Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2004 - Mês 9

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteira JAS*2004 - Mês 9 - dia 23

por JAS » 23/9/2004 19:25

Dia complicado hoje com o despertador a tocar bem cedo...

Foi só ligar os apetrechos habituais para ver que íamos ter uma abertura em queda e, sendo assim, compra-se puts e vende-se calls o mais depressa possível.

BCP
Recomprar a 1,75 fica mais barato, tudo bem.
Vou enchendo o saco outra vez.

PTC
Achei que no meio das quedas a PTC estava a aguentar muito bem. Até bem demais.
Mas com quedas por todo o lado achei melhor não arriscar nos warrants e só comprei acções a 8,68.
Ela subiu e regrediu mas aguentou-se. e as acções dão sempre jeito se quiser comprar mais W's...

PTM
Não fiz nenhum movimento mas convém falar dela pois fechou a 17,60 quebrando o meu suporte psicológico dos 17,70.
Hoje ainda lhe dei o benefício da dúvida...

JMT
Por acaso até me venderam umas a 8,75 quando eu nem esperava que quebrasse os 8,80.
Não me parece grave este fecho pois foi uma sessão de volume ridículo.

DAX
Continua a ser a grande estrela e o put 7201I foi espectacular. Em 2 sessões triplicou de valor e foi pena eu só ter sabido aproveitar uma ínfima parte desse movimento. Ganhar apenas cerca de 15 centimos num movimento de 82 é ser "nabo"...
Hoje comprei-o a 0,99 mas vendi a um preço médio de 1.10 e ele fechou a 1,22.

No call vendi a 2,75 a posição já antiga que conservava no frigorífico e mantive a que comprara ontem.
No final do dia, achei que as quedas já tinham estabilizado, e comprei entre 2,50/2,55. Provavelmente cedo demais como de costume...
É uma posição arriscada mas que pode ser bem lucrativa se os States hoje fecharem pouco negativos e se o petróleo descer esta noite como penso que vai acontecer.
(Para facilitar a leitura, e não andar com b.p. tão baixos, resolvi subdividir o trade do call e considerar encerrado a parte mais antiga e lucrativa e considerar um novo trade com as compras de ontem e de hoje)

Neste momento penso que amanhã, ainda por cima véspera de fim de semana, podemos vir a ter um dia de lateralização à volta dos 3900 que julgo que irão aguentar o DAX.
No PSI não me parece que suceda grande coisa mas também não me preocupa muito pois as acções não devem ter variações significativas e a componente de warrants está muito baixa.

JAS

P.S. - A COR devia estar a verde mas já não vou emendar...
Anexos
cart 9-23.png
cart 9-23.png (26.53 KiB) Visualizado 1791 vezes

Registado: 5/11/2002 0:05

Consciência

por JAS » 23/9/2004 17:24

Foi pena o Ulisses ter "assassinado a Consciência" ao revelar quem era o outro nick, mais conhecido, que estava por detrás.

Agora, que podemos vir a ter quedas, iríamos ter, quase de certeza, um 2º round interessante dado que eu voltei a assumir posições longas.

Mas, assim, a nossa telenovela acabou...

De qualquer forma, como epílogo, quero dizer publicamente o seguinte:

- independentemente de poderem ter parecido muito agrestes as relações JAS-Consciência as relações JAS-Profitaker (apesar do mau feitio que dizem que ele tem...) continuam a ser excelentes.

- O Profitaker enviou-me até uma MP muito simpática sobre o despique que mantivémos nestas últimas semanas. É, sem dúvida, um bom desportista que sabe distinguir o mundo virtual dos nicks do mundo real em que vivemos.

- Eu respondi-lhe constatando uma coisa muito simples: Em meados de Agosto qualquer previsão era falível e qualquer dos 2 poderia ter falhado. Desta vez eu fui o "sortudo" e ele foi o "azarento"...

JAS

P.S. - Profitaker, se quiseres publicar as MP´s podes fazê-lo.

bem trabalhado

por inf02 » 22/9/2004 17:50

JAS,
amanhã se deixares correr as posições que em principio vais abrir prevejo um grande dia de negócios para o teu lado.

cumprimentos
inf02

Carteira JAS*2004 - Mês 9 - dia 22

por JAS » 22/9/2004 17:25

O dia até começou muito bem apesar de me ter levantado cedo.
Deve ter sido por isso que acordei bearish...

Comecei por vender calls do DAX e comprar alguns puts mas a continuação foi de bater com a cabeça nas paredes...

BCP
Iniciada a fase de recompra a 1,77.
Pode ter sido cedo demais...

JMT
Uma ida ligeiramente abaixo dos 8,80 é de aproveitar...
Consegui comprar a 8,76 e 8,77 mas, mesmo assim, ainda não consegui atingir um b.p. inferior a 8,80 que é o meu objectivo primário.

PTC
Um dia de subida que aproveitei para largar parte das acções a 8,80/8,81.
Não mexi no 7098I que é o meu trade principal neste título.

DAX
Venda matinal de alguns calls a 3,34.
Compra de puts 7201I a 0,49 e depois a 0,40.
Dax a marinar até à hora do almoço e venda de puts a 0,46 e 0,50.
Até aqui tudo bem e muito satisfeito com o tradezinho que acrescentou apenas milésimas à rentabilidade...
Só que, a seguir, foi ver subir o put e foi vê-lo chegar a 0,88 (+120%)!!!
Com tanta queda do DAX achei por bem recomprar e até reforçar o call.
Compras a 3,20-3,17-3,12. O que foi cedo demais...

Continuo cheio de cash para o que der e vier.
Tanto pode ser para neutralizar posições longas com puts como para reforçar com calls.
Parece-me que amanhã iremos ter um dia chave em termos de definição de direcção.
Lá vou ter que acordar cedo outra vez...

