Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano » 22/1/2014 1:13

file 112 Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
(...)

Este mundo das finanças acaba por ser uma válvula de escape, para a rotina. É terapêutico e um hobby. Há pessoas que vão descomprimir para os jogos de futebol. Eu acabo por ver este "jogo".
Ando é ás voltas, a tentar uma forma de rentabilizar este meu fetiche. :twisted:
(para além dos ganhos/perdas nos mercados)

@Rick: Uma das formas de rentabilizar o teu fetiche seria o Jornal de Negócios dar a ti, ao VG, ao LTCM (Long-Term Capital Management) e a outros criadores de tópicos com grande atividade, uma determinada permilagem do valor de publicidade do Caldeirão. Eu pessoalmente acho mais que justo, pois quem pega na farinha e água, amassa e deixa levedar, aquece o forno, mete e tira o pão já cozido pronto a comer, não acham que deveria receber parte do lucro de venda desse pão? Eu voto já nessa proposta, porque aqui, sim, o meu voto seria útil para os meus amigos do Caldeirão.
Olha a caldeirada que eu fui agora arranjar!!!

Abr,

file 112

Só mesmo tu, com o teu pensamento alternativo, para te lembrares dessa ideia. :lol:

Eu estou mais numa onda de trabalhar na área de aconselhamento financeiro, talvez para investidores de retalho.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Outlier » 22/1/2014 1:11

Rick Lusitano Escreveu:Off-topic: Estou com bloqueio criativo. :wall:
Falta-me a palavra certa, não queria me contentar com outra de menor valor. :oh:

@Rick: Estás bloqueado porque deves estar a pensar na minha proposta humorística que apresentei publicamente ao Jornal de Negócios para rentabilizar os teus insights sobre fundos de investimento.
Anda uma pessoa aqui a pensar sobre a melhor maneira de financiar um amigo (com o dinheiro de outro amigo) e o nosso amigo nem sequer reage!

Abr,

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 22/1/2014 1:22, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 1:41

por VirtuaGod » 22/1/2014 1:08

VIXIUM Escreveu:VG
Foste jantar e já vieste? Jantar rápido. Pois eu tinha-te oferecido um mais faustoso...e mesmo assim não o quiseste! \:D/

Não sejas assim. :oops: Nesse fim de semana não pude, mas temos de marcar com brevidade :wink:

Sobre o "fun factor" faz-me lembrar um trader de longo prazo conhecido. Ele usava tudo automatizado e não falhava. Mas dizia que guardava uma pequena percentagem da carteira (quiça 5%) para fazer trading discricionário nem que "fosse para me lembrar de quanto eu aos algoritmos eram traders superiores a mim" dizia ele :wink:

Pessoalmente acho que esses 5% podem servir como escape na panela de pressão e até ajudar a ser mais "certinho" nos outros 95% :D

P.S. A mariscada não foi o ano passado mas há-de ser no futuro num ano de 2 dígitos de rentabilidade :mrgreen: Tenho pena é o timming da maioria dos intervenientes no tópico ter sido investimentos em 2013, não apanhando o boom de 2012 (não foi difícil ter retorno de 2 dígitos esse ano)!! Mas em 2012 houve também houve grandes oportunidades no mercado nacional como as OPS da PT EDP etc etc.

EDIT: Nunca me tinham acusado de ser demasiado racional mas não é algo que desgoste :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (acho que mesmo no dia a dia sou um bocadinho assim :-k )
Editado pela última vez por VirtuaGod em 22/1/2014 1:14, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por visitanteO1 » 22/1/2014 0:48

VirtuaGod Escreveu:@Rick. Quando falavas em ter alguém para ler as cenas por ti (mais acima) no meu caso era mesmo contratar um gajo como o visitante01 para me tratar dos exceis e papeladas e essas cenas. Quando fôr rico LOL!

para bem da comunidade ( :-" ) o que precisam ? :-k

Registado: 21/10/2013 21:14

por VIXIUM » 22/1/2014 0:45

VG
Foste jantar e já vieste? Jantar rápido. Pois eu tinha-te oferecido um mais faustoso...e mesmo assim não o quiseste! \:D/
Bom, respondendo como se responde de forma simples: tu tens razão mas os homens não são apenas feitos de razão. São também feitos de emoção. Sabes tu que convivo com gajos que se alavancam numa ação e perdem ou ganham que nem malucos. Mas quando ganham...não os invejo que é coisa feia. Mas vejo-os na grande mariscada....ah que mariscadas. Ainda hoje soube de uma! Já fiz muitas loucuras e sei o que perdi e o que ganhei. That's not the point. Há também o "fun" da coisa. Comportamento? Pois sim. Eu sei tudo isso. E tudo isso é dos livros. Mas olha que eu sou tão humano quanto os humanos, tão cego quanto os cegos, faço tantos erros quantos os que erram muito, perco quando não devo perder, e por aí fora. Mas há uma coisa que eu sou e gosto de ser: humano. E os humanos são isto. Contradições, variações, ambições,...,e de facto olhar para a galinha da vizinha às vezes não ajuda. Mas sabes o que mais nervoso me põe? A espera...lembras-te certamente de quando fiz a primeira carteira. Quanto tempo passou? O meu porfolio continua a negativo e é essa a minha história deste último ano. Antes "arrancava" o braço e pronto. Trading. Doía na altura mas depois esquecia. Não quer dizer que vá fazer isto ou aquilo. Que esteja certo ou errado. Às vezes tenho que fazer porque...me dá gozo fazer. Sei que é irracional. Mas quem o não é? Sei que é uma forma de perder. Mas e não perdi o ano inteiro? Sei que não devo. Mas posso, certo? Vá lá, VG, não sejas tão rcional. Ou por outra, deixa-me ser irracional um bocadinho. Deixa-me desabafar que no fim, contas feitas e decisões tomadas, eu continuo a ter disciplina e a pensar como tu. Mas os foruns, sem ataques pessoais e coisas quejandas que não fazem o meu género, servem também para gritar "bolas, como é que não estou a ganhar dinheiro quando toda a gente está?". Mas eu não preciso disso agora, de facto. Eu preciso de 7%-10% por cento ao ano, em média, durante 10 anitos. Só! E posso não viver até lá. Uma coisa te digo. Para quem estava nisto a 2-3 anos já alarguei consideravelmente o prazo. E muito se deve e ti. Agora...eu preciso mesmo dessa rendibilidade porque não tenho reforma - pelo andar da carruagem nem pão e água - e já estou nos 50 meu caro. Se chegar até lá, à reforma, não quero ser rico mas ao menos ser remediado.
Abraço e obrigado.
Fica bem.
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por Rick Lusitano » 22/1/2014 0:41

Off-topic: Estou com bloqueio criativo. :wall:
Falta-me a palavra certa, não queria me contentar com outra de menor valor. :oh:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por VirtuaGod » 22/1/2014 0:37

As minhas opiniões são sempre muito semelhantes a este senhor: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... anter.html

Nem sei se é por ele ser CFA ou se é por sermos ambos baixinhos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 22/1/2014 0:35

Relembro que saiu o IMF's World Economic Outlook (WEO) Update January 2014

:arrow: http://www.imf.org/external/pubs/ft/weo ... f/0114.pdf

por VirtuaGod » 22/1/2014 0:30

Em relação à pressão social de que falei acima:

:arrow: Behavioral Finance in Asset Management - A Primer

Como o PDF é protegido (não dá para fazer copy/paste) deixo em anexo uma versão com os meus "highlights". A parte da pressão social é Herding e está quase no final!!

@Rick. Quando falavas em ter alguém para ler as cenas por ti (mais acima) no meu caso era mesmo contratar um gajo como o visitante01 para me tratar dos exceis e papeladas e essas cenas. Quando fôr rico LOL!
Anexos
IWM13NovDec_BehavioralFinanceAssetMgmt.pdf
(841.48 KiB) Transferido 330 Vezes

por Outlier » 22/1/2014 0:30

Boas,

VG,
Grande artigo!
Destaco este parágrafo, que concordo a 100% e é a chave deste jogo: "If there is a single line of demarcation between consistently successful investors and everyone else, it seems to be captured by a simple idea well known on Wall Street, but not on Main Street: Bad investors think of ways to make money. Good investors think of ways to not lose money."

