BCP...
as analises do Marco Antonio sao mesmo precisas e bastante elucidativas...
mas no que respeita a OPA que alguns referem, nao me parece que aconteça dado que este CEO foi la colocado pelo governo e a caixa geral de depositos, berardo, TDU, BPI nao seriam força de bloqueio...
é obvio que o valor do BCP pode chegar a valores perto do euro mas à muita gente, aqueles que referi atras principalmente, que deve ter acções a uma média de 2/2,5 euros, e neste momento nao os estou a ver a vender por esses valores.
por outro lado também acho que ninguem terá capacidade neste momento para lançar uma opa.
um abraço e bons negocios a todos.
mas no que respeita a OPA que alguns referem, nao me parece que aconteça dado que este CEO foi la colocado pelo governo e a caixa geral de depositos, berardo, TDU, BPI nao seriam força de bloqueio...
é obvio que o valor do BCP pode chegar a valores perto do euro mas à muita gente, aqueles que referi atras principalmente, que deve ter acções a uma média de 2/2,5 euros, e neste momento nao os estou a ver a vender por esses valores.
por outro lado também acho que ninguem terá capacidade neste momento para lançar uma opa.
um abraço e bons negocios a todos.
- Registado: 29/11/2007 1:59
MarcoAntonio Escreveu:jony_cash Escreveu:Podes me explicar uma coisa o que é que acontece a uma empresa se o valor da cotação desce abaixo do valor nominal?
Não acontece nada, jony. Não acontece absolutamente nada. O valor nominal não passa disso mesmo, o "valor nominal que está escrito num papel" (hoje em dia já não está porque as acções já não são físicas, portanto passou a ser o valor nominal que está escrito virtualmente num papel imaginário).
O que interessa mesmo é o que mercado paga pelas coisas.
Imagina a acção como uma nota, mas é uma nota de valor variável. E portanto, como é uma nota de valor variável, o valor que está escrito na nota não interessa para nada...jony_cash Escreveu:Será que a empresa pode ir a falência caso desça muito?
Separemos duas coisas diferentes:
> Se uma empresa estiver em risco de falência a cotação tenderá a descer muito (a partir do momento que o mercado tem noção disso).
Risco de Falência => Cotação Baixa.
> Se uma cotação descer muito isso não implica a falência da empresa (a cotação baixa não implica nada na empresa real, essa cotação baixa pode é derivar da saúde da empresa - e portanto a implicação inversa - ou de outras coisas, o estado do mercado por exemplo).
Cotação Baixa não implica (não provoca) Risco de Falência.
Em termos da empresa em si, uma cotação baixa pode levar a que seja facilmente "opada". Isto é comprada no mercado por outra, por estar barata no mercado isso torna-se mais fácil e acessível de fazer (quer porque custa menos / está mais barata, quer porque é mais fácil motivar os accionistas a vender, basta oferecer um premiozinho jeitoso que muitos estarão disponíveis a vender)...
Muito Obrigado MarcoAntonio
- Registado: 31/8/2007 20:30
jony_cash Escreveu:Podes me explicar uma coisa o que é que acontece a uma empresa se o valor da cotação desce abaixo do valor nominal?
Não acontece nada, jony. Não acontece absolutamente nada. O valor nominal não passa disso mesmo, o "valor nominal que está escrito num papel" (hoje em dia já não está porque as acções já não são físicas, portanto passou a ser o valor nominal que está escrito virtualmente num papel imaginário).
O que interessa mesmo é o que mercado paga pelas coisas.
Imagina a acção como uma nota, mas é uma nota de valor variável. E portanto, como é uma nota de valor variável, o valor que está escrito na nota não interessa para nada...
jony_cash Escreveu:Será que a empresa pode ir a falência caso desça muito?
Separemos duas coisas diferentes:
> Se uma empresa estiver em risco de falência a cotação tenderá a descer muito (a partir do momento que o mercado tem noção disso).
Risco de Falência => Cotação Baixa.
> Se uma cotação descer muito isso não implica a falência da empresa (a cotação baixa não implica nada na empresa real, essa cotação baixa pode é derivar da saúde da empresa - e portanto a implicação inversa - ou de outras coisas, o estado do mercado por exemplo).
Cotação Baixa não implica (não provoca) Risco de Falência.
Em termos da empresa em si, uma cotação baixa pode levar a que seja facilmente "opada". Isto é comprada no mercado por outra, por estar barata no mercado isso torna-se mais fácil e acessível de fazer (quer porque custa menos / está mais barata, quer porque é mais fácil motivar os accionistas a vender, basta oferecer um premiozinho jeitoso que muitos estarão disponíveis a vender)...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Hotgrowth, o valor nominal em bolsa não interessa para nada e nada impede que a cotação vá abaixo do valor nominal (não seria de resto a primeira vez nem pouco mais ou menos).
Em relação à outra questão, eu não consigo adiantar um valor que me pareça "forte" para estar a apontar como possível suporte (aliás a questão já me tinha sido colocada antes). Creio que entre 1 euro e 1.2 euros deverá surgir (caso as quedas continuem) um suporte mas o valor em que isso vai ocorrer, não sei. Não estou a ver nenhuma referência suficientemente forte para estar a antecipar...
Em todo o caso, é uma zona (próxima do euro e tb neste caso próxima de um aumento de capital anterior) que por norma não passa despercebida aos mercados.
Olá MarcoAntonio,
Podes me explicar uma coisa o que é que acontece a uma empresa se o valor da cotação desce abaixo do valor nominal? Será que a empresa pode ir a falência caso desça muito?
Nunca assisti a uma coisa semelhante como acho que já andas nisto a muito tempo pela experiência que tens demonstrado podes por favor responder. Muito Obrigado
Abraço,
- Registado: 31/8/2007 20:30
Hotgrowth, o valor nominal em bolsa não interessa para nada e nada impede que a cotação vá abaixo do valor nominal (não seria de resto a primeira vez nem pouco mais ou menos).
Em relação à outra questão, eu não consigo adiantar um valor que me pareça "forte" para estar a apontar como possível suporte (aliás a questão já me tinha sido colocada antes). Creio que entre 1 euro e 1.2 euros deverá surgir (caso as quedas continuem) um suporte mas o valor em que isso vai ocorrer, não sei. Não estou a ver nenhuma referência suficientemente forte para estar a antecipar...
Em todo o caso, é uma zona (próxima do euro e tb neste caso próxima de um aumento de capital anterior) que por norma não passa despercebida aos mercados.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
V. Escreveu:
1.20€ deverá ser suporte efectivamente, pelo menos psicológico.
Se for rompido, diversos factores, poderão originar mais quedas.
Apesar de difícil, não descarto BCP abaixo de 1€.
Sabes o q significa a cotação abaixo de 1€ (valor nominal)?
- Registado: 6/6/2007 22:20
Hum....começa a ser possível aparecer uma OPA que muitos investidores aceitariam.
Quem não venderia por 2 euros se a cotação chegar a 1,20 euro? quem? E isso é assim tanto, para um investidor de muito longo prazo e que queira entrar ou expandir-se em Portugal?
Quem não venderia por 2 euros se a cotação chegar a 1,20 euro? quem? E isso é assim tanto, para um investidor de muito longo prazo e que queira entrar ou expandir-se em Portugal?
Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
majomo Escreveu:V. Escreveu:Nyk Escreveu:Análise de Pedro Miranda, http://www.youtube.com/watch?v=gaF2PttExdY
Gostei bastante da analise, em todos os aspectos.
Excelente.
É uma análise bastante objectiva, mas também me parece que a análise actual é muito fácil de fazer.
Só acho que quando formos procurar algum suporte, podemos ver os 1,20€, valor do aumento de capital, como um valor a ter em conta...
Pergunto ao Marco o que acha desta possibilidade?
1.20€ deverá ser suporte efectivamente, pelo menos psicológico.
Se for rompido, diversos factores, poderão originar mais quedas.
Apesar de difícil, não descarto BCP abaixo de 1€.

Cordiais cumprimentos,
V.
Add Augusta Per Angusta
V.
Add Augusta Per Angusta
V. Escreveu:Nyk Escreveu:Análise de Pedro Miranda, http://www.youtube.com/watch?v=gaF2PttExdY
Excelente.
É uma análise bastante objectiva, mas também me parece que a análise actual é muito fácil de fazer.
Só acho que quando formos procurar algum suporte, podemos ver os 1,20€, valor do aumento de capital, como um valor a ter em conta...
Pergunto ao Marco o que acha desta possibilidade?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
pvg80713 Escreveu:Berardo não vende e mantém a "calma" apesar de perdas na bolsa
Joe Berardo garante que não vendeu nenhuma acção no período recente de quedas na bolsa de Lisboa. O investidor individual mais conhecido da praça portuguesa diz que a palavra de ordem é "calma" e assegura que "não é altura de vender".
--------------------------------------------------------------------------------
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
Joe Berardo garante que não vendeu nenhuma acção no período recente de quedas na bolsa de Lisboa. O investidor individual mais conhecido da praça portuguesa diz que a palavra de ordem é "calma" e assegura que "não é altura de vender".
"Eu não vendi nem uma acção, tenho tido calma", garantiu ao Jornal de Negócios.
Recorde-se que Joe Berardo reforçou a posição no capital do Banco Comercial Português, para cerca de 7%, no Verão passado, altura em que decidiu entrar na luta pelo poder no maior banco privado nacional, opondo-se a Jorge Jardim Gonçalves.
Com 13 acções do PSI-20 em mínimos de pelo menos 52 semanas, e várias em mínimos de 2003, Joe Berardo garante que "há grandes oportunidades na bolsa de Lisboa, eu estou a analisar algumas delas", disse sem querer adiantar quais. " Este é um momento muito sensível", justificou. "Os fundos estão a sair de Portugal porque as pessoas precisam de liquidez", explica Berardo. As más perspectivas económicas e a eventual subida dos juros levam o comendador a acreditar que "todos vamos sofrer".
"Era preciso que os preços das matérias primas descessem para metade para equilibrar as coisas", considera Berardo, para quem esta é uma "crise de confiança a nível internacional" e a bolsa portuguesa sofre mais porque é "mais pequena e teve uma grande subida".
coitado... esse se tinha acçoes do BCP a 3€ ou algo do genero ja está a levar bastante no pelo...
Nyk Escreveu:Análise de Pedro Miranda, http://www.youtube.com/watch?v=gaF2PttExdY
Excelente.
Cordiais cumprimentos,
V.
Add Augusta Per Angusta
V.
Add Augusta Per Angusta
Análise de Pedro Miranda, http://www.youtube.com/watch?v=gaF2PttExdY
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Berardo não vende e mantém a "calma" apesar de perdas na bolsa
--------------------------------------------------------------------------------
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
Recorde-se que Joe Berardo reforçou a posição no capital do Banco Comercial Português, para cerca de 7%, no Verão passado, altura em que decidiu entrar na luta pelo poder no maior banco privado nacional, opondo-se a Jorge Jardim Gonçalves.
Com 13 acções do PSI-20 em mínimos de pelo menos 52 semanas, e várias em mínimos de 2003, Joe Berardo garante que "há grandes oportunidades na bolsa de Lisboa, eu estou a analisar algumas delas", disse sem querer adiantar quais. " Este é um momento muito sensível", justificou. "Os fundos estão a sair de Portugal porque as pessoas precisam de liquidez", explica Berardo. As más perspectivas económicas e a eventual subida dos juros levam o comendador a acreditar que "todos vamos sofrer".
"Era preciso que os preços das matérias primas descessem para metade para equilibrar as coisas", considera Berardo, para quem esta é uma "crise de confiança a nível internacional" e a bolsa portuguesa sofre mais porque é "mais pequena e teve uma grande subida".
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
- Registado: 19/4/2005 11:11
BCP
Foi em 2003 quando a cotação se encontrava a estes niveis que fiz o meu maior investimento de sempre em bolsa. Neste momento tenho algumas duvidas que não sejam feitos minimos inferiores aos de 2003 no bcp (a pressão foi elevada e a valores já muito perto desses minimos além dos aumentos de capital andarem constantemente a reduzir (diluir) o valor/acção do banco). Duvido muito que não se façam valores bem mais abaixo dos €1,23 de 2003.
PS: Estou sem posição em qualquer acção nacional.
Cumprimentos
JCS
PS: Estou sem posição em qualquer acção nacional.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Re: para mais tarde recordar
patacas Escreveu:Foi publicado a 11 e Abril no DN .. lembram-se quando 1,20 parecia uma prenda? Hoje fechou a 1,30 ...
"Para quem já tem acções, vai acabar por comprar novos títulos a um preço razoavelmente baixo. Aliás, o desconto de 45% é até um pouco embaraçoso para o BCP, que de outra forma não conseguia concretizar a operação", explicou ao DN um analista (...)Acrescente-se que esta semana surgiu no mercado uma análise do britânico HSBC que fixa o valor justo do BCP nos 1,55 euros por acção. As acções fecharam ontem nos 1,955 euros
Patacas, os 1.20 nunca foram 1.20, ninguém comprou acções a esse preço (a não ser no rateio das sobrantes, que é uma ninharia de acções).
Quem foi ao aumento de capital já está a perder há muito tempo (praticamente desde a altura do AC).
O verdadeiro preço das acções do aumento de capital ronda os 1.90 euros!
para mais tarde recordar
Foi publicado a 11 e Abril no DN .. lembram-se quando 1,20 parecia uma prenda? Hoje fechou a 1,30 ...
"Para quem já tem acções, vai acabar por comprar novos títulos a um preço razoavelmente baixo. Aliás, o desconto de 45% é até um pouco embaraçoso para o BCP, que de outra forma não conseguia concretizar a operação", explicou ao DN um analista (...)Acrescente-se que esta semana surgiu no mercado uma análise do britânico HSBC que fixa o valor justo do BCP nos 1,55 euros por acção. As acções fecharam ontem nos 1,955 euros
- Registado: 3/4/2008 11:50
pvg80713 Escreveu:Marco António,
qual achas que pode ser o valor de BCP, numa situação de : " Profundezas dos Infernos " ?
um abraço
De momento não tenho qualquer valor (target) para apontar no BCP.
HOT-BCP cai mais 3 pct para mínimo Ago 2003 com 'margin calls'
LISBOA, 30 Jun (Reuters) - O Millennium bcp caiu mais de três pct para o mínimo desde Agosto de 2003, com alguns 'brokers' a executarem 'margin calls' e a venderem acções de clientes endividados que tinham sido dadas como 'colateral' para empréstimos, disseram dealers.
Às 1229 horas locais, tinha sido negociado um elevado volume de 8.567.349 acções do maior banco privado português a descerem 2,3 pct para 1,3678 euros após terem caído para 1,355 euros. O índice DJ Stoxx para banca <.SX7P> cai 1,03 pct. Desde o início de 2008, o BCP já caiu cerca de 48 pct.
Os dealers lembram que vários investidores usaram contas margem -- 'margin' -- junto de 'brokers', endividando-se para comprar acções do Millennium bcp e dando como 'colateral' os próprios títulos, na perspectiva de valorização da cotação.
Mas, como o preço destas acções caiu muito e estes investidores não podem pôr mais 'cash' naquelas contas margem, os 'brokers' estão a vender as acções que foram dadas como 'colateral'.
"O BCP é provavelmente o título do PSI20 <.PSI20> que tem mais investidores alavancados. Chegou a altura de 'porem o cash' e, como não o têm, alguns de nós, 'brokers', estamos a executar 'margin calls'. Isto pode pôr maior pressão a curto-prazo", disse um broker que não quis ser identificado.
Tiago Bossa Dionísio, analista da Espírito Santo Research que tem um price-target de 1,80 euros para o BCP, referiu que "este movimento do BCP não está relacionado com os fundamentais do banco".
(Por Sérgio Gonçalves; Editado por Ruben Bicho)
http://www.santandertotta.pt/bepp/sanpt ... nL30258940
- Registado: 22/6/2007 16:32
Há uns dias atrás aqui referi meio a sério meio a brincar que se o BCP furasse o quintuplo fundo teria como resistencias os valores de 1.2 (aumento de capital) e 1 (valor nominal).
Técnicamente a tendencia é de quebra, penso que em parte se deve ao "clima de recessão", o resto deverá estar relacionado com as participações na cimpor e bpi que não param de desvalorizar.
Estou a pensar a entrar no papel , mas atendendo aa tendencia que acima referi vou aguadar mais uns dias, talvez dia 3 se o BCE não subir as taxas.
Técnicamente a tendencia é de quebra, penso que em parte se deve ao "clima de recessão", o resto deverá estar relacionado com as participações na cimpor e bpi que não param de desvalorizar.
Estou a pensar a entrar no papel , mas atendendo aa tendencia que acima referi vou aguadar mais uns dias, talvez dia 3 se o BCE não subir as taxas.
- Registado: 28/10/2007 7:43
Quem está ligado: