Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação técnica de alguns papéis do PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 10/9/2009 18:54

Projecção do último range (aproxima-se mais de um C&H e não de um H&S).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por fenrir » 10/9/2009 18:50

Viva Marco

Não percebi o porquê da projecção no BCP? H&S invertido?
Podias explicar um pouco melhor, ou indicar algum artigo que o faça :)

Obrigado

Registado: 21/11/2008 15:40

por MarcoAntonio » 10/9/2009 18:34

O euro tem sempre um grande peso psicológico mas nem sempre se releva tecnicamente importante. Tal como referes, no BCP não existem evidências de que tenha vindo a ser tecnicamente relevante...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por daniely » 10/9/2009 18:32

No bcp pelos comentários existe uma fixação em torno de 1 euro, mas dá para ver que a projeção do movimento fica acima desse valor, bem como este valor nao serviu como suporte aquando das quedas.

abraço!

Registado: 24/3/2008 14:08

por MarcoAntonio » 10/9/2009 18:21

Passando então à Banca, o BCP está Bullish e ainda a "dever" alguma subida.

Depois de ter quebrado a importante resistência, subiu bem durante algumas sessões e depois iniciou uma correcção modesta da qual já recuperou. Creio que tem potencial (técnico) para subir a curto-prazo e que o poderemos ver acima do euro nas próximas sessões/semanas. Os índices estão de resto a ajudar e o BCP aos poucos já começa a deixar a fase má para trás. Já quebra resistências e tudo...

Deixo também o gráfico do BPI que está a ser solicitado e que nas duas últimas sessões fez novos máximos relativos. Bullish também e a prometer mais subidas (embora aqui o padrão técnico esteja mais irregular).

Neste momento o papel da Banca que se está a mostrar mais fraquinho é o BES, quase sem momentum com o índice favorável...
Anexos
BCP090910.png
BCP090910.png (19.8 KiB) Visualizado 10086 vezes
BPI090910.png
BPI090910.png (19.81 KiB) Visualizado 10080 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/9/2009 18:13

canguru Escreveu:Marco, em relação á JMT:
De que forma essa fortíssima LTA, que sustentou o movimento do título de 2003 a 2008 pode condicionar o desempenho nos pós 2009? Aparentemente, e pelos dois toques que lá teve em Agosto, diria que serviria de resistência. A confirmar-se a ruptura pode eventualmente funcionar novamente como LTA de longo prazo?

Embora a LT esteja lá (foi uma LT importantíssima durante o Bull) não creio que de momento tenha relevância técnica. Acreditarei que ela voltou a ser útil se entretanto surgir alguma evidência disso (tipo se vier a servir de suporte umas duas vezes a médio-prazo)...

Para já encaro-a como uma LT do passado fora do prazo de validade.
Imagem

Administrador Fórum

por Migvar » 10/9/2009 18:07

já agora seria possível efectuar uma análise ao BPI, é que com o dia de ontem parece que o cenário relativamente a esta acção começou a mudar

Registado: 29/11/2007 10:37

por canguru » 10/9/2009 17:57

Marco, em relação á JMT:
De que forma essa fortíssima LTA, que sustentou o movimento do título de 2003 a 2008 pode condicionar o desempenho nos pós 2009? Aparentemente, e pelos dois toques que lá teve em Agosto, diria que serviria de resistência. A confirmar-se a ruptura pode eventualmente funcionar novamente como LTA de longo prazo?

Registado: 6/4/2008 22:41

por MarcoAntonio » 10/9/2009 17:56

A Portucel a pedido do sniper.

Quem negoceia Portucel terá de estar preparado para movimentos violentos. Mas tecnicamente não é dos títulso que mais aprecio pois é algo irregular e inconsistente...

De momento está Bull e em relação aos comentários anteriores só tenho a acrescentar que entretanto tornou-se-me evidente que existe um suporte/resistência em torno dos 1.8 euros (uma quebra em baixa deste valor seria preocupante à partida relevante) e os 1.95 a funcionar como pequena resistência.

Depois disso não tem nenhuma resistência que considere particularmente importante nas proximidades (embora se consigam ver por ali uma série de valores). Mas como digo, nada que considere suficientemente forte e relevante para estar a enumerar...
Anexos
PTI090910.png
PTI090910.png (19.58 KiB) Visualizado 8150 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Tojo » 10/9/2009 17:49

Marco, se fosse possivel BCP e BPI agradeciamos.

Cumpr

Registado: 8/1/2004 13:14

por MarcoAntonio » 10/9/2009 17:43

Começando então pela JMT mantém-se Bull em todos os prazos, acrescentando agora o facto de ter quebrado uma pequena zona de resistência (não é das mais fortes mas dá para perceber que está por ali) nos 5.65 euros respondendo com momentum.

Não dá sinais de fragilidade, pelo contrário. Está no grupo da frente a puxar pelo PSI20...

Potencial de subida, bom a partir daqui é quase terra de ninguém. Os 6.50 euros poderão funcionar como meta e resistência no curto-prazo embora tecnicamente tenha ainda pouca força.
Anexos
JMT090910.png
JMT090910.png (19.12 KiB) Visualizado 8209 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por _THUNDER_ » 10/9/2009 17:40

MarcoAntonio Escreveu:Não faz mal.

Daqui mais a um pouco faço uma ronda pelo PSI, passando pela JMT...
:wink:

Boa tarde, sou novo por aqui embora siga este fórum muito atentamente, e especialmente este tópico.

Gostaria se fosse possível que me desse a sua opinião quanto a situação técnica do BCP (reparei que hoje teve um volume bastante diferente dos 14 milhões de média que tem sido habitual) e do BPI...

Obrigado...
Editado pela última vez por _THUNDER_ em 10/9/2009 18:15, num total de 1 vez.

Registado: 10/9/2009 17:30

por Sr_SNiper » 10/9/2009 17:17

:)
Quando poderes agradecia um grafico da Portocel e Semapa que já nao vejo à algum tempo.
Obrigado

Registado: 27/6/2009 22:08

por MarcoAntonio » 10/9/2009 16:41

Não faz mal.

Daqui mais a um pouco faço uma ronda pelo PSI, passando pela JMT...
Imagem

Administrador Fórum

por bp1511 » 10/9/2009 16:40

Olá Marco,

Já começo a ser chato, mas não te importas de actualizar o gráfico da JM? :pray:
Não te peço mais nada.

Hoje, claro... :lol:

Registado: 29/11/2007 2:19

por habanero04 » 25/8/2009 22:39

Obrigado Marco.

O possível triângulo era uma coisa deste género, mas se calhar estava a ver aquilo que não é...

Imagem

Registado: 8/11/2007 17:14

por MarcoAntonio » 25/8/2009 21:32

habanero04 Escreveu:Marco, Boa noite.

Podes dar a tua opinião acerca da Teixeira Duarte?

A minha opinião é de que tem estado a consolidar na zona onde se encontra a cotação, por volta de 1€. E olhando para o gráfico desde Maio parece um triângulo ascendente.

Alguma coisa a acrescentar ou vês outra coisa que eu não estou a ver?

Não. Resumes bem a situação (só talvez o triangulo ascendente me pareça algo forçado, a resistência não está bem definida). Mas de resto é isso, o título após o brutal movimento de abril entrou em consolidação e ainda está inserida nela já vão quase 4 meses. Não existe uma tendência definida, apenas um brutal movimento ascendente seguido de uma monstruosa consolidação.

Aqui a explicação poderá estar no facto do mercado ter descontado uma possível falência que agora já não vê como provável...
Anexos
TDU090825.png
TDU090825.png (17.46 KiB) Visualizado 9302 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por habanero04 » 25/8/2009 21:25

Marco, Boa noite.

Podes dar a tua opinião acerca da Teixeira Duarte?

A minha opinião é de que tem estado a consolidar na zona onde se encontra a cotação, por volta de 1€. E olhando para o gráfico desde Maio parece um triângulo ascendente.

Alguma coisa a acrescentar ou vês outra coisa que eu não estou a ver?

Registado: 8/11/2007 17:14

por MarcoAntonio » 25/8/2009 19:06

majomo Escreveu:Eu como desde há uns tempos para cá ando a fazer avanços na AT, usava a linear... e tenho a sensação que uma grande parte dos gráficos do caldeirão também usam a linear :?

Creio que aqui também a maioria usa log. Mas nunca me pus a contar, para ser franco...

majomo Escreveu:Posso saber que outros indicadores dá especial relevância nas tuas análises?

Indicadores tipo RSI, MACD, Estocástico? Se te referes a esses indicadores, não ligo a nada disso, ao longo do tempo cada vez fui ligando menos...

Eu já resumi várias vezes o core da minha análise. Sem me querer estar a estender muito, sendo o mais sucinto possível:

1 - Identificar as tendências em vigor (se possível em vários planos temporais);

2 - Identificar referências importantes como suportes e resistências e as LTs mais consistentes e que melhor reflictam a tendência (se existirem).

3 - Identificar padrões relevantes, se existirem;

4 - Tentar encontrar targets possíveis para os movimentos mais imediatos se me parecer possível fazê-lo com um mínimo de fiabilidade e se fizer sentido no contexto do movimento (nota: a longo prazo penso ser muito pouco pertinente apontar targets, aqui a questão central será identificar a tendência).

De uma forma geral centro-me no médio/longo-prazo. Tirando os casos pontuais de setups e padrões que se estão a completar, os movimentos de curto-prazo são pouco importantes para mim e aplico-lhes uma boa dose de "filtragem mental".

Em termos de Análise Técnica propriamente dita, será mais ou menos isto. Outros aspectos também têm algum peso na formação da minha opinião...

Cmcf, é muito raro olhar para a Altri. Posso dar-lhe uma olhada mas não prometo nada...

Obrigado, anas.
Imagem

Administrador Fórum

por anas » 25/8/2009 19:00

muito obrigado.marco antonio.voce tem um nome muito bonito,è o nome do meu filho de 3 anos.

Registado: 29/2/2004 22:20

por cmcf_CALD » 25/8/2009 18:59

Marco,
não sei se acompanhas a Altri,mas,como vez neste momento a sua situação técnica?
Abraço

Registado: 7/10/2007 15:17

por majomo » 25/8/2009 18:54

MarcoAntonio Escreveu:Uso sempre a escala logarítmica.

A explicação já a dei uma série de vezes, nomeadamente na questão da relação com as LTs. Uma das exposições mais recentes, no que diz respeito aa consequências práticas, podes encontrá-la aqui:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=868

Mas se fizeres uma pesquisa no forum encontras o tema abordado uma série de vezes. Sei que a pesquisa dá um pouco de trabalho mas escrever tudo de novo dá (ainda) mais.
:mrgreen: :wink:

Deixo só um exemplo entre muitos:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ogaritmica

Quanto à segunda questão, ao longo dos anos tenho notado que um número crescente de analistas tem vindo a utilizar a escala logarítmica em detrimento da escala linear. Hoje diria que praticamente todos os analistas experientes usam a escala logarítmica, especialmente quando estão a olhar para prazos consideráveis...

Obrigado pela atenção.

Eu como desde há uns tempos para cá ando a fazer avanços na AT, usava a linear... e tenho a sensação que uma grande parte dos gráficos do caldeirão também usam a linear :?
Talvez tenham a mesma dúvida que eu.

Posso saber que outros indicadores dá especial relevância nas tuas análises?

Abraço.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Re: bes

por MarcoAntonio » 25/8/2009 18:48

anas Escreveu:falta a analise ao bes se faz favor.obrigado.

O BES apresenta um comportamento genericamente Bullish. De momento parece estar a consolidar junto da resistência. Mas seria a quebra clara e convincente desta importante resistência nos 4.62 euros +/- que daria um importante sinal de médio/longo-prazo.

Em caso de quebra e com os mercados favoráveis, vejo a zona dos 5.5 euros como um target natural de curto-prazo.
Anexos
BES090825.png
BES090825.png (18.07 KiB) Visualizado 9635 vezes
Imagem

Administrador Fórum

bes

por anas » 25/8/2009 18:44

falta a analise ao bes se faz favor.obrigado.

Registado: 29/2/2004 22:20

por MarcoAntonio » 25/8/2009 18:42

Uso sempre a escala logarítmica.

A explicação já a dei uma série de vezes, nomeadamente na questão da relação com as LTs. Uma das exposições mais recentes, no que diz respeito aa consequências práticas, podes encontrá-la aqui:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=868

Mas se fizeres uma pesquisa no forum encontras o tema abordado uma série de vezes. Sei que a pesquisa dá um pouco de trabalho mas escrever tudo de novo dá (ainda) mais.
:mrgreen: :wink:

Deixo só um exemplo entre muitos:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ogaritmica

Quanto à segunda questão, ao longo dos anos tenho notado que um número crescente de analistas tem vindo a utilizar a escala logarítmica em detrimento da escala linear. Hoje diria que praticamente todos os analistas experientes usam a escala logarítmica, especialmente quando estão a olhar para prazos consideráveis...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 25/8/2009 18:45, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Mar58, navaldoc, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 55 visitantes