BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Investbem Escreveu:Também concordo por quase tudo que o artista disse.
Não concordo é com o que muitos por aqui dizem ou insinuam, quando está em queda, não ha limites para as quedas podem ir até as decimas de centimo, quando esta em período de subida, ja não falam assim, "ja esta a ficar muito esticada...", "a subida ja está exagerad...", "o valor a que está não reflete o valor da empresa comparada com X, Y ou Z...". É com as dualidades de analise que não concordo.
Investibem, mas isto é um forum, é normal que hajam diferentes opiniões, acho até importante que assim seja. Quando alguém escreve algo com que eu não concordo, expresso essa minha discordância apresentando os meus argumentos para a rebater! Estou a falar em termos genéricos, não me estou a referir em particular ao BCP.
Na minha opinião faz algum sentido, sobretudo na banca portuguesa, que se estabeleçam alguns limites para as subidas que é realmente difícil definir para as quedas. Ou seja, para mim faz algum sentido achas que pode cair sempre mais, mas que é difícil que suba acima de certo ponto. E porque é que eu acho isso? Porque quase todos os bancos em Portugal, incluindo o BCP tiveram quedas que ninguém suporia serem possíveis, quase todos estão mais de 95% abaixo dos máximos históricos. Se olhar para os gráficos tenho quase a certeza que o BPI será o único ao qual isto não se aplica. BCP, BES e Banif aplica-se de certeza! Diria até mais, mesmo depois de já terem caído, 70/80% em relação aos máximos, voltaram a cair mais de 90%! No caso do Bes nem vale a pena falar, o Banif nem sei ao certo em quanto já vai a queda acumulada, deve estar na casa dos 99%... já no sentido contrário é mais fácil estabelecer alguns limites, tanto para esta como para a maioria das outras empresas. A não ser que aconteça algo de extraordinário que não tem a ver com o negócio específico em que está implementada podemos perfeitamente estabelecer máximos de lucros que pode atingir e, assim, projetar máximos em termos de cotação. Podemos esticar um pouco a coisa, mas há valores que dificilmente (para não dizer impossível) serão atingidos.
Para te dar um exemplo no caso do BCP (vou falar nele porque estamos no seu tópico e porque fui um dos que usou algumas das expressões que referiste, na fase eufórica em que o título subiu bastante) parece-me claro que só por milagre é que pode algum dia voltar a cotar a 1 euro, como alguns aqui chegaram a falar. E a razão é simples, a essa cotação o BCP valeria atualmente cerca de 60 mil milhões de euros. Quando tudo estava bem na economia portuguesa e na banca, o BCP atingiu no seu máximo uma capitalização bolsista em torno dos 17 mil milhões de euros. Só alguém que tenha o visão muito otimista poderá pensar que algum dia isso seria possível. Já no sentido contrário, não consigo estabelecer um limite para as quedas, o BCP já valeu, nos mínimos recentes, cerca de 500 milhões de euros em bolsa, neste momento vale cerca de 2,8 mil milhões de euros e se precisar de um novo AC pode provocar uma diluição que pode ser muito significativa aos atuais acionistas. Voltando ao que referi no princípio, esta é a minha argumentação, estou sempre disponível para apreciar argumentos contrários aos meus, concorde ou não com eles, é disto que se faz um forum, de trocas de argumentos, cada um tira as conclusões e valoriza os argumentos que considerar mais válidos.

EDIT: Já agora, quando o BCP atingiu os 14 cêntimos, já depois do último AC, o BCP valia em bolsa cerca de 8 mil milhões de euros. Tendo em conta o panorama da banca e até os ganhos acumulados que o BCP já acumulava referi na altura que me parecia um bocado esticado, não dando sequer lucros, comparando com os dados anteriores, parecia-me que, no melhor das hipóteses, estava a descontar já os lucros que eventualmente teria nos próximos anos, numa situação otimista, o que lhe deixava já pouca margem para subidas muito acentuadas. Nessa altura até tinha uma posição longa no BCP e o ter referido isso não me impediu de continuar a ter posições longas no BCP, a última vez saí em torno dos 11 cêntimos, apartir daí não tive mais BCP, embora tenha havido um movimento interessante no início deste ano, mas nessa altura estava fora dos mercados, por razões pessoais.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Diacono Escreveu:http://www.dinheirovivo.pt/empresas/interior.aspx?content_id=4796781&page=-1
Esta percepção já eu tinha tido... mas ando com um receio dos bancos que só visto, porque será?
Ando há anos a tentar entrar forte no BCP e nunca consegui por causa do receio natural de ver o que se anda a passar com a banca, mas, será realmente agora o timing certo?
- Registado: 14/1/2014 12:45
bogos Escreveu:artista_ Escreveu:Diacono Escreveu:http://www.dinheirovivo.pt/empresas/interior.aspx?content_id=4796781&page=-1
Isto fez-me lembrar do Zeinal Bava que disse que não compreendia e custava-lhe a aceitar que a cotação da PT estivesse tão baixa... estava na casa dos 3 euros por ação, hoje está mais de 90% abaixo disso!![]()
Obviamente que não quero com isto dizer que, no caso do BCP, hajam motivos tão graves como os que se vieram a descobrir no caso da PT, estou apenas a alertar que este tipo de declarações é normal nos administradores das empresas cotadas, mas que raramente provoca alterações significativas nas cotações. Se o BCP tiver que inverter não será certamente por causa destas declarações... mas espero sinceramente que consiga inverter o mais rapidamente possível. Todos temos razões para querer que as empresas portuguesas valham o mais possível, isso é importante para nossa economia e todos beneficiamos como contribuintes. Digo isto para que não pensem (e sei que alguns pensam) que eu estou pessimista no BCP porque quero que os títulos se depreciem em bolsa. Para mim, se pudesse fazer alguma coisa por isso, a partir de segunda subiam todos 10% ao dia, até multiplicarem a sua capitalização bolsista por 4 ou 5... mas eu não mando nada (infelizmente) e resta-me apenas observar e analisar a situação. É neste contexto que refiro que o BCP está sem força, com tendência clara de queda, pelo que considero que a abertura de posições longas têm um risco muito elevado. Podes inverter a qualquer momento? sim é verdade, mas isso também já foi verdade quando a cotação estava 50%, ou mais, acima do preço atual. Eu não consigo adivinhar fundos, resta-me avaliar os riscos, mais ou menos elevados, de cada situação técnica!
Bom dia artista..
Frase tão verdadeira que muitos não compreendem no mercado de capitais.
Também tu sabes qual é a tua posição neste Zoo dos mercados.
Era bom que cada um de nós, em vez de andar aqui a culpar o mercado pelos seus fracassos ou excelentes resultados, olha-se mais para o preço.
Os nossos sucessos ou insucessos são aquilo que o mercado nós oferece e não aquilo que nós queremos do mercado, pois no dia em que pensarmos que somos nós a mandar no mercado, já estamos fora dele num abrir e fechar de olhos.
Cumprimentos
Boas,
Também concordo por quase tudo que o artista disse.
Não concordo é com o que muitos por aqui dizem ou insinuam, quando está em queda, não ha limites para as quedas podem ir até as decimas de centimo, quando esta em período de subida, ja não falam assim, "ja esta a ficar muito esticada...", "a subida ja está exagerad...", "o valor a que está não reflete o valor da empresa comparada com X, Y ou Z...". É com as dualidades de analise que não concordo.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
ativo Escreveu:Bar38 Escreveu:katolo Escreveu:Não tenho nada a ver com a discussão, mas não consigo deixar passar em branco. Prefiro ser um ignorante da bolsa a vida toda a ser um ignorante a português.... É cada tiro, cada melro...
Quanto aparte que me toca o importante é passar e entender as mensagens e ao que parece estamos num fórum de bolsa , provavelmente meus verás muitos mais porque quando se escreve de móvel acontece.......
Se queres continuar um ignorante na bolsa e te queres dedicar a correcção e ao bom português abre um tópico e dedica-te a correção.
![]()
Há erros e erros, ortográficos.
Há erros ortográficos que não resultam de se escrever no fórum utilizando um "smartphone", mas, sim, de impreparação escolar.
Bem....isto de vez em quando teima em aparecer aqui o um provedor da língua portuguesa, provavelmente por não terem nem ideias para debater nem nada para fazer.
Oh.......meu amigo erros encontras em muitos posts desde dos moderadores aos utilizadores, mas muito sinceramente o que me interessa é o conteúdo ........
- Registado: 20/6/2011 21:37
BCP só precisa de "um par de trimestres" para recuperar perdas na Bolsa
26/09/2015 | 00:00 | Dinheiro Vivo
O Millennium bcp está a ser "penalizado por fatores externos", que têm levado as ações do banco a negociar abaixo dos 5 cêntimos. Mas estes fatores vão ser ultrapassados em breve, disse o presidente executivo, Nuno Amado, nas Jornadas Millennium Empresas, que decorreram na quarta-feira, em Setúbal.
"Não estou contente com o nosso valor de Bolsa", admitiu Nuno Amado, antes de enumerar os quatro fatores a pesar nas ações. Primeiro, "a evolução dos mercados globais, que, desde julho, tem sido negativa e que, obviamente, arrasta tudo".
Depois, o caso Polónia. Uma nova legislação dá aos polacos a opção de converterem os créditos à habitação indexados ao franco suíço para zlotys. A fatura para o BCP, que tem presença na Polónia através do Bank Millennium, pode ascender aos 300 milhões de euros. Mas Nuno Amado revela que já existe uma solução "razoável" em cima da mesa, para tentar minimizar os efeitos deste risco. Seja como for, "esse efeito já está completamente descontado no preço da ação" e só depois das eleições legislativas na Polónia, a 25 de outubro, é que poderá haver um ajuste.
Há ainda que contar com o fator Novo Banco. "É uma situação de incerteza e a minha opinião é clara: o NB tem de fazer o trabalho que nós já fizemos, de ajuste", salienta Nuno Amado. Ainda que a resolução do BES determine que quaisquer perdas com a venda do NB sejam suportadas pelo Fundo de Resolução, sem "por em causa a solvência dos bancos", "o mercado já descontou o valor desta incerteza".
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/int ... id=4796781
artista_ Escreveu:Diacono Escreveu:http://www.dinheirovivo.pt/empresas/interior.aspx?content_id=4796781&page=-1
Isto fez-me lembrar do Zeinal Bava que disse que não compreendia e custava-lhe a aceitar que a cotação da PT estivesse tão baixa... estava na casa dos 3 euros por ação, hoje está mais de 90% abaixo disso!![]()
Obviamente que não quero com isto dizer que, no caso do BCP, hajam motivos tão graves como os que se vieram a descobrir no caso da PT, estou apenas a alertar que este tipo de declarações é normal nos administradores das empresas cotadas, mas que raramente provoca alterações significativas nas cotações. Se o BCP tiver que inverter não será certamente por causa destas declarações... mas espero sinceramente que consiga inverter o mais rapidamente possível. Todos temos razões para querer que as empresas portuguesas valham o mais possível, isso é importante para nossa economia e todos beneficiamos como contribuintes. Digo isto para que não pensem (e sei que alguns pensam) que eu estou pessimista no BCP porque quero que os títulos se depreciem em bolsa. Para mim, se pudesse fazer alguma coisa por isso, a partir de segunda subiam todos 10% ao dia, até multiplicarem a sua capitalização bolsista por 4 ou 5... mas eu não mando nada (infelizmente) e resta-me apenas observar e analisar a situação. É neste contexto que refiro que o BCP está sem força, com tendência clara de queda, pelo que considero que a abertura de posições longas têm um risco muito elevado. Podes inverter a qualquer momento? sim é verdade, mas isso também já foi verdade quando a cotação estava 50%, ou mais, acima do preço atual. Eu não consigo adivinhar fundos, resta-me avaliar os riscos, mais ou menos elevados, de cada situação técnica!
Bom dia artista..
Frase tão verdadeira que muitos não compreendem no mercado de capitais.
Também tu sabes qual é a tua posição neste Zoo dos mercados.
Era bom que cada um de nós, em vez de andar aqui a culpar o mercado pelos seus fracassos ou excelentes resultados, olha-se mais para o preço.
Os nossos sucessos ou insucessos são aquilo que o mercado nós oferece e não aquilo que nós queremos do mercado, pois no dia em que pensarmos que somos nós a mandar no mercado, já estamos fora dele num abrir e fechar de olhos.
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Diacono Escreveu:http://www.dinheirovivo.pt/empresas/interior.aspx?content_id=4796781&page=-1
Isto fez-me lembrar do Zeinal Bava que disse que não compreendia e custava-lhe a aceitar que a cotação da PT estivesse tão baixa... estava na casa dos 3 euros por ação, hoje está mais de 90% abaixo disso!

Obviamente que não quero com isto dizer que, no caso do BCP, hajam motivos tão graves como os que se vieram a descobrir no caso da PT, estou apenas a alertar que este tipo de declarações é normal nos administradores das empresas cotadas, mas que raramente provoca alterações significativas nas cotações. Se o BCP tiver que inverter não será certamente por causa destas declarações... mas espero sinceramente que consiga inverter o mais rapidamente possível. Todos temos razões para querer que as empresas portuguesas valham o mais possível, isso é importante para nossa economia e todos beneficiamos como contribuintes. Digo isto para que não pensem (e sei que alguns pensam) que eu estou pessimista no BCP porque quero que os títulos se depreciem em bolsa. Para mim, se pudesse fazer alguma coisa por isso, a partir de segunda subiam todos 10% ao dia, até multiplicarem a sua capitalização bolsista por 4 ou 5... mas eu não mando nada (infelizmente

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Bar38 Escreveu:katolo Escreveu:Não tenho nada a ver com a discussão, mas não consigo deixar passar em branco. Prefiro ser um ignorante da bolsa a vida toda a ser um ignorante a português.... É cada tiro, cada melro...
Quanto aparte que me toca o importante é passar e entender as mensagens e ao que parece estamos num fórum de bolsa , provavelmente meus verás muitos mais porque quando se escreve de móvel acontece.......
Se queres continuar um ignorante na bolsa e te queres dedicar a correcção e ao bom português abre um tópico e dedica-te a correção.

Há erros e erros, ortográficos.
Há erros ortográficos que não resultam de se escrever no fórum utilizando um "smartphone", mas, sim, de impreparação escolar.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
katolo Escreveu:Não tenho nada a ver com a discussão, mas não consigo deixar passar em branco. Prefiro ser um ignorante da bolsa a vida toda a ser um ignorante a português.... É cada tiro, cada melro...
Não tenho nada a ver com a discussão, mas não consigo deixar passar em branco. Prefiro ser um ignorante da bolsa a vida toda a ser um ignorante a português.... É cada tiro, cada melro...
- Registado: 20/2/2014 22:01
Só para acrescentar, então tu não vez que não sei há quantos anos que o BCP não apresentava lucros e que desde que os apresentou tem sido sempre a subir......

investpouco Escreveu:o mais engraçado é que se aproxima dos resultados do bcp no dia 2/nov e daqui a um mês começamos a ter as previsões dos analistas......a AF irá ditar essa suposta subida??? que depois a AT tambem se considera responsavel por ela???
Épa, desculpa investepouco, mas estas muito longe, mas muito longe...... de perceber como funciona os mercados...então não esta a vista que esta a correr tudo as mil maravilhas.....será que ainda percebeste que num mercado como PSI20 ou 18 ou sei lá quantos com tão fraca liquidez, os resultados de há 3 meses atráz não interessão para nada.....
Mais um tempinho no lixo...
http://m.jornaldenegocios.pt/news.aspx?ID=380318
E angola a piorar...
http://m.jornaldenegocios.pt/news.aspx?ID=380319
http://m.jornaldenegocios.pt/news.aspx?ID=380318
E angola a piorar...
http://m.jornaldenegocios.pt/news.aspx?ID=380319
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
investpouco Escreveu:o mais engraçado é que se aproxima dos resultados do bcp no dia 2/nov e daqui a um mês começamos a ter as previsões dos analistas......a AF irá ditar essa suposta subida??? que depois a AT tambem se considera responsavel por ela???
Não leves a mal, mas essa afirmação é de quem não faz a mínima ideia do que é Análise dos Fundamentais ou Análise Técnica. Como as próprias palavras indicam, trata-se de análises, logo elas não influenciam nada.
O BCP subirá quando houver mais interesse comprador do que vendedor. isso poderá ter a ver com a melhoria dos fundamentais, com o facto de já ter caído o suficiente para ficar barato, ou será apenas um movimento técnico de correção em alta para voltarem as quedas. A forma de um investidor se posicionar no mercado é que pode ser sustentada por análises dos fundamentais, análise técnica, ou por um misto das duas (estou apenas a considerar os tipos de sustentação mais usuais, haverá muitos outros, baseados nas fases da lua por exemplo

manchini Escreveu:A divergência positiva leva à subida do preço, a negativa à descida do preço.
Neste momento o BCP está com uma positiva, mas não digas que fui eu, senão começam a chamar-me nos nomes...
A divergência não leva à subida dos preços, a divergência é um indicador técnico positivo para o título, mas há muitos indicadores técnicos, raramente todos indicam o mesmo sentido. Se reparares essa divergência já existia em meados de agosto e inícios de setembro e isso não impediu o BCP de continuar a cair... discordar de ti não é dar-te na cabeça, eu discordo de ti da mesma forma que tu discordas de mim, pelo teu raciocínio também me estás a dar na cabeça!

Editado pela última vez por artista_ em 25/9/2015 22:42, num total de 1 vez.
bolsa Escreveu:
manchini Escreveu:
fjcbolsa Escreveu:
O RSI a subir, talvez uma divergência positiva em relação ao preço.

Boas fjc,
Não digas isso, eu já tinha referido anteriormente esse aspeto e caíram-me em cima.
Manchini
Boas:
Desculpa abusar da boa vontade, mas podes concretizar mais um pouco ?.........
Cump.s e B.N.
Boas Bolsa,
A divergência positiva leva à subida do preço, a negativa à descida do preço.
Neste momento o BCP está com uma positiva, mas não digas que fui eu, senão começam a chamar-me nos nomes...
Manchini
Ok, obrigado......
Ninguém vai saber disto........
Cump.s e B.N.
manchini Escreveu:
fjcbolsa Escreveu:
O RSI a subir, talvez uma divergência positiva em relação ao preço.

Boas fjc,
Não digas isso, eu já tinha referido anteriormente esse aspeto e caíram-me em cima.
Manchini
Boas:
Cump.s e B.N.
Boas Bolsa,
Manchini
Ok, obrigado......
Ninguém vai saber disto........
Cump.s e B.N.
- Registado: 7/2/2005 18:06
o mais engraçado é que se aproxima dos resultados do bcp no dia 2/nov e daqui a um mês começamos a ter as previsões dos analistas......a AF irá ditar essa suposta subida??? que depois a AT tambem se considera responsavel por ela???
cumptos, Investpouco.
Boas,
Ja tinha notado essa divergência.. também se nota e de forma mais acentuada no Stoch.
Pro
Ja tinha notado essa divergência.. também se nota e de forma mais acentuada no Stoch.
Pro
- Registado: 15/9/2015 15:27
Será que estamos numa boa altura de compra? com base nos gráficos sim mas continua a poder ser adivinhar fundos... 

- Registado: 2/9/2014 22:13
KiteSurfer Escreveu:Pergunto se já alguma vez ocorreu esta diverfência nesta ação e se evoluiu favoravelmente?
No inicio do ano ocorreu uma golden cross e reagiu positivamente como esperado.
- Registado: 24/11/2010 10:03
Pergunto se já alguma vez ocorreu esta diverfência nesta ação e se evoluiu favoravelmente?
- Registado: 8/9/2015 17:15
bolsa Escreveu:manchini Escreveu:fjcbolsa Escreveu:O RSI a subir, talvez uma divergência positiva em relação ao preço.![]()
![]()
Boas fjc,
Manchini
Boas:
Cump.s e B.N.
Boas Bolsa,
Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
manchini Escreveu:fjcbolsa Escreveu:O RSI a subir, talvez uma divergência positiva em relação ao preço.![]()
![]()
Boas fjc,
Manchini
Boas:
Cump.s e B.N.
- Registado: 7/2/2005 18:06
fjcbolsa Escreveu:O RSI a subir, talvez uma divergência positiva em relação ao preço.![]()
![]()
Boas fjc,
Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
fjcbolsa Escreveu:O RSI a subir, talvez uma divergência positiva em relação ao preço.![]()
![]()
Hmmm talvez

- Registado: 2/9/2014 22:13
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crissssx, Ferreiratrade, HFCA, iniciado1, nbms2012, PAULOJOAO, Rolling_Trader, Àlvaro e 188 visitantes