Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
pvg80713 Escreveu:traderh Escreveu:Mas este processo de fusão não pode ser revertido? Qual o interesse da PT nesta fusão?
Crescimento?
agradece ao Sócrates, que achou do alto da sua Não Licenciatura em Engenharia, que seria estratégico.
penso que não pode ser revertido o processo.WofG Escreveu:Não, o lucro que obteve foi devido a resultados não recorrentes, venda numa participação em Macau (penso). Sem isso acho que até teria prejuízo.
pois.......... então.... estás a querer dizer que.........
a PT dá prejuizo..............
e não vai voltar a dar tão cedo, digo eu....
e portanto........... vale 0 !
edit 326 :
sff pvg tomar nota : Primeiros Ministro devem ter média de candidatura á Universidade superior a 12. não vamos ser muito exigentes... não ter licenciaturas marada (Sócrates) ou dadas com a ajuda do partido (Pedro Passos Coelho)
Relatórios e Contas, em Portugal, nao valem nada. Exemplos : PT, BES, ESF de uma forma geral todo o PSI e até o meu querido ... BCP....
Discordo rc como o da pt e do bcp se forem lidos com atencao diziam e dizem muita coisa... no bcp da bem para ver que trampa nao acabou e da pt e oi excluindo o ultimo tambem diziam la tudo...desde que devidamente lidos
Edit do bcp acho que a queda seria muoto mais de metade no cenario que falou pois era preciso investir nos ac para exercer os direitos
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
F-Type Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/cmvm_proibe_aposta_na_queda_das_accoes_da_pt.html
Onde é que já vi este filme a muito pouco tempo....
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh tocaste em dois aspectos muito importantes !
Carlos Tavares............. uma das maiores nódoas Portuguesas !
o que decide ele fazer, enterrar Portugal no seu melhor, sinalizando internacionalmente que a PT está mesmo mal... podia haver gente a nivel internacional que nao tivesse notado.
e como o faz : Proibindo Shortar, que é a mesma coisa que dizer shortem todos seus estupidos... estão à espera de quê ???
assim é impossivel que a PT não siga o seu caminho.
- Registado: 19/4/2005 11:11
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... da_pt.html

pvg80713 Escreveu:perguntas elementares.
1+1 = 2 ?
a PT deu o ano passado mais de 300M de lucro ?
a PT vale hoje 900M ?
a PT paga-se a si própria em 3 anos ?
Mas esse lucro que a PT deu no passado não foi decorrente da sua actividade? Isto é, da operação em Portugal.
Essa operação não pertence agora à OI devido ao aumento de capital em que a PT injectou os seus activos na OI?
É isto que eu estava a tentar frisar/questionar nos meus posts anterior. A PT cotada em bolsa não é dona da actividade em Portugal, esses activos pertencem à OI.
Alguem mais informado/entendido que me elucide. Esta foi a ideia com que fiquei de tudo o que li deste assunto.
O valor da PT cotada é = 25% do valor da OI + Valor esperado da divida da Rioforte + valor da opção de compra de acções da OI ?
- Registado: 4/2/2014 12:33
A culpa é da Apple !
Em 2007 lançaram o iPhone e daí para cá a PT tem-se vinda a afundar.
Só pode.
Bem, pelo menos repetindo a lógica finlandesa...
Finland is in trouble, and it blames Apple for everything
Em 2007 lançaram o iPhone e daí para cá a PT tem-se vinda a afundar.
Só pode.
Bem, pelo menos repetindo a lógica finlandesa...
Finland is in trouble, and it blames Apple for everything
- Anexos
-
- ptc.PNG (42.54 KiB) Visualizado 6144 vezes
Editado pela última vez por atomez em 20/10/2014 19:02, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
traderh Escreveu:Mas este processo de fusão não pode ser revertido? Qual o interesse da PT nesta fusão?
Crescimento?
agradece ao Sócrates, que achou do alto da sua Não Licenciatura em Engenharia, que seria estratégico.
penso que não pode ser revertido o processo.
WofG Escreveu:Não, o lucro que obteve foi devido a resultados não recorrentes, venda numa participação em Macau (penso). Sem isso acho que até teria prejuízo.
pois.......... então.... estás a querer dizer que.........
a PT dá prejuizo..............
e não vai voltar a dar tão cedo, digo eu....
e portanto........... vale 0 !
edit 326 :
sff pvg tomar nota : Primeiros Ministro devem ter média de candidatura á Universidade superior a 12. não vamos ser muito exigentes... não ter licenciaturas marada (Sócrates) ou dadas com a ajuda do partido (Pedro Passos Coelho)
Relatórios e Contas, em Portugal, nao valem nada. Exemplos : PT, BES, ESF de uma forma geral todo o PSI e até o meu querido ... BCP....
Não, o lucro que obteve foi devido a resultados não recorrentes, venda numa participação em Macau (penso). Sem isso acho que até teria prejuízo.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
Mas este processo de fusão não pode ser revertido? Qual o interesse da PT nesta fusão?
Crescimento?
Crescimento?
- Registado: 10/6/2014 9:24
perguntas elementares.
1+1 = 2 ?
a PT vale hoje 900M ?
1+1 = 2 ?
a PT vale hoje 900M ?
whiteshark Escreveu:
lol pois, eu percebi que ficaste.
E depois reli a minha frase e realmente foi um bocado rude desnecessariamente.
Realmente dá para fazer arbitragem com a OI mas isso também entra mais na especulação que no investimento de longo prazo.
Se calhar sou eu que estou pessimista e que procuro mais algo que seja numa perspectiva de "para sempre" lol mas a PT como está não me atrai.
É uma dependencia da OI com uma ancora que é a divida da rioforte.
E a OI está uma confusão e o processo de fusão só se prolonga e está carregado de "???????"
Acho que nem a 50 centimos comprava
A PT poderá tornar.se interessante se alguma empresa quiser entrar no Brasil sem comprar acções no mercado brasileiro propriamente dito. Isto é, a PT é uma empresa com uma posição de relevo, com 25% de uma operadora brasileira e com 7% de poder de decisão.
É a única mais valia que vejo no que se transformou a PT cotada.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
SFT Escreveu:whiteshark Escreveu:SFT Escreveu:A compra de Oi teria de ter em conta o sistema de equivalência das acções Oi - CorpCo e PT - CorpCo.
Mas neste momento deve ser preferível comprar Oi.
Não sei o que é especulação para ti por isso não comento, sobre o meu ponto de vista pessoal
Peço desculpa se a frase soou a critica, não era o pretendido.
Especulação no sentido de aproveitar a alta volatilidade da acção para ganhos de curto prazo.
Esse sistema de equivalência foi antes desta borrada da rioforte. A partir do momento em que a PT ficou este "zombie" sem activos ficou totalmente atado à cotação da OI.
Ahahah Fiquei ligeiramente picado, mas é na boa. Passa depressa
Sob os ganhos a curto prazo (e acrescento fáceis), concordo contigo. Neste caso da PT, comigo, não é o caso.
O sistema é após a Rio Forte. Está no press release de 16 de Julho.
http://www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/PT/Canais/Investidores/Pressrel/Noticias/2014/pqf15jul14.htm
Nele é dito:
"• A estrutura proposta pretende atingir os seguintes objetivos:
- Facultar o tempo necessário para minimizar a perda no valor da Dívida da Rioforte.
- Permitir a conclusão da combinação de negócios, assim que possível, com base na contrapartida acordada para os acionistas da PT (3,64 ações da CorpCo por cada ação da PT), dividida em duas componentes:
. 2,10 ações da CorpCo por cada ação da PT a serem recebidas aquando da implementação da fusão entre a PT e a CorpCo, correspondendo a uma participação económica na CorpCo de 25,6% ajustada pelas aplicações de tesouraria, resultante da estrutura proposta; e
. Uma participação na Dívida da Rioforte e na Opção de Compra (com o número subjacente de ações da Oi equivalentes a 1,54 ações da CorpCo por cada ação da PT), ficando o valor dependente da recuperação da Dívida da Rioforte e do valor das ações da Oi."
lol pois, eu percebi que ficaste.
E depois reli a minha frase e realmente foi um bocado rude desnecessariamente.
Realmente dá para fazer arbitragem com a OI mas isso também entra mais na especulação que no investimento de longo prazo.
Se calhar sou eu que estou pessimista e que procuro mais algo que seja numa perspectiva de "para sempre" lol mas a PT como está não me atrai.
É uma dependencia da OI com uma ancora que é a divida da rioforte.
E a OI está uma confusão e o processo de fusão só se prolonga e está carregado de "???????"
Acho que nem a 50 centimos comprava
magofir Escreveu:Pura manipulação de mercado da Morgan Stanley, algo que deve ser criminalizado...aguentem-se esta semana, após a vitório do Aécio a Oi/PT vai voar!!!
o Falcão Peregrino, o animal mais rápido da Terra, consegue voar a mais de 350 km hora... a descer...sobre uma presa...
whiteshark Escreveu:SFT Escreveu:whiteshark Escreveu:
Não percebi muito bem a conta lol
Mas efectivamente a PT é apenas um veiculo de exposição à OI + uns trocos e o que se quiser considerar da da divida rioforte.
Sendo assim, a mim como investidor pouco ou nada me interessa este titulo.
Preferiria comprar OI directamente.
Não sei que leva alguem a comprar(manter) PT nos ultimos meses a não ser que queira puramente especular
A compra de Oi teria de ter em conta o sistema de equivalência das acções Oi - CorpCo e PT - CorpCo.
Não sei o que é especulação para ti por isso não comento, sobre o meu ponto de vista pessoal
Especulação no sentido de aproveitar a alta volatilidade da acção para ganhos de curto prazo.
Esse sistema de equivalência foi antes desta borrada da rioforte. A partir do momento em que a PT ficou este "zombie" sem activos ficou totalmente atado à cotação da OI.
Ahahah Fiquei ligeiramente picado, mas é na boa. Passa depressa

Sob os ganhos a curto prazo (e acrescento fáceis), concordo contigo. Neste caso da PT, comigo, não é o caso.
O sistema é após a Rio Forte. Está no press release de 16 de Julho.
http://www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/PT/Canais/Investidores/Pressrel/Noticias/2014/pqf15jul14.htm
Nele é dito:
"• A estrutura proposta pretende atingir os seguintes objetivos:
- Facultar o tempo necessário para minimizar a perda no valor da Dívida da Rioforte.
- Permitir a conclusão da combinação de negócios, assim que possível, com base na contrapartida acordada para os acionistas da PT (3,64 ações da CorpCo por cada ação da PT), dividida em duas componentes:
. 2,10 ações da CorpCo por cada ação da PT a serem recebidas aquando da implementação da fusão entre a PT e a CorpCo, correspondendo a uma participação económica na CorpCo de 25,6% ajustada pelas aplicações de tesouraria, resultante da estrutura proposta; e
. Uma participação na Dívida da Rioforte e na Opção de Compra (com o número subjacente de ações da Oi equivalentes a 1,54 ações da CorpCo por cada ação da PT), ficando o valor dependente da recuperação da Dívida da Rioforte e do valor das ações da Oi."
Essas contas não estão correctas, quando muito se quisesse fazer uma comparação directa terias de fazer o seguinte:
Numero de acções OI = X
Cotação da Oi = Y
Y * X = YX
PT tem direito a 25% então XY * 0,25 = Z
Nº de acções da PT = A
Z / A = Cotação da PT
Numero de acções OI = X
Cotação da Oi = Y
Y * X = YX
PT tem direito a 25% então XY * 0,25 = Z
Nº de acções da PT = A
Z / A = Cotação da PT
- Registado: 10/6/2014 9:24
O dono do sistema estourou , as empresas do sistema estão a seguir o caminho. estavam depenadas e cheias de dividas.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
SFT Escreveu:whiteshark Escreveu:SFT Escreveu:
Também tem uns trocos em caixa
Eu percebo onde queres chegar e até certo ponto concordo.
Só que estava a pensar de outra forma:
. assumindo que a cotação é o valor de mercado da empresa;
. a Oi chegou aos 1,13 reais (não fui ver a cotação neste momento);
. 1 EUR = 3,1318 Reais, então em euro 1,13 reais = 0,36 EUR;
. 25% * 0,36 Eur = 0,09 EUR
Mas efectivamente a PT é apenas um veiculo de exposição à OI + uns trocos e o que se quiser considerar da da divida rioforte.
Não sei que leva alguem a comprar(manter) PT nos ultimos meses a não ser que queira puramente especular
A compra de Oi teria de ter em conta o sistema de equivalência das acções Oi - CorpCo e PT - CorpCo.
whiteshark Escreveu:SFT Escreveu:

SFT Escreveu:whiteshark Escreveu:SFT Escreveu:
A PT cotada possui 25% da Oi, não tem de valer 25% da Oi
Honestamente não vejo o porquê da descida, mas tenho sempre uma visão positiva das coisas e não sou especulador nesta acção. Muito antes pelo contrário.
SFT mas quais são os activos da PT cotada?
Não é apenas:
25% OI
Opção de compra de 12% OI
900 milhões de divida rioforte
É que sendo assim a PT cotada vale pouco mais de 25% da OI
E porque será que a Morgan st não justifica o seu prêço alvo?
E se fundamentalmente só vale cerca dos 0,80,não pode criar expectativas,de depois da fusão,valer 3 vezes mais!'
E porque se sabe do incumprimento da rio forte há meses,já foi descontado desde os 1,80, e a Especulação(sra impoluta)não é "criminalizada"!?
Deus Te ajude Portugal e Brasil e livra-nos da corrupção que em anos passados desgraçou ambos.
E se fundamentalmente só vale cerca dos 0,80,não pode criar expectativas,de depois da fusão,valer 3 vezes mais!'
E porque se sabe do incumprimento da rio forte há meses,já foi descontado desde os 1,80, e a Especulação(sra impoluta)não é "criminalizada"!?
Deus Te ajude Portugal e Brasil e livra-nos da corrupção que em anos passados desgraçou ambos.

- Registado: 29/11/2007 13:06
whiteshark Escreveu:SFT Escreveu:whiteshark Escreveu:
Manipulação ALTICE? Para quê?
Alguem que me corrija se estiver errado mas a ideia que tenho é que a PT cotada em bolsa é apenas 25% da OI + opção de compra de 12% OI + divida da rio forte?
A Altice e/ou a vodafone não querem comprar a PT cotada, querem comprar os activos a que correspondem a PT portugal. Activos esses que hoje em dia pertencem à OI pois a PT passou-os para a OI no aumento de capital desta.
Como tal é lhes indiferente a cotação da PT SGPS...
Honestamente não vejo o porquê da descida, mas tenho sempre uma visão positiva das coisas e não sou especulador nesta acção. Muito antes pelo contrário.
Não é apenas:
25% OI

Pois bem, vou-vos deixar o meu humilde testemunho.
Entrei na PT à 3 anos acreditando que era um bom investimento, que era uma boa empresa e com uma politica de remuneração aos accionistas bem interessante (pelo menos para o accionista, para a empresa não seria seguramente).
Passados que estão 3 anos e 4€ a menos depois, acabou-se-me a paciência e tudo o resto que eu entendo como sendo razoável, vejo-me obrigado a vender para pelo menos manter-me mentalmente equilibrado.
Nunca eu, e provavelmente a grande maioria dos investidores, pensou que uma acção pudesse cair assim tanto... Mas como se pensava o mesmo do Enorme Banco Espírito Santo Cª e como todos conhecem o seu desfecho, preferi não arriscar, assumir as perdas e assegurar pelo menos algum capital que eu investi...
É doloroso? Claro que é! muito! Mas uma doença seria pior...
Bola pra frente e de uma coisa eu tenho a certeza: tão depressa não me meto noutra.
Sejam felizes e cuidado que isto da bolsa é uma autêntica selva.
Entrei na PT à 3 anos acreditando que era um bom investimento, que era uma boa empresa e com uma politica de remuneração aos accionistas bem interessante (pelo menos para o accionista, para a empresa não seria seguramente).
Passados que estão 3 anos e 4€ a menos depois, acabou-se-me a paciência e tudo o resto que eu entendo como sendo razoável, vejo-me obrigado a vender para pelo menos manter-me mentalmente equilibrado.
Nunca eu, e provavelmente a grande maioria dos investidores, pensou que uma acção pudesse cair assim tanto... Mas como se pensava o mesmo do Enorme Banco Espírito Santo Cª e como todos conhecem o seu desfecho, preferi não arriscar, assumir as perdas e assegurar pelo menos algum capital que eu investi...
É doloroso? Claro que é! muito! Mas uma doença seria pior...
Bola pra frente e de uma coisa eu tenho a certeza: tão depressa não me meto noutra.
Sejam felizes e cuidado que isto da bolsa é uma autêntica selva.
SFT Escreveu:whiteshark Escreveu:
Alguem que me corrija se estiver errado mas a ideia que tenho é que a PT cotada em bolsa é apenas 25% da OI + opção de compra de 12% OI + divida da rio forte?
A Altice e/ou a vodafone não querem comprar a PT cotada, querem comprar os activos a que correspondem a PT portugal. Activos esses que hoje em dia pertencem à OI pois a PT passou-os para a OI no aumento de capital desta.
Não é apenas:
25% OI
whiteshark Escreveu:

A PT SGPS tem 896.512.500 acções (capitalização de 920 milhoes euros)
A Oi tem 8.584.720.115 acções (capitalização de 10.000 milhoes reais = 3200 milhoes de euros)
Tenho lido que as acções da PT se encontram até valorizadas face ao valor actual do Oi e que até deveriam descer mais para cerca de 0,80 ou 0,85 euros.
Oi aproximadamente 1.18 reais = 1.18 x 0.32 = 0.378 euros por accão.
Tenho lido que cada accao PT irá ser convertida em 2,1 acções Corpco que seriam também igual ao valor de 2,1 accões Oi (1 accção Oi igual a 1 Corpco).
Sendo assim, uma vez que cada Oi vale de momento 0,378 euros, a PT valeria apenas cerca de 79 centimos (se não contarmos com divida Rio Forte)
0,79 x 896.512.500 acções = 708 milhões de capitalização bolsista
Mas se juntarmos as duas empresas, a sua capitalização bolsista anda acima dos 4.000 milhoes e 25.6% desse valor acima de 1.000 milhões.
Adicionalmente, não consigo comprender é como é que essa conversão se compatibiliza em manter 25,6% da Corpco pois face ao numero de accões de cada empresa isso iria traduzir se por um valor inferior a 18% para a quota da PT
896.512.500 acções PT x 2,1 = 1.882.676.250 acções Corpco
8.584.720.115 acções Oi = 8.584.720.115 acções Corpco
Total = 10.467.396.365 acções o que corresponde apenas a 18% para as acções da PT
A Oi tem 8.584.720.115 acções (capitalização de 10.000 milhoes reais = 3200 milhoes de euros)
Tenho lido que as acções da PT se encontram até valorizadas face ao valor actual do Oi e que até deveriam descer mais para cerca de 0,80 ou 0,85 euros.
Oi aproximadamente 1.18 reais = 1.18 x 0.32 = 0.378 euros por accão.
Tenho lido que cada accao PT irá ser convertida em 2,1 acções Corpco que seriam também igual ao valor de 2,1 accões Oi (1 accção Oi igual a 1 Corpco).
Sendo assim, uma vez que cada Oi vale de momento 0,378 euros, a PT valeria apenas cerca de 79 centimos (se não contarmos com divida Rio Forte)
0,79 x 896.512.500 acções = 708 milhões de capitalização bolsista
Mas se juntarmos as duas empresas, a sua capitalização bolsista anda acima dos 4.000 milhoes e 25.6% desse valor acima de 1.000 milhões.
Adicionalmente, não consigo comprender é como é que essa conversão se compatibiliza em manter 25,6% da Corpco pois face ao numero de accões de cada empresa isso iria traduzir se por um valor inferior a 18% para a quota da PT
896.512.500 acções PT x 2,1 = 1.882.676.250 acções Corpco
8.584.720.115 acções Oi = 8.584.720.115 acções Corpco
Total = 10.467.396.365 acções o que corresponde apenas a 18% para as acções da PT

- Registado: 29/11/2007 10:33