Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tonirai » 13/7/2009 1:23

Crómio Escreveu:É que lendo o primeiro post, de uma qualidade de excelência pois o Marco não brinca em serviço, evaporam-se logo uma série de dúvidas e tem-se uma perspectiva diferente e com menos bias acerca do assunto.

Eu também fiz essa recomendação na semana passada a outros, e no início desta conversa... mas entretanto, os números começaram a surgir para poderem ser rebatidos.

Espero que o Marco perdoe alguma imprecisão (essa é a função dele no tópico :P ), mas a ideia era apenas demonstrar que o preço depende de muitos outros factores, e também que, para comparar, tem de se usar os preços antes de impostos.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Crómio » 13/7/2009 1:14

Entretano já tive a ler o post de abertura.

Parece-me que consegui contribuir com alguma coisa afinal...

É que lendo o primeiro post, de uma qualidade de excelência pois o Marco não brinca em serviço, evaporam-se logo uma série de dúvidas e tem-se uma perspectiva diferente e com menos bias acerca do assunto.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por tonirai » 13/7/2009 1:13

GRFinance Escreveu:Está-me a escapar qualquer coisa.

Os impostos não variaram. É ceteris paribus. As componentes que fazem o preço, tirando impostos, variaram. Uma delas foi a cotação do brent que desceu 54%. As outras componentes foram encarecidas de tal forma que o preço do diesel, na bomba, apenas pôde descer 26%. Numa altura de crise, essas componentes subiram. Antes do pico, subiram também.

Então, quero saber o peso que têm as componentes e as subidas que cada um sofreu.

A verdade é que a liberalização dos preços, serviu para tudo menos para descer os preços. Dantes, com preços fixos, as petroliferas em PT tinham lucros chorudos. Agora, têm lucros chorudos a rir.

Claro, os imposto não variaram (variou um pouco o IVA, porque o preço baixou) - mas tu estás a manter a componente fixa do preço no cálculo das variações, quando apenas a componente variável dependerá do evolução do petróleo (mais exactamente, da evolução dos produtos refinados, como o Elias referiu).

Digamos que tu dizes mais ou menos isto:
petróleo -> -54%;
diesel -> de 1.40 para 1.04 -> -26%.

Mas o mais aproximado que poderias dizer, sem contar a refinagem, armazenamento, transporte, distribuição e câmbio (não sei se incluíste este), seria:
petróleo -> -54%;
diesel -> de 0.81 para 0.51 -> -37%.

Claro que depois, faltam as tais componentes acima mencionadas, que nada ou pouco baixam com a baixa do petróleo.

Nota:
Preços base de 0.81 e 0.51 calculados a partir dos valores de 1.40 e 1.04 respectivamente, retirando-lhe ISP e IVA.

por GRFinance » 13/7/2009 1:02

Crómio, obrigado pela disponibilidade em partilhares o teu conhecimento. Se todos os users fossem assim, este fórum não tinha a longevidade que atingiu. Mas agradeço a paciência ao elias e tonirai.

Entretano já tive a ler o post de abertura.

Registado: 24/6/2009 14:37

por Crómio » 13/7/2009 0:57

Está-me a escapar qualquer coisa.

Acho que é o primeiro post deste tópico...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por tonirai » 13/7/2009 0:56

Elias Escreveu:
tonirai Escreveu:o preço do diesel na bomba é um preço composto, com várias componentes, das quais a única que se relaciona directamente com a evolução do petróleo é o preço antes de impostos.

tonirai, olha que mesmo essa não varia proporcionalmente, porque os custos de armazenagem, transporte e distribuição não descem mesmo queo preço da matéria-prima venha a zero.

Talvez seja mais correcto dizer que "a única que se relaciona directamente com a evolução do petróleo é o preço dos produtos refinados"

Eu sei Elias, eu sei... :lol:
Mas estou a tentar não complicar de início :wink:
Talvez apenas o transporte baixasse, mas o resto manteria.
E olha, esqueci-me da armazenagem, ainda bem que falaste nisso.

por GRFinance » 13/7/2009 0:54

Está-me a escapar qualquer coisa.

Os impostos não variaram. É ceteris paribus. As componentes que fazem o preço, tirando impostos, variaram. Uma delas foi a cotação do brent que desceu 54%. As outras componentes foram encarecidas de tal forma que o preço do diesel, na bomba, apenas pôde descer 26%. Numa altura de crise, essas componentes subiram. Antes do pico, subiram também.

Então, quero saber o peso que têm as componentes e as subidas que cada um sofreu.

A verdade é que a liberalização dos preços, serviu para tudo menos para descer os preços. Dantes, com preços fixos, as petroliferas em PT tinham lucros chorudos. Agora, têm lucros chorudos a rir.

por tonirai » 13/7/2009 0:53

Digamos que, se amanhã o petróleo passasse a ser à borla:

- primeiro, tinhas de esperar cerca de 2 semanas para ver a alteração reflectida na bomba;
- Depois, tinhas de adicionar aos 0€ de custo da matéria-prima os custos de refinagem, transporte, etc (não sei os valores) que não baixariam practicamente nada (possivelmente o transporte baixaria, mas não o resto);
- Depois, terias de adicionar cerca de 0.36€ de ISP;
- Depois terias de adicionar 20% (0.072€) de IVA.

Portanto partes de uma matéria-prima a 0€, mas juntas o processo de fabrico, o transporte, os 2 impostos... e chegas ao valor de 0.432 (impostos) + refinagem e transporte (que não sei quanto é).

E o câmbio não está a entrar nas contas, porque assumimos o petróleo à borla.

por Elias » 13/7/2009 0:49

tonirai Escreveu:o preço do diesel na bomba é um preço composto, com várias componentes, das quais a única que se relaciona directamente com a evolução do petróleo é o preço antes de impostos.

tonirai, olha que mesmo essa não varia proporcionalmente, porque os custos de armazenagem, transporte e distribuição não descem mesmo queo preço da matéria-prima venha a zero.

Talvez seja mais correcto dizer que "a única que se relaciona directamente com a evolução do petróleo é o preço dos produtos refinados"

Registado: 5/11/2002 12:21

por Crómio » 13/7/2009 0:48

Boas!

Eu sugeria a leitura do primeiro post deste tópico, está lá tudo e assim não seria necessário repetir questões milhentas vezes discutidas neste tópico.

Abraço

William Bernstein

por Elias » 13/7/2009 0:44

GRFinance Escreveu:Desde o pico até à semana passada, o brent em euros (devidamente cotado com cambio de há um ano e da semana passada), desceu 54%. O preço do litro de diesel desceu 26%, ou seja, metade.

Claro. Porque metade do preço de venda são impostos e esses, meu caro, não descem.

sugiro que voltes a fazer as contas entrando com esta componente, talvez fiques surpreendido com os resultados.

por tonirai » 13/7/2009 0:44

O objectivo da outra questão era esperar que me desses a resposta de... zero euros.
Mas a resposta certa seria... mais de 0.43€.

Porque da maneira que estás a fazer as contas, seria essa a resposta natural esperada :lol: Mas, obviamente, penso que entendes que assim não seria.

Não podes comparar a evolução do preço do diesel na bomba com o Petróleo, simplesmente porque o preço do diesel na bomba é um preço composto, com várias componentes, das quais a única que se relaciona directamente com a evolução do petróleo é o preço antes de impostos.

por GRFinance » 13/7/2009 0:36

Preço do litro do diesel a 1,04 eur na semana passada.

Explica-me o alcance da outra questão.

por tonirai » 13/7/2009 0:28

GRFinance Escreveu:Desde o pico até à semana passada, o brent em euros (devidamente cotado com cambio de há um ano e da semana passada), desceu 54%. O preço do litro de diesel desceu 26%, ou seja, metade.

Pelas contas que apresentas para o preço do diesel, deduzo que tenhas utilizado um preço máximo à volta de 1.40€, e um preço actual à volta de 1.00€?

Se assim for, deixa-me que te coloque uma questão:
Se amanhã o petróleo passasse a ser de borla, qual assumes que deveria ser o preço do diesel daqui a 2 semanas?

por tonirai » 13/7/2009 0:22

GRFinance Escreveu:tonirai, é obvio que não li (quase) nada do tópico. Já viste quantas páginas isto já leva?

No entanto, posso aferir pela disponibilidade do Elias e do Semitela que devo e posso apresentar algum raciocinio. Porque pela tua intervenção, o melhor então era fechar este tópico.

Eu entendo perfeitamente que já vai longo.

Sou suspeito, porque quando chego a um tópico cujo tema me interessa, sou capaz de devorar páginas durante dias sem parar... já li tópicos maiores que este, do início ao fim, e em Inglês :lol:
Desculpa por querer que os outros façam o mesmo... bem sei que na maioria dos casos não conseguem.

Mas se dizes que leste pelo menos algo, seria lógico que terás começado pelo início... se não foi, aconselho, pois o primeiro post tem um resumo muito completo.

O tópico realmente não está fechado, mas poderia, pois confio que tudo o que haveria para dizer já está aqui.
O problema é que, mesmo fechado, as pessoas olhariam para o tamanho que já leva e passariam ao lado sem ler - porque é mais fácil chegar e colocar questões ou dúvidas que já foram colocadas no tópico dezenas de vezes.

Mas é pena o tópico estar a "renascer" numa altura em que o seu practicamente único contribuidor (e autor) está impossibilitado de intervir, por estar ausente de férias. :|

Boa sorte.

por GRFinance » 13/7/2009 0:21

Contas por alto, e ignorando o que foi escrito para trás - peço desculpa se foi abordado o assuntom desta forma, se foi, agradeço que me digam - cheguei aos resultados:

Desde o pico até à semana passada, o brent em euros (devidamente cotado com cambio de há um ano e da semana passada), desceu 54%. O preço do litro de diesel desceu 26%, ou seja, metade.

Isto revela que, apesar dos 12,5% de variaçao do cambio eur/usd (que encareceu a compra do brent), as descidas do preço do diesel não acompanharam na mesma proporçao e intensidade as subidas que se foram verificando até ter chegado ao pico de 2008. Aliás, a propria Galp admitiu publicamente que ganhou 200 milhoes de euros com os atrasos na actualizaçao das cotaçoes do brent. É aqui que deixo a minha perplexidade do governo e da autoridade da concorrencia.

por GRFinance » 13/7/2009 0:05

tonirai, é obvio que não li (quase) nada do tópico. Já viste quantas páginas isto já leva?

No entanto, posso aferir pela disponibilidade do Elias e do Semitela que devo e posso apresentar algum raciocinio. Porque pela tua intervenção, o melhor então era fechar este tópico.

por tonirai » 12/7/2009 23:55

GRFinance Escreveu: Mas o que não acho normal é não se levar em conta (pelo menos nunca li nem ouvi até agora em qualquer meio de comunicação social) que há cerca de um ano, quando o crude atingiu o máximo histórico absoluto de USD150/barril o diesel custava um determinado montante por litro. Agora, passado quase 1 ano desde o máximo histórico, o brent transaciona a cerca de 1/3 desse valor mas o diesel não reflecte rigorosamente nada este diferencial, devia estar a bem menos de 1 euro por litro mas está acima.

Nem tem de reflectir esse diferencial!
Não me digas que esperavas que, com o Brent a 1/3 do preço máximo, os combustíveis estivessem também a 1/3 do seu máximo? (pelo menos é o que eu percebo da tua afirmação)

GRFinance Escreveu:Depois faço as contas e, Elias, espero provar que aquilo que disse que me causa mais indignação seja mesmo uma verdade...

Só posso entender que não leste nada deste tópico, pois se tivesses lido... dificilmente afirmarias que ainda vais fazer algumas contas.
Não acredito que haja alguma conta que vás fazer, que não esteja ainda aqui no tópico, feita pelo Marco.

por Elias » 12/7/2009 23:54

GRFinance Escreveu:- Cotação do cambio eur/usd quando o brent atingiu os USD150 em 2008

Acho que podes considerar 1,59 para o eur/usd

Nota contudo que o brent nunca chegou aos 150 USD (penso que o máximo foi 148). Não é que a diferença seja muito grande mas pode ser importante para as contas.

GRFinance Escreveu:- Preço do brent em dolares na semana passada e respectiva cotação do cambio eur/usd

Julgo que o brent anda pelos 60,4 e o eurusd pelos 1,39 mas os valores poderão não ser exactamente estes...

por GRFinance » 12/7/2009 23:31

Peço desculpa, esqueci-me de pedir (caso tenham a bondade de me fornecer os dados concretos):

- Cotação do cambio eur/usd quando o brent atingiu os USD150 em 2008

- Preço do brent em dolares na semana passada e respectiva cotação do cambio eur/usd

Depois faço as contas e, Elias, espero provar que aquilo que disse que me causa mais indignação seja mesmo uma verdade...

por Semitela » 12/7/2009 23:04

GRFinance Escreveu:Não sei que valores fixava porque não sou CEO da Galp para saber que factores de refinação e distribuição podem influenciar o preço.

Quanto a ser ministro, eu percebo que para se atingir um determinado nivel de receita fiscal, o imposto sobre petroliferos é dos mais fáceis de utilizar porque garantem mais facilmente receitas. Mas chegar ao ponto em que isso obrigue a um preço final muito maior do que em países bem mais desenvolvidos e ricos do que nós, é um contra-senso económico natural...

Elias, sabes dar-me o valor do litro de diesel em Portugal quando o brent atingiu os USD150?

se não me engano estava a cima dos 1.40€ litro . Mas se alguem tiver acesso ao valor max do diesel , que se pronuncie :)

edit : procurei e encontrei o valor de 1.428€ como max , não sei se estou certo

Registado: 19/10/2006 9:36

por Elias » 12/7/2009 22:53

Do diesel não sei, porque só meto gasolina.

Mas acho que há um site (oficial) que tem esse histórico. Talvez alguém aqui saiba o link (ou então eu amanhã procuro).

por GRFinance » 12/7/2009 22:49

Não sei que valores fixava porque não sou CEO da Galp para saber que factores de refinação e distribuição podem influenciar o preço.

Quanto a ser ministro, eu percebo que para se atingir um determinado nivel de receita fiscal, o imposto sobre petroliferos é dos mais fáceis de utilizar porque garantem mais facilmente receitas. Mas chegar ao ponto em que isso obrigue a um preço final muito maior do que em países bem mais desenvolvidos e ricos do que nós, é um contra-senso económico natural...

Elias, sabes dar-me o valor do litro de diesel em Portugal quando o brent atingiu os USD150?

por Elias » 12/7/2009 22:25

GR Finance,alguns comentários:

GRFinance Escreveu:Elias, mas a fiscalidade é um dos factores de competitividade das economias mundiais. Por essa razão, acho justo que a análise seja feita antes de impostos para aferir o custo que cada país tem a comprar petróleo.

Sim, mas isso não responde à minha pergunta. A GALP fixa o preço de venda antes de impostos, o preço final com impostos é uma conta simples (somando ISP + IVA). Mas a GALP não interfere nos impostos. Por isso volto a perguntar: que preço fixarias se fosses o CEO da GALP?

GRFinance Escreveu:Não considero normal que, adicionando a isso, tenhamos umas das maiores cargas fiscais da Europa em termos de peso per capita, uma vez que distorce ainda mais os preços perante os nosso parceiros europeus.

Quanto a isso estamos de acordo.
Pergunto então: se fosses o Ministro das Finanças, que valor punhas para o ISP?

GRFinance Escreveu:Agora, passado quase 1 ano desde o máximo histórico, o brent transaciona a cerca de 1/3 desse valor mas o diesel não reflecte rigorosamente nada este diferencial, devia estar a bem menos de 1 euro por litro mas está acima.

Devia estar abaixo de 1 euro? Podes então explicar as contas que fazes para chegar a essa conclusão?

por GRFinance » 12/7/2009 22:13

Elias, mas a fiscalidade é um dos factores de competitividade das economias mundiais. Por essa razão, acho justo que a análise seja feita antes de impostos para aferir o custo que cada país tem a comprar petróleo. Não considero normal que, adicionando a isso, tenhamos umas das maiores cargas fiscais da Europa em termos de peso per capita, uma vez que distorce ainda mais os preços perante os nosso parceiros europeus. Mas o que não acho normal é não se levar em conta (pelo menos nunca li nem ouvi até agora em qualquer meio de comunicação social) que há cerca de um ano, quando o crude atingiu o máximo histórico absoluto de USD150/barril o diesel custava um determinado montante por litro. Agora, passado quase 1 ano desde o máximo histórico, o brent transaciona a cerca de 1/3 desse valor mas o diesel não reflecte rigorosamente nada este diferencial, devia estar a bem menos de 1 euro por litro mas está acima. O que leva a entender que durante este verão se o brent atingisse novamente USD150/barril, o preço de cada litro de diesel seria muito maior do que o verificado há um ano.

Mais_um, porque decidiste ir morar a 100km de Lisboa? Gostava de saber a razão por que muitas pessoas preferem ir para os arredores mais ou menos longínquos do local de trabalho.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 364 visitantes