O meu olhar sobre o PSI20
este departamento dos acrescentos é muito interessante
confesso que já li o cem a dissertar sobre o optimal f e correlacionados, mas pouco retive
creio que quando crescer vou ter de investigar bem a coisa, pois será (mais) uma ferramenta bem valiosa
já agora, Ulisses, creio que não chegaste a responder-me sobre o caso do swing: aí a coisa já não pode ser bem assim, pois não? e quanto à ideia dos terços, tens alguma opinião?
confesso que já li o cem a dissertar sobre o optimal f e correlacionados, mas pouco retive
creio que quando crescer vou ter de investigar bem a coisa, pois será (mais) uma ferramenta bem valiosa
já agora, Ulisses, creio que não chegaste a responder-me sobre o caso do swing: aí a coisa já não pode ser bem assim, pois não? e quanto à ideia dos terços, tens alguma opinião?
Sim, António.
Em algumas situações excepcionais pode fazer. Imagina que compras num "breakout" (um pouco acima da resist~encia), a acção faz um "pull back" até à resist~encia quebrada, pode ser interessante esse reforço. De outra forma, reforçar posições perdedoras costuma ser uma má opção.
Um abraço,
Ulisses
Em algumas situações excepcionais pode fazer. Imagina que compras num "breakout" (um pouco acima da resist~encia), a acção faz um "pull back" até à resist~encia quebrada, pode ser interessante esse reforço. De outra forma, reforçar posições perdedoras costuma ser uma má opção.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:money, imagina a base do trângulo e o seu vértice. Entre eles decorre algum tempo. Se, antes de 3/4 desse período não houver uma ruptura, essa mesma ruptura deixa de ter significado.
rsacramento, pode não ser tão pouco relevante assim. Se pensares em algo como 40+30+20+10, os reforços posteriores têm algum peso.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses estou a achar interessante este assunto.
Agora, deixa-me fazer-te esta pergunta ao contrário,
ou seja, compras por exemplo hoje 10% da EDP, cai até aos 2,06 reforças com 20% e por aí fora...
Faz sentido ou não?
money, imagina a base do trângulo e o seu vértice. Entre eles decorre algum tempo. Se, antes de 3/4 desse período não houver uma ruptura, essa mesma ruptura deixa de ter significado.
rsacramento, pode não ser tão pouco relevante assim. Se pensares em algo como 40+30+20+10, os reforços posteriores têm algum peso.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
rsacramento Escreveu:Colocada: 1/2/2009 21:25 Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------
procurando ser coerente tenho de dizer que, para mim, a validade deste padrão já expirou
isto não obsta a que possa quebrá-lo, obviamente; contudo daí não extrapolarei qualquer conclusão como se duma activação se tratasse
lê isto, e sobretudo isto
Ulisses Pereira Escreveu:rsacramento, a ideia é que quando constróis uma posição de acordo com a tendência, tens que começar com uma base grande, de forma a que quando vais acumulando nessa posição, o preço mais relevante seja o da entrada. Se começas com a pirâmide invertida (abrindo uma posição inicial pequena face ao total que desejas para essa posição) o teu preço mais relevante vai ser o dos últimos reforços, o que contraria a lógica deste género de estratégia e pode por em causa uma entrada inicial com bom "timing".
(...)
Um abraço,
Ulisses
quanto melhor o preço de entrada, melhor - faz todo o sentido (donde alocar a esse momento a maioria da fatia do capital destinado a esta trade);
já agora, então para quê piramidar de todo, se os acrescentos pouco significado terão?
por outro lado, li no livro do murphy, mas a propósito de quebras de suportes/resistências, uma sugestão: entrar com um terço na antecipação, outro terço na ruptura e o resto no pullback
claro que aqui não estamos perante um movimento de tendência prolongado, mas mais de um swing
Ulisses: queres comentar?
- Registado: 22/1/2009 17:52
rsacramento, a ideia é que quando constróis uma posição de acordo com a tendência, tens que começar com uma base grande, de forma a que quando vais acumulando nessa posição, o preço mais relevante seja o da entrada. Se começas com a pirâmide invertida (abrindo uma posição inicial pequena face ao total que desejas para essa posição) o teu preço mais relevante vai ser o dos últimos reforços, o que contraria a lógica deste género de estratégia e pode por em causa uma entrada inicial com bom "timing".
Tio Patinhas, esse triângulo de que falas, não se resolveu nos primeiros 3/4. Como tal, perdeu relevãncia.
Um abraço,
Ulisses
Tio Patinhas, esse triângulo de que falas, não se resolveu nos primeiros 3/4. Como tal, perdeu relevãncia.
Um abraço,
Ulisses
LTCM Escreveu:Antonio Vieira Escreveu:Pois é isso que muitas vezes falta gerir.O que sugeres para ler, estudar?
Pelo menos as páginas 1025 a 1033, do New Trading Systems and Methods.
Sim eu sei, ninguém pediu a minha opinião.
Já agora e na sequência, ...
...O que é Nacional, também é bom.
"Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga Matos, Editora - D. Quixote
CumPrim/
AquilinoVale
Antonio Vieira Escreveu:Pois é isso que muitas vezes falta gerir.O que sugeres para ler, estudar?
Pelo menos as páginas 1025 a 1033, do New Trading Systems and Methods.
Sim eu sei, ninguém pediu a minha opinião.

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
- Registado: 26/4/2003 21:51
Ulisses Pereira Escreveu:Num "Bull Market" (e não no início, porque no início nunca sabemos que é um "Bull Market") a estratégia de reforço das posições ganhadoras é correcta, através de pirâmides. O que é importante é que a base da pirâmide seja maior e os reforços vão sendo cada vez mais pequenos. Como tal, se quer abrir uma posição numa acção, começar com 30% (do total da posição que quer abrir) é curto.
Um abraço,
Ulisses
podes desenvolver a ideia das pirâmides um bocadinho mais?
Num "Bull Market" (e não no início, porque no início nunca sabemos que é um "Bull Market") a estratégia de reforço das posições ganhadoras é correcta, através de pirâmides. O que é importante é que a base da pirâmide seja maior e os reforços vão sendo cada vez mais pequenos. Como tal, se quer abrir uma posição numa acção, começar com 30% (do total da posição que quer abrir) é curto.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, sei que ainda é cedo para abordar esta questão, mas quando surgir um Bull é muito importante a questão do money management.
Pessoalmente sinto dificuldade em gerir essa variavel. Costumo entrar com 30% e ir reforçando à medida que a posição é ganhadora, embora em muitas alturas perdi excelentes negocios, uma vez que a estrategia estava correcta mas como a posição era muito elevada, a ansiedade atraiçoava-me.
Tens alguma sugestão, ou experiencia pessoal que queiras demonstrar?
Obrigado desde já e cumpr
Pessoalmente sinto dificuldade em gerir essa variavel. Costumo entrar com 30% e ir reforçando à medida que a posição é ganhadora, embora em muitas alturas perdi excelentes negocios, uma vez que a estrategia estava correcta mas como a posição era muito elevada, a ansiedade atraiçoava-me.
Tens alguma sugestão, ou experiencia pessoal que queiras demonstrar?
Obrigado desde já e cumpr
- Registado: 26/4/2003 21:51
A quebra da LTa de médio prazo foi mesmo avassaladora...
Se dúvidas houvessem do seu valor enquanto referência, penso que ficaram dissipadas nos últimos dias
Se dúvidas houvessem do seu valor enquanto referência, penso que ficaram dissipadas nos últimos dias
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Apenas para actualizar os gráficos numa altura em que o PSI está a menos de 100 pontos do seu fecho mais baixo dos últimos 5 anos.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (36.56 KiB) Visualizado 5596 vezes
-
- forum-psi2.GIF (43.72 KiB) Visualizado 5599 vezes
-
- forum-psi3.GIF (26.56 KiB) Visualizado 5599 vezes
fitas Escreveu:Caro Ulisses, não saímos tão depressa desta tua análise.
Bem queria.. bem queria, mas nada.
Mas um comentário, deu-me que pensar... mínimos de 5 anos.![]()
Interessante, que à 1 hora, se tanto, estive a falar com alguém entendido nesta área, e a conversa foi mesmo esta, que ciclicamente, 4 em 4 anos, ocorre uma situação destas, embora esta seja muito fora do normal.![]()
O mercado costuma antecipar a tendência com 6 meses, a melhoria espera-se para o 3/4 trimestre.![]()
Que achas?
Bom carnaval.
Fitas
Os Ciclos Económicos estão cientificamente provados e comprovados.
Talvez isto ajude: OS CICLOS ECONÓMICOS e a TEORIA das CINCO TRANSFORMAÇÕES, de Sérgio Domingues - Editora Gradiva.
CumPrim/
AquilinoVale
Acho que nem o Ulisses nem ninguém sabe, embora se possam fazer prognósticos... mas como dizia o outro eram só o fim do jogo!
Enquanto os mercados não fizerem novos mínimos parece-me sempre melhor do que se os fizerem. De qualquer forma tudo isto é para observar do lado de fora...
abraços
artista

Enquanto os mercados não fizerem novos mínimos parece-me sempre melhor do que se os fizerem. De qualquer forma tudo isto é para observar do lado de fora...
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Fitas , quem disse isso da melhoria? O ano passado muitos previam que fosse seste ano, este ano ouves falar em 3º trimestre, outros em 2010, outros em 2011. Não vás por aí, porque é bem mais fácil - por via do comportamento em Bolsa - perceberes quando a recuperação chegará do que por via das previsões marcoeconómicas.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses