Caldeirão da Bolsa

O retorno do Touro? Eu digo que sim

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TraderBoy » 3/12/2007 0:22

obrigado

Registado: 1/5/2007 21:23

por Thunder » 3/12/2007 0:18

TraderBoy Escreveu:Já agora...

Sabem-me dizer em que data serão as eleições nos EUA?

Penso que será no dia 4 de novembro

Abraço 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por TraderBoy » 2/12/2007 20:10

Já agora...

Sabem-me dizer em que data serão as eleições nos EUA?

Registado: 1/5/2007 21:23

por Barra » 2/12/2007 20:00

Thunder escreveu :

Mas face aos "acontecimentos" que descrevi acima, tento ponderar todos os cenários icon_wink.gif

Esclarecido, mas isso temos todos e a todo o instante, ou não será assim?

Registado: 19/10/2004 19:26

por Thunder » 2/12/2007 17:15

Barra não classifico-me como Bull ou Bear :) , principalmente com a lateralização dos últimos meses. Alias se fosse basear-me em dados económicos a actual situação colocaria-me como Bear. Mas face aos "acontecimentos" que descrevi acima, tento ponderar todos os cenários :wink:

Um abraço 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

por Barra » 2/12/2007 16:41

Se este é o cantinho dos touros, então tenho de me juntar, porque de facto acredito que o Bullmarket não acaba aqui.

Em ano de eleições nos States, os Republicanos não vão deixar caír os mercados para os investidores insatisfeitos irem votar massivamente na Srª Clinton, apesar de pensar que seja esse mesmo o destino final.

Excelentes analises Midas, artista e Thunder.

Registado: 19/10/2004 19:26

por Thunder » 2/12/2007 16:06

Midas Escreveu: Realmente são coincidências a mais:) E para o ano é ano de eleições...

Como é visível no meu post eu não acredito muito em coincidências :) ............ Acho é que a questão chave é mesmo essa :arrow: Ano de eleições

Um abraço

por artista_ » 2/12/2007 15:02

Obrigado Midas, realmente as situações parecem-me bastante similares e se agora os índices ainda corrigirem mais um pouco ainda o fica mais...

Mas é claro que não há nada que nos garanta que tudo o resto se vai repetir da mesma forma, embora eu acredite que podemos vir a ter um movimento parecido...

Cumprimentos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Midas » 2/12/2007 14:53

Aqui fica o gráfico que o artista pediu onde se pode ver que em 1998 o S&P caiu mais de 20% e depois recuperou e renovou máximos.

Boa análise Thunder. Realmente são coincidências a mais:) E para o ano é ano de eleições...
Anexos
spx.PNG
spx.PNG (74.51 KiB) Visualizado 2278 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Thunder » 2/12/2007 14:30

Olá a todos 8-)

Midas, desde o nosso "dialogo" sobre o SPX no final da semana passada a "tua" visão foi a correta :P . Os 1410 resistiram e a seguir veio um belo rebound. Como referes e muito bem só não foram ultrapassados os 1490 pois é um nível bastante importante e as sessões de quarta e quinta esticaram bastante.... mas pra semana há mais, não é? :wink:

Todos temos visto a lateralização que temos tido nestes últimos meses (principalmente desde o meio de julho). Por isso depois deste "respirar" de alívio por os 1410 terem aguentado, podemos muito bem ir novamente aos 1560/1580.

Realmente as notícias e a análise macroeconómica assustam bastante, mas a "lógica" muitas vezes não funciona :| ..... logo tenho que concordar com o Midas quando ele diz:

"porque o preço é que paga e é através do gráfico que dá para estabelecer estratégias de entrada e saída. Ainda não descobri maneira de negociar através do que sai nos noticiários."

E também temos que admitir que quando olhamos para um gráfico semanal a coisa está com um aspecto razoável, bem diferente dos gráficos diários.

Semanal:

Imagem

Acho que realmente as vezes devemos usar raciocínios "paralelos/alternativos" para tentarmos ver o "outro" lado das questões.
Vamos pensar no seguinte (e gostaria de saber quais são as vossas opiniões):

:arrow: FED "salva" o mercado em meados de agosto (onde podem ver a vela de volume enorme, das maiores dos últimos tempos) logo quando era eminente a quebra dos 138/1360
:arrow: Fed corta 50pts em meados de setembro... o mercado dispara e vai fazer novos máximos (falso-break)
:arrow: Com o mercado a passear perigosamente pelos 1410 na quarta-feira aparece um alto representante do FED(desculpem mas não lembro o nome) "fazer" declarações que inflamam o mercado (quando cheguei a casa até me passei!! :lol: ... e mais uma vez um suporte importante que estava sobre pressão foi "salvo"
:arrow: Na quinta o próprio Ben S. Bernanke, faz declarações que indicam corte nas taxas...
:arrow: Na sexta sai a seguinte notícia : A Administração Bush está perto de chegar a acordo para a assinatura de um pacto com grandes instituições financeiras, que irão congelar temporariamente as taxas de juro em determinados empréstimos "subprime" - crédito hipotecário de alto risco -, revelou hoje o "The Wall Street Journal". (fonte BPIonline)

Tudo isso realmente são "coincidências" a mais.... e realmente parece estar a existir acção concertada a nível das altas "esferas" para conter a situação. Este é o maior sinal positivo que vejo neste momento. Realmente desafia a "lógica" e o bom-senso (macroeconómico) mas este "acumular de coincidências" pode ser o "sinal" de que o bull não vai cair sem dar luta :mrgreen:

Um abraço a todos 8-) e PARTICIPEM :wink:

por artista_ » 2/12/2007 13:57

Woodhare Escreveu:Aqui há um ano ou dois li uma coisa interessante que ainda me dá que pensar: estamos em Bear desde 2000. Esta década tem sido de bear market.

Escrevi um texto enorme sobre isto e não sei o que fiz e apaguei-o... agora não me apetece escrever tudo outra vez :x :x :x :x :x :x

Enfim, em relação à citação, isso não me dá nada que pensar, então já quase todos os índices fizeram novos máximos depois de uma correcção violentissima de 2000 a 2002 e ainda estamos em Bear Market?! Isso deve ser uma daquelas conclusões "filosóficas", se isso fosse assim os termos Bull e Bear deixavam de ter qualquer significado, pelo menos prático...

No essencial concordo com o Midas, enquanto não forem quebrados suportes importantes de longo prazo continuamos em Bull... isso parece-me uma evidência, acreditar que vamos continuar ou não é outra coisa, eu acredito que sim mas sobre isso não tenho certezas, obviamente!!

Gostaria que alguém colocasse aqui gráficos de índices desde 1995/96... em 98 (se não estou enganado) os mercados sofreram uma correcção violenta e voltaram, algum tempo depois, a fazer novos máximos, acho que seria interessante comparar esse movimento com o actual e verificar depois se existiraá alguma correlação entre os dois...

Bom tinha escrito bem mais mais agora já estou cansado...

Bom Domingo para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Semitela » 2/12/2007 13:05

Boas Midas ,

O essencial é a quebra dessa LTD , enquanto não acontecer negociar apenas o intervalo entre a Ema200 e essa referência .

Abraços

Registado: 19/10/2006 9:36

por Midas » 2/12/2007 12:48

Boas. Há quem diga que o bull acabou e já entramos em bear devido a essas notícias todas. Eu digo o contrário que o bull sobrevive e que seria necessário esse desânimo todo e medo para ultrapassar de vez a zona dos máximos que representa em alguns índices, como o Dax e o SPX valores de 2000 de início do Bear e que tantas lembranças trazem. A bolsa não são 1+1=2 senão toda a gente ganhava dinheiro.

O que vejo é que mesmo depois de um rallie enorme que tivemos, em que até o arnie irá admitir que isto mostra força já que o que demorámos 12 sessões a cair subimos em 3, está tudo desanimado, desconfiado e a dizer agora é que foi. Estamos em bear (como é que raio estamos em bear se estamos com uma tendência clarissima de alta dos últimos anos?) e vamos para mínimos. Ora isto dá-me confiança pois o medo ainda está instalado. Ainda me parece que iremos recuar para os bear abrirem mais uns shorts valente, mas o que penso que irá acontecer é a formação do 2º ombro para formar o H&S invertido e aí rebentar com os shorts todos do mercado como aconteceu estes 3 dias.

Pediram-me para analisar o Dax, aqui vai. Como é nítido nos gráficos está a fazer uma saudável consolidação, com uma figura de continuação, dos 6 meses que teve de subida quase ininterrupta. Os indicadores estão bem e poderá lateralizar mais uns tempos para depois seguir a sua tendência primária, ou seja, para cima. Ficam os gráficos e guiem-se por eles, porque o preço é que paga e é através do gráfico que dá para estabelecer estratégias de entrada e saída. Ainda não descobri maneira de negociar através do que sai nos noticiários.
Anexos
dax d.PNG
dax d.PNG (34.84 KiB) Visualizado 2401 vezes
dax w.PNG
dax w.PNG (36.96 KiB) Visualizado 2376 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Woodhare » 1/12/2007 18:26

Aqui há um ano ou dois li uma coisa interessante que ainda me dá que pensar: estamos em Bear desde 2000. Esta década tem sido de bear market.
Bem à parte disto não sei se o Bull vai ficar mas a verdade é que em 2006 e 2005 a crise do subprime não tinha rebentado, os bancos não estavam em dificuldades como o Citigroup, na verdade os bancos estavam em alta com as M&A, não havia um credit crush, o mercado imobiliário nos EUA ainda não tinha começado a entrar em crise e a taxa de desemprego nos EUA estava a baixar e não a subir, o Fed ainda não tinha que injectar liquidez desta maneira nos mercados nem estava entre a espada e a parede com inflação de um lado falta de liquidez do outro. As firmas de private equity estavam em alta ainda não tinham começado a meter o pé na poça e a ter dificuldade de acesso ao crédito.
Por fim existem coisas como o grau de endividamento das familias e das empresas nos EUA e em Portugal que mais tarde ou mais cedo vão rebentar, e tanto quanto sei estas taxas estão em valores históricamente nunca vistos.
Não sei se o Bull vai continuar mas que as coisas estão diferentes estão e para pior.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Midas » 1/12/2007 18:06

Ulisses concordo contigo, mas penso que a curto prazo para os mercados ganharem espaço para subidas o crude teria de corrigir, já que se criou a ideia na CS que o crude alto iria prejudicar as bolsas devido à inflação criada, por isso até estar a situação estabilizada nos mercados financeiras considerava que o crude teria de corrigir para aliviar essa ideia que se tem através do senso comum e não pelos dados estatísticos.

O SPX fechou bem a semana, com força e a nível semanal fechou acima da mm50 dias. Quanto ao diário embateu na zona dos 1490 e da mm200 dias e claro que não ultrapassou pois já vinha bem esticada e essa zona é de forte resistência. O que penso que poderá estar a ser feito é agora um recuo para a zona dos 1450 formando o 2º ombro de um possível H&S invertido e aí sim ganhar força para transpôr essa zona de vez e encaminharmo-nos para máximos, confirmando a lateralização que temos vindo a registar ao longo destes meses nos mercados americanos e europeus. Estou confiante no futuro dos mercados, apesar da maioria continuar muito bear.

De considerar que esta zona dos máximos faz parte de uma zona psicológica complicada, pois representa a lembrança do passado, do ano de 2000, em que foi nesta zona que se iniciaram as fortes quedas. Mas pensem o seguinte... em 7 anos os mercados estão ao mesmo nível e alguns ainda nem chegaram lá de 2000. Será que as empresas não evoluiram? Psicologicamente esta zona é de complicada transposição e teria de se criar o desânimo suficiente nos investidores comuns para ela ser quebrada porque ao contrário do que a maioria pensa, para se caminhar para Norte não é saudável estar permanentemente tudo a pensar bull... nos mercados para dar 2 passos em frente é necessário um para trás ou para o lado.

Um pedido que vos faço é não irem pela cabeça da maioria. Estudem e pensem por vocês próprios... Pensem no seguinte, se a maioria dos investidores perde a longo prazo nos mercados... pq é que se deverá então seguir a opinião da maioria?
Anexos
spx.png
spx.png (30.39 KiB) Visualizado 2547 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Ulisses Pereira » 30/11/2007 13:26

Midas, mas nos últimos anos, a correlação do preço do crude com o mercado accionista tem sido positiva, algo que defendi exaustamente no tópico: "O fim da ilusão": http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... sc&start=0

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Midas » 30/11/2007 12:02

O que me deu também confiança nesta quebra foi o facto do WTIC estar a fazer divergências negativas em vários indicadores apesar do máximo que foi feito. Com o diminuir da pressão dos preços do petróleo, isso alivia a pressão inflacionista e os consumidores. Fica o gráfico.
Anexos
wtic.png
wtic.png (26.63 KiB) Visualizado 2827 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Thunder » 30/11/2007 9:15

Realmente Midas a divergência no histograma MACD "funcionou" :) e os 1410 aguentaram. Vamos ver como aguentam os 1490 agora...

Um abraço

por Midas » 30/11/2007 9:05

Obrigado Maria João.

O S&P continua a segurar-se bem, e após 2 dias de subidas grandes aguentou-se junto aos máximos o que representa um sinal de força. Os indicadores continuam com um aspecto muito saudável e o MACD deu sinal de compra. Fica o gráfico.
Anexos
spx.png
spx.png (28.59 KiB) Visualizado 2957 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por marijon2 » 28/11/2007 16:31

Midas

Oxalá e eu acredito que sim, que entre tanta gente a vaticinar desgraças, tenhas razão na tua análise ao momento. :wink:

Mais uma vez obrigada pela partilha dos teus conhecimentos, análises e gráficos :)

Bjs e abraços

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por Gonanto » 28/11/2007 15:57

Olá Midas

Recorda-me qual é o target se o S&P accionar a cunha descendente.

Já andei à procura e não encontrei e não me recordo qual é; é a altura da cunha?

Obrigado.

Gonanto

Registado: 8/11/2002 12:04

por Midas » 28/11/2007 14:56

Penso que o que poderá dar um contributo para os índices americanos darem a volta será o facto do crude estar agora a preparar no meu ver uma queda o que poderá aliviar as pressões inflacionistas impulsionadas pelo aumento desta matéria prima. Como se vê no gráfico está com divergências negativas o que poderá desencadear uma boa correcção no petróleo.

Isto da bolsa é assim, quando ninguém prevê que algo irá acontecer ela tem todas as probabilidades de acontecerem. Quem é que prevê que o petróleo irá ter uma queda acentuada quando todos os analistas falam em cento e tal dólares? Quem é que prevê que os mercados irão para máximos, quase ninguém já que so se fala em recessão e tudo do pior. Talvez por isso apenas 10% das pessoas ganhem a longo prazo, os que pensam de maneira diferente da multidão.
Anexos
wtic.png
wtic.png (0 Bytes) Visualizado 2171 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 28/11/2007 0:43

Continua tudo na mesma, com os preços ainda dentro da cunha e os indicadores continuam a divergir. Veremos a reacção nos próximos dias e se activa a falling wedge e inverte a tendência descendente quando o pessimismo atinge picos. Ficam os gráficos.

Charles amanhã posso dar uma opinião acerca do Dax, mas no tópico do Dax o valete acompanha esse índice de uma forma que gosto bastante.
Anexos
spx.PNG
spx.PNG (0 Bytes) Visualizado 2374 vezes
vix.PNG
vix.PNG (0 Bytes) Visualizado 2384 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por charles » 26/11/2007 1:37

Viva Midas, gostava que acrescentasses o dax à tua analise, eu concordo com a as figuras inscritas nos graficos mas não quanto à explanação que fazes sobre elas não estou muito de acordo, parecem-me demasiadas cunhas descendentes, no rsi e no macd podemos assitir a lateralizaçoes em valores negativos.

Penso que vai haver mais recuos, tenho duvidas em relação á retoma do bull (infelizmente) e estou muito cauteloso quanto a essa retoma, existe demasiadas injecçoes de capital por parte dos bancos centrais para aguentar os mercados, as projecçoes para 2008 sobre a crise do imobiliario nos states não são nada animadoras, a subida desenfreada do crude, a baixa de juros nos states podem fazer descontrolar a inflacção, já mais que um pais ponderou a hipotese de reduzir as reservas de dls, tudo isto neste momento deixa-me muito ceptico quanto a um habitual fecho de ano bull.

um abraço
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por BullPower » 26/11/2007 0:25

Boas.

Midas:

Será que isto se vai desenrolar? A próxima semana é decisiva e estou a apostar numa ida aos 1490 para formar a cabeça do possível H&S invertido, retorno a zona dos 1450 para força o segundo ombro e partida para máximos de novo.

Visão arriscada a minha sem dúvida, mas é uma visão. Mas no meio de tanto negativismo e bear penso que teria de surgir uma opinião diferente para abrir a discussão. Ficam os gráficos.

Cuidado, se o índice partir para 1490 sem fazer primeiro novos mínimos, podes crer que voltará de novo cá abaixo. Não é uma opinião minha, é um dado adquirido do mercado. Aliás, é mais ou menos esse o cenário que eu estou a apostar. Uma ida até próximo dos 1500 e depois novo ciclo de vendas.

Abraço e BN.
"Bull Markets Climb Walls of Worry"
"Bear Markets Flows Down Rivers of Hope"
Não faças ondas, negoceia-as :) http://fmarketswaves.blogspot.com

Registado: 28/1/2005 0:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO e 46 visitantes