Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MEL1980 » 17/8/2023 12:57

Arlos Escreveu:O BCP já está a por muitos investidores nervosos principalmente os medricas que sairam e agora se quiserem ganhar dinheiro não têm outra hipótese senão comprar... e ela não desce!!

Carissimo, (compro e vendo acoes, inclusive do bcp vai para mais de 25 anos). Investidores nervosos quando um titulo sobe so nas quedas ou entao quem tem posicao curta.
O que o leva a dizer isso com tanta certeza? Tem a garantia que o titulo nao abre amanha a perder 5 %?

Nunca devemos tomar o lucro em bolsa por garantido, mais ainda num titulo do setor financeiro...tantos fatores nao controlaveis hoje em dia. Conhecer a historia ajuda a estar consciente do que pode ou nao acontecer no futuro, ajuda mas nao da garantias. A bolsa tira o lucro obtido facil...masi dia menis dia. Bons negocios.

Registado: 21/5/2014 22:08

por PC05 » 17/8/2023 11:27

Juro implícito do crédito à habitação atinge em julho novo máximo desde abril de 2009

Lisboa, 17 ago 2023 (Lusa) - A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação voltou a subir em julho, para 3,878%, o valor mais elevado desde abril de 2009 e 22,9 pontos base acima da de junho, divulgou hoje o INE.

Vai doer a muita gente.... e vai continuar a subir!

https://www.lusa.pt/article/41352637

Registado: 5/12/2005 21:28

por Arlos » 17/8/2023 11:20

O BCP já está a por muitos investidores nervosos principalmente os medricas que sairam e agora se quiserem ganhar dinheiro não têm outra hipótese senão comprar... e ela não desce!!

Registado: 17/9/2020 18:18

por Arlos » 17/8/2023 8:39

Novamente o BCP a dar cartas e a comandar a bolsa portuguesa.

por João 87 » 16/8/2023 17:05

Investidor Escreveu:Se compilarmos os lucros anuais dos ultimos 12 meses (TTM - Trailing Twelve Months), equivalente aos ultimos 4 trimestres, o BCP apresentou nesse período 555,5 Milhões de euros de lucros.

Tendo em conta a cotação de hoje, transaciona neste momento com um PER ( Price to Earnings Ratio - relação entre cotação e lucros) próximo de 7.

Ora, um PER de 7 é um valor claramente baixo, apenas justificável pelas incertezas quanto ao futuro, nomeadamente na Polónia.

Mas imaginemos agora que o BCP apresenta, quer no 3T como no 4T, em cada um deles, os mesmos 200M€ de lucros que apresentou no 1T e no 2T (hipótese razoável). Nesse caso acaba o ano com 800Milhões de lucros. Com o mesmo PER de 7 que hoje tem, a cotação passa para 0,37€.

Se, por outro lado, o mercado atribuísse hoje ao BCP um PER de 10 (um valor nada especulativo para um banco em velocidade de cruzeiro) e com os resultados TTM, a cotação passaria a ser hoje de 0,36€.

Por isso neste momento é razoável que a média dos Price Targets das casas de investimento seja à volta de 0,35€. Por isso é razoável dizer-se que a cotação do BCP está neste momento atrativa.

(A utilização do PER é uma aproximação grosseira para se fazer uma análise de valor fundamental. O método correcto, e usado por todas as casas de investimento, é o DCF - Discounted Clash Flows)

O que eu acho que vai acontecer? Retirando os eventos imprevisiveis e externos ao BCP mas que afetarão a variação diária do titulo, acho que vai acontecer um misto de duas coisas (ambas positivas para a cotação):
1. Vai ficar evidente que o BCP transaciona com um multiplo PER baixo (desde que os riscos na Polónia sejam contidos);
2. Vai ficar evidente que os lucros do BCP são sólidos e se irão repetir nos próximos trimestres, uma vez que as taxas de juro altas vieram para ficar durante algum tempo.

Veremos como corre.

