Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VIXIUM » 21/1/2014 12:34

Rick Lusitano Escreveu:E aqui está a actualização á temática de fundos de investimento de acções dos países ibéricos, comercializados em Portugal, com o título: "Acções Ibéria ou Acções Espanha & Portugal?"

Rick Lusitano Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - Acções Ibéria ou Acções Espanha & Portugal? (2014-01-20)

Obrigado Rick. És uma fonte inesgotável de trabalho e partilha. Gostava de ter o teu tempo....ou a tua ginástica para me dedicar a outras questões que não as do meu trabalho.
Fica bem.
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por Rick Lusitano » 20/1/2014 22:56

E aqui está a actualização á temática de fundos de investimento de acções dos países ibéricos, comercializados em Portugal, com o título: "Acções Ibéria ou Acções Espanha & Portugal?"

Rick Lusitano Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - Acções Ibéria ou Acções Espanha & Portugal? (2014-01-20)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Rick Lusitano » 20/1/2014 18:53

Amiais Escreveu:
Legendz Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Estou igualmente deveras interessado nestes fundos nacionais e quiçá ibéricos!

Sugiro este post do Rick Lusitano: viewtopic.php?f=3&t=82630&p=1066908#p1066908

Obrigado Amiais
Abraço
VIXIUM

E estou a fazer de novo, a actualização a este artigo, pois crashou o meu PC, quando estava a finalizar. :wall:

(Por isso, também ainda não respondi as questões colocadas nesse tópico, mas parece-me que vai valer a pena, esperar mais um pouco, por elas. :wink: )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por VIXIUM » 20/1/2014 18:07

Amiais Escreveu:
Legendz Escreveu:
VIXIUM Escreveu:VG
Embora sem jantar pois tecnicamente o ano não o permitiu - acabei negativo - tens direito a um petisco, como sabes, e a uma conversa.
Mudando de assunto, diz-me lá, entre os fundos accionistas portugueses, os 2/3 que te parecem melhores e porquê. Podes fazer-me um link para o caso de teres respondido isto a alguém no passado...!
Fica bem
Abraço
VIXIUM

Estou igualmente deveras interessado nestes fundos nacionais e quiçá ibéricos!

Obrigado Amiais
Abraço
VIXIUM

por Amiais » 20/1/2014 15:50

Legendz Escreveu:
Embora sem jantar pois tecnicamente o ano não o permitiu - acabei negativo - tens direito a um petisco, como sabes, e a uma conversa.
Mudando de assunto, diz-me lá, entre os fundos accionistas portugueses, os 2/3 que te parecem melhores e porquê. Podes fazer-me um link para o caso de teres respondido isto a alguém no passado...!
Fica bem
Abraço
VIXIUM

Registado: 17/11/2011 18:37

por Legendz » 20/1/2014 15:43

Fica bem
Abraço
VIXIUM

Registado: 9/2/2012 13:59

por VIXIUM » 20/1/2014 1:03

VG
Fica bem
Abraço
VIXIUM

por VirtuaGod » 19/1/2014 23:11

ptigas Escreveu:Gostava de ter a vossa opinião.
Tiravam algum em particular? Trocavam por outro?

Agradeço desde já as vossas ideias :D

Qual é o banco? É assim tão complicado mudar? Não quero passar publicidade mas talvez eu seja demasiado linear na forma de pensar mas se posso ter o melhor em algo só essa opção faz sentido.

Se negociasse acções nos EUA era provavelmente na Interactive Brokers, se tivesse uma carteira de ETFs americanos seria provavelmente na Fidelity, se negociasse obrigações provavelmente na GB (como o Sniper) e para fundos o melhor é o Best.

A carteira apresentada parece-me ser bastante boa e consistente em que provavelmente apenas alteraria alguns fundos.

:arrow: UBS (Lux) SF Balanced (EUR) N-acc pelo M&G - GB00B1VMCY93 (está no TOP e é o preferido) ou o Nordea-1 Stable Return E EUR - LU0227385266

:arrow: SISF Euro Equity B não parece ser a melhor opção face a fundos como Franklin European Growth N Acc € - LU0122612764 ou o Allianz Europe Equity Growth CT EUR - LU0256839860
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ptigas » 19/1/2014 20:38

Boa noite

Há cerca de ano e meio decidi aventurar-me no mundo dos fundos. Depois de ler algumas coisas investi 100% no PIMCO Diversified Income ( o valor disponível era baixo). Passsado este tempo e com o alvoroço do ano passado estou com +0,8%. :roll:

Pretendo aumentar o meu investimento em fundos. Após alguma análise, e com base numa carteira de fundos proposta pelo banco para um perfil equilibrado, tenho um esboço do que poderá ser a carteira de fundos:

UBS(LUX) SF-Balanced (EUR) N-acc 40,0%
Fidelity Euro Balanced A-EUR 12,0%
PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc 12,0%
BNY Mellon Long-Term Global Equity A 11,0%
SISF Euro Equity B 10,0%
Fidelity Funds - European High Yield A 5,0%
DWS INVEST EURO CORPORATE BONDS NC 5,0%
UBS (Lux) ES USA Growth $ P Acc 5,0%

Apesar de tentar colocar alguns fundos aqui já referidos o banco não tem disponiveis, pelo que escolhi de acordo com os que tenho disponiveis.

Gostava de ter a vossa opinião.
Tiravam algum em particular? Trocavam por outro?

Agradeço desde já as vossas ideias :D

Registado: 12/9/2012 0:00

por Outlier » 19/1/2014 16:56

Boas,

Vou aqui reproduzir um comentário meu feito hoje no tópico criado pelo Rick, em resposta ao que escreveram num post o Amiais, LTCM, Rick e sousapaulo, por julgar que também deve ser lido e comentado neste tópico aonde tenho escrito mais vezes. Neste tópico dei um título àquele meu comentário.

Ponderação das estratégias de buy-and-hold e de market timing e sua aplicação em duas carteiras com estratégias diferentes.

Sem querer criar novamente polémica, por estar farto desse tipo de discussões clubísticas sem se ver as virtudes da equipa contrária, vou novamente salientar o meu insight sobre as estratégias de buy-and-hold/gestão passiva e de market timing/gestão ativa:

1- Se as perdas médias de capital nos downsides fossem iguais ou da mesma ordem de grandeza dos ganhos nos upsides do mercado bolsista, então para mim a melhor estratégia seria a de buy-and-hold, uma vez que, nesse caso, a média de retornos ajustada ao risco no longo prazo, seria ainda mais favorecida pelo aumento da quantidade de amostra (dias de trading). Mas infelizmente para nós tal não sucede, pois os downsides têm uma maior amplitude e declive de afundanço, capaz de destruir uma carteira (ex. crash de 2008), que a inclinação mais suave das rampas ascendentes dos upsides;

2- No caso de uma entrada altamente desfavorável no mercado acionista, como foi o meu caso em que entrei em 2008 antes do crash, a perda do downside alucinante pode destruir completamente a carteira e pôr o investidor out of the market, como teria sido o meu caso se não fosse o cash que tinha fora do jogo, daí a importância da liquidez para podermos "alavancar" a nossa carteira nas situações previsíveis de upsides acentuados e relativamente prolongados.
Então, podemos afirmar que, durante o ano do crash de 2008, a melhor estratégia seria a de gestão ativa/market timing, a qual podia ter evitado perdas de 50% ou mais no mercado acionista, em vez da estratégia destruidora da carteira, nesse ano, que era a de buy-and-hold/gestão passiva em que teve perdas de 50% ou mais;

3- A matemática é cruel para as perdas acentuadas dos downsides, que só podem ser minimizadas (e não anuladas) por gestores alfa premium que pratiquem um market timing adequado, pois quem, por ex., tem uma perda de 50% no mercado bolsista, então, com o capital remanescente, terá que ter a seguir um ganho de 100% para repor o capital inicial; e no caso das perdas serem de 30%, os ganhos a seguir teriam que ser de 42.86% (100€ / 70€ = 1.4286 => 42.86%).

Portanto, estratégia buy-and-hold ou market timing? A resposta é: Depende do timing e da amplitude dos downsides! Como, à partida, ninguém sabe dar esta resposta, então será racional e inteligente admitir vantagens e desvantagens em ambas as estratégias, as quais não são mutuamente exclusivas.

Para mim, em termos matemáticos e estatísticos de salvaguarda dos retornos e dos riscos, acho que a estratégia das estratégias seria ter dois tipos de carteiras, uma com a gestão ativa e outra de gestão passiva, com a devida ponderação percentual, de modo a aumentar a dispersão da carteira global (duas carteiras) face às carteiras individuais e assim minimizar os riscos de perdas face à "descorrelação das estratégias" como reforço da descorrelação (com tendências opostas) entre ativos dentro de cada uma das carteiras individuais.
Este tipo de estratégia nunca a vi discutida em lado nenhum, mas para mim faz sentido em termos teóricos. A classe do investidor, passará pela ponderação percentual em cada uma das duas carteiras, mas para mim faz sentido dar mais peso percentual à carteira de gestão ativa, na tentativa de poder minimizar as perdas dos downsides mais previsíveis.

Abr,

file 112

Registado: 29/11/2007 1:41

por VirtuaGod » 19/1/2014 16:01

Investors Are Tuning Out the Fed's Unemployment Guidance Authors: Benn Steil, Senior Fellow and Director of International Economics, and Dinah Walker, Analyst, Geoeconomics

"Forward Guidance may be all the rage among the world's central banks, but it's not going according to script. Markets laughed off the Bank of England's Everyday Low Rates pledge in August, pushing the pound up and gilts down – the reverse of what was intended – after concluding that it said nothing, and lacked conviction to boot

[...]

Outgoing Fed Chair Ben Bernanke had in June of last year also indicated that QE3 monthly asset purchases could be expected to end when unemployment hit 7%, whereas a tapering of asset purchases is only now just starting with unemployment at 6.7%."

:arrow: P.S. - Relembro que a futura presidente da FED - Janet Yellen - é extremamente defensora de "Forward Guidance" enquanto o futuro vice-presidente da FED - Stanley Fischer - é contra.

Para quem não sabe quem é Stanley Fischer este foi presidente do banco central Israelita, economista chefe do banco mundial, mentor de Draghi e Bernanke. A sua candidatura para a posição mais alta no FMI foi rejeitada apenas por ele ter mais de 65 anos e é membro do Bilderberg Group.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 19/1/2014 3:45

Sovereign-debt markets - Following a new script by The Economist

"The advance billing for government bonds in 2014 was that they would be shunned by investors, hopeful for higher returns in equities and fearful of monetary-policy tightening as America’s central bank started to phase out its bond-purchasing programme. That may still turn out to be the case, especially if the recovery flourishes. But the first reel of the show has not conformed with those expectations. Bond markets have fared surprisingly well.

Instead of rising since the end of 2013, yields on benchmark ten-year bonds, which are inversely related to prices, have fallen in America and Europe (see chart). Yields on US Treasuries have slipped from 3.01% to 2.88%; on British gilts from 3.03% to 2.86%; and on German bunds from 1.94% to 1.83%. Yields on emerging-market sovereign debt have been spared the rise many were fearing.

Some bond markets in the once ostracised periphery of the euro area have done particularly well
. In Portugal, which needed a bail-out programme in mid-2011, yields have dropped from 6.2% at the end of 2013 to 5.3%. This steep fall was helped by a successful sale of five-year debt on January 9th, which raised €3.25 billion ($4.4 billion) in an issue that attracted total orders of over €11 billion. Two days earlier a sale of Irish ten-year bonds was also heavily oversubscribed."

[...]

Plenty could yet go wrong for bond investors this year. Market historians point to 1994, when an unexpected tightening in American monetary policy led to a disastrous surge in yields. But the Fed has put so much weight on its “forward guidance” that such a lurch seems unlikely. If inflation remains low in the developed world and the recovery does not accelerate wildly, 2014 may live up to its benign beginnings for bonds.

por Rick Lusitano » 19/1/2014 0:51

VirtuaGod Escreveu:Currency volatility central to portfolio performance by PWM

"The impact of currency movements on portfolio returns is something investors can no longer afford to ignore, especially in light of the heightened volatility in foreign exchange markets."

[...]

"Not only can currency investments generate good returns, but their low correlation with equities and bonds means they have valuable diversification benefits, says Sara Yates at JP Morgan.

However, especially in the EM space, this does not hold true, as there is indeed a very strong correlation between foreign exchange and stock and bond markets, argues Gero Jung at Mirabaud."

E o Bill Gross, que o diga, com a aposta que ele fez em obrigações moeda local (BRL) no Brasil em 2013, que ao fim cabo, para além do risco/retorno das obrigações, está a investir no Real Brasileiro, trazendo o risco de câmbio. Na passagem abaixo, editei a negrito vermelho, a importância das obrigações moeda local, a escolha do Bill, que preferia obrigações em Real Brasileiro do que as "junks bonds" e o maior "default" corporativo na América Latina de uma empresa, com o investimento da PIMCO nestas obrigações em USD, com a perda de valor nominal das obrigações, para cerca de 6%, (sendo o valor nominal das obrigações igual a 100%).

Bill Gross is souring on Brazil.

After the country’s real-denominated debt plunged 13.6 percent last year, more than the 9 percent average decline for developing nations, Pacific Investment Management Co.’s chief investment officer said Jan. 15 that Brazil was no longer a preferred market. His $237 billion Total Return Fund cut Brazilian assets to 3.27 percent in December from 4.18 percent three months earlier, its most recent investment report showed.

(...)

Gross’s comment, coming a year after he said the real was a better use of cash than buying junk bonds...

(...)

Fund Losses

Pimco’s investments in Brazil backfired last year after the nation’s local-currency bonds posted their second annual loss since 2003. The dollar-denominated notes lost 11.2 percent, the most since 1998, according to JPMorgan Chase & Co.

The real, which has strengthened 0.6 percent in January, fell 13 percent against the dollar last year, while global speculative-grade bonds climbed 6.4 percent, based on index data compiled by Bank of America Corp. Gross, the 69-year-old co-founder of Pimco, touted the real over junk bonds in a Twitter message on Jan. 16, 2013.

“Modest exposure to Brazilian local interest rates as yields rose on inflation concerns” resulted in negative or neutral returns for the Total Return Fund (PTTRX) in 2013, according to Pimco’s Dec. 31 quarterly investment report.

The fund has lost 1.57 percent in the past year, trailing 75 percent of like funds over the period.

(...)

Pimco also suffered losses on its investment in OGX Petroleo & Gas Participacoes SA bonds. The oil company, now known as Oleo & Gas, missed payments on $3.6 billion of dollar debt last year in Latin America’s biggest corporate default.

As the largest holder of the company’s dollar-denominated securities according to third-quarter filings, Pimco is helping to lead reorganization discussions with the company.

OGX’s 2018 bonds currently trade at about 6 cents on the dollar, versus 98.1 cents a year ago.

(...)

Fonte: Bloomberg - Pimco’s Brazilian Love Affair Ends Decade After Lula Bet (Jan 17, 2014 6:55 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-01-17/pimco-s-brazilian-love-affair-ends-decade-after-lula-bet.html

por FDPC » 18/1/2014 20:33

Serra Lapa Escreveu:Alguém sabe de fundos sobre acções ou obrigações irlandesas?

Outro dia me questionei porque a plataforma do bb, não dá acesso ao mercado irlandes http://www.ise.ie/ e
a oferta de produto "pure irish" em plataforma fica restrito a ativos em USD e GBP não há nenhum ativo irlandês em euros à venda.
Nem sequer um simples etf. Nem um fundo puro irlandês, há mas está atrelado ao fundos FTSE GB, mas puro não. Se realmente quisermos ter acesso a Irlanda, encontrei o B Invest que possui o stock. Mas fica a pergunta, porque não há?

Os ativos existentes são esses:

IRL:xnys
IRE:xnys
EIRL:arcx
BKIR:xlon
EQQQ:xlon
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância

Registado: 15/9/2013 23:16

por VirtuaGod » 18/1/2014 20:30

Serra Lapa Escreveu:Alguém sabe de fundos sobre acções ou obrigações irlandesas?

Obrigações irlandesas só sei que os Templeton têm 10% da dívida irlandesa LOL

Em relação a Acções tens este ETF: EIRL

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... =1-2L7N87L

por SERRA LAPA » 18/1/2014 19:34

Alguém sabe de fundos sobre acções ou obrigações irlandesas?

Registado: 17/3/2008 4:57

por VirtuaGod » 18/1/2014 3:31

Why We Buy in a Marked-Up Market by CARL RICHARDS

"When the entire stock market had a huge 50 percent-off sale in 2009, no one wanted to buy. Now that the market is marked up 200 percent, we feel that it is time to get aggressive again.

Now? More aggressive? Why weren’t people more aggressive when stocks were on sale?

[...]

Ultimately, it comes down to fear. People are worried about missing any more of the market’s gains.

[...]

When the stock market holds a once-in-a-decade sale, it’s scary. The news is scary. Your neighbors are scared, and then we get scared.

[....]

Stocks and other investments are the only things we rush to buy after they are marked up and hurry to return when they are on sale. We don’t care that we are losing money. Just take it back! We want out!

[...]

By recognizing that success is about behavior and not something else, we can start building in the corrective measures that will help us avoid mistakes in the future. We can put emotional guardrails in place to help us avoid behavior that keeps us from reaching our financial goals.

Once we accept that buying high and selling low is our natural tendency, then, and only then, can we start to fix it."

por VirtuaGod » 18/1/2014 1:40

Vanguard’s economic and investment outlook [2014]

"[...]investors reaching for yield and moving out of bonds into equities should realize that risk premia— the compensation for taking on this extra risk— is likely lower now than at any point in the past five years. As the recent performance of stocks and bonds over the 14 years through 2013 reminds us (see Figure 21 on page 27), investors who increase their allocation to riskier segments of the capital markets should realize that portfolio volatility will likely increase as a result.

We encourage investors to evaluate the trade-offs involved in a move toward risky asset classes, whether that means tilting a bond portfolio toward corporate and high-yield investments or a wholesale move from bonds into equities. Having a realistic expectation of the extra return to be gained from such a strategy and an understanding of the implications for holistic portfolio risk is crucial to maintaining the discipline needed for long-term success."

por Outlier » 18/1/2014 0:44

[quote="VirtuaGod"]Currency volatility central to portfolio performance by PWM

Este artigo postado pelo VG, com afirmações e comentários de diversos especialistas, explica muito bem o fenómeno, que ocorreu após a comunicação da Fed em maio de 2013 da intenção em reduzir o QE3, relativo à forte depreciação das moedas locais de países emergentes vulneráveis e a consequente queda brutal das ações, devido aos grandes défices de conta corrente desses países que necessitam de atrair fluxos de moeda estrangeira para financiar esses défices. Isto foi o que aconteceu no Brasil, Turquia, África do Sul, Índia e Indonésia, com a agravante do Brasil e a Índia também terem uma relativa alta inflação.

Este problema, no período de maio a setembro de 2013, provocou uma queda nas ações da ordem de 30% na Turquia e de 20% no Brasil. Eu próprio detetei na Turquia no pós maio de 2013 uma drawdown da ordem de 45% em cerca de um mês e meio.

É pena estes expertes não terem falado neste fenómeno antes de maio de 2013. No day after é sempre mais fácil explicar um qualquer fenómeno passado.

Este fenómeno foi o último grande murro no estômago que levei com um fundo de ações da Turquia, mas quando me apercebi deste fenómeno, passado duas semanas, já era tarde de mais para a queda brutal e de onda alucinante de ultra curto prazo, que nem me deu tempo de respirar: Num simples período de 15 dias, tive quedas diárias seguidas de 8% e subidas de 2-6% num dia ou outro.

Esta foi a última grande lição que recebi de um mercado irracional, cujo fenómeno não é só explicado pelo factor "local currency", mas também pela corrupção, pela manipulação do mercado devido ao massivo fluxo de saída de capitais estrangeiros por parte dos grandes investidores institucionais, que aproveitam a fraqueza local para afundarem o mercado e depois comprarem as ações a preço de saldo, e também pela ansiedade e pânico de muitos investidores.

Abr,

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 20/1/2014 17:15, num total de 1 vez.

por VirtuaGod » 17/1/2014 19:28

Currency volatility central to portfolio performance by PWM

"The impact of currency movements on portfolio returns is something investors can no longer afford to ignore, especially in light of the heightened volatility in foreign exchange markets."

[...]

"Not only can currency investments generate good returns, but their low correlation with equities and bonds means they have valuable diversification benefits, says Sara Yates at JP Morgan.

However, especially in the EM space, this does not hold true, as there is indeed a very strong correlation between foreign exchange and stock and bond markets, argues Gero Jung at Mirabaud."

por Midas » 16/1/2014 3:22

VirtuaGod Escreveu:GLOBAL ECONOMIC PROSPECTS | JANUARY 2014 - Coping with policy normalization in high-income countries by World Bank

P.S. - É a ler estas "porcarias" que eu perco o meu tempo "livre" file 112 :( Depois não há pachorra para mais nada :shock:

Se fossemos ex-políticos (não existem ex-políticos, é como o Pai Natal, mas faz-se de conta que existem) íamos para Goldman Sachs e tínhamos "escravos" que liam essas coisas por nós. :twisted:
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 16/1/2014 1:05

GLOBAL ECONOMIC PROSPECTS | JANUARY 2014 - Coping with policy normalization in high-income countries by World Bank

P.S. - É a ler estas "porcarias" que eu perco o meu tempo "livre" file 112 :( Depois não há pachorra para mais nada :shock:

por Outlier » 16/1/2014 0:50

Boas,

VG: Obrigado pela resposta.

Abr,

file 112

por VirtuaGod » 16/1/2014 0:49

Rick Lusitano Escreveu:Tenho o mesmo problema que tu:
Uso os sites:
Morningstar Espanha :arrow: Não tem fundos não comercializados em Espanha, incluindo os PT, não tem os Eurizon
Morningstar Italia :arrow: Não tem fundos não comercializados em Itália, incluindo os PT, não tem o Pioneer US Fundamental
Trustnet UK :arrow: Não tem fundos domiciliados fora do Reino Unido (RU), apenas tem os GB, consegue-se ver alguns fundos ex-RU
Trustnet Offshore :arrow: Não tem fundos domiciliados do Reino Unido (RU), e os PT e alguns de outros países, mas até agora, os fundos falados neste tópico e do Fundos á la carte, tem aparecido lá, tirando os PT.
FT/Morningstar :arrow: Não tem o ES Liquidez, e não tem o Threadneedle American Smaller Companies Acc (enganei a Morningstar :mrgreen: , coloquei a versão deste fundo mas em INC, como a Morningstar reinveste os dividendos, há pouca diferença, umas 0.01-0.03%). As fichas dos activos são convertidas para a GBP, como as duas Trustnet, a UK e a Offshore.
Unience :arrow: Tem todos os fundos, PT; GB; IE; LU. Aqui fiz o mesmo com o Threadneedle American Smaller Companies Acc, mas a diferença poderá ser ligeiramente maior, mas é melhor do que não ter o fundo em carteira. Muitos fundos, não dão para adicionar directamente na carteira, tem de se pedir para ser activados, tirando o Threadneedle que falei, todos os fundos que não estavam activos, até ao momento, foram todos activados. (Já nos adiantei muito trabalho, a pedir as activações de alguns fundos, não pedi de todos, para não ser chato, vou pedindo conforme, vou os subscrevendo)
TeleTrader :arrow: Não tem os PT, e alguns fundos, pode-se na mesma colocar-los mas manualmente, e temos que ser nós, a colocar a cotação dos fundos, que o Teletrader não tem. Tem 1 problema de arredondamentos. É site para gerir carteiras, um bocado fraco, na minha opinião, não se diferencia da restantes alternativas.
Bloomberg :arrow: Tem todos os fundos, tem a vantagem de se poder colocar mais tipos de produtos financeiros. Mas só serve para ver cotações e retornos, não tem ferramentas de analise, como os outros sites têm. Por vezes tem um bug, nas apresentações do retorno diário. É o único que dá para ver se os activos, estão em máximos de 52 semanas, ou minimos ou noutra evolução.
MSN Money/Morningstar USA :arrow: Tem as fichas de fundos PT, tem top 25 de activos em carteira de cada fundo em vez do top 10 dos outros sites. Ainda não explorei a opção de carteira.

Eu optei pela simplicidade e rapidez, uso a app da Bloomberg, que não tem os bugs da versão do site. Só serve para ver as cotações, retornos diários e acumulados dos fundos e outros activos, não tem ferramentas que os outros sites têm. Nos sites, na simplicidade e rapidez, uso a Morningstar Espanha e a Italia, mas falta fundos numa e noutra, dá para ter uma ideia, são sites rápidos e limpos. O ideal seria a Morningstar Portugal, porque teria todos os fundos comercializados em Portugal, mas a Morningstar Portugal, não tem a opção de se ter carteiras, é das poucas Morningstar que não tem, também não tem ETFs, acções, etc.

Por vezes, uso a Unience, até porque, participo nos fóruns de lá. Mas o site é pesado.

Tenho que explorar melhor as opções de gestão de carteiras no FT/Morningstar UK e MSN Money/Morningstar USA.

Uso as várias Morningstar e as 2 Trustnet para analisar os fundos, antes de subscrever ou não.

Bom post Rick. Vou pôr na primeira página como resposta a "O que usam para acompanhar os fundos?"

EDIT: Já lá está numa nova secção de "Perguntas e respostas". Estou a tentar implementar pequenas alterações assim que tenho as ideias para combater a minha habitual procrastinação :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Editado pela última vez por VirtuaGod em 16/1/2014 0:54, num total de 1 vez.

por VirtuaGod » 16/1/2014 0:46

file 112 Escreveu:Boas,

VG,

Vou-te pedir um favor que é avisar-nos quando sair a 5ª edição deste livro: "Stocks for the Long Run: The Definitive Guide to Financial Market Returns & Long Term Investment Strategies" de Jeremy J. Siegel, pois este professor é um espetáculo e o seu livro de edições anteriores é para mim a grande bíblia de fundos acionistas. Não é por acaso que tu colocas este livro como o 1º da listagem de livros da 1ª página, mas permite-me uma pequena critica construtiva: Se eu fosse um especialista destas matérias como tu és, teria dado o devido destaque a este livro, pois só um experte que leu aqueles livros da listagem é que está em condições de estabelecer prioridades de leitura para os não especialistas, e assim poderem decidir se o compram ou não, com base numa opinião avalisada. Apesar disso, deixo aqui o meu muito obrigado pela partilha dos teus conhecimentos e das referências bibliográficas e de papers que colocas no tópico.

Este livro juntamente com o artigo recente da BlackRock que tu postaste e o link que o forista Varendia postou sobre os diferentes parâmetros estatísticos de análise de fundos de investimento, são para mim, em termos práticos, o TOP 3 dos documentos postados no teu tópico.

Abr,

file 112

Vai sair a 1 de Fevereiro :mrgreen:

P.S. Infelizmente não li nem metade daquilo que está na primeira página ainda :-$ Não há tempo para tudo infelizmente :( Com trabalho e tempo limitado acabo por direccionar o tempo disponível para leitura de coisas mais técnicas e direccionadas para o que estou em determinada altura a fazer. ´

Depois disso não há muita pachorra para ler alguns livros que são intermédios entre a diversão e os técnicos e acabo por ler coisas como o Market Wizards ou o After the Music Stopped (que quero ler a seguir) que se lêm quase como histórias/romances :wink:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, CORTIÇA, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33, Shimazaki_2 e 119 visitantes