Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por fff » 15/6/2015 8:13

Agence France-Presse ‏@AFP 15 minHá 15 minutos

#BREAKING Athens ready to 'wait patiently' until creditors become 'realistic': Tsipras :mrgreen: :mrgreen:

German CDU Party’s Kauder: Without IMF Participation, German Parl’t Wont Back Any Greek Deal - RTRS $EURUSD

Desde o inicio que não antevejo um bom desfecho para estas posições radicais e não vejo nada que me faça mudar de ideias.

Registado: 29/11/2007 3:19

por FDPC » 15/6/2015 3:09

Ops já está em plena madrugada a "declaração da catástrofe" . :arrow:
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância

Registado: 15/9/2013 23:16

por atomez » 15/6/2015 2:13

richardj Escreveu:Por isso, em vossa opinião, como se torna a divida grega sustentável?

O que é que a nossa opinião interessa para o caso?

Menos que zero.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

3 'SES'.

por RaposoTavares » 15/6/2015 1:38

Imagem

Olivier Blanchard - A voz do FMI?

Se não é a voz, é uma das vozes mais importantes do Fundo monetário internacional.
Se aquilo que escreve aí abaixo parece, à primeira vista, promissor e muito construtivo para a resolução da crise grega, fica nas entrelinhas a sensação de que o FMI o que mais quer é pôr-se a milhas destas negociações já quase(?) ridículas.
Se pensarmos que os alemães querem - melhor: fazem questao!- que este fundo internacional participe de uma solução para esta crise, então a coisa ainda é mais negra.

O artigo:
http://blog-imfdirect.imf.org/2015/06/14/greece-a-credible-deal-will-require-difficult-decisions-by-all-sides/

O Blanchard:
http://blog-imfdirect.imf.org/bloggers/olivier-blanchard/
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

A Crise Grega vista pelo El País

por RaposoTavares » 15/6/2015 0:42

4, artigos, 4! com os quais não concordo.
(Pporque me parece que anda muita gente a esquecer-se da eleições que se aproximam, da pressão dos 18 eleitorados sobre os seus políticos, da posição do FMI, da posição da Alemanha em relação à presença e à função do FMI num eventual acordo, da aprovação necessária de muitos parlamentos renitentes em fazer concessões à Grécia...)

http://elpais.com/elpais/2015/06/14/opinion/1434304642_000071.html

http://internacional.elpais.com/internacional/2015/06/14/actualidad/1434302205_071874.html

http://internacional.elpais.com/internacional/2015/06/13/actualidad/1434219145_586127.html

http://economia.elpais.com/economia/2015/06/11/actualidad/1434024627_535395.html
Editado pela última vez por RaposoTavares em 15/6/2015 1:41, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por iLeveraged » 14/6/2015 23:46

richardj Escreveu:
Por isso, em vossa opinião, como se torna a divida grega sustentável?

(..)

-É fundamental manter o superavit primário positivo (...)

Isto.

Não só a dívida Grega, nem só "até a dívida estar controlada".

E ao contrário do Dr Tretas, considero 0,5% francamente insuficiente: com +170% de divida/PIB, 0,5% de saldo primário implica um juro médio de 0,29%.
Só para pagar juros ad aeternum, sem nunca amortizar 1€ de capital! Nem perto de "sustentável".

Registado: 17/7/2014 13:27

por Dr Tretas » 14/6/2015 21:32

richardj Escreveu:
(...)

Alias, para resolver a questão "como tornar a divida publica grega sustentável ? " é uma questão muito mais importante e difícil de resolver. E para essa questão que os credores olharam e não é para ai que os gregos olham. Porque para os gregos a resposta a essa questão é, "vai ter de ser reeestruturada porque não vamos pagar nem fazer 10 anos de sacrifícios para a tornar sustentável".

Bom, a dívida tem que ser reestruturada obviamente, para um prazo muito longo (uns 50 anos ou mais, em tempos a dívida de Portugal foi reestruturada para 100 anos, acabou de se pagar há poucos anos...) sem juros, ou com juros inferiores a 0,5%. Isto é uma forma de os credores receberem o capital que emprestaram, ainda que fortemente degradado por décadas de inflação.
Depois os gregos têm que entender que não podem ter défice durante todo esse tempo. Penso que deviam manter pelo menos 0,5% de saldo primário, é um peso reduzido na economia, não creio que vá tolher o crescimento grego.
Depois é deixar os bancos falirem, assim que os gregos levantarem a massa toda, já não deve faltar muito. Isso deve anular grande parte da dívida privada. Quando assentar o pó, os gregos que invistam o dinheio que guardaram no colchão, para gerar crescimento.

Registado: 29/10/2013 12:15

por fff » 14/6/2015 19:27

Agence France-Presse ‏@AFP 58 minHá 58 minutos

#UPDATE Greece bailout talks end with no deal, 'significant gaps' remain: EU http://u.afp.com/Z42H

Estou espantado!!!!! - Falharam - Como é possivel ? Então não era desta ?

Tentam fazer dos outros todos idiotas .

The writing was already on the wall after several EU officials expressed reservations about the feasibility of striking any sort of compromise with Greece’s negotiating team in Brussels on Sunday, and now it’s official. Talks have once again ended with no deal as the Greeks are standing their ground on pension cuts and VAT hikes.

por Diacono » 14/6/2015 19:25

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por fff » 14/6/2015 19:09

O VIRAFAKAS contra-ataca :

"Varoufakis: Pedido do FMI para reformar sistema de pensões é "ridículo" " - Deve perceber muito de teoria dos jogos, mas pelos vistos a fazer contas é uma nulidade.

É obvio que os sistemas de pensões como estão desenhados são insustentaveis , o deles e o nosso ( Ah esqueci-me a teoria para ganhar eleições - É só bombar no crescimento por magia :mrgreen: ).

Só quem não estiver a ver piramide invertida demografica e não souber fazer contas .
Até um miudo do secundario se lhe derem os numeros para 20 anos percebe que são insustentaveis

"O motivo pelo qual não assinamos o que é oferecido é que se trata de mais uma versão das propostas falhadas que se apresentaram no passado", afirmou Varoufakis.

Para ele a unica proposta que irá resultar é o resto dos europeus a despejarem lá dinheiro para eles gastarem como quiserem e nunca o devolverem. É a fundo perdido :mrgreen: .

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... iculo.html

por Ativo » 14/6/2015 16:32

TremalNaik Escreveu:(...) A minha ideia já foi exposta antes em relação ao longo prazo. No imediato, não colocaria o fim do mês como deadline, mas a parte final da próxima semana. A reunião de 5. feira, do Eurogrupo, é particularmente importante porque há decisões a ratificar nos parlamentos nacionais. E para isso é preciso tempo. Ou seja, o fim de Junho, como data real de deadline incorpora já o tempo das decisões individuais dos países membros. (...)

A "deadline" é a data de pagamento de 1600 milhões de euros ao FMI pela Grécia, é a data de término da extensão técnica (feita pelo Eurogrupo) do atual resgate da Grécia, a partir da qual 7,2 mil milhões euros deixam de estar disponíveis para serem emprestados à Grécia e é também a data limite, definida pelo ministro das Finanças da Alemanha, para se chegar a acordo com a Grécia e concluir-se o segundo resgate da Grécia.
Todas estas datas são uma só: 30 de junho.

A data de 30 de junho, por definição e por condicionar a negociação, pelos motivos acima indicados, é verdadeiramente a "deadline" da negociação em curso.

É sabido que um acordo com a Grécia teria que ser ratificado por alguns parlamentos nacionais (como, por exemplo, o alemão, o holandês, o finlandês, etc.) e aprovado pelo Ecofin, mas também é sabido que o acordo, a fazer-se, no corrente mês, será feito, primeiro, a nível do Eurogrupo (no qual estaria presente, como é habitual, Christine Lagarde) e este pode ser convocado extraordinariamente (não seria a primeira vez) para dia 30 de junho.

Ora, mesmo que o acordo se alcançasse, "in extremis", no dia 30 de junho, no seio do Eurogrupo, não seria por os parlamentos nacionais ou o Ecofin, ainda não se terem pronunciado sobre ele, que o mesmo não produziria imediatamente efeito (pois outros valores mais altos se levantariam), ou seja, o acordo, assim alcançado, conseguiria, estou certo disso, impedir que o "default" da Grécia, ocorresse em 30 de junho, ou por reembolso do FMI pela Grécia, até às 24 horas de dia 30 de junho, ou por recurso a um determinado artifício técnico ou formal.

Portanto, há só uma "deadline" e não há duas ou três, com intervalo de poucos dias!!! E convém tê-la bem presente: 30 de junho!

Dado que o governo grego tem jogado muito com o fator tempo, visto o seu trunfo ser a possibilidade de entrar em "default", direi, ainda, por fim, que, por 30 de junho ser, efetivamente, uma "deadline", na negociação em curso com a Grécia, não me admiraria muito que o governo grego esticasse a corda até 30 de junho e só nesse dia se obtivesse o acordo, tão desejado. :wink:

Mensagem, novamente, editada, às 17 horas e 10 minutos.

Registado: 24/1/2014 17:24

por richardj » 14/6/2015 15:14

acho que no limite os gregos voltam ao mercado com um empréstimo de 1600 milhões a 3 meses com um juro x, só para ganhar mais tempo.

Se não estou em erro, os gregos tem para pagar 20 mil milhões até ao final do ano.

Toda esta conversa de acordo ou não acordo para receber os 7,2 mil milhões é pointless.

Alias, para resolver a questão "como tornar a divida publica grega sustentável ? " é uma questão muito mais importante e difícil de resolver. E para essa questão que os credores olharam e não é para ai que os gregos olham. Porque para os gregos a resposta a essa questão é, "vai ter de ser reeestruturada porque não vamos pagar nem fazer 10 anos de sacrifícios para a tornar sustentável".

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em minha opinião existem alguns pontos chave:

-É fundamental manter o superavit primário positivo até a divida ficar controlada, o que seria algo à volta dos 10 anos.

-É fundamental preservar uma coesão social, o que significa que os cortes devem ser direccionados, se possível, para áreas que não afectem o normal funcionamento da saúde e educação.

-É absolutamente fundamentar arranjar investimento exterior/interior para por a economia a andar e atacar as duas áreas mais afectadas: desemprego e divida. Como fazer isto?

Sugestões:

1º o governo tem de ter muito mais cuidado com a imagem que transmite para fora, tanto dentro da grecia como para fora da grecia. É preciso que os investidores e empresários confiem no governo. Confiem que o seu dinheiro não vai ser confiscado, que as regras do jogo não vão mudar 10 vezes nos próximos 10 anos.

2º Legalizar as drogas leves e eventualmente a prostituição, dentro de determinado enquadramento, mas um pouco como tem sido feito nos USA e na Holanda. Implicitamente é uma forma de combater a economia paralela e é uma receita não desprezível para o estado. Ainda para mais, sendo um governo de esquerda e estando a grecia bastante à esquerda, são até medidas que puderam ser realizadas sem grande sobressalto social.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... o_pib.html

em portugal teria um efeito de +- 630 milhões euros de mercado para ser tributado em iva, postos de trabalho, irs irc etc. É pouco, mas cada migalha conta.

3º Não sei se a grecia tem, mas se não tiver, regulamentar o jogo online. Em portugal só recentemente foi implementado a medida, tendo um impacto de aproximadamente 100 milhões ao ano em impostos. Não é muito mas é qualquer coisa. E é mais uma forma de combater a economia paralela.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... nline.html

4º Um pouco, como o FMI pediu a portugal quando cá chegou, focalizar o sistema fiscal e a justiça nos casos dos maiores devedores ao estado (>1 milhão) e procurar implementar uma policia de recuperação de capital. Procurar chegar a acordo com muito dos devedores, ainda que seja imoral em muitos dos casos.

5º Abrir um novo regime de RERT. É imoral, mas neste momento a grecia precisa de todo o dinheiro que puder. Daqui puderam vir 200 a 300 milhões que de outra forma nunca chegaria. Permite também salvar algumas empresas (?)

http://www.ionline.pt/331219

6º Implementar algo do tipo que foi criado em Portugal, inspirado nos USA, o PER. Para travar um pouco a sangria que deve ser as PMEs na grecia.

http://www.iapmei.pt/resources/download/FAQ_PER.pdf

7º Implementar, via CGD lá do sitio, programas de financiamento para PME a juros "aceitáveis". Mais uma vez para tentar travar a sangria que deve existir por lá. De onde vinham estás linhas de financiamento ? Bem essa é difícil de dizer, provavelmente também seriam programas com um montante relativamente pequeno, 500 a 1000 milhões.

8º Procurar financiamento externo. Aqui é necessário que seja implementado o ponto 1º e a confiança não uma coisa que se obtenha do dia para a noite. Demora algum tempo. Pelo menos 2-3 anos. Mas aqui acho que o actual governo grego tem falhado muito. Para alem da EU, e pela via diplomata, deveriam abordar outros países. USA, China. Outros países com quem a grecia tenha boas relações comerciais (?)

Com a china acho que já queimaram as pontes depois daquela brincadeira que fizeram há uns tempos. Mas com os USA, 80 mil milhões de dolars são peanuts para eles. A grecia em troca comprometeria-se a ser mais activa no combate ao estado islâmico ou nos problemas da ucrania. A grecia aqui pode e deve dar utilidade as forças armadas que tem. Pode ser um bom factor para conseguir um empréstimo dos USA.

9º Procurar rentabilizar recursos naturais. E não não é vender ilhas. Diria mais algo virado ou para a industria das madeiras e ou das minas. Não sei se há algo a aproveitar.

10º Independentemente de todas as sugestões, é fundamental que os gregos mudem de atitude. Os impostos não são um confisco, os sistemas tributários são para cumprir não para arranjar esquemas para evitar pagar seja o que for. Quanto mais pessoas fogem ao fisco, mais sobrecarregadas ficam os cumpridores, e maior são os que desistem de cumprir. Não sei o que e possível fazer nessa área.

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por TremalNaik » 14/6/2015 12:55

Começo pelo mais importante: os mercados. Repararam, decerto, que a diplomacia avançou. É muito pouco o que separa, nas negociações, gregos e UE. O osso mais difícil de roer, a redução das pensões, foi bem manipulado por Tsipras, que parece cada vez menos um tonto imberbe, como alguns incautos supuseram. Contra-atacou, bem, propondo que a redução fosse desviada para as forças armadas. O FMI não aceitou - pudera, a Grécia está na NATO. Mas Tsipras marcou pontos. Enfim, cada parte da contenda ameaça em voz alta a parte contrária (ex. Retirada do FMI ou aviso, ontem mesmo, de Tsipras, afirmando que a Grécia não ajoelha). É conversa para consumo interno. E necessária, politicamente, como se comprova lendo alguns comentários neste fórum: é maioritária a posição simplista de que quem não pode não tem vícios ou de que quem deve, paga ou é caloteiro. Meditando nisto, creio que compreenderão que possa ser assim entre pessoas, mas que definitivamente essa ordem básica da moral não se aplica aos Estados.

A minha ideia já foi exposta antes em relação ao longo prazo. No imediato, não colocaria o fim do mês como deadline, mas a parte final da próxima semana. A reunião de 5. feira, do Eurogrupo, é particularmente importante porque há decisões a ratificar nos parlamentos nacionais. E para isso é preciso tempo. Ou seja, o fim de Junho, como data real de deadline incorpora já o tempo das decisões individuais dos países membros.

Assim, parece-me que será acesa uma luzinha ao fundo túnel na quarta ao fim do dia ou na quinta. Os mercados vão reagir durante dois dias como na semana passada, com subidas substanciais. Mas o que vai mandar, porque este efeito é circunstancial, é o tempo de ressaca. Se se confirmar o que escrevo, as decisões sobre a tendência do mercado dependerão do que venha a acontecer nos dias 22 e 23 de junho.
Um aviso muito importante a quem tenha a paciência de me ler: sou um pequenino investidor, mínimo mesmo, nada entendo de AT, e mesmo nesta época mais gorda de bolsa portuguesa perdi mais do que ganhei. E tinha como objectivo vencer uns míseros 10 por cento, o que me deixaria satisfeito. Insisto: creio que estou a fazer uma análise política certa, mas não tenho competência para dar conselhos sobre a evolução dos mercados.

Já vai longo o texto, e ficará para a próxima a tréplica sobre a compra vs arrendamento de casa de habitação. Mas, Dr. Tretas, tenciono atacar na substância e espero conseguir demonstrar-lhe a lógica dos meus argumentos.

Cumprimentos
Tremal Naik

Registado: 10/5/2015 14:55

por Dom_Quixote » 14/6/2015 12:38

Ok ativo, a 1 de Julho falamos... :wink:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Ativo » 14/6/2015 12:25

Dom_Quixote Escreveu:
ativo Escreveu:Pela primeira vez, desde a tomada de posse do atual governo grego, há uma "deadline": 30 de junho. Neste dia, a Grécia deverá reembolsar o FMI em 1600 milhões de euros.

Se outra não houve antes a primeira deadline foi no dia 5. A de dia 30 (2ª deadline) é o adiamento daquela. Como não há duas sem três... para quem aprecia volatilidade não podia estar melhor... :wink:

A data de 5 de junho não era, como se viu, uma "deadline", porque o pagamento de cerca de 310 milhões de euros, ao FMI, por parte da Grécia, previsto para essa data, pôde ser adiado para 30 de junho.

Este e outros pagamentos, que deveriam ser feitos ao FMI, por parte da Grécia, ao longo do mês de junho, foram adiados para 30 de junho e deverão ser efetuados, impreterivelmente, nesta data.

Dado que vários pagamentos, previstos para o mês de junho, puderam ser adiados para 30 de junho, mas o pagamento de 1600 milhões de euros, previsto para 30 de junho, em resultado dos referidos adiamentos, não pode ser adiado, a data de 30 de junho é, verdadeiramente, a primeira "deadline", desde que o governo grego tomou posse.

De resto, o ministro da Finanças da Alemanha definiu a data de 30 de junho como data limite para se chegar a acordo com a Grécia, de modo a concluir o segundo resgate da Grécia. :wink:

por feliztrader » 14/6/2015 11:52

...
Editado pela última vez por feliztrader em 26/6/2015 23:38, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 4:14

por Dr Tretas » 14/6/2015 11:26

híbrido Escreveu:devemos ter o mercado animado logo na 2ª feira, não?

http://www.tovima.gr/en/article/?aid=701976

O início de cada semana traz a promessa de um novo acordo... e assim vamos caminhando :wall:

por feliztrader » 14/6/2015 11:22

...
Editado pela última vez por feliztrader em 26/6/2015 23:38, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 4:14

por Dr Tretas » 14/6/2015 9:39

dbass Escreveu:
Caro Dr.Tretas,

Desculpe estar a corrigir a sua intervenção, mas, não se aluga uma casa.....Arrenda-se. Quando se argumenta uma frase do TremalNaik, um forista com uma capacidade de escrita e um raciocino fora do comum, temos necessariamente que ser mais rigorosos na forma e no conteúdo dos nossos textos :lol:
Abraço

Creio que a "gente comum" diz alugar, mas o excelentíssimo colega está correctíssimo :mrgreen:
No entanto, preferia comentários ao conteúdo, e não à forma.

por Dom_Quixote » 14/6/2015 8:57

ativo Escreveu:Pela primeira vez, desde a tomada de posse do atual governo grego, há uma "deadline": 30 de junho. Neste dia, a Grécia deverá reembolsar o FMI em 1600 milhões de euros.

Se outra não houve antes a primeira deadline foi no dia 5. A de dia 30 (2ª deadline) é o adiamento daquela. Como não há duas sem três... para quem aprecia volatilidade não podia estar melhor... :wink:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por BearManBull » 14/6/2015 8:27

ás vezes penso que nem sequer merecem o tempo que se perde a ler os vosso comentários quanto mais tentar expor algumas ideias que contradizem sem qualquer senso de lógica.

Ainda bem que isto é um fórum com avatars e nicknames pelo menos consigo selecionar o que leio.

Tomem lá mais um documentário para aprenderem alguma coisa, curioso como durante o documentário chamam ao capitalismo de todas as formas políticas lol, eu sou um apologista dos direitos humanos e contra a exploração e corrupção mas ao que parece sou um faxista de me#$%

https://www.youtube.com/watch?v=hTbvoiT ... YAm594LodE
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por dbass » 14/6/2015 7:55

Dr Tretas Escreveu:
TremalNaik Escreveu:
(...)

É um pouco o que se passa entre nós, gente comum (e desculpe juntá-lo a mim, mas é apenas um efeito retórico), que nunca na vida terá dinheiro para pagar directamente uma casa. E o que fazemos?
(...)

Aluguem. Se fosse verdade que "nunca na vida terão dinheiro para pagar uma casa", muito menos teriam para pagar esse mesmo dinheiro + juros. Logo, nunca seriam verdadeiramente proprietários. Logo, alugassem...

Não, o que o credor vende, no fundo, à tal gente comum, é a ilusão de que já não são gente comum, mas sim gente de posses.

Caro Dr.Tretas,

Desculpe estar a corrigir a sua intervenção, mas, não se aluga uma casa.....Arrenda-se. Quando se argumenta uma frase do TremalNaik, um forista com uma capacidade de escrita e um raciocino fora do comum, temos necessariamente que ser mais rigorosos na forma e no conteúdo dos nossos textos :lol:
Abraço

Registado: 16/1/2014 19:56

por Dr Tretas » 14/6/2015 0:45

TremalNaik Escreveu:
(...)

É um pouco o que se passa entre nós, gente comum (e desculpe juntá-lo a mim, mas é apenas um efeito retórico), que nunca na vida terá dinheiro para pagar directamente uma casa. E o que fazemos?
(...)

Aluguem. Se fosse verdade que "nunca na vida terão dinheiro para pagar uma casa", muito menos teriam para pagar esse mesmo dinheiro + juros. Logo, nunca seriam verdadeiramente proprietários. Logo, alugassem...

Não, o que o credor vende, no fundo, à tal gente comum, é a ilusão de que já não são gente comum, mas sim gente de posses.

por TremalNaik » 13/6/2015 23:50

Caro Híbrido,

Parece-me que discordou de alguma coisa que eu escrevi. Fazia gosto em contrapor, mas para isso precisava de um texto inteligível, o que manifestamente não é o caso. Importa-se de se fazer explicar melhor? Deixo duas pistas, se as quiser explorar.

Que relação encontra entre o meu altruísmo e o que prevejo vá acontecer na Grécia?
A que vem, na réplica, o manifesto sobre a confissão e o perdão dos pecados?

No caso de lhe apetecer escrever, não se perca com considerações de ordem moral. Um dos esteios da minha argumentação é a amoralidade vigente. Sublinho que escrevi amoralidade e não imoralidade.

Bom Domingo,
Tremal Naik

Caro Activo,
Não tenho assim tanta certeza de que Portugal seja devedor e a Alemanha seja a credora. O que estes últimos 6 anos sublinharam foi o estado de riqueza nunca antes atingido na Alemanha.
É um pouco o que se passa entre nós, gente comum (e desculpe juntá-lo a mim, mas é apenas um efeito retórico), que nunca na vida terá dinheiro para pagar directamente uma casa. E o que fazemos? Pedimos 100 mil euros ao banco, a 30 anos, e vamos pagando aos poucos, com um juro fixado. Claro que somos devedores e o banco é credor. Mas acredite que o credor enriquece bem mais depressa do que o devedor, e tomara ele ter quilos de devedores.
E até insisto na metáfora, supondo o devedor com dificuldades de pagar. O que fazem os bancos bons? Renegoceiam a dívida e ajustam as maturidades à capacidade do devedor.
Se fosse assim tão mau ser credor, por que motivo os bancos usam todos os truques de que dispõem para impedir o devedor que quer remir a dívida porque ganhou uns milhares de euros na bolsa seguindo os conselhos do Caldeirão?

Um abraço
Tremal Naik

Registado: 10/5/2015 14:55

por Ativo » 13/6/2015 22:41

Pela primeira vez, desde a tomada de posse do atual governo grego, há uma "deadline": 30 de junho. Neste dia, a Grécia deverá reembolsar o FMI em 1600 milhões de euros.

Está-se, efetivamente, em contagem decrescente, para o "default", formal, da Grécia.

Estão abertas as apostas! :wink:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58 e 87 visitantes