Novos mínimos a caminho (2)
torgeist Escreveu:Não achas interessante discutir se estamos em BULL ou BEAR-MARKET, tudo bem, mas permite no entanto discordar quando dizes que «Quando for consensual (praticamente consensual) que estamos em Bull Market já ele vai muito adiantado, eventualmente já está no fim ou perto disso.» Para mim não pode haver nada de mais errado. Basta olhar para as transições BULL-BEAR-BULLMARKET ao longo dos anos e verificar que há sempre tempo de entrar no mercado sem se andar a adivinhar que sentido vai tomar.
Transições BULL-BEAR-BULL é quase metafísico. Tudo isso só é evidente à posteriori e ainda ficamos a discutir o que é um Bear e um Bull para cada um. Há até por exemplo para quem um Bear Market seja algo com uma queda superior a 20% (eu não concordo com essa definição mas está muito em voga sendo bastante utilizada).
Portanto, se vamos discutir transições Bull-Bear vamos começar uma discussão com pouco interesse prático porque há muitas opiniões e diferentes sensibilidades sobre o que é um Bull e Bear Market e quando estamos numa coisa ou noutra. Claro que passado uns anos e olhando para o passado é mais fácil (consensual) classificar a coisa, depois de tudo passado. E mesmo assim vai haver quem diga "ah e tal, isso não foi um Bull Market, foi uma correcção à tendência primária" e depois quem responda "não, não, foi um Bull Market, durou xis tempo e subiu não sei quantos %".
Eu acompanho os mercados há mais de 10 anos. Não me recordo sequer de um período (pelo menos desde 2000) em que a discussão sobre se estamos em Bear ou Bull desapareceu por completo.
Embora me recorde que para o final dos movimentos, a opinião é relativamente consensual (mas não total).
Haver sempre tempo para entrar sem ser preciso adivinhar que sentido vai tomar também é outra coisa pouco palpável. Ao certo o que queres dizer com isto?
Eu entendo por adivinhar fundos (que foi a matéria que suscitou este nosso debate) algo como: a tendência em vigor (em praticamente todos os prazos temporais) é de queda, o mercado "está a acabar de fazer novos mínimos" e alguém defende que vai inverter a partir desses níveis.
Mas, se agora começas a estender o noção do adivinhanço e a considerar adivinhanço praticamente qualquer coisa, então deixa-me que te diga, começas a discutir o vazio. Até um seguidor de tendência está a tentar adivinhar alguma coisa, está a tentar adivinhar que o sentido actual vai continuar...
Quem está Bull neste momento está a tentar adivinhar que este movimento que dura há cerca de 5 meses (a caminhar para isso) vai continuar. O que não é necessariamente o mesmo que tentar adivinhar um fundo há 5 meses atrás mas não deixa também de ser uma tentativa de adivinhar algo.
Eu não consigo imaginar ninguém no mercado, racional e a investir segundo um processo lógico, que não tente adivinhar absolutamente nada a nível nenhum. Até um arbitragista está a tentar adivinhar que uma anomalia vai desaparecer e que o retorno vai ser maior que os custos.
E portanto, voltamos ao mesmo: o que é que interessa ao certo, neste momento, os que tentaram adivinhar um fundo há uns 5 meses atrás perante o universo mais vasto de investidores que neste momento, com vista em diferentes espaços temporais e com base em diferentes argumentos se sente Bull?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
LOL
Calma Marco! lol
Confesso que não conheço a tua posição sobre os indicadores técnicos. Há quem os use e quem não use, da mesma forma que há indicadores para todos os gostos e feitios. Ok, valem o que valem.
Não é uma advertência a minha consideração sobre andar a adivinhar fundos. É apenas uma opinião com base na experiência. Para mim andar a tentar adivinhar fundos e topos é o mesmo que querer apanhar todos os swings de curtíssimo prazo, como muita gente tenta fazer, embora poucos com sucesso. Também vale o que vale.
Marco atenção que eu discordo das pessoas que proclamaram já o BULLMARKET. Não discordo das que viraram de BEAR para BULL. Porque haveria de discordar? Não é por demais evidente que estamos num movimento ascendente com vigor? Basta olhar para um gráfico... Mas quando dizes que dou exemplos hipotéticos e não concretizados estás enganado. Podes dizer que participo pouco, mas participo com aquilo que sei e já coloquei aqui gráficos (nomeadamente da minha autoria) que mereceram comentários encorajadores, para corroborar as minhas opiniões. Não pretendo "angariar" seguidores para a nenhuma causa BEAR (LOL) apenas me limito a proferir comentários no tópico que melhor enquadra as minhas opiniões. Penso que isso é de louvar!
Não achas interessante discutir se estamos em BULL ou BEAR-MARKET, tudo bem, mas permite no entanto discordar quando dizes que «Quando for concensual (praticamente concensual) que estamos em Bull Market já ele vai muito adiantado, eventualmente já está no fim ou perto disso.» Para mim não pode haver nada de mais errado. Basta olhar para as transições BULL-BEAR-BULLMARKET ao longo dos anos e verificar que há sempre tempo de entrar no mercado sem se andar a adivinhar que sentido vai tomar. Nem é preciso ir muito longe: no 2º gráfico que postei atrás (pág. 8) tem lá um desses ciclos. Como podes ver até tem lá bem visível os 2 sinais gerados pelo tal indicador C-RSI-30 com as respectivas datas daquilo que se entende ser a mudança BEAR-BULL de 2003 e a BULL-BEAR de 2008. Outros indicadores isolados ou em conjunto emitem sinais idênticos. Por isso apenas quero frisar que não há que ter pressas. Quando o BULLMARKET chegar ele há-de avisar e dar sinal.
Entretanto aproveito para te dizer (em jeito de disclamer) que praticamente só faço trading não-direccional, por isso, tanto me faz isto subir como descer. É-me completamente indiferente, acredita!
Cummps.
Calma Marco! lol
Confesso que não conheço a tua posição sobre os indicadores técnicos. Há quem os use e quem não use, da mesma forma que há indicadores para todos os gostos e feitios. Ok, valem o que valem.
Não é uma advertência a minha consideração sobre andar a adivinhar fundos. É apenas uma opinião com base na experiência. Para mim andar a tentar adivinhar fundos e topos é o mesmo que querer apanhar todos os swings de curtíssimo prazo, como muita gente tenta fazer, embora poucos com sucesso. Também vale o que vale.
Marco atenção que eu discordo das pessoas que proclamaram já o BULLMARKET. Não discordo das que viraram de BEAR para BULL. Porque haveria de discordar? Não é por demais evidente que estamos num movimento ascendente com vigor? Basta olhar para um gráfico... Mas quando dizes que dou exemplos hipotéticos e não concretizados estás enganado. Podes dizer que participo pouco, mas participo com aquilo que sei e já coloquei aqui gráficos (nomeadamente da minha autoria) que mereceram comentários encorajadores, para corroborar as minhas opiniões. Não pretendo "angariar" seguidores para a nenhuma causa BEAR (LOL) apenas me limito a proferir comentários no tópico que melhor enquadra as minhas opiniões. Penso que isso é de louvar!

Não achas interessante discutir se estamos em BULL ou BEAR-MARKET, tudo bem, mas permite no entanto discordar quando dizes que «Quando for concensual (praticamente concensual) que estamos em Bull Market já ele vai muito adiantado, eventualmente já está no fim ou perto disso.» Para mim não pode haver nada de mais errado. Basta olhar para as transições BULL-BEAR-BULLMARKET ao longo dos anos e verificar que há sempre tempo de entrar no mercado sem se andar a adivinhar que sentido vai tomar. Nem é preciso ir muito longe: no 2º gráfico que postei atrás (pág. 8) tem lá um desses ciclos. Como podes ver até tem lá bem visível os 2 sinais gerados pelo tal indicador C-RSI-30 com as respectivas datas daquilo que se entende ser a mudança BEAR-BULL de 2003 e a BULL-BEAR de 2008. Outros indicadores isolados ou em conjunto emitem sinais idênticos. Por isso apenas quero frisar que não há que ter pressas. Quando o BULLMARKET chegar ele há-de avisar e dar sinal.
Entretanto aproveito para te dizer (em jeito de disclamer) que praticamente só faço trading não-direccional, por isso, tanto me faz isto subir como descer. É-me completamente indiferente, acredita!

Cummps.
salvadorveiga Escreveu:grafico semanal... quebra de linhas de tendencia tanto no diario como no semanal... enfim uma panoplia de coisas... que confirmam c mta probabilidade q o bull entao ta ai
Finalmente chegas a esta conclusão, agora vamos lá ver se tens outra oprotunidade de apanhar os preços cá em baixo como alguns de nós o fizeram..... Hello Bull !!!!!
- Anexos
-
- bull_n_bear.jpg (32.11 KiB) Visualizado 7704 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
torgeist Escreveu:Marco, talvez não me tenha feito entender.
O que quis dizer foi que, baseado no gráfico da 2ª imagem, o indicador C-RSI 30 mostra que estaremos ainda longe do BULL-MARKET.
Estar-se BULLISH e o mercado ter subido 40% desde os mínimos nada tem a ver com estarmos em BULL-MARKET. É uma subida forte? É, fortíssima! Mas isso só por si não decreta um BULL-MARKET. E portanto a minha afirmação (que comentaste) ía no sentido de demonstrar que não adianta muito tentar adivinhar fundos, porque toda a gente vê agora o que o mercado subiu em 4 ou 5 meses, mas poucos acreditavam que a subida tivesse esta magnitude.
Resumindo: diz-se que já entramos em BULL-MARKET, mas eu penso que se trata de um movimento counter-trend, (e já expliquei porquê). Quando os indicadores de longo prazo apontarem nesse sentido eu mudarei obviamente de opinião.
se vires, tanto Eslaved como eu e mais alguns diziam bem claro no topico do S&P. Uma subida entre +50 no espaço de 9 meses. N tá mt longe os 50% de valorizaçao... tem q ir aos 999 primeiro
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
torgeist Escreveu:O que quis dizer foi que, baseado no gráfico da 2ª imagem, o indicador C-RSI 30 mostra que estaremos ainda longe do BULL-MARKET.
O RSI para mim não vale pevide, especialmente para esta matéria, passe o exagero deliberado.
Há anos que não o coloco nos gráficos e tenho dito inúmeras vezes o que penso dos indicadores em geral...
torgeist Escreveu:E portanto a minha afirmação (que comentaste) ía no sentido de demonstrar que não adianta muito tentar adivinhar fundos, (...)
Discutir se vale a pena adivinhar fundos ou não é uma advertência que vem com 5 meses de atraso. Fazia sentido há 5 meses, faz muito pouco sentido hoje!
torgeist Escreveu: porque toda a gente vê agora o que o mercado subiu em 4 ou 5 meses, mas poucos acreditavam que a subida tivesse esta magnitude.
E muitos outros, eventualmente muitos mais, ao longo da subida mudaram de opinião e passaram a acreditar que ia subir mais (nos próximos tempos).
Tu, no teu resumo, insistes que discordas dessas pessoas. Tudo bem...
Mas o que é que a advertência de não valer a pena adivinhar fundos serve para as pessoas que mudaram de opinião por outro processo e que não tentaram adivinhar fundo coisa nenhuma?
Tu discordas de um grupo enorme de pessoas e dás exemplos hipotéticos e não concretizados de outro grupo de pessoas com um discurso que fazia sentido há 5 meses atrás.
Eu também acho que não adianta muito andar a caçar fundos. Estou bullish há algum tempo como é evidente para quem me acompanha regularmente. Sou o exemplo de alguém que não tentou adivinhar fundo nenhum e que está bullish há algum tempo. Existe por certo umas boas centenas de pessoas neste forum em situação semelhante, estou convencido.
Quanto a discutirmos se estamos em Bull Market ou não neste momento é coisa de pouco interesse. Quando for concensual (praticamente concensual) que estamos em Bull Market já ele vai muito adiantado, eventualmente já está no fim ou perto disso. E depois ainda ficavamos a discutir o que é um Bull Market, estratégias de investimento, etc.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco, talvez não me tenha feito entender.
O que quis dizer foi que, baseado no gráfico da 2ª imagem, o indicador C-RSI 30 mostra que estaremos ainda longe do BULL-MARKET.
