Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jogo da Bolsa, um "jogo" de soma - Positiva/Nula/N

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Jogo

por Fernando dos Aidos » 21/2/2003 16:00

Caro Lone Trader,

Jogo pode ter um significado de especular num acontecimento pseudo-aleatório (e.g. roleta), ou de exercício intelectual (e.g. xadrez). Eu penso que especular na bolsa não é muito diferente de jogar um jogo de xadrez.

Os ingleses têm palavras diferentes: "to play" e "to gamble". Há pessoas que encaram a bolsa na 2a. perspectiva. Eu encaro na primeira.

Abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

DJ deflacionado

por Fernando dos Aidos » 21/2/2003 15:52

Caro Patdat,

Não tenho tido tempo nenhum para a bolsa ou para o forum mas, muito rapidamente, apenas quero mostrar um gráfico do DJ desde 1900 até 1998 descontando o efeito da inflação. Este gráfico foi colocado pelo Pedro Miranda no site do bolsa-invest integrado num excelente arigo:

http://www.bolsainvest.pt/Noticias/Noti ... id=2789335

(espero que não haja problemas de copyright :?: )

A minha conclusão é que, "grosso modo", a bolsa é um jogo de soma negativa (se tomarmos em linha de conta as comissões e as taxas de bolsa).

Abraço

Fernando dos Aidos
Anexos
DJ.jpg
DJ.jpg (41.29 KiB) Visualizado 5842 vezes

Registado: 5/11/2002 2:26

Bolsa

por Lone Trader » 21/2/2003 15:46

Patdav, em 1º lugar acho que a bolsa não é um jogo. Um jogo é aleatório e as estatísticas inerentes ao mesmo são inconsequentes.(ver totoloto).
A bolsa será antes um exercício de estratégia onde se juntam inúmeros factores que não controlamos, mas dos quais podemos aprender a conhecer o seu comportamento.
Penso que o principal em bolsa é a selecção e o tratamento da informação que nos chega, por vezes viciada, outras menos clara, etc...
Por vezes, o excesso de informação atrapalha em vez de ajudar e aí devemos regressar às origens, ou seja, à simplicidade de métodos.
Ainda se lembram que, ao arriscar na subida ou na descida, as hipóteses à partida são de 50% ? Logo, todo o estudo, análise e previsão que se faça só tem um objectivo: aumentar a nossa % de êxito.
Cumps.

Registado: 19/2/2003 0:04

por Ulisses Pereira » 21/2/2003 15:45

Patdav,

Houve em tempos um analista de um site de bolsa que cometeu o erro de dizer que o mercado accionista é um jogo de soma nula. Completamente errado! O mercado de futuros -esse sim- é um jogo de soma nula, pois para alguém estar longo outro tem que estar curto. No mercado accionista tal não tem que acontecer...

Concordo, por isso, com aquilo que tu disseste. Não tenho muito tempo nesta altura (os mercados estão a mexer...) para reflexões muito prolongadas sobre este interessante tema, mas queria dizer-te que há coisas que temos que considerar quando falamos deste assunto.

O mundo da bolsa é um grande circo onde cada um tem o seu papel. Há os investidores, os analistas, os corretores, os jornalistas, as empresas. Todos têm o seu papel e todos estão neste circo para serem bem sucedidos. E muitas vezes uns têm que pagar o sucesso dos outros...

Bem... mas já me estou a desviar do que te queria dizer. Há um factor que descuramos frequentemente quando discutimos estas questões, que tem a ver com as comissões. Se no final do ano, formos ver quanto gastámos de comissões, frequentemente nos apercebemos que elas fizeram a diferença entre um ano positivo ou negativo! :roll:

Tomemos o exemplo do mercado de futuros que é um "jogo" de soma nula, teoricamente. Na prática não o é! Porquê? Porque esquecemos de tomar em linha de conta as comissões... esse bichinho que raramente reparamos mas que, depois de muitos "trades" nos come muitos dos nossos ganhos...

Bem... este assunto dá pano para mangas, mas nesta altura tenho mesmo que ficar por aqui!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Hum...

por CyberNet » 21/2/2003 15:39

Como tenho que me ir (e não... me vir! :lol: ) fica rapidamente o esclarecimento:

Patdav:
"(...) foi daquelas conversas em que no final cada um ficou “na sua”, mas sempre Amigos."

Quando cada um fica na sua, dá-se o nome de "DUÓLOGO" (em vez de monólogo) ao invés de "DIÁLOGO".

Por exemplo: não há DIÁLOGO entre Bush e Saddam; mas sim DUÓLOGO, poís cada um fica na sua.

Pelos vistos, estes dois qualquer coisa... (Bush e Saddam), são seguidos também aqui no Fórum

Lolololololol

:lol: :lol: :lol:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
CyberNet

Jogo da Bolsa, um "jogo" de soma - Positiva/Nula/N

por Patdav » 21/2/2003 15:28

8-) :lol: :P :)

Boa Tarde a Todos :wink:

Nos últimos dias, tive uma loooooonga conversa com um amigo pessoal sobre este tema, foi daquelas conversas em que no final cada um ficou “na sua”, mas sempre Amigos :)

Aproveito para lançar o tema no fórum, e deixar numas breves linhas a minha opinião.

O "Jogo" da Bolsa é um jogo de soma positiva!

Eu sei que vou contra a impressão generalizada, no entanto eu penso que o “jogo” da bolsa é um jogo em que todos podem ganhar!

Uma vez que empreguei a palavra “Jogo” (que até não gosto muito), ou pelo menos penso, repito, penso! Que por vezes é mal aplicada em bolsa gostaria de começar por a defenir, ficando assim explicadas as minhas “” “” “”.

A acto de comprar ou vender em Bolsa, é uma actividade conflitual, pois intervêm participantes com interesses divergentes ( mas não opostos ) cada um com a sua postura ( atitude perante o mercado ) que levará ao sucesso ou insucesso; em que a arte, perícia, estratégia............são determinantes para alcançar/prever o objectivo final.

Posto isto, reparem......... Qualquer bolsa de valores, em qualquer país do mundo, proporciona ganhos a quem nelas investe, desde que se tenha em conta um periodo significativo de tempo e se detenha uma carteira de títulos suficientemente diversificada. Excepto em casos de vicissitudes políticas, esta regra penso que não é contestada por ninguém!

Penso que ninguém tem dúvidas de que, no mundo, todos estamos mais ricos que há 40 Anos atrás!?! :roll:

Se assim for, ao longo dos meses a economia em geral expande-se e as empresas aumentam de valor (no geral, claro!) aumenta também o valor das acções que representam o seu capital social. É o crescimento económico.

Seguindo esta linha de pensamento e para concluir no jogo da bolsa o que é posto em jogo aumenta de valor, e sendo assim (não esquecer as condições referidas) todos podem ganhar.

Muito mais poderia ser dito, mas penso que já ficam com uma ideia geral do meu ponto de vista. :)

Sei que algumas destas afirmações são polémicas, e imagino o burburinho que algumas podem causar no fórum, mas de momento e depois de ler muitos textos sobre isto é esta linha de pensamento que sigo! Faço parte da minoria :wink: :)

Mas não tenho verdades absolutas (ou pelo menos tenho muito poucas) e estou sempre pronto para aprender e tentar evoluir. :idea:

Não vou dispensar um comentário Vosso :wink:

Beijos e Abraços para todos
Patdav

PS: Juntem-se à Minoria :) :) :)
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google [Bot], Pmart 1 e 152 visitantes