O grande negócio BCP/CGD
Trend Escreveu:Porque haveria de vender a CGD antecipadamente aos poucos os 110m se não sabia se ganhava a corrida ao S%P?
CGD poderia não ter ganho.
abraço
Qual corrida? à parte que a CGD compou não deve ter havido grande corrida...
Ulisses Pereira Escreveu:Seria, sim "inside trading". Aproveitar-se de uma informação que ainda não é pública para negociar é proibido por lei. É a essa informação que se chama privilegiada. A Caixa não o poderia ter feito.
Continuo a achar esta ideia paradoxal.. se a CGD podia vender tudo o que vendeu e nem comunicar ao mercado? como é que poderia ter havido inside trading?
Penso que no caso da PT até se poderia considerar inside trading porque só eles sabem quando compram e até que percentagem vão comprar ("até 10%" pode significar muita coisa...)
Mais, se assim fosse poderiamos chegar ao ridículo de considerar que todos fazemos inside trading... se eu tiver 50 mil acções da PT e decidir vender a minha posição não poderei vender hoje 10 mil e deixar o resto para os dias seguintes, pois ao vender hoje estou a usar a informação previligiada de que já sei que vão aparecer mais 40 mil a vender nos próximos dias...
Este exemplo pode ser caricato mas era idêntico ao da CGD só que o número de acções é muito superior... então fica a pergunta, a partir de que quantidade de acções é que se pode vender aos poucos sem ser considerado inside trading?
Segundo o Jas só se é obrigado a comunicar ao mercado aquisição ou venda de posições iguais ou superiores a 5%, e ainda assim penso que se pode comunicar no fim, não se é obrigado a comunicar que se está a iniciar essa venda/compra...
Jas
Porque haveria de vender a CGD antecipadamente aos poucos os 110m se não sabia se ganhava a corrida ao S%P?
abraço
Porque haveria de vender a CGD antecipadamente aos poucos os 110m se não sabia se ganhava a corrida ao S%P?
abraço
Trend is your friend
tem PC? Eis uma espetacular ferramenta, click aqui
tem PC? Eis uma espetacular ferramenta, click aqui
Re
Ulisses Pereira Escreveu:Seria, sim "inside trading". Aproveitar-se de uma informação que ainda não é pública para negociar é proibido por lei. É a essa informação que se chama privilegiada. A Caixa não o poderia ter feito.
Como muito bem dizes "aproveitar-se" é proibido por lei.
Mas para se aproveitarem duma situação têm obrigatoriamente que existir proveitos!
Acontece que todos os analistas são unanimes em afirmarem que o negócio foi excelente para o BCP e, em consequência, o expectavel era que o BCP subisse.
Sendo assim nunca a CGD poderia ser acusada de utilizar informação previligiada pois ela estaria a vender a "determinado preço" e ele era inferior ao preço expectavel após a realização do negócio.
Não haveria proveitos por uma venda antecipada mas sim prejuizos...
Poderás ainda argumentar que o BCP caíu após o negócio.
Mas acho que isso não era expectavel.
Também se pode argumentar que a CGD sabia que iria cair porque ela própria iria vender uma enorme quantidade.
Isto, quanto a mim, não tem nada a ver com o negócio da S&P.
Tem apenas a ver com a liquidez para realizar uma operação. Se tivesse vendido uma parte há um mês ou dois poderia argumentar que estava a melhorar os rácios...
Nota que ninguém pode ser preso por vender uma posição que irá, pela sua dimensão, provocar queda de cotações.
É um facto natural...
Apenas é obrigatório comunicar quando atingem os vários limites legais.
Neste caso seriam os 5% e a seguir ao atingirem metade da posição inicial.
O grande problema, quanto a mim, foi a falta de informação.
Deixou-se sair uma notícia falsa (a quem aproveitou?) que continha uma verdadeira ameaça e que dizia que a CGD iria despejar 110M entre 1,70/1,75 e em apenas 2 dias.
Um negócio fora de bolsa de 110M de acções a 1,75 não faz cair as cotação.
A falsa notícia de que "iam largar 110M entre 1,70/1,75 e em escassas 2 sessões" faz cair a cotação...
