O meu olhar sobre o PSI20
Goe, o volume e o duplo fundo são relevantes tecnicamente. A resposta do rsacramento, é óptima. Mas aquilo que queria sublinhar é que estamos a falar de zonas... por isso, é provável que estejam a falar da mesma coisa. Não há pontosexactos e isolados em AT, devemos falar de zonas...
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
@GOE
não sou o Ulisses, mas para mim para se activar o duplo fundo tem de se ultrapassar o máximo entre os minimos, e aquele foi feito em outubro
@Ulisses
porque é para ti mais relevante a mini resistência que traças (6500) e não a linha a verde que eu traço (6700)?
não sou o Ulisses, mas para mim para se activar o duplo fundo tem de se ultrapassar o máximo entre os minimos, e aquele foi feito em outubro
@Ulisses
porque é para ti mais relevante a mini resistência que traças (6500) e não a linha a verde que eu traço (6700)?
- Anexos
-
- psi 270409.png (7.44 KiB) Visualizado 4962 vezes
lcaldei, infelizmente o meu tempo não dá para isso tudo. Mas, uma um, ao longo do tempo acabo por ir fazendo isso.
Deixo aqui a actualização dos gráficos do PSI numa altura em que o índice continua a retrair/consolidar acima do seu novo ténue suporte (antiga resistência ténue) dos 6475 pontos.
A visão de médio/longo prazo do índice permanece completamente inalterada.
Um abraço,
Ulisses
Deixo aqui a actualização dos gráficos do PSI numa altura em que o índice continua a retrair/consolidar acima do seu novo ténue suporte (antiga resistência ténue) dos 6475 pontos.
A visão de médio/longo prazo do índice permanece completamente inalterada.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (37.02 KiB) Visualizado 5096 vezes
-
- forum-psi2.GIF (44.91 KiB) Visualizado 5093 vezes
-
- forum-psi3.GIF (26.3 KiB) Visualizado 5093 vezes
artista Escreveu:zurc2008 Escreveu:Boas,
Já repararam na semelhança do duplo fundo que se está a formar e o que ocorreu em 2002 e 2003.
Se a figura se repetir vamos ter uma correcção que poderá ser os 6500 e depois será sempre a subir.
Daqui a 1 ano já temos mais certezas.....
E teremos outras dúvidas sobre as quais podemos dizer "Daqui a 1 ano já temos mais certezas..."![]()
Os mercados são isto, eu também já falei do facto de os desenhos do fundo anterior ser muito idêntico à figura actual, mas isso garante alguma coisa? julgo que não, mas valerá a pena ir observando!!
Entretando acabei de entrar na EDPr, tinha deixado uma ordem a 5.55 e já entrou... o risco é baixo já que o stop é apertado e o capital investido não é muito... por outro lado entrar em suportes não é do que gosto mais de fazer, é para manter a adrenalina!![]()
abraços
artista
Percebo perfeitamente essa questão da adrenalina...
É quase vital! É uma adrenalina contida, quase uma pequena emoção, porque aminha área de actividade profissional é completamente diferente.
Entrei nos mecados em 1987, com uma enorme inexperiência. Tive o sabor daquela enorme vertigem (os feriados e o fim de semana eram uma chatice, tal era o entusiasmo). Quando as bolsas afundaram em Outubro de 2007 consegui ainda sair com bom lucro, mas muito assustado.
Reentrei na 1ª OPV da EDP, já não me lembro em que ano e ganhei bastante dinheiro até ao início da actual crise.
Fechei todas as posições até ao início de 2008, excepto a sentimental EDP, que mantive sempre apesar das descidas. Uma tolice assumida..., que representa cerca de 3% dos meus activos financeiros.
Recentemente fiz uma incursão mal desenhada na EDPr, da qual já sai.
O enorme pessimismo que senti no pico da crise, que para mim foi em Outubro de 2008, desvaneceu-se parcialmente, embora me mantenha aida "bear" a médio/longo prazo.
Vou estar atento a 3 títulos.
-BPI-parece ser o banco mais saudável, com a casa mais arrumada, sem querelas. AS contas trimestrais não foram más e o crédito mal parado tem que ser comparado com os outros bancos. Aguardemos.
-SONAE SGPS-é a acção que normalmente mais potencia a variação, quando o PSI oscila.
-EDPr-as energias renováveis são as dot.com, do sec. XXI. A grande oscilação da economia ainda está para acontecer neste início de século e vai ter a ver com a revolução energética. O sub-prime e os produtos complexos, confusos e desregulados do sistema bancário, foram apenas um teste, para a filosofia de vida e da sociedade que nó conhecemos.
A grande revolução aida está para chegar...
Aguardo de momento o regresso aos 6450 pts. Se tal acontecer e a resposta for vibrante, vou deixar de novo correr a adrenalina. Mas com cuidado, porque a visão de longo prazo ainda está muito pessimista e nada garante que as más surpresas já tenham acabado.
Bons negócios para todos e um abraço especial para o Ulisses e Mr Pontes. Por serem tão diferentes e por pensar que na diferença podemos encontrar a síntese e a razão.
Ulisses,
No tópico original tinhas uns updates acção a acção com o gráfico histórico, e principais suportes e resistências.
Não te peço para comentares cada um dos titulos, mas seria possível colocares os gráficos históricos actualizados para cada uma das actuais cotadas no psi20?
Faria o mesmo, mas não consigo mais que o histórico dos últimos 5 anos.
Obrigado.
Bom feriádo a todos.
No tópico original tinhas uns updates acção a acção com o gráfico histórico, e principais suportes e resistências.
Não te peço para comentares cada um dos titulos, mas seria possível colocares os gráficos históricos actualizados para cada uma das actuais cotadas no psi20?
Faria o mesmo, mas não consigo mais que o histórico dos últimos 5 anos.
Obrigado.
Bom feriádo a todos.
- Registado: 18/2/2008 9:13
Ulisses Pereira Escreveu:Olá Elias. Não há ajuste no índice por causa dos dividendos (e bem na minha opinião), pelo que no cenário por ti descrito o índice caia.
Exacto, por isso é que muitas vezes quando se faz uma analise dos ganhos de um índice ao longo de um determinado número de anos se costuma escrever no fim que as valorizações apuradas não incluem dividendos eventualmente distribuidos!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
zurc2008 Escreveu:Boas,
Já repararam na semelhança do duplo fundo que se está a formar e o que ocorreu em 2002 e 2003.
Se a figura se repetir vamos ter uma correcção que poderá ser os 6500 e depois será sempre a subir.
Daqui a 1 ano já temos mais certezas.....
E teremos outras dúvidas sobre as quais podemos dizer "Daqui a 1 ano já temos mais certezas..."