JAS
Anexos
cart 9-22.png
cart 9-22.png (26.16 KiB) Visualizado 1981 vezes

Re: Turbos

por JAS » 22/9/2004 9:42

infestacion Escreveu:Mas tinha uma pequena questão, se o índice for a 4.025,00 e não o passar o turbo expira? Senão que valor irá tomar? Teoricamente seria zero

Julgo que ele estoira se tocar nos 4025,00 e não aos 4025,01.

Quanto ao DAX, para já, parece-me que os 3990 podem constituir uma resistencia onde ele poderá andar a bater alguns dias para arrefecer alguns indicadores.

JAS

Turbos

por infestacion » 22/9/2004 1:13

JAS:

Tem aí um lindo jardim, tudo verdinho, só a PTM a borrar a pintura.

Amanhã poderemos ver estoirar o 7201i?

Os 4.025 parecem muito atingíveis (Os States ajudam), mas parece-me o topo de um canal descendente de médio prazo.

Sendo assim acho de importância relevante para os turbos que transacciona. Ou não aparenta ser uma resistência importante?

Mas tinha uma pequena questão, se o índice for a 4.025,00 e não o passar o turbo expira? Senão que valor irá tomar? Teoricamente seria zero

É que se o 7201i não fizer BUM até me parece uma boa compra.

Bons negócios

[ ]
"If only it weren't for the people, goddamned people, [...]
always getting tangled up in the machinery, [...] earth would be
a paradise"

Registado: 3/3/2004 21:12

Carteira JAS*2004 - Mês 9 - dia 21

por JAS » 22/9/2004 0:04

Hoje foi um dia calmo com muito paleio e poucas alterações na carteira.

BCP
Continuei a vender a 1,79.

PTC
Reduzi no 7098I a 0,47 e 0,48.
E, já me esquecia, de uma pequeníssima compra de PTC a 8,75 por razões estratégicas...

DAX
Uma compra do 7202i a 3,36.

JAS
Anexos
cart 9-21.png
cart 9-21.png (25.67 KiB) Visualizado 2127 vezes

Minha querida Consciência

por JAS » 21/9/2004 19:42

Parece que ainda não chegou, continuemos então...

E voltemos ao princípio para não nos afastarmos do assunto nem falarmos de sexo...

Tu atacaste-me por 2 motivos:
Primeiro por ter feito um Aumento de Capital e segundo por ter feito mais investimentos a 09 de Agosto.

A razão do Aumento de Capital já expliquei diversas vezes e tu nunca conseguiste explicar o que farias se, como qualquer trader, tivesses o azar de falhar na tua douta sabedoria em 2 ou 3 trades consecutivos e ficasses reduzida a zero.
(já sabemos que isso é impossível porque tu nunca falhas... mas podes na mesma explicar o que farias nessa mera hipótese...)

A questão dos investimentos em meados de Agosto teve a ver com um facto simples que eu disse na altura.
Os mercados não estavam a cair com a subida do preço do petróleo, mostravam força demais.
Tão simples como isso e uma razão AF.

Se nesse dia investi em acções, e tu me atacaste por isso, posso-te esclarecer que, mesmo neste ano em que estou com uma performance negativa, eu estou a ganhar em acções.
Essa componente não me preocupa nada e são peanuts...

Portanto vamos aos warrants que é o que interessa pois é a componente que dita se a carteira tem lucro ou não.
Vamos aos warrants, a esse bicho perigoso, que tu tanto criticas e que parece que ainda te fazem muita confusão...

No início do ano eu assumi, e escrevi, que iria apresentar uma Carteira de Alto Risco.
Isso, para bom entendedor, significava que deviam ter cuidado com "os copianços" pois podia dar para o torto.

Se tu andas em acções deves estar preparado para perder 10% ou para ganhar 30% num ano.
Se andares em warrants, dada a alavancagem, tens que estar preparado para suportares ou ganhares 10 vezes mais.
Tão simples como isso.
Ou assumes esse risco ou não assumes.
Mas eu assumo-o.

JAS noutro post Escreveu:Nota que em termos da carteira inicial eu passei:

- de 0 a +75,77% em pouco mais de 2 meses (max 07MAR04)

- desses +75% a -99,52% em 5 meses (julgo que o mínimo foi em 06AGO04 quando já tinha capital 2X e estava -49,26%)

- agora desses -100% a -55,89% em apenas 5 semanas...

Teria sido mais bonito se tivesses aparecido a discutir o assunto no início do ano.
Teria sido útil se tivesses dado uma achega nos outros 5 meses seguintes.
Mas foi mesmo azar meteres-te no assunto em meados de Agosto...

A minha estratégia foi exactamente a mesma, quando perdi e quando ganhei...
Quando perdi fiz erros, é claro.
Quando ganhei perdeste uma boa oportunidade para estar calada.

É que aqueles 5 ou 8% que ganhaste com o BCP ou com a PTC (e que são fictícios pois tu nem sequer saiste nos máximos e ambas já desceram...) comparam-se com 45% que eu ganhei no mesmo período de tempo.
Uma pequena diferença.
Andamos em mundos diferentes e difícilmente comparaveis...

Irás contestar, certamente, que eu não recuperei 45% mas apenas 15%.
Portanto vou-te já explicar como se fazem as contas tim-tim por tim-tim...

Se eu no princípio de Agosto tinha perdido 100% da minha carteira inicial isso significa que a minha Carteira 3X, nessa data, só tinha um capital 2X.
(Se reparares bem eu Aumentei o Capital mas na maior parte do tempo nem sequer utilizei a última tranche.
E para mim a parte que investi em acções continua a significar cash pois não é negócio que me interesse muito...)

E no queijinho bonito, de que tu gostas pouco, viste sempre os warrants com um máximo de aproximadamente 33%.
Se souberes fazer contas é fácil concluires que eu tinha investido em warrants 0,66X.

E que com os 0,66X eu ganhei 0,45X.
(os ganhos em acções são peanuts podes esquecer)
Tive uma rentabilidade de 68% enquanto tu apregoaste quedas e apenas ganhaste 6%...
Andamos mesmo em mundos diferentes e difícilmente comparaveis...