Concordo plenamente com o seu ponto de vista.
Não compreendo o porquê do mercado subavaliar a cotação, se é 0.34 euros o valor das ações do Banco, tendo como fonte de avaliação os resultados, porque não estão as ações nesse valor ?
Se fosse ao contrario e se os analistas afirmassem que o valor era muito mais baixo, o que fazia o mercado, corrigia o valor das ações para esse valor, ou mantinha onde está?
Será que nos andamos todos a enganar uns aos outros ou o "mercado não funciona"?

Registado: 28/3/2021 13:21

por previsor » 16/8/2023 15:39

Agora um bocado mais a sério, acho que o bcp devia pensar em fazer um reverse stock split.
Dá mau aspeto um dos principais bancos portugueses ser uma penny stock.

Registado: 15/3/2023 3:21

por previsor » 16/8/2023 15:11

Arlos Escreveu:"esta ação é a melhor para se investir no psi e a este preço tem grande potencial de subida"

É a melhor do universo e arredores! Até os extraterrestres já a querem comprar, haha

Registado: 15/3/2023 3:21

por Arlos » 16/8/2023 14:59

Investidor, estou de acordo com tudo o que escreveu, mas fiquei admirado, que no final, não tivesse confirmado e escrito a maior verdade "esta ação é a melhor para se investir no psi e a este preço tem grande potencial de subida" cpts.

por Àlvaro » 16/8/2023 12:40

Aqui sim, aqui suponho que estás no cavalo certo. É um "suponhamos", não é conselho para compra.

Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 16/8/2023 9:28

Sem comentários, :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
BCP. MOTA.png
BCP. MOTA.png (111.95 KiB) Visualizado 5567 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Arlos » 16/8/2023 8:39

O BCP tem-se portado muito bem, tem dado sinais de força, quando entra no vermelho aparecem logo compradores. É sem dúvida a melhor ação no psi. Quem tiver ações tem de ter BCP é uma ação segura, com liquidez e continua com grande potencial de subida. O resto, tirado mais duas, é só para entreter e para quem investe pouco e não quer ganhar dinheiro.

por cristianosantos85 » 15/8/2023 11:28

Arlos Escreveu:Bom comportamento e bom fecho hoje do BCP. Tudo indica que brevemente volte aos 0,26€ e que forme uma base para daqui a dois meses, com os resultados do 3.trimestre, comece a ter os 0,30€ em vista. Quem diria!!

E relembro que o rating do BCP ainda é lixo e dúvido que na próxima revisão essa classificação se mantenha. Sem dúvida que existe aqui potencial.

Registado: 10/9/2015 16:45

por volvista » 15/8/2023 0:08

Encerramento de S&P 500 e Nasdaq em força 14.08.2023

Registado: 9/9/2017 21:28

por Arlos » 14/8/2023 16:47

Bom comportamento e bom fecho hoje do BCP. Tudo indica que brevemente volte aos 0,26€ e que forme uma base para daqui a dois meses, com os resultados do 3.trimestre, comece a ter os 0,30€ em vista. Quem diria!!

por João 87 » 11/8/2023 16:21

Partilhar artigo
...
O Deutsche Bank manteve a recomendação de "compra" para as ações do BCP mas elevou o preço-alvo de 0,30 para 0,35 euros, segundo uma nota de "research" a que a Bloomberg teve acesso.

O novo "target" definido pelo banco alemão é ligeiramente acima do consenso dos 13 analistas que cobrem as ações do único banco português cotado em bolsa, que se situa em 0,34 euros.

por MEL1980 » 8/8/2023 22:43

João 87 Escreveu:
MEL1980 Escreveu:
João 87 Escreveu:Sem intenção de especular nem influenciar o investimento no BCP, mas com um forte sentido pedagógico, porque continuar a procurar depósitos a prazo ou mesmo os certificados de aforro, se a bolsa, e neste caso em especial as ações do BCP, podem ser o melhor local para se investir a longo prazo.
Sei que não é para todos, mas para aqueles que sabem, entendem, conhecem e tem vontade (...).

Meu caro, li o que escreveu, ontem fui levantar o meu depósito a prazo e comprei o mesmo valor em ações do Bcp….cheguei a casa hoje e a minha mulher diz que o jantar e broa (sobra de domingo) e um pepino.

E assim que anda a cultura financeira neste pais, compra de ações compara-se a um DPZ. Os o hécticos serão os mesmos? A liquidez sem ter que assumir perdas igual? Não conhecem o conceito diversificar para mitigar riscos?

É uma pena.

Respeito o seu ponto de vista, no entanto digo lhe que as ações do BCP em Maio de 2020 estavam a 0.10, hoje estão a 0. 24.
Desculpe se influencie os seus interesses.

Desculpas aceites. Ainda influenciado pelo espírito das JMJ…
Sabe o que me “preocupa”? Estar convencido que acredita no que escreveu! Talvez influenciado também pelas JMJ!
Acreditar….

por João 87 » 8/8/2023 22:16

MEL1980 Escreveu:
João 87 Escreveu:Sem intenção de especular nem influenciar o investimento no BCP, mas com um forte sentido pedagógico, porque continuar a procurar depósitos a prazo ou mesmo os certificados de aforro, se a bolsa, e neste caso em especial as ações do BCP, podem ser o melhor local para se investir a longo prazo.
Sei que não é para todos, mas para aqueles que sabem, entendem, conhecem e tem vontade (...).

Meu caro, li o que escreveu, ontem fui levantar o meu depósito a prazo e comprei o mesmo valor em ações do Bcp….cheguei a casa hoje e a minha mulher diz que o jantar e broa (sobra de domingo) e um pepino.

E assim que anda a cultura financeira neste pais, compra de ações compara-se a um DPZ. Os o hécticos serão os mesmos? A liquidez sem ter que assumir perdas igual? Não conhecem o conceito diversificar para mitigar riscos?

É uma pena.

Respeito o seu ponto de vista, no entanto digo lhe que as ações do BCP em Maio de 2020 estavam a 0.10, hoje estão a 0. 24.
Desculpe se influencie os seus interesses.

por MEL1980 » 8/8/2023 21:26

É uma pena.

por kknd2 » 8/8/2023 14:22

Investidor Escreveu:Valente tombo hoje à conta de duas notícias: i) o imposto extraordinário sobre os lucros da banca em Itália e; ii) a revisão em baixa do rating de alguns pequenos bancos americanos pela Moody's.

Nada disto afeta diretamente o valor intrinseco do BCP, mas muitos investidores estão a sair das ações de bancos, e o BCP leva por arrasto.

Há, e haverá, dias assim.

Curiosa medida de um governo de Direita

Registado: 30/4/2023 13:50

por Goya777 » 7/8/2023 17:58

Escolhendo os momentos exactos é mais fácil apresentar bons resultados. E partindo do bear market em 2020 há prai resmas de acções que deram bons ou grandes retornos

Registado: 17/7/2014 22:33

por João 87 » 7/8/2023 16:39

Goya777 Escreveu:

Isso de investir a longo prazo aqui ser boa opção é discutível. Basta ver o gráfico de longo prazo

Concordo com o que escreves, mas falamos no presente, porque o passado fica para trás, nesse sentido, faz uma avaliação ao valor das ações do BCP, desde <Maio de 2020, até hoje, depois aguarda (...) e volta a fazer uma avaliação daqui a 12 meses. pode ser?

por Goya777 » 7/8/2023 15:41

Isso de investir a longo prazo aqui ser boa opção é discutível. Basta ver o gráfico de longo prazo

Registado: 17/7/2014 22:33

por João 87 » 7/8/2023 14:52

Sem intenção de especular nem influenciar o investimento no BCP, mas com um forte sentido pedagógico, porque continuar a procurar depósitos a prazo ou mesmo os certificados de aforro, se a bolsa, e neste caso em especial as ações do BCP, podem ser o melhor local para se investir a longo prazo.

por João 87 » 7/8/2023 9:17

Até aos 0.3000, o BCP tem muito que subir (...) em 2023 chegará lá.

por cristianosantos85 » 7/8/2023 0:27

A Mota esta semana fraquejou um pouco, ao contrário do BCP. Sendo isto completamente imprevisível, pode estar a começar a perder o gás.

Registado: 10/9/2015 16:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, caldeirum, Google Adsense [Bot], iniciado1, luislobs, macau5m, Opcard33, paulopereira.pp36.pp, Phil2014 e 217 visitantes