Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CMVM alerta mercado sobre intermediação financeira não autor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 17/6/2004 11:38

arrr... que ainda me confundes mais... mas compreendo a tua isenção!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Incognitus » 17/6/2004 11:37

Um problema que eles vão ter é que, tenham ou não razão, se não retirarem a publicidade a CMVM vai-lhes instaurar um processo.

Ora, em Portugal (e em muitos outros países), o sistema de justiça é tão mau, que o mero facto de se ter um processo já é, em si próprio, o equivalente a uma punição (pelas chatices que gera, e pelo $ e tempo que consome). Punição essa existente essencialmente para o indivíduo, já que as organizações (empresas/organismos públicos) já possuem departamentos legais (sendo o custo marginal de um processo próximo de zero excepto em casos complexos).

Registado: 6/11/2002 19:27

por Pata-Hari » 17/6/2004 11:19

Virtua, a mim não me compete ir atribuir competências a quem quer que seja, o problema não se coloca nem existe, porque não é um problema. É como ires perguntar a uma farmácia que instituição é que eles acham que os pode vir a controlar por venderem tisanas que podem vir a revelar-se perigosas para a saúde. Essa questão não existe, não se coloca, não é um problema. Logo, não é tema.

A questão em causa é diferente e como leste na noticia, nada tem a ver com o caldeirão.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por VirtuaGod » 17/6/2004 11:13

Pata-Hari Escreveu:se fosse a autoridade competente para isso, certamente que não teriamos problemas em alterar o site.

E o que é para ti essa autoridade?? certamentamente não seria a sonae, digo eu!! Da mesma maneira a CMVM tem direito de PROIBIR poblicidade de um site para outro? :(
No caso da autoridade ser a CMVM, considerarias ser uma autoridade competente para PROIBIR a publicidade que têm no vosso site?

Abraço Pata
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por saxo » 17/6/2004 10:16

Mas isso levanta outra questão: o site do Caldeirão (e outros) está abrangido por que legislação?
E como é definida essa abrangências?
Embora o site esteja em português e faça links para sitios de apostas que não estão registados em portugal, qual poderia ser o critério legal? Se o alojamento do site estivesse em Portugal, poderia fazer sentido. Se não, tenho as minhas dúvidas.

Registado: 10/5/2004 13:42

por Pata-Hari » 17/6/2004 9:51

Bem, da nossa parte se alguém visse algum inconveniente nisso e se fosse a autoridade competente para isso, certamente que não teriamos problemas em alterar o site.
Administrador Fórum

já agora........

por andraderui » 17/6/2004 9:42

um outro assunto, mas parecido com este...

E se alguma autoridade (não sei bem qual), alertasse para o facto do Caldeirão, fazer publicidade e linkagem para sites de apostas que não estão registados em Portugal??????

1 abraço
andrade

Registado: 12/11/2002 16:18

por Dimas B » 17/6/2004 5:22

Pata-Hari Escreveu:É de facto uma situação curiosa ... Até que ponto a CMVM não deverá servir como gate keeper e uma espécie de defensor dos consumidores avisando para o que considera serem instituições a risco? é um dos papeis...?

Pata,

Ai está tudo dito, eles devem fazer esse papel e AVISAR os investidores se encontram alguma coisa irregular ou suspeita numa corretora ou intermediario.

Mas neste caso eles não fazem isso, apenas dizem que estas corretoras não estão registadas na CMVM e proibem uma empresa nacional de os anunciar. Não explicando nem bem nem mal se essas corretoras são fraudulentas ou não.

Isto não é um aviso, mas é um acto mais próprio de uma ditadura do que um estado de direito.
Alguém me proibe a mim de abrir lá uma conta ? é ilegal eu fazer isso ? penso que não, então também não é do dever deles intreferir nisso. Ou se querem intreferir que o façam argumentando, por exemplo mostrando que essas entidades são fraudolentas, porque por essa ordem de ideias, só posso ter conta nas corretoras portuguesas que estão registadas na CMVM e não é minimamente do meu interesse e de qualquer investidor com olhos abertos para as condições lá fora.

Dimas
Dimas B

por Dimas B » 17/6/2004 5:14

Dimas B Escreveu:O mais acertado por parte da cmvm, seria alertar para actividades fraudolentas reais e constatadas, o que não é o caso, dado que a unica argumentação é a falta de registo na cmvm pelas corretoras em questão, algo que acontece com todas as outras corretoras nacionais.

Queria dizer Internacionais e não nacionais
Dimas B

por Dimas B » 17/6/2004 5:11

A Cmvm nem se dá ao trabalho de disfarçar o que está a fazer. Estão a usar como bode espiatório um site por algo muito mais abrangente como a mobilidade de capitais e a globalização.

Preparem-se os outros sites e quaisquer entidades que tenham relações com o estrangeiros, porque Portugal está novamente e orgulhosamente só !

Não entendo estas coisas, como podem proibir um site de fazer publicidade a outro site, quando tudo esta disponivel na internet, basta ir ao Google e está lá tudo, podiam processar o google ou o sapo, pois podem encontrar essas corretoras lá como em qualquer outro sitio da internet.

Outra coisa que não entendo é isso de fazer intermediação financeira em Portugal, pelo que entendi, cada corretora faz intermediação apenas no seu pais, não interessa de onde vem os clientes, eles estão a operar nos seus paises de origem.

Numa primeira impressão, parece-me que está a haver abuso de autoridade e envolvimento em areas fora da sua alcada por parte da Cmvm, e como alguns disseram em favor do lobbie das corretoras nacionais.

Será que acham que é assim que travam um movimento como a livre circulação de capitais, a globalização e a internet ?

O mais acertado por parte da cmvm, seria alertar para actividades fraudolentas reais e constatadas, o que não é o caso, dado que a unica argumentação é a falta de registo na cmvm pelas corretoras em questão, algo que acontece com todas as outras corretoras nacionais.

Um caso interessante que mostra a realidade portuguesa mesquinha e incompetente.

boas noites a todos

Dimas
Dimas B

A CMVM nunca afirmou que a E-Net Speculation é desonesta!

por Indignado » 17/6/2004 1:36

Pois eu, curiosamente, só tenho ouvido falar BEM da E-net Speculation, isto da parte de pessoas que lá têm contas (eu não tenho) abertas há muito tempo e se sentem satisfeitos com o serviço. Quanto à GCI não tenho relatos nem bons nem maus.

A CMVM tá claramente a proteger as corretoras nacionais, tentando meter medo às pessoas sobre essas corretoras estrangeiras, para elas não aderirem a essas corretoras, e abandonarem assim, as incompetitivas e caras corretoras portuguesas!

Porque no fundo, a única razão de queixa que a CMVM apresenta em relação a essas 2 corretoras, é que elas não estão cá registadas e por isso, de acordo com os estatutos não podem exercer cá a sua actividade (o que é ridículo, pois elas não estão a fazer actividade de corretagem na bolsa portuguesa, apenas publicitam num site nacional!)... Além disso, no comunicado não está escrito que essas correctoras não são honestas! É preciso que isto fique muito bem explícito!

Francamente CMVM... compreendo que queiram proteger as exploradoras corretoras nacionais, e até que possam estar a actuar a pedido desse lobbie, mas deviam ser mais explícitos sobre as reais intenções destes comunicados, senão, dão ideias erradas às pessoas que os lêm... (e se calhar é esse o objectivo, mesmo!)

Enfim... numa terra de cegos, quem tem um olho é rei... e pelos vistos, até neste fórum já conseguiram semear a confusão na cabeça de alguns em relação à idoneidade dessas corretoras! :? E era mesmo esse o objectivo deles!

Abraços.
Indignado

por M Paulo » 17/6/2004 1:10

Eles até podem não ter autoridade para falar mas já muita gente aqui no caldeirão avisou para terem cuidado com essas duas corretoras, sediadas em locais muito estranhos... Se a CMVM não proibir nada não acho mal nenhum, se for uma recomendação acho que faz bem e vai em linha com o que aqui muita gente disse...
M Paulo

CMVM , a "testa de ferro" das corretoras nacionais

por Indignado » 17/6/2004 0:44

Até ler um esclarecimento adicional da CMVM ao seu primeiro comunicado, tenho de concordar a 100% com o Vitor Andrade e com o Surfer...

Isto parece-me uma tentativa de PROTECCIONISMO das corretoras nacionais!!! :?

Infelizmente para a CMVM e para as corretoras nacionais, o povo internauta portugues, não é assim tão inocente e burro como eles julgam, e talvez consigam perceber esta despudorada manobra da CMVM a pedido dos lobbies das corretoras nacionais, pois estas, estão cada vez mais preocupadas com a fuga de potenciais clientes para as muito mais atractivas (e baratas) corretoras online estrangeiras!

A "bola" está agora no campo da CMVM, para tentar explicar melhor qual a intenção deste seu misterioso comunicado! Tenho dito!

Cumprimentos,
Indignado

por Vitor Andrade » 16/6/2004 22:37

Não entendo o que tem a a cmvm a ver com esse assunto. Eles agora controlam os nossos movimentos de capitais ?

Eles não dizem que as corretoras em questão são duvidosas, apenas dizem que elas não estão registadas em Portugal. Se formos a ver bem, qual é a corretora internacional que está cá registada ? :lol:

Etrade, Ameritrade, Charles S, etc etc etc estão cá registadas ????

Outra questão que fiquei no meio disso tudo, é se é ilegal termos lá uma conta ou abrir lá uma conta ?

Parece-me mas é que isto é tipo um lobbie que a cmvm está a fazer com as corretoras nacionais com vista a travar o movimento de capitais para o corretoras estrangeiras. Tenho conta na enetspeculation e conheco alguns amigos que tb tem la conta e estamos todos satisfeitos com o serviço. Diga-se que já tive mais problemas com a bigonline ou mesmo com o homebanking do Bes. A Gcitrading não conheço.

A meu ver essa atitude da cmvm devia ser travada, porque qualquer dia estão-nos a chatear a nós investidores e a proibir a nossa movimentação de capital.
Vitor Andrade

por Pata-Hari » 16/6/2004 20:30

É de facto uma situação curiosa ... Até que ponto a CMVM não deverá servir como gate keeper e uma espécie de defensor dos consumidores avisando para o que considera serem instituições a risco? é um dos papeis...? Isto é um pouco como discutir a competência e o interesse do ministério da saúde Português quando alertam, por exemplo, para os riscos dos tratamentos hormonais e afins que se vendem na net a partir dos estados unidos a consumidores do mundo inteiro (inventei o exemplo!).

A net e o comércio eléctrónico levantam efectivamente questões novas e muito curiosas do ponto de vista quer legal e de jurisprudência quer de responsabilidade das instituições.
Administrador Fórum

Há cada uma...

por Surfer » 16/6/2004 19:10

Então se eles operam lá foram e não estão cá registados, nem sequer fazem cá intermediação, que raio a CMVM tem haver com isso?!

O ClubeInvest.com limita-se a fazer publicidade das referidas entidades e a receber o proveito desse serviço.

Não entendo o que pertende a CMVM, ou será que querem proibir os investidores de abrir conta lá fora em entidades que não estejam registadas pela CMVM cá?!

Há cada uma... :roll:
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por Incognitus » 16/6/2004 17:53

Apesar de esses serem casos específicos (corretoras duvidosas), pergunto-me como é que a CMVM agirá se os anunciantes forem corretoras estrangeiras legítimas mas obviamente não registadas em Portugal ...

Registado: 6/11/2002 19:27

CMVM alerta mercado sobre intermediação financeira não autor

por TRSM » 16/6/2004 17:41

CMVM alerta mercado sobre intermediação financeira não autorizada
A CMVM alertou hoje ao mercado para o facto de duas entidades, a E Net Speculation e GCI Financial, não estarem autorizadas a desenvolver qualquer actividade de intermediação financeira em Portugal. A informação sobre as mesmas, no sítio de Internet da 4Money, terá de ser suspensa.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

A CMVM alertou hoje ao mercado para o facto de duas entidades, a E Net Speculation e GCI Financial, não estarem autorizadas a desenvolver qualquer actividade de intermediação financeira em Portugal. A informação sobre as mesmas, no sítio de Internet da 4Money, terá de ser suspensa.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alerta, em comunicado, para que todas as pessoas e entidades que tiverem estabelecido qualquer relação comercial com alguma dessas entidades usem o número verde «800 205 339» ou o endereço electrónico cmvm@cmvm.pt para contactar a «polícia» do mercado.

De acordo com informação contida nos respectivos sítios na Internet, a E Net Speculation SA é uma sociedade «offshore» sedeada no Uruguai e a GCI Financial LTD está, de acordo com os estatutos disponibilizados no seu sítio, registada nas Ilhas Virgens Britânicas.

4Money publicita sítios na Internet sem autorização de operar em Portugal

A 4Money – Serviços de Divulgação e Informação da Bolsa, Lda., é detentora do sítio na Internet com o endereço www.clubeinvest.com o qual, não só publicita actividades de intermediação em valores mobiliários oferecidas pelas referidas entidades, como também permite a ligação electrónica (através de um «link») aos sítios na Internet detidos por estas entidades, cujos endereços são, respectivamente, www.enetspeculation.com e www.gcitrading.com.

As actividades publicitadas nesse sítio, segundo a CMVM, são «claramente dirigidas a residentes em Portugal».

As entidades E Net Speculation SA e GCI Financial Ltd não estão autorizadas nem registadas junto da CMVM para a prestação de serviços de investimento em valores mobiliários, tendo a CMVM ordenado o fim da publicidade aos serviços por elas oferecidos no referido sítio da Internet

Fonte: negocios.pt

Registado: 5/11/2002 11:30

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 112 visitantes