Caldeirão da Bolsa

Pedro Passos Coelho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por e-finance » 9/10/2010 16:14

Bin Laden,
estás desde já convidado a despenhar um avião não pilotado sobre o parlamento no dia da votação do orçamento. :twisted:
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por sargotrons » 9/10/2010 15:44

Estao os dois no bluff, o problema e' que quem paga para ver sao os Portugueses! :evil:
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por BYPASS » 9/10/2010 14:01

sábado, 9 de Outubro de 2010 | 13:13

PSD chumbará OE e Sócrates demite-se, diz jornal

No dia 29 de Outubro, uma sexta-feira, o PSD chumbará o Orçamento do Estado (OE) e o primeiro-ministro irá a Belém pedir a demissão do cargo, afirma o jornal i na edição deste sábado.
Com o desfecho anunciado pelo rotativo, Sócrates vai passar para o Presidente da República a resolução do imbróglio, uma vez que, à luz da Constituição, a realização de novas eleições só será possível depois da posse do novo Presidente, na melhor das hipóteses em Maio, restando a Cavaco Silva a possibilidade de encontrar um novo executivo por via parlamentar.

Segundo o jornal, José Sócrates vai sugerir que não seja o PS a formar o novo Governo, mas sim o PSD, desenvolve o artigo, explicando que o caminho está aberto para um sucedâneo de «Governo de iniciativa presidencial» - figura que já não existe na Constituição -, que possa contar com o apoio maioritário do Parlamento. No horizonte político poderá estar um remake do Governo dos 100 dias de Maria de Lurdes Pintassilgo, que serviu para gerir o país à espera das eleições seguintes, recorda o diário.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=472750

Registado: 6/11/2008 13:21

por Fingerspitzengefuhl » 9/10/2010 11:19

A estratégia do "chumbo" do Orçamento do Estado (OE) de 2011 ganha peso na direcção do PSD. E a margem negocial com o Governo é cada vez mais residual, na descrição feita ao PÚBLICO por uma fonte social-democrata. Ou seja, um Orçamento com aumento de impostos, como o executivo já admitiu, tem "chumbo" garantido da parte de Pedro Passos Coelho e do grupo parlamentar social-democrata - obrigada a disciplina de voto. A não ser que o executivo e José Sócrates recuem e aceitem negociar. E a estratégia passa também por aí: responsabilizar o Governo pelo desfecho do dossier do Orçamento.

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/psd ... ca_1460190

Registado: 9/2/2010 6:36

por Fingerspitzengefuhl » 9/10/2010 11:18

apagar sff
Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 9/10/2010 11:20, num total de 1 vez.

por Automech » 9/10/2010 11:13

Fingerspitzengefuhl Escreveu:Eu não sou a favor do fecho dos museus, o que eu falei foi do dinheiro que é dado a cineastas, cantores, actores, etc, esses não são funcionários públicos.

Sim, essa é a parte que eu também critico e dei precisamente o exemplo do Manuel de Oliveira. Mas, embora não deva ser negligenciado (porque um euro é um euro), em termos de impacto infelizmente é reduzido.

Fingerspitzengefuhl Escreveu:As privatizações significam uma receita imediata com a venda do património e uma poupança futura com o fim da despesa certa que estas empresas acarretam para o estado.

É um engano Finger. A RTP por exemplo tem um passivo (chamemos-lhe dividas) de 800 milhoes(!), o qual tem juros associados.

Para pagar esse serviço da dívida tem de gerar lucros operacionais (que até tem tido nos últimos 5 anos).

A questão é que esse lucro operacional muitas vezes não chega para o serviço da dívida ou, se chega, não permite amortizar (ou muito pouco) o passivo.

Temos portanto um elefante que não interessa a ninguém, a não ser que o estado assuma parcialmente a divida.

Ora, para fazer isso é preferível ficar com o elefante e tentar que este vá aumentando os lucros operacionais pela via de uma melhor gestão, para que vá pagando os juros e reduzindo a dívida (o que se tem conseguido nos últimos anos)

Eu diria que estamos a chegar quase ao ponto de equilíbrio entre resultados operacionais / financeiros (o que pode despertar interesse para uma privatização), mas em face das melhorias dos últimos 5 anos eu até penso que é um erro privatizar a RTP mesmo que aparecesse um interessado.