Estar-se BULLISH e o mercado ter subido 40% desde os mínimos nada tem a ver com estarmos em BULL-MARKET. É uma subida forte? É, fortíssima! Mas isso só por si não decreta um BULL-MARKET. E portanto a minha afirmação (que comentaste) ía no sentido de demonstrar que não adianta muito tentar adivinhar fundos, porque toda a gente vê agora o que o mercado subiu em 4 ou 5 meses, mas poucos acreditavam que a subida tivesse esta magnitude.
Resumindo: diz-se que já entramos em BULL-MARKET, mas eu penso que se trata de um movimento counter-trend, (e já expliquei porquê). Quando os indicadores de longo prazo apontarem nesse sentido eu mudarei obviamente de opinião.
um peao Escreveu:Dizem os livros que as bolsas tendem a antecipar a economia em 6 meses .....
É verdade, o problema é a frequencia com que dá falsos sinais.
um peao Escreveu:E eu pergunto, o que será mais rápido? O smart-money a aperceber-se da retoma económica ou as empresas a sentirem o aumento da facturação, o aumento do trabalho, a necessidade de recrutamento, e a seleccionarem candidatos?
Obviamente serão as empresas a sentirem o aumento da facturação, o aumento do trabalho, a necessidade de recrutamento, e a seleccionarem candidatos...aliás o smart-money gera volumes de negociação elevados o que não é, por enquanto, o que está a acontecer.
AA
Editado pela última vez por assunoadr em 24/7/2009 21:18, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 2:08
torgeist Escreveu:«Pois então se ainda não começou, quando começar já "eu" entrei há que séculos e logo à partida do BULL já eu estarei a ganhar pipas de massa, e terei adivinhado o fundo!»
Pois então parabéns!
Recordo apenas o que disse um dia um grande investidor internacional: «Eu nunca comprei no fundo e nunca vendi no topo."
Não é preciso ter acertado no fundo para se estar bullish neste momento. O fundo foi no início de Março, passaram-se mais de 4 meses - a caminhar para 5 meses - e o índice (S&P500) subiu mais de 40%...
Ao longo deste período houve pessoas a mudar de opinião nos mais diversos momentos e pontos do índice.
Boas tardes!
Vou deixar aqui 2 gráficos que agradam a BULLS e BEARS.
Um demonstra que este up-swing tem força para continuar.
Outro demonstra que apesar de estarmos em tendência ascendente nítida, continuamos em BEAR-MARKET. Aí alguns BULLS vão dizer:
«Pois então se ainda não começou, quando começar já "eu" entrei há que séculos e logo à partida do BULL já eu estarei a ganhar pipas de massa, e terei adivinhado o fundo!»
Pois então parabéns!
Recordo apenas o que disse um dia um grande investidor internacional: «Eu nunca comprei no fundo e nunca vendi no topo." Porque será?
Bom fim de semana pessoal!
Vou deixar aqui 2 gráficos que agradam a BULLS e BEARS.
Um demonstra que este up-swing tem força para continuar.
Outro demonstra que apesar de estarmos em tendência ascendente nítida, continuamos em BEAR-MARKET. Aí alguns BULLS vão dizer:
«Pois então se ainda não começou, quando começar já "eu" entrei há que séculos e logo à partida do BULL já eu estarei a ganhar pipas de massa, e terei adivinhado o fundo!»
Pois então parabéns!
Recordo apenas o que disse um dia um grande investidor internacional: «Eu nunca comprei no fundo e nunca vendi no topo." Porque será?
Bom fim de semana pessoal!
- Anexos
-
- o gráfico que agrada aos BULLS.png (40.66 KiB) Visualizado 7489 vezes
-
- o gráfico que agrada aos BEARS.png (18.32 KiB) Visualizado 7486 vezes
Dizem os livros que as bolsas tendem a antecipar a economia em 6 meses e que a recuperação das bolsas se dá normalmente com desemprego crescente.
E eu pergunto, o que será mais rápido? O smart-money a aperceber-se da retoma económica ou as empresas a sentirem o aumento da facturação, o aumento do trabalho, a necessidade de recrutamento, e a seleccionarem candidatos?
E eu pergunto, o que será mais rápido? O smart-money a aperceber-se da retoma económica ou as empresas a sentirem o aumento da facturação, o aumento do trabalho, a necessidade de recrutamento, e a seleccionarem candidatos?
- Registado: 2/4/2009 22:13
madoff Escreveu:Digo isto porque o desemprego poderá ter haver com o regresso de muitos militares do Vietname.
A guerra do Vietname termina em 75 pelo que creio que não terá influência, sem o garantir, nos dados de 78~81 que referi.
Além de que há outros periodos em que o desemprego sobe e os índices também (por exemplo, fim da década de 90 e início de 90).
Creio que seria interessante analisar também a actividade industrial nessa altura.
Digo isto porque o desemprego poderá ter haver com o regresso de muitos militares do Vietname.
Poderá tb ter haver com baby boom do pós guerra e que nesta altura já estavam a entrar no mercado de trabalho.
A actividade industrial que deverá apresentar subida nessa altura.
Se o não fizer, então não entendo mesmo.
Sugiro assim que coloques esse gráfico
Cumps
Digo isto porque o desemprego poderá ter haver com o regresso de muitos militares do Vietname.
Poderá tb ter haver com baby boom do pós guerra e que nesta altura já estavam a entrar no mercado de trabalho.
A actividade industrial que deverá apresentar subida nessa altura.
Se o não fizer, então não entendo mesmo.
Sugiro assim que coloques esse gráfico
Cumps
MarcoAntonio Escreveu:varus Escreveu:Excelente artigo Midas, com o crescimento do desemprego, vai ser muito dificil a economia recuperar.É facil cortar custos , e apresentar mais lucros , mas o problema está nas vendas !!
No gráfico anexo temos 50 anos de histórico do desemprego e 50 anos do S&P, resumidos. Vale a pena notar que entre 1978 e 1981 o desemprego subiu de ~6 para 10% nos Estados Unidos e no mesmo espaço de tempo o S&P escalou dos ~85pts para os 145pts, uma subida de 70%. Há mais casos em que a taxa de desemprego sobe e os índices sobem também. Mas aponto esta especialmente porque é o pico de desemprego naqueles cerca de 55 anos.
Arrisco a dizer que este tópico é cada vez mais um tópico sobre a Economia (ou sobre a visão individual da economia, que muito sofrerá da percepção de cada um) e cada vez menos um tópico sobre Mercados.
Duas frases para meditar:
O Mercado tem sempre razão, mesmo quando está errado.
O Mercado não é o espelho exacto da Economia. Ainda menos é o espelho exacto daquilo que julgamos ser a situação económica!
- Registado: 12/5/2009 23:07
varus Escreveu:Excelente artigo Midas, com o crescimento do desemprego, vai ser muito dificil a economia recuperar.É facil cortar custos , e apresentar mais lucros , mas o problema está nas vendas !!
No gráfico anexo temos 50 anos de histórico do desemprego e 50 anos do S&P, resumidos. Vale a pena notar que entre 1978 e 1981 o desemprego subiu de ~6 para 10% nos Estados Unidos e no mesmo espaço de tempo o S&P escalou dos ~85pts para os 145pts, uma subida de 70%. Há mais casos em que a taxa de desemprego sobe e os índices sobem também. Mas aponto esta especialmente porque é o pico de desemprego naqueles cerca de 55 anos.
Arrisco a dizer que este tópico é cada vez mais um tópico sobre a Economia (ou sobre a visão individual da economia, que muito sofrerá da percepção de cada um) e cada vez menos um tópico sobre Mercados.
Duas frases para meditar:
O Mercado tem sempre razão, mesmo quando está errado.
O Mercado não é o espelho exacto da Economia. Ainda menos é o espelho exacto daquilo que julgamos ser a situação económica!
- Anexos
-
- desemprego-sp.PNG (69.64 KiB) Visualizado 10105 vezes
Para responder ao artigo que o midas postou sobre as receitas-lucros-desemprego deixo aqui uma estudo bastante interessante.
cumps
cumps
Market Turns as Jobless Rate Peaks
If you talk to people about the state of the U.S. economy, whether on Wall Street or Main Street, the conversation is almost always about unemployment.
While many are aware that the unemployment rate is a lagging indicator, it still scares investors and the general public. The lag can be so long and inconsistent that it does not provide any type of tangible signal for investment purposes.
One reason that investors remain tentative in this environment is that every time the jobless rate forecast rises, the residential mortgage and credit card loss estimates also rise.
Additionally, investors are challenged by their own instincts of self-preservation. Behavioral economics studies indicate the greatest motivation in investing is not "greed" and "fear" but instead, "regret." The possibility of regret makes it uncomfortable and unnatural to take risk in the midst of deteriorating data. If your decision is wrong, you will regret it.
Part of forecasting is extrapolation. Therefore, as the rate of change increases, so do the estimates. Likewise, as the rate of change decreases, the trajectory of the forecast slows or reverses in conjunction with it. Investors have witnessed this trajectory shift on several occasions over the past month.
For example, the IMF, in its latest World Economic Outlook published earlier this month, raised its forecast for U.S. economic growth in 2010 to 0.8% following April's decrease from 1.6% to 0%.
Last week's publication of the FOMC minutes from June 23-24, is another example. The Fed staff, in preparation for the second consecutive meeting, upgraded its outlook for economic activity for the rest of 2009 and 2010.
The Fed staff also moved up its forecasted timing of the peak in unemployment into 2009. "The staff also revised its projection for the increase in real GDP in 2010, to a pace above the growth rate of potential GDP. As a consequence, the staff projected that the unemployment rate would rise further in 2009 but would edge down in 2010."
As forecasts evolve and remain varied, investors remain uncertain about when and where the unemployment rate will peak.
On every Thursday, what is arguably the most important economic data investors need at this point in the business cycle, is disclosed. It is the weekly compilation of initial jobless claims and running tally of continuing jobless claims. At 19 months and running, the current recession is the longest recession of the postwar era.
The two previous longest recessions both had durations of 18 months. They were the 1973-75 recession and the 1981-82 recession. If we compare the current recession to those severe recessions, we can glean some very important positive signs.
Starting with the 1973-75 recession, the equity market bottomed in October 1974, which was seven months prior to the peak in the unemployment rate, four months prior to what NBER dated as the end of the recession, four months prior to the peak in continuing jobless claims and three months prior to the peak in initial jobless claims. The S&P 500 rallied 49% off the low before the unemployment rate peaked, and the full scope of the rally was 73% over the course of two years.
With the 1981-82 recession, the equity market bottomed in August 1982, which was three months prior to the peak in the unemployment rate, three months prior to what NBER dated as the end of the recession, three months prior to the peak in continuing jobless claims and two months prior to the peak in initial jobless claims. The S&P 500 rallied 40% off the low before the unemployment rate peaked, and the full scope of the rally was 70% over the course of the next year.
Just as important is the degree of the correction during those moves. There were two 14% corrections off the 1974 bottom (one was an early quick retest), but the other corrections during both time periods were limited to 8%, most were in the 5% range and all around they were rare. A market in a major upswing, where corrections are minor, is the investor's "sweet spot." It is usually the area with the most gain and the least pain. The improving economic data reinforces this pattern.
In viewing the charts, you will notice that the closest indicator to the bottom (i.e., the one with the shortest lag but still effective), and hence the best predictor of the turn for investors, was the peak in initial jobless claims.
Starting with the long lagging indicators, we do not know when the unemployment rate will peak, but most expect it to peak early next year. As mentioned earlier, the Fed staff expects it to peak later this year. NBER likely will not date the end of the recession until a year after it has occurred, and just like the unemployment rate, that is not much help.
As it stands now, continuing claims peaked at the end of June. What we do know is uncertain but has been established long enough to make us believe that it will hold up. The equity market tentatively bottomed in early March and that key indicator, initial jobless claims, peaked in late March at 675,000.
In recent weeks, initial jobless claims have dropped notably to as low as 522,000 in last week's report (above 400,000 is considered recessionary).
Some of this drop is due to seasonal distortions in the auto industry, but taken together with the improvement in earnings and other improving economic data, one can expect this trend to continue.
Investors need to recognize that the rallies off the lows in the two previous recessions were equally strong, if not stronger than the current rally, and the corrections offered few opportunities in which to buy. Investors must also recognize that in the previous recessions, there was still significant upside after the first legs of the rally were completed. Many people believe this rally has gone "too far, too fast."
With initial jobless claims as my key barometer, I believe it is a sign that we are following the historic pattern, which also means we have considerable more room to rise.
By Mike O´Rourke at TheStreet
EuroVerde Escreveu:bestblandina Escreveu:Para aqueles que acham que ainda estamos no bear market, quais são os valores que o SP 500 deve estar para deixar de estar bear ?
Só uma nota, para deixar de estar bear só a partir do ano 2012 que é quando provavelmente a bolsa encontrará os minimos absolutos. (abaixo dos de Março) Isso independentemente dos indices subirem 50%...
E até lá como pretendes proceder em relação á Bolsa?

BN
PP
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP
bestblandina Escreveu:Para aqueles que acham que ainda estamos no bear market, quais são os valores que o SP 500 deve estar para deixar de estar bear ?
grafico semanal... quebra de linhas de tendencia tanto no diario como no semanal... enfim uma panoplia de coisas... que confirmam c mta probabilidade q o bull entao ta ai
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
bestblandina Escreveu:Muito se discute aqui se estamos no bear ou num bull market, e todos aqueles que acham que estamos ainda no bear market cometerão o mesmo erro daqueles que em 2008 afirmavam constatemente que ainda estavamos no bull market.
O problema é que as discussões são um bocado fundamentalistas, pelo menos alguns parece que isto é uma questão de ter razão ou não... os critérios para definir quando entrar ou não nos mercados não são idênticos para todos e esses é que são importantes, agora se estamos Bull ou Bear só o futuro o dirá e isso pouco importa, só mesmo para ter ou não razão...
Na minha forma de ver eu não tenho garantias de que os mercados já atingiram o fundo, mas deram algumas indicações de que isso pode ter acontecido... ainda não me deram segurança para "entrar à bruta" e eu tenho estado de fora, mas pode também acontecer ter indicações de entrada e pouco tempo depois verificar que as indicações não foram correctas e tenho de assumir este facto!
Abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Pronto, está bem, não batas mais no zezinho.
EuroVerde Escreveu:madoff Escreveu:Não sabia que o euroverde estava bear.EuroVerde Escreveu:bestblandina Escreveu:Para aqueles que acham que ainda estamos no bear market, quais são os valores que o SP 500 deve estar para deixar de estar bear ?
Só uma nota, para deixar de estar bear só a partir do ano 2012 que é quando provavelmente a bolsa encontrará os minimos absolutos. (abaixo dos de Março) Isso independentemente dos indices subirem 50%...
Então foi porque não viste ou não quiseste ver o gráfico que postei do SP500 com a trajectória por mim traçada. lol
- Registado: 12/5/2009 23:07
madoff Escreveu:Não sabia que o euroverde estava bear.EuroVerde Escreveu:bestblandina Escreveu:Para aqueles que acham que ainda estamos no bear market, quais são os valores que o SP 500 deve estar para deixar de estar bear ?
Então foi porque não viste ou não quiseste ver o gráfico que postei do SP500 com a trajectória por mim traçada. lol

A
andas a ver as coisas muito à frente no tempo. 2012 ainda está 4 anos de negociação. Talvez aí tenha acabado o bull market e começo um novo bear market. Euro verde deves ter um target para definir o ciclo que estamos e não deves cometer um dos principais erros na bolsa , que é a medida que o sp vai subindo o teu target vai subindo , cuidado pois estás a cometer um grande erro se tiveres a alterar o target. Devemos manter o target e quando o índice chegar o target mudamos de camisola. Não faz mal que tenhamos estado errado 5 meses mas isso permite estar certo muitos mais meses do que tiveste errado. Essa é uma lição básica na bolsa que é assumir o erro e não alterar o target para dizermos a nós propíos que ainda estamos certo. Dou te um exemplo aqueles que compraram a ptm e foram alterando o target para sair da bolsa perderam muito ou então ainda hoje as tem e eu até tenho um amigo que as tem e comprou a 130. Não assumiu o erro e está a pagar bem caroEuroVerde Escreveu:bestblandina Escreveu:Para aqueles que acham que ainda estamos no bear market, quais são os valores que o SP 500 deve estar para deixar de estar bear ?
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Quem está ligado: