Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Lucro trimestral do BCP sai na tranche mais baixa das estima

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JAOR » 20/4/2004 18:39

JCS Escreveu:BPI não está vendedor da posição no BCP

"(...)O BPI não está, por outro lado vendedor da posição no BCP. Santos Silva esclareceu que o investimento, que foi feito directamente, através do fundos de pensões, resultou do julgamento de que «as acções do BCP se podiam valorizar» e Fernando Ulrich foi taxativo na afirmação de que «o BPI não tem intenções de alienar as acções do BCP»."

Nem eu :P ,cá ando com a menina ao colo (ainda com algumas..poucas ,do aumento de capital)e reforçando sempre que tenho €'s,porquê :) porque acredito em JG .

É só a minha opinião e como tal vale o que vale :wink:

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por JCS » 20/4/2004 18:28

BPI não está vendedor da posição no BCP

"(...)O BPI não está, por outro lado vendedor da posição no BCP. Santos Silva esclareceu que o investimento, que foi feito directamente, através do fundos de pensões, resultou do julgamento de que «as acções do BCP se podiam valorizar» e Fernando Ulrich foi taxativo na afirmação de que «o BPI não tem intenções de alienar as acções do BCP»."
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por artista_ » 20/4/2004 18:27

Estão lá??? contabilisticamente estão e talvez estivessem o ano passado se se utilizasse o mesmo método de consolidação que este ano...

Quer um exemplo, você compra acções do BCP, e no final deste trimestre as acções cairam e você perde 10 mil euros. No entanto recebeu 5 mil de dividendos, você pode dizer que lucrou 5 mil euros, ou pode dizer que perdeu 5 mil euros... qual é q correcta??? a do BCP é a que lhes dá mais jeito na altura... percebe??

Já agora deixo aqui o link dos resultados do BCP

http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 65760a.pdf

Registado: 17/3/2003 22:51

por JCS » 20/4/2004 18:23

artista Escreveu:JCS,

Eu sou accionista do BCP desde os tempos em que estava a 4/6 euros e o JG manda-me todos os trimestres um "cartinha" em que tudo são rosas...

Sabes qual é o Item que desapareceu nos últimos 3 anos? o "lucro por acção" (EPS)!!! porque será???

Se consultares o site do Millennium vê lá os resultados e vê lá qual a variação do EPS do 1º trimestre do ano passado para este?!

Era nesses tempos dos €6 que deveria ter sido céptico caro Artista... :wink: 8-)

Cumprimentos
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por artista_ » 20/4/2004 18:20

JCS,

Eu sou accionista do BCP desde os tempos em que estava a 4/6 euros e o JG manda-me todos os trimestres um "cartinha" em que tudo são rosas...

Sabes qual é o Item que desapareceu nos últimos 3 anos? o "lucro por acção" (EPS)!!! porque será???

Se consultares o site do Millennium vê lá os resultados e vê lá qual a variação do EPS do 1º trimestre do ano passado para este?!

por JCS » 20/4/2004 18:17

Mas caro artista, esses 24,5M€ que referiu da S&P foram ou não gerados pelo grupo e é ou não "cash utilizável"? O grupo gerou-os, estão lá!

JCS
"Every trade is a test"

por artista_ » 20/4/2004 18:15

bem isto pode ajudar a amenizar as coisas, se é que o mercado ainda acredita nos administradores mais bem pagos de Portugal,

"O BCP quer aumentar os resultados antes de impostos em 100 milhões de euros por ano. Este objectivo, anunciado na conferência de imprensa para apresentação de resultados, enquadra-se no programa Millennium bcp que pretende ser o ponto de partida para a refundação do banco.

O mesmo programa tem ainda como objectivos para actividade doméstica, para os próximos dois anos, um crescimento das receitas de 10% ao ano e da quota de recursos de 1 ponto percentual ao ano.

«Este programa é realista, embora ambicioso», disse Magalhães duarte, director para as relações com os investidores do BCP.

O BCP anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro trimestre subiram 9,8% para os 104,9 milhões de euros.

As acções do BCP fecharam a descer 0,49% para os 2,05 euros."

por artista_ » 20/4/2004 18:12

Céptico? eu?

Nem por isso, até ao semestre passado eu era dos optimistas, e embora estes resultados me façam recuar um pouco no optimismo mantenho alguma confiança (que remédio as acções que tenho vou mantêlas pelo menos por mais dois ou três anos)!

O que não posso é deixar que me atirem areia para os olhos, não são mais 9,8% porque os resultados não são comparáveis, os 24,5ME da S&P que lá estão este ano talvez não estivessem se a consolidação fosse feita como no ano passado, mas a engenharia contabilistica destes tipos dá tudo...

Mas o que me deixa completamnte de boca aberta é que eles têm comparado os resultados sempre com o trimestre anterior, segundo eles, "porque os homólogos não são comparáveis" (dariam quedas de lucros brutais) e agora mesmo não sendo comparáveis eles comparam-nos com os homólogos e nem dizem mais nada???!!!!!!!!

Isto é ser céptico???! Se quiseres fechar os olhos tudo bem JCS mas não me venas com essa de que "9,8% são 9,8%"...

por JCS » 20/4/2004 18:11

Se caiem são péssimos, se sobem são maus (vá-se lá perceber isto...)

- "Os custos de transformação do banco desceram 4,1% para 402,3 milhões de euros".

- "os custos com pessoal caíram 3,8%".

- "Os outros gastos administrativos baixaram 2,9% para 145,5 milhões de euros".

- "O crédito total atingiu 53,16 mil milhões de euros, mais 4,5% que no período homólogo, um crescimento que o BCP atribui à subida de 23,6% no crédito à habitação".

- "os recursos totais de clientes subiram 1,2% para 51,27 mil milhões de euros".

- "O rácio de solvabilidade do BCP Tier I(...)em 7,1%".

- "banca de retalho em Portugal teve lucros de 44,5 milhões de euros – aumentando a contribuição em 17%".

- "banca para empresas o lucro foi de 18,5 milhões de euros e na banca de investimento os lucros aumentaram 15,3% para 38 milhões de euros".

- "Os negócios no estrangeiro também providenciaram uma contribuição positiva (0,5 milhões de euros)" contra o período homólogo, em que os prejuízos tinham ascendido a 4,7 milhões de euros.

- "Na área dos seguros, os resultados líquidos foram de 24,5 milhões de euros, «reflectindo o crescimento dos prémios, a melhoria da sinistralidade e a redução dos custos administrativos»."

Se tudo isto não é positivo e não é fruto da contenção e reestruturação que o grupo tem vindo a efectuar, então não sei o que é positivo...

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por JCS » 20/4/2004 17:56

Lucros do BCP sobem 9,8% com corte de custos e contributo S&P (act)

"O Banco Comercial Português anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro trimestre subiram 9,8% para os 104,9 milhões de euros, em linha com as estimativas mais baixas dos analistas. O corte de custos e o contributo da Seguros e Pensões explicam a subida dos resultados.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

O Banco Comercial Português anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro trimestre subiram 9,8% para os 104,9 milhões de euros, em linha com as estimativas mais baixas dos analistas. O corte de custos e o contributo da Seguros e Pensões explicam a subida dos resultados.

Analistas contactados pela Agência Reuters aguardavam que o banco de Jardim Gonçalves apresentasse lucros de 114,2 milhões de euros, com as estimativas a variarem entre 103 e 150 milhões de euros. No primeiro trimestre do ano passado o banco teve lucros de 95,6 milhões de euros.

A margem financeira desceu 1,2% para os 359,5 milhões de euros, os outros proveitos líquidos cresceram 16% até aos 290,8 milhões de euros e o activo total aumentou 2,3% até aos 67,785 mil milhões de euros. Já as comissões líquidas cresceram 8,3% até aos 135,7 milhões de euros.

«Para o crescimento dos resultados consolidados contribuíram a expansão do volume de negócios, associada ao aumento do crédito e dos recursos, a melhoria da eficiência operativa resultante da redução de custos de transformação, o forte incremento dos outros proveitos, e o aumento da contribuição de empresas associadas, essencialmente devido ao crescimento dos resultados da Seguros e Pensões», diz o banco em comunicado.

Para a queda da margem financeira o BCP [Cot] explica que o crescimento do volume de negócios foi afectado pelo «estreitamento das margens de intermediação, ainda que a um ritmo inferior ao da descida registada pelas taxas de juro de mercado».

A taxa de margem financeira passou de 2,77% para 2,5% no primeiro trimestre deste ano, enquanto a Euribor reduziu-se 0,55 pontos percentuais.

No primeiro trimestre o BCP fez provisões para riscos de crédito de 103,6 milhões de euros, mais que os 78,5 milhões de euros do período homólogo. «O reforço do provisionamento, conjugado com uma bem sucedida actuação na área de recuperações de crédito, resultaram num aumento dos níveis de cobertura do crédito vencido por provisões», diz o BCP.

Jardim Gonçalves:
«A actividade e os resultados no primeiro trimestre de 2004 foram globalmente positivos, sendo de assinalar o bom crescimento do resultado líquido, potenciado pelo crescimento dos recursos e do crédito, com destaque para o crédito à habitação, das comissões e da redução de custos operacionais»
Acções do BCP em três meses

Custos de transformação caem 4,1%

Ainda a contribuir para a subida dos lucros do BCP esteve o corte de custos efectuados. Os custos de transformação do banco desceram 4,1% para 402,3 milhões de euros, o que provocou uma melhoria no rácio de eficiência da actividade em Portugal de 60,7% para 55,3 %.

A explicar o corte de custos está a redução do número de trabalhadores, que passou de 13.960 em Março de 2003, para 13,560 em Março último. Assim os custos com pessoal caíram 3,8%.

Os outros gastos administrativos baixaram 2,9% para 145,5 milhões de euros, com o BCP a destacar as poupanças realizadas em energia, combustíveis, telefones, rendas, deslocações, estadas, representações e publicidade.

O crédito total atingiu 53,16 mil milhões de euros, mais 4,5% que no período homólogo, um crescimento que o BCP atribui à subida de 23,6% no crédito à habitação, que atingiu os 15,8 mil milhões de euros.

Já os recursos totais de clientes subiram 1,2% para 51,27 mil milhões de euros.

O rácio de solvabilidade do BCP, calculado de acordo com os métodos do Banco de Portugal, situou-se nos 10,8%, enquanto o Tier I caiu de 7,3% para 7,1% e o Tier II ficou estável nos 4,6%.

Por áreas de negócio a banca de retalho em Portugal teve lucros de 44,5 milhões de euros – aumentando a contribuição em 17% para o valor global -, enquanto o «private banking» apurou um resultado de 12,5 milhões de euros.

Na banca para empresas a contribuição líquida para o lucro foi de 18,5 milhões de euros e na banca de investimento os lucros aumentaram 15,3% para 38 milhões de euros.

Os negócios no estrangeiro também providenciaram uma contribuição positiva para os resultados do Grupo BCP (0,5 milhões de euros), invertendo a situação negativa do período homólogo, em que os prejuízos tinham ascendido a 4,7 milhões de euros.

Na área dos seguros, onde o banco controla a Seguros e Pensões, os resultados líquidos foram de 24,5 milhões de euros, «reflectindo o crescimento dos prémios, a melhoria da sinistralidade e a redução dos custos administrativos»."

Sabendo que irei contrariar o cépticos (e ultra-cépticos), o que eu sei é que comparáveis ou não, a verdade é que em termos liquidos "sobraram" mais 9.8% que no inicio do ano passado... :wink:
Espero que esta taxa de crescimento continue nestes patamares ou que apresente um crescimento ainda maior ao longo de 2004. 8-)
Amanhã é outro dia e 9.8% são 9.8%... :wink: 8-)

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por zé povinho » 20/4/2004 17:13

já me engaram algumas vezes :mrgreen:

mas desta não, despachei-as ontem a 2,07 :lol:

Registado: 4/11/2002 23:38

por Pata-Hari » 20/4/2004 17:05

Não sei se concordo, porque agora uma queda parte de uma base superior à do pré-rumor de fim de semana. Na volta o eng encontrou a boa maneira de fazer passar o efeito dos maus resultados de forma mais indolor. Daqui a um mês nem se percebe que anormalidade gráfica foi aquela por volta dos dias 18 a 22 de abril :lol: .
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

re

por Info. » 20/4/2004 17:01

artista... lembras-te dos resultados que tinham de apresentar nos States.. quando cotavam lá os ADR?

claro que aquilo era incómodo..os resultados terem tão díspares dos apresentados em Portugal... "coisas das normas de lá" ;)

Cump.
Info.

por artista_ » 20/4/2004 16:58

Estes tipos do BCP só me fazem rir (mesmo sendo eu accionista do banco)!!! :lol: :lol: :lol:

Arranjam sempre maneira de comparar os resultados de forma a parecer que estes subiram... ultimamente, porque lhes dava jeito, tinham feito comparações com o trimestre anterior, agora voltam a comparar com o trimestre homólogo, em que a comparação é impossível de fazer pois a consolidação da S&P é diferente da feita o ano passado!!!

Conseguiram passar estes anos todos com os resultados sempre positivos (na óptica deles)!!! fizeram de tudo um pouco, desde comparações "dinâmicas" a resultados "proforma", passando por contabilidades engenhosas!!! e conseguiram ter sempre um discurso positivo... os mercados é que não foram na conversa e amanhã o BCP deve voltar ás quedas... é bem feita para aprenderem que o segredo disto está em gerir bem e não em enganar o Zé!!!

por Visitante » 20/4/2004 16:53

link da secção de factos relevantes da cmvm...do comunicado do BCP

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/new_a ... 9311&tab=F

Cump.
Visitante

Lucros do BCP sobem 9,8% para 104,9 milhões de euros

por Info. » 20/4/2004 16:45

Primeiro trimestre - Lucros do BCP sobem 9,8% para 104,9 milhões de euros /16:33

O Banco Comercial Português anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro trimestre subiram 9,8% para os 104,9 milhões de euros, em linha com as estimativas mais baixas dos analistas.

Analistas contactados pela Agência Reuters aguardavam que o banco de Jardim Gonçalves apresentasse lucros de 114,2 milhões de euros, com as estimativas a variarem entre 103 e 150 milhões de euros.

negocios.pt
Info.

Lucro trimestral do BCP sai na tranche mais baixa das estima

por Info. » 20/4/2004 16:43

in DE
A instituição financeira liderada por Jardim Gonçalves revelou hoje ter registado entre Janeiro e Março um resultado líquido de 104,9 milhões de euros (M€), contra os 95,6 M€ obtidos no período homólogo de 2003 e ligeiramente acima do esperado pelos peritos.
Info.

Anterior