Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por matos_1 » 23/12/2013 20:21

Rick Lusitano Escreveu:
Vejam se isto ajuda. Tem alguma linguagem técnica-jurídica. :-k

Funds People Escreveu:Opinião de Manuela Silva Marques, advogado associada da Abreu Advogados, sobre a autorização legislativa concedida ao Governo para alterar o regime fiscal aplicável aos organismos de investimento colectivo.

Funds People - Notas sobre a revisão do regime fiscal dos organismos de investimento colectivo (05 de Dezembro de 2013 hrs.)
http://www.fundspeople.pt/noticias/notas-sobre-a-revisao-do-regime-fiscal-dos-organismos-de-investimento-colectivo-76042

Rick, pelo que percebi trata-se apenas uma autorização legislativa. Ou seja, o governo tem a possibilidade de proceder às alterações sendo depois publicado em DR as respetivas alterações. Estou enganado?
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por Midas » 23/12/2013 20:17

Até os analistas estão chocados com a abertura do Russell 2000. E falam no "Santa Claus Rally". :lol:

Vídeo da CNBC sobre os mercados americanos de hoje, com duração de 2 minutos.

hello, everybody. happy monday. i want to put up something a little bit unusual. the russell 2000 by my look here is up 5% this morning. i'm trying to figure out why that's happening. we did have some rebalancing of some of the indexes on friday. the s&p, up 500. the s&p 500 was rebalanced. the nasdaq, not the russell 2000. some of the components of the nasdaq are in the russ. . we better check on that and get you some more information. stock futures have been up most of the night. we have the imf growth. (...)

CNBC - Stocks continue record climb: Pisani (Mon 23 Dec 13 | 09:38 AM ET)
http://video.cnbc.com/gallery/?video=3000230191&__source=yahoo|headline|quote|video|&par=yahoo
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Midas » 23/12/2013 20:07

Pelo vistos, ainda chegou a 1,213.49. :shock:

Russell 2000 - 2013-12-23.gif
Fonte: Bloomberg
Russell 2000 - 2013-12-23.gif (38.47 KiB) Visualizado 11936 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Midas » 23/12/2013 20:01

VG, o que aconteceu com o Russell 2000, hoje?
(O Russell 2000, é um índice que engloba as 2000 pequenas e médias empresas dos EUA.)

Abriu a sessão a 1,212.81, depois de ter fechado na sexta-feira passada a 1,146.47, uma valorização de +5,79% :!: :shock:
Agora só está +0.83%.

Foi o "Santa Claus Rally"?
Um HFT?
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 23/12/2013 19:56

VirtuaGod Escreveu:
fernmato Escreveu:Não sei se está questão já foi tratada neste tópico, se sim as minhas desculpas e queiram pff indicar a página do tópico, caso contrário segue a minha questão.

Os fundos de investimento sediados em Portugal (ISIN PT...) vão deixar de ter os ganhos (mais valias e juros) tributados diretamente no NAV do fundo e passarão a ser tributados a titulo individual aquando o apuramento do IRS de cada investidor. Ou seja, estes fundos se alienados em janeiro passam a estar sujeito à mesma forma tributação dos fundos estrangeiros.

Como serão tratadas as alienações em janeiro de fundos adquiridos em 2013 ou antes? Qual será o preço de compra considerado, a preço efetivo de compra ou o preço em 01 de janeiro?
c

Embora eu não seja fiscalista assumo que não haverá lugar a dupla tributação. Ou seja, os ganhos até 31 de Dezembro já incluem o pagamento de impostos (como disseste, e bem, sendo directamente tributados na NAV do fundo). Ora só se pagará impostos sobre os lucros dos quais não paguei impostos.

Por isso, e de novo não sendo eu fiscalista, assumiria que será considerado o preço de 1 de Janeiro (ou se quiseres ser picuinhas o fecho de 31 de Dezembro 2013).

Mas o ideal será falarem com o vosso intermediário financeiro!!

Vejam se isto ajuda. Tem alguma linguagem técnica-jurídica. :-k

Funds People Escreveu:Opinião de Manuela Silva Marques, advogado associada da Abreu Advogados, sobre a autorização legislativa concedida ao Governo para alterar o regime fiscal aplicável aos organismos de investimento colectivo.

Funds People - Notas sobre a revisão do regime fiscal dos organismos de investimento colectivo (05 de Dezembro de 2013 hrs.)
http://www.fundspeople.pt/noticias/notas-sobre-a-revisao-do-regime-fiscal-dos-organismos-de-investimento-colectivo-76042
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 23/12/2013 19:50

fernmato Escreveu:Não sei se está questão já foi tratada neste tópico, se sim as minhas desculpas e queiram pff indicar a página do tópico, caso contrário segue a minha questão.

Os fundos de investimento sediados em Portugal (ISIN PT...) vão deixar de ter os ganhos (mais valias e juros) tributados diretamente no NAV do fundo e passarão a ser tributados a titulo individual aquando o apuramento do IRS de cada investidor. Ou seja, estes fundos se alienados em janeiro passam a estar sujeito à mesma forma tributação dos fundos estrangeiros.

Como serão tratadas as alienações em janeiro de fundos adquiridos em 2013 ou antes? Qual será o preço de compra considerado, a preço efetivo de compra ou o preço em 01 de janeiro?
c

Embora eu não seja fiscalista assumo que não haverá lugar a dupla tributação. Ou seja, os ganhos até 31 de Dezembro já incluem o pagamento de impostos (como disseste, e bem, sendo directamente tributados na NAV do fundo). Ora só se pagará impostos sobre os lucros dos quais não paguei impostos.

Por isso, e de novo não sendo eu fiscalista, assumiria que será considerado o preço de 1 de Janeiro (ou se quiseres ser picuinhas o fecho de 31 de Dezembro 2013).

Mas o ideal será falarem com o vosso intermediário financeiro!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Ramiiro_Santiago » 23/12/2013 16:55

Esse fundo da PIMCO (PIMCO GIS Hi Yield Bd E EUR Hdg Acc) não é de obrigações do mercado dos EUA?
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 6T6Q&tab=3

Registado: 25/11/2013 11:57

por matos_1 » 23/12/2013 16:50

Não sei se está questão já foi tratada neste tópico, se sim as minhas desculpas e queiram pff indicar a página do tópico, caso contrário segue a minha questão.

Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por chico_laranja » 23/12/2013 12:12

J.J.Almeida

Eu diria que deverias acalmar essa carteira a não ser que seja um jogador.

Tens 40% da carteira nos emergentes :shock:

PIMCO GIS Hi Yield Bd E EUR Hdg Acc
Fidelity Emerging Markets E-Acc-EUR
Pictet Emerging Markets Index-R USD

Reflecte bem o que queres da tua carteira, expectativas de retorno a no mínimo 3-5 anos, máximo DD que aguentas(perderes 50% do guito faz-te ter 20 ataques cardíacos seguidos ou aguentas-te naquela: "na boa, daqui a 3 anos está no verde"?) e volatilidade que estás disposto a aceitar (perder 2 ou 3 % num dia faz-te ter um colapso ou não?).
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por J.J.Almeida » 21/12/2013 20:38

É a 1ª vez que participo e queria pedir a vossa opnião para o seguinte:
Neste final de ano consegui juntar umas poupanças (cerca de 25.ooo€) que queria aplicar.
Como tenho já uma pequena carteira de fundos (como segue) que tem dado algum retorno, gostaria de a reforçar.
LU0294221253 - Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 - Obrigações - 24%
IE00B11XZ764 - PIMCO GIS Hi Yield Bd E EUR Hdg Acc - Obrigações - 22%
LU0293751276 - F&C Global Convertible Bond A EUR H - Obrigações - 15%
LU0048580004 - Fidelity Germany A-EUR - Ações - 14%
LU0115763970 - Fidelity Emerging Markets E-Acc-EUR - Ações - 9%
LU0188499684 - Pictet Emerging Markets Index-R USD - Ações - 9%
LU0168343274 - JPM Global Focus D EUR Acc - Ações - 7%
A minha questão é a seguinte: que fundos devo reforçar? Ou será que devo subscrever outros fundos?
Podem dar-me uma sugestão?
Obrigado.

Registado: 21/12/2013 20:20

por VirtuaGod » 21/12/2013 1:41

:arrow: Bernanke’s Recession-Fighting Weapon Developed by 1900s Banker

A notícia tem tantos link a torna um verdadeiro poço de conhecimento sobre Paul Warburg e o início da FED!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 20/12/2013 4:06

Imagem

DJDVY = The Dow Jones U.S. Select Dividend Index

Fonte: What to Expect as Interest Rates Rise

por VirtuaGod » 20/12/2013 3:32

Com tanta conversa sobre economias emergentes recomendo a leitura da mais recente edição da Foreign Affairs

:arrow: Where to Bet Now: Six Markets to Watch

Podem adquirir em qualquer FNAC ou comprar em PDF :wink:

P.S. Rick nunca tinha de facto usado essa funcionalidade :wink:

por Midas » 20/12/2013 2:23

VirtuaGod Escreveu:Costumo só usar X-Ray em fundos de acções pois em fundo de obrigacções é uma confusão.

Mas sim, tb acho interessante (quando funciona)!!

Estou a me referir a uma opção do "Instant X-Ray™" da Morningstar UK, que a Morningstar do Banco Best, não tem, a "Holding Overlap" ou em Português "Sobreposição de ativo", que permite ver as sobreposições de activos, ou seja, os activos que as carteiras dos fundos têm em comum. Não é a versão normal do X-Ray, é uma opção extra.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 20/12/2013 2:17

file 112 Escreveu:Rick,
Eu não tenho a Indonésia, só apontei este País como o que teve a maior desvalorização da moeda local dos emergentes. Destes, os fundos que tenho é da Tailândia (há 2 anos) e da Turquia do JPMorgan (desde 5 de Janeiro deste ano) que é o melhor da Turquia este ano até à data (YTD).

Abr,

file 112

A Turquia está com problemas de corrupção de familiares de elementos do governo, depois dos problemas políticos deste ano. A Tailândia esteve ou ainda está com problemas políticos, de dissolução do parlamento. A Indonésia com problemas de inflação. Mas os países do ASEAN, têm bons fundamentais, acredito que recuperem, passando este ruído do taper e com o inicio de um novo ano, que muitos investidores e gestores de fundos, aproveitam para começar o ano, com a compra de activos desvalorizados, que muitos venderam anteriormente, ou para ter menos-valias e pagar menos impostos, ou para "embelezar" as carteiras dos fundos antes dos relatórios trimestrais e anuais.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Outlier » 20/12/2013 2:02

Rick,
Eu não tenho a Indonésia, só apontei este País como o que teve a maior desvalorização da moeda local dos emergentes. Destes, os fundos que tenho é da Tailândia (há 2 anos) e da Turquia do JPMorgan (desde 5 de Janeiro deste ano) que é o melhor da Turquia este ano até à data (YTD).

Abr,

file 112

Registado: 29/11/2007 1:41

por VirtuaGod » 20/12/2013 1:58

Costumo só usar X-Ray em fundos de acções pois em fundo de obrigacções é uma confusão.

Mas sim, tb acho interessante (quando funciona)!!

por Midas » 20/12/2013 1:35

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:VG, já testaste a opção extra do X-ray da Morningstar UK, que falei antes? Que tal te parece? Analisastes os activos em comum dos vários PIMCOs de obrigações? E quais as características de uma carteira só com PIMCOs de obrigações?

Por acaso não tinha visto ainda. Mas pk achas tão importante?

Uma das coisas que desgosto neste tipo de dados ( e dificulta a análise) é o facto de terem sempre 20 versões diferentes de treasuries a funcionar como cash e que baralha sempre tudo!!

Facilita o trabalho de comparar duas ou mais carteiras de fundos. E dá para ver se realmente se está a diversificar ou não, tendo vários fundos. Nas acções vê-se bem isso, quantos fundos tem a Nestle ou a Philip Morris International ou biotechs, etc.
Não fazem a distinção entre obrigações de curto prazo ("T-bills" ou bilhetes do tesouro) e liquidez, mas isso, é um problema geral das várias Morningstar. Esta opção compara apenas entre os activos iguais, independente se é acções, obrigações, bilhetes do tesouro, liquidez, papel comercial, ETFs, fundos de investimento, etc. Até nem podes saber o que é um determinado activo, mas sabes se existe em mais que 1 fundo.

Experimenta com 2 fundos de acções por exemplo, o Eurizon CS e o Fidelity Global Cons. Industries. Ou com o Invesco BRA. Já para veres o Invesco tem em comum com os outros 2 fundos. :wink:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 20/12/2013 1:21

file 112 Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
file 112 Escreveu:Boas,

VG: O quadro que apresentas de bull markets dos EUA, dizem respeito ao S&P 500 ou a quê?

Abr,

file 112

Oh file, é assim que estás com a família a comer o belo do cabrito? Larga os mercados e goza o descanso. :mrgreen:
Se queres ter boas noticias, vê hoje a tua carteira de fundos de acções. Os fundos de obrigações não tenho tanta certeza, se é boa ideia, veres. :-k
Espero que continue o rally, juntamente com o "Santa Claus rally" á mistura.
Já agora, dia 24, há mercados? :mrgreen:

Rick: O fundo que tenho dos EUA (biotecnologia da Franklin) e os fundos da Europa estão a correr muito bem, só que o meu problema foi apostar no início de Janeiro deste ano na volatilidade dos emergentes para que este ano pudesse recuperar pela 2ª vez as perdas da minha entrada em Janeiro de 2008, e essas perdas foram recuperadas em Maio deste ano, só que depois, por exemplo, na Turquia houve uma drawdown da ordem de 45% no prazo de cerca de um mês, o que na altura transformou um ganho da ordem de 25%, em 5 meses, para uma perda de - 20%. Uma perfeita loucura, essencialmente, devido à super desvalorização da moeda local em relação ao USD, que juntamente com a moeda da Indonésia foram as que desvalorizaram mais. Na altura, fui à procura da explicação para esta grande desvalorização de algumas moedas locais e percebi qualitativamente mas quantitativamente não me convence tal amplitude para o USD. Isto é mundo muito complicado e depois de ter ocorrido este evento de desvalorização acentuada é que apareceram uns expertes a justificar essa desvalorização, só que eu gostaria de os ouvir antes do evento, porque depois também eu encontro as explicações. Mas não há como nós levarmos um forte murro no estômago para aprendermos a sério.
Até há cerca de 2 anos atrás, os fundos acionistas com mais retornos a 10 anos eram da Indonésia, agora...

Abr,

file 112

És tu com a Turquia e Indonésia e eu com a Indonésia, Tailândia, Singapura e ASEAN. Consegui sair a tempo da Malásia no final de Agosto, com cerca de +1% de retorno, se tivesse mantido esta posição, estaria agora com um retorno de +10.57%. Entrei em meados de Fevereiro deste ano nestes fundos, nos máximos tinha +16.83%, em 20/Maio e depois :wall:
Mas como tenho um fundo de Biotechs da Dexia, compensa as perdas dos outros fundos:

Indonesia = -29.14% - O retorno é superior, devido ter recebido dividendos.
Tailandia = -15.43% - O retorno é superior, devido ter recebido dividendos.
ASEAN = -9.76% - O retorno é superior, devido ter recebido dividendos.
Singapura = -6.62% - O retorno é superior, devido ter recebido dividendos.
Biotechs = +42.15%
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 20/12/2013 1:03

Rick Lusitano Escreveu:VG, já testaste a opção extra do X-ray da Morningstar UK, que falei antes? Que tal te parece? Analisastes os activos em comum dos vários PIMCOs de obrigações? E quais as características de uma carteira só com PIMCOs de obrigações?

Por acaso não tinha visto ainda. Mas pk achas tão importante?

Uma das coisas que desgosto neste tipo de dados ( e dificulta a análise) é o facto de terem sempre 20 versões diferentes de treasuries a funcionar como cash e que baralha sempre tudo!!

por Outlier » 20/12/2013 1:00

Rick Lusitano Escreveu:

VG: O quadro que apresentas de bull markets dos EUA, dizem respeito ao S&P 500 ou a quê?

Abr,

file 112

Oh file, é assim que estás com a família a comer o belo do cabrito? Larga os mercados e goza o descanso. :mrgreen:
Se queres ter boas noticias, vê hoje a tua carteira de fundos de acções. Os fundos de obrigações não tenho tanta certeza, se é boa ideia, veres. :-k
Espero que continue o rally, juntamente com o "Santa Claus rally" á mistura.
Já agora, dia 24, há mercados? :mrgreen:

Rick: O fundo que tenho dos EUA (biotecnologia da Franklin) e os fundos da Europa estão a correr muito bem, só que o meu problema foi apostar no início de Janeiro deste ano na volatilidade dos emergentes para que este ano pudesse recuperar pela 2ª vez as perdas da minha entrada em Janeiro de 2008, e essas perdas foram recuperadas em Maio deste ano, só que depois, por exemplo, na Turquia houve uma drawdown da ordem de 45% no prazo de cerca de um mês, o que na altura transformou um ganho da ordem de 25%, em 5 meses, para uma perda de - 20%. Uma perfeita loucura, essencialmente, devido à super desvalorização da moeda local em relação ao USD, que juntamente com a moeda da Indonésia foram as que desvalorizaram mais. Na altura, fui à procura da explicação para esta grande desvalorização de algumas moedas locais e percebi qualitativamente mas quantitativamente não me convence tal amplitude para o USD. Isto é mundo muito complicado e depois de ter ocorrido este evento de desvalorização acentuada é que apareceram uns expertes a justificar essa desvalorização, só que eu gostaria de os ouvir antes do evento, porque depois também eu encontro as explicações. Mas não há como nós levarmos um forte murro no estômago para aprendermos a sério.
Até há cerca de 2 anos atrás, os fundos acionistas com mais retornos a 10 anos eram da Indonésia, agora...

Abr,

file 112

Registado: 29/11/2007 1:41

por VirtuaGod » 20/12/2013 0:58

Rick Lusitano Escreveu:Por acaso, não sou área profissional, mas tenho alguma formação académica da área. Mas ando a pensar se faço formação superior na área economia/finanças, talvez CFA ou algo ligado ás finanças. Para depois emigrar. :evil:

Ainda hoje andei a ver umas coisas interessantes sobre isso!!

http://www.cisi.org/bookmark/genericform.aspx?form=29848780&url=qualifications

por Midas » 20/12/2013 0:54

VG, já testaste a opção extra do X-ray da Morningstar UK, que falei antes? Que tal te parece? Analisastes os activos em comum dos vários PIMCOs de obrigações? E quais as características de uma carteira só com PIMCOs de obrigações?

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465&p=1080669#p1079854

Rick Lusitano Escreveu:Pode-se ver aqui, (numa opção do "Instant X-Ray™" da Morningstar UK, que a Morningstar do Banco Best, não tem, a "Holding Overlap" ou em Português "Sobreposição de ativo", que permite ver as sobreposições de activos, ou seja, os activos que as carteiras dos fundos têm em comum), uma carteira só de fundos de obrigações PIMCO, para poder ver as sobreposições de activos, todos os fundos com pesos iguais na carteira e abaixo podem ver através do link, os activos sobrepostos:

PIMCO x7.gif
PIMCO x7.gif (15.91 KiB) Visualizado 12372 vezes

:arrow: http://tinyurl.com/pvpfekz (link alternativo, devido ao link real ser demasiado comprido)

Esta ferramenta da Morningstar, a "Instant X-Ray™", não está disponível nas Morningstar dos vários países de forma gratuita, apenas para subscritores "Premium", pagantes. A ferramenta "Fund Compare / Comparador de Fundos" está disponível em vários países, excepto na Morningstar Portugal. No Banco Best, está disponivel, o "Fund Compare / Comparador de Fundos" e o "Instant X-Ray™" mas sem a opção "Holding Overlap / Sobreposição de ativo".

Deixo uma citação minha, sobre as ferramentas extra-Morningstar Portugal, para criação de carteiras, todas em língua Portuguesa, "Carteiras - Criação", no post "Ferramentas diversas":

Rick Lusitano Escreveu:
Carteiras - Criação
Imagem Morningstar España - Fund Compare / Comparador de Fundos (Língua Portuguesa) LINK - A Rentabilidade apresenta-se em Euro (EUR).
Imagem Morningstar Portugal - Fund Compare / Comparador de Fundos (Língua Portuguesa) LINK - A Rentabilidade apresenta-se em Dólar dos EUA (USD).
Imagem Morningstar UK - Fund Compare / Comparador de Fundos (Língua Portuguesa) LINK - A Rentabilidade apresenta-se em Libra Britânica (GBP).
Imagem Morningstar UK - Instant X-Ray™ (Língua Portuguesa) LINK - Permite adicionar fundos de investimento, ETFs, acções, fundos de pensões e "life funds", negociados ou domiciliados em vários países.

Fonte: Ferramentas diversas (2013-10-31)
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 20/12/2013 0:24

Por acaso, não sou área profissional, mas tenho alguma formação académica da área. Mas ando a pensar se faço formação superior na área economia/finanças, talvez CFA ou algo ligado ás finanças. Para depois emigrar. :evil:

Mas se o FMI se engana, quem sou eu para não me enganar. :mrgreen:
Só erra, quem faz alguma coisa. Quem nada faz, nunca erra.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 20/12/2013 0:02

Abr,

file 112

Tens razão. Eu que costumo ser pessoa de ter atenção e colocar as fontes. Mas desta vez passou. Já lá está. É do S&P 500.

Sobre as contas é uma cena normalíssima para quem não é da área sim. :wink:

Porque não enviei MP:

1. Está longe de ser uma chamada de atenção e quando perguntei tinha realmente dúvidas de como ele chegou aos valores (sou longe de infalível e para ser sincero tinha mais curiosidade sobre como ele chegou aos valores do que dizer que estavam errados). Não sou de dizer que algo está errado por dizer. Gosto que a outra pessoa me explique como chegou a determinada conclusão para depois e a partir daí dizer se o raciocínio está certo ou não. Já fui surpreendido por raciocínios aparentemente ridículos mas que afinal tinham muita lógica. Sei que este, nesta questão, é uma situação matemática e é mais estilo certo ou errado mas de qualquer das formas...

2. Gosto de debater no tópico em vez de MP pois as dezenas de pessoas que só lêem ficam a saber tb e, infelizmente, a maioria das pessoas nos fóruns só lê.

3. As pessoas não devem ter medo de admitir/aceitar que estão erradas (como o Rick, e bem, o fez) e só assim é que avançamos.

4. Nem me passou pela cabeça :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

5. Se um dia me vires a "dar na cabeça" a alguém é pk me importo e acho que essa pessoa vale a pena o trabalho e tem potencialidade. Já não me dou ao trabalho de discutir o sexo dos anjos e o tempo que participava no tópico do BCP já lá vai. Tópico que curiosamente depois de uma subida de 100% YTD anda mais parado do que quando a acção só descia. Acho que o pessoal já encontrou uma acção mais "barata" no Banif. :wall:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Mar58, Pmart 1, PXYC e 134 visitantes