JAS

Sugestão

por valves » 21/9/2004 19:34

Pessoalmente e ao longo de toda a minha presença em sites na internet sempre me identifiquei e nunca recorri a múltiplos nicks (nem ninguém terá provas do contrário neste ou noutro site concorrente dado que participei em practicamente todos os sites de Bolsa que existem ou já existiram em Portugal). Gostaría que todos actuassem da mesma forma...

Muitissimo de acordo com o Marco esta situação em que um utilizador pode ter varios nicks para além de descredibilizar o forum descredebiliza os autores sugeria mesmo que só fosse permitido a identicação com um unico nick ou em alternativa a identificação como visitante essa medida credibilizaria o forum comigo voçês saibem que mesmo nas criticas duras uso sempre o mesmo nick para dar hipotesse :mrgreen: ( embora dificil de me responder a preceito ...

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Ulisses Pereira » 21/9/2004 19:11

Profitaker,

Acho que foste longe demais. Já pedi hoje para se pôr termos a esta discussão que se arrasta sem que novos argumentos venham à baila e em que isto se transformou numa mera guerra de palavras.

Preferia, sinceramente, quando aqui colocavas análises detalhadas sobre o mercado. É para isso que estamos cá todos.

Por isso, peço-te que termines esta discussão, sob pena do seu fim ter que ser imposto por nós.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Incognitus » 21/9/2004 18:55

Consciência, os factores fundamentais alteram-se mesmo quando não estão a sair resultados. Eles são uma qualquer afirmação de um executivo, eles são resultados de outras empresas que de alguma forma se relacionam, preços de factores de custo, preços de produtos, etc, etc.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

Re:

por MarcoAntonio » 21/9/2004 18:48

Pavel Escreveu:Tenho quase a certeza sobre a identidade deste personagem, como outros já terão certamente, e estranho sinceramente que os moderadores não intervenham no sentido de o desmascarar como fizeram com outros no passado... :?:

Pavel, nós fazêmo-lo em situações pertinentes e quando é para nós evidente que é o mesmo autor. Nem sempre isso é evidente para nós apesar das maiores possibilidades técnicas ao nosso alcance de que os restantes utilizadores não dispõem.

De qq das formas aproveito a oportunidade para dizer que era bem melhor - e na minha opinião, mais correcto - que as pessoas utilizassem um único nick ou se utilizarem múltiplos nicks, que permitam que se identifiquem (por exemplo, e curiosamente, o JAS tem vários nicks mas nunca vi problema algum nisso pois todo a gente sabe que é ele, falo obviamente do JIN e dos outros primos... lol).

Esta questão dos nicks levanta muitas questões desde as motivações até ao levantamente de suspeições sobre pessoas que realmente não são as autores e por vezes passam por ser já que não há certezas.

Pessoalmente e ao longo de toda a minha presença em sites na internet sempre me identifiquei e nunca recorri a múltiplos nicks (nem ninguém terá provas do contrário neste ou noutro site concorrente dado que participei em practicamente todos os sites de Bolsa que existem ou já existiram em Portugal). Gostaría que todos actuassem da mesma forma...

Peço desculpa o aparte mas isto era algo que eu já pretendía dizer há algum tempo, não por causa desta situação em particular mas devido a um acumular de situações a que tenho assistido, principalmente nos últimos tempos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

ANALISE FUNDAMENTAL AO SEGUNDO???...

por Consciencia » 21/9/2004 17:45

Incognitus Escreveu:Bem, eu não concordo com os aumentos de capital do JAS, nem com a sua terrível apetência por warrants, mas já agora ...

1) Quem é a consciência que se esconde? Curiosamente este último post com negritos e sublinhados deu-me uma possível pista. Já vi o mesmo noutro lugar. E porque é que se esconde?

Caro Incognitus,

Isso é apenas uma ilusão. Eu não me escondo. E garanto-te que não uso negritos e sublinhados com o meu nick registado. Isso seria muito evidente, não seria? :wink: Eu não me escondo, porque estou aqui!

Estou aqui!

Não estou escondido!

Estou aqui!

É difícil compreender isso?

Estou aqui!

Não te preocupes tanto com a minha apetência pelo anonimato. Ele é afinal, um direito constitucional, e se assim não fosse, nem tu terias o direito de usar o nick "incognitus"... poderia igualmente perguntar-te... porque te escondes atrás do nick "incognitus"? Compreendes?... Todos nós aqui somos apenas figuras virtuais sem corpo, sem rosto, sem classes, sem idades (até o JAS pode ser um jovem de 20 e tal anos e nem sabemos!)... e já que é assim... qual o problema de usar nicks anónimos em paralelo com os nicks registados?... Esta possiblidade de anonimato, demonstra a beleza deste espaço de discussão e que o torna tão excelente e plural!

Incognitus Escreveu:2) Consciênica, porque não usar "Consciente"?

Porque... Consciente é um ADJECTIVO presunçoso, enquanto Consciência é um SUBSTANTIVO inofensivo... Só me faltava agora usar um nick chamado "Consciente" ... já estou a imaginar a mina de ouro que seria para o JAS explorar e para me acusar de convencimento! :wink:

Incognitus Escreveu:Eu devo confessar que tenho bastante aversão a nicks femininos usados por personagens masculinas, e aparentemente há 2-3 exemplos nos fóruns. Mas isso sou só eu.

Isto é um pouco off-topic e pessoal, mas já que me revelas os teus gostos pessoais, eu vou-te confessar... Eu também não gosto particularmente de ver homens vestidos de mulheres no Carnaval... Mas achas que isso é equivalente a usar um nick feminino num fórum de Internet?? por favor!... isto é um mundo virtual, uma brincadeira... não vamos extrapolar por aí afora, como o JAS gosta de fazer e insinuar. Desculpa que te diga, mas tens de ter cuidado para não caires exactamente na intenção de mudança de conversa, que o JAS planeava que os leitores caíssem quando começou a parodiar com o meu nick (a culpa foi minha que também o deixei ir longe demais ao princípio - ainda não conhecia a fera).