Os mercados são isto, eu também já falei do facto de os desenhos do fundo anterior ser muito idêntico à figura actual, mas isso garante alguma coisa? julgo que não, mas valerá a pena ir observando!!
Entretando acabei de entrar na EDPr, tinha deixado uma ordem a 5.55 e já entrou... o risco é baixo já que o stop é apertado e o capital investido não é muito... por outro lado entrar em suportes não é do que gosto mais de fazer, é para manter a adrenalina!

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
lcaldei, é sempre difícil responder a essas questões, mas o cenário ideal seria uma retracção/consolidação ali junto da zona de resistência quebrada (novo suporte) entre os 6450 e os 6500 pontos.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (37.3 KiB) Visualizado 7505 vezes
-
- forum-psi2.GIF (27.91 KiB) Visualizado 7505 vezes
-
- forum-psi3.GIF (30.75 KiB) Visualizado 7497 vezes
Ulisses Pereira Escreveu:Nada aqui tem a ver com fechos e aberturas. Tem apenas a ver com mínimos e máximos. Se houver um espaço vazio entre duas velas isso é um "gap". Se esse espaço em branco for ocupado por outra figura, considera-se o "gap" fechado.
Um abraço,
Ulisses
Ok Ulisses, obrigado pelo esclarecimento e desculpa lá a insistência não tinha essa percepção, tinha a tal percepção do fecho/abertura.....muito obrigado.
Abraço.
Daniel Sousa.
DS
Ulisses Pereira Escreveu:Dan, esses "gaps" vêem-se nas velas dos gráficos. Pelo que não estamos a falar de preços de fecho mas sim de máximos/mínimos da sessão.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, sim os gaps vêem-se nas velas e medem-se desde o fecho da vela de um dia para a abertura da vela do outro, certo? Então o que perguntei é se o fecho desse gap só se considerava se houvesse uma vela que o seu corpo atravessasse esse gap ou se a cotação intra diária fazia esse trabalho de fecho...se entendi o fecho do gap dá-se quando a cotação passar naquele intervalo vazio, em fecho ou não...é isso???
Obrigado
Abraço.
Daniel Sousa.
DS
Ulisses Pereira Escreveu:uma das regras que fui ouvindo é que um gráfico de velas, não deve ter nenhuma janela aberta.
CSantos, esses "gaps", expressão bem usada pela Razão Pura, podem servir como referência mas eu tenho uma regra que contraria muito daquilo que se diz: "Nem todos os gaps sao fechados" é um dos meus princípios de trading.
Dan, esses "gaps" vêem-se nas velas dos gráficos. Pelo que não estamos a falar de preços de fecho mas sim de máximos/mínimos da sessão.
Poseidon, para mim, uma entrada longa neste momento no mercado português tem uma relação rentabilidade/risco que neste momento não me satisfaz. Mas estou a falar no geral, pois cada título tem características diferentes.
Um abraço,
Ulisses
Obrigado pela opinião.
Um abraço e BN.
- Registado: 13/6/2008 10:22
uma das regras que fui ouvindo é que um gráfico de velas, não deve ter nenhuma janela aberta.
CSantos, esses "gaps", expressão bem usada pela Razão Pura, podem servir como referência mas eu tenho uma regra que contraria muito daquilo que se diz: "Nem todos os gaps sao fechados" é um dos meus princípios de trading.
Dan, esses "gaps" vêem-se nas velas dos gráficos. Pelo que não estamos a falar de preços de fecho mas sim de máximos/mínimos da sessão.
Poseidon, para mim, uma entrada longa neste momento no mercado português tem uma relação rentabilidade/risco que neste momento não me satisfaz. Mas estou a falar no geral, pois cada título tem características diferentes.
Um abraço,
Ulisses
Dúvida
Ulisses, consideras que será melhor esperar por uma possível retracção no PSI20? Uma entrada longa neste momento será muito arriscada?
Obrigado e BN.

Obrigado e BN.
- Registado: 13/6/2008 10:22