Nada teria acontecido se a CGD tivesse explicado o negócio devidamente.
Mas temos mais.
Porque continua por explicar o negociozinho dos "institucionais previliados" a quem a CGD vendeu a 1,75(quem foram os felizardos?) e que agora, segundo parece, as despejam sem grandes pressas a 1,78 e acima.
Excelente negócio...
Eu gostava de saber quem são.
Um abraço,
JAS
Pois foi, sem dúvida. E não tenho dúvida nenhuma que o "inside trading" ocorre sistematicamente em todo o mundo. basta ver alguns gráficos e ver datas importantes para nos apercebermos disso.
Aliás, o crime de "inside trading" é dos mais complicados de se provar, sobretudo se for feito com alguma habilidae. Para termos noção dessa dificuldade, em Portugal só muito recentemente foi pela primeira vez alguém condenado por esse crime. E há quantos anos não é ele cometido?
Um abraço,
Ulisses
Aliás, o crime de "inside trading" é dos mais complicados de se provar, sobretudo se for feito com alguma habilidae. Para termos noção dessa dificuldade, em Portugal só muito recentemente foi pela primeira vez alguém condenado por esse crime. E há quantos anos não é ele cometido?
Um abraço,
Ulisses
Tudo depende dos timings
Pelo que dizem o negócio com a CGD só foi fechado no dia da apresentação de resultados. Toda a gente sabia que a CGD andava em negociações com o BCP,nada impedia que antes não tivesse despejado algumas ou a totalidade. Só a partir do negócio concluido é que há inside trading
Só que no dia que soasse nos ouvidos do mercado que a CGD estava a vender.....ai, ai,..a cotação....
Óh Ulisses a tua amiga foi uma boa Samaritana! Analisa a evolução da cotação da PT uns dias antes e verifica se todos fizeram como a tua amiga!
Só que no dia que soasse nos ouvidos do mercado que a CGD estava a vender.....ai, ai,..a cotação....
Óh Ulisses a tua amiga foi uma boa Samaritana! Analisa a evolução da cotação da PT uns dias antes e verifica se todos fizeram como a tua amiga!
-
Objector de Consciência
Seria, sim "inside trading". Aproveitar-se de uma informação que ainda não é pública para negociar é proibido por lei. É a essa informação que se chama privilegiada. A Caixa não o poderia ter feito.
Em relação à compra de acções próprias da PT, ela anunciou que o ia fazer, ou seja, está na mesma posição que todo o mercado. Mas esse é um bom exemplo: Uma grande amiga minha, trabalhadora da PT, sabia uns dias antes que o programa ia ser anunciado. Não comprou acções exactamente para não cometer crime de "inside trading" e só o fez depois da PT ter anunciado o facto ao mercado.
Um abraço,
Ulisses
Em relação à compra de acções próprias da PT, ela anunciou que o ia fazer, ou seja, está na mesma posição que todo o mercado. Mas esse é um bom exemplo: Uma grande amiga minha, trabalhadora da PT, sabia uns dias antes que o programa ia ser anunciado. Não comprou acções exactamente para não cometer crime de "inside trading" e só o fez depois da PT ter anunciado o facto ao mercado.
Um abraço,
Ulisses
Sinceramente não parece que pudesse ser considerado inside trading, nem vejo relação possível!!?
Qualquer accionista é livre de vender acções de uma empresa, mais ainda se está vendedora de 110 Milhões de acções... qual era a informação priviligiada que a CGD tinha? era a própria venda? acho essa ideia um bocado paradoxal!!!
Seguindo esse raciocínio a PT, com o seu plano de compra de acções próprias, tem estado permanentemente a incorrer no crime de inside trading, pois só ela sabe quando vai comprar, que percentagem vai comprar (apenas anunciou que iria comprar até 10%), etc...
Qualquer accionista é livre de vender acções de uma empresa, mais ainda se está vendedora de 110 Milhões de acções... qual era a informação priviligiada que a CGD tinha? era a própria venda? acho essa ideia um bocado paradoxal!!!
Seguindo esse raciocínio a PT, com o seu plano de compra de acções próprias, tem estado permanentemente a incorrer no crime de inside trading, pois só ela sabe quando vai comprar, que percentagem vai comprar (apenas anunciou que iria comprar até 10%), etc...
JAS... inside trading é negociar na bolsa sabendo de informação priveligiada.
SE a CGD tivesse vendido acções do BCP durante o processo negocial, isso teria de ser considerado como inside trading. Até porque, tal como tu disseste no teu post, isso iria raduzir-se numa "possível" mais valia...
Um abraço
Nunofaustino
SE a CGD tivesse vendido acções do BCP durante o processo negocial, isso teria de ser considerado como inside trading. Até porque, tal como tu disseste no teu post, isso iria raduzir-se numa "possível" mais valia...
Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
negócio bcp-cgd !
Tenho alguma dificuldade em chamar negócio a transacção feita entre o BCO e a CGD em relação a venda da tão falada SeP.
E não me atrevo a dizer e nem subscrevo a ideia de que se trata de um bom negócio para o BCP. Tenho muitas duvidas que assim seija. Tenho algum receio, que daqui a uns tempos tenha de admitir que se tratou de um favor e não de um negócio.
Se é tão bom negócio assim para o BCP porque não subiu a cotação do título seria normal. Logo para se poder falar em bom negócio também é preciso saber se não seria possível vender melhor.... eu não sei.
Também é necessário saber se a aplicação do produto da venda depois de aplicado, irá dar mais retorno do que daria se o BCP continua-se com a SeP. Penso que só o tempo irá dar resposta cabal a estas questões e só daqui a algum tempo será possível dizer-se se foi bom ou mau para o BCP ou se foi bom para ambos, como seria desejavel.
sol
E não me atrevo a dizer e nem subscrevo a ideia de que se trata de um bom negócio para o BCP. Tenho muitas duvidas que assim seija. Tenho algum receio, que daqui a uns tempos tenha de admitir que se tratou de um favor e não de um negócio.
Se é tão bom negócio assim para o BCP porque não subiu a cotação do título seria normal. Logo para se poder falar em bom negócio também é preciso saber se não seria possível vender melhor.... eu não sei.
Também é necessário saber se a aplicação do produto da venda depois de aplicado, irá dar mais retorno do que daria se o BCP continua-se com a SeP. Penso que só o tempo irá dar resposta cabal a estas questões e só daqui a algum tempo será possível dizer-se se foi bom ou mau para o BCP ou se foi bom para ambos, como seria desejavel.
sol
- Registado: 17/12/2002 10:41
Re: BCP / CGD
Col Escreveu:Julgo ter sido um grande negócio para o BCP e provávelmente não foi uma venda mas uma PERMUTA, com o JG a impor o preço da retoma, porque se calhar o Governo não o deixou vender aos estrangeiros.
Acredito que o Governo não tenha deixado o BCP vender a totalidade da S&P a estrangeiros.
Até aí tudo bem...
Numa permuta haveria a troca da parte da S&P por acções do BCP ou seja seria o BCP quem ficava com acções próprias.
Eu acreditei nessa hipótese e até a escrevi por aqui há 2 ou 3 meses.
Mas isso implicava que o BCP tivesse comunicado a aquisição de acções próprias e tal não aconteceu.
JAS
Re: Depois de tudo o que vi e li...
Meteorologista Escreveu:Assim, os termos da compra feita pela CGD não deveriam ser analisados dum ponto de vista estritamente comercial.
Eu não discuto se do ponto de vista estratégico é bom ou não manter os seguros em Portugal.
O que eu pergunto é se aqueles pontos que enunciei tinham que ser tratados com tanta pressa...
E também pergunto se mais milhão ou menos milhão não interessa.
E continuo a não perceber porque era preciso o cash em 2 dias.
Já li que o pagamento será feito com a concretização do negócio e que o negócio está pendente de autorizações.
Isto num país burocrata como o nosso e em plena mudança de governo demorará apenas 2 dias?
JAS
Depois de tudo o que vi e li...
...penso que se tratou não dum negócio mas duma medida de política decidida pelo Estado Português através do seu instrumento que é a CGD e posta em prática na altura oportuna ou necessária.
Assim, os termos da compra feita pela CGD não deveriam ser analisados dum ponto de vista estritamente comercial.
Só não percebo é porque é que o BCP não sobe, mas talvez isso vá acontecer em breve.
Cumprimentos e bons negócios.
Meteorologista
Assim, os termos da compra feita pela CGD não deveriam ser analisados dum ponto de vista estritamente comercial.
Só não percebo é porque é que o BCP não sobe, mas talvez isso vá acontecer em breve.
Meteorologista
nunofaustino Escreveu:Será que era legal a CGD ir vendendo a posição que tinha no BCP antes de anunciar a compra da S&P?
Não era considerado como inside trading?
Acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
A CGD não vendeu as acções do BCP por pensar que este iria desvalorizar ao ser feito o negócio.
Se isso fosse verdade poderia ser considerado "inside trading".
Mas a opinião quase generalizada dos analistas é que o BCP ficou melhor após a venda... Portanto inside trading seria comprar e não vender...
A CGD poderia ter vendido cerca de 3% sem sequer ser obrigada a comunicar à CMVM. Só teria que o fazer quando atingisse os 5%.
Eu continuo a não entender porque não venderam algumas durante os meses que demoraram as negociações.
Acho que foram pelo menos 3 meses e isso dá 60 sessões de Bolsa... Se vendessem 500k/sessão tinham vendido 30M sem dar nas vistas e sem afectar significativamente a cotação.
O preço médio dos últimos 90 dias foi 1,91.
Ou seja a CGD poderia ter vendido pelo menos 1/3 dos 110M por mais 0,16 euros/acção e ganharia cerca de 9%.
E isso representa... apenas 4,8ME!!!
Dizem as más línguas, geralmente bem informadas, que se a CGD tivesse poupado esse milhão de contos não era linear que fosse assim tão bom negócio.
Haveria a necessidade de o contar e isso, para um banco estatal, significaria ter que meter mais pessoal ou pagar horas extraordinárias...
JAS
A ser assim
A caixa vendeu mal ou quer vender os 2,6 % com que ainda ficou por um preço mais convidativo?
-
Oitenta
Caixa BI eleva recomendação do BCP para «outperform»
Após venda de parte da unidade de seguros Caixa BI eleva recomendação do BCP para «outperform»
A Caixa BI, banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos, subiu a recomendação do Banco Comercial Português (BCP) para «outperform», depois do banco liderado por Jardim Gonçalves ter ontem anunciado a venda de parte da sua unidade de seguros por 843 milhões de euros ao banco estatal e ao Fortis.
A anterior recomendação era de «perform», ou seja, dava indicação que deveria acompanhar o desempenho do mercado onde se insere.
A alteração surge depois de ontem o BCP [BCP] ter anunciado a venda de 100% de três companhias da Seguros e Pensões do negócio não vida, à Caixa Geral de Depósitos, por 343 milhões de euros, alienando ainda 50% do capital de mais quatro companhias da sua unidade de seguros, ao banco belga holandês Fortis, por 500 milhões de euros.
Estas duas operações resultarão numa mais valia para o banco de Jardim Gonçalves no valor de 367 milhões de euros.
«As condições finais do negócio com a Caixa e o Fortis parecem positivas para o BCP, tendo em conta que o banco adquiriu a totalidade da Seguros & Pensões à Eureko por 916 milhões de euros e consegue agora uma mais valia de 367 milhões de euros», refere a Caixa BI.
O preço alvo manteve-se inalterado nos 1,90 euros, o que permite um potencial de valorização de 6,14%.
As acções do BCP fecharam hoje a subir 0,56% para os 1,79 euros, depois de terem caído ontem 3,26% para os 1,78 euros.
20-07-2004 18:31 por Canal de Negócios
A Caixa BI, banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos, subiu a recomendação do Banco Comercial Português (BCP) para «outperform», depois do banco liderado por Jardim Gonçalves ter ontem anunciado a venda de parte da sua unidade de seguros por 843 milhões de euros ao banco estatal e ao Fortis.
A anterior recomendação era de «perform», ou seja, dava indicação que deveria acompanhar o desempenho do mercado onde se insere.
A alteração surge depois de ontem o BCP [BCP] ter anunciado a venda de 100% de três companhias da Seguros e Pensões do negócio não vida, à Caixa Geral de Depósitos, por 343 milhões de euros, alienando ainda 50% do capital de mais quatro companhias da sua unidade de seguros, ao banco belga holandês Fortis, por 500 milhões de euros.
Estas duas operações resultarão numa mais valia para o banco de Jardim Gonçalves no valor de 367 milhões de euros.
«As condições finais do negócio com a Caixa e o Fortis parecem positivas para o BCP, tendo em conta que o banco adquiriu a totalidade da Seguros & Pensões à Eureko por 916 milhões de euros e consegue agora uma mais valia de 367 milhões de euros», refere a Caixa BI.
O preço alvo manteve-se inalterado nos 1,90 euros, o que permite um potencial de valorização de 6,14%.
As acções do BCP fecharam hoje a subir 0,56% para os 1,79 euros, depois de terem caído ontem 3,26% para os 1,78 euros.
20-07-2004 18:31 por Canal de Negócios
-
Visitante
Jas
Olá JAS!
...na minha opinião, ser muito curioso não é um defeito é uma qualidade!
Heheheeh!!!
Beijinhos,
Su
...na minha opinião, ser muito curioso não é um defeito é uma qualidade!
Heheheeh!!!

Beijinhos,
Su
Muito agradecia...
...ao Incognitus que me descodificasse o termo "flippers" que desconheço.
Meteorologista
Meteorologista
Re: O grande negócio BCP/CGD
JAS Escreveu: Porque precisou a CGD de vender 110M de acções em apenas 2 dias ou até num único dia?[/b]
Não me parece que a CGD tenha que pagar de imediato ao BCP.
Mas, mesmo que fosse preciso pagar já, como é possível que a Administração da CGD não tenha previsto que era preciso pagar?
O negócio com o BCP andou a arrastar-se durante muitos meses.
Houve longos meses para vender as acções mais devagarinho...
Zen Escreveu:Nunca compreenderei a operação. Compreendo que para quem queira mandar fora aquelas acções todas, esta seja uma boa maneira de segurar a cotação (embora me soe a manipulação de mercado). O porquê da vontade está para lá do que pode ser ponderado.
Também estranhei a forma "apressada" como a operação, depois de se arrastar por vários meses, se concluiu!??
Já ontem aqui referi isso, o Ulisses e o Nuno Faustino acham que a CGD fez bem porque é melhor vender assim do que despejá-las no mercado durante um periodo mais alargado...
A mim esta expliação não me convence porque penso que haveria muitas outras alternativas!
- Registado: 6/11/2002 19:27
Re: Ora JAS
BCP2005 Escreveu:Apesar do preço estar inflacionado a CGD fica com o controle da empresa, o que não acontece com o BCP nos 49,9999%. Quem fez melhor negócio? Só o tempo o dirá mas secalhar foi a Fortis
A Fortis sabe gerir Seguros e o BCP não sabe.
O BCP fica com a distribuição ou seja vende seguros ao balcão. E isso sabe fazer.
E fica com 49,9% da parte do negócio que é rentável.
O mono despachou para a CGD.
Zen Escreveu:Eu, por exemplo, ainda não percebi se as acções que estão a ser despejadas no mercado são da CGD ou de institucionais a quem a CGD vendeu ...
A CGD comunicou que tinha vendido fora da bolsa.
Pode haver algumas dúvidas se os 30M negociados ontem e os 25M negociados hoje têm alguma coisa a ver com os 110M pu não.
Pode ter havido um panic-dell e stops accionados do lado da venda.
Mas uma coisa é certa: Havia quem esperasse isso e estava do lado da compra a apanhá-las em saldo...
Também é possível que os institucionais que compraram a 1,75 tenham vendido a 1,78.
Ganhar 0,03 em 24 horas é bom negócio.
Um abraço,
JAS
Re: Mais uma vez
.,BLOCO DE ESQUERDA Escreveu:E depois dizem que criam riqueza é o tanas quem paga é o contribuinte.
Pois, pois, mas essas teses tão à esquerda não me convencem.
Vocês já não pensam nacionalizar a Banca?
Quando isso acontecer só temos negócios destes.
Quando o dinheiro é do Povo ninguém toma conta dele.
JAS