Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petróleo e gasolina - vamos a números

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por OPA » 21/11/2006 18:58

O preço das gasolinas vai subir na 5ª feira :wink:

Registado: 9/6/2005 11:19

por Keyser Soze » 21/11/2006 17:19

ehehe

Discounts on gas add fuel to fools' ire
By David Harsanyi
Denver Post Staff Columnist
Article Last Updated:11/19/2006 11:44:53 PM MST

Those dastardly corporations have really gone too far this time. I think you'll agree. I mean, cheaper gasoline? How dare they?

A couple of months back, we were deluged with politicians' whining and grandstanding about imaginary gasoline-price gouging.

The Senate GOP even dragged the CEOs of major oil companies down to Washington to confront them with that traditional Republican grievance: "How dare you make money?"

(How did those guys ever lose power?)

Let's hope we can count on these defenders of the downtrodden to save us all. Colorado needs you.

For real this time.

This month, King Soopers and City Market (both owned by Kroger) were forced by a federal jury decision to cut out a program called Buy Groceries/Get Gas — which offered consumers modest savings on gas purchases.

Two "independent" gasoline stations in Montrose brought the suit and were awarded $1.4 million in damages. The jury found the big stores had violated Colorado's Unfair Practices Act, illegally selling gas below cost.

Yes, King Soopers was selling gasoline too cheap. It's illegal.

So let's quickly review an old economics adage: Charge too much and you're price gouging. Charge too little and you're predatory pricing. Charge the same as your competitor and you're in collusion.

Many economists maintain that laws like the Unfair Practices Act are relics.

"Predatory pricing" laws were intended to stop larger corporations from selling products below cost and then, once the competition goes out of business, creating a monopoly.

This never happens in reality. Predatory pricing is what you or I would typically refer to as competition and low prices. Coloradans should applaud when they hear those scary words coupled.

"We certainly know that we must monitor it because it is current law. And we monitor these laws all the time," explains Trail Daugherty, representative for King Soopers, which will appeal the decision. "However, we do not agree with the way the law is being applied."

The only winners in this case are a couple of gas-station owners in Montrose and their lawyers - all of whom now will be rewarded handsomely for being unable to offer competitive prices to consumers.

But the danger is not only that King Soopers and City Market will be forced to halt some of their discounts on gas but that all grocery and big-box retailers that sell gas in Colorado — places like Sam's Club, Wal-Mart and Costco - may have to stop.

"It has become case law, and other retailers will have to look at that and say, 'How cautious do we want to be?"' Daugherty continues. "Others, obviously, have already discontinued similar programs. I'm not sure if more will follow."

A few days after the verdict against King Soopers, the state's second-largest grocery chain, Safeway, also suspended one of its gas-discount programs.

So what happens when Wal-Mart kicks off its $4 generic drug program in Colorado? What's to stop a mom-and-pop pharmacy from suing? How about a burrito guy pushing a cart? Why not sue Chipotle?

When lawyers smell opportunity, trust me, they swarm.

Nobel Prize-winning economist Milton Friedman - one of this nation's greatest champions of free markets and individual freedom — died last week. He once wrote that "the invisible hand in politics operates in the opposite direction to the invisible hand in the market."

Will Democrats, who are about to control everything in Colorado, abolish the Unfair Practices Act and show us that politics can also be about economic sense?

Unlikely. Many Democrats are beholden to two special-interest groups: unions - which abhor box stores and couldn't care less about affordable prices - and trial lawyers.

But, who knows, maybe we'll be pleasantly surprised this session.

David Harsanyi's column appears Monday and Thursday. He can be reached at 303-954-1255 or dharsanyi@denverpost.com.

Registado: 8/2/2006 17:32

por Elias » 20/11/2006 12:40

Jiboia Cega Escreveu:Elias,

Não quero pressionar mais nem ser chato mas acho que já há matéria mais que suficiente para dar a conhecer à comunicação social. Era interessante a Galp (e as outras) pronunciarem-se sobre isso. E porque não a AdC?

Amigo Jiboia,
Em Dezembro vou tratar disso. Um ano de dados já me parece suficiente.

Quico Escreveu:2º ponto e MAIS IMPORTANTE - Os combustíveis não estão realmente caros. Continuo a passar pelos postos onde os preços estão mais caros e os consumidores continuam a afluir normalmente (que pelo menos eu note). Isto apesar de existem vários postos que fazem preços significativamente mais baratos. Quem faz o preço é também o mercado. Se os consumidores sentissem que estavam a pagar caro, teria havido vários efeitos: Postos da GALP ás moscas, importante redução de tráfego, e afluência em massa a postos de combustíveis que fizessem preços mais baratos. Tão simples quanto isto. Ora, como não é isso que eu vejo acontecer...

Ou então simplesmente as pessoas deixavam de andar de carro... e passavam a procurar alternativas.

Eu concordo que a gasolina não está cara. As pessoas protestam, mas continuam a comprá-la por isso certamente acham que ela vale o preço que por ela é pedido (se não, não compravam).

De qualquer forme, recordo que o objectivo deste "estudo" não é o de concluir se a gasolina está cara ou barata em termos do valor que o mercado está disposto a pagar, mas apenas o de chamar a atenção para a falta de correlação entre o preço do petróleo e o preço da gasolina.

Saudações,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Quico » 19/11/2006 1:54

Este tipo de coisas só acontece pelo seguinte:

Infelizmente para os media, boas notícias não vendem (good news are no news). Quando há uma subida do preço do petróleo fazem-se grandes parangonas de primeira página, pivots de noticiário histéricos, entrevistas nas ruas, etc, etc. As pessoas ficam alarmadas, compreendem e aceitam aumentos de combustíveis.
Quando o preço do crude desce, a noticia é remetida discretamente para a secção de economia. Resultado: ninguém se lembra de reclamar descidas nos preços; quando surgem estas pequenas migalhas nas descidas o consumidor agradece de chapéu na mão.

Depois há outras coisas que ninguém, ou quase ninguém discute, nomeadamente:
1º ponto - Não existe verdadeira concorrência no mercado dos combustíveis. Há uma unica empresa que refina para todo o país. As marcas gasolineiras são pouquíssimas e estão nitidamente organizadas em cartel. É um falso mercado livre.
2º ponto e MAIS IMPORTANTE - Os combustíveis não estão realmente caros. Continuo a passar pelos postos onde os preços estão mais caros e os consumidores continuam a afluir normalmente (que pelo menos eu note). Isto apesar de existem vários postos que fazem preços significativamente mais baratos. Quem faz o preço é também o mercado. Se os consumidores sentissem que estavam a pagar caro, teria havido vários efeitos: Postos da GALP ás moscas, importante redução de tráfego, e afluência em massa a postos de combustíveis que fizessem preços mais baratos. Tão simples quanto isto. Ora, como não é isso que eu vejo acontecer...

No meu orçamento pessoal, e pelo facto de eu viver a 30km do meu local de trabalho, os combustíveis têm um peso muito, muito significativo. Procuro por isso pôr sempre, sempre, sempre gasóleo no meu carro, no posto que nas redondezas fizer melhor preço (consegue-se facilmente reduções de 5 a 7%). É a minha contribuição para pressionar o mercado. Se todos fizéssemos isso... :roll:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por arocha » 18/11/2006 20:59

é simplesmente vergonhoso......onde chega o despudor.....

Registado: 12/12/2002 13:10

por Garfield » 18/11/2006 17:57

Contactos :

SIC Programa NÓS POR CÁ -> nos@sic.pt

Autoridade da Concorrencia :

Rua Laura Alves, nº4, 7º
1050-138 Lisboa
Telefone: (351) 21 790 20 00
Fax: (351) 21 790 20 99

Horário de atendimento ao público:
9H30 às 12H30 e das 14H00 às 17H30

Endereço Electrónico: adc@autoridadedaconcorrencia.pt

Webmaster: Miguel Henriques

Director do Gabinete do Presidente
Doutor Pedro Geraldes
Endereço Electrónico: pgeraldes@autoridadedaconcorrencia.pt
Telefone: (351) 21 790 20 53

Conselheiro Económico Principal
Professor Dr. Luís Cabral
Endereço Electrónico: lcabral@stern.nyu.edu

Director do Departamento para os Mercados Regulados
Doutor José Braz
Endereço Electrónico: jbraz@autoridadedaconcorrencia.pt
Telefone: (351) 21 790 20 46

Director do Departamento de Operações de Concentração
Doutor João Azevedo
Endereço Electrónico: jazevedo@autoridadedaconcorrencia.pt
Telefone: (351) 21 790 20 18

Director do Departamento Práticas Restritivas
Dr. Miguel Moura e Silva
Endereço Electrónico: mmsilva@autoridadedaconcorrencia.pt

Direcção do Contencioso
Dra. Matilde Pinheiro
Endereço Electrónico: mpinheiro@autoridadedaconcorrencia.pt

Director do Departamento Administrativo e Financeiro
Dra. Adozinda Sobreirinho
Endereço Electrónico: asobreirinho@autoridadedaconcorrencia.pt
Telefone: (351) 21 790 20 34

Chefe do Núcleo Financeiro
Dra. Célia Reis
Endereço Electrónico: creis@autoridadedaconcorrencia.pt
Telefone: (351) 21 790 20 32
Fax: (351) 21 790 20 97

Gabinete do Presidente
Paula Pinto
Endereço Electrónico: mppinto@autoridadedaconcorrencia.pt
Telefone: (351) 21 790 20 52
Ema Bernardo
Endereço Electrónico: ebernardo@autoridadedaconcorrencia.pt
Telefone: (351) 21 790 20 53

Registado: 9/2/2005 4:29

por Jiboia Cega » 18/11/2006 17:37

Elias,

Não quero pressionar mais nem ser chato mas acho que já há matéria mais que suficiente para dar a conhecer à comunicação social. Era interessante a Galp (e as outras) pronunciarem-se sobre isso. E porque não a AdC?

Registado: 21/3/2006 10:46

por Elias » 17/11/2006 13:13

Aqui fica mais um update ao já longo estudo da evolução dos preços do petróleo e da gasolina GALP 95 octanas.

Há um mês a discrepância entre os preços era já de 16 pontos percentuais, mas continua a aumentar e agora já vai acima de 18 pontos percentuais.

Por outras palavras, o petróleo baixou 19 por cento desde o início do ano e a gasolina baixou apenas 1 por cento.

Chamo ainda a atenção para o facto de a gasolina em Espanha ter vindo a descer acompanhando a descida do preço do crude, estando já em muitas bombas 29 a 30 cêntimos mais barata que em Portugal (ou seja 25 por cento mais barata), não me lembro de alguma vez ter havido uma discrepância tão acentuada entre os dois países (ver aqui: http://www6.mityc.es/energia/hidrocarbu ... /index.asp)

Gráfico em anexo.

Saudações,
Elias
Anexos
pitroilvsgasolina.jpg
pitroilvsgasolina.jpg (117.55 KiB) Visualizado 5939 vezes

por Jiboia Cega » 21/10/2006 22:20

Elias Escreveu:Bem, em Espanha o preço varia muito de uns postos para os outros e também de umas províncias para outras (carga fiscal diferente?). Mas é uma diferença grande e que também tem vindo a aumentar...

A carga fiscal é igual, excepto nas ilhas e nos territórios do norte de África (só assim que explica que em Melilla ainda haja da 95 a 0.77€). É verdade que em Espanha os combustíveis são mais baratos em parte devido à menor carga fiscal aplicada, mas o que eu queria salientar é o facto de lá haver realmente liberalização, pois os preços diferem e muito de gasolineira pra gasolineira e cá não.

Em relação às companhias aéreas, éverdade que já deviam ter retirado alguns suplementos, mas algumas como a KLM, a Air France e a Lufthansa já o fizeram em Agosto e agora em Outubro. Outras (pelo menos a Ryanair e a Easyjet) nunca aumentaram um cêntimo que fosse devido ao preço do crude.

Reitero o meu apoio a este estudo e parece-me conveniente que quem de direto explique as discrepâncias existentes nos preços, como demonstrado pelo gráfico.

Abraços

Jibóia

por Elias » 21/10/2006 20:12

OPA Escreveu:Elias, onde é que retira o preço da gasolina/gasóleo. (...) Atenção que o facto de o posto ser GALP não quer dizer que seja propriedade da Petrogal. Não será este o caso da sua fonte de valores?

Retiro directamente do site da GALP em:
http://www.galpenergia.com/Galp+Energia ... precos.htm

1 abraço,
Elias

por OPA » 21/10/2006 19:45

Elias, onde é que retira o preço da gasolina/gasóleo.
Uma coisa que se tem verificado é que alguns revendedores de combustível tèm baixado o preço mais lentamente, aumentando a sua margem de lucro.
Isto não é culpa directa da Petrogal, que não tem a capacidade de fixar preços em postos que não sejam próprios.
Atenção que o facto de o posto ser GALP não quer dizer que seja propriedade da Petrogal. Não será este o caso da sua fonte de valores?
A ver se lhe consigo passar a arranjar o preço à saída das refinarias da Petrogal (que varia: mais barato é Sines, seguido de Leixões e depois o depósito de Aveiras)

Registado: 9/6/2005 11:19

por Elias » 21/10/2006 17:04

Jiboia Cega e FT,

Antes de mais obrigado pelo vosso interesse no meu "estudo".

Alguns comentários...

Jiboia Cega Escreveu:Acho sinceramente que podias fazer uma apresentação do teu estudo junto da comunicação social e questionar alguas entidades sobre a diferença que salta à vista no gráfico.

Pois de facto isto começa a ser escandaloso. Para já não falar dos aumentos intercalares dos transportes que houve em Maio ou Julho, salvo erro, justificados pelo aumento do petróleo e que agora pela mesma lógica deveriam ser retirados. E das taxas de combustível cobradas pelas companhias aéreas, que também não foram retiradas. Mas para quê retirar, o povo paga e não se queixa, é tipo "paga e cala".
Estou a ponderar a enviar estes dados à comunicação social quando tiver um ano de dados (lá para Dezembro), agora vamos ver como corre a coisa depois da OPV.

Jiboia Cega Escreveu:PS- o preço mínimo da 95 em Espanha (excluindo as gasolineira ligadas a hipermercados) está a ser praticado pela Esso em Fuengirola (perto de Torremolinos) e custa 0.89€, ou seja, menos de 0.30€ do que em Portugal...

Bem, em Espanha o preço varia muito de uns postos para os outros e também de umas províncias para outras (carga fiscal diferente?). Mas é uma diferença grande e que também tem vindo a aumentar...

Flying Turtle Escreveu:No entanto, seria mais interessante (se te quisesses dar ao trabalho, evidentemente) analisar os preços da gasolina ex-impostos, isto é, aquilo cuja responsabilidade pode ser assacada à indústria petrolífera e aos distribuidores.

Explico-me: Sabendo-se que mais de 50% do preço final da gasolina são impostos, não admira que o diferencial aumente em períodos de baixa e que, contrariamente, se esbata em períodos de alta (o que sei já se ter verificado no passado, não possuindo no entanto dados para o comprovar).

Se isso fosse verdade, então porque é que quando o petróleo aumenta e depois diminui para o preço inicial, a gasolina não volta ao valor inicial também?

Flying Turtle Escreveu:Por outro lado, sabemos que tanto o ISP como o IVA subiram. Isso poderá explicar parte dos aumentos verificados em período de estabilidade dos preços do petróleo.

o IVA aumentou em Julho de 2005. O gráfico que apresento apenas considera dados a partir de Janeiro de 2006, por isso julgo que o efeito do aumento do IVA não é relevante para esta análise. Quanto ao ISP, não tenho de cor o valor do aumento, mas julgo que foi de 2-3 cêntimos, o que apenas explica uma pequena parte do aumento do gap.

Flying Turtle Escreveu:Poderíamos então dizer algo sobre a cartelização existente em Portugal no sector que, se não é evidente, não deixa de ser uma hipótese mais do que plausível.

Bem, a ANAREC sempre criticou a forma como foi feita a liberalização do sector, em que na prática os revendedores não têm poder para fixar o preço.

Flying Turtle Escreveu:Haveria possibilidade de melhorar ainda mais a análise, uma vez que existe uma "décalage" temporal entre os futuros do petróleo (que são por natureza futuros) e os preços da gasolina, que são "spot".

Este argumento é recorrente, sobretudo por parte das petrolíferas. Mas se isso é assim, então porque é que quando o petróleo sobe a gasolina sobe quase de imediato mas não se verifica o mesmo quando a tendência é de descida?

Flying Turtle Escreveu:E ainda mais, é sabido que o preço que conta não é o do crude, mas o dos produtos refinados (gasolina e gasóleo, conforme os casos) no mercado mundial. Sabendo-se que existe um défice mundial de capacidade de refinação, não admira que a pressão sobre os produtos refinados seja maior do que sobre o crude. Isso explica também porque é que o gasóleo e a gasolina não variam sempre de preço na mesma proporção.

Não sei se percebi muito bem o teu raciocínio, mas se realmente é isso que conta, então porque carga de água é que se utiliza o aumento do preço do petróleo como justificação para subir o preço da gasosa?

Flying Turtle Escreveu:As coisas são assim um pouco mais complexas do que parecem, e é preciso ter cuidado com as conclusões rápidas e às vezes demasiado simplistas...

Tens toda a razão no que escreves, mas a minha principal preocupação não é a de tirar conclusões ou a de procurar justificações. Apenas pretendo apresentar o gráfico com os valores que tenho registado e descrever aquilo que qualquer pessoa que olhe para o gráfico poderá constatar - que há uma divergência (ou discrepância cada vez maior) entre o preço do crude (a matéria-prima) e o preço da gasolina.

1 abraço,
Elias

por Flying Turtle » 21/10/2006 16:32

Elias

Interessante seguir a tua análise, as minhas felicitações.

No entanto, seria mais interessante (se te quisesses dar ao trabalho, evidentemente) analisar os preços da gasolina ex-impostos, isto é, aquilo cuja responsabilidade pode ser assacada à indústria petrolífera e aos distribuidores.

Explico-me: Sabendo-se que mais de 50% do preço final da gasolina são impostos, não admira que o diferencial aumente em períodos de baixa e que, contrariamente, se esbata em períodos de alta (o que sei já se ter verificado no passado, não possuindo no entanto dados para o comprovar).

Por outro lado, sabemos que tanto o ISP como o IVA subiram. Isso poderá explicar parte dos aumentos verificados em período de estabilidade dos preços do petróleo.

Poderíamos então dizer algo sobre a cartelização existente em Portugal no sector que, se não é evidente, não deixa de ser uma hipótese mais do que plausível.

Haveria possibilidade de melhorar ainda mais a análise, uma vez que existe uma "décalage" temporal entre os futuros do petróleo (que são por natureza futuros) e os preços da gasolina, que são "spot". E ainda mais, é sabido que o preço que conta não é o do crude, mas o dos produtos refinados (gasolina e gasóleo, conforme os casos) no mercado mundial. Sabendo-se que existe um défice mundial de capacidade de refinação, não admira que a pressão sobre os produtos refinados seja maior do que sobre o crude. Isso explica também porque é que o gasóleo e a gasolina não variam sempre de preço na mesma proporção.

As coisas são assim um pouco mais complexas do que parecem, e é preciso ter cuidado com as conclusões rápidas e às vezes demasiado simplistas...

Mas reitero as minhas felicitações pelo trabalho, que é deveras interessante de seguir.

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Jiboia Cega » 21/10/2006 15:42

Elias,

Tenho seguido o teu estudo com atenção porque o acho interessante e porque me sinto lesado com o prço que pago em Portugal para abastecer. Acho sinceramente que podias fazer uma apresentação do teu estudo junto da comunicação social e questionar alguas entidades sobre a diferença que salta à vista no gráfico.

Eu estou perfeitaente convencido que e Portugal há cartelização, pois não se vêem diferenças significativas de posto para posto, ao contrário de Espanha onde a própria Galp por exemplo em Madrid cobra 0.99€ pela 95 e em Sevilha 0.95€. Já alguém viu alguma diferença de preços entre duas Galp em Portugal?

PS- o preço mínimo da 95 em Espanha (excluindo as gasolineira ligadas a hipermercados) está a ser praticado pela Esso em Fuengirola (perto de Torremolinos) e custa 0.89€, ou seja, menos de 0.30€ do que em Portugal...

por Elias » 21/10/2006 1:12

Já vai quase um ano desde que iniciei esta série de registos e o gap entre o preço do petróleo e o da gasolina (Galp, 95 octanas) continua a aumentar.

Concretamente, o petróleo está agora 16,7% mais barato do que estava no início do ano e a gasolina está apenas 0,3% mais barata. Isto significa que o "gap" relativo é agora de 16,3 pontos percentuais, o máximo que registei até à data. Significa também que os lucros por litro de gasolina vendida são agora substancialmente maiores do que o eram em Janeiro, pois a matéria prima é muito mais barata e o preço de venda final é o mesmo.

Agora vamos ter a entrada da Galp em bolsa - tenho bastante curiosidade em ver se esta tendência divergente se mantém...

Saudações,
Elias
Anexos
pitroilvsgasolina.gif
pitroilvsgasolina.gif (17.57 KiB) Visualizado 5592 vezes

por Elias » 25/9/2006 14:54

EMILIA Escreveu:Um aparte : Sempre que a gasina baixar o Gap entre o preço da gasolina e o preço do petróleo aumenta.
Isto derivado do facto da maneira como faz as contas.

A gasolina tem "custos indexados" aos quais não se pode fugir - ISP, IVA e Margem Revendedores.

Gasolina a 1,30 o preço está repartido assim:
( Preço petróleo a 55€)
Preço base : 0,59 € + 0,05€ Margem revendedor + Iva 21% + 0,53295 ISP = 1.30735€

Preço petróleo a 49,5€ ( menos 10%)

A gasolina não baixa 10 %, mas ficaria assim

Preço base ( -10%) : 0,531€+0,05€ Margem revendedor + Iva 21% + 0,53295 ISP = 1,23596€

Pelas contas que apresenta deveria baixar 0,13€ e só baixou 0.065€

Emilia,

Percebo o raciocínio, mas mesmo tendo em conta esses custos eles não se aplicam de igual forma quando o petróleo sobe?

Ou por outra, quando o petróleo sobe 10 dólares e depois desce 10 dólares, a gasolina não devia subir e depois voltar ao preço inicial? É que isso não se verifica...

rmachado Escreveu:E que tal mandar isto para a DGE e autoridade da concorrência?

E que tal exigir uma explicação detalhada do valores que são usados?

E que tal, já que se fala, que agora existe concorrência termos mesmo a dita?

E não vale referir, que existe um posto algures no país que é muito barato...

É que fico pasmado com os relatórios da autoridade...

rmachado,
E já agora convém não esquecer que em Maio, salvo erro, houve um aumento intercalar do custo dos transportes públicos alegadamente devido ao aumento dos combustíveis e também há uns meses as companhias aéreas introduziram uma taxa de combustível. Com o petróleo de volta aos 60 dólares, será que estes aumentos e taxas ainda se justificam?

vmerck Escreveu:Como ja aqui referiram a descida do crude não se reflecte logo nos preços, por norma demora 2 semanas a ter impacto na gasolina e cerca de 3 a 4 semana no gasoleo, para o aquecimento a passagem deste valor deve ser ainda maior, mas não sei qt tempo.

vmerck,

Se isto fosse só uma questão de delay temporal, a gasolina voltaria aos preços de Janeiro dentro de 2 semanas. Duvido que isso aconteça.

1 abraço,
Elias

atenção

por vmerck » 25/9/2006 12:49

Como ja aqui referiram a descida do crude não se reflecte logo nos preços, por norma demora 2 semanas a ter impacto na gasolina e cerca de 3 a 4 semana no gasoleo, para o aquecimento a passagem deste valor deve ser ainda maior, mas não sei qt tempo.
Contudo creio q não ha ainda dados suficientes para fazer-se uma entrega deste estudo a quem de direito, embora comunge tambem eu desta ideia indubitavel q qd o crude sobe o preço nas bombas de abastecimento reagem mais que qd o crude desce.......
Bem pode o ESTADO falar que eu nem o oiço, nem quero ouvir pois é a pessoa que mais age por este lema faz aquilo q digo , não faças aquilo q faço, belo exemplo este Estado....

Registado: 2/12/2002 0:22

por rmachado » 25/9/2006 12:10

E que tal mandar isto para a DGE e autoridade da concorrência?

E que tal exigir uma explicação detalhada do valores que são usados?

E que tal, já que se fala, que agora existe concorrência termos mesmo a dita?

E não vale referir, que existe um posto algures no país que é muito barato...

É que fico pasmado com os relatórios da autoridade...

Registado: 24/8/2004 10:42

por EMILIA » 25/9/2006 11:51

Um aparte : Sempre que a gasina baixar o Gap entre o preço da gasolina e o preço do petróleo aumenta.
Isto derivado do facto da maneira como faz as contas.

A gasolina tem "custos indexados" aos quais não se pode fugir - ISP, IVA e Margem Revendedores.

Gasolina a 1,30 o preço está repartido assim:
( Preço petróleo a 55€)
Preço base : 0,59 € + 0,05€ Margem revendedor + Iva 21% + 0,53295 ISP = 1.30735€

Preço petróleo a 49,5€ ( menos 10%)

A gasolina não baixa 10 %, mas ficaria assim

Preço base ( -10%) : 0,531€+0,05€ Margem revendedor + Iva 21% + 0,53295 ISP = 1,23596€

Pelas contas que apresenta deveria baixar 0,13€ e só baixou 0.065€
Não lamentes as perdas

Registado: 25/10/2005 11:55

por Elias » 25/9/2006 11:08

Nos últimos dias ouvimos nas notícias que a gasolina desceu bastante e já está aos preços do início do ano.

O que se esqueceram de referir é que o petróleo está quase 15% mais barato do que estava nessa altura.

Moral da história: alguém tem visto as suas margens aumentar substancialmente com a descida recente do petróleo.

Gráfico actualizado em anexo, o gap entre os preços é agora de 15 pontos percentuais - o mais alto desde que iniciei esta série de registos.

Será que há calls sobre a diferença de preços petróleo vs. gasolina? :mrgreen:
Anexos
pitroilvsgasolina.jpg
pitroilvsgasolina.jpg (95.97 KiB) Visualizado 5764 vezes

por Elias » 20/9/2006 11:53

Dada a forte variação dos últimos dias, coloco mais um update.

O gap entre o preço do crude em euros (NY) e o da gasolina GALP 95 continua a aumentar e é já de 14 pontos percentuais.

Por outras palavras, comparando com a situação no início de Janeiro, o crude (em euros) está 11% mais barato e a gasolina está 3% mais cara.

Saudações,
Elias
Anexos
pitroilvsgasolina.jpg
pitroilvsgasolina.jpg (95.34 KiB) Visualizado 5842 vezes

por Elias » 13/9/2006 11:11

Bom Dia a todos,

Aqui fica mais uma actualização do comparativo de preços do petróleo e da gasolina.

O gap entre o preço do crude (em euros) e o preço da gasolina GALP de 95 octanas é já de 13 pontos percentuais, sendo este o valor mais alto desde que iniciei este "estudo".

Saudações,
Elias
Anexos
pitroilvsgasolina.jpg
pitroilvsgasolina.jpg (118.42 KiB) Visualizado 5915 vezes

por Elias » 8/6/2006 15:03

Caro Ricardo,

Obrigado pelo site. Ainda não conhecia, mas achei muito interessante e vou ver se consigo fazer uma retrospectiva histórica.

De qualquer forma, é importante assinalar que o site em questão apresenta a cotação do petróleo em USD e ao preço da gasolina em EUR, por isso a evolução dos valores de ambos os produtos não é directamente comparável sem ter em conta a evolução do EUR/USD, como aliás me chamaram a atenção quando comecei com esta compilação.

1 abraço,
Elias

por ricardotugas » 8/6/2006 14:40

Caro Elias,

É a primeira vez que vejo o seu post.

Não quero desanima-lo mas em:

http://www.dge.pt/main.asp? tem toda a informação sobre os preços de produtos petroliferos da ultima decada.

Preços

Energia Eléctrica
Gás Natural

Petróleo e Produtos de Petróleo:
Cotações Médias do Petróleo Bruto (Ficheiro para download)
Estrutura dos Preços Médios de Venda ao Público de Combustíveis na União Europeia (Ficheiro para download)
Preços Anuais de Venda ao Público de Combustíveis Líquidos, em Portugal (Ficheiro para download)
Preços Anuais de Venda ao Público dos Combustíveis Gasosos, em Portugal (Ficheiro para download)
Até 31 de Dezembro de 2003:

Preços dos Combustíveis Líquidos em Portugal
Preços dos Combustíveis Líquidos na União Europeia
A partir de Janeiro de 2004:

Preços Médios de Venda ao Público de Combustíveis Liquídos e Gasosos
em Portugal

Gasolinas e Gasóleos (Ficheiro para download )
Fuelóleo (Ficheiro para download)
GPL (Ficheiro para download)

Todos nós sabemos que em cada litro 63% representam o custo dos impostos, que deveria ter sido agravado este mês de Junho conforme estava previsto no pacto de estabilidade.

Este não agravamento, passou a ideia de que foi uma benesse do Ministro mas deve-se apenas ao facto de o valor previsto para efeitos de ISP no ano de 2006 inscrico no OE, estar a ter uma evolução acima do esperado.

Fonte: http://www.dgo.pt

É que com o IVA no final do preço....

Cumprimentos

Registado: 26/5/2006 14:26

por Elias » 8/6/2006 11:07

Aqui fica mais um update.

Não há grandes alterações: o petróleo (em euros) subiu 1,5% desde Janeiro, a gasolina subiu 9%.

O gap só não é maior porque entretanto o euro recuou.

Saudações,
Elias
Anexos
pitroilvsgasolina.jpg
pitroilvsgasolina.jpg (82.03 KiB) Visualizado 6027 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, almica, Bing [Bot], Dragon56, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 181 visitantes