O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Ulisses Pereira Escreveu:Dadas as fortes quedas dos últimos dias, vou tentar actualizar todos os gráficos do PSI nas próximas horas, com um comentário relâmpago de uma linha.
Um abraço,
Ulisses
Imparável...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Ulisses Pereira Escreveu:Sonae Indústria
Corria o ano de 2003 e a Sonae Indústria parecia condenada ao esquecimento. Depois de ter caído cerca de 90% desde o seu máximo histórico estabelecido em 1998, a Sonae Indústria arrastou-se durante um num movimento lateral, sem que praticamente ninguém a discutisse ou comentasse nos fóruns de Bolsa. “Morreu”, terão pensado alguns investidores. Puro engano. Estava a formar a base que serviria de rampa de lançamento para um fantástico “Bull Market” que a levou a atingir quase 350% de valorização.
Ulisses, gostava que me esclarece-se uma coisa na Sonae Industria, se possível:
Sendo que a cisão da Sonae Indústria da Sonae SGPS ocorreu em final de 2005 (salvo erro), gostava de saber como obteve uma cotação durante o tempo que a mesma esteve ausente do mercado bolsista. (não sei se foi muito ou pouco, estive a tentar procurar coisas aqui no caldeirão, mas a pesquisa só vai até post's com 1 ano)
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!
Já agora acrescento que no gráfico do Psi existem duas formações bearish activadas que apontam para os 12000-12300 pontos.
A primeira é um triângulo feito desde meados de Outubro do ano passado. A segunda corresponde a uma bandeira em alta feita no início desta semana e que foi activada hoje.
Um abraço
Nuno
A primeira é um triângulo feito desde meados de Outubro do ano passado. A segunda corresponde a uma bandeira em alta feita no início desta semana e que foi activada hoje.
Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
SCPNUno, estás imparável!
Bolsa, na minha opinião, a Altri está a confirmar a quebra do suporte e os ursos estão no comando da situação. O meu pessimismo sobre a Altri mantém-se até que a acção consiga voltar a ultrapassar os 5,10 euros.
Até que isso aconteça, o cenário não é nada risonho na Altri.
Um abraço,
Ulisses

Bolsa, na minha opinião, a Altri está a confirmar a quebra do suporte e os ursos estão no comando da situação. O meu pessimismo sobre a Altri mantém-se até que a acção consiga voltar a ultrapassar os 5,10 euros.
Até que isso aconteça, o cenário não é nada risonho na Altri.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-altri1.GIF (23.56 KiB) Visualizado 7725 vezes
-
- forum-altri2.GIF (21.04 KiB) Visualizado 7722 vezes
- Registado: 8/12/2007 11:14
Abandonar o Caldeirão não está nos meus planos, no da Marta e no do Marco, embora cada vez seja mais trabalhoso. Esperemos que não nos salte a tampa
Aproveito e deixo os gráficos actualizados da Galp. Uma vez mais, como já começa a ser tradição na curta história em Bolsa da acção, a Galp veio testar o seu suporte e reagiu bem.
Um abraço,
Ulisses

Aproveito e deixo os gráficos actualizados da Galp. Uma vez mais, como já começa a ser tradição na curta história em Bolsa da acção, a Galp veio testar o seu suporte e reagiu bem.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-galp1.GIF (18.31 KiB) Visualizado 7866 vezes
-
- forum-galp2.GIF (19.64 KiB) Visualizado 7871 vezes
Ulisses,
entraste numa parceria com o JN e tens crónica diária?
Estou a ver que daqui a uns tempos, com todo este mediatismo, vais-nos abandonar...
Cumps.
entraste numa parceria com o JN e tens crónica diária?
Estou a ver que daqui a uns tempos, com todo este mediatismo, vais-nos abandonar...

Cumps.
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Sou mais um a agradecer esta excelente e completa análise. Como estou a iniciar-me na AT, aproveitei esta compilação p fazer o exercício de tentar analisar e desenhar por mim os suportes, resistências, LT, e depois vir aqui comparar com as "soluções" do Ulisses, o q tornou o exercício bem mais proveitoso.
Já agora, e apesar de ser apenas mais um a repeti-lo, mas pq quem entra aqui facilmente se sente tentado a isso, queria dar os parabéns ao Ulisses e aos outros moderadores(e tb aos utilizadores em geral) pela sua contribuição e postura no fórum, estimulando e refreando os utilizadores na dose adequada, de modo a manter este espaço no nível q mais interessa a todos(elevado, claro
). Enquanto houver vontade e paciência, continuem o bom trabalho q muitos agradecerão
.
Abraço, beijinhos e BN,
BB.
Já agora, e apesar de ser apenas mais um a repeti-lo, mas pq quem entra aqui facilmente se sente tentado a isso, queria dar os parabéns ao Ulisses e aos outros moderadores(e tb aos utilizadores em geral) pela sua contribuição e postura no fórum, estimulando e refreando os utilizadores na dose adequada, de modo a manter este espaço no nível q mais interessa a todos(elevado, claro

Abraço, beijinhos e BN,
BB.
A minha opinião sobre fundos nacionais? Quem quiser que a sua carteira ande, sensivelmente, como anda o nosso índice deve investir em fundos de acções nacionais. Quem não quiser isso, não deve investir nesses fundos.
São tantas perguntas... fica difícil responder a todas. Se houve uma inversão ali nos 11800? Houve.
Se a situação é comparável com 2000? Não. Mas o facto de não ser comparável não quer dizer que não possamos passar por dificuldades. Eu tento ser o mais frio possível nas análises que faço, sem ser influenciado pelo calor do momento. E é por isso que não me vou desviar um milímetro daquilo que escrevi na análise, ou seja, abaixo dos 12550 estamos com domínio dos ursos no curto prazo e a zona fronteira entre o "Bull e o Bear Market" (em termos de longo prazo) situa-se nos 11400 pontos.
Claro que para um "daytrader" ou para alguém que goste de negociar com um horizonte temporal de 1 ou 2 dias, estes valores não têm interesse nenhum. É por isso que tento sempre definir claramente o horizonte temporal da minha análise.
Um abraço,
Ulisses
São tantas perguntas... fica difícil responder a todas. Se houve uma inversão ali nos 11800? Houve.
Se a situação é comparável com 2000? Não. Mas o facto de não ser comparável não quer dizer que não possamos passar por dificuldades. Eu tento ser o mais frio possível nas análises que faço, sem ser influenciado pelo calor do momento. E é por isso que não me vou desviar um milímetro daquilo que escrevi na análise, ou seja, abaixo dos 12550 estamos com domínio dos ursos no curto prazo e a zona fronteira entre o "Bull e o Bear Market" (em termos de longo prazo) situa-se nos 11400 pontos.
Claro que para um "daytrader" ou para alguém que goste de negociar com um horizonte temporal de 1 ou 2 dias, estes valores não têm interesse nenhum. É por isso que tento sempre definir claramente o horizonte temporal da minha análise.
Um abraço,
Ulisses
USA Boy Escreveu:SMALL2007 Escreveu:Obrigado pela análise Ulisses. O que se continua a aprender é imenso.
Acho que só falta trocares o urso do gráfico, e meteres lá em baixo um gato. Falta é ver se tem o rabo de fora...porque depois desta espectativa de hoje, as negociações falham, ou se são só anunciadas depois das férias dos tais gatos....bum, lá vem isto para baixo, ainda com mais força.
Penso que esta reacção está mais relacionada com as valorizações do sector (em França) do que com a contratação desses rapazes. No entanto, em França é proposto que a TV pública deixe de ter publicidade, aqui o mercado publicitário vai-se deteriorar com um novo canal.
Por acaso acho que não. Esta subida "fora do contexto" de estar tudo a cair à bruta, só pode ser da notícia.
O sector da pasta de papel acho que continua a subir hoje, e isso não impede a PTI de estar novamente a testar a força.
Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
Obrigado pela tua atenção,
quando é que defines que o suporte foi quebrado, em intraday ou no fecho da sessão?
Pelo que percebi, caso seja quebrada esta zona, o preço mais provável a pagar serão os 11 400...
Não há antes uma zona onde inverteu da última vez nos 11 800?
Em todo o caso, o preço a pagar parece-me um pouco alto e o melhor seja mesmo abandonar o fundo?
Posso saber a tua opinião para fundos nacionais.
Em relação a esta situação, o meu grande receio é que em situação bear do mercado português, este posso demorar uns bons largos meses/ano(s) a recuperar como aconteceu em 2000.
Ou são situações incomparáveis?...
Cumps.
quando é que defines que o suporte foi quebrado, em intraday ou no fecho da sessão?
Pelo que percebi, caso seja quebrada esta zona, o preço mais provável a pagar serão os 11 400...
Não há antes uma zona onde inverteu da última vez nos 11 800?
Em todo o caso, o preço a pagar parece-me um pouco alto e o melhor seja mesmo abandonar o fundo?
Posso saber a tua opinião para fundos nacionais.
Em relação a esta situação, o meu grande receio é que em situação bear do mercado português, este posso demorar uns bons largos meses/ano(s) a recuperar como aconteceu em 2000.
Ou são situações incomparáveis?...
Cumps.
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
SMALL2007 Escreveu:Obrigado pela análise Ulisses. O que se continua a aprender é imenso.
Acho que só falta trocares o urso do gráfico, e meteres lá em baixo um gato. Falta é ver se tem o rabo de fora...porque depois desta espectativa de hoje, as negociações falham, ou se são só anunciadas depois das férias dos tais gatos....bum, lá vem isto para baixo, ainda com mais força.
Penso que esta reacção está mais relacionada com as valorizações do sector (em França) do que com a contratação desses rapazes. No entanto, em França é proposto que a TV pública deixe de ter publicidade, aqui o mercado publicitário vai-se deteriorar com um novo canal.
- Registado: 29/11/2007 14:05
Ulisses Pereira Escreveu:Impresa
Ao longo dos últimos 6 meses em que a acção perdeu quase metade do seu valor em Bolsa, estou certo que muitos foram aqueles que estiveram tentados em comprar a acção. Mas a verdade é que todos os ressaltos têm esbarrado na força daquela linha de tendência e essas subidas não têm passado de ser meros ressaltos. Para quê contrariar a força do mercado? Eu só voltarei a tê-la debaixo do meu raio de acção para posições longas quando essa linha for quebrada. Mesmo sabendo que, pelo meio terá alguns ressaltos e a acção está a ficar tão “sobrevendida” que não faltará muito para esse movimento.
Conseguirá Nuno Santos parar o “monstro” (Leia-se “RTP”) que ele próprio criou?
Obrigado pela análise Ulisses. O que se continua a aprender é imenso.
Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
Majomo,
O mercado parece estar a querer dar uma prova inequívoca da quebra da primeira zona de suporte que tinha definido entre os 12554 e os 12732 pontos. E - já sabemos como estas coisas funcionam - quando de manhã começou a ser clara a quebra, as vendas aceleraram. Isto podia até reacender a questão da "self-fulfilling prophecy" em relação à Análise Técnica. Mas isso daria pano para mangas...
Esta quebra do suporte coloca os ursos no comando da situação no curto/médio prazo e só a recuperação dessa zona de suporte (agora resistência) inverteria a situação.
Contudo, em termos de longo prazo, estamos ainda em "Bull Market". Tal como referi, apenas uma quebra do suporte decisivo nos 11400 pontos colocaria esse "Bull Market" em causa.
Ficam os gráficos do PSI actualizados.
Um abraço,
Ulisses
O mercado parece estar a querer dar uma prova inequívoca da quebra da primeira zona de suporte que tinha definido entre os 12554 e os 12732 pontos. E - já sabemos como estas coisas funcionam - quando de manhã começou a ser clara a quebra, as vendas aceleraram. Isto podia até reacender a questão da "self-fulfilling prophecy" em relação à Análise Técnica. Mas isso daria pano para mangas...
Esta quebra do suporte coloca os ursos no comando da situação no curto/médio prazo e só a recuperação dessa zona de suporte (agora resistência) inverteria a situação.
Contudo, em termos de longo prazo, estamos ainda em "Bull Market". Tal como referi, apenas uma quebra do suporte decisivo nos 11400 pontos colocaria esse "Bull Market" em causa.
Ficam os gráficos do PSI actualizados.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (23.38 KiB) Visualizado 8283 vezes
-
- forum-psi2.GIF (22.8 KiB) Visualizado 8285 vezes
Um aspecto que me parece interessante relativamente ao PSI20. Desde Outubro de 2005, quando se deu o grande arranque de valorização do índice, a MME50 foi testada apenas 2x (meados de Agosto e finais de Setembro de 2007) no gráfico semanal. O 3º teste está a ocorrer esta semana com a MME50 a registar o valor de 12.383,30.
Um abraço,
MozHawk
Um abraço,
MozHawk
Ulisses,
com o PSI20 a descer e a quebrar os valores que definiste como suportes importantes,
caso hoje feche abaixo dos 12 400, quais as tuas perspectivas para o índice nos tempos próximos...
Pergunto-te porque alguém que conheço tem um fundo de acções nacionais e já lhe disse para resgatar, mesmo estando a perder dinheiro...
Cumps.
com o PSI20 a descer e a quebrar os valores que definiste como suportes importantes,
caso hoje feche abaixo dos 12 400, quais as tuas perspectivas para o índice nos tempos próximos...
Pergunto-te porque alguém que conheço tem um fundo de acções nacionais e já lhe disse para resgatar, mesmo estando a perder dinheiro...
Cumps.
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
scpnuno Escreveu:majomo Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Quando estiver no PSI? Sem dúvida.
Um abraço,
Ulisses
Agora percebo a tua resposta...
É que a anterior sugere-me que nunca analisarás small caps, mesmo no PSI...
Cumps.
Ohhh gente boa...
1º - A SCO foi um pedido meu, ao Ulissinho Fofinho, com direito a meter cunha à Pata e ao Marco. Até o JAS ajudou...alguma coisa contra as cunhas???? entre mim e o Lissy vale tudo (bem, quase tudo)
2º - Uma "gaja" (o Mech não gosta que se chame meninas ás acções) quando entra no PSI deixa de ser small cap... mas quééé isto? o Nasdaq com as pinks ou quê? tá no PSI, é large cap ( ou lá como é que se chama ás da 1ª divisão) - fazendo uma analogia futebolistica, não é por perder 3 jogos que um clube deixa de ser da 1ª liga - e vou avisando que qualquer boca aos esverdeados dá direito a que se me eriçem as penas e só Deus sabe o que pode acontecer.
3º Ninguém disse que isto é uma democracia. O Lissy (tou a gostar do diminuitivo) analisa de "borliú" e ainda dá hipotese de escolha ...se ele não gosta da TDU (eu também não) tá no seu direito. E esquerdo também.
Tenho dito e vou mudar de PC que este teclado está a matar-me
Abraços
SCPNuno, Acho que estou a desenvolver uma paixão por si...

Quem está ligado: