Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Uma Proposta: Vamos Trocar Conhecimentos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 17/11/2003 15:58

Caro Comentador,

Em primeiro lugar, quero dar-lhe os parabéns pelos posts que aqui têm colocado, dado serem de qualidade e sempre interessantes, mesmo quando versam temas que não estão directamente ligados aos mercados.

Queria fazer aqui uma breve incursão pelo ponto 1 do seu post, pois discordo da sua opinião.

Cada vez mais, vejo as pessoas a referirem que os "insiders" costumam ser os primeiros a comprar num "bull market". Discordo desta ideia que se tem vindo a generalizar.

AO longo dos tempos, os "insiders" não se têm revelado bons indicadores na identificação dos "bull markets". Os "bull market" iniciam-se numa altura em que a economia e as empresas estão de rastos e não dão sinais de inversão. Os "insiders", nessa altura, ainda andam muito preocupados com as péssimas condições micro e macro económicas e costumam aproveitar as subidas para venderem.

Aliás, um dos aspectos mais curiosos e relevantes é que é no início dos "bull markets" que costumam acontecer grandes mudanças ao nível do controlo das empresas (incluindo OPA`s), nas quais o "smart money" que antecipa os momentos de viragem, decide entrar em força em algumas empresas, aproveitando as vendas fortes de "insiders" e detentores de posições relevantes em algumas empresas. Passagens de grandes blocos de acções nesses momentos são "fundos clássicos" que correspondem à saida de grandes accionistas e a entrada de novos.

Bem sei que esta minha opinião não é consensual e polémica, mas cada vez que aprofundo mais a minha leitura sobre a História dos mercados, mais vou reforçando esta minha convicção.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Patrícia M. » 17/11/2003 15:29

Não sou uma grande expert, mas deixo aqui a minha modesta opinião ao desafio:

1. Concordo com o Comentador

2.O mundo não é feito de tudo ou nada, isto é, há aspectos na economia a melhorar e outros a piorar. Mas, no seu todo, acredito que o pior já passou.

3. Vale a pena depois do resto do mundo arrancar a sério, porque nós reagimos sempre com atraso.

4. O mercado FOREX para mim ainda é um mistério. :oops:

Jinhos
Tixa

Registado: 25/2/2003 16:43

Uma Proposta: Vamos Trocar Conhecimentos?

por Comentador » 17/11/2003 12:51

Hoje o dia está bom para começar um pouco de research. Sim, de vez em quando, deveremos investigar, aprofundar conhecimentos ou descobrir novos aspectos sobre as áreas dos mercados financeiros que mais nos interessam. E, embora esse seja normalmente um trabalho isolado, se pudermos trocar impressões on-line, tanto melhor.

É isso que proponho agora: eu deixo alguns tópicos, para mero exemplo, de questões que acho importantes neste momento, desejando que possam ser discutidos por todos nós.

Então, aqui estão os tópicos, a que se poderão juntar outros, directa ou indirectamente relacionados:

1. Quem compra em bull market são, em primeiro lugar os insiders, depois os grandes e no fim os pequenos.

Como é que estão os vários activos? Nas acções (a nível mundial) parece-me que já estamos na fase 3 (pequenos a comprar muito e insiders já a vender há bastante tempo). Mas as conclusões são assim tão óbvias?

2. Os EUA, que são o motor económico mundial, parecem estar a iniciar uma boa recuperação económica, mas muitos indicadores dão sinais contraditórios - consumo crescentemente apoiado no crédito, investimento sem crescimento relevante, défices orçamental (o mais grave, em 2004) e comercial sem solução à vista. Como pode ser isto?

3. O PSI 20, tem de ser olhado como um mercado de 3ª. ordem ou, pelo contrário, é um pequeno mundo onde se podem encontrar potências adormecidas (Sonae), bancos promissores (BPI, etc.) e títulos ultra-especulativos (Pararede). Vale a pena?

4. O nosso par favorito, o EUR/USD, está em bull market. E o USD também está a cair em relação a outras divisas importantes. Nas moedas, a volatilidade e as correcções espreitam a cada passo, independentemente da maior duração de períodos bull ou bear relativamente a outros activos.

Proponho, com calma, alguma investigação e discussão sobre os “principais dólares” para além do USD – os dólares canadiano, australiano e neo-zelandês, sem esquecer que o canadiano é, de muito longe, o que tem mais ponderação na procura e no comércio mundial. “Dólares” sempre a subir e USD sempre a descer?

Vamos a isto?

Um abraço

Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Apramg, Google [Bot], Heldroo, Mar58, PAULOJOAO, richardj e 284 visitantes