Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Confirmam-se as eleiçoes antecipadas..

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunofaustino » 7/7/2004 21:32

jarc, melhor exemplo de que? Não percebi...

Para os visitantes...

Eu n estou a dizer se devem haver ou não eleições antecipadas... há boas razões para ambos os lados.

Já disse que inicialmente concordei com o D. Barroso na decisão de ir para a UE mas, depois de ver a instabilidade que isso provocou, alterei a minha posição e acho q ele deveria ter ficado em Portugal.

Tb acho que o PR n devia ter deixado esta discussão chegar ao ridículo em que chegou e que já devia ter tomado uma decisão...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Visitante » 7/7/2004 21:23

nunofaustino Escreveu:Já agora, vocês n acham que este impasse na decisão do PPR está a fazer um mal terrível ao país? Será que é necessário ouvir toda a gente para tomar uma decisão destas? Já são quase duas semanas e o país parado... ou pior pois este clima de indefinição n faz bem a ninguém...

Acho q já chega de espera e vamos lá tomar uma decisão de uma vez por todas...

Um abraço
Nunofaustino

O Presidente demorar uns dias a ponderar uma decisão destas faz um mal terrível,um Primeiro Ministro a "baldar-se" aos compromissos que assumiu com o país até contribui para a estabilidade!!!
Visitante

por Visitante » 7/7/2004 20:46

Este bcp é canhoto.

O tópico inicial é tendencioso e não foi posto por acaso.
Visitante

Aquilo vai de Moeda ao Ar

por bboniek99 » 7/7/2004 20:36

e muito poder de Decisao.
bboniek99

Eleições

por jarc » 7/7/2004 20:34

Nuno Faustino, não tinhas melhor exemplo? :lol: Concordo que é demasiado tempo, mas como a decisão vai desagradar a muita gente, o tempo é usado para amansar a emoção. Tomemos o meu caso: Desde cedo percebi que Durão tinha feito um golpe de mestre e tb desde essa altura foi para mim claro que eleições seria uma solução péssima para o País. No entanto o tempo vai correndo e começo a estar menos reactivo, até dou comigo a divertir-me com a possibilidade do par "Louça/Fazenda" Nacionalizar o BCP. :lol: Esta do Bloco de esquerda ter prometido ao Sampaio que garantiria uma maioria de esqueda no Parlamento... Não se esqueçam que o Sampaio veio do MES.

A propósito do BCP, agora mais a sério, o JAS não anda longe. A CGD só aguentou os 7% com ajuda política e portanto se deixarem de estar no Governo os políticos que os empurraram para apertarem a mão... Sempre são 7%.

Registado: 23/7/2003 16:05

por nunofaustino » 7/7/2004 20:02

não é só do presidente, mas tb...

Tudo bem que é uma decisão importante, mas tb é preciso demonstrar poder de decisão... não pode ser querer, posso e mando, mas é preciso tomar uma decisão.

Já se passram quase duas semanas desde que se sabe que o Durão Barroso se ia demitir... eu acho q é tempo a mais para esta decisão.

Vocês acham que o Mário Soares tinha demorado tanto tempo? Não me parece...

Um abraço
Nunofaustino

por Visitante » 7/7/2004 19:53

nunofaustino Escreveu:Já são quase duas semanas e o país parado...

Culpa do Presidente?? :lol: :lol: :lol: :lol:
Visitante

por Visitante » 7/7/2004 19:45

nunofaustino Escreveu:Já agora, vocês n acham que este impasse na decisão do PPR está a fazer um mal terrível ao país? Será que é necessário ouvir toda a gente para tomar uma decisão destas? Já são quase duas semanas e o país parado... ou pior pois este clima de indefinição n faz bem a ninguém...

Um abraço
Nunofaustino

É bom que a decisão seja bem pensada...
ouvir gente de vários quadrantes políticos e de várias áreas é essencial
a decisão, apesar de ser pessoal, deve ser influênciada (no bom sentido) pelas pessoas que tomam ou tomaram decisões neste país...

E caro "Jonas Savimbe" bela análise :mrgreen:
Visitante

por nunofaustino » 7/7/2004 18:59

Já agora, vocês n acham que este impasse na decisão do PPR está a fazer um mal terrível ao país? Será que é necessário ouvir toda a gente para tomar uma decisão destas? Já são quase duas semanas e o país parado... ou pior pois este clima de indefinição n faz bem a ninguém...

Um abraço
Nunofaustino

Re

por JAS » 7/7/2004 18:19

Vocês são uns boateiros...

O Presidente da República para dissolver o Parlamento tem obrigatoriamente que ouvir o Conselho de Estado.
Não precisa de o ouvir para mudar o Primeiro-Ministro e muito menos para aceitar a demissão do Primeiro-Ministro como diz a notícia... Ele já aceitou a demissão e não os ouviu.

Pode ouvir o Conselho de Estado sempre que lhe apetecer. Mas não tem que respeitar a opinião do Conselho de Estado.
Portanto pela simples convocação do CE não podemos concluir que teremos eleições.
Mas podemos concluir que o PR, depois de ouvir toda a gente (faltou o Vasco Gonçalves...), mantém em aberto as 2 opções e pode decidir por qualquer delas.

O cancelamento das férias também não dá qualquer sinal... Mas eu até acho que é bem feito.
Temos uma crise política, neste momento, e isso deve-se apenas à falta de clareza do que o PR disse antes, ou escreveu antes, pois não conseguimos encontrar uma posição clara nem conseguimos perceber se adoptará a mesma posição de casos similares anteriores.
Se os textos fossem claros não haveria dúvidas, não era?

E a Constituição também nada ajuda pois permite que a decisão se baseie em análises subjectivas em detrimento de situações objectivas.
Culpa dos deputados, culpa dos eleitores que os escolheram...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

A escolha do Durão

por Jonas Savimbe » 7/7/2004 18:13

Vejamos o processo de nomeação do futuro presidente da UE: :

1 - A UE tem 25 Estados membros. Mas como desses apenas 12 participam em todas as politicas da UE, o presidente da Comissão Europeia só pode ser escolhido entre 12 e não entre 25.

2 - Desses 12 Estados membros há 3 (França, Itália, Bélgica) que são excluídos pois já tiveram um presidente da comissão no passado. Ficam apenas 9.

3 - Desses 9 Países há 5 (Alemanha, Espanha, Holanda, Irlanda, Grécia) que ficam excluídos à partida pois já detêm cargos de relevância na UE. Ficam 4.

4 - Dos 4 Países que ficam, foi convidado oficialmente o primeiro-ministro do Luxemburgo, que recusou o cargo alegando que tem um compromisso com o eleitorado do Luxemburgo. Ficam portanto três Países: Austria, Finlândia e Portugal.

5 - Uma das imposições para se ser presidente da comissão europeia é falar Inglês e Francês. Ora mais de 99% dos Austriacos e dos Finlândeses não sabem falar Francês e Inglês. Restava pois Portugal. Como de costume no último lugar e por exclusão de partes.
O Soares lá sabe.
Quanto mais sei, mais sei que nada sei

Registado: 5/11/2002 10:51

Laia-se P.F...

por bcp » 7/7/2004 17:51

PR pode convocar Conselho de Estado ainda esta semana

O Presidente da República, Jorge Sampaio, pode convocar já esta semana o Conselho de Estado, órgão de consulta político do PR, caso assim o entenda. Fonte de Belém explicou ao Diário Digital que o Presidente pode convocar este órgão de um dia para o outro, não sendo forçado a respeitar o normal prazo de três dias.

Ao Conselho de Estado compete «pronunciar-se sobre a dissolução da Assembleia da República (...)», «sobre a demissão do Governo(...)» no caso de «aceitação pelo Presidente da República do pedido de demissão apresentado pelo primeiro-ministro» e «os demais casos previstos na Constituição e, em geral, aconselhar o Presidente da República no exercício das suas funções, quando este lho solicitar», refere a Constituição.
No entanto, a decisão deste órgão não vincula o Presidente da República.

A eventual convocação do Conselho de Estado por parte de Sampaio poderá ser vista como um sinal de que o Presidente pondera a possibilidade de dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas, se bem que Sampaio possa reunir com os conselheiros apenas para auscultar as suas opiniões.

O PR iniciou esta terça-feira as consultas junto dos partidos com assento parlamentar, tendo ouvido o PEV, o PCP, Bloco de Esquerda e CDS/PP. Na quarta-feira, Sampaio irá reunir-se com o líder do PS, Ferro Rodrigues, e com Pedro Santana Lopes, recentemente eleito presidente do PSD.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=133073
bcp

..

por Mec* » 7/7/2004 17:51

Pelo que sei, a convocação do Conselho de Estado já estava prevista ser convocada antes da comunicação do PR, seja ela qual for.

Ou sej, ainda não é a confirmação de nada, a não ser do facto de, como previsto, amanhã será comunicada a decisão que tanto aguardamos.

Registado: 28/5/2004 13:18

Eleiçoes antecipadas????!!!!!!!

por bcp » 7/7/2004 17:46

O que disse o Prof.Marcelo Rebelo de Sousa, ainda ontem, e que a convocaçao do Conselho de Estado seria um indicio da dissolução do parlamento.. e da convocaçao de eleiçoes antecipadas....mas , de facto, posso ter feito uma interpretação errada......
cumps
bcp

A TSF tudo faz

por Presa36 » 7/7/2004 17:43

para que assim seja.

Basta ouvir dois ou três noticiários da TSF para nos percebermos que os seus jornalistas não são isentos e estão sempre com as notícias a tombar à esquerda.

Ouvi milhares de noticiários da TSF durante anos. Agora não tenho mais paciência. Tenho que ouvir outras estações de rádio.

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

..

por Mec* » 7/7/2004 17:41

O amigo coloca um assunto que em nada tem a ver com o corpo da noticia que retira!

convém ler 1º as noticias e nao tirar conclusões precipitadas...

Registado: 28/5/2004 13:18

Confirmam-se as eleiçoes antecipadas..

por bcp » 7/7/2004 17:31

PORTUGAL Quarta, 7 de Julho de 2004 17:25 h

• BELÉM
Sampaio vai convocar Conselho de Estado
O Presidente da República, Jorge Sampaio, vai convocar o Conselho de Estado para ouvir as várias opiniões sobre a actual situação política, segundo confirmou a TSF. No entanto, Sampaio já ouviu a maioria dos membros daquele órgão em Belém.

( 16:47 / 07 de Julho 04 )

A actual crise política levou ainda o chefe de Estado a cancelar as férias que tinha previstas para a península da Indochina, no período de 11 a 23 de Julho, segundo adiantou uma fonte do Palácio de Belém, à Lusa.

A mesma fonte confirmou que o adiamento das férias de Jorge Sampaio se deve «unicamente à situação política». O Presidente da República tem recebido várias personalidades e delegações dos partidos políticos com assento parlamentar para recolher as várias opiniões sobre as consequências políticas da demissão do primeiro-ministro, Durão Barroso, que vai assumir a presidência da Comissão Europeia.

Sampaio deverá optar pela dissolução da Assembleia da República, convocando eleições legislativas antecipadas, ou pelo convite à maioria parlamentar para formar um novo Governo.
in
http://tsf.sapo.pt/online/portugal/inte ... =TSF152011
bcp

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, iniciado1, zulu404 e 232 visitantes