Fingerspitzengefuhl Escreveu:Mas a linha
Pensa em todos os bens da TAP e RTP: Edifícios, aviões, equipamento, é muito dinheiro e muita despesa todos os anos, logo, não podes pensar apenas na receita imediata, tens de ter em conta a poupança nos próximos anos...

Os capitais próprios da RTP por exemplo saõ negativos o que significa que os activos não chegam para pagar o passivo. O passivo são 800 milhões de euros.

Fingerspitzengefuhl Escreveu:Quanto à constituição não permitir o despedimento de funcionários públicos, talvez se devesse dar um jeito nisso porque o trabalho é uma relação voluntária entre duas partes e nem o trabalhador deve estar acorrentado ao patrão nem vice-versa.

Tem de haver um acordo PSD / PS porque exige 2/3 da AR para aprovar mexidas na constituição. Eu acho que é necessário ma interrogo-me se alguma vez alguém terá a coragem de mexer nisto...

Por isso é que a redução dos FP provavelmente tem de ser feita com aquelas medidas tipo entra 1 por cada 2 ou 3 reformados e vai levar uma geração para reduzir o peso do estado.

Registado: 4/6/2010 12:12

Pedro Passos Coelho???

por A330-300 » 9/10/2010 11:03

Outro fantoche que anda aí.
Tá aí a fazer mistério para aprovar o orçamento , mas ou vai votar ou abster-se , mas vai viabiliza-lo sim.
Por duas razões:
1.Porque não tem coragem para chumbar o orçamento e ficar ele como o mau da história e possivelmente perder as eleições para o tacho que tanto almeja.

2.Se o FMI entrar aqui ele vai ser um fantoche nas mãos do FMI , porque quem vai administrar mesmo é o FMI.

Ele também se diz muito preocupado com o orçamento , mas não fala nas despesas dos políticos,os carrinhos topo de gama , nas reformas depois de 8 anos a CFN, acúmulo de reformas , salários de gestores de topo, etc porque também ele quer a mama toda quando estiver no poder e depois de descer do poleiro.

Estamos entregues aos bichos!!!!Só este povinho mesmo é acredita nessas histórias para boi manso dormir
A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Fingerspitzengefuhl » 9/10/2010 10:53

Eu não sou a favor do fecho dos museus, o que eu falei foi do dinheiro que é dado a cineastas, cantores, actores, etc, esses não são funcionários públicos.

As privatizações significam uma receita imediata com a venda do património e uma poupança futura com o fim da despesa certa que estas empresas acarretam para o estado.

Pensa em todos os bens da TAP e RTP: Edifícios, aviões, equipamento, é muito dinheiro e muita despesa todos os anos, logo, não podes pensar apenas na receita imediata, tens de ter em conta a poupança nos próximos anos...

Quanto à constituição não permitir o despedimento de funcionários públicos, talvez se devesse dar um jeito nisso porque o trabalho é uma relação voluntária entre duas partes e nem o trabalhador deve estar acorrentado ao patrão nem vice-versa.

Já reparei que estás constantemente a desafiar para o cálculo total da poupança que estas medidas permitiriam, óbviamente que não sei se seria o suficiente, mas certamente que permitiriam reduzir a dimensão de um eventual aumento de impostos. :wink:

por Automech » 9/10/2010 10:49

Fingerspitzengefuhl Escreveu:
*Cortar em grande parte as despesas do ministério da cultura, que anualmente oferece milhões e milhões para cinema e peças de teatro e para toda a espécie de artistas...

Finger, para o caso de quereres acompanhar, a questão do orçamento da cultura foi longamente discutido aqui
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=150

Parece haver margem para melhorar a aplicação dos dinheiros e eventualmente um ou outro corte, mas no geral a cultura é insignificante em termos de orçamento global.

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 9/10/2010 10:34

Podemos começar por escutar o Dr Marques Mendes

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/mar ... 459975?p=2

Isso é tudo muito bonito, mas o facto de extinguires os institutos não faz com que deixes de ter que pagar os ordenados das pessoas que trabalham lá, já que não os podes despedir (a constituição impede que se despeça funcionários públicos). Já agora quanto é que se poupa com essa medida?

*Privatizar a TAP, RDP e RTP.

Sim, também estou de acordo, mas para privatizar é preciso alguém que queira comprar, como se viu com o BPN bem recentemente, não basta querer privatizar se não aparecer ninguém que queira comprar, certo? Além disso explica quem pode estar interessado em comprar empresas com dívidas monstruosas? Tu compravas? E quanto vale cada uma, tens alguma ideia?

Fingerspitzengefuhl Escreveu:*Cortar em grande parte as despesas do ministério da cultura, que anualmente oferece milhões e milhões para cinema e peças de teatro e para toda a espécie de artistas...

Isso é mais uma falácia, em que só acredita quem tem preguiça em usar o cérebro, se por hipótese extinguisses o MC, e pudesses despedir todos funcionários sem indemnização (tu aceitavas ser despedido sem indemnização?...), poupavas +/- 178 milhões de € e fechavas tudo o que era museus e monumentos. Concordas?

Precisas de +/- 5,1 mil milhoes de €, ou seja fica a faltar cerca de 97%, onde vais buscar o resto? Sou todo olhos...... :roll: :roll:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Fingerspitzengefuhl » 9/10/2010 9:54

mais_um Escreveu:
Há MUITO por onde cortar na despesa antes de aumentar os impostos...

Excelente! Ainda bem que há, como já expliquei não tenho prazer nenhum em pagar mais impostos (e presumo que ninguém tenha).

Gostava que concretizasses os cortes e quanto é que se poupa. O País agradece.

Ou será que és mais um (não, não sou eu! :lol: ) a mandar bitates para o ar?

Podemos começar por escutar o Dr Marques Mendes

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/mar ... 459975?p=2

E depois....

*Privatizar a TAP, RDP e RTP.

*Cortar em grande parte as despesas do ministério da cultura, que anualmente oferece milhões e milhões para cinema e peças de teatro e para toda a espécie de artistas...

*Acabar com os ajustes directos e voltar aos concursos públicos.

por mais_um » 9/10/2010 9:45

Excelente! Ainda bem que há, como já expliquei não tenho prazer nenhum em pagar mais impostos (e presumo que ninguém tenha).

Gostava que concretizasses os cortes e quanto é que se poupa. O País agradece.

Ou será que és mais um (não, não sou eu! :lol: ) a mandar bitates para o ar?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Fingerspitzengefuhl » 9/10/2010 9:44

Eu acho bastante caricato tentarem colar o rótulo de neoliberal assim que aparece alguém com coragem para bater o pé ao PS.

Parece que o PPC vai mostrar que não compactua nem aprova as políticas incompetentes do PS, ainda para mais agora que já o afirmou... Seria um sinal de fraqueza voltar a traz.

O PSD (e o país...) andava a precisar de uma lufada de ar fresco porque a imagem que tenho dos últimos anos, nomeadamente da Dra MFL e do Cavaco, foi a de 2 políticos em fase de pré-reforma, com muito medo de se afirmarem como alternativa ao PS, com muito medo de estragarem a fabulosa gestão das suas carreiras profissionais e muito coladinhos ao politicamente correcto.
Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 9/10/2010 9:50, num total de 1 vez.

por Deep Puple » 9/10/2010 8:57

caracinha Escreveu:bem a ideia que tenho e que o passos coelho nao chega aos calcanhares de um cavaco ,nem quer dar cavaco a nenhuma ideia , pois pensa que conquista votos com este tipo de oposiçao eu sendo psd nao compreendo como nao se ouve instituiçoes como FMI ,e OCDE,pensando no lugar apenas de PM ,esta situaçao esta cada vez mais mais a degradar portugal .

Fui colega do Passos Coelho na JSD. Conheci-o pessoalmente e a ideia que tenho dele é que é um ultra liberal.
Na altura da JSD, ele com o Macedo e o outro Coelho não tinham puder em utilizar tudo o que estava ao seu alcance para atingir os seus fins.

Como Social democrata espero sinceramente que o Passos Coelho não chegue a 1º ministro.Nunca trabalhou na vida, foi para os EUA a coberto do ângelo Correia, têm posições financeiras com posições a abrir curtas.

Sinceramente, não quero ver a bolsa abrir se o OE for chumbado,

Registado: 10/1/2010 14:26

por caracinha » 9/10/2010 8:50

bem a ideia que tenho e que o passos coelho nao chega aos calcanhares de um cavaco ,nem quer dar cavaco a nenhuma ideia , pois pensa que conquista votos com este tipo de oposiçao eu sendo psd nao compreendo como nao se ouve instituiçoes como FMI ,e OCDE,pensando no lugar apenas de PM ,esta situaçao esta cada vez mais mais a degradar portugal .

Registado: 23/6/2009 21:43

por Deep Puple » 9/10/2010 8:30

Mais uma data a fixar para a história da política nacional: no dia 29 de Outubro, uma sexta-feira, o PSD chumbará o Orçamento do Estado e o primeiro-ministro irá a Belém pedir a demissão do cargo e passar para o Presidente da República a resolução do imbróglio - como, segundo a Constituição, a realização de novas eleições só será possível depois da posse do novo Presidente, na melhor das hipóteses em Maio, resta a Cavaco Silva a possibilidade de encontrar um novo executivo por via parlamentar.

José Sócrates vai sugerir que não seja o PS a formar o novo governo, mas sim o PSD. O caminho está aberto para um sucedâneo de "governo de iniciativa presidencial" - figura que já não existe na Constituição -, que possa contar com o apoio maioritário do parlamento. No horizonte político poderá estar um remake do governo dos 100 dias de Maria de Lurdes Pintassilgo, que serviu para gerir o país à espera das eleições seguintes.

As pressões sobre o líder do PSD para viabilizar o Orçamento através da abstenção são gigantescas, mas Pedro Passos Coelho está impassível - e ferozmente determinado a não recuar no compromisso que já assumiu publicamente. Chumbará um Orçamento com aumento de impostos, ainda que o próprio Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, afirme que com o chumbo "a situação de muito má se torna péssima e as consequências serão sentidas de imediato". A proposta avançada pelo PSD, de aceitar o aumento do IVA para 23% se o governo reduzisse a taxa social única, foi recusada. O ministro das Finanças diz que seria uma medida "em que se dava com uma mão e tirava com outra" e que "não ajuda a reduzir o défice" ao não contribuir para aumentar a receita do Estado. Teixeira dos Santos reforçou: "Se nós propusemos aumentar o IVA é porque precisamos da receita. Não aumentámos para pôr o PSD maldisposto."

http://www.ionline.pt/conteudo/82413-so ... 29-outubro

Pelo que conheço do Passos Coelho ele é homem para inviabilizar o orçamento e lançar Portugal para a bancarrota.
Passos Coelho não quer saber do País para nada, a ambição dele é bem superior aos interesses da Nação.

Delfim de Ângelo Correia, Passos Coelhos é o baluarte do neo liberalismo norte americano.

Registado: 10/1/2010 14:26

por Fingerspitzengefuhl » 9/10/2010 7:09

Mais uma data a fixar para a história da política nacional: no dia 29 de Outubro, uma sexta-feira, o PSD chumbará o Orçamento do Estado e o primeiro-ministro irá a Belém pedir a demissão do cargo e passar para o Presidente da República a resolução do imbróglio - como, segundo a Constituição, a realização de novas eleições só será possível depois da posse do novo Presidente, na melhor das hipóteses em Maio, resta a Cavaco Silva a possibilidade de encontrar um novo executivo por via parlamentar.

José Sócrates vai sugerir que não seja o PS a formar o novo governo, mas sim o PSD. O caminho está aberto para um sucedâneo de "governo de iniciativa presidencial" - figura que já não existe na Constituição -, que possa contar com o apoio maioritário do parlamento. No horizonte político poderá estar um remake do governo dos 100 dias de Maria de Lurdes Pintassilgo, que serviu para gerir o país à espera das eleições seguintes.

As pressões sobre o líder do PSD para viabilizar o Orçamento através da abstenção são gigantescas, mas Pedro Passos Coelho está impassível - e ferozmente determinado a não recuar no compromisso que já assumiu publicamente. Chumbará um Orçamento com aumento de impostos, ainda que o próprio Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, afirme que com o chumbo "a situação de muito má se torna péssima e as consequências serão sentidas de imediato". A proposta avançada pelo PSD, de aceitar o aumento do IVA para 23% se o governo reduzisse a taxa social única, foi recusada. O ministro das Finanças diz que seria uma medida "em que se dava com uma mão e tirava com outra" e que "não ajuda a reduzir o défice" ao não contribuir para aumentar a receita do Estado. Teixeira dos Santos reforçou: "Se nós propusemos aumentar o IVA é porque precisamos da receita. Não aumentámos para pôr o PSD maldisposto."

http://www.ionline.pt/conteudo/82413-so ... 29-outubro

por mais_um » 8/10/2010 23:10

Não tenho nenhum prazer em pagar mais impostos, por isso se o PPC tem uma solução para o defice sem aumentar impostos eu estou ao lado dele.

Mas infelizmente parece-me que ele não tem solução, se tivesse não precisava de lançar o site cortardespesas.

Receio que o PSD tenha resvalado para os interesses partidários em vez de pensar nos portugueses e em Portugal. Espero estar enganado. :roll: :roll:

por fatimafaria » 8/10/2010 18:54

ferradura Escreveu:Não sei porquÊ, mas a minha intuição faz-me não gostar deste homem.

Nem sou muito de politicas, embora tenha tendências mais de direita, mas confesso que acho este homem um pouco estranho.

Existe nele algo que assusta-me um pouco.

Não sei bem o quê.

Não se trata de confiança, mas também não sei bem o quê...

Enfim...
E tens razão. Para já está a demonstrar que é um enormissimo egoista e egocentrico.

Registado: 2/5/2010 8:58

por carf2007 » 8/10/2010 18:23

"Antena 1 está a noticiar que a decisão no PSD está tomada. O partido irá chumbar o Orçamento do Estado, se este contiver aumento de impostos, e irá impor disciplina de voto aos deputados nesta decisão."
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por ferradura » 5/10/2010 22:42

Não sei porquÊ, mas a minha intuição faz-me não gostar deste homem.

Nem sou muito de politicas, embora tenha tendências mais de direita, mas confesso que acho este homem um pouco estranho.

Existe nele algo que assusta-me um pouco.

Não sei bem o quê.

Não se trata de confiança, mas também não sei bem o quê...

Enfim...

Registado: 5/4/2010 21:14

por mais_um » 5/10/2010 22:25

tiopatinhas Escreveu:Mas... não posso deixar de comentar a ausência hoje na comemoração do centenário da república do PPC e PP. :

Vai na volta são monarquicos... :lol: :lol: :lol:

por mais_um » 5/10/2010 22:23

Elias Escreveu:O facto de ser partido de poder não significa que seja o único com poder para aprovar o orçamento.

Eu não escrevi isso, estamos a falar de responsabildiades e não de poder aprovar ou não. Individualmente só 2 partidos tem essa opção, o PSD e o CDS.

por MarcoAntonio » 5/10/2010 22:21

Paulo Moreira Escreveu:Alguém sabe quanto poupa o estado ao cortar nos salários dos funcionários públicos?

Perto de mil milhões de euros por ano (uns ~900 milhões).

(nota: sector empresarial do estado incluído)
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 5/10/2010 22:23, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tiopatinhas » 5/10/2010 22:19

Nessa situação penso eu teríamos:
1- Sócrates aceita governar embora em situação de mera gestão
2- Governo de iniciativa presidencial

Mas... não posso deixar de comentar a ausência hoje na comemoração do centenário da república do PPC e PP. Não ficaram bem na fotografia e não mostraram sentido de estadistas. Se PPC deseja fugir a questões só tem a dizer que não responde. Ou será que lhe dá nausea encarar o inimigo público :?:
Também estou de acordo que a aprovação do OE não pode passar única e exclusivamente para a responsabilidade do PSD. A Assembléia da República é constituída por mais forças partidárias...também acho :lol:

Registado: 17/3/2005 14:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Carlos73, Carrancho_, Google Adsense [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 380 visitantes