Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - até nos vemos Gregos - novo tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paubo » 10/10/2010 19:36

Ficam os gráficos.
Cheira-me que este início de semana vai ser muito interessante. Nas situações anteriores que o mercado abriu com gap existiram movimentos fortes para os fecharem, como por exemplo em Abril.
Anexos
101010 EurDol 1h jn.jpg
101010 EurDol 1h jn.jpg (122.85 KiB) Visualizado 4289 vezes
101010 UsdCfh 4h jn.jpg
101010 UsdCfh 4h jn.jpg (64.06 KiB) Visualizado 4283 vezes
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por paubo » 10/10/2010 19:27

Abertura do EurDol e do UsdChf com gaps. O 1º em gap up e o 2º em gap down.
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por pedrinha rolante » 10/10/2010 0:11

GDP e inflação da zona euro a crescer, ao contrário do americano a corrigir; perspetiva de utilização de um novo QE2 no lado americano ao contrário das fortes correções dos déficits europeus ...parece tornar inevitável que o eurusd continue a cavalgada de subida ...talvez até a FED decidir a utilização do referido QE...do tipo comprar no rumor e vender na noticia. :wink:

Registado: 29/11/2007 11:43

por rsacramento » 9/10/2010 20:49

\:D/

a bd encontrei-a aqui; depois foi só formatar

parece fácil mas levou horas :oops:
Anexos
EURUSD.txt
(110.41 KiB) Transferido 130 Vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 9/10/2010 17:54

desculpem lá o offtopic, mas:

alguém me arranja uma bd com o histórico EOD para metastock do EURUSD?

obrigado antecipadamente :)

Registado: 29/11/2007 12:50

por ferradura » 8/10/2010 19:31

EE pronto, aos 1,40 já fomos.

Independentemente de analises, o facto é que a correlação eurodolar mercados, ainda está em vigor.

Pa minha modesta opinião, teremos ainda este ano os 1200 no SP e os 1.40 consolidados (aponto para 1,41 até final do ano).

No entanto os meus targets de médio prazo são (para 2011)

1300 no SP e 1,45 a 1.50 no euro.

Posso estar errado ? posso, mas pagarei caro se estiver.

Cumps a todos

ferradura Escreveu:Para mim, irá pelo menos aos 1,40 no minimo.

Porquê ?

Correlação entreo Mercados (S&P).

Em 2009 aconteceu o mesmo.

Eu estou dentro, longo em muitos ETF, e S&P, e cobri as posições curto no dolar.

Não esquecer que os EUA qurem dolar baixo, como umm esfomeado que pão para a boca.

Mas essa correlação já a presentei há umas semanas.

santinati Escreveu:E agora? que rumo levará o par?
1,39 ou 1,33?
Que opiam os experientes no forex?
Gostava de entrar, mas a indecisão mantém-se.

Bons negócios.

Registado: 5/4/2010 21:14

por EuroVerde » 8/10/2010 18:44

Gráfico de longo prazo e actual.
Anexos
EUR_USD Spot.png
EUR_USD Spot.png (21.43 KiB) Visualizado 4600 vezes
EUR_USD Spot.png
EUR_USD Spot.png (17.1 KiB) Visualizado 4605 vezes

Registado: 29/11/2007 11:19

por Fingerspitzengefuhl » 8/10/2010 15:45

Uma escorregadela no SPX faria muitos investidores refugiarem-se no USD, depois o canal ascendente do EURUSD era quebrado em baixa e tinhamos uma bela correcção.

Vou estar atento...

Registado: 9/2/2010 6:36

por EuroVerde » 8/10/2010 11:09

Ok DJ,

Nos tempos que correm encontro-me fora do forex (com dinheiro real) e estou a aprender bastante.

Sabemos que há países na zona euro bastante maus financeiramente, que têm défice gigantescos para colmatar. O caso da moeda e de seus fundamentais, poderá dar-me uma prespectiva bastante esclarecedora sobre a teoria da facilidade/funcionamento dos intercâmbios mercantis em épocas de recessão/estagnação prolongada.

Se acontecer isso do par começar a subir para lá dos 1,4 é provável então ver o petróleo acima de 90???

cumprimentos

por djovarius » 8/10/2010 10:18

Bom dia,

A questão do EUR antes do EUR, já foi respondida muitas vezes.
Aliás, o arquivo do Caldeirão de Bolsa já é hoje uma enciclopédia de informação a todos os níveis.
Basta procurar. Neste caso, a palavra chave é mesm euro sintético, o qual reflete na perfeição os movimentos cambiais entre 1992 e 1998 e quase na perfeição, antes dessa data.
Também é verdade que alguns limitam-se (para calcular os valores do passado) a extrapolar para Euros o antigo par USD / DEM, o que pode ser aceite, mas não é correto quando falamos de euro sintético.

Mas isso não importa nada porque hoje temos o EUR verdadeiro a corrigir, como esperado, antes de partir para outros voos. Como já disse, seria saudável tecnicamente que corrigisse um pouco mais, antes de voltar a atacar valores acima de 1.40xx

Euroverde: já não creio em 1.22 nem sequer em 1.28 porque isso seria sinal de fortíssima aversão ao risco, mercados novamente em cacos em recessão generalizada.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Crómio » 7/10/2010 23:21

Elias Escreveu:
Crómio Escreveu:
Camisa Roxa Escreveu:
Zezezinho Escreveu:É impressionante a perda que o EUR/USD está a induzir às mais-valias de acções compradas na América.

Tenho acções americanas em carteira, compradas a 28 de Agosto e com o andamento do par EUR/USD as mais-valias que eu tinha, transformaram-se em menos-valias :shock: :?

O que me resta fazer é aguardar a ver se este par não corrige destas subidas de loucura, antes de vender as acções.

o melhor nestes casos é fazer um hedge no forex para protecção contra evolução desfavorável da taxa de câmbio eur/usd...

Ou comprar CFD's em vez de acções, que é um hedge quase perfeito...

Crómio podes elaborar um pouco mais sobre isto sff?

1 abr,
Elias

Esta quase me escapava,

Contract For Differences (CFD) significa que estás a assumir uma posição com o broker a partir da qual a variação do preço se transforma em lucro ou perda, ou seja, não estás a comprar uma acção estás sim a apostar na variação ou diferença do preço a que assumiste posição.

Tentando explicar melhor:

Exemplo I:

XPTO cota a 100
Compras um CFD de XPTO
XPTO passa a cotar 110
Fechas a posição
Diferença 110 - 100 = 10
Lucro = 10

Simples, é como numa acção normal.

O que justifica a existência do produto?

Não precisas de deter a acção (não a compras), logo o broker vai-te possibilitar uma margem menor, por exemplo enquanto comprando acções ele te exigiria 50% de margem, aqui vai-te somente exigir 5%, podendo tu alavancar mais.

O hedge cambial é uma consequência da estrutura deste produto, como estás a negociar a diferença do preço, não interessa em que moeda é:

Exemplo II:

Compras uma XPTO a 100USD
Passados uns dias vendes essa XPTO a 100USD
Entretanto no momento da venda o USD desvalorizou 10% em relação ao Euro.

Perdeste 10%

Exemplo III:

Compras um CFD da XPTO a 100USD
Passados uns dias fechas a posição no break-even
Diferença 100-100=0

Tenha o USD valorizado ou não, o contrato é da diferença.
Perdes nada.

Isto está um pouco simplista, pois tentei simplificar ao máximo a coisa.

Espero ter conseguido resumir com alguma clareza como é que negociando CFD's nunca se perde dinheiro numa posição ganhadora, no máximo ganha-se menos

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por tonirai » 7/10/2010 21:53

Fingerspitzengefuhl Escreveu:Vê como a TL foi respeitada quase ao milímetro...

Sim, mas num gráfico de tão curto prazo, e de apenas 2 toques (que nem sequer dão ainda validade a uma LT) e em tão curto espaço de tempo... até eu (ver abaixo porquê "até") acho que é "puxado" confiar nela.

Fingerspitzengefuhl Escreveu:Eu negoceio no muito curto prazo, acompanho todos os gráficos até ao mensal, mas as minhas entradas baseiam-se sobretudo no M15, M5 e M1, gosto do M1 para acompanhar passo a passo. :twisted:

Eu corro de M3 a semanal, embora meus principais sejam M3, M5 e M15 (com um olho em H1).

Fingerspitzengefuhl Escreveu:Apenas faço 1 ou 2 trades por dia, não sou como aqueles scalpers que fazem dezenas em 24h, eu prefiro esperar pelo momento mais apropriado como um caçador furtivo. :mrgreen:

E fazes bem - a selectividade é muito importante e parte do segredo de quem negoceia muito curto prazo.
Nos dias que dedico ao Forex, faço desde 1 trade a mais de meia dúzia... com targets desde 5 pips (scalp), a +- 50... e com durações de segundos a meio dia.

Fingerspitzengefuhl Escreveu:De qualquer forma não negoceio sessões asiáticas (normalmente) mas se aquela TL for quebrada depois das 6 da manhã...

Eu também não, nunca... hoje fechei o tasco às 15h e pouco... abrir, é quando a mãe natureza quiser que eu acorde :mrgreen: :lol:

Edit:
Já agora, coloquei-te uma questão no tópico dos iniciantes, se puderes dar uma olhadela e uma resposta... :wink:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Fingerspitzengefuhl » 7/10/2010 21:35

tonirai Escreveu:
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Será que vamos ter uma noite engraçada para os ursos?

Tik Tok :P

M1?! :shock: :shock:
O gráfico é para concluir alguma coisa?

Vê como a TL foi respeitada quase ao milímetro...

Eu negoceio no muito curto prazo, acompanho todos os gráficos até ao mensal, mas as minhas entradas baseiam-se sobretudo no M15, M5 e M1, gosto do M1 para acompanhar passo a passo. :twisted:

Apenas faço 1 ou 2 trades por dia, não sou como aqueles scalpers que fazem dezenas em 24h, eu prefiro esperar pelo momento mais apropriado como um caçador furtivo. :mrgreen:

De qualquer forma não negoceio sessões asiáticas (normalmente) mas se aquela TL for quebrada depois das 6 da manhã...
Anexos
22.gif
22.gif (23.07 KiB) Visualizado 4014 vezes

por Camisa Roxa » 7/10/2010 21:28

kpt Escreveu:só não sabia que houve em tempos essa European Currency Unit (ECU).

:mrgreen:

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/pmtWvtveMgg?fs=1&hl=pt_PT"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/pmtWvtveMgg?fs=1&hl=pt_PT" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por kpt » 7/10/2010 21:08

Camisa Roxa Escreveu:
kpt Escreveu:Uma dúvida "parva" djovarius, para a qual tenho uma meia resposta.

Interrogo-me como é que há dados históricos do EUR/USD de 1992 quando, nessa altura, ainda nem havia Euro.

É feito um cálculo agregado do câmbio verificado em 1992 de todas as moedas que compõem o Euro contra o Dólar, por forma a chegar-se a um valor teórico do Euro face ao Dólar em 1992?

http://en.wikipedia.org/wiki/European_Currency_Unit

Obrigado.

A ideia realmente era essa (era aliás a única que faria sentido), só não sabia que houve em tempos essa European Currency Unit (ECU).

Registado: 11/5/2007 23:19

por tonirai » 7/10/2010 21:04

Fingerspitzengefuhl Escreveu:Será que vamos ter uma noite engraçada para os ursos?

M1?! :shock: :shock:
O gráfico é para concluir alguma coisa?

Registado: 19/4/2007 18:26

por Fingerspitzengefuhl » 7/10/2010 20:52

Será que vamos ter uma noite engraçada para os ursos?

Anexos
eu.gif
eu.gif (23.61 KiB) Visualizado 4101 vezes

por Supermann » 7/10/2010 20:47

Interrogo-me como é que há dados históricos do EUR/USD de 1992 quando, nessa altura, ainda nem havia Euro.

É feito um cálculo agregado do câmbio verificado em 1992 de todas as moedas que compõem o Euro contra o Dólar, por forma a chegar-se a um valor teórico do Euro face ao Dólar em 1992?

exacto

Registado: 18/12/2009 18:54

por Camisa Roxa » 7/10/2010 19:28

http://en.wikipedia.org/wiki/European_Currency_Unit
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por kpt » 7/10/2010 17:08

EuroVerde Escreveu:Seja bem aparecido DJ!

Em termos de fundamentais não sei se o que vou dizer é certo, mas o par até poderá vir de novo para 1,22 e depois continuar modo bull.

Podia? Porquê? É um desejo?

por EuroVerde » 7/10/2010 17:00

Seja bem aparecido DJ!

Em termos de fundamentais não sei se o que vou dizer é certo, mas o par até poderá vir de novo para 1,22 e depois continuar modo bull.

por kpt » 7/10/2010 16:59

Uma dúvida "parva" djovarius, para a qual tenho uma meia resposta.

por djovarius » 7/10/2010 16:41

Boas tardes,

Há muito tempo que não tinha o prazer de acompanhar estas coisas lindas do mercado cambial.

Uma das questões que deixei no ar antes do Verão, relacionava-se com a grande dúvida do ano: teria mesmo começado um novo bull market para o USD ou tudo o que tínhamos visto no Outono / Inverno não passaria de uma enorme correção do bear market da divisa norte-americana ?

Depois do EUR/USD negociar abaixo de 1.20, poucos poderiam defender a continuação da tendência de longo prazo que já vem desde há quase 10 anos. Mas o par manteve-se sempre acima das últimas fronteiras possíveis para se poder defender tecnicamente o bear do dólar, ou seja a casa-forte 1.16 / 1.18 - foi por pouco, mas sentiu-se verdadeiro interesse comprador.

A seguir, outra meta: conseguiria o par consolidar acima de 1.25 ? Apesar de altos e baixos, não só conseguiu ficar entre 1.25 e 1.30, como até testar a resistência 1.33xx e quedar-se acima desta, num crescendo até finalmente tocar em 1.40, agora, onde a resistência será forte, podendo o par consolidar entre 1.35 e 1.40 ou, no limite, entre 1.35 e 1.45xx - onde se encontra o máximo do ano e que poderá continuar a ser o máximo do ano de 2010, valor de Janeiro, portanto, tradicionalmente muito forte.
E o que nos poderá fazer acreditar que o bear market do USD é para continuar ?
Além da liquidez sem limites oferecido pela Reserva Federal, gostaríamos de ver o par a acima de 1.45xx daqui a algum tempo (Dezembro / Janeiro?) e a atacar novamente a casa de 1.50 a caminho do retorno aos 1.60

Já em 1992 tivemos um máximo no par, com forte correção, sendo que o máximo desse ano seria imitado só em 1995 onde o bull market acabou. Este cenário até pode repetir-se agora, embora esteja mais inclinado para novos máximos neste par já em 2011 / 2012 à medida que o USD fica bem abaixo do par contra o AUD, CAD e CHF e pode até cair abaixo 70 JPY.

No curto prazo, portanto, a curiosidade é, no EUR/USD, o possível ataque aos 1.45xx, embora isso deva ser após uma pequena correção de curto prazo.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por patacas » 7/10/2010 16:09

Os fundos devem fazer algo parecido com isso. por exemplo o BPI Brasil apesar da queda de ontem do Ibovespa e da subida do euro, conseguiu pular 1%

Registado: 3/4/2008 11:50

por Automech » 7/10/2010 16:01

Deixo aqui o comentário que tinha feito noutro tópico a propósito do mesmo assunto:

AutoMech Escreveu:Jmrei, já que estás a analisar várias possibilidades deixa-me sugerir mais uma.

Na IB-Interactive Brokers (e presumo que noutras também) se abrires uma conta em euros ficas automaticamente sem risco cambial quando não tens posições abertas (obviamente).

Quando compras uma acção em dólares o que na prática acontece é que eles abrem um empréstimo em dólares e compras as acções em dólares.

Ficas assim com um empréstimo em dólares e uma posição longa em dólares, anulando o efeito cambial, pelo menos no dia da compra.

Por exemplo, tens 10.000 euros.
Compras uma acção investindo 2.000 dólares.

Continuas com os 10.000 euros.
Ficas com empréstimo (passivo) de 2.000 dólares
Ficas com uma posição (activo) de 2.00 dólares

Assim, se o dólar valorizar ou desvalorizar, ambas as posições activa e passiva evoluem no mesmo sentido.

Por esse empréstimo de 2.000 dólares pagas naturalmente os juros (que não são altos), o que pode ser melhor ou mais prático do que teres de andar a abrir contas de futuros ou cfds para cobrir risco.

Depois onde ficas exposto é na diferença entre o valor da compra e a cotação actual.

Por exemplo, tens o empréstimo de 2.000 dólares mas as acções já valem 2.200 dólares ou valem 1.800 dólares.
Aí há um ligeiro risco nos 200 dólares mas que até pode ser coberto, se te deres a esse trabalho, comprando ou vendo dólares na plataforma da IB.

Vale a pena considerares também esta opção nas possibilidades que estás a analisar.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1

Registado: 4/6/2010 12:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado: