PTC continua tecnicamente bastante perigosa...
D1as Escreveu:Ó Marco, será assim tão difícil perceber que temos pontos de vista diferentes em muitas coisas e por muitas razões? Tu já defendeste o teu ponto de vista. Eu já defendi o meu. End of story, ok?
É tão difícil percebê-lo tanto para mim quanto para ti dado que eu tenho estado a responder tanto às tuas respostas quanto tu às minhas...
E por aqui me fico pois não me parece que estejas minimamente interessado em ouvir alguma coisa que eventualmente eu tivesse para dizer (e tinha bastante na realidade uma vez que a tua resposta serviría para reforçar o que eu disse acerca do péssimo timing das MM's).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não se trata de um triângulo isolado, Touro. O que se vê no gráfico é um Pendão (Pennant) em desenvolvimento, constituído por uma haste (movimento forte) e por uma consolidação em triangulo (uma consolidação naturalmente em counter-trend e de fracos volumes). Até agora, tudo bate certo para um pendão. Daqui para a frente, teremos de aguardar para ver.
Mesmo o triângulo descendente, é um pouco «forçado» dizer que costuma ser quebrado em baixa. A estatística é (bastante) fraca a pender para um lado ou para o outro. Próxima dos 50% mesmo segundo o Encyclopedia of Chart Patterns (que só os considera fiáveis após dar-se realmente a quebra uma vez que antes da quebra as probabilidades de quebrar para um lado ou para o outro são quase iguais). Aliás, tradicionalmente considera-se os Triângulos como padrões que tanto podem funcionar como figuras de consolidação/continuação como figuras de inversão (o mesmo se aplica aos rectangulos). O ideal é a analisar a figura no contexto dos movimentos...
Mesmo o triângulo descendente, é um pouco «forçado» dizer que costuma ser quebrado em baixa. A estatística é (bastante) fraca a pender para um lado ou para o outro. Próxima dos 50% mesmo segundo o Encyclopedia of Chart Patterns (que só os considera fiáveis após dar-se realmente a quebra uma vez que antes da quebra as probabilidades de quebrar para um lado ou para o outro são quase iguais). Aliás, tradicionalmente considera-se os Triângulos como padrões que tanto podem funcionar como figuras de consolidação/continuação como figuras de inversão (o mesmo se aplica aos rectangulos). O ideal é a analisar a figura no contexto dos movimentos...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
E se quebrado em alta dá um valente «empurrão»...
Caro Marco António,
Considerando o teu gráfico invertido o que se vê é um triângulo descendente, e esta figura por norma é quebrada em baixa, é um padrão 'bearish'.
Como o gráfico está invertido, esta figura apoia a tese dos touros...
Quero dizer que nestas figuras aquilo a que dou maior importância é à consolidação em si, e à quebra para um dos lados se ela acontecer, pois pode até continuar a lateralizar, como tem estado a acontecer com a EFACEC.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
lí este tópico da ptc porque é o que mais me interessa, e ao fim de ler fiquei muito assustado porque investi na ptc, visto que á opiniões negativas e eu fiquei com duvidas na ptc, mas tendo uma perspectiva que a ptc tem espaço para subir mais
a curto espaço derivado esse onda pessimista do mercado já ter aliviado bastante ,”petróleo etc..."
na minha opinião penso as próximas semanas haja
espaço para subir alguma coisa até ao final do mês e já agora gostaria de saber
o que acham disto .
http://www.semanarioeconomico.iol.pt/ar ... 76&pai_id=
ou
http://www.semanarioeconomico.iol.pt/ar ... _id=342076
ou
a curto espaço derivado esse onda pessimista do mercado já ter aliviado bastante ,”petróleo etc..."
na minha opinião penso as próximas semanas haja
espaço para subir alguma coisa até ao final do mês e já agora gostaria de saber
o que acham disto .
http://www.semanarioeconomico.iol.pt/ar ... 76&pai_id=
ou
ou
- Registado: 4/6/2004 23:35
Para uma tendência de curto/médio-prazo a SMA200 é totalmente irrelevante.
Não concordo. O caso presente do S&P500 é um bom exemplo, na minha opinião. Quem me garante que as recentes subidas no S&P500 não são mais que uma reacção à SMA200? Ou seja, a SMA200 é relevante para a tendência de curto ou até mesmo médio prazo.
São uma mera indicação posicional mas em termos de timing são péssimas (como não podería deixar de ser).
Afinal, pode ser... lê resposta de cima.
Mais uma vez, é o tipo de critério que não me diz absolutamente nada!
20% onde?
No Nasdaq? Na PTC? Na Pararede?
É sempre a mesma coisa?
Temos estado a falar da PTC não é?

Tenho dado o exemplo do S&P500 mas é exactamente só isso: um exemplo.
As subidas de 2003 foram muito boas mas neste momento (e já de há uns meses para cá) não dão a ganhar dinheiro a ninguém.
Não sejas tão redutor...
Sabias que há pessoal (pelo menos uma "Market Wizard") que só faz trading short, mesmo em plenos Bulls da década de 90? Afirmar que as subidas que já aconteceram este ano (como exemplo, tenho os índices dos US) são negligenciáveis será o mesmo que dizer que as descidas também o são dado que não há descidas sem que tenham existido subidas e vice-versa (a sério, não estou a gozar).

Ó Marco, será assim tão difícil perceber que temos pontos de vista diferentes em muitas coisas e por muitas razões? Tu já defendeste o teu ponto de vista. Eu já defendi o meu. End of story, ok?

D1as Escreveu:
Para mim, o mais importante é saber se determinado título está acima ou abaixo da SMA200, para ter uma ideia de que lado me devo posicionar, quando achar que é a melhor altura. Por exemplo, o S&P500 está acima da sua SMA200 (e da SMA50 tb) portanto considero que a tendência é de alta.
As médias móveis são um lag indicator e no caso da SMA200... o lag é enorme. Para uma tendência de curto/médio-prazo a SMA200 é totalmente irrelevante.
Já o mesmo não se poderá dizer da SMA50...
D1as Escreveu: Em termos de curto ou médio prazo dependerá do time frame de cada pessoa. o que para mim será médio prazo, para ti poderá ser curto prazo... Mas para que não se entre em "discussões" de time-frames, costuma-se arbitrar que acima da SMA200 "vivem" os Bulls e abaixo dela "vivem" os Bears. É por isso que falei na SMA200.
O que dizes só faz sentido se estiveres a falar da tendência primária, para a qual a SMA200 constitui um bom proxy...
Para o contexto da minha análise (ver primeiro post) é completamente irrelevante.
Além do mais, antes de estar do lado de baixo, está do lado de cima (não estou a gozar).
Por alguma razão eu não coloco médias-móveis nos meus gráficos...
São uma mera indicação posicional mas em termos de timing são péssimas (como não podería deixar de ser).
D1as Escreveu:Em relação aos 20%, costuma-se dizer que quando um mercado está afastado dos mínimos + de 20%, entao esse mercado está Bull. Da mesma forma, quando está afastado + de 20% dos máximos, está Bear. Eu dou importancia a este "indicador" mas compreendo que haja quem não lhe dê importância.
Mais uma vez, é o tipo de critério que não me diz absolutamente nada!
20% onde?
No Nasdaq? Na PTC? Na Pararede?
É sempre a mesma coisa?
D1as Escreveu:Só relembro que foi um argumento usado pelos Bulls quando as subidas começaram.
Não por mim...

D1as Escreveu: Acho que agora se pode usar o mesmo argumento para o caso de as subidas erem acabado. But, that´s just me...
Bem, eu não disse que as subidas acabaram. Mas que foram e estão interrompidas, digo!
As subidas de 2003 foram muito boas mas neste momento (e já de há uns meses para cá) não dão a ganhar dinheiro a ninguém. Quando elas voltarem (se voltarem) voltarão a dar...
D1as Escreveu:Em relação aos volumes, estava a falar de uma forma genéricaComo tens dito que não ha volume, achei giro falar da falta de volume nas "subidas" do gráfico invertido. Mas mais concretamente, está a referir-me dos grandes barrotes de volume do gráfico. N sei se são passagens ou não. N acompanho a PTC com a mesma atenção que tu. Enfim, foi uma entativa de piada...
![]()
O gráfico está invertido e com um zoom-out enorme logo esquece os volumes. A interpretação dos volumes nem se faz exactamente da mesma forma durante as subidas e durante as quedas além de que com um zoom daqueles os volumes não dizem respeito às sessões que poderá parecer dizerem.
Em relação ao gráfico direito, os volumes estão de acordo com o cenário que eu apresentei precisamente por aquele aparente forte volume não passar de passagens.
O volume foi forte (sem passagens) nas sessões de break-out do range lateral logo, a queda foi credível. O que se seguiu foi o que se viu com volumes razoáveis (não passagens). Assim que voltou a entrar em consolidação os volumes retraíram significativamente e voltaram as passagens (que já tinham existido na outro lateralização).
Logo, o que temos é o seguinte: volumes razoáveis no movimento (no caso, descendente) e volumes muito, muito fracos na consolidação com ligeira recuperação em alta.
D1as... sóuma coisinha sobre os volumes...
N te podes esquecer que estás a ver o gráfico ao contrário... neste caso os volumes tem de ser observados tb ao contrário (ou seja, fortes volumes em "subida" é sinal bear enquanto volumes baixos durante a "subida" é um sinal bull)...
Eu costumo olhar para os gráficos das acções em que quero entrar curto... dá-me mais confiança na entrada e facilita na colocação do stop...
Um abraço
Nunofaustino
N te podes esquecer que estás a ver o gráfico ao contrário... neste caso os volumes tem de ser observados tb ao contrário (ou seja, fortes volumes em "subida" é sinal bear enquanto volumes baixos durante a "subida" é um sinal bull)...
Eu costumo olhar para os gráficos das acções em que quero entrar curto... dá-me mais confiança na entrada e facilita na colocação do stop...
Um abraço
Nunofaustino
-
Visitante

Para mim, o mais importante é saber se determinado título está acima ou abaixo da SMA200, para ter uma ideia de que lado me devo posicionar, quando achar que é a melhor altura. Por exemplo, o S&P500 está acima da sua SMA200 (e da SMA50 tb) portanto considero que a tendência é de alta. Em termos de curto ou médio prazo dependerá do time frame de cada pessoa. o que para mim será médio prazo, para ti poderá ser curto prazo... Mas para que não se entre em "discussões" de time-frames, costuma-se arbitrar que acima da SMA200 "vivem" os Bulls e abaixo dela "vivem" os Bears. É por isso que falei na SMA200.
Em relação aos 20%, costuma-se dizer que quando um mercado está afastado dos mínimos + de 20%, entao esse mercado está Bull. Da mesma forma, quando está afastado + de 20% dos máximos, está Bear. Eu dou importancia a este "indicador" mas compreendo que haja quem não lhe dê importância. Só relembro que foi um argumento usado pelos Bulls quando as subidas começaram. Acho que agora se pode usar o mesmo argumento para o caso de as subidas erem acabado. But, that´s just me...
Em relação aos volumes, estava a falar de uma forma genérica

See ya

D1as Escreveu:Está abaixo da SMA200?
D1as, o que é que a SMA200 tem a ver com a tendência de curto/médio-prazo?
D1as Escreveu:Está afastada + de 20% dos máximos?
Estar ou não afastada + de 20% dos máximos não tem para mim qualquer significado...
D1as Escreveu:O gráfico de pernas pro ar tá giro![]()
é pena é os volumes serem falsos dado que foram passagens e não existe real interesse "comprador"
Estás a falar de que volume e quando?
D1as Escreveu:E aquele "triangulo", se quebrado em "baixa", fá-la dar um valente "trambulhão"
E se quebrado em alta dá um valente «empurrão»...

Caro Marco Antonio
MarcoAntonio Escreveu:D1as Escreveu:Hmmm... agora já acho que estás a discordar por discordar...
Não, não estou.D1as Escreveu:No teu primeiro post dizes que está num range bem definido e está a formar uma bandeira... isto é lateralização, não é?
Essa lateralização é uma lateralização de muito curto-prazo e é, até ver, parte integrante do padrão.
A tendência de curto/médio-prazo não é essa nem é medida/estabelecida com base num range que dura há «meia duzia de dias» e que muito provavelmente não passa de uma consolidação do anterior movimento de baixa.D1as Escreveu:Podes dizer que está num range bem definido de lateralização, mas para o teu time-frame de curto/médio prazo não achas que está a lateralizar.
...
Fez um lower-low, fez um lower-high, não visita os máximos vai para dois meses e até uma média móvel a 50 dias se encontra descendente há várias semanas. Deixou de estar a lateralizar assim que quebrou em baixa o suporte do range lateral (8.85€).D1as Escreveu:Tudo bem, dependo do time-frame. Se o meu time-frame for de 3 dias até posso dizer que está com tendência ascendente![]()
Exacto: eu disse que ela (já) não estava a lateralizar no curto/médio-prazo.
PS: Em anexo vai outra perspectiva da PTC...
O ultimo grafico que postou da pt , parece que andou nas cervejas Cintra.
è engraçado ver graficos de pernas para o ar
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!
- Que Jesus Cristo é o Senhor!
- Registado: 5/9/2003 21:18
D1as Escreveu:Hmmm... agora já acho que estás a discordar por discordar...
Não, não estou.
D1as Escreveu:No teu primeiro post dizes que está num range bem definido e está a formar uma bandeira... isto é lateralização, não é?
Essa lateralização é uma lateralização de muito curto-prazo e é, até ver, parte integrante do padrão.
A tendência de curto/médio-prazo não é essa nem é medida/estabelecida com base num range que dura há «meia duzia de dias» e que muito provavelmente não passa de uma consolidação do anterior movimento de baixa.
D1as Escreveu:Podes dizer que está num range bem definido de lateralização, mas para o teu time-frame de curto/médio prazo não achas que está a lateralizar.
...
Fez um lower-low, fez um lower-high, não visita os máximos vai para dois meses e até uma média móvel a 50 dias se encontra descendente há várias semanas. Deixou de estar a lateralizar assim que quebrou em baixa o suporte do range lateral (8.85€).
D1as Escreveu:Tudo bem, dependo do time-frame. Se o meu time-frame for de 3 dias até posso dizer que está com tendência ascendente![]()
Exacto: eu disse que ela (já) não estava a lateralizar no curto/médio-prazo.
PS: Em anexo vai outra perspectiva da PTC...

- Anexos
-
- ptc-20040604c.png (16.91 KiB) Visualizado 1737 vezes
Hmmm... agora já acho que estás a discordar por discordar...
No teu primeiro post dizes que está num range bem definido e está a formar uma bandeira... isto é lateralização, não é?
Podes dizer que está num range bem definido de lateralização, mas para o teu time-frame de curto/médio prazo não achas que está a lateralizar. Tudo bem, dependo do time-frame. Se o meu time-frame for de 3 dias até posso dizer que está com tendência ascendente
Em relação à PTC não ser o Mercado, concordo. Mas nós estamos a falar da PTC, logo, quando falo em Mercado, é o Mercado da PTC...
Olha Marco, eu acho que consegui dizer o que acho. Eu acho que tu tambem conseguiste dizer o que achas. Parabéns para nós os dois!
Fica bem
No teu primeiro post dizes que está num range bem definido e está a formar uma bandeira... isto é lateralização, não é?
Podes dizer que está num range bem definido de lateralização, mas para o teu time-frame de curto/médio prazo não achas que está a lateralizar. Tudo bem, dependo do time-frame. Se o meu time-frame for de 3 dias até posso dizer que está com tendência ascendente

Em relação à PTC não ser o Mercado, concordo. Mas nós estamos a falar da PTC, logo, quando falo em Mercado, é o Mercado da PTC...
Olha Marco, eu acho que consegui dizer o que acho. Eu acho que tu tambem conseguiste dizer o que achas. Parabéns para nós os dois!

Fica bem

Ovos moles disse :
Eu também não tenho posição nenhuma em PTC só acho que os vossos comentários para a maioria dos titulos tem sido demasiado bear e essa não me parece ser a tendência do mercado é necessário olhar para os sinais dados pelas taxas, commodities e pelo mercado em si e ele está Bull
Ovos moles tire os oculos de ver ao longe e meta os oculos de ver ao perto ( mas não demasiado perto )
continua mesmo assim a achar que o mercado está bull, repare quando alguem faz uma analise técnica essa analise está contextualizada ou enquadrada para um determinado horizonte temporal e um e outro factor interrelacionam -se profundamente ou seja não podemos separar uma peça de outra pelo que é preciso neste caso perceber o enquadramento temporal em que o Marco esta a analisar a PTC
Um abraço
Vasco
Eu também não tenho posição nenhuma em PTC só acho que os vossos comentários para a maioria dos titulos tem sido demasiado bear e essa não me parece ser a tendência do mercado é necessário olhar para os sinais dados pelas taxas, commodities e pelo mercado em si e ele está Bull
Ovos moles tire os oculos de ver ao longe e meta os oculos de ver ao perto ( mas não demasiado perto )

Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
D1as Escreveu:Não acho q estejamos totalmente em desacordo porque eu concordo que essas indicações, ou indícios técnicos se preferires, são realmente padrões fiáveis. Num mercado em tendência acho que são para ser usados intuitivamente.
Acho que até aqui estamos de acordo.
Só estamos em desacordo, segundo percebi, quando o mercado está a lateralizar.
Mas eu não estou a falar do mercado mas sim da PTC (o que penso neste momento da PTC não é exactamente o que penso do mercado em geral).
A PTC (já) não está a lateralizar no curto/médio-prazo...
Não acho q estejamos totalmente em desacordo porque eu concordo que essas indicações, ou indícios técnicos se preferires, são realmente padrões fiáveis. Num mercado em tendência acho que são para ser usados intuitivamente.
Só estamos em desacordo, segundo percebi, quando o mercado está a lateralizar. Nesta circuntancia eu já acho que essas indicações devem ser usadas contra-intuitivamente e tu continuas a usar intuitivamente.
That´s all
Só estamos em desacordo, segundo percebi, quando o mercado está a lateralizar. Nesta circuntancia eu já acho que essas indicações devem ser usadas contra-intuitivamente e tu continuas a usar intuitivamente.
That´s all

D1as Escreveu:Desculpa, fui eu que me expressei mal. Qd disse sinal era com a intenção de dizer "indicações" para análise tipo volume e momentum.
Bem, então estamos em desacordo. Alguns dos padrões mais fiáveis são identificáveis precisamente nestas circunstâncias...
D1as Escreveu:...
Mas mesmo assim fundamentei o meu bitaite afirmando que os sinais dados numa lateralização são contra-intuitivos. Acho que isto não é novidade... ainda me lembro de um artigo escrito pelo Cem que afirmava isso mesmo.
D1as, volto a dizer que eu não falei de sinal nenhum (o sinal sería precisamente quebrar o range). Falei de indícios técnicos (falta de momentum e falta de volume). Uma consolidação nestas condições é tecnicamente bearish...
Se vai cair ou não, logo se vê. Para já, aguarde-se... por um sinal.
Marco,
Eu não disse que a tua opinião era um bitaite... eu disse que a minha opinião era um bitaite.
Mas mesmo assim fundamentei o meu bitaite afirmando que os sinais dados numa lateralização são contra-intuitivos. Acho que isto não é novidade... ainda me lembro de um artigo escrito pelo Cem que afirmava isso mesmo.
Abraço
Eu não disse que a tua opinião era um bitaite... eu disse que a minha opinião era um bitaite.

Abraço
Ovos Moles Escreveu:Eu também não tenho posição nenhuma em PTC só acho que os vossos comentários para a maioria dos titulos tem sido demasiado bear e essa não me parece ser a tendência do mercado é necessário olhar para os sinais dados pelas taxas, commodities e pelo mercado em si e ele está Bull
Ovos Moles, não vejo como as minhas opiniões sejam demasiado bears se eu nem tenho defendido como aconselháveis posições curtas (o que tenho defendido é estar quieto e não abrir posições longas).
De resto, a minha opinião está perfeitamente ajustada ao comportamento que o mercado tem tido (não o estou a contrariar de forma alguma): ligeiramente descendente.
Numa perspectiva de curto/médio-prazo o mercado não está bull, obviamente. Faz vários meses que não faz máximos e está até mais próximo dos mínimos destes últimos meses do que dos máximos.
D1as Escreveu:Eu acho que está a lateralizar e enquanto não sair do canal lateral não posso "prognosticar" nada.
Quanto muito, tenho em conta que os sinais dados numa lateralização são contra-intuitivos.
Dito isto, o meu bitaite é que vai quebrar em alta a lateralização. Mas os bitaites valem o que valem: rien
A minha opinião não é um bitaite pois é fundamentada: baseia-se no momentum e no volume.
E não constitui um sinal (o sinal sería quebrar em baixa o range), apenas um índicio.
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Ovos Moles Escreveu:Como no mercado tem de haver duas posições eu estou do lado contrario ao vosso e julgo que um fecho acima dos 8.50 vai certamente levar a PTC a testar os 9 mais uma vez
Eu não estou de lado nenhum: neste momento não detenho qualquer posição em PTC.

Quem está ligado: