Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E lá voltei novamente ao BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: UrsoRico e visitantes

por UrsoRico » 20/8/2004 23:10

Pata-Hari Escreveu:
UrsoRico Escreveu: creio que é obrigado por lei e pela CMVM, a colocar no fundo dos seus gráficos e análises, se tem uma posição longa ou curta em qualquer acção que analisou

Nao existe tal lei enm tal obrigaçao. Mas claro que a forma mais óbvia e simples que alguém tem se defender de uma potencial e hipotética acusaçao de tentativa de manipulaçao de um titulo é exactamente fazer um disclosure. Ora como o Marco só analisa big caps, acho que a probabilidade de isso vir a acontecer é extremamente próxima de zero. Aliás, no meio de tudo o que já ocorreu ao pessoal acusar o marco, a de manipulaçao nunca foi feita

Realmente enganei-me. Só nos Estados Unidos da América é que existe essa obrigação de fazer Disclosure.

Aqui em Portugal parece que ainda é pior! ... Um analista não pode sequer investir no título sobre o qual está a divulgar a análise. Se não acreditam, vejam o site da CMVM:

http://www.cmvm.pt/comunicados_e_docume ... 30925b.asp

"1. proibição de os analistas transaccionarem valores mobiliários ou derivados com eles relacionados antes da publicação de um relatório de research sobre o emitente desses valores; "

:shock:

Passem bem.
UrsoRico

por nunofaustino » 20/8/2004 23:07

Sinceramente esta conversa já está a fartar um bocado...

1. Só publica a carteira quem quer
2. Só acredita nas opiniões colocadas no fórum quem quer
3. Ninguém garante que a carteira publicada no fórum reflita a carteira real
4. A credibilidade e a qualidade de um trader não é construída pela apresentação ou não de uma carteira, mas pelas análises colocadas, pelas discussões onde se participa e pelas opiniões que se partilham (ninguém duvida da credibilidade e qualidade do Cem, do Gpinto, do Tito, do Ulisses, ...)
5. Apesar de não estar provado estatisticamente, acredito que a publicação de uma carteira leve à diminuição do lucro da carteira (apenas das razões... diminuição do tempo disponível para análise e maior receio em errar).

Eu pessoalmente acho que esta ideia de publicar carteiras para podermos ver quem é melhor trader é irreal e inútil. Acho que quem quiser publicar faz muito bem. É óptimo para obter opiniões de outras pessoas que nos mostram outros ângulos de visão sobre o mesmo gráfico. Mas quem não quiser, acho tb muito bem. E se for para entrar em competição, acho uma perda de tempo completa...

meus senhores... vamos falar de bolsa real e não virtual...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 20/8/2004 22:57

Bertoluci, eu vou voltar-lhe a dizer: quem define a forma como eu intervenho neste espaço, sou eu, não é o Bertoluci.

Para mim é-me completamente indiferente o que o Bertoluci acha ou deixa de achar e como quería que eu fizesse...

Problema?

Quem é que disse que havia um problema?

O Bertoluci e mais quantos?

Cada um aprecía e avalía as minhas intervenções como entende. Para o Bertoluci e para mais alguns não valem nada. Isso não é problema nenhum. Pelo menos para mim...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por bertoluci » 20/8/2004 22:51

Caro Marco,

"Quem tem medo compra um cão... e quem não deve não teme..."

O facto de dizer que está investido é uma forma honesta e de tornar claro a sua posição no mercado perante os investidores que seguem as suas análises... qual é o problema?

Quando o marco dá a sua opinião, poderia referir se está ou não investido nessa acção, para que o investidor leitor podesse aferir da sua convicção na análise...

Abraço e bons negócios

Registado: 19/11/2003 18:17

Re: visitante

por MarcoAntonio » 20/8/2004 22:35

bertoluci Escreveu:Talvez uma das formas de evitar os ataques, era a de publicar os seus trades, como geralmente está certo evitaria esses mesmos ataques com os seus trades ganhadores... né? podia indicar as acções onde está investido... e assim não teriamos razões para o questionar.

Mas quem é que me tem questionado?... O Bertoluci e mais quantos?

Essa febre em querer saber à força as minhas posições já me começa a fazer confusão.

Lamento imenso, Bertoluci, mas quem define a forma como eu estou neste espaço sou eu e não é o Bertoluci. Eu publico a minha opinião em foruns na internet há anos. Ao longo deste tempo, centenas de pessoas (ou talvez milhares) encontraram valor acrescentado nelas e seguem-nas com interesse.

É para eles que eu trabalho diariamente...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Visitante » 20/8/2004 22:26

Tudo a publicar as carteiras!... Já!... Ou é só marco que tem de publicar?

Cá para mim tu queres é saber a carteira dele porque já reparaste que ele tá quase sempre do lado certo.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ou então querías poder-lhe atacar mais forte e feio quando ele metesse barro.
:wink: :lol: :wink:

Epá, agora mais a sério, quando mercado subia não se falava de nada disto. Venham lá essas subidinhas, já tenho saudades!!!!
Visitante

visitante

por bertoluci » 20/8/2004 22:17

Talvez uma das formas de evitar os ataques, era a de publicar os seus trades, como geralmente está certo evitaria esses mesmos ataques com os seus trades ganhadores... né? podia indicar as acções onde está investido... e assim não teriamos razões para o questionar.

A formula é fácil... é só segui-la

Abraço e bons negócios

por Visitante » 20/8/2004 22:09

Bertoluci, o marco não se sujeita a ataques? Era uma piada, não? E das boas...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Visitante

por bertoluci » 20/8/2004 21:58

Não vejo onde está o problema dos tópicos bertoluci e JAS.... as pessoas são livres de emitir a sua opinião, a guerra aqui resume-se a palavras escritas, não prejudicam ninguém e refletem a convicção individual de cada um... na minha forma de ver as pessoas não devem imbuir-se de dar a sua opinião, e a melhor forma é justificar as suas convicções com a sua posição no mercado... todos são crescidos o suficiente para seguir unica e exclusivamente a sua própria cabeça...

Abraços e bons negócios

Re: adulação e arrogância

por MarcoAntonio » 20/8/2004 21:41

UrsoRico Escreveu:Contudo, é preciso dizer que eu também gostava de saber se o Marco investe na sua vida privada, e já agora, se ele é Analista Técnico, creio que é obrigado por lei e pela CMVM, a colocar no fundo dos seus gráficos e análises, se tem uma posição longa ou curta em qualquer acção que analisou. Mesmo que não esteja agora curto, o Marco podia colocar a indicação quando ele próprio está longo na acção analisada. Fica aqui a sugestão.

Passem bem.

UrsoRico,

:arrow: É evidente que invisto. Falo amiudadamente da forma que invisto, do meu perfil de investidor, estratégias e técnicas que utilizo, produtos financeiros que utilizo e com que peso, o que evito fazer, etc, etc. Se notar, as pessoas que estão neste tópico até sabem mais ou menos como eu estou!

A forma como estou no mercado e até o tipo de posições que vou detendo não são assim tão desconhecidas. Aliás, deve haver pouca gente a falar mais de como investe, onde investe e quando investe do que o que eu faço.

Não mantenho uma carteira virtual nem manterei. Considero isso bastante negativo (quer a carteira esteja a correr bem quer esteja a correr mal). Este é um espaço de opinião e a minha função é de analista e, portanto, de dizer o que acho do mercado.

Não é a de criar um clube de seguidores ou a de andar a justificar as minhas opções quando as coisas correm eventualmente menos bem (ou até, se for caso disso, pior). De qq das formas é sabido que não era necessário correr muito mal para se transformar num Circo!

Já perco imenso tempo neste espaço, já lhe dou muito de mim e do meu saber, para perder tempo com coisas que considero secundárias. Sim, secundárias, porque as decisões terão de ser cada um de vós a tomar.

O investimento é vosso!... Se quiserem escutar a minha opinião, façam favor.

Nem sempre se revelará a mais acertada. Mas é dada de forma genuína, honesta e de boa vontade.

Reparem bem no que se transformaram estes tópicos do Bertoluci com as suas compras e o topico do JAS com a sua carteira!

PS: Tanto quanto eu sei, apenas os intermediários que realizam aconselhamento financeiro o têm de fazer, UrsoRico. De qq das formas, tal como já disse uma vez, esse é um falso problema: se o problema é a honestidade da opinião e por arrasto, do seu autor, então um analista desonesto diz que detém quando não detém e que não detém quando detém. Creio que existem outras formas de aferir a honestidade, a lucidez e a isenção de um analista. Eu não ando aqui desde ontem. São 4 aninhos a escrever publicamente numa base diária. Uns apreciam, outros nem por isso. É democrático!
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 20/8/2004 21:32

UrsoRico Escreveu: creio que é obrigado por lei e pela CMVM, a colocar no fundo dos seus gráficos e análises, se tem uma posição longa ou curta em qualquer acção que analisou

Nao existe tal lei enm tal obrigaçao. Mas claro que a forma mais óbvia e simples que alguém tem se defender de uma potencial e hipotética acusaçao de tentativa de manipulaçao de um titulo é exactamente fazer um disclosure. Ora como o Marco só analisa big caps, acho que a probabilidade de isso vir a acontecer é extremamente próxima de zero. Aliás, no meio de tudo o que já ocorreu ao pessoal acusar o marco, a de manipulaçao nunca foi feita :lol: .

(desculpem a falta de acentos, estou aqui numa máquina pouco pata-friendly)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por UrsoRico » 20/8/2004 21:19

MarcoAntonio Escreveu:
bertoluci Escreveu:O Marco diz que estamos em tendência descendente, mas não colaca o seu dinheiro num put, mas que raio...

Se lesse mais e escrevesse menos provavelmente sabería porquê.

Se percebesse um pouquinho de warrants era capaz de chegar lá sozinho.

A sua incompreensão é reveladora...

O que o Marco quer dizer é que os PUT WARRANTS perdem valor durante o tempo, e como esta descida nos últimos 6 meses tem sido demasiado lenta, ele não ganharia muito dinheiro, mesmo que tivésse entrado short há meses atrás... Na realidade, o Warrant valorizava-se por um lado, e desvalorizava-se por outro, porque as quedas estão ainda na sua fase lenta. O Marco deverá estar por isso, à espera da aproximação do climax de vendas, onde as quedas acontecem muito mais rápidamente, para fazer os seus shorts com Warrants.

Como solução, recomendo o investimento em futuros estrangeiros ou short de acções estrangeiras, porque isto aqui em Portugal, nem para os ursos serve.
UrsoRico

por Visitante » 20/8/2004 21:13

bertoluci Escreveu:Apesar de o Jas não precisar que o defendam... devo dizer que o JAs é detentor da minha admiração... e isto porque publica diáriamente a sua carteira sem nada cobrar por isso... por justificar e funtamentar as suas opções de compra e venda, coisa que não vejo em mais ninguém...

Balelas!!!!

Apreciava muito mais os posts do JAS antes dele se enterrar e estalar o verniz. Agora não diz nada, passa a vida a arranjar desculpas para os erros e «boas respostas» para os que o atacam. Até o JIN desapareceu. Coincidência?

bertoluci Escreveu:Na minha opinião o JAs está muito acima do Marco antónio, pelo simples facto de o JAs ter a coragem de publicar a sua carteira e ser confrontado com todo tipo de ataques, em relação ao marco não sabemos o que faz, nem sabemos se investe ou se é somente comentador... não temos dados para analizar o seu desenpenho no mercado.

O Marco diz que estamos em tendência descendente, mas não colaca o seu dinheiro num put, mas que raio... afinal o que faz o marco? não confia na suas análises... o que espera?

Estas são as grandes diferenças que encontro, o Jas arrisca ser confrontado... o Marco esconde-se por detrás da sua capa e não se decide...

Abraço e bons negócios

Mais balelas e balelas. Uma máquina de torrar dinheiro está muito acima de toda a gente de valor que anda aqui só porque mostra como torra o dinheiro.

Balelas e mais balelas. E azia e mais azia!!!!...
Visitante

adulação e arrogância

por UrsoRico » 20/8/2004 21:10

O bertoluci tem de ver que o JAS também recebe a recompensa que deseja pela sua publicação... Recebe a adulação de quem sabe menos que ele, o que preenche a sua vaidade, e recebe o confronto e o diálogo aceso de quem se queixa da sua desonestidade intelectual, o que preenche a sua sede diária de despejar agressividade contra esses que fazem qualquer reparo depreciativo à sua carteira ou à sua personalidade. Por isso, a existência deste fórum, oferece muito coisa ao JAS, que ele deseja.

Eu é que admiro o bertoluci pela sua humildade e decência de linguagem, com quem o JAS muito podia aprender.

Contudo, é preciso dizer que eu também gostava de saber se o Marco investe na sua vida privada, e já agora, se ele é Analista Técnico, creio que é obrigado por lei e pela CMVM, a colocar no fundo dos seus gráficos e análises, se tem uma posição longa ou curta em qualquer acção que analisou. Mesmo que não esteja agora curto, o Marco podia colocar a indicação quando ele próprio está longo na acção analisada. Fica aqui a sugestão.

Passem bem.
UrsoRico

por MC » 20/8/2004 21:09

bertoluci, com este teu último post não estás a contribuir em nada para o bom ambiente do forum.
Aqui ninguêm tem que convencer os outros do seu próprio valor.E não é ao publicar ou não a sua carteira que as pessoas provam o que são.
Sujiro que moderes as tuas intervenções e seria melhor para todos que analisassem apenas os mercados.
Quem somos nós para avaliar os outros?

Um abraço e bom fds.
Ter sempre um plano e acreditar nele. Nada acontece por acidente.
(Chwick Knox)

Registado: 5/11/2002 0:04

por MarcoAntonio » 20/8/2004 21:00

bertoluci Escreveu:O Marco diz que estamos em tendência descendente, mas não colaca o seu dinheiro num put, mas que raio...

Se lesse mais e escrevesse menos provavelmente sabería porquê.

Se percebesse um pouquinho de warrants era capaz de chegar lá sozinho.

A sua incompreensão é reveladora...
Imagem

Administrador Fórum

UrsoRico e visitantes

por bertoluci » 20/8/2004 20:44

Apesar de o Jas não precisar que o defendam... devo dizer que o JAs é detentor da minha admiração... e isto porque publica diáriamente a sua carteira sem nada cobrar por isso... por justificar e funtamentar as suas opções de compra e venda, coisa que não vejo em mais ninguém...

Na minha opinião o JAs está muito acima do Marco antónio, pelo simples facto de o JAs ter a coragem de publicar a sua carteira e ser confrontado com todo tipo de ataques, em relação ao marco não sabemos o que faz, nem sabemos se investe ou se é somente comentador... não temos dados para analizar o seu desenpenho no mercado.

O Marco diz que estamos em tendência descendente, mas não colaca o seu dinheiro num put, mas que raio... afinal o que faz o marco? não confia na suas análises... o que espera?

Estas são as grandes diferenças que encontro, o Jas arrisca ser confrontado... o Marco esconde-se por detrás da sua capa e não se decide...

Abraço e bons negócios

Re: Análise Tecnica

por Visitante » 20/8/2004 20:25

CARAVELA Escreveu:Boas tardes.
Pessoalmente estou investido desde há 8dias em BCP.
Aliás como estou investido em PPA,PPR e Fundo de Acções japonês!!!

A médio longo prazo penso que o risco/beneficio em face das perspectivas fundamentais, e até com a possivel???!! OPA sobre o Millenium Jardim!!!não será descabido estar dentro.
A análise tecnica quanto a mim e não só ...será quanto muito um instrumento indicador de entrada!!!
Pois de contrário neste bearmarket quem está a comprar não serão concerteza todos TóTós!!!![/b]

Se os que estivéssem a comprar fossem os grandes investidores bem informados, de certeza que os volumes de transacções nos últimos dias não seriam tão baixos!

Acho que são os pequenos e ingénuos, que estão a comprar, sim.
Visitante

Re: UrsoRico e Zé António

por UrsoRico » 20/8/2004 20:22

[quote="UrsoRico"]E depois, apesar do bertoluci não dizer o preço a que comprou o BCP, só para vencer a conversa, o JAS assume que ele comprou no mínimo do dia a 1.70, e que por isso, o bertoluci já está a ganhar 1%... mas que raio de argumento desonesto é este? O JAS julga que está a falar com crianças inocentes? Todos podem ver que este senhor não tem um pingo de humildade e que a sua agressividade obriga-o a ter de ganhar todas as conversas! De qualquer maneira, e mesmo recorrendo à sua boa imaginação, ele ainda não consegue apresentar uma carteira positiva que corresponda a toda essa arrogência.[/quote]

Queria dizer, ARROGÂNCIA.

Passem bem.
UrsoRico

Re: UrsoRico e Zé António

por UrsoRico » 20/8/2004 20:14

bertoluci Escreveu:No mercado não existe o certo e o errado, o unico objéctivo é maximizar o lucro das carteiras, é pôr o dinheiro no mercado e retirar frutos disso.

Ora, ora, mas é impossível retirar frutos do mercado, se a aposta não estiver certa!

Mesmo num negócio de curtíssimo-prazo, temos de acertar na análise, para retirar lucro dessa aposta.

Quem está na bolsa no curto-prazo, deveria ter uma abordagem de Análise Técnica e quem está na bolsa com uma abordagem de Análise Fundamental, deveria apenas investir para o longo-prazo (time-frame de vários anos).

O que é curioso, é ver aqui pessoas que fazem compras e vendas todos os dias (ou seja, investem no curto-prazo), e quando as coisas lhes correm mal, dizem que a sua estratégia é de longo-prazo, e que, se não estão certos agora (porque ainda estão a perder dinheiro), é só uma questão de esperar que o mercado vire de novo para cima, para o sentido que lhes interessa.

Mas quanto é que o mercado tem de cair, para perceberem que nem no longo-prazo vão recuperar fácilmente esse dinheiro enterrado nessas acções? Essa é que é a questão.

Já nem sei se esta atitude de comprar durante uma tendência de queda, é por imprudência ou se é por masoquismo. Alguém disse aqui que o Ed Seykota afirma: "Cada um recebe da bolsa, aquilo que pretende.". Alguns parece que querem sofrer, ou sentir adrenalina do risco, ou cumprir o vício de jogar... não sei o que é... e ainda por cima são agressivos contra quem inocentemente lhes mostra a realidade descendente como ela está. São atitudes negativas, prejudiciais para o próprio e para os que os rodeiam, e simplesmente não se consegue entender isto recorrendo à racionalidade.

Mesmo que isto dê o lucro que o bertoluci pretende, a compra foi feita contra a tendência de queda indicada pelo MarcoAntónio e foi demasiado arriscada e imprudente. Até de acordo com o bom-senso, era sempre preferível comprar um pouco mais alto, mas garantir que a tendência já estava a seu favor! Mas nem todos os que estão na bolsa usam o seu bom-senso!

E depois, apesar do bertoluci não dizer o preço a que comprou o BCP, só para vencer a conversa, o JAS assume que ele comprou no mínimo do dia a 1.70, e que por isso, o bertoluci já está a ganhar 1%... mas que raio de argumento desonesto é este? O JAS julga que está a falar com crianças inocentes? Todos podem ver que este senhor não tem um pingo de humildade e que a sua agressividade obriga-o a ter de ganhar todas as conversas! De qualquer maneira, e mesmo recorrendo à sua boa imaginação, ele ainda não consegue apresentar uma carteira positiva que corresponda a toda essa arrogência.
UrsoRico

Re: Re

por Visitante » 20/8/2004 20:11

JAS Escreveu:Os doutores ficaram de fora e não ganharam nada ou seja tiveram um pior resultado que o Bertolucci. Zero é pior que 1% acho eu...

Caríssimo JAS, isso é para rir? Então e o trade anterior em que ele comprou e vendeu a perder? E as vezes que disse aqui estar comprador de PTC a maioria das quais depois não deu cavaco do que fez a essas posições? E o caríssimo JAS também está melhor do que os que estão de fora? Entristece-me ver pessoas que me habituei a respeitar e admirar estalar o verniz quando as coisas lhes correm mal!!!!

Agora é só posts com azia aqui no caldeirao. As pessoas quando as coisas correm mal tem de descarregar a tensão em algum lado!!!!!

Outra coisa, o caríssimo JAS responde sempre com a razão toda. Já viu que os outros nunca têm razão, arranja sempre uma boa resposta? Mas o JAS é que perdeu todo o dinheiro que meteu na carteira há um ano e meio atrás enquanto no mesmo período a Bolsa subiu sim subiu 25%!!!!

Pois é!!!!...
Visitante

Análise Tecnica

por CARAVELA » 20/8/2004 20:09

Boas tardes.
Pessoalmente estou investido desde há 8dias em BCP.
Aliás como estou investido em PPA,PPR e Fundo de Acções japonês!!!

A médio longo prazo penso que o risco/beneficio em face das perspectivas fundamentais, e até com a possivel???!! OPA sobre o Millenium Jardim!!!não será descabido estar dentro.
A análise tecnica quanto a mim e não só ...será quanto muito um instrumento indicador de entrada!!!
Pois de contrário neste bearmarket quem está a comprar não serão concerteza todos TóTós!!!![/b]
De nada vale pensar, é preciso reflectir primeiro

CARAVELA

Registado: 11/3/2003 10:22

UrsoRico

por bertoluci » 20/8/2004 20:01

O importante aqui é saber se o marco antónio ganhou ou não com a queda do mercado... essa é que é a medida dos seus acertos.

No meu caso que estive a ganhar 27 ou 28% durante este ano e reduzi para 20% positivos com alguns trades mal medidos... o que eu posso concluir é que o máximo do psi-20 foi de +/- 18% e que actualmente está a 4.43%, estou a bater largamente o mercado... o meu o objéctivo para este ano é ultrapassar os 30%, se for capaz...

Esqueci-me de referir que a 8º regra é de investir só em acções...

Abraços e bons negócios

o JAS ...

por UrsoRico » 20/8/2004 19:41

Acho que o equívoco aqui, é que os optimistas pensam que é o Analista Técnico MarcoAntónio que fez o mercado cair, quando ele apenas se limitou a dizer o que se estava a passar no mercado, com perfeita imparcialidade, e... até acertou!

Não percebo essa persistente atitude negativa contra os analistas técnicos... especialmente durante as quedas. Porque será? Será que nessas alturas, os que estão "entalados" nas acções, preferem que não lhes mostrem a verdade porque lhes dói muito??? Será por isso?

Hasteiam uma bandeira porque durante uma semana inteira, só estão a ganhar 1 ou 2 cêntimos com as subidas, como se isso fosse algum tipo de confirmação que a tendência de queda dos útimos 6 meses já terminou! Isto é para rir?

Vamos lá a ter ponderação e calma, meus senhores. A realidade é indismentível e ela é relatada pelos gráficos. Tudo o resto é puro desejo e fantasia.

Passem bem.
UrsoRico

por bertoluci » 20/8/2004 19:36

Antes do Ulisses ir de férias a minha participação no forum nunca foi bloqueada, a pata não tem andado por aqui... por isso concluí que fosse o Marco António... mas desde já as minhas desculpas, por ter deduzido mal

Abraço e bons negócios

AnteriorPróximo

Quem está ligado: