Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 24/2/2013 22:09

Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:Estive a ver e para 2K o Best é uns pozinhos mais barato (porque já tenho custódia).

Mas o Best cobra-te um olho para vender em secundário.

0.3% com mínimo de 5 euros para venda em euronext!! O auto faz o trabalho de casa pensas que quê? LOL :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Elias » 24/2/2013 21:59

AutoMech Escreveu:Estive a ver e para 2K o Best é uns pozinhos mais barato (porque já tenho custódia).

Mas o Best cobra-te um olho para vender em secundário.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 24/2/2013 21:33

mais_um Escreveu:Alguém sabe se é possível subscrever obrigações da Mota-Engil pela GoBulling?

Sim, informação recebida no dia 12:
Informamos que poderá negociar as obrigações emitidas pela Mota-Engil 2013-2016 através da GoBulling, logo que a subscrição dê início, no dia 25 de Fevereiro.
Recordamos que a subscrição de obrigações é feita através do seu Depósito à Ordem (acesso através da plataforma GoBulling Web).
Para a subscrição destas obrigações deverá observar uma comissão de 0.20%, com um mínimo de 1.50EUR. Tendo o Preçário Especial Deco atribuído, não há cobrança de comissão de custódia de títulos.

Estive a ver e para 2K o Best é uns pozinhos mais barato (porque já tenho custódia).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Texano Bill » 24/2/2013 19:42

Sim estava-me a referir ao mercado secundário. :)

Registado: 20/8/2011 12:52

por Sr_SNiper » 24/2/2013 17:14

Texano Bill Escreveu:Só uma pergunta relacionada com a GoBullying, qual é o valor mínimo que eles deixam investir em obrigações? No Best é 5 mil, no BiG 3 mil.

Mínimo? Na susbcrição é o mínimo que ela permite. No secundário Já comprei 1k que era o mínimo visto o valor nominal ser 1k
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Texano Bill » 24/2/2013 17:08

Só uma pergunta relacionada com a GoBullying, qual é o valor mínimo que eles deixam investir em obrigações? No Best é 5 mil, no BiG 3 mil.

Registado: 20/8/2011 12:52

por mais_um » 24/2/2013 15:44

Alguém sabe se é possível subscrever obrigações da Mota-Engil pela GoBulling?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 24/2/2013 15:40

AutoMech Escreveu:
mais_um Escreveu:Na emissão da Mota-Engil, as ordens são satisfeitas por ordem de entrada, ou seja só há rateio para as ordens no 1º dia se a emissão for subscrita na totalidade no 1º dia.

Não necessariamente. Pode ser subscrita na totalidade no primeiro dia, mas sem serem menos de 37.500 NIFs (por exemplo à custa de ordens elevadas). Como garantem 4 a cada um, as ordens dos dias seguintes podem ainda apanhar, apesar da emissão já estar subscrita na totalidade.

A informação a seguir (se estivesse disponível) deverá ser o número de NIFs subscritores e não tanto o valor total de subscrição.

Certo, estava a pensar em valores superiores às 4 obrigações.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Automech » 24/2/2013 15:00

mais_um Escreveu:Na emissão da Mota-Engil, as ordens são satisfeitas por ordem de entrada, ou seja só há rateio para as ordens no 1º dia se a emissão for subscrita na totalidade no 1º dia.

Não necessariamente. Pode ser subscrita na totalidade no primeiro dia, mas sem serem menos de 37.500 NIFs (por exemplo à custa de ordens elevadas). Como garantem 4 a cada um, as ordens dos dias seguintes podem ainda apanhar, apesar da emissão já estar subscrita na totalidade.

A informação a seguir (se estivesse disponível) deverá ser o número de NIFs subscritores e não tanto o valor total de subscrição.

por Twikhor » 24/2/2013 3:54

Sr_SNiper Escreveu:GB.
1% sobre o cupão
0,2% na compra e venda e reembolso para nacionais
0,5% para internacionais com mínimo 25EUR
0 comissões de custódia de títulos
+comissão fixa de 2,5 euros na compra e venda
para quem é sócio da GB

Para quem é sócio da DECO :wink:

Registado: 25/9/2011 18:35

por Sr_SNiper » 24/2/2013 2:07

GB.
1% sobre o cupão
0,2% na compra e venda e reembolso para nacionais
0,5% para internacionais com mínimo 25EUR
0 comissões de custódia de títulos
+comissão fixa de 2,5 euros na compra e venda
para quem é sócio da GB

por VirtuaGod » 24/2/2013 1:31

AutoMech Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Não vejo porque um institucional não poderá dar uma ordem de um milhão no primeiro dia, sendo que provavelmente vai ser toda preenchida.

Isso é altamente improvável Virtua. Era preciso que no total houvesse menos de 37.500 pedido e que esses pedidos somassem menos de 74M. Só assim é que o institucional apanharia o milhão que pedia. Ou estou a ver mal ? (não fui ler outra vez o prospecto mas foi isto que retive das condições).

Não está 100% correcto mas é +/- isso. Veremos sobre as subscrições. Não vale a pena andar a especular. Eu só disse ao Sniper que não assuma que nenhum institucional não vá dar ordens por isso parece não fazer sentido para ele. Não temos info suficiente para assumirmos isso...

Vamos ver como é a emissão e depois podemos voltar aos debates e uma especulação um pouquinho mais concreta :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por SERRA LAPA » 24/2/2013 1:12

[quote="VirtuaGod [i][i]Não discuto factos. O que dizes é verdade. As condições do rateio dão 2k a cada um de mínimo (se houver dinheiro para toda a gente) o que são 37500 NIFs. A emissão irá provavelmente para 150 milhões sendo dobrada quase de certeza no dia 8 ou 10 ou quê como está lá no prospecto, o que faz 75000 NIFs. Tudo muito bem e bonito e são factos mas não sei pk isso excluirá instituicionais. Estás a assumir coisas de antemão pk pensas duma forma, outras pessoas poderão pensar de outra. Não vejo porque um institucional não poderá dar uma ordem de um milhão no primeiro dia, sendo que provavelmente vai ser toda preenchida.[/i]O pessoal tem exagerado. Em TODAS as emissões (excluindo a do FCP que foram uns míseros 30 milhões e andava toda a gente estupidamente excitada com uma taxa de 8,25%) pagaram 100% dos pedidos no primeiro dia. E a do Porto pagou 70%, não é mau de todo para quem pedir um ou dois milhões (ou 5, ou 10).

Não quero dizer que vai pagar os 100% do primeiro dia mas acho que vai haver alguns dissabores para quem não sabe distinguir o processo de rateio de um OPS do de uma OPV e anda aí a pedir 5 vezes mais do que o que querem na realidade... o mesmo para quem acho que vai ficar só com 2k no primeiro dia e nem vai pedir e depois penso que ficará espantado!![/quote][/i]

Agradeço a tua contribuição , vou rever o meu pedido.
Já agora uma pequena sondagem: Quem vai subscrever?

Registado: 17/3/2008 4:57

por mais_um » 24/2/2013 0:40

Na emissão da Mota-Engil, as ordens são satisfeitas por ordem de entrada, ou seja só há rateio para as ordens no 1º dia se a emissão for subscrita na totalidade no 1º dia.

por Automech » 24/2/2013 0:16

VirtuaGod Escreveu:Não vejo porque um institucional não poderá dar uma ordem de um milhão no primeiro dia, sendo que provavelmente vai ser toda preenchida.

Isso é altamente improvável Virtua. Era preciso que no total houvesse menos de 37.500 pedido e que esses pedidos somassem menos de 74M. Só assim é que o institucional apanharia o milhão que pedia. Ou estou a ver mal ? (não fui ler outra vez o prospecto mas foi isto que retive das condições).

por ferreira10 » 23/2/2013 21:16

Obrigado Super_fm.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por super_fm » 23/2/2013 20:54

ferreira10 Escreveu:Viva Sr_SNiper;
Suponho que também compras obrigações via Gobulling.
Quais são as comissões que estes indivíduos andam a levar?Aquela tabela de preços deles é muito fastidiosa; um gajo chega ao final da primeira tabela e já está farto de a ler.LOL

Também deves pagar comissão de guarda de valores mobiliários na Gobulling.Certo? Nunca comprei obrigações via Gobulling; comprei via BIG e CGD.No BIG porque não pago comissão de guarda de valores, dado que compro aquelas que eles têm em carteira.Na caixa geral porque já lá pago comissão de guarda de valores.Mas as opções que estes indivíduos me facultam, salvo no BIG, não é muito grande.No Big se sair fora da lista daquelas que eles disponibilizam acabo por pagar a comissão. Ando a pôr a possibilidade de as adquirir, no futuro, via Gobulling.

Agradecido!

Não sou o Sniper mas cá vai! :)
Informação prestada pela GB:
Relativamente à negociação de obrigações, deverá observar os seguintes custos/comissões:

1. Subscrição: 0.20%, com um mínimo de 1.50EUR;
2. Amortização e reembolso: 0.20% com um mínimo de 1.50EUR;
3. Distribuição do juro do cupão: 2.00%, com um mínimo de 2.50EUR;
4. Caso pretenda negociar em mercado secundário, deverá considerar os seguintes custos:
a). Execuções de ordens recebidas por telefone: 0.20% + taxa fixa de 5.00EUR;
b). Comissão de clearing: 5.00EUR.
5. Comissão de custódia de títulos de 6.00EUR + IVA por trimestre.

Abraço!

Registado: 9/6/2009 18:55

por ferreira10 » 23/2/2013 19:37

Viva Sr_SNiper;
Suponho que também compras obrigações via Gobulling.
Quais são as comissões que estes indivíduos andam a levar?Aquela tabela de preços deles é muito fastidiosa; um gajo chega ao final da primeira tabela e já está farto de a ler.LOL

Também deves pagar comissão de guarda de valores mobiliários na Gobulling.Certo? Nunca comprei obrigações via Gobulling; comprei via BIG e CGD.No BIG porque não pago comissão de guarda de valores, dado que compro aquelas que eles têm em carteira.Na caixa geral porque já lá pago comissão de guarda de valores.Mas as opções que estes indivíduos me facultam, salvo no BIG, não é muito grande.No Big se sair fora da lista daquelas que eles disponibilizam acabo por pagar a comissão. Ando a pôr a possibilidade de as adquirir, no futuro, via Gobulling.

Agradecido!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por andre.p » 23/2/2013 18:15

Sr_SNiper Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
andre.p Escreveu:Olhem estas perpetuas do espirito santo.
Pagam 5.7 até 2017. Cotam a 61%

:arrow:

Até 2017 ou têm uma call option a 2017? São perpétuas, podem ficar para sempre :twisted:

São como as ações do BCP, ficam para os netos...

Neste momento pagam 9.5% anual. Epaaaa
Nao e mau.

Até 2017. Se derem Call melhor. Mas duvido

Registado: 9/11/2008 23:27

por Sr_SNiper » 23/2/2013 18:14

VirtuaGod Escreveu:

Até 2017 ou têm uma call option a 2017? São perpétuas, podem ficar para sempre :twisted:

São como as ações do BCP, ficam para os netos...

por andre.p » 23/2/2013 18:12

VirtuaGod Escreveu:

Tem Call em 2017 mas se nao der Call fica a pagar 2.13+Euribor 3m
Essa eque e a chatice. Mas tou a gostar delas
Abc

por VirtuaGod » 23/2/2013 18:08

por andre.p » 23/2/2013 17:46

Olhem estas perpetuas do espirito santo.

por VirtuaGod » 23/2/2013 16:47

Sr_SNiper Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu: nenhum institucional se vai meter nisto

Eu gosto é destas certezas... :mrgreen: :twisted:

As condições de rateio garantem 2k para cada um, se 37.000 NIF´s subscreverem os institucionais vão ter uma fabulosa carteira de ... 2k...

Não discuto factos. O que dizes é verdade. As condições do rateio dão 2k a cada um de mínimo (se houver dinheiro para toda a gente) o que são 37500 NIFs. A emissão irá provavelmente para 150 milhões sendo dobrada quase de certeza no dia 8 ou 10 ou quê como está lá no prospecto, o que faz 75000 NIFs. Tudo muito bem e bonito e são factos mas não sei pk isso excluirá instituicionais. Estás a assumir coisas de antemão pk pensas duma forma, outras pessoas poderão pensar de outra. Não vejo porque um institucional não poderá dar uma ordem de um milhão no primeiro dia, sendo que provavelmente vai ser toda preenchida.

O pessoal tem exagerado. Em TODAS as emissões (excluindo a do FCP que foram uns míseros 30 milhões e andava toda a gente estupidamente excitada com uma taxa de 8,25%) pagaram 100% dos pedidos no primeiro dia. E a do Porto pagou 70%, não é mau de todo para quem pedir um ou dois milhões (ou 5, ou 10).

Não quero dizer que vai pagar os 100% do primeiro dia mas acho que vai haver alguns dissabores para quem não sabe distinguir o processo de rateio de um OPS do de uma OPV e anda aí a pedir 5 vezes mais do que o que querem na realidade... o mesmo para quem acho que vai ficar só com 2k no primeiro dia e nem vai pedir e depois penso que ficará espantado!!

por Sr_SNiper » 23/2/2013 14:34

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu: nenhum institucional se vai meter nisto

Eu gosto é destas certezas... :mrgreen: :twisted:

As condições de rateio garantem 2k para cada um, se 37.000 NIF´s subscreverem os institucionais vão ter uma fabulosa carteira de ... 2k...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, CORTIÇA, Garfield, Google Adsense [Bot], Opcard33, Shimazaki_2 e 125 visitantes