Incognitus Escreveu:3) Já agora, se as ditas regras de trading e investimento já são seculares, e provavelmente praticadas por pelo menos um bom grupo de pessoas, o que é que está a travar a acumulação de capital por pelo menos parte desse grupo, para começarem a aparecer entre as famílias mais ricas do mundo? Até a mera sorte já devia ter feito alguns ascenderem a essas posições, se tais regras fossem realmente superiores.

Isso é simples de explicar. Não há nada de errado com as regras, que são sãs... o que se passa é que uns poucos têm disciplina e auto-controle para seguir as regras, e a grande maioria não tem essas qualidades. Por isso, apesar de quase todos saberem a regra que "se deve comprar baixo e vender alto", 90% das pessoas faz exactamente o contrário disso, no seu trading. O mesmo se passa para todas as outras regras.

Achas que se todos os condutores portugueses conduzíssem a 120Km/h nas auto-estradas, e cumpríssem escrupulosamente o código, teríamos tanta sinistralidade rodoviária?... Qual é realmente a percentagem de portugueses que nunca infringem a regra do limite de 120Km/h ?... Experimenta andares a essa velocidade na auto-estrada e verifica o nº de automóveis que te ultrapassa!... O Ser Humano não consegue cumprir regras. É indisciplinado. Está na sua natureza. Por isso falham na bolsa, por ser um local onde os seus erros de indisciplina são horrorosamente e imediatamente visíveis na diminuição do seu saldo. E isto é um facto estatístico que se passa com mais de 90% dos traders mundiais.

Incognitus Escreveu:Só uma coisa, consciência, eu objecto a que não se possa fazer trading no curtíssimo prazo com base em factores fundamentais, e mais, avanço com a hipótese que a maioria dos movimentos a curto prazo são ditados por factores fundamentias e a percepção da sua alteração, nomeadamente a maioria dos hedge funds assim actuam, constituindo aqueles geridos exclusivamente tendo em conta factores técnicos uma minoria.

Respeito e compreendo a tua idéia, mas repara: A percepção da alteração dos fundamentais da economia ou das empresas, só se dá quando sai um relatório MENSAL ou a comunicação de resultados TRIMESTRAIS... só nessa altura existem NOVOS DADOS FUNDAMENTAIS concretos para se investir usando dados, e métodos e fórmulas Fundamentais... Investir DIÁRIAMENTE, na data que fica entre a saída de um relatório (p.ex., do desemprego) e a chegada do próximo, não se chama investir com base em AF, chama-se investir com base em especulação, por fézada, ou por feeling (e é isso que o JAS, faz - ele é um mero especulador).

Um Analista Fundamental é um matemático. Só pode trabalhar com rigor depois de ter os números à sua disposição! E isso não varia todos os dias, nem várias vezes ao dia, como é o ritmo de investimento do JAS! Por isso, ele não está a investir por AF, como diz que está. Ele que lhe chame outra coisa, se quiser, mas "fazer AF diárias", não é de certeza, porque não é fácil nem possível, por falta de dados.

Essa história de alguém fazer Daytrading à razão de 13 negócios por dia, através de Análise Fundamental, é a mais hilariante que escutei nos últimos tempos! :lol:

Incognitus Escreveu:etc, etc. Bem, nestas discussões nunca nenhum dos lados tem toda a razão, só não vejo é porque é que não podem discutir sem se insultar.

Bem haja a tua intervenção Incognitus, e apoio e sublinho esta tua última frase. Se o JAS tivésse tido essa a tua atitude, muito mais de proveitoso já se poderia ter escrito, em vez do habitual ciclo de insultos-e-respostas, insultos-e-respostas, insultos-e-respostas, insultos-e-respostas, de que o JAS é adepto.

Bons negócios.

Um abraço.
Consciencia

por Incognitus » 21/9/2004 17:28

Claro, "factores fundamentais" por vezes excluem um dos mais importantes fundamentais: o preço.

Mas acredita que é a interpretação de dados fundamentais supostamente novos, que acontecem aos milhares por dia, que leva à maioria dos movimentos, e também à maioria dos trends que posteriormente se observam.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por TMS » 21/9/2004 17:28

Estes posts com Km é que me deixam fulo.
Será que não têm capacidade de sintese?? é que eu até gostava de ler mas dá-me sono.

Cumprimentos
TMS

Registado: 20/8/2004 1:05

por Incognitus » 21/9/2004 17:27

Só uma coisa, consciência, eu objecto a que não se possa fazer trading no curtíssimo prazo com base em factores fundamentais, e mais, avanço com a hipótese que a maioria dos movimentos a curto prazo são ditados por factores fundamentias e a percepção da sua alteração, nomeadamente a maioria dos hedge funds assim actuam, constituindo aqueles geridos exclusivamente tendo em conta factores técnicos uma minoria.

Re:

por Pavel » 21/9/2004 17:21

Intervenho novamente num post que à partida não me diria respeito, mas confesso que sempre me fez confusão o estilo deste conhecido visitante registado que agora se apresenta como Consciência. Para além de "multiple time frames" (não será melhor dizer múltipos horizontes temporais?), é um flagrante caso de múltipla personalidade.

Tenho quase a certeza sobre a identidade deste personagem, como outros já terão certamente, e estranho sinceramente que os moderadores não intervenham no sentido de o desmascarar como fizeram com outros no passado... :?:

Registado: 11/8/2003 19:04

ADEUS - parte 2

por Consciencia » 21/9/2004 16:51

JAS Escreveu:grande coisa pois "as quedas da Consciência" não aconteceram e, por mais explicações

Eu já tinha prometido a mim mesmo que não ia entrar em mais conversa com este senhor, mas ele continua a espalhar mentiras sobre os factos, e assim não me dá outra hipótese do que repor a verdade...

Então, dizes que as quedas não aconteceram, não é JAS?...

:arrow: Facto: No dia 9 de Agosto estávamos a fazer novos mínimos sucessivos do ano, e começei a criticar essas tuas compras suicidas compulsivas e teimosas contra essa tendência de queda. Até ao mínimo do ano, no dia 16 de Agosto, a bolsa esteve sempre a descer, num total de -1,5% para o índice PSI-20 e -5.1% para o índice Nasdaq. Está tudo registado aqui no site, não vale a pena dizeres que as quedas não aconteceram.

:arrow: Lição: Na Análise Técnica, quando se diz que a tendência de médio-prazo é de queda, estamos a dizer que a bolsa tem mais facilidade a cair no curto-prazo, mas também admitimos como possíveis e naturais, eventuais ressaltos de curto-prazo... Agora... se os "ressaltos de curto-prazo" continuam por bastante mais tempo, então, violam a tendência de médio-prazo descendente, matando-a, e passamos a ter uma tendência de médio-prazo ascendente. É assim que se define o médio-prazo na análise-técnica e é esta a sua característica. Não há que fazer confusões por existirem subidas de curto-prazo inseridas dentro de uma descida de médio-prazo. E não estou a descobrir nada de novo. Essa é a anatomia do movimento dos mercados, que qualquer analista AT reconhece. E mesmo que tu desprezes a AT, e que a análise simultânea de time-frames médios e curtos ainda te faça muita confusão, JAS, é assim que a "gente" trabalha.

:arrow: Facto: Tenho estado sempre, assumidamente céptico e pessimista no médio-prazo, mas não foi por isso que me fiz rogado para um possível ressalto de curto-prazo, por isso, até disse como se faria para aproveitar esta subida caso ela acontecesse! Ver facto seguinte.

:arrow: Facto: Dia 21 revelei que estava fora dos meus shorts no mercado americano. Foi a primeira vez que me senti pressionado pelo JAS a referir os meus trades pessoais e por isso só nesta data revelei que estava neutro nos mercados no curto-prazo, já desde o dia 16.

:arrow: Facto: Dia 22 de Agosto disse quais seriam os meus valores de entrada nas acções PTC e BCP para ganhar com este ressalto de curto-prazo. Entrei nelas respectivamente no dia 23 Ago e 1 de Set. E até agora já ganhei um máximo de 8% e 5%, respectivamente.

Segundo o JAS, isto é "acertar à posteriori"... isto é acertar em "pensamento"... isto é tudo desvalorizado pelo JAS. Porquê que ele não tem o desportivismo de reconhecer que apesar de eu (ainda) estar pessimista para o desenrolar do médio-prazo dos mercados, eu não sou fundamentalista, sou dinâmico e maleável e também sei ganhar com essas subidas? Ambos ganharam. Eu e ele. E eu já lhe dei os parabéns por ele ter ganho, mas isso não invalida que ele entrou de uma forma incorrecta e desajeitada, pois ainda esteve a perder durante vários dias após fazer as suas compras... As minhas compras foram num timing mais correcto e seguro, e por isso foram imediatamente no sentido correcto após as minhas instruções de compra---Consegui isto porque eu "sou um génio"? Não!---Simplesmente porque segui as regras profissionais de trading e de AT.

JAS Escreveu:Mas ela estava tão segura, na sua douta opinião, de que íamos ter quedas que não se contentou com essa discussão inicial.
Quiz brilhar e quiz mostrar que nunca falhava.

Eu falho, sim. E eu não quiz brilhar, se quisésse brilhar, utilizava o meu nick registado para divulgar os meus trades, e não este, que criei de propósito para desmascarar as aparências de grande trader e estratégias suicidas que o JAS tenta impingir a quem ainda não conhece o seu historial... e para apelar à consciência dele e de todos de um modo pedagógico. Mas o JAS já sabe tudo, e dispensa ensinamentos ou troca de idéias se isso implicar reconhecer erros próprios.

Eu falho... mas não deixo um único falhanço eliminar meses de lucros acumulados com esforço como tu fizéste com os Warrants da Nokia e da PT. Essa é a diferença dos nossos métodos. A diferença entre os métodos jogadores e de feelings e métodos profissionais e de Análise.

JAS Escreveu:- Primeiro, é feio escolher um momento em que a Carteira está fortemente negativa para vir atacar investimentos passados. Devia-se ter limitado a atacar os investimentos presentes. E depois deles serem ganhadores devia ter tido o desportivismo de o dizer...

Mais difamações. Mais mentiras. Dou-te o conselho de não lançares mentiras sobre mim, que as pessoas podem facilmente comprovar pesquisando os registos. Apanha-se mais facilmente um mentiroso do que um coxo.

:arrow: Facto: dia 9 de Agosto, comecei a critica apenas e só às tuas compras dessa altura (dia 9 agosto em diante) que te deram forte stress durante uns dias, até finalmente teres tido a sorte deste ressalto ter começado. Facto: Acho que sou cortês, e por mim, esta discussão já tinha acabado, mas tu és demasiado conflituoso e orgulhoso para querer pôr um ponto final nisto e engolires a tua falta de humildade... a verdade é que e estou farto de te dar os parabéns pela sorte que tivéste neste ressalto, mas tu nem deves ter reparado. Preferia dar-te os parabéns por seguires as regras de trading, mas como tu assumidamente as desprezas... enfim.

(Nem sabia dos teus escandalosos "affairs de casino" com Warrants da Nokia e da PT até recentemente, quando os referiste noutro tópico sobre warrants. Já que te arrogas de seres tão esperto por te dedicares ao trabalho de detective, de investigares por aí os posts deste nick, vê lá se desta vez não te saiu o tiro pela culatra.)

JAS Escreveu:- Segundo, teve azar. Não fui eu que fui "um sortudo" por ter acertado pois fi-lo numa base AF que funcionou. Foi ela que teve azar porque se baseou numa AT que falhou.

Isso de dizeres que andas a investir no curto-prazo (pois tu só investes no curto-prazo, não é?), seguindo aquilo que tu chamas de AF (Análise Fundamental), é simplesmente de bradar aos céus e de morrer de rir.

:arrow: Facto: A Análise Fundamental lida SEMPRE com períodos de médio e longo-prazo... não há Análise Fundamental de curto-prazo. Porquê? Porque os Fundamentais de uma empresa, são divulgados Trimestralmente e às vezes, Mensalmente. Por isso, quando tu dizes que fazes negócios DIÁRIOS baseado em AF... é lógicamente incoerente!

O teu método de decisão para entrar nas posições, como aliás já confessaste, é baseado em feeling e análise dos cofres de compradores e vendedores (método falível pois estes são frequentemente manipulados). A AF de uma empresa, não muda do dia para a noite, como acontece com os teus trades.

E se realmente a AF de (médio e longo-prazos porque não há outra) entra nas tuas decisões, então devias ser coerente e seres um puro investidor de AF, que deixam posições abertas para o médio e longo-prazo, apenas.

Mas respondendo à tua nova mentira que a minha AT falhou:

:arrow: Lição: A Análise Técnica pode ser aplicada em variadíssimos períodos temporais. Podemos fazer Análise Técnica da tendência de Médio-prazo, de Longo-prazo, de Curto-prazo e até de curtíssimo-prazo (Dias e horas!).

Por isso, quando dizes que a "AT falhou", tens de dizer qual AT... A minha AT de curto-prazo?... a minha AT de médio-prazo?... A AT do vizinho?... Lá porque desprezas a AT, não podes atacar a AT de um modo geral, JAS... cada um faz a sua própria AT sobre o período que bem entende, e por muito que desconfies disso, qualquer analista te pode assegurar, que não há mal nenhum em fazer uma AT para o médio e uma AT para o curto-prazo, e até podem ser em sentidos opostos!!!... Realmente, a minha AT de curto-prazo, pessimista -que dizes que falhou- "só" me deu 5% de lucro no Nasdaq desde 9 de Agosto (início dos meus posts) e daria 1,5% de lucro no PSI20 (mas não invisto cá) até ao dia 16. Novamente, noutra data, dia 22 de Agosto, a minha análise de curto-prazo do dia 22 até dia 8 de Setembro, só me deu +8% e +5% na PT e no BCP... E a minha análise de médio-prazo pessimista, como lida com períodos temporais de 6 meses ou mais, é muito permaturo dizeres que falhou... não é JAS? A tua consciênciazinha de honestidade intelectual, é capaz de reconhecer isto sozinha, não é?... ou mais uma vez, vais ripostar liminarmente, fazendo total confusão e desprezo da distinção entre análises de médios e curtos-prazos na bolsa?... Depois acusas que eu só misturo prazos, para tentar "aldrabar" os leitores??? Eu não tenho culpa que não conheças estes conceitos. O mal está em ti. Não nas minhas intenções, que creio serem bastante transparentes e lógicas para quem tem abertura para aprender.

Tu tens abertura para aprenderes esses conceitos?... Ou vais continuar a desprezar a AT e as regras? Só perdes com esse caminho.

JAS Escreveu:- Que "ela" era homem percebi desde o princípio mas isso não me impediu "de lhe mandar beijinhos", "de a tratar por querida" ou de falar "dos pelinhos nas pernas". Sempre me deram gozo os Visitantes Anonimos e ainda mais os assexuados...

Eu também não tive complexos nenhuns com esta situação (que mais podia eu fazer com um nick destes?)... o que achei mal, foi desviares constantemente a atenção da conversa sobre a bolsa, para esta paródia inútil e que aborrece os leitores.

Ah... e não confundir que o meu nick pode ser assexuado, mas o Visitante, não é! Eu vou assumir que isso foi um engano teu, e nem me vou ofender.

JAS Escreveu:- Alimentei a discussão para que escrevesse mais. Mais escritos facilitavam-me a Pesquisa. Ela caíu nessa e, com tantos erros ortográficos e algumas palavras difíceis, a tarefa ficou muito facilitada.

- Piquei-a para que revelasse trades. Acabou feita num oito, metendo os pés pelas mãos, a revelar trades a posteriori. Foi fácil encontrar as contradições.

Meu deus... És tão esperto! Davas um grande detective da judite! :P Contudo, quem descobriu os podres do teu passado de trading, fui eu. Quanto às contradições, estão só na tua cabeça, porque te recusas a aprender o conceito de "Multiple Time-Frames", da Análise Técnica.

JAS Escreveu:(Já se despediu para evitar a próxima alteração do médio para o longo prazo... Voltará com outro nick anónimo pensando que eu me esqueci?)

Já me tinha despedido, sim. Mas tu tinhas de ficar sempre com a última palavra, como tu gostas, não é?

E despeço-me de vez, se paráres de mentir e deturpar sobre mim outra vez. Uma coisa, é não estares aberto para aprenderes novos conceitos de bolsa que eu te poderia ensinar, e outra coisa é combateres com gozos e mentiras, os argumentos pertinentes que te apresento sobre alguns aspectos da tua carteira, por teres falta de resposta à altura.

JAS Escreveu:No final e para concluir temos uma Consciência que perdeu a virgindade.
Não é grave nem é motivo para preocupações pois isso, com ou sem pelinhos nas pernas, acaba sempre por acontecer.

Mais tentativa de distrair o povo, e fuga para a frente... o teu habitual método de fuga do que realmente interessa debater: os vícios da bolsa e as variadas estratégias suicidas e perigosas que defendes, e que diáriamente vendes aos noviços do site.

