O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Não costumo acompanhar, mas um mercado como o brasileiro caso entremos num "Bear market" a nível mundial parece-me tudo menos um bom refúgio. Normalmente, este género de mercados exponencia os movimentos, ou seja, se vivermos um "Bull Market" consegue valorizações fabulosas e se vivermos um "Bear Market" afunda-se bem mais.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses,
Muito obrigado por teres respondido tão prontamente. Tentava encontrar uma oportunidade para entrar mas vou aguardar mais umas semanas (hoje continua a desgraça: BPI -3,15%).
Aproveitava para te pedir um valor. Não sei se costumas acompanhar o mercado brasileiro mas, caso o faças, qual é a tua opinião? É um bom refúgio? Relativamente aos gráficos em anexo (sobretudo o indicador MACD) poder-se-á adivinhar uma inversão e uma tendência de subida?
Muito obrigado e cumprimentos.
Muito obrigado por teres respondido tão prontamente. Tentava encontrar uma oportunidade para entrar mas vou aguardar mais umas semanas (hoje continua a desgraça: BPI -3,15%).
Aproveitava para te pedir um valor. Não sei se costumas acompanhar o mercado brasileiro mas, caso o faças, qual é a tua opinião? É um bom refúgio? Relativamente aos gráficos em anexo (sobretudo o indicador MACD) poder-se-á adivinhar uma inversão e uma tendência de subida?
Muito obrigado e cumprimentos.
- Anexos
-
- Bovespa.GIF (13.41 KiB) Visualizado 5231 vezes
-
- Bovespa1.GIF (11.79 KiB) Visualizado 5232 vezes
- Registado: 29/11/2007 14:26
Olá Foolish,
Tal como disse noutros tópicos, suportes muito longínquos no tempo tornam-se muito pouco eficazes porque a força do "efeito memória" perde-se.
Poderia identificar uma zona de suporte entre os 2,75 e os 2,96 euros mas, em função do que disse anteriormente, não é um suporte fiável para mim.
A quebra lá em cima do suporte nos 5,7 euros deu o sinal de saída do papel e, sinceramente, até agora, ainda não houve qualquer sinal para que se possa pensar em reentrar no BPI.
Um abraço,
Ulisses
Tal como disse noutros tópicos, suportes muito longínquos no tempo tornam-se muito pouco eficazes porque a força do "efeito memória" perde-se.
Poderia identificar uma zona de suporte entre os 2,75 e os 2,96 euros mas, em função do que disse anteriormente, não é um suporte fiável para mim.
A quebra lá em cima do suporte nos 5,7 euros deu o sinal de saída do papel e, sinceramente, até agora, ainda não houve qualquer sinal para que se possa pensar em reentrar no BPI.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-bpi.GIF (26.7 KiB) Visualizado 5525 vezes
Bom dia, Ulisses.
Permite-me agradecer desde já toda a atenção e dedicação que dispensas a este Fórum, com os teus comentários ponderados e cheios de informação.
Relativamente a este tópico, a tua análise inicial foi (e passo a citar):
"BPI
Durante anos, o BPI era das acções que eu mais gostava da nossa Bolsa. Tecnicamente era perfeito, produzia movimentos muito consistentes, nunca atraiu as multidões e as suas tendências duradouras. A OPA lançada do BCP sobre o BPI fez com que o papel disparasse e andasse ao sabor das notícias. (...) Neste momento, recomendaria entrar no BPI? Não. Dada a subida vertiginosa que ocorreu quando do lançamento da OPA do BCP, o BPI não conseguiu criar suportes fiáveis, pelo que o único suporte relevante que encontro se situa na zona dos 4,6 euros."
Tendo sido esse suporte quebrado à algum tempo, e face à situação actual, em que valores podemos encontrar um suporte horizontal para este título? Quanto mais ele cai maior é o potencial de valorização atribuído, mas há limites. O próximo suporte será o valor de Agosto de 2004?
Obrigado e cumprimentos.
Permite-me agradecer desde já toda a atenção e dedicação que dispensas a este Fórum, com os teus comentários ponderados e cheios de informação.
Relativamente a este tópico, a tua análise inicial foi (e passo a citar):
"BPI
Durante anos, o BPI era das acções que eu mais gostava da nossa Bolsa. Tecnicamente era perfeito, produzia movimentos muito consistentes, nunca atraiu as multidões e as suas tendências duradouras. A OPA lançada do BCP sobre o BPI fez com que o papel disparasse e andasse ao sabor das notícias. (...) Neste momento, recomendaria entrar no BPI? Não. Dada a subida vertiginosa que ocorreu quando do lançamento da OPA do BCP, o BPI não conseguiu criar suportes fiáveis, pelo que o único suporte relevante que encontro se situa na zona dos 4,6 euros."
Tendo sido esse suporte quebrado à algum tempo, e face à situação actual, em que valores podemos encontrar um suporte horizontal para este título? Quanto mais ele cai maior é o potencial de valorização atribuído, mas há limites. O próximo suporte será o valor de Agosto de 2004?
Obrigado e cumprimentos.
- Registado: 29/11/2007 14:26
O comportamento do BCP? O previsível desde que há algum quebrou suportes decisivos e a sua linha de tendência ascendente. Os ursos dominam em todos os horizontes temporais e quem tem tentado adivinhar o fundo e lutado contra essa força dos ursos tem sido completamente esmagado.
Suportes? 1,7 euros. Mas são valores tão antigos que não dou grande importância a esses suportes.
Um abraço,
Ulisses
P.S. Rufa, não é preciso nada de especial para fazer os mercados cair actualmente.
Suportes? 1,7 euros. Mas são valores tão antigos que não dou grande importância a esses suportes.
Um abraço,
Ulisses
P.S. Rufa, não é preciso nada de especial para fazer os mercados cair actualmente.
- Anexos
-
- forum-bcp1.GIF (30.93 KiB) Visualizado 6108 vezes
-
- forum-bcp2.GIF (25.56 KiB) Visualizado 6113 vezes
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 11/2/2008 16:29, num total de 1 vez.
O que se passa!!
Lá foram outras vez os mercados por água abaixo!
O que é desta vez?
Cumps all

O que é desta vez?

Cumps all
Viva Ulisses,
como analisas o comportamento do bcp?
Em AT, qual o valor mais melhor (
) para um suporte?
Cumps.
como analisas o comportamento do bcp?
Em AT, qual o valor mais melhor (

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Deixo os gráficos actualizados do PSI. Novidades? Não há. Mantenho a minha opinião que enquanto os touros não conseguirem reconquistar a zona dos 11400/11750 pontos, o risco das posições longas no nosso mercado é muito grande face ao domínio dos ursos em todos os horizontes temporais.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (26.83 KiB) Visualizado 6285 vezes
-
- forum-psi2.GIF (23.45 KiB) Visualizado 6297 vezes
Ulisses Pereira Escreveu:Ui... isso obrigava-me a ir analisar todas as acções do PSI. E não gosto muito de andar a tentar identificar possíveis ressaltos. Não é aí que se ganha dinheiro em Bolsa...
Prefiro ir sublinhando o facto da tendência na esmagadora maioria dos títulos ser de queda e de ainda ão terem quebrado resistências importantes (antigos suportes) que nos permitam dizer que os touros voltaram ao comando da situação.
Um abraço,
Ulisses
Tenho a ideia de ter lido que os teus clientes só tinham investimentos fora do psi?
Isto para perguntar, se investes no psi?
E se sim, presumo que a tua estratégia seja a que normalmente defendes, ou seja, com disciplina cumprir as tuas AT's...
Não sei se escrevi mais do que devia...

Cumps.

-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Ui... isso obrigava-me a ir analisar todas as acções do PSI. E não gosto muito de andar a tentar identificar possíveis ressaltos. Não é aí que se ganha dinheiro em Bolsa...
Prefiro ir sublinhando o facto da tendência na esmagadora maioria dos títulos ser de queda e de ainda ão terem quebrado resistências importantes (antigos suportes) que nos permitam dizer que os touros voltaram ao comando da situação.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses,
Como quase todas as acções do psi estão em bear...
achas que alguma destas acções tem boas hipóteses de no curto prazo ter um ressalto...?
Qual(is)?
Cumps.

Como quase todas as acções do psi estão em bear...
achas que alguma destas acções tem boas hipóteses de no curto prazo ter um ressalto...?
Qual(is)?
Cumps.

-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
TP1, posso deixar o gráfico actualizado.
Depois de quebrada a LT ascendente, a acção afundou-se e nas últimas 2 semanas tem tido um ressalto natural dentro da actual tendência descendente.
Aproxima-se da primeira resistência nos 2,27, embor a agrande resistência do papel encontra-se nos 2,57 euros.
Os ursos continuam a dominar o papel em termos de médio/longo prazo até que essa resistência forte seja quebrada.
Um abraço,
Ulisses
Depois de quebrada a LT ascendente, a acção afundou-se e nas últimas 2 semanas tem tido um ressalto natural dentro da actual tendência descendente.
Aproxima-se da primeira resistência nos 2,27, embor a agrande resistência do papel encontra-se nos 2,57 euros.
Os ursos continuam a dominar o papel em termos de médio/longo prazo até que essa resistência forte seja quebrada.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-pti1.GIF (27.34 KiB) Visualizado 7237 vezes
-
- forum-pti2.GIF (21.47 KiB) Visualizado 7235 vezes
Tinha a JM em muito boa conta e, agora, esta notícia do JN deixou-me completamente baralhado. Como é que os touros podem estar em alta nesta ação com uma recomendação destas? IRRA
"A Goldman Sachs reviu em baixa o preço-alvo da Jerónimo Martins para os 4,80 euros, com um uma recomendação de "vender". Esta alteração surge no âmbito de uma revisão ao sector do retalho a nível europeu.
A casa de investimento reviu em baixa o "target" da Jerónimo Martins de 4,90 para 4,80 euros, de acordo com a agência "Reuters". A Goldman Sachs acredita que a "tendência de enfraquecimento do consumo na maioria dos mercados irá persistir ao longo de 2008".
"Estamos a actualizar as nossas estimativas e preço-alvo em todo o sector para reflectir o esperado abrandamento em todos os mercados", refere a nota de "research" da casa de investimento.
A Goldman Sachs reviu ainda em baixa as previsões de ganhos por acção do retalhista, em 2008, de 0,23 euros para 0,22 euros.
As acções da Jerónimo Martins [Cot] 0,36% para 5,53 euros. "
"A Goldman Sachs reviu em baixa o preço-alvo da Jerónimo Martins para os 4,80 euros, com um uma recomendação de "vender". Esta alteração surge no âmbito de uma revisão ao sector do retalho a nível europeu.
A casa de investimento reviu em baixa o "target" da Jerónimo Martins de 4,90 para 4,80 euros, de acordo com a agência "Reuters". A Goldman Sachs acredita que a "tendência de enfraquecimento do consumo na maioria dos mercados irá persistir ao longo de 2008".
"Estamos a actualizar as nossas estimativas e preço-alvo em todo o sector para reflectir o esperado abrandamento em todos os mercados", refere a nota de "research" da casa de investimento.
A Goldman Sachs reviu ainda em baixa as previsões de ganhos por acção do retalhista, em 2008, de 0,23 euros para 0,22 euros.
As acções da Jerónimo Martins [Cot] 0,36% para 5,53 euros. "
A independência faz-se pagar bem caro.
rafa, nestas coisas da análise técnica penso que é mais adequado pensarmos em termos de zonas do que pontos isolados. Por isso, no início do ano, falei na zona de suporte entre os 12550 e os 12700 pontos. Só quando os 12550 pontos foram quebrados é que confirmei o forte sinal de venda no PSI.
Do mesmo modo se passou quando, duas semanas mais tarde, o PSI atingiu a sua zona de suporte entre os 11400 e os 11750. Só quando quebrou o limite inferior da mesma (os 11400) é que considerei como efectiva e consistente a quebra desse suporte.
Como tal, agora que esse suporte se tornou resistência, creio que só a quebra do limite superior dessa zona de resistência dará consistência a essa ruptura.
Tojo, eu utilizei 1,125.
Um abraço,
Ulisses
Do mesmo modo se passou quando, duas semanas mais tarde, o PSI atingiu a sua zona de suporte entre os 11400 e os 11750. Só quando quebrou o limite inferior da mesma (os 11400) é que considerei como efectiva e consistente a quebra desse suporte.
Como tal, agora que esse suporte se tornou resistência, creio que só a quebra do limite superior dessa zona de resistência dará consistência a essa ruptura.
Tojo, eu utilizei 1,125.
Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], CORTIÇA, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jprgodinho, Opcard33, Shimazaki_2 e 142 visitantes