Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O que é que se passa com a Mota?
Muito pouco volume…antes de dividendos!!
Qual a vossa opinião?
Muito pouco volume…antes de dividendos!!
Qual a vossa opinião?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A literacia financeira também pode ser literária, já que na maior parte das vezes é literal.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Faz de conta que é um touro que investe de baixo para cima estilo bullmarket, só que em vez de levantar a cabeça, levanta a roda da frente!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Está só a arrefecer o rsi...pode ser que faça mais uns cavalinhos!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A verdade é que esta semana foi extraordinária para a Mota-Engil. Foram os dois concursos significativos vencidos no Brasil e a aquisição dos restantes 50% da construtora brasileira o que lhe vai permitir melhorar a margem líquida, para além da actualização do preço e entrega da proposta para a linha violeta do metro.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Dragon56, não utilizes o título para colocar o novo texto. Utiliza a caixa de edição de texto.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
E para onde vai a ação? Diz me tu.
Apramg Escreveu:Desculpem mas a malta que diz fraquinho registou se no fórum há pouquinhos dias. Será a mesma pessoa ou amigos a tentar dizer muitas vezes uma mentira para que se torne verdade. Se acham que a cotação vai cair para entrarem esqueçam. Os grandes compradores não lêem este fórum. Esses sim decidem para onde vai a ação.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Desculpem mas a malta que diz fraquinho registou se no fórum há pouquinhos dias. Será a mesma pessoa ou amigos a tentar dizer muitas vezes uma mentira para que se torne verdade. Se acham que a cotação vai cair para entrarem esqueçam. Os grandes compradores não lêem este fórum. Esses sim decidem para onde vai a ação.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
@nmv! Escreveu:Mota-Engil entregou proposta para construção da Linha Violeta do Metro de Lisboa
https://eco.sapo.pt/2025/05/30/mota-eng ... de-lisboa/
mais obras,
mais contratos,
mais propostas,
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ca-brasil/
mais do mesmo referindo que a cotação não revela o valor intrínseco da empresa.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... sa-diz-cfo
todavia, o preço continua com as mesmas fragilidades desde a apresentação do fraquinho trading update.
ainda assim, parece haver uma vontade concertada em promover notícias, talvez para pressionar quem está do lado curto
Mas qual fragilidade? Este movimento aconteceu em TODOS os trimestres e recuperou sempre. O trading update é fraco em informação (por isso se chama trading update) , mas é melhor do que fazerem apresentações semestrais como anteriormente, e em relação aos números apresentados continuam em linha com o que foi anunciado no plano estratégico.
Não percebo a urgência de querer repetir sempre a mesma coisa, quando não se tem nada para dizer. E é a primeira vez que vejo uma boa comunicação com o mercado ser vista como um problema de "vontade concertada em promover noticias". Se não se dissesse nada, era porque não defendiam o valor da empresa...

Bons negócios.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mota-Engil entregou proposta para construção da Linha Violeta do Metro de Lisboa
https://eco.sapo.pt/2025/05/30/mota-eng ... de-lisboa/
mais obras,
mais contratos,
mais propostas,
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ca-brasil/
mais do mesmo referindo que a cotação não revela o valor intrínseco da empresa.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... sa-diz-cfo
todavia, o preço continua com as mesmas fragilidades desde a apresentação do fraquinho trading update.
ainda assim, parece haver uma vontade concertada em promover notícias, talvez para pressionar quem está do lado curto

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Conheço bem o porto de Sines, e já estive em Roterdão, e a ideia que tenho, é que a diferença tem a ver com taxas e principalmente com a filosofia mercantil de séculos, da Holanda.
Pedro
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:Obrigado pela opinião.
Não olho para a ligação à Europa, do ponto de vista do tráfego de passageiros, mas em termos de mercadorias, não teria interesse estratégico ligar o Porto de Sines à Europa?
Pedro
isso está previsto, embora os diferentes governos têm tido estratégias diferentes sobre como avançar com a obra
Sines é importante em termos de contentores, porque é o único porto de águas profundas, o que facilita transhipment de carga vinda do Atlântico. agora, a maioria fica por Espanha, e a questão da competitividade não está na bitola. o resto da carga segue no navio até Antuérpia, Roterdão ou Hamburgo e dai segue por estrada, que é a grande competição da mercadoria por carril.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
serdom Escreveu:não será a discussão mais relevante para este tópico, e o tema tem sempre vários pontos de vista que são discutíveis (a diferença entre tráfego de passageiros e mercadorias é um deles) mas deixo resumidamente a minha resposta.
a principal vantagem é não repetir o erro espanhol. haja uma vantagem em demorar muito tempo a decidir e essa será aprender com os erros dos outros. Espanha partilha a rede bitola Ibérica com Portugal mas tem ainda outras bitolas regionais (Galiza, País Basco, etc). quando investiu na AV, fazia sentido apostar na bitola Europeia porque o resto da rede estava nesse formato. Paris - Barcelona ou Lyon > Madrid passam a ser viagens comercialmente viáveis. o problema principal foi a ligação ao tráfego doméstico, com duplicação de estações e transbordos entre tráfego rural e AV.
Portugal já é uma ilha ferroviária, estamos longe de tudo. Lisboa > Barcelona é provavelmente a distância máxima viável de um ponto de vista comercial em AV. ou seja, a península Ibérica é em si mesma o limite temporal que um passageiro aceita viajar de comboio (há vários estudos que olham para a competição entre modos de transporte, nomeadamente aviação vs AV, se não me engano 800km era o número "mágico"). para mercadorias, um dos links do podcast abaixo refere exactamente que mudar o tempo de transbordo dos contentores é irrelevante no tempo total de viagem.
regressando a Portugal, seria absurdo investir numa nova bitola que não tem capacidade de absorver directamente o tráfego da rede nacional existente. se há linha com potencial comercial, é precisamente Porto <>Lisboa, e isso é facilitado pelas redes urbanas metropolitanas que são alimentadas em bitola Ibérica. a partir daí, ligar a norte até vigo é fácil. e para Lisboa <> Madrid, não é mudar com intercambiador na fronteira que acrescenta um atraso significativo na viagem.
já não acompanho os desenvolvimentos do sector de tão perto como há alguns anos, mas estas condições mantém-se cruciais. quando alguém diz que vamos ficar para trás por não apostar em bitola europeia na AV, a minha única dúvida é qual a agenda por trás dessa afirmação. o plano ferroviário nacional está muito atrasado e carece de muito investimento. enterrar dinheiro é a última coisa que precisa.
por fim, a decisão de separar operação da infraestrutura vem da Europa dos anos 90/00, e é uma discussão em si mesma. mas é irrelevante para um operador como a ME, no sentido em que tem pouco a dizer sobre isso. afecta claro o investimento em material rolante. é insignificante face aos custos nacionais na infraestrutura, mas claro que beneficia se houver estabilidade nas decisões.
há material rolante com capacidade de ajustar distância dos eixos facilitando a transição entre bitolas, e isso poderia até ser uma vantagem competitiva com os comboios franceses e alemães. de novo, não me parece um aspecto crítico para os operadores locais, onde o aspecto cultural (língua) é muito mais relevante para a operação.
Obrigado pela opinião.
Não olho para a ligação à Europa, do ponto de vista do tráfego de passageiros, mas em termos de mercadorias, não teria interesse estratégico ligar o Porto de Sines à Europa?
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
MarcoAntonio Escreveu:Update:
bolas, nem tremeu face a uma queda de 10%? de todos os modos, parece um indicador mto bem calibrado.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Update:


FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mota-Engil conclui aquisição da Empresa Construtora Brasil
Por Executive Digest Com Lusa 19:18, 29 Mai 2025
O Grupo Mota-Engil concluiu a aquisição dos 50% que não detinha na sua participada brasileira, a Empresa Construtora Brasil (ECB), depois de anunciar que tinha celebrado dois contratos com a Petrobras, por cerca de 490 milhões de euros.
Por Executive Digest Com Lusa 19:18, 29 Mai 2025
O Grupo Mota-Engil concluiu a aquisição dos 50% que não detinha na sua participada brasileira, a Empresa Construtora Brasil (ECB), depois de anunciar que tinha celebrado dois contratos com a Petrobras, por cerca de 490 milhões de euros.
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REDUÇÃO CAPITAL SOCIAL
[Caros acionistas.. temos que pressionar o CEO e o conselho de administração a reduzir o capital social da Mota Engil...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:Serdom, qual é a vantagem em apostar na bitola Ibérica, quando a própia Espanha está a adoptar a bitola Europeia?
Já agora, empresas como a Mota-Engil Railway e a Somafel, não teriam custos em adaptar os seus equipamentos para a bitola Europeia, partindo do príncipio que é possível adaptá-los?
Pedro
não será a discussão mais relevante para este tópico, e o tema tem sempre vários pontos de vista que são discutíveis (a diferença entre tráfego de passageiros e mercadorias é um deles) mas deixo resumidamente a minha resposta.
a principal vantagem é não repetir o erro espanhol. haja uma vantagem em demorar muito tempo a decidir e essa será aprender com os erros dos outros. Espanha partilha a rede bitola Ibérica com Portugal mas tem ainda outras bitolas regionais (Galiza, País Basco, etc). quando investiu na AV, fazia sentido apostar na bitola Europeia porque o resto da rede estava nesse formato. Paris - Barcelona ou Lyon > Madrid passam a ser viagens comercialmente viáveis. o problema principal foi a ligação ao tráfego doméstico, com duplicação de estações e transbordos entre tráfego rural e AV.
Portugal já é uma ilha ferroviária, estamos longe de tudo. Lisboa > Barcelona é provavelmente a distância máxima viável de um ponto de vista comercial em AV. ou seja, a península Ibérica é em si mesma o limite temporal que um passageiro aceita viajar de comboio (há vários estudos que olham para a competição entre modos de transporte, nomeadamente aviação vs AV, se não me engano 800km era o número "mágico"). para mercadorias, um dos links do podcast abaixo refere exactamente que mudar o tempo de transbordo dos contentores é irrelevante no tempo total de viagem.
regressando a Portugal, seria absurdo investir numa nova bitola que não tem capacidade de absorver directamente o tráfego da rede nacional existente. se há linha com potencial comercial, é precisamente Porto <>Lisboa, e isso é facilitado pelas redes urbanas metropolitanas que são alimentadas em bitola Ibérica. a partir daí, ligar a norte até vigo é fácil. e para Lisboa <> Madrid, não é mudar com intercambiador na fronteira que acrescenta um atraso significativo na viagem.
já não acompanho os desenvolvimentos do sector de tão perto como há alguns anos, mas estas condições mantém-se cruciais. quando alguém diz que vamos ficar para trás por não apostar em bitola europeia na AV, a minha única dúvida é qual a agenda por trás dessa afirmação. o plano ferroviário nacional está muito atrasado e carece de muito investimento. enterrar dinheiro é a última coisa que precisa.
por fim, a decisão de separar operação da infraestrutura vem da Europa dos anos 90/00, e é uma discussão em si mesma. mas é irrelevante para um operador como a ME, no sentido em que tem pouco a dizer sobre isso. afecta claro o investimento em material rolante. é insignificante face aos custos nacionais na infraestrutura, mas claro que beneficia se houver estabilidade nas decisões.
há material rolante com capacidade de ajustar distância dos eixos facilitando a transição entre bitolas, e isso poderia até ser uma vantagem competitiva com os comboios franceses e alemães. de novo, não me parece um aspecto crítico para os operadores locais, onde o aspecto cultural (língua) é muito mais relevante para a operação.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Serdom, qual é a vantagem em apostar na bitola Ibérica, quando a própia Espanha está a adoptar a bitola Europeia?
Já agora, empresas como a Mota-Engil Railway e a Somafel, não teriam custos em adaptar os seus equipamentos para a bitola Europeia, partindo do príncipio que é possível adaptá-los?
Pedro
Já agora, empresas como a Mota-Engil Railway e a Somafel, não teriam custos em adaptar os seus equipamentos para a bitola Europeia, partindo do príncipio que é possível adaptá-los?
Pedro
PARA QUANDO UMA REDUÇÃO DO CAPITAL SO: Mota Engil - Tópico G

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
eu sou engenheiro civil de formação, especialização em infraestruturas de transportes, com uma queda por comboios.
a bitola enche muitas páginas de jornais, mas é uma não questão para a cotação da mota Engil.
não faltam soluções que garantam a ligação à rede europeia de AV. pessoalmente, fico muito contente que a AD não tenha desfeito o trabalho feito pelo executivo socialista, e que a rede avance em bitola Ibérica. quando tiver tempo, hei de editar este post com alguns links para o tema.
entretanto, bons negócios.
EDIT1: https://www.publico.pt/2020/09/15/econo ... la-1931512
esta conversa tem anos, e este podcast já estava cansado de explicar o falso problema em 2020. outros links seguirão.
EDIT2: https://www.publico.pt/2022/09/22/econo ... al-2021522
voltam ao tema em 2022.
https://www.publico.pt/2024/02/22/econo ... te-2081256
e em 2024 do ponto de vista do transporte privado de mercadorias.
EDIT3: volumes interessantes a começar o dia e um duplo toque na LTA (duplo fundo?) de curto prazo entretanto reajustada. abri posição aos 4,5eur com objectivo de atingir último máximo relativo. a ver se nao me queimo
a bitola enche muitas páginas de jornais, mas é uma não questão para a cotação da mota Engil.
não faltam soluções que garantam a ligação à rede europeia de AV. pessoalmente, fico muito contente que a AD não tenha desfeito o trabalho feito pelo executivo socialista, e que a rede avance em bitola Ibérica. quando tiver tempo, hei de editar este post com alguns links para o tema.
entretanto, bons negócios.
EDIT1: https://www.publico.pt/2020/09/15/econo ... la-1931512
esta conversa tem anos, e este podcast já estava cansado de explicar o falso problema em 2020. outros links seguirão.
EDIT2: https://www.publico.pt/2022/09/22/econo ... al-2021522
voltam ao tema em 2022.
https://www.publico.pt/2024/02/22/econo ... te-2081256
e em 2024 do ponto de vista do transporte privado de mercadorias.
EDIT3: volumes interessantes a começar o dia e um duplo toque na LTA (duplo fundo?) de curto prazo entretanto reajustada. abri posição aos 4,5eur com objectivo de atingir último máximo relativo. a ver se nao me queimo

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
JN: Mota-Engil anuncia segundo contrato com a Petrobras em quatro dias. São 240 milhões de euros
A construtora portuguesa indica que a sua carteira de encomendas no Brasil já ronda os 900 milhões de euros.
A construtora portuguesa indica que a sua carteira de encomendas no Brasil já ronda os 900 milhões de euros.
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