BCP - Tendência marcadamente descendente...
eu não disse que não concordava com o teu gráfico, peço desculpa se assim pareceu
é só esta parte que eu acho que nem sempre é verdade
Para mim, uma linha de Tendência de Longo-prazo, desenha-se directamente apartir de máximos ou mínimos HISTÓRICOS (não de máx/min relativos). Esta é a minha definição de longo-prazo.
é só esta parte que eu acho que nem sempre é verdade
- Registado: 2/1/2004 22:29
NOTA
Náo gosto muito de comentar o titulo BCP mas tenho a dizer duas coisas:
- Nao é o analista da CGD, da Morgan ou de outra casa que vai avaliar se o negocio é bom ou nao para o BCP, mas sim o mercado e o mercado tem sempre razao. Mesmo que o negocio se mostre bastante bom para o BCP o mercado continuara a ter razao pois nessa altura iria cotar o bcp ao valor justo. Nao tenho duvidas qeu o negocio e bom, mas ja estava mais que esperado e por isso náo existe grande razao para grandes movimentos de subida.
- Também nao me parece que o BCP possa descer por ai alem, náo so porque varios intervenentes de peso no mercado consideram o titulo barato e certamente nao vao exitar as compras (veja-se BPI) mas porque, pelas ultimas comunicacoes, o BCP esta comprado na mao de grandes institucionais. Evidentemente que nao é por estar na mao de grandes instituicionais que o titulo nao vai cair (veja-se PAD) mas que a confiança aumenta e verdade.
Conclusao: Nao me parece que o BCP tenha de subir obrigatoriamente por causa da venda da S&P mas tambem nao me parece que vai cair por ai além. Na verdade parece-me que esta haver grande acumulaçáo na compra deste titulo. VAmos ver no futuro se tenho razao ou nao.
cordiais cumprimentos, viana
- Nao é o analista da CGD, da Morgan ou de outra casa que vai avaliar se o negocio é bom ou nao para o BCP, mas sim o mercado e o mercado tem sempre razao. Mesmo que o negocio se mostre bastante bom para o BCP o mercado continuara a ter razao pois nessa altura iria cotar o bcp ao valor justo. Nao tenho duvidas qeu o negocio e bom, mas ja estava mais que esperado e por isso náo existe grande razao para grandes movimentos de subida.
- Também nao me parece que o BCP possa descer por ai alem, náo so porque varios intervenentes de peso no mercado consideram o titulo barato e certamente nao vao exitar as compras (veja-se BPI) mas porque, pelas ultimas comunicacoes, o BCP esta comprado na mao de grandes institucionais. Evidentemente que nao é por estar na mao de grandes instituicionais que o titulo nao vai cair (veja-se PAD) mas que a confiança aumenta e verdade.
Conclusao: Nao me parece que o BCP tenha de subir obrigatoriamente por causa da venda da S&P mas tambem nao me parece que vai cair por ai além. Na verdade parece-me que esta haver grande acumulaçáo na compra deste titulo. VAmos ver no futuro se tenho razao ou nao.
cordiais cumprimentos, viana
-
Viana
SPIKES AND TRENDLINES
pedro78 Escreveu:não li este tópico todo mas de qq maneira vou meter a colher, porque não concordo com a ultima opinião.
passo a explicar: é verdade que por vezes maximos e minimos absolutos de enquadram nas linhas de tendência, mas como a própria palavra diz a linha é de tendência, e os extremos absolutos não fazem parte da tendência são na maior parte das vezes "abusos" do preço. tenho tmb verificado que em grande parte dos gráficos uma tendência com varios toques na linha começa no extremo seguinte ao absoluto
é a minha opinião ninguém tem de concordar com ela
Caro amigo, obrigado pela tua colherada

Só para dizer o seguinte... o "abuso de preço" que referes são os chamados "SPIKES" na linguagem técnica, e são muitas vezes, originados por poucos trades, mas de grande efeito, porque nesses instantes haviam poucos compradores (no caso de uma queda) no mercado devido ao facto de ele se encontrar no final de uma exaustão (um "pânico" - no caso das queda).
Esses SPIKES são passíveis de serem ignorados, por certos analistas técnicos, e também é verdade, que por vezes, é tolerável aceitar esse "aligeiramento" da linha de tendência que contêm esses spikes. O que conta no fundo, é a tendência geral do mercado... e é por isso que, eu não sou adepto da "matematização" e formalização excessiva da análise técnica. Deve-se usar sempre o bom senso, e não apenas a régua e o esquadro!
Contudo, não vejo porque não concordas com o meu gráfico... ele não contém nenhum SPIKE comprometedor das linhas de tendência que estão lá desenhadas. E mesmo que te refiras ao pico máximo absoluto do BCP em Abril de 98, podes retirar-lhe umas boas dezenas de cêntimos de "altura" para compensar algum SPIKE que lá encontres... e não influenciaria a direcção DESCENDENTE da Linha de Tendência de Longo-Prazo!
Cumprimentos.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com
Profitaker,
Realmente a questão do horizonte temporal é decisiva. Pessoalmente, não creio que haja um interesse grande em definirmos tendências de dezenas de anos, mas se consideras importante, penso que o melhor é deixarmos aqui o gráfico desde a entrada do BCP em Bolsa para vermos qual a tendência de longo prazo.
Deixo dois gráficos porque num deles, a acção ainda não era negociada de forma contínua, mas as conclusões são as mesmas, ou seja, a tendência de super-longo prazo (expressão inventada agora por mim
) é ascendente.
Claro que, pessoalmente, não creio que isto seja relevante para qualquer investidor. Foi apenas para mostrar onde podem chegar os extremos...
Um abraço,
Ulisses
Realmente a questão do horizonte temporal é decisiva. Pessoalmente, não creio que haja um interesse grande em definirmos tendências de dezenas de anos, mas se consideras importante, penso que o melhor é deixarmos aqui o gráfico desde a entrada do BCP em Bolsa para vermos qual a tendência de longo prazo.
Deixo dois gráficos porque num deles, a acção ainda não era negociada de forma contínua, mas as conclusões são as mesmas, ou seja, a tendência de super-longo prazo (expressão inventada agora por mim

Claro que, pessoalmente, não creio que isto seja relevante para qualquer investidor. Foi apenas para mostrar onde podem chegar os extremos...
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-bcp1.gif (17.14 KiB) Visualizado 1213 vezes
-
- forum-bcp.gif (15.68 KiB) Visualizado 1216 vezes
não li este tópico todo mas de qq maneira vou meter a colher, porque não concordo com a ultima opinião.
passo a explicar: é verdade que por vezes maximos e minimos absolutos de enquadram nas linhas de tendência, mas como a própria palavra diz a linha é de tendência, e os extremos absolutos não fazem parte da tendência são na maior parte das vezes "abusos" do preço. tenho tmb verificado que em grande parte dos gráficos uma tendência com varios toques na linha começa no extremo seguinte ao absoluto
- Registado: 2/1/2004 22:29
Re: Qual a verdadeira linha de tendência de médio-prazo do B
Obrigado, caro TRSM.
Deixa-me só mostrar-te o que eu considero ser a minha Linha de Tendência de Longo-prazo.
Para mim, uma linha de Tendência de Longo-prazo, desenha-se directamente apartir de máximos ou mínimos HISTÓRICOS (não de máx/min relativos). Esta é a minha definição de longo-prazo.
Aqui fica, porque uma imagem vale por mil palavras, e a tendência de longo-prazo tem muita, muita força. Mesmo se só se investe no curto-prazo, a maturidade dos ciclos de médio e longo-prazo vão influenciar o sucesso do nosso negócio de curto-prazo! Isto é garantido.
Desde que as Linhas de tendência de Médio-prazo ascendentes no meu gráfico abaixo foram quebradas, as grandes oportunidades de negócio foram mesmo no sentido das quedas e dos shorts.
A realidade é a realidade. Um gráfico é um gráfico... e o gráfico é a realidade! Desde que se analise bem o gráfico, e não se sofra a tentação de "truncar" o mesmo, de modo a que este mostre apenas aquilo que nos interessa ver. É por isso que gosto sempre de ver o panorama de longo-prazo antes de decidir tomar posições no curto-prazo! E compensa sempre seguir o sentido do um prazo (time-frame) imediatamente maior do que aquele em que estamos a negociar!
Bons negócios.
Deixa-me só mostrar-te o que eu considero ser a minha Linha de Tendência de Longo-prazo.
Aqui fica, porque uma imagem vale por mil palavras, e a tendência de longo-prazo tem muita, muita força. Mesmo se só se investe no curto-prazo, a maturidade dos ciclos de médio e longo-prazo vão influenciar o sucesso do nosso negócio de curto-prazo! Isto é garantido.
Desde que as Linhas de tendência de Médio-prazo ascendentes no meu gráfico abaixo foram quebradas, as grandes oportunidades de negócio foram mesmo no sentido das quedas e dos shorts.
A realidade é a realidade. Um gráfico é um gráfico... e o gráfico é a realidade! Desde que se analise bem o gráfico, e não se sofra a tentação de "truncar" o mesmo, de modo a que este mostre apenas aquilo que nos interessa ver. É por isso que gosto sempre de ver o panorama de longo-prazo antes de decidir tomar posições no curto-prazo! E compensa sempre seguir o sentido do um prazo (time-frame) imediatamente maior do que aquele em que estamos a negociar!
Bons negócios.
- Anexos
-
- 20040722-bcp-lp.GIF (30.19 KiB) Visualizado 1251 vezes
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
Re: Qual a verdadeira linha de tendência de médio-prazo do B
Quanto a mim, não tem. Essa linha bull do Touro, e que não foi quebrada, é de curto-prazo, pois só tem a duração de 8 meses e 2 (ou talvez 3) pontos de contacto, enquanto a linha do meu gráfico acima (identificada no meu gráfico como "linha de tendência de médio-prazo ascendente") tem a duração de 14 meses e 4 pontos de contacto perfeitamente alinhados e com início no ponto exacto do mínimo histórico, qualidades que a "linha" do Touro não tem. Uma linha de tendência com esta qualidade e duração tem muito mais probablidades de funcionar, qualquer analista técnico vos assegurará.
1) Se reparares no meu gráfico essa LTA(lp) inicio em Maio só tem 2 toques, ao terceiro quebrou.
2) a Linha que o Touro fala é uma LTA (medio prazo), sorry,

3) quanto ao resto do teu comentário, uma palavra - excelente-
abraço
- Registado: 5/11/2002 11:30
Qual a verdadeira linha de tendência de médio-prazo do BCP ?
TRSM Escreveu:a LTA mencionada pelo Touro é esta, e quanto a mim tem logica.
Quanto a mim, não tem. Essa linha bull do Touro, e que não foi quebrada, é de curto-prazo, pois só tem a duração de 8 meses e 2 (ou talvez 3) pontos de contacto, enquanto a linha do meu gráfico acima (identificada no meu gráfico como "linha de tendência de médio-prazo ascendente") tem a duração de 14 meses e 4 pontos de contacto perfeitamente alinhados e com início no ponto exacto do mínimo histórico, qualidades que a "linha" do Touro não tem. Uma linha de tendência com esta qualidade e duração tem muito mais probablidades de funcionar, qualquer analista técnico vos assegurará.
Ora, se a quebra da minha linha, no início de Julho, indica-me, a mim, que o título está sériamente em apuros isso significa que vai cair aparatosamente e imediatamente? Talvez não, ninguém está a garantir isso!... Uma vez que a rotura da minha linha já se deu no início de Julho, e desde então ela tem vindo consistentemente a descer, talvez agora ele simplesmente continue a deslizar lentamente para baixo, mas isso é típico dos ritmos de oscilação do mercado quando inverte lentamente de tendência em direcção a ciclos de mais longo-prazo, como eu proponho que tem estado acontecer com o BCP.
Na realidade, também haverá a altura em que essas descidas poderão acelerar... Uma queda não deixa de ser uma queda, quer seja rápida ou lenta. Se calhar, as lentas até são muito piores, porque as quedas rápidas também são acompanhadas de ressaltos rápidos, enquanto as quedas lentas e dolorosas quase passam por despercebidas pela sua lentidão, e quando damos por ela, já o título desvalorizou dezenas porcento sem prespectivas de inverter. A inércia dos movimentos principais, tem muita força na bolsa.
E a inércia do BCP tem sido de queda no longo e agora, também no curto-prazo.
Concordo com o Touro e com o Marco Antonio quando eles dizem que neste momento e com base exclusivamente na analise técnica o melhor é estar quieto isto é nem abrir posições longas que nesta altura poderá ser uma posição algo prematura nem abrir posições curtas que poderão ser já tardias já que o titulo vai em baixa descendente há algum tempo com os fundamentais finalmente a darem a indicação aparentemente positivas do titulo e portanto poderá ajudar a estancar a queda. ( é obvio que tudo também dependerá do comportamento geral do mercado ) se os mercados de uma forma geral vierem abaixo significativamente o BCP acompanhará de forma natural as tendencias gerais de mercado.
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Profittaker, vamos lá ver se nos entendemos, talvez eu não tenha sido suficientemente claro para si. Além do mais, estando em férias, era esperado escrever noutro tom. Além disso quero dizer-lhe que não concordo com os seus julgamentos a meu respeito, nem os aceito.
A tendência de longo prazo de que fala foi quebrada em finais de 2003 início de 2004. É designada no meu gráfico por LTDlp.
JCS, apresento também o gráfico de médio-prazo com a linha de suporte de que falei. É certo que é um pouco ténue, mas não é de excluir.
A tendência de longo prazo de que fala foi quebrada em finais de 2003 início de 2004. É designada no meu gráfico por LTDlp.
JCS, apresento também o gráfico de médio-prazo com a linha de suporte de que falei. É certo que é um pouco ténue, mas não é de excluir.
- Anexos
-
- bcp20040722lp.jpg (121.57 KiB) Visualizado 813 vezes
-
- bcp20040722mp.jpg (143.61 KiB) Visualizado 814 vezes
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Realmente os gráficos indicam que a cotação se poderá manter no canal descendente. Contudo o meu lado fundamental leva-me a pensar que se poderá criar um suporte algo sólido nos tais €1,75 (pelo menos a avaliar pelos mais de 5.000.000 de titulos na compra que entretanto poderão vir a aumentar), uma vez que a haverem despejos da participação antes detida pela CGD estes não acontecerão nos €1,75 ou abaixo. Sabemos também que ao que tudo indica estes niveis de cotação são aliciantes para outros investidores (estou a pensar no BPI que tem vindo a reforçar consistentemente no titulo, dando na minha opinião um bom sinal de confiança ao mercado). É um pouco da minha convicção, embora perceba que olhando para os gráficos se possa ter outra ideia (no entanto sempre existirão canais descendentes rompidos em alta, como canais ascendentes rompidos em queda...
).
Sabendo que ambas as análises são falíveis, resta-me esperar para ver, (realçando que é de todo possivel a continuação da queda)... mas pode ser que não... Vamos ver como correm as próximas sessões, tendo em conta que amanhã é sexta-feira.
Cumprimentos
JCS

Sabendo que ambas as análises são falíveis, resta-me esperar para ver, (realçando que é de todo possivel a continuação da queda)... mas pode ser que não... Vamos ver como correm as próximas sessões, tendo em conta que amanhã é sexta-feira.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
a LTA mencionada pelo Touro é esta, e quanto a mim tem logica.
Embora o movimento se tenha iniciado em Maio, tivemos uma consolidação em canal lateral iniciada em Outubro, que acabou por ser rompida em Fevereiro de 2004.
Quanto a mim é valido traçar uma LTA desde a base dessa lateralização
Embora o movimento se tenha iniciado em Maio, tivemos uma consolidação em canal lateral iniciada em Outubro, que acabou por ser rompida em Fevereiro de 2004.
Quanto a mim é valido traçar uma LTA desde a base dessa lateralização
- Anexos
-
- bcp2.png (13.67 KiB) Visualizado 851 vezes
- Registado: 5/11/2002 11:30
Ovos Moles Escreveu:Bem, se a convicção é tão grande na descida do BCP, ajudo quem está do lado bear, propondo a compra de umas puts do BCP: 7160Z K=1.70 T=17-09-2004 Vol=46.8% Rf=2.09% cota a 0.13€ ou quem preferir um prazo mais largo 7182Z K=1.85 T=17-12-2004 Vol=43.76% Rf=2.13% cota a 0.23€, já não falando de vender futuros ou shortar opções. A convicção faz-se com a acção, bons proveitos.
Ovos Moles, como fui eu que iniciei o tópico devo esclarecer que, por vários motivos, não considero o BCP interessante para posições curtas.
Sucintamente:

Ou seja, uma posição curta tomada nesta altura é pouco interessante. Em primeiro lugar poderíamos ter de esperar bastante tempo (talvez meses) até vermos a cotação a valores significativamente mais baixos (pelo meio ela podería ir visitar o topo do canal ou então lateralizar durante vários meses). E isto sem invalidar o cenário actual, ou seja, sem quebrar a tendência de médio-prazo...
Por outro lado, imaginemos que a tendência terminava agora. Ora, segundo a análise que fiz isso só sería perceptível acima dos 1.90 ou 2.00€...
Ou seja, corríamos o risco de ter de assumir uma perda significativa (caso corresse mal) ou ter de esperar imenso tempo por um ganho marginal (caso corresse bem).
Uma relação risco versus benefício desinteressantíssima...
Já se a tendência fosse mais severa (rápida) e a cotação se encontra-se próximo de uma resistência importante (sendo assim possível colocar um «stop» ali por perto ou perceber rapidamente a alteração de cenário), aí sim, consideraría interessante a tomada de posições curtas.
Acrescento ainda que o facto de, mesmo que se mantenha a tendência, podermos ter de aguardar vários meses até termos a cotação a valores inferiores levam a que a opção por warrants seja ainda mais desaconselhável!
Lá está, a velha questão... a tendência é sempre: se não é longo é curto.
Quando tantas e tantas vezes o melhor é estar quieto.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bem, se a convicção é tão grande na descida do BCP, ajudo quem está do lado bear, propondo a compra de umas puts do BCP: 7160Z K=1.70 T=17-09-2004 Vol=46.8% Rf=2.09% cota a 0.13€ ou quem preferir um prazo mais largo 7182Z K=1.85 T=17-12-2004 Vol=43.76% Rf=2.13% cota a 0.23€, já não falando de vender futuros ou shortar opções. A convicção faz-se com a acção, bons proveitos.
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Tem razão Profitaker
Esta na página anterior e não tinha reparado...
Obrigado na mesma.

Obrigado na mesma.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Um Bullmarket com prazo limitado: Maio 2003 até Julho 2004..
E... essa tendência (agora quebrada para baixo) não se iniciou em Outubro de 2003, mas sim, em Maio de 2003.
Um abraço.
Um abraço.
O GRÁFICO É COMO UM DEUS PARA UM ANALISTA TÉCNICO
JCS Escreveu:Touro Escreveu:Reparem que não é de excluir uma linha de suporte ascendente (com inclinação muito pequena) iniciada em finais de Outubro de 2003.
Seria possivel da sua parte (ou outra pessoa) postar um gráfico para que se veja por onde anda esse suporte ascendente. Cumprimentos.
JCS
Olá caro JCS,
Eu já o postei na página anterior, mas aqui vai de novo. De notar nesse gráfico, que o suporte ascendente (que eu chamo de médio-prazo) iniciado em finais de Outubro de 2003 que o Touro refere, já foi quebrado no ínicio deste mês.
Um abraço.
- Anexos
-
- 20040722-bcp.GIF (22.97 KiB) Visualizado 897 vezes
Presumo que ninguém tenha o gráfico... 

"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Neste momento, SER BULL é muito mais grave do que ESTAR BULL
Touro Escreveu:Profitaker, concordo que o cenário técnico no BCP neste momento não é favorável, mas não é tão negro como você está a traçar no gráfico que apresentou. A tendência de queda de longo-prazo que refere já foi abandonada.
Touro, recomendo que seja menos "touro" e mais imparcial. É importante ser imparcial e não ter uma visão tendenciosa para a subida, sem explicar porquê, como fez o Touro.
Nessa sua mensagem lacónica, permaneci na dúvida sobre em que se baseia, para afirmar com tanta certeza, que a tendência descendente de longo-prazo já terminou? Por acaso já chegámos ou estamos sequer perto dos máximos históricos nos nossos índices? Nem sequer tivémos tempo ainda para esperar pela correcção desta última tendência BULL de médio-prazo do ano passado, para se poder avaliar se os mínimos relativos dela se vão situar acima do mínimo relativo, que é o mínimo histórico de 2003... Até isso acontecer, e pela simples inércia de um bearmarket fortíssimo e histórico que herdámos e sob o qual ainda estamos subjugados, é bem possível que esse mínimo seja de novo visitado ou mesmo, quebrado!
Os Japoneses, por exemplo, estão há 20 e tal anos à espera que o seu bear-market de longo-prazo termine. Não existiram bullmarkets de curto e médio-prazo no Japão durante esse período, sim existiram, mas os mínimos históricos voltaram sempre a ser visitados e quebrados. Não existiu este bullmarket de médio-prazo de 1 ano na nossa bolsa? Sim, existiu... e depois? Isso garante que vamos agora em direcção a novos máximos históricos sem visitarmos novamente os mínimos históricos? Claro que não... é preciso ver que esses períodos de longos meses de subidas, aconteceram DENTRO de um Bearmarket de longo prazo, que começou em 2000 e que ainda não terminou, nem para os Japoneses, e, até ver, nem para nós (de notar por exemplo, o fraco volume com que se deu este "bullmarket" do ano passado na nossa bolsa e que ainda se vive).
Por isso, e até provas em contrário que o mercado precisa de dar no sentido ascendente e da força desse sentido ascendente (e que vão certamente demorar alguns anos a aparecer), a tendência de longo-prazo continua a definir-se como descendente! Pois é só isso que se pode extrair imparcialmente e honestamente dos gráficos de longo-prazo.
Os gráficos dizem tudo, para quem tiver paciência para os escutar.
Um esclarecimento... eu não SOU pessimista, eu ESTOU pessimista, o que é uma posição muito diferente e muito mais saudável, na bolsa.
Disponha sempre.
Um abraço.
PS: Perguntam alguns... "e para quê que este tipo está práqui a falar no longo-prazo? se eu sou daytrader e só negoceio no curto-prazo, caramba!" ... É simples... tudo o que acontece nos ciclos de curto-prazo vai estar manietado e balizado pelos ciclos de médio e longo-prazo que existem nesse mercado, e portanto, é importante tomar conhecimento deles, para se compreender e precaver, mesmo quando negoceia apenas nesse curto-prazo! ... "The trend is your friend, remember?"
josema Escreveu:Entendes a minha pergunta "campesina", Marco? Quem é o mercado?
Josema, o mercado é todos e não é ninguém.
Ninguém controla o mercado (pelo menos o tempo todo) pois o mercado é grande demais e complexo demais para isso.
Portanto, e quanto mais líquido e de maiores dimensões tanto mais verdade isto será, o mercado é a súmula de todos nós. Uns pesam mais, outros pesam menos. Mas todos erram!...
Uns mais e outros menos, claro.
Por vezes corre a ideia que os grandes não erram (só porque são grandes, responsáveis, informados, etc) ou erram menos. Errado!
Erram e por vezes quando erram, erram em grande. E com eles arrastando muitos pequenos, também ocorre.
josema Escreveu:Eu sei que a CGD encarregou a MS e o DB para colocarem as tais acções em institucionais. Quem são? Ninguém? O que fazem às acções? É indiferente para a cotação do BCP?
Sim, é indiferente.
Quer dizer, para um fundamentalista se tivesse sido o Warren Buffet a comprar talvez não fosse indiferente. Mas não só não foi o Warren Buffet como eu não sou fundamentalista...

josema Escreveu:Com todas estas perguntas, apenas pretendo uma coisa: "obrigar" todos aqueles que usam a cabeça e conhecimentos neste fórum,
a partilhar o que sabem com os que, como eu, estão preocupados com a situação.
Mas Josema, já há quem discuta esses pormenores. Cheguei há dias e devo dizer que talvez esse assunto seja o assunto que mais tenho visto ser discutido aqui no forum. Em boa verdade, pessoalmente passei por cima pois é uma vertente da análise que como é sabido diz-me muito pouco... ou nada.
josema Escreveu: Sem pretensões, tento, na medida do possível, ajudar a elevar o nível do fórum.
Bons negócios e saudações amigas.
Josema, aqui permite-e discordar. Diversidade, sim. Qualidade, não. Pelo menos necessariamente...
Ou seja, não é só porque se discute essa vertente que a opinião tem mais qualidade. Não é por isso que se vai acertar mais ou menos e que o investimento vai ter mais ou menos sucesso.
Recuso-me a aceitar a AT como uma parente pobre da análise dos mercados. Simplista, talvez. Mas apenas porque pretende ser a súmula de muitas vertentes e, acima de tudo, pragmática.
Mas nos mercados atrever-me-ía a dizer que a qualidade mede-se pelos resultados e sua consistência. E enquanto a AT permitir atingir esse fim não pode (ou deve) ser considerada uma parente pobre. Como eu sei que ela permite atingir esse fim...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sabem que não sou um purista da AT, e julgo que quando se sabem as razões fundamentais que levaram a um determinado movimento, estas não devem ser excluidas na formulação da análise técnica. E o caso actual do BCP é paradigmático neste aspecto.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Lollllllllllllllllll
Marco Antonio,
Não .......me vou desviar do tema, a tua (como eu disse) eventual fig, tem uma linha superior com pelo menos três toques, e tem uma linha inferior com pelo menos três toques, para mim está perfeita tecnicamente................ agora para mim um canal tem de ter as linhas paralelas. (passo o pleonasmo) É só! Como vês são só pontos de vista diferentes.
Nem sequer está em causa o resto da tua analise que eu acho perfeita, concordando ou não com ela.
Caro touro,
Se me permite discordo, isto é só uma questão de definição de bases (onde há duas opiniões diferentes, sem qq problema) , aliás............. aconselho a leitura de um comentário de um membro de nick TOURO que eu preso muito em ler, onde se lê que o facto de as hipotéticas formações resultarem, não quer dizer que elas existissem antes.
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#154813
Abraços
patdav
Marco Antonio,

Não .......me vou desviar do tema, a tua (como eu disse) eventual fig, tem uma linha superior com pelo menos três toques, e tem uma linha inferior com pelo menos três toques, para mim está perfeita tecnicamente................ agora para mim um canal tem de ter as linhas paralelas. (passo o pleonasmo) É só! Como vês são só pontos de vista diferentes.

Nem sequer está em causa o resto da tua analise que eu acho perfeita, concordando ou não com ela.

Caro touro,

Se me permite discordo, isto é só uma questão de definição de bases (onde há duas opiniões diferentes, sem qq problema) , aliás............. aconselho a leitura de um comentário de um membro de nick TOURO que eu preso muito em ler, onde se lê que o facto de as hipotéticas formações resultarem, não quer dizer que elas existissem antes.

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#154813
Abraços
patdav
..........................
Touro Escreveu:Reparem que não é de excluir uma linha de suporte ascendente (com inclinação muito pequena) iniciada em finais de Outubro de 2003.
Seria possivel da sua parte (ou outra pessoa) postar um gráfico para que se veja por onde anda esse suporte ascendente. Cumprimentos.
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Penso que entendi, Marco. Não quis - nem agora, nem em qualquer outra altura - entrar em situação conflituosa. Apenas e só não consigo dissociar as causas dos efeitos e vice versa. Será defeito da minha formação filosófica? Talvez.
Eu sei, porque leio tudo o que escreves aqui, qual o teu modo de pensar: a AT tem incluídos todos os factos relativos ao título em análise. O mercado é que manda, etc.. Mas quem é o mercado?
Sem me querer alongar, recordo aqui uma episódio narrado em "Vinhas da Ira" por Stimbeck(penso que é assim que se escreve): Chega a casa de um camponês um empregado de um banco para o informar de que as suas terras pertenciam agora ao banco porque ele (camponês) não pagara dentro do prazo o empréstimo que fizera para comprar as sementes e o adubo, tendo dado as terras como garantia. O homemzinho não entendia que o banco não entendesse que ele não pagara porque a colheita fora má. E o empregado do banco ia dizendo que, também ele filho de camponeses, entendia o problema do agricultor. Que este tinha razão, mas o banco apenas estava a exercer um direito. Em desespero, o camponês pergunta ao funcionário do banco: "diga-me quem é o banco que eu vou lá e mato-o com um tiro". O empregado bancário, comungando do desespero do homem, responde-lhe: "O banco não é ninguém".
Entendes a minha pergunta "campesina", Marco? Quem é o mercado?
Eu sei que a CGD encarregou a MS e o DB para colocarem as tais acções em institucionais. Quem são? Ninguém? O que fazem às acções? É indiferente para a cotação do BCP?
Com todas estas perguntas, apenas pretendo uma coisa: "obrigar" todos aqueles que usam a cabeça e conhecimentos neste fórum,
a partilhar o que sabem com os que, como eu, estão preocupados com a situação. Sem pretensões, tento, na medida do possível, ajudar a elevar o nível do fórum.
Eu sei, porque leio tudo o que escreves aqui, qual o teu modo de pensar: a AT tem incluídos todos os factos relativos ao título em análise. O mercado é que manda, etc.. Mas quem é o mercado?
Sem me querer alongar, recordo aqui uma episódio narrado em "Vinhas da Ira" por Stimbeck(penso que é assim que se escreve): Chega a casa de um camponês um empregado de um banco para o informar de que as suas terras pertenciam agora ao banco porque ele (camponês) não pagara dentro do prazo o empréstimo que fizera para comprar as sementes e o adubo, tendo dado as terras como garantia. O homemzinho não entendia que o banco não entendesse que ele não pagara porque a colheita fora má. E o empregado do banco ia dizendo que, também ele filho de camponeses, entendia o problema do agricultor. Que este tinha razão, mas o banco apenas estava a exercer um direito. Em desespero, o camponês pergunta ao funcionário do banco: "diga-me quem é o banco que eu vou lá e mato-o com um tiro". O empregado bancário, comungando do desespero do homem, responde-lhe: "O banco não é ninguém".
Entendes a minha pergunta "campesina", Marco? Quem é o mercado?
Eu sei que a CGD encarregou a MS e o DB para colocarem as tais acções em institucionais. Quem são? Ninguém? O que fazem às acções? É indiferente para a cotação do BCP?
Com todas estas perguntas, apenas pretendo uma coisa: "obrigar" todos aqueles que usam a cabeça e conhecimentos neste fórum,
a partilhar o que sabem com os que, como eu, estão preocupados com a situação. Sem pretensões, tento, na medida do possível, ajudar a elevar o nível do fórum.