Não gostas que te critiquem? Eu também não gostaria se estivésse no teu lugar. Se estivésse no teu lugar, procurava educar-me primeiro, antes de procurar oferecer conselhos aos outros, senão, habilitas-te a que te estejam sempre a apontar o dedo, especialmente, quando pavoneias diáriamente uma carteira negativa e total falta de humildade para discutir ou pôr em causa os teus métodos passados, presentes e futuros, que poderia resultar em ensinamentos e prespectivas interessantes para os que nos lêem.

Boicotaste isso também.

Boa sorte e muita saúde, JAS.
Consciencia

Consciência...

por Pavel » 21/9/2004 15:15

1) Quem é a consciência que se esconde? Curiosamente este último post com negritos e sublinhados deu-me uma possível pista. Já vi o mesmo noutro lugar. E porque é que se esconde?

Acho que estamos todos a chegar à mesma conclusão...

Não será esta uma Consciência notoriamente "bearish", que aparece de quando em vez quando sente que os mercados lhe estão a dar razão para logo desaparecer ou tentar enganar os distraídos quando as coisas começam a correr ao contrário do que as "previsões", ditas imparciais e frias, apontavam? :roll:

E a confirmar-se é de lamentar que assim tenha procedido a Consciência e que tal tenha aparentemente passado incólume...

Registado: 11/8/2003 19:04

por Incognitus » 21/9/2004 14:16

Bem, eu não concordo com os aumentos de capital do JAS, nem com a sua terrível apetência por warrants, mas já agora ...

2) Consciênica, porque não usar "Consciente"? Eu devo confessar que tenho bastante aversão a nicks femininos usados por personagens masculinas, e aparentemente há 2-3 exemplos nos fóruns. Mas isso sou só eu.

3) Já agora, se as ditas regras de trading e investimento já são seculares, e provavelmente praticadas por pelo menos um bom grupo de pessoas, o que é que está a travar a acumulação de capital por pelo menos parte desse grupo, para começarem a aparecer entre as famílias mais ricas do mundo? Até a mera sorte já devia ter feito alguns ascenderem a essas posições, se tais regras fossem realmente superiores.

etc, etc. Bem, nestas discussões nunca nenhum dos lados tem toda a razão, só não vejo é porque é que não podem discutir sem se insultar.

Re

por JAS » 21/9/2004 13:53

Ulisses Pereira Escreveu:Aqui estou Também eu discordo de alguns dos procedimentos do Jas na sua carteira, mas isso não me impede de achar que a Consciência tem prolongado uma discussão que já cansa. Acho que já todos perceberam os seus argumentos, para quê prolongar esta discussão? Obviamente que depois de um post seu o Jas, naturalmente, irá defender-se e a discussão começa a tornar-se chata pois estão a recalcar argumentos e já é mais uma guerra de palavras do que argumentos.

Tens toda a razão.
Eu respondo sempre a todos os posts que me são dirigidos, quer sejam construtivos quer sejam meras provocações, mas esta discussão já não adianta grande coisa pois "as quedas da Consciência" não aconteceram e, por mais explicações que queiram arranjar, isso é irreversível.

Quando surgiu o primeiro post da Consciencia eu achei-o perfeitamente correcto e respondi-lhe justificando porque tinha feito esses investimentos.
Se "ela" tivesse ficado por aí teria emitido uma opinião válida naquele momento e, hoje tendo acertado ou tendo falhado, já ninguém se lembraria disso.

Mas ela estava tão segura, na sua douta opinião, de que íamos ter quedas que não se contentou com essa discussão inicial.
Quiz brilhar e quiz mostrar que nunca falhava.
(Iria ser desta que me ia ganhar a discussão...)

Quanto à oportunidade do momento da sua intervenção tenho a dizer duas coisas:

- Primeiro, é feio escolher um momento em que a Carteira está fortemente negativa para vir atacar investimentos passados. Devia-se ter limitado a atacar os investimentos presentes. E depois deles serem ganhadores devia ter tido o desportivismo de o dizer...

- Segundo, teve azar. Não fui eu que fui "um sortudo" por ter acertado pois fi-lo numa base AF que funcionou. Foi ela que teve azar porque se baseou numa AT que falhou.

Relativamente à extensão temporal da discussão há que ver o seguinte:

- Que "ela" era homem percebi desde o princípio mas isso não me impediu "de lhe mandar beijinhos", "de a tratar por querida" ou de falar "dos pelinhos nas pernas". Sempre me deram gozo os Visitantes Anonimos e ainda mais os assexuados...

- Alimentei a discussão para que escrevesse mais. Mais escritos facilitavam-me a Pesquisa. Ela caíu nessa e, com tantos erros ortográficos e algumas palavras difíceis, a tarefa ficou muito facilitada.

- Piquei-a para que revelasse trades. Acabou feita num oito, metendo os pés pelas mãos, a revelar trades a posteriori. Foi fácil encontrar as contradições.

- Para cúmulo houve o "milagre" da AF ter vencido a AT no curto prazo. Isso só costuma suceder em prazos mais longos... E a pobre da Consciência teve que passar dos "ressaltozinhos de 2 a 3 dias" e "da queda de curto-prazo" para um discurso de "queda de médio prazo".
(Já se despediu para evitar a próxima alteração do médio para o longo prazo... Voltará com outro nick anónimo pensando que eu me esqueci?)

No final e para concluir temos uma Consciência que perdeu a virgindade.
Não é grave nem é motivo para preocupações pois isso, com ou sem pelinhos nas pernas, acaba sempre por acontecer.
(Falhar uma previsão acontece a todos excepto aos doutores...)

JAS

ADEUS

por Consciencia » 21/9/2004 13:25

LOL Visitante! :lol:

Podes não saber se ris ou chores, mas deste-nos a todos uma boa gargalhada.

Acho que na vida vale a pena ter bom humor. Quem não tem bom humor e leva tudo demasiado a sério, está condenado a ser infeliz. A vida é simplesmente mto curta e estes fóruns não valem a pena as nossas arrelias por tão pouco.

Queria acrescentar mais algo à animada conversa sobre o sexo dos anjos... não tenho culpa de não existir subjectivo masculino para a palavra "consciência"! :P Mas não levem isso demasiado a sério, nem deixem que isso vos cause grande inquietação cerebral. Encarem isso ligeiramente, com humor, se quiserem... É impressionante como os assuntos sexuais conseguem ter um efeito distractivo e lúdico para os leitores, prendendo-lhes a atenção e a fixação, chegando mesmo, a remeter para segundo plano, a conversa sobre os temas de regras de bolsa, que são objectivamente, o tema deste fórum!

Discutir a identidade sexual do meu nick, não era certamente o meu objectivo inicial desta série de posts, mas foi nesse sentido que o JAS entendeu levar a conversa, e no princípio até alinhei na brincadeira com o JAS sobre a ambivalência sexual do meu nick, mas foi quando o JAS começou a explorar isso como único argumento de resposta aos meus desafios de debate sobre a bolsa, e as minhas contra-respostas para tentar repôr alguma ordem nessa sua excessiva paródia, que, esta conversa começou a ficar inútil, aborrecida, e acabou por chatear os leitores do fórum que aqui buscam conhecimentos sobre a bolsa, e não um chorrilho de desgastantes ataques pessoais... Mas reconheço que o JAS foi aparentemente bem-sucedido em explorar essa pequena paródia, conseguindo assim desviar a conversa que não lhe convinha acerca dos assuntos importantes de trading, e que certamente interessariam mais aos leitores.

JAS... Tenho de dar-te os parabéns, pq a tua técnica dos ataques pessoais funcionou em pleno para desviar a atenção para o debate útil, mas que não te convinha... Era uma conversa inconviniente para a imagem proficiente que tentas diáriamente fabricar. Só tenho pena que tu não tenhas contribuido para a conversa com nada de útil, e tenhas aliás, rebaixado e desprezado consecutivamente, as regras de trading e de Análise Técnica. Isso sim, teria sido muito mais útil para as pessoas lerem, em vez dos teus remoques àcidos ao meu nick para tentares desviar a conversa.

Sei que os leitores atentos e inteligentes do fórum, saberão reconhecer essas técnicas de dispersão e desconcentração, e as motivações de quem as usa. Reconheço que tens boa escola da vida, como uma sábia raposa. Isto apesar de eu, inicialmente ter duvidado que essas técnicas básicas de desvio de atenção e saturação, fossem funcionar neste fórum de pessoas inteligentes. Mas pelos vistos funcionou porque começam a crescer as vozes contra a continuação deste ataques inúteis. E eu concordo perfeitamente com essas vozes... mas quando as tuas técnicas de dispersão já incluíam também, espalhares mentiras sobre mim, tinha de me defender, não é?

Diz o provérbio que burro velho não aprende línguas, mas espero que a tua consciência evolua um pouco mais, a vários níveis, particularmente no trato e respeito para com os outros, e na frontalidade e honestidade do debate de idéias úteis para o fórum, sem receio que isso implique reconheceres humildemente os erros que já cometeste no passado, e que o teu EGO tem pavor de lembrar ou ser relembrado.

A maioria dos leitores destas colunas até pode saber esse teu passado ora glorioso, ora inglório, mas há-de haver sempre leitores novos e recém-chegados a este teu tópico, e eventualmente, a cair na armadilha que tu defendes, de comprares durante as descidas para diminuir o preço médio ou a comprar falling-knifes. E é só a pensar nesses que eu tenho intervido quando tu defendes essas formas de suicídio financeiro... não é por nenhuma razão pessoal ou particular contra ti. Acredita que eu até desejava ver o teu sucesso nesta carteira, desde que fizésses os negócios com cautela, e respeitando as regras do trading, e não perconizando estratégias suicidas ou de jogo na bolsa.

Dito isto, boa sorte para a tua carteira. (sinceramente)

Até qualquer dia.
Consciencia

Lol visitante

por Dwer » 21/9/2004 8:44

Era mesmo isso que querias dizer ou querias dizer 'Grilo Falante'?

lololol
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Não sei se ria se chore!

por Visitante » 21/9/2004 2:18

Com o devido respeito a ambos, e à seriedade da questão, acho que "dai não vai nascer nada", pelo menos não com esse tipo de "inseminação à força".

A Consciência, que anda a puxar os bigodes do JAS (cheia de boas intenções), queixa-se que ele lhe puxa os pêlos das pernas.

Vai haver uma concentração em frente ao Palácio de Belém, convocada por sms, para que se proiba o JAS de publicar a sua carteira, estando prevista a posterior apreensão da mesma para espólio publico.

Uma nova religião acaba de nascer!
Os seguidores da Carteira do JAS estão optimistas quanto ao futuro, e inabaláveis nas suas crenças.
Existem relatos que através do aumento do grau de salinidade da água alguns seguidores já caminham, em circulo, sobre as águas.

Quase diria que o JAS não precisa de uma "Consciência" (ainda por cima de silhueta máscula?!), mas sim de um Grelo Falante com quem pudesse fazer uns "investimentos" mais certeiros, mas não digo. eheheh

PS: espero que não me levem a mal a ortografia e tão pouco as brincadeiras. Se for esse o caso, desde já apresento as minhas desculpas.

Já agora posso publicar a minha carteira aqui no cantinho do post do JAS?
é que ao pé da dele a minha quase que fica positiva!
Visitante

por Ulisses Pereira » 21/9/2004 1:52

Aqui estou de acordo com o Artista. Também eu discordo de alguns dos procedimentos do Jas na sua carteira, mas isso não me impede de achar que a Consciência tem prolongado uma discussão que já cansa. Acho que já todos perceberam os seus argumentos, para quê prolongar esta discussão? Obviamente que depois de um post seu o Jas, naturalmente, irá defender-se e a discussão começa a tornar-se chata pois estão a recalcar argumentos e já é mais uma guerra de palavras do que argumentos.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Santanderes e 128 visitantes