CoronaVirus, panico justificado...?
Re: CoronaVirus, panico justificado...?
Ulisses Pereira Escreveu:ntão vem aí mais confinamento e por.mais semanas..contentes??
Há 10 meses atrás estavas aqui a chorar o que estava a acontecer nos hospitais na Lombardia. Agora tens um país (que é o nosso) com o país inteiro quase transformados em Lombardias e tu escreves isto. Haja respeito pela enorme tragédia que está a acontecer nos hospitais portugueses.
Me.preocupa mais a tragedia que esta acontecendo fora dos hospitais..e 10 meses atras se pensava que era o fim total de tudo..ja vimos que bem longe disso
- Registado: 25/2/2019 17:26
ntão vem aí mais confinamento e por.mais semanas..contentes??
Há 10 meses atrás estavas aqui a chorar o que estava a acontecer nos hospitais na Lombardia. Agora tens um país (que é o nosso) com o país inteiro quase transformados em Lombardias e tu escreves isto. Haja respeito pela enorme tragédia que está a acontecer nos hospitais portugueses.
Hoje vi a Pharma a valorizar 25% em Madrid , não sei se terá ligação com esta notícia ?
Uma nova arma para lutar contra a Covid-19. Pharma & Beauty Group, em breve lançará um spray nasal, capaz de eliminar mais de 99% do vírus.
Uma nova arma para lutar contra a Covid-19. Pharma & Beauty Group, em breve lançará um spray nasal, capaz de eliminar mais de 99% do vírus.
- Registado: 14/3/2009 0:19
Então vem aí mais confinamento e por.mais semanas..contentes??
A wonderful world cantaria Armstrong

A wonderful world cantaria Armstrong
- Registado: 25/2/2019 17:26
Nisso podes ter razão, fui com um discurso efusivo e infundado. Claro que assim é complicado.
O que não me retira a minha convicção de que existe falta de coordenação e que as coisas podiam andar a outro ritmo.
Os resultados vamos vivendo com eles.
O que não me retira a minha convicção de que existe falta de coordenação e que as coisas podiam andar a outro ritmo.
Os resultados vamos vivendo com eles.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
BearManBull Escreveu:A questão é porque não têm capacidade de produzir mais? Responder é complexo é igual a nada na mesma medida.
BearManBull, não tentes inverter o discurso.
Tu ao longo dos últimos posts começaste por alegar que a produção devia ser 100x superior.
Depois decidiste definir um número diário como sendo o legítimo (1 milhão).
E depois resolveste questionar porque é que no plano não estavam 10 milhões em vez de 4 milhões.
Para a maior parte, eu não tenho uma resposta concreta para além do que já ofereci nem em momento algum eu sugeri que tinha informação privilegiada. Claramente estou a basear-me na informação que está disponível. O ponto é onde é que tu vais buscar estes números, que base na realidade têm e como/onde estão justificados e tentar-te indicar que a pandemia não se resolve atirando com números para o ar, por mais que tu gostes de dizer que os políticos são inúteis, que só sabem colocar posts, que não há/havia plano e por aí fora (várias das coisas que disseste rapidamente se mostrou que nem sequer eram verdade).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A questão é porque não têm capacidade de produzir mais? Responder é complexo é igual a nada na mesma medida.
Supostamente a Pfizer está a para a produção para aumentar capacidade, segundoesta notícia.
Como é que se justifica que só depois da vacina estar aprovada estarem a trabalhar para aumentar a capacidade de produção?
Supostamente a Pfizer está a para a produção para aumentar capacidade, segundoesta notícia.
Como é que se justifica que só depois da vacina estar aprovada estarem a trabalhar para aumentar a capacidade de produção?
But deliveries of the Pfizer vaccine to EU member states have also slowed down over the previous two weeks and until at least mid-February. The company said the reduced deliveries were to allow for it to ramp up manufacturing capacity but member states, putting further pressure on member states, which have come under heavy criticism for the slow roll-out of the vaccine.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
BearManBull, as farmacêuticas não produzem mais vacinas não é porque não tiveram encomendas. É sim porque, desde o início, disseram que a capacidade era limitada. E estão a privilegiar Europa e States. Imagina África que só vai ter vacinas depois destes que estás a criticar...
O problema não é a falta de encomendas. É a incapacidade de produção e este tema é discutido há meses. E sabido há meses. É por isso que há meses que se diz que só lá para o fim do Verão há imunidade de grupo na Europa e nos States. O dinheiro (in)felizmente não resolve tudo.
O problema não é a falta de encomendas. É a incapacidade de produção e este tema é discutido há meses. E sabido há meses. É por isso que há meses que se diz que só lá para o fim do Verão há imunidade de grupo na Europa e nos States. O dinheiro (in)felizmente não resolve tudo.
BearManBull, eu não creio que tu conheças realmente as condições dos contratos nem o que podia ser feito diferente e em que medida isso tinha alguma implicação.
Exemplificando, os Estados Unidos pagaram em Agosto mil milhões de dolares à J&J para entrega de 100 milhões de vacinas com mais 200 milhões adicionais (ver aqui). Por seu turno, os montantes não são conhecidos mas a União Europeia estabeleceu também um contrato (para números até superiores) em Outubro: para 200 + 200 milhões (ver aqui, por exemplo).
Tudo isto feito bem antes das vacinas terem sido aprovadas e aconteceu tanto do lado de cá do atlântico como do lado de lá e não só com este fabricante mas com outros (alguns que já foram aprovadas, outros que ainda não foram aprovadas).
Podemos passar aqui o tempo a dizer que a produção devia ser 100x maior, que o valor "legítimo" diário é 1 milhão e perguntar porque é que no plano não estão 10M em vez de 4M para a data não sei quantos....
Mas são tudo números atirados para o ar baseados não se sabe em quê.
E o teu argumento parece ser também que a solução era atirar para lá com mais dinheiro para já se ter as vacinas, o que eu duvido que fosse realmente possível/viável na magnitude que tu sugeres ou sequer que fosse aconselhável (incluindo as farmaceuticas nem quererem assumir tais compromissos por saberem que não os poderiam cumprir). Pela enésima vez, a escrever posts aqui no forum atirando números para o ar, é tudo muito simples e tudo se resolvia. A realidade tende a ser mais complexa...
Exemplificando, os Estados Unidos pagaram em Agosto mil milhões de dolares à J&J para entrega de 100 milhões de vacinas com mais 200 milhões adicionais (ver aqui). Por seu turno, os montantes não são conhecidos mas a União Europeia estabeleceu também um contrato (para números até superiores) em Outubro: para 200 + 200 milhões (ver aqui, por exemplo).
Tudo isto feito bem antes das vacinas terem sido aprovadas e aconteceu tanto do lado de cá do atlântico como do lado de lá e não só com este fabricante mas com outros (alguns que já foram aprovadas, outros que ainda não foram aprovadas).
Podemos passar aqui o tempo a dizer que a produção devia ser 100x maior, que o valor "legítimo" diário é 1 milhão e perguntar porque é que no plano não estão 10M em vez de 4M para a data não sei quantos....
Mas são tudo números atirados para o ar baseados não se sabe em quê.
E o teu argumento parece ser também que a solução era atirar para lá com mais dinheiro para já se ter as vacinas, o que eu duvido que fosse realmente possível/viável na magnitude que tu sugeres ou sequer que fosse aconselhável (incluindo as farmaceuticas nem quererem assumir tais compromissos por saberem que não os poderiam cumprir). Pela enésima vez, a escrever posts aqui no forum atirando números para o ar, é tudo muito simples e tudo se resolvia. A realidade tende a ser mais complexa...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Isto parece-me ter sido o grande problema, o facto de não se ter comprado antes de serem aprovadas. Claro que os provedores não iniciaram produção antes de receber a ordem compra.
Vou repetir que conforme os documentos disponíveis, a União Europeia está a efectuar contratos antes de serem aprovadas.
Isto pressupõe que estão a adiantar dinheiro. E para as já aprovadas, não só já estão todas compradas como já activaram as tranches opcionais também. Fico com a sensação que tu achas que o problema se resolve atirando com ainda mais dinheiro para cima do problema mas isso não é necessariamente verdade nem é necessariamente um indicador de boa gestão. Aliás, se se viesse a verificar que a União Europeia tinha colocado dinheiro/recursos em excesso nas vacinas erradas ou nos produtores que não conseguiam cumprir (não obstante ter-se atirado para lá com dinheiro à maluca) se não fosses mesmo tu depois aqui a criticar, estariam outros a gritar "incompetência, má gestão" e o diabo quatro.
No B2B um agreement contratual é diferente de uma purchase order. Sem purchase order, que nos documentos aqui partilhados afirmam que não havia uma real aquisição, os fabricantes não produzem nada. Isso é como funciona o mundo empresarial, no PO no fun.
Da minha parte nunca fiz grandes criticas a gastos com saúde, não sei se atirar mais dinheiro resolvia o problema, mas não existe nenhuma evidencia que indique o contrario. Não existiu dialogo, nem debate, nem transparência e é o que estou a criticar, falaram de energia, de planos de recuperação, de alterações climáticas, de solidariedade, de companhias aéreas menos da vacinação devia estar sob todos os holofotes, algo que realmente não se verificou, ficou em segundo plano por trás dos bastidores.
A alternativa de confinar tem consequências económicas muitíssimo superiores do que qualquer contractos mal celebrados, e sabe-se lá o impacto futuro dos confinamentos actuais e de toda esta crise.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Em termos de óbitos confirmados/atribuídos a COVID, no relatório de hoje atingiu-se lamentavelmente um novo máximo diário (291).
O número de casos porém estagnou nos últimos dois dias (quando visto em termos de média a 7 dias) e o número de UCI's não subiu pela primeira vez numa série de dias.
Em termos de óbitos per capita, Portugal é de momento o pior país do mundo e só encontro dois países a terem atingido picos um pouco piores desde o início da pandemia (segundo números oficiais e em termos per capita): Bélgica e Eslovénia.
O número de casos porém estagnou nos últimos dois dias (quando visto em termos de média a 7 dias) e o número de UCI's não subiu pela primeira vez numa série de dias.
Em termos de óbitos per capita, Portugal é de momento o pior país do mundo e só encontro dois países a terem atingido picos um pouco piores desde o início da pandemia (segundo números oficiais e em termos per capita): Bélgica e Eslovénia.
BearManBull Escreveu:Ok os provedores só entregam 4M nos primeiros 3 meses, mas porque esse valor? Porque não podem entregar 10M?
Possivelmente porque é que consideram razoável/viável. Eu francamente não sei, mas estou convencido que não será um número atirado para o ar nem tenho nenhuma boa razão para achar isso, a união europeia anda em conversações com as farmeceuticas desde o verão e continua ainda agora a negociar com potenciais novas vacinas.
Isto parece-me ter sido o grande problema, o facto de não se ter comprado antes de serem aprovadas. Claro que os provedores não iniciaram produção antes de receber a ordem compra.
Vou repetir que conforme os documentos disponíveis, a União Europeia está a efectuar contratos antes de serem aprovadas.
Isto pressupõe que estão a adiantar dinheiro. E para as já aprovadas, não só já estão todas compradas como já activaram as tranches opcionais também. Fico com a sensação que tu achas que o problema se resolve atirando com ainda mais dinheiro para cima do problema mas isso não é necessariamente verdade nem é necessariamente um indicador de boa gestão. Aliás, se se viesse a verificar que a União Europeia tinha colocado dinheiro/recursos em excesso nas vacinas erradas ou nos produtores que não conseguiam cumprir (não obstante ter-se atirado para lá com dinheiro à maluca) se não fosses mesmo tu depois aqui a criticar, estariam outros a gritar "incompetência, má gestão" e o diabo quatro.
Bem, uma coisa é o estado mandar para os privados, outra é os privados estarem a aceitar doentes covid que se apresentam às suas portas. O muito grave problema é que as unidades privadas estão neste momento já cheias e sem qualquer lugar vago....
Alguém sabe onde se pode conhecer as vagas existentes, just in case, nos privados (pagos privadamente)? - mais uma situação em que parte de nós vai também pagar a saúde privada porque o estado não consegue cumprir com as suas obrigações assumidas.
Alguém sabe onde se pode conhecer as vagas existentes, just in case, nos privados (pagos privadamente)? - mais uma situação em que parte de nós vai também pagar a saúde privada porque o estado não consegue cumprir com as suas obrigações assumidas.
Claro que foram compradas muito antes de serem aprovadas.
A sério, antes de criticar, procura informar-te antes de criticar tudo e todos.
A sério, antes de criticar, procura informar-te antes de criticar tudo e todos.
MarcoAntonio Escreveu:BearManBull Escreveu:Eu não vi nenhum comunicado, com um plano, com milestones, com informação, transparência e clareza de como funciona todo este processo.
O plano de vacinação para Portugal está aqui:
https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/12/PLANO-VACINAC%CC%A7A%CC%83O_20201203.pdf
Não sei se pode considerar um plano, é mais um overview com guidelines. Certamente que é insuficiente de uma perspectiva operacional. Também falta uma secção de mitigação de riscos...
Aceita-se mas de qualquer forma não entendo porque è que o processo de vacinação não pode ser mais rápido.
Ok os provedores só entregam 4M nos primeiros 3 meses, mas porque esse valor? Porque não podem entregar 10M?
Até à data, a Comissão Europeia chegou a acordo com as seguintes empresas
farmacêuticas para a aquisição de potenciais vacinas contra a COVID-19, uma vez
comprovada a sua segurança e a eficácia:
Isto parece-me ter sido o grande problema, o facto de não se ter comprado antes de serem aprovadas. Claro que os provedores não iniciaram produção antes de receber a ordem compra.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
entretanto surgem boas perspectivas para um medicamento
https://expresso.pt/coronavirus/2021-01 ... SARS-CoV-2
https://expresso.pt/coronavirus/2021-01 ... SARS-CoV-2
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Ulisses Pereira Escreveu:A J&J anunciou hoje que, em princípio, anuncia na próxima semana os resultados da terceira fase dos ensaios para a sua vacina. Esta notícia é importantíssima porque a J&J tem uma capacidade que as actuais produtoras de vacina não têm e é apenas uma dose...
Marco, diria que a Pfizer neste momento tem tanta ou mais capacidade de producação que a J&J. Alguns dos atrasos devem-se ao facto de irem aumentar a producação de 1.3 Bi para 2Bi (2021). A grande vantagem da vacina da J&J pode ser de facto a dose única.
Abraço!
- Registado: 18/7/2008 19:26
Ulisses Pereira Escreveu:
A J&J anunciou hoje que, em princípio, anuncia na próxima semana os resultados da terceira fase dos ensaios para a sua vacina. Esta notícia é importantíssima porque a J&J tem uma capacidade que as actuais produtoras de vacina não têm e é apenas uma dose...

Quando passar esta onda de Covid, e o vírus se tornar algo suportável como as gripes (mesmo tendo um mortalidade maior), será natural a vacinação ser extendida aos privados.
Neste momento concordo com o Ulisses, essa extenção aos privados em pouco ou nada ajudaria a um plano de vacinação de acesso "universal".
Os privados fugiram quando veio o vírus, e não fazia sentido quererem chegar-se à frente agora que existe uma cura!
BearManBull Escreveu:A procura aumentava o que normalmente teria impacto de acelerar produção e libertar recursos dos estados (staff que está a vacinar).
Já agora não sei o que estão à espera para criar um free pass para pessoas vacinadas.
É urgente devolver a liberdade (de circulação) às pessoas.
O free pass faria sentido, apenas se estas pessoas não pudessem ser veículos transmissores. A vacina apenas os protege de efeitos piores, mas não os impede de terem o vírus e puderem transmitir a outros!
Por acaso a este respeito, há pouco tempo fui a uma consulta com o meu pai e o médico disse: "podem entrar os dois sem problemas, porque eu já fui vacinado!"
Ora, este será um problema dos vacinados numa fase inicial... facilitarão muito mais a sua exposição, e poderão penalizar os outros que não estão vacinados.
- Registado: 7/4/2007 17:13
Essa pode ser um "game changer".
Entretanto, mais uma vítima política da C-19, o primeiro-ministro de Itália, mas pode ser que não caia de todo, já se fala no tal governo de salvação nacional. A crise económica começa a ser o foco. Para já, é a vacinação, mas desconfio que lá para o Verão, serão as crises políticas e económicas.
A ser verdade, este poderá ser um exemplo para Portugal.
dj
Entretanto, mais uma vítima política da C-19, o primeiro-ministro de Itália, mas pode ser que não caia de todo, já se fala no tal governo de salvação nacional. A crise económica começa a ser o foco. Para já, é a vacinação, mas desconfio que lá para o Verão, serão as crises políticas e económicas.
A ser verdade, este poderá ser um exemplo para Portugal.
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
A J&J anunciou hoje que, em princípio, anuncia na próxima semana os resultados da terceira fase dos ensaios para a sua vacina. Esta notícia é importantíssima porque a J&J tem uma capacidade que as actuais produtoras de vacina não têm e é apenas uma dose...
Eu não vi nenhum comunicado, com um plano, com milestones, com informação, transparência e clareza de como funciona todo este processo. É normal que não tenha nenhuma confiança. Tanto quanto sei as coisas não andam mais depressa porque faltou capital na altura certa, ter o privado a distribuir vacinas podia colmatar um possível gap de recursos financeiros que possa ter existido, não sei, porque ninguém sabe porque a transparência não existiu, como disse o Marco nem se sabe o valor dos contractos... talvez não fossem satisfatórios, as acções não explodiram em bolsa a Astrazena pouco mais vale do que valia no ano passado, para eles isto não parece ser um negocio da China...
Porque falta essa capacidade? É isso que não entendo. Acredito que seja difícil mas impossível, quando falamos meramente de escalar a operação fico muito reticente. Vir culpar os provedores pelos atrasos como estão a fazer agora da UE é fácil, mas isso não resolve os atrasos.
O que resolve é dizeres que as vacinas deviam deviam ser comercializadas publicamente. Enfim...

BearManBull Escreveu:Eu não vi nenhum comunicado, com um plano, com milestones, com informação, transparência e clareza de como funciona todo este processo.
O plano de vacinação para Portugal está aqui:
https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/12/PLANO-VACINAC%CC%A7A%CC%83O_20201203.pdf
Ulisses Pereira Escreveu:Sinceramente, um comentário desses nesta altura do campeonato...
Eu não vi nenhum comunicado, com um plano, com milestones, com informação, transparência e clareza de como funciona todo este processo. É normal que não tenha nenhuma confiança. Tanto quanto sei as coisas não andam mais depressa porque faltou capital na altura certa, ter o privado a distribuir vacinas podia colmatar um possível gap de recursos financeiros que possa ter existido, não sei, porque ninguém sabe porque a transparência não existiu, como disse o Marco nem se sabe o valor dos contractos... talvez não fossem satisfatórios, as acções não explodiram em bolsa a Astrazena pouco mais vale do que valia no ano passado, para eles isto não parece ser um negocio da China...
Porque falta essa capacidade? É isso que não entendo. Acredito que seja difícil mas impossível, quando falamos meramente de escalar a operação fico muito reticente. Vir culpar os provedores pelos atrasos como estão a fazer agora da UE é fácil, mas isso não resolve os atrasos.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Ulisses Pereira Escreveu:Opcard, estava a referir-me ao comentário do BearManBull, naturalmente...
As minhas desculpas .
O assunto vacinas é estranho muito estranho os dirigentes europeus estão zangadíssimos posso acrescentar os alemães .
Porque para o Reino Unido, não se regista qualquer atraso nos fornecimentos .
- Registado: 14/3/2009 0:19
Opcard, estava a referir-me ao comentário do BearManBull, naturalmente...