Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EURUSD - Ponto da situação...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 20/11/2003 12:41

O padrão continua promissor e a opinião mantém-se. Entretanto começamos a ter uma LT de resistência consistente. Mais indefinido está o suporte mas considero que acima dos anteriores máximos (1.185x/1.186x) não há razões para alarmes...
Anexos
eurusd-20031120a.gif
eurusd-20031120a.gif (14.92 KiB) Visualizado 638 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 19/11/2003 20:49

Continua a cair a um ritmo muito lento e temos ainda abaixo os 1.185x/1.186x (anterior máximo) que deverá funcionar como suporte. Não me parece minimamente preocupante a situação neste momento...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

eur/usd

por Guzziman » 19/11/2003 20:47

Estamos em cima dos 1.1877.

Aos 1.1870 a situação pode dar uns pips valentes não ?

ou seja, ou inverte e tenta novamente 1.1900 ou rapidamente beija os 1.1800 certo ?

Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por MarcoAntonio » 19/11/2003 18:09

Um curto <i>update</i> para referir que se formou um suporte de curtíssimo-prazo nos 1.19, o valor a ter agora em atenção (a quebra levaria com facilidade o cross a testar os 1.185/1.186...

Continuo a considerar o padrão <i>bullish</i> tomando esta correcção/consolidação como sendo natural e saudável.

Mais tarde colocarei gráfico actualizado...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/11/2003 11:04

Depois do comportamento de ontem, uma correcção técnica ou uma consolidação em <i>counter-trend</i> são movimentos saudáveis e naturais. É isso que me parece estar a acontecer pelo que considero o padrão actual <i>bullish</i>...

Deixo os gráficos actualizados.
Anexos
eurusd-20031119a.gif
eurusd-20031119a.gif (13.15 KiB) Visualizado 752 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 19/11/2003 0:17

Guzziman, por favor !! Mestre, não :(

Não são necessários mais justificações. Já falei disso no meu tópico.
Quando o mercado pressente coisas de que não gosta...

Quanto a factores macro, é melhor nem irmos por aí...
Entre 1985 e 1995, o dólar perdeu mais de metade de valor e nalguns casos quase dois terços do valor face a várias outras moedas. E no entanto cresceu bastante, excepto na recessão 91/92, mas esta também afectou os outros, portanto, tudo igual.
Certo é que ele não parava de cair, mesmo tendo atingindo défice comercial zero !!

O capital que realmente mexe isto não está nem aí para condições macro !! Ele procura quem remunera melhor em condições de risco semelhantes, aceitando um risco maior quando pagam bem !!

Eu ainda não morava no Brasil em 1999, mas estava cá em Janeiro/99 quando se deu a crise do Real.
Num só dia, após a flutuação livre, caiu mais de 30%, salvo erro.
Eu bem vi as caras de desespero de quem tinha dólares e não aguardou mais para os trocar...

É assim, que mais posso dizer ??

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

ok

por Guzziman » 18/11/2003 23:48

Mestre,
Em 1985 por exemplo, em bolsa, não tinhamos os mecanismos de segurança ! que existem hoje.
Os mercados evoluiram e muito, veja-se o momento em que estamos.

Desde Abril de 1998 que estamos em queda.
Só em Junho, "eu" senti que podia regressar aos mercados de acções, até essa data estive quase sempre hibernado.

Creio, que os mercados evoluiram mesmo, e neste regresso ao período Bull, a recuperação não está a ser vertiginoso, em "V", mas sim num "U" de aba larga.

No Forex, pura e simplesmente não me pronuncio, pois sou totalmente ignorante.

Mas, analiso o fundamento, e 200 pips num dia tão "normal" como o de hoje de diferença entre EUR/USD, eu não encontro justificações.

Para um aprendiz, 1 dia destes sem justificações, acredite "djo" é muito difícil de engolir.

Mas, estou atento, e nos trocos que me restam no "jogo", passei agora aos 1.197 ao estado de vendedor.

Não posso aceitar tamanha desvalorização do dólar perante o Euro, é injustificável em termos económicos.

Um abraço,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

por PLPINTO » 18/11/2003 23:39

Não tens mesmo que entender pois foi fora do contesto, pois embora a tendência fosse de subida do euro ele nem sequer apresentava uma força muito relevante.
A ajudar à festa da quebra de resistências que teve o efeito de euforia, e que ao confirmar o bull do euro fez com que muito capital gordo entrasse no euro veio ajudar a venda em pânico de dólares pelos motivos que referi no post anterior.
A próxima resistência é 1.1980, que por enquanto aguentou o barco e a não ser que os asiáticos façam das suas a tendência de muito curto prazo agora será de correcção para valores de 1.1930/10. Acho eu!

Registado: 22/5/2003 15:08

por djovarius » 18/11/2003 23:38

200 pips num só dia nas duas moedas mais fortes do mundo...
Em 1985 foram cerca de 1.000 pips !!

Lembremo-nos daquela frase magnânima:
"Os observadores, como os loucos, procuram explicações e tudo querem entender... um trader, nem sequer deve tentar"

Volatilidade? Ainda não vimos foi nada !!!

abraços

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Forex

por Guzziman » 18/11/2003 23:27

PLP,
Quanto mais aprendo mais erros cometo!
Após inverter a 1.19 tive de accionar o stop!
Entrei a 1.195 para sair agora a 1.197

Forex é muito violento e não consigo guiar-me pelos meus padrões de investidor em acções.

Não consigo entender 200 pips num dia entre 2 das 4 moedas mais fortes do planeta.

O meu problema é esse mesmo.

Agora comecei a inverter, pelo muito pouco que conheço de política monetária e do rolar da massa monetária, é incompreensível 200 pips em 4 horas de negociação.

É uma aberração, aliás a banca está carregada de mecanismos de garantia de taxas de juro a "X" meses de distância e não variam assim (os swaps).

Eu enterro-me a cada jogada no Forex, mas uma desvalorização do Dólar em relação ao Euro como a de hoje, desculpem, mas não consigo justificar mesmo puxando por toda a bagagem económica que até hoje li.

O Forex, está para mim, como os animais dos dias de hoje para os Dinossauros!

Para acreditar, só vendo!

Guzziman in "a azia continua ... forte"
Alvin Toffler

por PLPINTO » 18/11/2003 23:19

Dados divulgados pelos EUA de que a compra de títulos se ficaram no mês de Setembro pelos 1.190 milhões, o valor mais baixo desde 1998 somados ao receio de novos atentados terroristas e agudizar da situação no médio Oriente parece que estão por detrás do sentimento de queda do Dollar.

por PLPINTO » 18/11/2003 23:08

Incrível, passou pela resistência de 1.1930, e máximos do ano sem pestanejar.
Numa semana em que se tem mostrado tão reticente a quebrar resistências passou por esta sem a ver sequer.
E parece que está com força para chegar aos 1.2, se não for já será quando os asiáticos também quiserem entrar na festa.

Guzzimam, eu também shortei a 1.1925, pois nunca me passou pelos planos que ele ia conseguir ficar acima desse valor no dia de hoje, tanto mais que vem de mínimos de 1.1735. Bem tenho razão de que deixar ordens no computador é má politica pois se estivesse a olhar só tinha vendido a 1.1950.

sera prenuncio de mini-crash?

por homemdoswarrants » 18/11/2003 20:21

Os crash geralmente sao antecipados por movimentos bruscos de cambio, estes trazem sempre efeitos nefastos a todas as economias.
Se nao for agora , muito em breve sentiremos o efeitos dos 200 pips de hoje.
Eles representao recessao quer para uns , quer para os outros , nao beneficiando nenhuma economia com isso e atençao aos dados da confiança do consumidor , indice Michigan( provavelmente ainda nao esta semana , mas na proxima ja repercurtira este efeito)
Eu pela carteira que actualmente disponho, denuncio facilmente as minhas expectativas( puts de tudo), nao estando a defender a minha composiçao de carteira, antes mostrando as convicçoes em que me basiei ao cria-la.
A minha unica aposta em subida consiste na pad, embora seja aposta antiga, é para continuar.
Vou ficar especialmente atento esta noite ao japao, concerteza que nao amanhecera sem que haja intervençoes , ou em alternativa surpresas
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

turno asiático

por Pavel » 18/11/2003 20:12

Pois é, com esta é que (creio eu) ninguém esperava! É claro que isto está de acordo com a tendência de médio/longo prazo de subida, mas 200 pips em poucas horas foi de facto de cortar a respiração.

Não sou, nem de perto nem de longe, um conhecedor do Forex mas tenho acompanhado o EUR/USD sensivelmente desde o Verão e algo que tenho notado, sobretudo mais recentemente, é que o EUR tende a fortalecer durante o "turno asiático" - pelo menos, tipicamente durante a noite aqui no Ocidente os movimentos de recuperação do USD são menos frequentes e menos fortes do que durante o dia "europeu" e americano.
Esta minha impressão tem algum fundamento, de origens "grosso modo" conhecidas? Se sim, será crível que esses mesmos factores possam estar em acção já dentro de algumas horas e dar o impulso final em direcção a 1.20?

Não peço previsões que ninguém é capaz de fazer evidentemente, apenas um pouco de "background" (se é que ele existe), se alguém estiver disponível para o fazer, sobre a tendência recente de fortalecimento do EUR no dia asiático.

Registado: 11/8/2003 19:04

por MarcoAntonio » 18/11/2003 19:29

Exacto, Djovarius... para hoje já será difícil irmos mais longe, a vela diária está esticadíssima.

Mas o sinal é de quebra e de grande importancia e esse a meu ver está dado e é seguro (apesar o recuo que deu que me parece uma mera reacção técnica).

Ficam os gráficos...
Anexos
eurusd-20031118c.gif
eurusd-20031118c.gif (14.67 KiB) Visualizado 912 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 18/11/2003 19:27

Pessoal, nem dá tempo para respirar !!! :shock:

Ele está a ficar sobrecomprado, mas já esteve juntinho de 1.1950 !!

Desculpem, mas isto está a ficar, devido à velocidade do ritmo do mercado, muito perigoso para os mesmos...

Agora, houve um conta-ataque que o devolveu aos 1.1920

por MarcoAntonio » 18/11/2003 19:23

Acaba de dar outro estouro, quebrando de rajada os 1.193x...

Estamos em máximos do ano. Tal como esperava a quebra dos 1.186x originou um movimento de relevo...
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 18/11/2003 19:23

Máximo histórico !!!
1.1945

por djovarius » 18/11/2003 19:20

O máximo de médio prazo foi um duplo topo Maio/Junho com o bid rigorosamente a 1.1929 !!

Estamos agora a 1.1920

dj

resp

por Guzziman » 18/11/2003 19:10

Bom,
Acabo de no "jogo" VENDER eur/usd a 1.19.
Mas como tenho falhado todas as inversões...
Actualizando o gráfico para diário, 1.19 seria um 3º máximo a 1.19.
Veremos qual o caminho a seguir, mas, parece-me a mim, que este é o máximo da desvalorização que o dólar para já pode atingir...

Guzziman
Alvin Toffler

por MarcoAntonio » 18/11/2003 19:08

Atenção, nova arrancada em direcção aos 1.193x, presumo (a resistência de relevo seguinte).
Imagem

Administrador Fórum

por PLPINTO » 18/11/2003 19:01

Eu tenho mais sorte nas inversões do que nos breakauts. Bons breakauts como o de hoje é sempre quando não estou a aconpanhar o mercado :x :(

vou deixar duas ordens no sistema:
:arrow: venda a 1.1925
:arrow: compra a 1.1777
estou com mais fé na primeira, lá pelas três da manha, como é costume :lol:

por djovarius » 18/11/2003 18:43

PLPinto,

Apesar de eu aconselhar que a ruptura de 1.1860 dava hipótese aos longos (como deu hoje finalmente), se tivesses entrada curto nas últimas vezes, teria dado certo em todas elas e só hoje terias sido stopado.

Portanto, não vejo grande problema. Mesmo hoje, os curtos de 1.1860 que não tenham sido stopados em 1.19 tiveram hipótese de fechar depois a 1.1870 !!

Mas eu continuo a gostar mais da postura de seguir o movimento, sobretudo se ele for a favor da tendência geral, como hoje. Se é verdade que há falsas rupturas, hoje não foi o caso. As falsas são uma inevitabilidade deste ou de qualquer outro mercado !!

Um abraço

djovarius

por PLPINTO » 18/11/2003 18:32

É na realidade muito dificil conseguir aproveitar os breakauts com o sistema em automatico, pois na maior parte das vezes os S/R não são quebrados validamente logo à primeira vez o que faz com que no recuo sejamos stopados. A unica maneira que existe para evitar o ser prematuramente stopado é colocar o stop a seguir ao proximo S/R, o que quer dizer 25/30 pips do S/R de entrada + o desconto que se dá para a compra, o que é muito. Se o breakaut for mesmo falso perde-se muito dinheiro.
Outra aposta valida é apostar no contrario, na inversão ao tocar nos topos ou fundos, como por exemplo colocar uma ordem de venda ao toque dos 1.1930, o que por norma dá 25/15 pips e falha menos vezes. Mas tambem é prigoso pois estamos a apostar contra o mercado. Se tivessemos posto uma ordem de venda nos 1.1860, como mandaria a norma, seriamos cilindrados.
O melhor mesmo é ficar a olhar para o ecram e quando for possivel colocar uma ordem stop no preço de custo e aí ir dormir descansado... :lol:

por MarcoAntonio » 18/11/2003 18:10

Questões complexas, mas vou tentar responder com a minha opinião.

Em primeiro lugar eu não me tenho referido especificamente a <i>daytrading</i> (antes a curtíssimo-prazo de forma mais geral) e penso que convém estabelecer a diferença dado que por <i>daytrading</i> entende-se por comprar e vender (ou vice-versa) no próprio dia, fechando de preferência todas as posições no <i>overnight</i>.

O curtíssimo-prazo, conforme o entendo vai desde o <i>daytrading</i> ao <i>swing trading</i> (podendo os trades durar umas horas ou vários dias).

Numa postura de curtíssimo-prazo, volto a dizer (é a minha opinião que poderá não ser partilhada por outros, obviamente) que se exige mais trabalho e atenção mas menos tensão. Isto porquê?

Porque numa postura de curtíssimo-prazo uma grande perda não é tensão... é asneira!...

Numa postura de <i>position-trading</i> grandes perdas são o pão nosso de cada dia pois há que filtrar os movimentos (diários, por exemplo) que não têm expressão no curto/médio-prazo mas que, derivado da grande alavancagem, podem colocar os nervos do investidor em franja e fazê-lo vender quando devería comprar ou vice-versa...

E mesmo que não faça nada, atravessa momentos de grande tensão quando os trades não correm pelo melhor...

Já uma perspectiva de curtíssimo-prazo (que implica uma maior flexibilidade e por arrasto uma tendência para limitar mais as perdas) exige mais trabalho, atenção e disponibilidade de tempo. E é claro, é necessário estar mesmo o maior tempo possível em frente ao ecran... Quem não puder acompanhar o melhor (ou se não se puder acompanhar em determinada altura) o melhor é ficar de fora (a menos que se esteja do lado do <i>trend</i>, podendo-se aí deixar uns <i>stops</i> no sistema).

Quanto aos stops, é complicado. Eu não penso que o Forex seja especialista em ludibriar stops. Sinceramente parece-me é que dá sinais muito válidos quando quebra as resistências e os suportes que tenho identificado...

Mas isso poderá ser derivado do local onde se colocam os stops automaticos. Pessoalmente (depois de diversas más experiencias com stops automaticos) uso-os relativamente pouco e sirvo-me do acompanhamento. Outra forma que tenho para contornar as dificuldades e da qual tenho falado por diversas vezes é das entradas (e saídas) faseadas com reforços e alívios da exposição conforme o sinal é gerado, confirmado, etc...

Por fim, não menos importante, seja qual for o <i>time-frame</i>, é importante reconhecer que não podemos (nem conseguimos) adivinhar sempre o movimento seguinte pelo que sempre que não temos sinais concretos (ou suficientemente fortes) devemos remeter-nos à neutralidade!... Não devemos ter nem pejo nem complexos em fazê-lo... Afinal trata-se da posição mais segura que há do mercado e devemos fazer uso dela com conta e medida. Nada nos obriga a estar sempre no mercado (ou curto ou longo).

Espero ter ajudado com a minha opinião...
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot], macau5m, Shimazaki_2 e 45 visitantes