Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gráficos Actualizados - Mercado Nacional (08/06/2004)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Caro Bertoluci

por homemdoswarrants » 9/6/2004 0:07

De facto conheço alguns investidores muito parecidos consigo e algo encontro naqueles que lhe assemelho em comum:
O facto de eles proprios se terem banido dos mercados pelas opçoes erradas que a determinado momento tomaram.
Depois tentao bodes espiatorios, pegando nas palavras e preocupando-se com linguistica , quando no fundo a nossa preocupaçao deveria estar na matematica e nos numeros.
Procurar quem numca erre em bolsa, por si mesma é uma actitude que revela bem a pessoa de quem a pratica, sem necessidade para mais adjectivos.
Antes de criticar os outros que tentao ajudar , recorde-se que o culpado dos seus erros talvez seja um só.
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

APOIO AO =MARCO ANTÓNIO=

por Trend » 8/6/2004 23:37

Marco

Tem o meu apoio para que continue o trabalhoso "breves comentários a acções", penso que é mais valia para o forum-site-caldeirão.
Deve-lhe dar imenso trabalho e perca de tempo, o qual eu AGRADEÇO.
Os comentários são uteis para quem não acompanha "colado ao ecran" os mercados, podendo assim ficar com ideia geral do que se passou.

PARA MIM È O melhor , ou dos melhores topicos ...

Lembro que criticas há sempre faça o que se fizer...

O forum é composto por muitos visitantes e registados...

Fica aqui registado que apoio a sua participação activa neste forum.

....................................................

Bertoluci

Penso que deve ver as opiniões do Marco como OPINIÕES e não como aconselhamento de investimentos.(lendo seus posts foi esta a ideia que me transmitiu - queira desculpar se me enganei)

Abraço para os 2 e bons negócios...

Registado: 28/5/2004 23:00

por MarcoAntonio » 8/6/2004 23:09

bertoluci Escreveu:Estou habituado a exigir perfeição máxima a começar por mim em tudo o que me rodeia, esta é a minha bitola. Gosto de enfrentar os problemas pelos cornos e nunca fujo a uma luta.

Curioso. Eu também não. Até há quem me acuse de lutar demais...
:lol:

Neste caso, no entanto, não há nada por que lutar. Até porque o assunto já foi discutido.

Se alguém me vem acusar de irresponsabilidade por não ter acreditado numa subida que dura há dois ou três dias, penso que está tudo dito!

bertoluci Escreveu:Fico um bocado triste por saber que existe dois forums o cadeirao de bolsa e o outro privado do Marco António.

Está a falar de quê?

bertoluci Escreveu: Esta posição do marco de esconder cartas na manga revela uma indelicadeza para todos os outros menbros do forum. Não acho que isso se coadune com as virtudes que se querem para este forum.

Acho uma virtude para quem arrisca publicar as suas carteiras aqui no forum e aceitar ser confontado com decisões menos certas de investimento, por exemplo o JAS que durante algum tempo teve sucesso, soube enfrentar e aceitar as críticas de outros membros quando as coisas lhe começaram a correr mal sem virar a cara a luta e com isso revelou ser um Homem com "H" grande.

Cada um tem direito à sua opinião. A publicação de carteiras tem aspectos positivos e aspectos negativos.

Pessoalmente não sou adepto de publicação de carteiras.

A finalidade do Caldeirão não é a de publicar carteiras mas tão somente a discussão e a publicação de opiniões sobre os mercados.

Como é óbvio, não vou publicar a minha carteira real ou uma carteira virtual apenas porque o Bertoluci gostaría que eu o fizesse. Não obtería qualquer benefício pessoal com isso e já dou e produzo bastante ao estar aqui, numa base diária, a opinar sobre os mercados.

Exposição é coisa que não me falta. E oportunidades para o Bertoluci apontar momentos menos acertivos, como se pode constatar até por este tópico, também não faltarão ao longo dos tempos. Não sería preciso eu publicar uma carteira para isso...

Talvez na sua opinião, 99% dos participantes do caldeirão (os que não publicam qualquer carteira), devem estar a mais...

Na minha opinião, não estão e do melhor que encontro aqui não é publicado sobre a forma de Carteira!

bertoluci Escreveu:Abraço e bons negócios

Igualmente...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por bertoluci » 8/6/2004 22:55

Estou habituado a exigir perfeição máxima a começar por mim em tudo o que me rodeia, esta é a minha bitola. Gosto de enfrentar os problemas pelos cornos e nunca fujo a uma luta.

Fico um bocado triste por saber que existe dois forums o cadeirao de bolsa e o outro privado do Marco António. Esta posição do marco de esconder cartas na manga revela uma indelicadeza para todos os outros menbros do forum. Não acho que isso se coadune com as virtudes que se querem para este forum.

Acho uma virtude para quem arrisca publicar as suas carteiras aqui no forum e aceitar ser confontado com decisões menos certas de investimento, por exemplo o JAS que durante algum tempo teve sucesso, soube enfrentar e aceitar as críticas de outros membros quando as coisas lhe começaram a correr mal sem virar a cara a luta e com isso revelou ser um Homem com "H" grande.

Abraço e bons negócios

Registado: 19/11/2003 18:17

por MarcoAntonio » 8/6/2004 22:17

Vamos por pontos:

bertoluci Escreveu:Quando digo que não compreendo é mais uma constatação...

Não percebo o que esta frase significa sinceramente. Constata que não compreende. Isso significa o quê exactamente além de não compreender?

bertoluci Escreveu:Quando alguém publica no caldeirao a sua boa performance

Em primeiro lugar, não publiquei no Caldeirão (nem faço intenções de publicar) a minha performance. Mas se me pergunta sobre ela digo que é uma performance que considero boa e com a qual estou bastante satisfeito. Mais pormenores só cedo a quem entendo que é merecedor da minha confiança dado que os investimentos são coisas privadas (mas existem diversos participantes aqui do caldeirão que conhecem relativamente bem a minha performance).

bertoluci Escreveu: e ao mesmo tempo defende posições diferentes ao que o mercado revela tomar,

Não existe um único investidor no mundo que tenha estado certo o tempo todo e bons traders chegam a estar longos períodos errados: e isso nem significa que estejam a perder dinheiro!

Também existe quem passe bastante tempo certo e no entanto, no final, acabe perdendo e bastante.

O processo de trading é bastante complexo e revela alguma incompreensão do mercado tentar chegar uma conclusão com base num pressuposto destes: não se estar longo - ou não se acreditar numa subida ao longo de algumas sessões - não permite concluir absolutamente nada e é uma situação perfeitamente normal do mercado.

Pior sería se eu tivesse defendido que era de tomar posições curtas (coisa que não defendi, apenas disse que a considerava perigosa para a tomada de posições longas). E mesmo que o tivesse defendido, só não erra quem não investe/analisa os mercados...

bertoluci Escreveu: das duas uma ou não passam de bitaites

Se pretende considerar bitaites, pessoalmente não fico ofendido.

bertoluci Escreveu: ou então não existe responsabilidade no que escreve.

Já dizer que não existe responsabilidade é abusivo e mal intencionado.

Como não conheço ninguém no caldeirão que tenha estado certo o tempo todo, então deveremos concluir que somos todos um bando de irresponsáveis.

bertoluci Escreveu: O Marco quando escreve um post é para que outros o possam ler... correcto?

Correcto.

bertoluci Escreveu: Agora dizer que não se interessa pelo que outros membros participantes do caldeirão constatam...

Eu disse que não era uma prioridade minha e por uma razão muito simples: as suas interpelações são sempre idênticas e tenho-lhe respondido sempre. Ora, o Bertoluci mostra-se muito preocupado com os meus investimentos porque não compreende a minha forma de estar nos mercados. Como eu já expliquei por diversas vezes como estou nos mercados (nomeadamente a si) e como eu não estou preocupado com a minha performance (nem tenho razões para tal), decorre daqui obviamente que tenho de retirar a sua incompreensão das minhas prioridades.

Sería errado da minha parte colocar a prioridade em fazê-lo compreender aquilo que já lhe expliquei por diversas vezes quando eu não tenho qualquer benefício no facto do Bertoluci compreender ou não compreender.

Não é por o Bertoluci não compreender que eu tenho uma pior perfomance nem é pelo Bertoluci compreender que eu passarei a ter uma melhor. A minha performance é na realidade independente daquilo que o Bertoluci pensa ou compreende acerca dela.

Se o Bertoluci, por hipótese, não compreender porque é que o Céu não cai, não é por isso que ele vai desabar. Ele está seguro, não obstante o Bertoluci não compreender porquê. Logo, não vou perder tempo a explicar-lhe porque é que ele não desaba já depois de ter explicado umas duas ou três vezes. Logo, concentro-me nos meus afazeres...

bertoluci Escreveu: fico sem perceber qual o objectivo de postar se não podemos emitir opinião sobre..

Onde se disse que não podía?

bertoluci Escreveu:O Marco tem de aprender a receber críticas e a viver com elas... só assim poderá crescer nos mercados.

Bertoluci, a questão não está na crítica. A questão está que já fez essa crítica por diversas vezes. Ela revela falta de conhecimento ou ignorância propositada.

O mercado não sobe há bastante tempo, em termos de médio-prazo. Novos máximos é coisa que já não temos há algum tempo e durante o tempo (já vai em meses) em que viemos a cair e em que eu defendía que o mercado não se encontra interessante, o Bertoluci nunca referíu que eu estava «de acordo com o mercado». Mas pega numa subida de dois ou três dias na PTC para dizer que não compreende isto e aquilo e para dizer que não estou de acordo com o que se passa no mercado.

Mais: em 2003 e até ao início de 2004 estive optimista e bastante optimista até. Quase todas as análises que fiz foram bullish e nalguns títulos tive acertos quase milimetricos quer no sentido quer nos níveis que atingiu. Como é que, perante um comportamento destes que durou meses e perante um não aproveitamente da PTC que dura há dois ou três dias (e que nem sequer me provoca perdas pois não detenho qualquer posição), o Bertoluci consegue chegar às conclusões que chega?

Das duas uma: ou só está a ver o que quer ver (e não quer ver aquilo que não convém à sua tese) ou simplesmente, não está na posse de todos os dados. De qualquer das formas, se o caso é não estar na posse de todos os dados, devería averiguar melhor antes de falar de «bitaites» ou, pior ainda, de falta de responsabilidade.

A sua crítica toma assim moldes de crítica destrutiva de forma clara e objectiva, como se pode constatar quer pela sua argumentação quer pelos termos utilizados. E esse é que é o problema...

Igualmente.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por bertoluci » 8/6/2004 21:43

Quando digo que não compreendo é mais uma constatação...

Quando alguém publica no caldeirao a sua boa performance e ao mesmo tempo defende posições diferentes ao que o mercado revela tomar, das duas uma ou não passam de bitaites ou então não existe responsabilidade no que escreve. O Marco quando escreve um post é para que outros o possam ler... correcto? Agora dizer que não se interessa pelo que outros membros participantes do caldeirão constatam... fico sem perceber qual o objectivo de postar se não podemos emitir opinião sobre..

O Marco tem de aprender a receber críticas e a viver com elas... só assim poderá crescer nos mercados.

Abraço e bons negócios

Re: Marco António

por MarcoAntonio » 8/6/2004 21:17

bertoluci Escreveu:Desde que disse que a PT estava com muito mau aspecto estando ela a 8.30€, já lá vai com mais 0.43€... nada mau.

Não, nada mau... Para os que acreditaram na PTC está naturalmente a correr bem. E antes assim, não desejo as perdas de ninguém.

bertoluci Escreveu:Mas ainda bem que o Marco não tomou posição curta, caso contrário estaria em perdas acentuadas...aliás pelo que tem dito acho que é muito raro o Marco tomar posições no mercado...

Sim, pode dizer-se que é relativamente raro (varia entre meia duzia a uma duzia de negócios por ano). Principalmente quando o mercado se encontra indefinido como actualmente, torna-se bastante raro.

Coisa que não tenho é pressa em negociar e ainda menos sinto a necessidade de estar sempre a abrir e a fechar posições.

bertoluci Escreveu: não compreendo como consegue obter a boa performance que diz ter.

Como deve compreender, se o Bertoluci compreende ou não a minha forma de estar no mercado não faz parte das minhas prioridades ou preocupações.

E se pensa que as boas performances só se conseguem com «muita acção»... então está redondamente enganado.

Igualmente...
:)

PS: Durante 2003 enquanto eu estava bullish em quase tudo o que era título e nalguns casos muito optimista, não me recordo de o Bertoluci efectuar este tipo de interpelações.
Imagem

Administrador Fórum

Marco António

por bertoluci » 8/6/2004 21:05

Desde que disse que a PT estava com muito mau aspecto estando ela a 8.30€, já lá vai com mais 0.43€... nada mau.

Mas ainda bem que o Marco não tomou posição curta, caso contrário estaria em perdas acentuadas...aliás pelo que tem dito acho que é muito raro o Marco tomar posições no mercado... não compreendo como consegue obter a boa performance que diz ter.

Abraço e bons negócios

por MarcoAntonio » 8/6/2004 16:40

SNC
Anexos
snc-20040608a.png
snc-20040608a.png (18.27 KiB) Visualizado 1057 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/6/2004 16:33

SON

Até ao momento este movimento de alta tem todo o aspecto de se tratar de mais um ressalto inserido no movimento lento de baixa da SON.
Anexos
son-20040608a.png
son-20040608a.png (16.13 KiB) Visualizado 1068 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/6/2004 16:30

PTM
Anexos
ptm-20040608a.png
ptm-20040608a.png (17.99 KiB) Visualizado 1077 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Re: Marco

por MarcoAntonio » 8/6/2004 16:27

Trend Escreveu:Boas

poderia informar se houve passagem na EDP ( está com 13 milhões).

Sobre JMT, com a correção dos direitos, passa a AT a não fazer sentido?

abraço

Relativamente à EDP, penso que não existiram passagens, terão sido negocios regulares com algum 'alarme' à mistura por causa das notícias de um eventual AC.

Sobre a JMT, a passa não deixa de fazer sentido, apenas teremos de ajustar o gráfico e poderá perder-se uma ou outra referência mais importante, principalmente de carácter psicológico (as referências técnicas continuarão perfeitamente visíveis após o ajuste, apenas passam para outros valores).
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/6/2004 16:19

PTC

Uma sessão pouco favorável na PTC que perdeu momentum e... ganhou volume.

É um dado a ter em linha de conta: o volume foi bastante frágil durante a subida (1.5M, 1.0M e 2.7M e hoje, fora uma passagem que ocorreu durante a sessão, teremos um volume na ordem dos 3M muito provavelmente, numa sessão em que praticamente não avançou).

A sessão nos mercados não foi favorável a grandes avanços, uma sessão bastante apática (e com o fecho extraordinário na sexta nos states e com o feriado cá na quinta-feira adivinha-se um final de semana muito sossegado). Mas, descontando esse facto, o comportamento dos volumes volta a levantar reserva (não é o facto de não subir ou até de corrigir uma parte da sessão de ontem, mas sim os volumes que estão associados a esta sessão).

É claro que estes índicios não impedem a PTC de subir. Se tiver de subir, subirá. Mas coloca em causa a credibilidade e segurança da subida...

É assim um título onde continuo com reservas não obstante a subida significativa da sessão de ontem.
Anexos
ptc-20040608a.png
ptc-20040608a.png (18.76 KiB) Visualizado 1103 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Marco

por Trend » 8/6/2004 16:11

Boas

poderia informar se houve passagem na EDP ( está com 13 milhões).

Sobre JMT, com a correção dos direitos, passa a AT a não fazer sentido?

abraço

Registado: 28/5/2004 23:00

por MarcoAntonio » 8/6/2004 15:58

JMT

E pronto, um gráfico que estava até com aspectos interessantes do ponto de vista técnico, fica agora estragado com o acerto relativo ao AC.

Nota: o gráfico de hoje ainda não está corrigido e até tenho «pena» de ter de corrigir este gráfico.
:roll:
Anexos
jmt-20040608a.png
jmt-20040608a.png (15.87 KiB) Visualizado 1136 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/6/2004 15:48

IPR
Anexos
ipr-20040608a.png
ipr-20040608a.png (16.47 KiB) Visualizado 1173 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/6/2004 15:41

EDP

O padrão que a EDP tem vindo a desenvolver não é o mais interessante.

Nestas últimas sessões testou o S/R dos 2.26€...
Anexos
edp-20040608a.png
edp-20040608a.png (15.84 KiB) Visualizado 1189 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/6/2004 15:33

BRI

Na Brisa e no pós-dividendos, os 5.75/5.80€ passaram claramente a funcionar como resistência. Note-se que este valor corresponde basicamente à antiga zona dos 6 euros...
Anexos
bri-20040608a.png
bri-20040608a.png (18.18 KiB) Visualizado 1207 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/6/2004 15:25

BPI

Sem entusiasmar, mantém-se acima dos suportes (LTa e Suporte Horizontal) e reage ligeiramente.
Anexos
bpi-20040608a.png
bpi-20040608a.png (18.34 KiB) Visualizado 1237 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Gráficos Actualizados - Mercado Nacional (08/06/2004)

por MarcoAntonio » 8/6/2004 15:12

BCP

Absolutamente nada de novo no BCP que se mantém perfeitamente lateral.
Anexos
bcp-20040608a.png
bcp-20040608a.png (17.77 KiB) Visualizado 1261 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], mjcsreis e 80 visitantes