Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 26/3/2014 16:39

Eurouro Escreveu:Alquimista, tanta linha! :shock: :?

Qual é o ideoma? :mrgreen:
Parece os gráficos antigos do euroverde.

Achas que faz sentido negociar com base nas linhas de AT em time frames pequenos? Eu não. Porquê? - explico mais tarde.

Eurouro, acha que são muitas linhas?
ainda não viu nada!! :lol:
em tempo oportuno adverti para hipotético uso do Inglês e qual a razão :D
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Eurouro » 26/3/2014 16:29

Alquimista, tanta linha! :shock: :?

Qual é o ideoma? :mrgreen:
Parece os gráficos antigos do euroverde.

Achas que faz sentido negociar com base nas linhas de AT em time frames pequenos? Eu não. Porquê? - explico mais tarde.

Registado: 18/7/2013 16:01

por O Alquimista » 26/3/2014 16:22

quanto ao nosso loonie:

em modo de "banhada" ou primeiro sinal de inversão por quebra de suporte?
Anexos
cad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por O Alquimista » 26/3/2014 16:03

breve follow-up no gbpchf e no usdjpy

gbpchf:
por duas vezes preço recusou-se a entrar na armadilha e fez novo máximo (relativo)
está na hora de apagar tudo e voltar a desenhar

usdjpy:
preço saltou fora da box 2 mas continua letárgico
pôs em sono profundo quem comprou o breakout de dia 19
preço não pode passar muito tempo em lateralização porque os mercados não apreciam energia em repouso
vou jogar uns búzios para tentar apanhar a onda
Anexos
chf.jpg
jpy.jpg

por O Alquimista » 26/3/2014 3:43

continuando com o USDCAD

1.º gráfico contém contagem de pivots segundo a técnica do Prof. Anderson

2.º gráfico mostra swings semelhantes ou, se se quiser, ab=cd ou A-B-C

poderá haver uma banhada antes de "supostamente" voltar a subir?

e se "doer ao contrário"?
já está na mente (porque resulta do gráfico) o local para shortar, é tudo uma questão de antecipação

aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos
Anexos
cad2.jpg
cad4.jpg

por O Alquimista » 26/3/2014 3:24

como prometido aqui vai o USDCAD a 30 m

o 1.º gráfico serve para dar visão geral
o 2.º destaca a zona

às vezes até dói...
Anexos
cad.jpg
cad 1.jpg

por O Alquimista » 26/3/2014 3:19

Caro Tennis2

sim, vários negócios teriam sido possíveis mas se a tendência é de alta e tens uma boa stoploss, porquê entrar e sair do mercado, principalmente quando se está num gráfico com um timeframe bem alargado?

e repara que estás a falar depois dos acontecimentos (estou a partir do princípio de que construíste o gráfico agora como exemplo para coils)

eu poderia fazer negócios contra a tendência, mas optaria por timeframes mais baixos,

mesmo assim evitaria fazer longos e curtos no mesmo activo em diferentes timeframes pois, sendo o mercado fractal, começaria a imaginar coisas a partir de acontecimentos que se dariam nos timeframes mais pequenos (uma inversão no de 30 m será a antecâmara da reversão no diário?, etc.),

tudo dependerá do modo como cada um encara a especulação e nisso impera o egoísmo,

abraço

por Tennis » 26/3/2014 2:53

O Alquimista Escreveu:Caro Tennis2,

antes de mais só um pequenita correcção:
- é POI (e não POIL) - sigla que significa point of ignition,
- Coil não é uma sigla (alguém se lembra de um grupo de música com o nome This Mortal Coil?),

o nó górdio, a novidade, situa-se precisamente aqui e na experiência/desafio que te (vos) lanço: no mesmo gráfico, nem mais dia nem menos dia, coloquem os indicadores que usam e vejam quantos sinais compradores e vendedores teriam obtido
eu, cá com as minhas esquisitices, teria comprado e assim me teria mantido,
suspeito que os que seguem outra forma de trabalhar, mormente usando os indicadores mais comuns, teriam obtido vários sinais de compra e venda, qual entra e sai a lembrar outras paragens,

abraço

Caro Alquimista,

1 - Obrigado pela correcção:)

2 - Quem não conhece esse grupo da onda "alternativa" dos anos 90, como todos da editora 4AD!? Aliás, tenho 3 ou 4 CD´s deles que guardo religiosamente, à espera que o meu puto, quando tiver mais alguns centímetros, possa vir a gostar desse tipo de música...

3 - Quanto ao "nó górdio"..., dava para escrever um tratado...
Terias comprado e mantido e terias feito bem..., ou seja, terias pautado a tua acção por seguir a tendência.
Porém, olhando para o mesmo gráfico, sem quaisquer indicadores técnicos, não poderás negar que também existiram boas oportunidades para entradas curtas e com bom lucro.

O problema está aí mesmo, ou seja, contende com a temática "trend folow versus swing trading".
Vale o exposto por dizer que tudo depende da forma de negociação de cada um...
No mesmo gráfico, sem quaisquer indicadores técnicos, uns teriam entrado longo e assim se teriam mantido, outros, teriam aproveitado algumas oscilações do mercado, entrando longo e curto mais que uma vez.

Se lá colocares vários indicadores técnicos chegas à mesma conclusão.
Se optares por indicadores mais tendenciais, porventura, terias entrado longo e assim te terias mantido.
Se optares por indicadores oscilatórios, eventualmente, terias entrado um par de vezes longo e outro par de vezes curto.

Portanto, a meu ver e salvo melhor opinião, a forma como colocas a questão não será a mais correcta.
Não interessa tanto se colocas ou não no gráfico alguns ou inúmeros indicadores técnicos, o que releva é a forma como te posicionas no mercado, ou seja, se tendes a seguir as tendências ou, pelo contrário, tendes a aproveitar as oscilações.

Abraço,

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

por O Alquimista » 26/3/2014 1:46

não raras as vezes tropeçamos em textos sobre assuntos que temos em mãos,

textos escritos a propósito de outras coisas que não os nossos assuntos,

bem escritos e que de uma penada exprimem com singela clareza conceitos mais ou menos intrincados,

e então dou por mim a sentir alívio quando da boca ou da pena dos outros sai, qual filigrana argumentativa, tudo aquilo que, tipo talhante, tenho tentado dizer sobre coils, ranges e boxes

aqui fica uma algo longa, e por isso mesmo interessante, citação de Dan Fitzpatrick - o que escreve vale para qualquer instrumento e é aplicável, com a força da evidência evidente, aos coils/ranges/boxes (aqui, o nome da coisa é mesmo indiferente):

Aside from those poorly capitalized traders who are buying the first sign of a pullback, there is another group -- those who are more disciplined and waiting for lower prices. At some point, the stock declines sufficiently to entice them to start coming in. It is this buying that marks the bottom of the box...that space between supply and demand. Ever time, stocks bounce between the bottom, where more disciplined buyers live, and the top, where less disciplined traders (who again, tend to have less capital...largely because they are not disciplined and tend to buy at the wrong time) live.

Gradually, the stock churns within this box for a sufficient period of time that allows stocks and money to change hands to a point where the average cost basis of the traders who have been buying during this period is withing the box. Now we're at a point where everyone is looking at the same levels. But as long as the levels hold, there is no real emotional component to price moves. Nobody really cares that much.

This sets the stage for the next move. After all the stock under distribution at the top of the box has been sold, there is no more supply at those levels. Therefore, additional demand ultimately pushes price right out of the top of the box. Breakout! Those who were on the sidelines jump in and we have a new uptrend as their aggressive buying pushes prices even higher! The work of building this base of consolidation is done and now we may even see those momentum traders jump in...thus pushing the market even higher.

Alternatively, if the demand for the stock starts to wane, the supply starts to push the price down to the bottom of the box. If the demand is just not there -- for whatever reason, potential buyers just aren't stepping up to the plate. Instead, they're hanging back. Maybe there is global uncertainty. Maybe there is just a sense that the price is too high. But they hang back. Ultimately, some of those who bought in the box just want to move on. They want to get out of their positions because nothing is happening. This act of selling can only be done if the sellers actually start hitting bids. That is, they just take the highest bid for their stock rather than insisting on a higher price. And if enough sellers start hitting bids, the bottom of the box breaks down. And as the price starts to fall, more and more traders who bought within the box realize that they are losing money. So they start hitting bids too...taking less than they'd like to take, but at least they are getting out of their position. The "work" is done. That box that traders had built is actually a "top"...not a "base".

If the trend is up, then every box is just the result of "work" being done. And when the work is complete, the price moves higher. Put another way, when you're building a road, there is always a series of intersections or underground structures (sewer, gas, electric, secret fiber cables for internet routers, etc) that must be built along the way. So the progress of the road slows...but only for as long as it takes for the intersection to be complete. Then the road building continues.

(a ideia explanada neste último parágrafo aplica-se mutatis mutandis quando a tendência é descendente)

por O Alquimista » 26/3/2014 0:28

Caro Tennis2,

antes de mais só um pequenita correcção:
- é POI (e não POIL) - sigla que significa point of ignition,
- Coil não é uma sigla (alguém se lembra de um grupo de música com o nome This Mortal Coil?),

é muito curioso que invoques o USDCAD pois está no prelo um gráfico com uma oportunidade especulativa,

quanto ao gráfico que apresentas, desde logo te direi que, mesmo nos gráficos diários, não costumo colocar um período de tempo tão alargado,
por regra, vou até aos últimos 6 meses: às vezes os mercados, por serem constituídos por homens e mulheres, também perdem a memória do que fizeram no passado,

seja como for, com o período de tempo que colocaste no gráfico e estando ele despido de qualquer indicador técnico, desde já afirmo que em nenhum momento vejo (teria visto) razão para fechar uma posição compradora (aberta mais cedo ou mais tarde, que para o ponto que agora se discute não releva),

porquê? porque nunca foi quebrado um nível de referência, que assim qualifico identificando swing highs e swing lows (mas lá estou eu a patinar para outros campos...mas é que tudo está interligado: um táxi capotado não deixa de ser um táxi),

o nó górdio, a novidade, situa-se precisamente aqui e na experiência/desafio que te (vos) lanço: no mesmo gráfico, nem mais dia nem menos dia, coloquem os indicadores que usam e vejam quantos sinais compradores e vendedores teriam obtido
eu, cá com as minhas esquisitices, teria comprado e assim me teria mantido,
suspeito que os que seguem outra forma de trabalhar, mormente usando os indicadores mais comuns, teriam obtido vários sinais de compra e venda, qual entra e sai a lembrar outras paragens,

serei até herético o suficiente para afirmar que, num gráfico como o que apresentaste, poderias ter comprado em qualquer momento, mesmo no pico dos picos, que nunca terias sido stopado,
porquê? porque a stoploss teria sido colocada no lugar mais adequado - note-se que falo de uma stoploss real e não mental e de uma stoploss que não se reduz a uma certa percentagem mais ou menos aleatória

e qual seria o lugar mais adequado? que tema escaldante que só por si daria para escrever um minitratado e a que voltarei ao longo destas intervenções (por acaso já repararam que, nas diversas oportunidades de investimento de que venho falando, identifiquei hipotéticas zonas para se entrar no mercado mas nada disse sobre onde colocar a stoploss? por alguma razão seria...)

quanto às tuas perguntas:
1: o coil por si só nada nos diz sobre o disparo do preço num sentido ou noutro; como tal, o que costumo fazer é o seguinte: identifico a tendência e a fase em que ela se encontra: quanto mais avançada ela se me apresentar, menor uso farei do coil como suporte/área de compra (não são necessariamente a mesma coisa) e começarei a preparar-me para uma eventual correcção ou mesmo reversão,

2: não há uma resposta certa ou errada pois depende do tipo de especulador que fores (forem): quanto mais agressivo, mais cedo quererás entrar,
há quem entre logo que se está a formar o coil: não há nenhum mal em tentar apanhar fundos e topos – ai que heresia para certos ouvidos! – desde que saibas que é isso que estás a tentar fazer e adoptes uma boa gestão do risco (é aqui que as pessoas - me too - falham quando se dedicam a essa tão ilustre e recompensadora tarefa ; afinal, se o preço parou de descer/subir é porque alguém se pôs a fazê-lo…e com evidente êxito),
os mais conservadores optam por esperar que o mercado dê sinal de que quer seguir num determinado sentido e entrarão na correcção

quanto aos coils que identificaste com rectângulos vermelhos diria, do alto da minha decrescente ignorância, que concordo com alguns e não concordo com outros, mas no geral não está mal, não senhor,
só apontaria para o facto de um coil ser algo mais apertado que um range e de duração inferior,
tu identificaste alguns que são mais ranges que coils, mas como um range pode ser visto como um coil de abas largas e tudo dependerá do timeframe, às vezes é mais uma questão de terminologia do que substância,
mais do que andar às voltas com discussões sobre se é um coil ou um range (dá para vender livros e fazer conferências, sim senhor), o importante é saber usá-los,

sim, Tennis 2 tens razão, no EurUsd a ordem de compra, então pendente e fundada no padrão do coil atrás do V, teria sido executada,

abraço

por Tennis » 25/3/2014 19:16

O Alquimista Escreveu:

O que vejo, eventualmente mal, é que o "coil" (posterior suporte e/ou resistência) corresponde normalmente a uma fase de lateralização da cotação num range relativamente apertado e que antecede um disparo (POI) da cotação, para cima ou para baixo.
Ou seja, o coil será uma zona em que haverá uma certa indefinição quanto à tendência subsequente de curto prazo, local onde, por isso, se verifica uma lateralização.
Após o disparo, essa zona de lateralização que antecede o disparo (para cima ou para baixo) passa a constituir um suporte e/ou resistência.
Porém, olhando para os teus gráficos, em teoria, vislumbro várias zonas onde isso ocorre, logo, o que agora não percebo é porque o "COIL" é a zona que indicas e não zonas anteriores ou até, porventura, zonas posteriores, em que se verificam os mesmos pressupostos, i.e., lateralização num range apertado anterior a um novo disparo.

Caro Tennis2,

não é uma questão de veres mal porque efectivamente há mais coils do que aqueles que tenho identificado,
é uma questão de lhes dar mais ou menos valor, de os graduar em certa escala de importância, em função do local (ex. surge após uma inversão de tendência?) e duração,
eu procuro os "mais jeitosos" e os mais recentes, se é que me explico bem

é uma matéria que só se vai interiorizando com a prática (muita prática),

cada instrumento tem os seus próprios coils: por exemplo o USDCAD passa cá um tempo a lateralizar mas de repente lá vai ele; no AUDUSD há certos momentos em que se forma um coil só para "adormecer" o mercado e fazê-lo inclinar-se num certo sentido para depois reverter (coils com wash and rinse),

houve tentativas de matematicamente calcular a energia (o coil é precisamente isso: mercado que, contraindo-se, acumula energia) que os coils vão formando para se determinar quer a direcção da saída quer a dimensão do salto em termos de preço,
a tarefa não terá chegado ao fim dada a multiplicidade de hipóteses,

se reparares bem, não será um wedge, um triângulo (para não falar de outras figuras) uma forma de coil? preço contrai-se dentro da figura e depois expande-se

a novidade aqui não será tanto o coil ou a sua noção, que me parecem "adquiridas" seja qual for o método de trading que se use, mas a sua interpretação de acordo com a estrutura/fase do mercado e o seu uso por certos agentes como forma de se apanharem uns aos outros
nos mercados as baleias deixam rasto e esse é um deles

Caro Alquimista,

Tomando por referência, por exemplo o par USD/CAD deixo em baixo um gráfico (diário) em que, bem ou mal, identifico eventualmente vários COIL´s (rectângulos vermelhos) seguidos de POIL´s.

O gráfico em causa está limpo, isto é, sem quaisquer indicadores técnicos, médias móveis e outros quejandos.
De facto, de certa forma, olhando para este gráfico de forma linear e limpa, percebo-te, quando em tempos afirmas-te que os indicadores técnicos podem ser redutores e que para nos posicionarmos no mercado basta tomar atenção à cotação e ao tempo.

Na verdade, olhando para o gráfico em causa, se lhe acrescentarmos uma série de indicadores técnicos não vislumbro que as oportunidades de investimento pudessem ser muito diferentes por comparação com este gráfico em que as decisões de investimento se baseassem, usando outra terminologia que não a tua, nas lateralizações/apertos/condensações e subsequentes rompimentos.

Porém, perante o que tu afirmas-te, mais uma dúvida:

1 - Cada um dos coil dão-nos uma orientação ou não do subsequente movimento de disparo (POIL), quer seja para cima ou para baixo?
2 - Ou, por sua vez, é conveniente esperar pelo sinal que nos é dado pelo disparo?

Tennis
Anexos
USDCAD.GIF

por O Alquimista » 25/3/2014 18:30

O que vejo, eventualmente mal, é que o "coil" (posterior suporte e/ou resistência) corresponde normalmente a uma fase de lateralização da cotação num range relativamente apertado e que antecede um disparo (POI) da cotação, para cima ou para baixo.
Ou seja, o coil será uma zona em que haverá uma certa indefinição quanto à tendência subsequente de curto prazo, local onde, por isso, se verifica uma lateralização.
Após o disparo, essa zona de lateralização que antecede o disparo (para cima ou para baixo) passa a constituir um suporte e/ou resistência.
Porém, olhando para os teus gráficos, em teoria, vislumbro várias zonas onde isso ocorre, logo, o que agora não percebo é porque o "COIL" é a zona que indicas e não zonas anteriores ou até, porventura, zonas posteriores, em que se verificam os mesmos pressupostos, i.e., lateralização num range apertado anterior a um novo disparo.

Caro Tennis2,

não é uma questão de veres mal porque efectivamente há mais coils do que aqueles que tenho identificado,
é uma questão de lhes dar mais ou menos valor, de os graduar em certa escala de importância, em função do local (ex. surge após uma inversão de tendência?) e duração,
eu procuro os "mais jeitosos" e os mais recentes, se é que me explico bem

é uma matéria que só se vai interiorizando com a prática (muita prática),

cada instrumento tem os seus próprios coils: por exemplo o USDCAD passa cá um tempo a lateralizar mas de repente lá vai ele; no AUDUSD há certos momentos em que se forma um coil só para "adormecer" o mercado e fazê-lo inclinar-se num certo sentido para depois reverter (coils com wash and rinse),

houve tentativas de matematicamente calcular a energia (o coil é precisamente isso: mercado que, contraindo-se, acumula energia) que os coils vão formando para se determinar quer a direcção da saída quer a dimensão do salto em termos de preço,
a tarefa não terá chegado ao fim dada a multiplicidade de hipóteses,

se reparares bem, não será um wedge, um triângulo (para não falar de outras figuras) uma forma de coil? preço contrai-se dentro da figura e depois expande-se

a novidade aqui não será tanto o coil ou a sua noção, que me parecem "adquiridas" seja qual for o método de trading que se use, mas a sua interpretação de acordo com a estrutura/fase do mercado e o seu uso por certos agentes como forma de se apanharem uns aos outros
nos mercados as baleias deixam rasto e esse é um deles

por Tennis » 25/3/2014 17:54

O Alquimista Escreveu:
Tennis2 Escreveu:

EUR/USD - mais um par em que já havia entrado curto no dia 20.3.:

Caro Tennis2,

no set up que apresentei o coil atrás do V destinar-se-a a entrar longo e não a vender
para vender é o coil atrás do V invertido (que apresentei no BCP) chamando a atenção para a circunstância de ainda não se ter activado

já agora poderás dizer quais os targets e stoploss em todos esses negócios que dizes teres feito/terias feito com base nos indicadores que usas?

abraço

Ou seja, no par EUR/USD, considerando que a cotação já atingiu o coil, presumo que já tenhas entrado longo, certo?

Quanto ao mais, quando referi as entradas curtas ou longas, correspondem a entradas verdadeiras e não a supostas entradas.

Targets: nunca tenho. O objectivo é ganhar, 1, 2, 3, 10 ou 20%, ou seja, o que o mercado me permitir, sendo certo que uma certeza tenho: nunca consigo obter a máxima rendabilidade de um determinado movimento. Pela simples razão de que fecho a posição quando os indicadores técnicos indicam que o movimento oscilatório de curto prazo se esgotou. Ora, este movimento oscilatório de curto prazo, por vezes, esgota-se quando a cotação vai no sentido da minha posição com um lucro de 1%, por vezes 2%, 5% ou mais...
Mas, muito haveria a dizer nesta matéria....! Podes questionar que eu respondo na medida das minhas possibilidades/capacidade/ignorância.

No BCP, o stop loss da entrada curta está evidenciada no gráfico e situa-se, actualmente, nos 0,22850, sendo que a entrada curta ocorreu aos 0,21037.

Quanto aos stop loss actuais introduzidos e relativos às posições que actualmente detenho no forex, deixo abaixo um gráfico com todas as posições onde estão evidenciadas todos esses dados (clica no gráfico para aumentar e corre-o para a esquerda para teres a visão completa).

Tennis
Anexos
posições forex.GIF

por Tennis » 25/3/2014 17:30

O Alquimista Escreveu:
Tennis2 Escreveu:
O Alquimista Escreveu:

De facto, caro Alquimista, uma novidade em relação ao "método tradicional", pelo menos no que toca ao "desenho" das linhas horizontais de resistência/suporte versus "COIL/POIL".

Só não percebo porque é que o verdadeiro suporte está nesse coil/poil e como é que ele é determinado!

Tennis

o suporte (ou resistência) estará nesse coil porque é aí que se deu o poi

de início também não percebia e fartava-me de dar :wall: , até que com a prática fui desencalhando :lol:

Pois:)

Tennis

por O Alquimista » 25/3/2014 17:13

aqui fica uma pequena actualização do usdjpy a 20 m
Anexos
usd.jpg

por O Alquimista » 25/3/2014 16:59

Tennis2 Escreveu:

Caro Tennis2,

no set up que apresentei o coil atrás do V destinar-se-a a entrar longo e não a vender
para vender é o coil atrás do V invertido (que apresentei no BCP) chamando a atenção para a circunstância de ainda não se ter activado

já agora poderás dizer quais os targets e stoploss em todos esses negócios que dizes teres feito/terias feito com base nos indicadores que usas?

abraço

por O Alquimista » 25/3/2014 16:51

Tennis2 Escreveu:
O Alquimista Escreveu:

De facto, caro Alquimista, uma novidade em relação ao "método tradicional", pelo menos no que toca ao "desenho" das linhas horizontais de resistência/suporte versus "COIL/POIL".

Só não percebo porque é que o verdadeiro suporte está nesse coil/poil e como é que ele é determinado!

Tennis

o suporte (ou resistência) estará nesse coil porque é aí que se deu o poi

de início também não percebia e fartava-me de dar :wall: , até que com a prática fui desencalhando :lol:

por Tennis » 25/3/2014 16:20

O Alquimista Escreveu:
Tennis2 Escreveu:
Sendo assim, considerando o referido neste sentido o coil é como um corner: alguém de dimensão estará a sustentar o preço, não o deixando cair ou subir e a definição deste conceito, não se identifica então este "coil" com os tradicionais suportes ou resistências?
Identificando-se, então o que há de novo nestes conceitos (POI e COIL)?

sem dúvida que os coils podem actuar como zonas de suporte e resistência, mas a sua aplicação não termina aí (se assim fosse nada trariam de novo)

para além disso, a identificação de um coil permitirá:
- identificar uma zona por onde poderá passar uma das chamadas action-reaction lines (verdadeiras founding fathers do pitchfork), nomeadamente a center line
- agir em função do modo como o preço saiu dele (ex. formando 2/3 barras/velas que fecham nos seus máximos ou nos seus terços superiores) para se preparar um trade (comprador ou vendedor), trade esse baseado num set up de negociação denominado: "coil atrás do V"

para um exemplo desta figura, que poderá estar em formação, ver gráfico: repare-se que o preço "chicoteou" o coil em ambas as direcções (note-se que pode fazer este movimento de falso arranque mas não é necessário que o faça), tendo respeitado o anterior mínimo mas tendo quebrado o também anterior máximo fazendo um novo high

deste modo a "novidade" não reside tanto no nome que é dado à coisa, que não passa de mero escolha linguística do seu autor, mas no seu uso multifacetado e supra referido que eu ainda não vi descrito em bibliografia sobre análise técnica, nacional ou estrangeira, que tenho consultado

Tennis, se por acaso souber de alguma publicação que a refira por favor identifique-a, teria muito interesse em conhecer

abraço

Tennis
Anexos
EURUSD.GIF
EURUSD.GIF (58.17 KiB) Visualizado 13103 vezes
EURUSD entrada.GIF

por Tennis » 25/3/2014 16:16

O Alquimista Escreveu:Dou início a este tópico para apresentar "teses" com base nas ferramentas que normalmente uso.
Tais "teses" serão simples e poderão dar origem a oportunidades especulativas. Desde já advirto que nada disto é aconselhamento ou sugestão de investimento.
Sempre que necessário poderei dar uma breve explicação sobre um conceito, uma sigla, o porquê de certa ferramenta ou outra coisa qualquer que seja pertinente. Não ocuparei este espaço com lições pois não só seria incapaz, como seria uma tarefa hercúlea (não se reduzem anos e anos de investigação dos autores das ferramentas a umas "meras postas" num fórum). A fonte original está disponível para quem tiver interesse e curiosidade em explorar as ferramentas. Muita informação, mas mesmo muita, pode ser consultada livremente (não vou explicar a razão pela qual grande parte do material foi disponibilizado de forma grátis; caso alguém inicie a exploração encontrará a razão). Apenas quero suscitar o interesse por outras ferramentas de análise técnica e caberá a cada um "fazer o trabalho de casa". É o que tenho feito durante os últimos 2 anos. Com sucesso?, perguntar-me-ão os mais curiosos e apressados. Depende do que se entenda por sucesso, responderei.
Todos os conceitos, palavras ou siglas que possa usar não me pertencem. Em algumas situações poderei fazer uma tradução livre, mas como todos os que frequentam este espaço sabem Inglês, e estando eu habituado a usar esta Língua nos meus gráficos e apontamentos, fá-lo-ei também aqui por comodidade.
Poderão constatar que algumas ferramentas serão muito semelhantes a outras que já conhecem, o que de certo modo facilitará as coisas. Tal sucede porque, entre outras razões, os que as "forneceram ao mundo" viveram nas mesmas épocas e de alguma forma estabeleceram contacto.

Então aqui vão as primeiras duas teses:
- para reconhecermos uma oportunidade é indiferente o modo como o preço é apresentado (em velas, em ticks, em linha, em ponto e figura, em barras, etc);
- flutuando o preço, é expectável que ele regresse ou revisite áreas onde no passado algo de significativo se passou.
O gráfico seguinte destina-se a uma pequena exemplificação das teses.
Legenda: P0, P1, P2: pivots 0, 1, 2 (como havia dito, em traços gerais há aqui algo semelhante às ondas de Elliot, ferramenta que apenas uso na sua forma mais simples; contudo; foi intenção do criador deste tipo de contagem de pivots "melhorar" o estudo de Elliot)
POI: point of ignition (querendo significar que nesse ponto deu-se imbalance no mercado).

"Master your tools, master yourself" - Timothy Morge

Pessoalmente, neste par, já tinha entrado longo no dia 20.3..:

Tennis
Anexos
GBPCHF.GIF
GBPCHF.GIF (74.21 KiB) Visualizado 13109 vezes
GBPCHF entrada.GIF

por Tennis » 25/3/2014 16:04

O Alquimista Escreveu:agora um pouco do que é nacional: o BCP

seguindo a análise técnica tradicional, no gráfico que a seguir apresento a linha azul seria uma LTA que poderia justificar uma compra ao dito 3.º toque, com uma stoploss logo abaixo

cada vez mais deveríamos atribuir cada vez menos importância a indicadores, sejam eles quais forem (aqui incluo as ferramentas que uso)

não advogo que sejam eliminados, longe disso, mas que sejam acantonados no seu devido lugar e não ocupem zonas nobres da nossa existência como seres humanos: o "pare, escute e olhe" também tem cabimento nos mercados

neste caso, o que é que nos poderia levar a não arriscar uma compra ao 3.º toque na LTA?

só poderíamos tentar responder a esta pergunta se mantivermos uma distância higiénica de indicadores e linhas (já repararam que, quanto mais evidente for um indicador ou uma linha, mais parece que o mercado gosta de "brincar" com eles, de testar até à exaustão quem os usa? será por isso que se diz que o mercado tem olhos para as nossas stoploss?)

vejamos: o preço formou um coil, dele saiu em gap up (sinal forte de pressão compradora) mas quando corrigiu e entrou na zona do coil este não serviu de "suporte" ou trampolim
ora, se a pressão compradora que levou o preço a sair de um range apertado e de diminuta duração fosse realmente de confiar, tanto mais que fez um gap up, ela teria aparecido, com elevada probabilidade (não é isto que forma suportes?) quando o preço testasse a zona e, inclusive, teria respeito a lta amarelada

como tal não sucedeu, a chegada à LTA tornar-se-ia suspeita e, no mínimo, deveria levar-nos a incluir o trade no grupo dos trades de não elevada probabilidade de êxito

note-se, para finalizar, que agora temos o padrão "coil atrás do V invertido" mas ainda não foi "activado" no sentido de ser usado para um trade shortista

Para mim, face aos indicadores que sigo e ao preço do activo em causa, a entrada curta já foi activada, tendo entrado hoje, na abertura do mercado.

E isto, face a uma análise técnica mais tradicional:

1 - A última vela de referência é a do dia 13 de Março;

2 - Ontem, a cotação fechou abaixo dessa vela de referência e da MM21 dias;

3 - MACD negativo e restantes indicadores técnicos oscilatórios a indicarem entrada curta;
Anexos
BCP.GIF

por Tennis » 25/3/2014 15:49

No que concerne às linhas de tendência descendente ou ascendente, sinceramente, nunca negociei com base nelas...
Ainda que não negoceie com base nas linhas de suporte e resistência, a meu ver, estas, têm muito mais validade do que aquelas.

Acresce que - e nisso dou razão ao Alquimista - esperar pelo 3º toque numa qualquer linha ascendente ou descendente é manifestamente redutor.
Ou seja, a confirmar-se o 3º toque, normalmente, o movimento de base ascendente ou descendente já vai longo e completamente desaproveitado.
Acresce que, muitas vezes, se não a maior parte das vezes, quando ocorre esse 3º toque, o movimento primário já está a esgotar-se, acarretando sempre algum risco negociar-se com base naquele 3º toque, quer pela diminuta extensão normal do movimento subsequente, quer porque o movimento de base já está há muito implantado.

Tennis

por Tennis » 25/3/2014 15:33

O Alquimista Escreveu:vamos avançar um pouco, que isto está a ficar monótono e a matéria ainda agora começou

aproxima-se uma oportunidade no usdjpy a 20 m, ver gráfico com linhas de acção (AL, al) e de reacção (RL, rl) com respectivas linhas centrais (CL, cl)

vamos todos empurrar um bocadito para que deixe o marasmo, resvale e caia pois gosto de comprar em saldos

pessoalmente, não gosto de ver um gráfico de dimensão temporal reduzida com as barras tão apertadas, mas teve que ser para mostrar o panorama geral e melhor desenhar as linhas

à medida que o preço se vai aproximando da zona que seleccionei vou alargando e aproximando para melhor ver as velas/barras

as linhas de acção ou de reacção podem ficar por cima ou por baixo da linha central, é indiferente e ficará ao critério de cada um

no 2.º gráfico vemos desenhada a verde uma linha que, segundo a concepção clássica, serviria agora de suporte, tendo sido anteriormente resistência

parece "estar escrito nas estrelas" que essa linha será "violentada", pois é uma linha que até a minha mãe desenharia...

o verdadeiro suporte estará portanto no coil/poi

Tennis, se estás a ler isto aqui fica um exemplo da "novidade" das ferramentas

não estou a dizer que seria errado "comprar na linha", isso pode ser feito se a stoploss for bem colocada para evitar uma "banhada" (wash and rinse)

aguardemos pois o desenvolvimento dos acontecimentos

Tennis

por O Alquimista » 25/3/2014 13:39

AmigosdaBolsa Escreveu:Alquimista não achas que para ser considerada Lta teria de ter 3 toques?
Se fossem necessários só dois toques não faltariam Lta, e não podemos considerar que essa tem 3 toques pois ela no 3º toque não reage, mas quebra.

não necessariamente, embora me pareça que é normalmente descrita e identificada desse modo

tenho por hábito fazer o seguinte: logo que encontre um ou dois pivot relevantes traço uma linha a uni-los, podendo ser inclinada ou não, e essa linha funcionará com uma linha "what if..."

na verdade, todas as linhas, sejam elas quais forem, têm o seu início e não me parece mal tentar começar a desenhá-las o mais cedo possível
se mais tarde se constatar que não prestam, caixote do lixo com elas
lines are cheap

o que eu te pergunto é se uma quebra de uma linha não é um toque (não vamos chamar à colação os gaps porque não são toques em verdadeiro sentido)

um toque com quebra não é um toque? só será porventura um 3º toque, que permitirá a qualificação da linha como lta, se houver rebound (reacção)?

um teste, com ou sem rebound, não será um toque?

e por acaso já reparaste que quanto mais toques se exigir, mais tarde entrarás na tendência?

se tiverem pachorra peguem num mercado qualquer, num timeframe qualquer, e tentem fazer o desenho de linhas "what if..." e vão seguindo o desenvolvimento do preço
tal como tem sucedido comigo, começarão a "tropeçar" em observações muito interessantes e estarão a antecipar 2-3-4-5 movimentos...

abraço

por O Alquimista » 25/3/2014 13:16

zecatreca_1 Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Caro Tennis,

Quanto às diferenças entre rectas e linhas de tendência, já participei em discussões em alguns tópicos por aí, no cb.
O ideal será fazeres uma pesquisa sobre a minha opinião sobre esse assunto.

Desde já os meus parabéns por teres lido essas não sei quantas literaturas e, se for o caso, pelo teu sucesso a negociar retas.
Cumprimentos

ok, vou fazer a investigação que sugeres, pode ser que encontre algo de inovador
para que não haja mal entendidos, não digo isto de forma irónica
na realidade, quem me tem ensinado, sobre mercados e não só, diz claramente que não devemos aceitar tudo o que nos seja dito, principalmente se nos estiver a formar, e seja qual for a qualidade da fonte
devemos pegar nesses ensinamentos, experimentá-los, sujeitá-los à crítica e só então executá-los de acordo com os nossos padrões
até lá seremos meras cópias e, se há certezas no mercado, tenho para mim que esta é uma delas: nunca teremos sucesso se nos limitarmos a imitar e a ver com os "olhos dos outros"
em algum momento a cria tem que abandonar o ninho

agora deixa-me que te diga que estás enganado quando, desejando-me sucesso a negociar retas/lta, pensas que o faço
se assim fosse, certamente teria vindo para aqui com um gráfico do BCP e uma ideia de compra na reta/linha
se bem atentares, não foi isso que fiz, nem a propósito do BCP nem a propósito de todos os outros gráficos que aqui tenho colocado
pelo contrário, alertei os leitores, actuais e vindouros, para os perigos de assim negociar, perigo esse aliás que está implícito na tuas próprias palavras
uma reta ou uma linha não é mais ou menos perigosa por haver mais ou menos toques, por ser mais ou menos duradoira
como tentei chamar a atenção, quiçá de forma pouco satisfatória, foi para o facto de ela se tornar mais ou menos perigosa/relevante pelo que sucedeu ao preço até aí

abraço

por AmigosdaBolsa » 25/3/2014 13:03

Alquimista não achas que para ser considerada Lta teria de ter 3 toques?
Se fossem necessários só dois toques não faltariam Lta, e não podemos considerar que essa tem 3 toques pois ela no 3º toque não reage, mas quebra.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caldeirum, darkreflection, iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 201 visitantes