, na próxima semana irei fazer um ligeiro rejuste a minha Carteira.
- Vou ampliar a posição do BCP para a zona dos 40% e reduzir a da EDP-R para a zona dos 29%.
Bom fim-de-semana!
Olá empirico1,
Eu acho (não recomendo) só acho que não te devias manter a Sonae Industria acredito que é uma boa empresa mas ainda não é altura para entrar.
Acredito que os resultado no próximo semestre ainda vão ser piores. A conjuntura não vai melhorar nos mercados onde s SONI actua.
A construção que é para onde a maior parte dos produtos da SONI vão está em queda e não vai recuperar nem em 2009 vai levar uns bons anos.
Repito eu acho não estou a recomendar nada....

Até porque cada um deve tirar as suas conclusões.
Mas adoro a tua forma de gerir a tua carteira
Abraço
- Registado: 31/8/2007 20:30
1ª Avaliação aos resultados do 1º Semestre:
Olhando para os sectores a banca surpreendeu-me, em particular o BANIF. Outra agradável surpresa foram os resultados da EDP Renováveis. Já a Sonae Indústria foi uma surpresa negativa.
Quem decide investir, tem que estar atento às empresas em que está investido, ou interessado em investir e a conjuntura económica em geral. É aconselhável um acompanhamento diário de forma a se avaliar se a nossa carteira precisa de algum ajustamento e eles podem, ou não, ser mais frequentes que pensamos.
- O sector bancário muito provávelmente já bateu no fundo desta crise e estou em crer que no próximo trimestre as revisões das estimativas deste sector venham a ser revistas em alta.
- A EDP-Renováveis apesar de estar barata não deverá ter revisões em alta a mesma velocidade do sector bancário.
- As matérias-primas com a pressão que têm tido vai diminuir os custos na produção do Aço, sendo benéfico para a F. Ramada.
- A Sonae Indústria também é uma empresa beneficiada pela baixa das matérias-primas, mas a crise imobiliária na peninsula ibérica vai ser mais lenta a resolver que a dos Estados Unidos, o que poderá impedir revisões em alta nos próximos trimestres.
Perante esta analise, na próxima semana irei fazer um ligeiro rejuste a minha Carteira.
- Vou ampliar a posição do BCP para a zona dos 40% e reduzir a da EDP-R para a zona dos 29%.
Bom fim-de-semana!
Bom fim-de-semana!
Hoje ao vermos a cerimónia de abertura dos Jogos Olimpicos Beijing 2008, percebemos a capacidade evolutiva da humanidade!
Sempre que nos empenhamos para exceder as nossas expectativas, surpreendemo-nos com o resultado final!
Num dia em que a humanidade está de parabéns pela demonstração de saber fazer sempre melhor, os mercados só podiam dar uma resposta positiva!
Sempre que nos empenhamos para exceder as nossas expectativas, surpreendemo-nos com o resultado final!
Num dia em que a humanidade está de parabéns pela demonstração de saber fazer sempre melhor, os mercados só podiam dar uma resposta positiva!
- Anexos
-
- carteira valor.bmp (1.71 MiB) Visualizado 5198 vezes
empirico1 Escreveu:A inflação não desce só pelo aumento de juros. Essa é uma arma, que me parece que tão cedo não vai ser usada, antes pelo contrário, se houver sinais de recessão acredito mais numa descida dos juros.
O que eu acredito que vai ajudar a cair a inflação é exactamente o que a fez subir, que é a queda das matérias-primas pela quebra da procura.
Acredito, tal como diz, que a bolsa já descontou uma provável recessão até ao 1ºT de 2009 mas fala-se muito de uma nova subida dos juros na zona euro! Que pode empurrar a economia para uma recessão mais prolongada no tempo mesmo até 2010. O crescimento dos PIBs dos paises da zona euro AINDA são positivos e eu não acredito que BCE baixe juros apenas por uma provável entrada em recessão!!!
A inflação não desce só pelo aumento de juros. Essa é uma arma, que me parece que tão cedo não vai ser usada, antes pelo contrário, se houver sinais de recessão acredito mais numa descida dos juros.
O que eu acredito que vai ajudar a cair a inflação é exactamente o que a fez subir, que é a queda das matérias-primas pela quebra da procura.
empirico1 Escreveu:EuroVerde Escreveu:Boas noites
Empirico, até agora temos assistido a pressões inflaccionistas e aí sabemos que a bolsa vem num sentido descendente. A minha questão é: No processo de conteção da infleção na caminhada até aos 2%ano na zona euro, isso não pode provocar mais e mais descidas nos mercados?
Explica lá que eu não percebi. Achas que a contenção da inflação provoca quedas nos mercados?
Se a inflação na zona euro está a 4,1% e o objectivo é 2% então isso só será possível aumentando os juros, mas aumentando os juros vai dar origem a abrandamento economico, senão recessão.
A bolsa tem vindo a cair com as pressões inflacionistas e a minha dúvida é se essa queda vai-se prolongar com a recessão e por sua vez inflação nos 2%

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, GamesOver, Google [Bot], hugob0ss, IX Hispana, junas, latbal, m-m, malakas, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, TTM62 e 431 visitantes