Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Woodstock » 3/3/2009 0:27

Pergunto eu: Qual é a relevância da ADC neste mercado, quando dizes “esquece o cenário de concorrência perfeita. Não estamos a falar de um sector totalmente liberalizado” ou “Este não é um sector qualquer e aqui a concorrência é um factor bastante secundário (pelo menos numa boa parte dos casos o factor concorrência é pouco significativo, incluindo o caso português)” .

Registado: 2/3/2009 20:00

por MarcoAntonio » 3/3/2009 0:11

Woodstock, esquece o cenário de concorrência perfeita. Não estamos a falar de um sector totalmente liberalizado, estamos a falar de um sector estratégico e vital para as Economias.

De uma forma geral, o preço dos combustíveis é vigiado pelos diversos Governos. A qualquer momento o Estado Português poderá determinar ou impor preços (aliás, já o foram num passado não muito distante!).

Se verificares, os preços por toda a Europa são extremamente semelhantes antes de impostos. Este não é um sector qualquer e aqui a concorrência é um factor bastante secundário (pelo menos numa boa parte dos casos o factor concorrência é pouco significativo, incluindo o caso português). Apesar disso, os nossos preços médios antes de impostos são perfeitamente semelhantes aos dos outros países europeus, as diferenças são desprezíveis...

E terão de continuar a ser porque no dia em que não forem, estou certo que o Estado vai actuar e passa a impor os preços. Aliás, se bem me recordo, a liberalização dos preços foi condicional, quase experimental mesmo, pelo menos no discurso político à data e estaria sujeita a vigilância (o que de facto tem ocorrido via AdC).

Por isso, numa análise de comportamento dos preços é mesmo essa a análise comparativa que descrevi sucintamente que deve ser feita. É a que eu faço aqui e a que começou entretanto a ser feita com maior regularidade pela AdC (as minhas primeiras análises foram feitas ainda antes deste tópico e antes do primeiro relatório visível da AdC relativa ao primeiro quadrimestre de 2008, cujas conclusões já tinha eu antecipado aqui no forum com algumas semanas de antecedência num outro tópico anterior sobre os preços dos combustíveis).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Woodstock » 2/3/2009 23:51

Num cenário de concorrência perfeita nunca seria apenas e só “os preços das matérias primas nos mercados internacionais, o valor dos impostos aplicados e as práticas de actualização de preços (time lag, sintonia entre operadores, etc, etc) “ a ditar o preço final do produto.

por MarcoAntonio » 2/3/2009 23:41

Woodstock Escreveu:Bem! Não me parece que estejamos sintonizados. O que eu pretendo dizer é tão somente que as empresas não gerem a sua política de preços apenas e só de acordo com as condicionantes a montante da sua cadeia de valor. O preço final estará invariavelmente condicionado pelo valor máx que o consumidor está disposto a despender até ao ponto em que existe um produto alternativo.

De uma forma geral, isso é válido. Não é totalmente válido neste caso...

A GALP tem uma posição dominante e se abusar dessa posição dominante que detém no mercado, será sancionada por isso.

Trata-se de um mercado regulado.

Interessa por isso saber como procede a GALP e de que forma têm evoluído os preços ao longo do tempo, por forma a avaliar quantitativamente e qualitativamente os procedimentos do principal operador do sector em Portugal.

Isso passa por uma análise cuidada, detalhada, objectiva e completa (que praticamente ninguém faz, optando antes por reclamar desinformadamente).

Exige que se analise os preços não apenas para um determinado período específico mas antes para um período alargado que abranja subidas e descidas, requere que se conheçam os preços das matérias primas nos mercados internacionais, o valor dos impostos aplicados e as práticas de actualização de preços (time lag, sintonia entre operadores, etc, etc) para verificar que se existe indício de abuso, cartel ou outra coisa qualquer que seja considerada ilegal.

Esse trabalho, institucionalmente, compete à Autoridade da Concorrência. Mas o consumidor que se pretende informado poderá fazer o mesmo exercício pelos seus próprios meios pois é o consumidor, em última instância, a quem compete a fiscalização dos fiscalizadores.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Woodstock » 2/3/2009 23:35

Bem! Não me parece que estejamos sintonizados. O que eu pretendo dizer é tão somente que as empresas não gerem a sua política de preços apenas e só de acordo com as condicionantes a montante da sua cadeia de valor. O preço final estará invariavelmente condicionado pelo valor máx que o consumidor está disposto a despender até ao ponto em que existe um produto alternativo.

por MarcoAntonio » 2/3/2009 23:21

Woodstock Escreveu:O consumidor reclama pq não tem outra forma de reagir, ou as alternativas não lhe são convenientes, perante algo que lhe é prejudicial.

O consumidor reclama porque sente que tem de reagir perante algo que o incomoda.

O consumidor reclama porque não sabe e nem tão pouco está interessado em saber.

O consumidor reclama porque acha que é sempre prejudicado, não analisa ou quando analisa, analisa de forma enviezada.

O consumidor aqui é uma descrição generalista, uma descrição do individuo médio...

São mecanismos psicológicos que têm que ver com a emoção e não com a razão. Quando dói na carteira, o motivo não interessa. O que interessa é existir um veículo de descarga: a reclamação.
Imagem

Administrador Fórum

por Woodstock » 2/3/2009 23:16

O consumidor reclama pq não tem outra forma de reagir, ou as alternativas não lhe são convenientes, perante algo que lhe é prejudicial.

por MarcoAntonio » 2/3/2009 22:59

As razões são essencialmente de ordem psicológica, exacerbadas depois pela má qualidade da informação, pelos Média e por diversas entidades que resolveram fazer "bandeira" deste assunto (tema que eu afloro no post de síntese que se encontra no início do tópico).

De qq das formas é um comportamento típico das massas, que é transversal a uma série de temas...

E a formulação correcta não é "porque haveriam" mas sim "porque reclamam". Trata-se de um facto e não de uma suposição!
Imagem

Administrador Fórum

por Woodstock » 2/3/2009 22:54

Mas porque razão haveriam de reclamar?

por MarcoAntonio » 2/3/2009 22:49

Woodstock, parece-me que não estamos a falar da mesma coisa. Respondeste ao meu post mas aparentemente estás a falar de outra coisa qualquer.

Eu disse e repito: o time lag sempre existiu. Durante a subida (que durou anos) os preços demoraram cerca de duas semanas a reflectir-se nas Bombas (excepto no primeiro semestre de 2008 em que foi já de uma semana). Ninguém comentou, ninguém reclamou...

Agora que na fase de descida nos últimos meses os preços demoraram uma semana a reflectir-se nas Bombas, toda a gente fala, comenta e reclama sobre o Time Lag.

Isto nada tem de inteligente. Tudo tem de enviezado.
Imagem

Administrador Fórum

por Woodstock » 2/3/2009 22:35

É de esperar então , que após analisarem o motivo das subidas e chegarem á conclusão que este é perfeitamente justificável o consumidor inteligentemente não se preocupe.

por MarcoAntonio » 2/3/2009 22:11

É claro que não é o comportamento inteligente...

Quando se detecta um efeito, estuda-se o efeito, as suas implicações (o como e o quando). E isso faz-se para quando prejudica como para quando beneficia!

Esse sim, é o comportamento inteligente.
Imagem

Administrador Fórum

por Woodstock » 2/3/2009 21:51

MarcoAntonio Escreveu:É claro que sim, funciona para os dois lados. Mas o que eu assinalo é que as pessoas só se preocupam com isso na fase de descida do preço do petróleo.

Não será sempre esse o comportamento lógico e esperado de um "ser" inteligente.
Assim como as empresas enquanto instituições que visam o lucro, aumentam ou diminuem o preço dos seus produtos sempre que a eficácia económica o exige e não apenas porque o preço da matéria-prima oscila. Também é de esperar que o consumidor reclame sempre que a sua eficácia económica é posta em causa. Penso eu.

por rmachado » 2/3/2009 19:26

Pois Marco.. mas este prejuizo é da Galp não é do utilizador. :)

O que para mim só significa uma coisa, má gestão da situação, tanto para um lado como para o outro da Galp. Se o lag gera prejuizos na subida devia gerar lucros na descida certo?

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 2/3/2009 19:00

É claro que sim, funciona para os dois lados. Mas o que eu assinalo é que as pessoas só se preocupam com isso na fase de descida do preço do petróleo.

O petróleo andou a subir quase continuamente desde 2002 (exceptuando 2006 que foi quase lateral) até meados de 2008. Eu não me lembro de ver um único comentário ou reclamação por os preços demorarem duas semanas a reflectir as subidas da matéria-prima...

Foram anos de subida!

Desde que o petróleo começou a cair (e caiu durante uns meros 6 meses) é escusado sublinhar o que já se fez em torno desta questão.
Imagem

Administrador Fórum

por Merceeiro » 2/3/2009 18:55

Ok, MA, tudo esclarecido. Sei que o time-lag tanto pode dar lucro como perda.

É como as taxas euribor, nas subidas e descidas na altura de revisão.

Cumpts
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por MarcoAntonio » 2/3/2009 18:48

É engraçado como funciona a "mente humana". O Time Lag sempre existiu (era inclusivamente maior quando o petróleo estava em subida) e surgiu nas notícias antes. Mas quando o Time Lag implica um prejuízo ninguém repara e ninguém comenta...

Negocios a 23 de Julho de 2008 Escreveu:Os resultados da Galp Energia, no primeiro semestre deste ano, foram penalizados em 56 milhões de euros pelo efeito “time lag”, que reflecte o facto dos preços de venda dos combustíveis não reflectirem imediatamente as variações dos preços do petróleo nos mercados internacionais, divulgou hoje a petrolífera portuguesa.

(...)

O valor do efeito de “time lag” no primeiro trimestre de 2008 foi negativo em 6 milhões de euros e no segundo trimestre de 2007 foi negativo em 23 milhões de euros.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... ut1nrj7s34

Andou anos a gerar prejuízo mas nunca ninguém se importou que os combustíveis só subissem duas semanas mais tarde nas Bombas...

Agora porque demoram uma semana a baixar, é um ai jesus.

:roll:
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 2/3/2009 18:23

Negativo.
Imagem

Administrador Fórum

por Merceeiro » 2/3/2009 18:07

"O efeito time-lag foi positivo no trimestre em 105 milhões de euros, com o número anual acumulado a situar-se nos 78 ME, contra 67,4 ME em 2007", afirma o analista Carlos Jesus, numa nota de research do CaixaBI.

O 'time-lag' refere-se ao período de cerca de 15 dias que a Galp tem para actualizar os preços a que vende os combustíveis após comprar o crude no mercado internacional"

Afinal em 2007 foi negativo ou positivo?

Coments?
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por atomez » 28/2/2009 22:43

Este artigo é interessante e explica muita coisa:

Gas Prices Are Not Tied to Oil Prices

Most people think gas prices reflect oil prices, but they don't. Ed Wallace explains why—and why gas prices still go up when oil falls
...
The gasoline futures market is not the oil futures market. The real reason gas prices are moving upward is that gasoline is sold under a completely separate futures contract and to different buyers than oil is.

The published oil contracts for both WTI and Brent Sea North are for delivery to one set of end users, typically refineries—or are bought by people who will speculate on them for profit, as we've seen for the past three years. Those contracts specify delivery anywhere from the next month to years in the future. But the futures market for gasoline is most often driven by other end users—the gas station owners, chains, wholesalers—and prices bid are for much shorter delivery times from the date of contract.

Again, this market acts as the price discovery for gasoline. Other factors, such as shortages of gasoline in certain markets, can elicit still higher prices for spot purchases and immediate delivery to the needy region.

In short, gasoline is sold separately and priced according to short-term retail demand, which may or may not have any relation whatsoever to the current or future price of crude oil.
...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por VALHALLA » 28/2/2009 20:04

Jornal de Negócios Escreveu:Os preços dos combustíveis nas bombas de abastecimento desceram esta semana, em Portugal. Contudo, o comportamento destas matérias-primas nos mercados internacionais não está a ser igual esta semana. O preço do gasóleo inverteu a tendência e está a subir, pela primeira vez em quatro semanas.

O preço médio da tonelada de gasóleo, nos mercados internacionais, está a subir cerca de 2%, em euros. Esta é a primeira semana, em quatro, que este combustível sobe. Nas três semanas que se antecederam, o preço médio em euros desceu mais de 13%.

Já o preço médio da tonelada de gasolina, em euros, está pouco alterado face aos valores registados na semana passada, apesar do preço na sessão de ontem ter disparado mais de 8%.

Será cedo para tentar antever qual será a evolução dos preços dos combustíveis nas bombas de abastecimento na próxima semana.

Esta semana, as petrolíferas anunciaram reduções nos preços dos combustíveis, em torno dos três cêntimos por litro, a reflectir a evolução das matérias-primas na semana anterior, altura em que o preço médio da tonelada de gasolina desceu mais de 9%, em euros, e o gasóleo caiu mais de 8%.
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...

Registado: 19/2/2006 23:45

por MarcoAntonio » 27/2/2009 20:15

O pedrom pretendia saber as perspectivas para os preços dos combustiveis, dado que tenho antevisto os preços na semana anterior aqui neste tópico. Mas esta semana a info de que disponho é reduzida. Presumo que poderão subir ligeiramente, mas é uma informação com pouca segurança pois de momento tenho dados insuficientes desta semana que agora termina...
Imagem

Administrador Fórum

por cmcf_CALD » 27/2/2009 20:10

pedrom Escreveu:Marco quais as prespectivas para a próxima semana?

Se puderes reponder entretanto agradeço.

Podes ver aqui o gráfico actualizado.
Abraço
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=400

Registado: 7/10/2007 15:17

por pedrom » 27/2/2009 20:08

Marco quais as prespectivas para a próxima semana?

Se puderes reponder entretanto agradeço.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por MarcoAntonio » 27/2/2009 18:50

Lê por exemplo esta Notícia de há duas semanas atrás:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=354460

(...)

A queda do petróleo foi particularmente intensa no quarto trimestre do ano passado, pelo que o efeito “time lag” foi positivo para a Galp neste período.

No primeiro semestre, com as cotações em alta, o efeito até foi negativo. Isto porque na totalidade do ano de 2008, o efeito “time lag” foi positivo em 78 milhões de euros, menos que o valor registado só no último trimestre do ano.

Em 2007, também marcado pela alta das cotações, o efeito foi negativo em 67,4 milhões de euros.

O ano de 2007 sozinho praticamente anula o de 2008.

Agora, "soma-lhe" os outros anos anteriores onde a tendência foi de subida e portanto o efeito era negativo.

Aliás, como já aqui sublinhei e como se pode comprovar nos relatórios da AdC, o time lag de 2007 para trás era maior (era de duas semanas). Isso explica porque é que com uma subida bem mais pequena do que foi a descida total em 2008 o ano de 2007 sozinho praticamente anula o benefício de 2008.

É evidente que no global dos últimos anos, o efeito prejudicou mais a GALP do que beneficiou.

E pela enésima vez: o time lag sempre existiu.

Durante anos o petróleo subiu e ninguém se chateou porque os preços demoravam (na altura) duas semanas a reflectir-se nas Bombas. Agora na descida é um "ai jesus" porque demora uma semana...
Anexos
CrudeOil090227.png
CrudeOil090227.png (23.34 KiB) Visualizado 5535 vezes
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Pmart 1 e 175 visitantes