Abr,

file 112

por Rick Lusitano » 22/1/2014 0:14

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:P.S.: Não me digas que a tua prenda é igual á minha?

Até me dava uma coisinha má com o trabalho que tive para fazer o meu excel (ainda em beta) :shock: :shock: :shock: :shock:

:shock:
Ufa, o meu Excel é só para apontamentos auxiliares, para explicar o meu raciocínio. Não é a ferramenta principal. :wink:
Falavas com o nosso mestre de Excel, o visitante01, que ele fazia isso, enquanto ias beber 1 cafezinho. :lol:

por VirtuaGod » 22/1/2014 0:12

Rick Lusitano Escreveu:P.S.: Não me digas que a tua prenda é igual á minha?

Até me dava uma coisinha má com o trabalho que tive para fazer o meu excel (ainda em beta) :shock: :shock: :shock: :shock:

por VirtuaGod » 22/1/2014 0:10

Food for thought

:arrow: The Good Investor Rule: Focus on How Not to Lose Money

"DALBAR, a financial services market research firm, recently released the results of their annual Quantitative Analysis of Investor Behavior study. It shows that individual investors have, for much of the past 20 years, significantly trailed market benchmarks, including the S&P 500 index. In 2011, when the S&P 500 had a total return of about 2%, the average equity mutual fund investor lost 5.73%. In 2010, when the S&P 500 rose 9.14%, the average equity investor experienced an annual return of 3.83%. Sometimes, investors have trailed the benchmark by as much as 10%."

The study shows individual investors regularly buy high, sell low, and learn little from their experiences.

This suggests that individual investors think of themselves as long-term investors, but they actually act like very bad traders

Few people seem aware of the incongruity between their thoughts and actions. Instead, they greed in and panic out of investments.

If you were robbed, or your house caught fire, you would change your behavior. You would get street smart very fast. You would think about risk in meaningful ways. Yet financial calamities often ensnare investors, and they never seem to really evolve their behavior or thinking.

If there is a single line of demarcation between consistently successful investors and everyone else, it seems to be captured by a simple idea well known on Wall Street, but not on Main Street: Bad investors think of ways to make money. Good investors think of ways to not lose money.

Because so many individual investors enter the stock market intent on making money, they often seem perpetually off balance and they have a hard-time recovering from their mistakes or learning from their experiences. If they lose money, or buy a stock that goes down, they desperately try to make their money back. At a certain point, the risk of not making money exceeds the risk of losing money.

When their hot stocks decline, those investors panic and sell because they had no real conviction in the first place. They just wanted to make money.

If you remember that you are an investor, do not fret over every single tick up or down in your stock’s price. Keep calm, carry on and let time work for you, not against you.

Actively seek contrary opinions to disprove your investment thesis.

If you only seek information that proves your point, your analysis is not rigorous.

You will not always win. You will not always know everything. Don’t let a mistake go to waste. Study the mistake to find out why you erred, and use the findings to strengthen your investment process so you don’t make the same mistake again.

Now, dense textbooks and financial models detail stock analysis. It is serious stuff. The Chartered Financial Analyst Program, for example, takes three years to complete [...] Yet many investors enter the market without any meaningful preparation other than a desire to make money

Many investors are always excited and eager to make money.

Overconfidence - Many investors are often wrong, but never in doubt.

The curious fact about overconfidence and the hindsight bias is that people are often incredibly confident they have no biases.

there is often a sense of urgency to act now or miss out

This compulsion is exacerbated by the concept of induced scarcity: Act now, because Hot Stock XYZ will not be available or the price will surge higher. Studies have shown induced scarcity is a tactic scammers use to compel people to buy now.

All of these forces conspire together and cause emotions—not the mind—to start making decisions.

Conclusion

A review of key behavioral pitfalls that confront investors admittedly seems dour. But do not conclude that investing is so difficult, financially and psychologically, as to be beyond the knowledge of most people. Instead, conclude that investing is an endeavor of great nuance, worthy of serious study, in which consistent success comes to those who identify and manage risk and then commit money to investments. This risk-adjusted way of thinking, coupled with a very keen understanding of the psychological influences in the market, will keep you grounded.

Paul Tudor Jones, who will always be counted among the world’s great traders, believes most individual investors or traders lose money because they are too focused on making money. “They need to focus on the money they have at risk; how much is at risk in any single investment they have. If everyone spent 90% of their time on that rather than 90% of their time on pie-in-the-sky ideas about how much money they’re going to make, then they’d be incredibly successful investors,” Jones said.

The market is so vast and complicated that it defies any one book or investing style. There is room for many ideas and disciplines. Two common denominators, however, span the spectrum. Understand how you react to market pressures, and remember the simple idea that bad investors think of ways to make money and good investors think of ways to not lose money. Do that, and you will inoculate yourself from the many pitfalls Mr. Market sets for investors.
"

por Rick Lusitano » 22/1/2014 0:04

VirtuaGod Escreveu:A diferença entre aposta, trade e realocação estratégica

Aqui entra um pouco numa visão pessoal mas imaginemos uma carteira 60% obrigações e 40% acções diversificados +/- como está no top. High yield, gorvernamental, acções globais, acções EUA, acções Europa etc etc para mim temos:

Trade

Exemplo simples: MA 50 cruza de forma bullish MA 200 no Fidelity Iberia (pode ser um num breakout etc etc o que quiserem de uma forma +/- técnica ou quantitativa). Stop é colocado 5% abaixo da MA 200 (rolante)

Realocação estratégica

Não uso Fidelity Iberia, só os fundos que estão no TOP que são globais por natureza, no limite são de um continente. O S&P cai 15% enquanto as obrigações sobem 7.5%. Nesse ano altero o peso para 50/50 em vez dos 60/40. Quando o S&P volta aos valores iniciais volto aos 60/40. Apostei no que caiu e vendi o que subiu.

Aposta

A pessoa nunca teve acções Iberia. Sem ng se querer gabar numa conversa normal entre amigos desconhecedores dos pormenores dos mercados. Em conversa o amigo 1 diz ao amigo 2 que este último ano as acções que tem subiram 30% (até altruisticamente para o amigo também aproveitar a subida). O amigo 2 pensa "tb vou comprar pk está a subir bem". Normalíssimo. Pormenores: O que tinha acções Ibéricas comprou em 2010 (ele vê as notícias e esperou pelo fim da crise do subprime :wink: ) depois desta subida de 30% está neutro ou ligeiramente positivo. O amigo 2 pensa que o amigo 1 está a ganhar rios de dinheiro "porque o ano passado ganhei 30%". O amigo 2 que tinha vindo desde 2010 a ganhar 7% ao ano até deprime :!: :!: (e na realidade está a ganhar bastante mais $ que o amigo 1 :oh: )

Esse é o mal da maioria dos investidores de retalho, andam sempre atrasados. E geralmente compram, na altura que os institucionais começam a vender, deixando as espinhas para os de retalho. :wink:

por Rick Lusitano » 21/1/2014 23:59

VirtuaGod Escreveu:Pk não? Poderei obviamente estar a ver mal o que falaste mas está para breve (muito breve) uma prenda onde dá perfeitamente para analisar as vantagens (ou desvantagens) de uma carteira conservadora vs dinâmica.

(...)

Bolas VG, agora que ia anunciar uma prendinha, para a malta, que ando a pensar fazer, mas que desisti de lançar essa ideia, devido que seria um pesadelo logístico para se conseguir gerir. Mas adaptei essa ideia anterior que tive para uma outra, para responder ás minhas curiosidades e talvez de muitas mais pessoas. :wink:
Mas só estou a espera de terminar o processo, para a lançar, em principio já amanha tarde.

P.S.: Não me digas que a tua prenda é igual á minha?

por VirtuaGod » 21/1/2014 23:59

A diferença entre aposta, trade e realocação estratégica

Aqui entra um pouco numa visão pessoal mas imaginemos uma carteira 60% obrigações e 40% acções diversificados +/- como está no top. High yield, gorvernamental, acções globais, acções EUA, acções Europa etc etc para mim temos:

Trade

Exemplo simples: MA 50 cruza de forma bullish MA 200 no Fidelity Iberia (pode ser um num breakout etc etc o que quiserem de uma forma +/- técnica ou quantitativa). Stop é colocado 5% abaixo da MA 200 (rolante)

Realocação estratégica

Não uso Fidelity Iberia, só os fundos que estão no TOP que são globais por natureza, no limite são de um continente. O S&P cai 15% enquanto as obrigações sobem 7.5%. Nesse ano altero o peso para 50/50 em vez dos 60/40. Quando o S&P volta aos valores iniciais volto aos 60/40. Apostei no que caiu e vendi o que subiu.

Aposta

A pessoa nunca teve acções Iberia. Sem ng se querer gabar numa conversa normal entre amigos desconhecedores dos pormenores dos mercados. Em conversa o amigo 1 diz ao amigo 2 que este último ano as acções que tem subiram 30% (até altruisticamente para o amigo também aproveitar a subida). O amigo 2 pensa "tb vou comprar pk está a subir bem". Normalíssimo. Pormenores: O que tinha acções Ibéricas comprou em 2010 (ele vê as notícias e esperou pelo fim da crise do subprime :wink: ) depois desta subida de 30% está neutro ou ligeiramente positivo. O amigo 2 pensa que o amigo 1 está a ganhar rios de dinheiro "porque o ano passado ganhei 30%". O amigo 2 que tinha vindo desde 2010 a ganhar 7% ao ano até deprime :!: :!: (e na realidade está a ganhar bastante mais $ que o amigo 1 :oh: )

por Outlier » 21/1/2014 23:57

VirtuaGod Escreveu:
file 112 Escreveu: como eu entrei em janeiro de 2008 antes do crash desse ano, não vai lá com uma atitude conservadora continuada.

Pk não? Poderei obviamente estar a ver mal o que falaste mas está para breve (muito breve) uma prenda onde dá perfeitamente para analisar as vantagens (ou desvantagens) de uma carteira conservadora vs dinâmica.

file 112 Escreveu:Amigo, esta é a minha visão do outro lado da moeda, em que acho que nunca passaste por ela.

Passei sim (mas admito que conduzo mal e não tive mãos para o carro, com jeitinho saí ileso, mas serviu para o susto :mrgreen: ) , mas depois comecei a ver as coisas de outra forma. Pouco depois comecei a ganhar dinheiro consistentemente no mercado :wink: (óbviamente que este pode não ser o percurso de outra pessoa que não eu). Lá está "Your Course is not my Course" e vice versa 8-)

P.S. Aliás digo-te mais, demorei a compreender mas a bolsa não é um jogo de se ver "Quem ganha mais" mas um jogo de ver "Quem joga mais tempo". Ou seja não é um jogo de retornos e procura de retornos mas sim um jogo de gestão de risco. Sobreviver é chave, tu melhor que 99,9% dos leitores deste tópico saberás a força do juro composto :wink:

“O juro composto é a maior invenção da humanidade, ... porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza.” - Albert Einstein

@VG: A questão foi que em janeiro de 2008 no banco com quem trabalho só me recomendaram fundos de ações e nada de obrigações (hoje dá-me vontade de rir destes FA), com a agravante de ter posto a maior percentagem num fundo de novos recursos que correspondeu ao fundo em que perdi mais dinheiro, pois tive de o vender no 1º trimestre de 2010 visto que parecia um moribundo (ainda bem que o vendi nessa altura), enquanto que o único fundo que não estava a perder dinheiro no final de 2009 foi exatamente o fundo com menor percentagem de capital. Então, no 1º trimestre de 2010 vendi todos os fundos com uma perda média da ordem dos 15% e fui com o capital todo apostar num fundo dos BRIC com um grande peso do Brasil e passado cerca de 1 ano já tinha recuperado as perdas e passava a ganhar cerca de 12%. Depois,... não soube saír a tempo, a pensar que o campeonato do mundo de futebol e os jogos olímpicos ainda estavam longe... (este foi o motivo que me levou para o Brasil). Com isto aprendi que o mercado reage sempre por antecipação, sendo mais rápido que o nosso pensamento.

Abr,

file 112

por VirtuaGod » 21/1/2014 23:27

file 112 Escreveu: como eu entrei em janeiro de 2008 antes do crash desse ano, não vai lá com uma atitude conservadora continuada.

Pk não? Poderei obviamente estar a ver mal o que falaste mas está para breve (muito breve) uma prenda onde dá perfeitamente para analisar as vantagens (ou desvantagens) de uma carteira conservadora vs dinâmica. Sempre conservador funcionou bem, assim como sempre dinâmico, não se pode é alterar a meio do jogo como acima referi 8-) Estou longe de dizer que conservador é melhor que dinâmico nem é isso que pretendo transmitir. Sou como sou, tu és como és. Mas não concordo é com mudanças de clube sem razão plausível! Tu tens te mostrado sempre dinâmico, como eu sempre conservador, nada a apontar sobre isso :wink:

file 112 Escreveu:Amigo, esta é a minha visão do outro lado da moeda, em que acho que nunca passaste por ela.

Passei sim (mas admito que conduzo mal e não tive mãos para o carro, com jeitinho saí ileso, mas serviu para o susto :mrgreen: ) , mas depois comecei a ver as coisas de outra forma. Pouco depois comecei a ganhar dinheiro consistentemente no mercado :wink: (óbviamente que este pode não ser o percurso de outra pessoa que não eu). Lá está "Your Course is not my Course" e vice versa 8-)

P.S. Aliás digo-te mais, demorei a compreender mas a bolsa não é um jogo de se ver "Quem ganha mais" mas um jogo de ver "Quem joga mais tempo". Ou seja não é um jogo de retornos e procura de retornos mas sim um jogo de gestão de risco. Sobreviver é chave, tu melhor que 99,9% dos leitores deste tópico saberás a força do juro composto :wink:

“O juro composto é a maior invenção da humanidade, ... porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza.” - Albert Einstein

por Outlier » 21/1/2014 22:39

Boas,

VG,

Grande reflexão e nesse aspeto és o maior. Contudo, acho que és demasiado conservador (para o bem e para o mal) e pouco resiliente, o que é mau para os períodos de curto prazo, mas bom para o longo prazo.

Por vezes, depois de iniciarmos uma ultrapassagem mal calculada, temos que acelarar a fundo contra a viatura que vem em sentido contrário, pois pode ser a única maneira de evitar o choque frontal. Isto é, por vezes, a única maneira de sairmos de um sarilho em que nos metemos, é arriscar na volatilidade tática limitada temporalmente, e aqui acelarar a fundo significa injeção de liquidez para alavancagem.

As tuas ideias conservadoras serão boas para quem tenha uma carteira técnica com uma alocação de ativos equilibrada/balanceada entre os retornos e os respetivos riscos/desvio padrão e com uma estratégia de longo prazo, mas para quem teve o azar de ter entrado na pior altura possível, como eu entrei em janeiro de 2008 antes do crash desse ano, não vai lá com uma atitude conservadora continuada. Por vezes, o melhor antídoto de um veneno com alta toxicidade é tomar outra dose de veneno de sentido contrário.

Assim, não há receitas universais todo-o-terreno, e cada um deve, préviamente, tentar saber o terreno que vai percorrer e qual o tipo de viatura mais apropriada para percorrer esse trajeto. É claro que se esse condutor fôr de grande liquidez, ele fica menos nervoso a conduzir mesmo que a estrada seja muito sinuosa, pois ele sabe que se danificar bastante a viatura, ele vai ter dinheiro para repara-la ou trocar de carro.

Amigo, esta é a minha visão do outro lado da moeda, em que acho que nunca passaste por ela.

Abr,

file 112

por Amiais » 21/1/2014 22:13

Mudanças no topo da PIMCO

Mohamed El-Erian, Chief Executive Officer and Co-Chief Investment Officer of PIMCO, today has resigned from his functions (...) and will leave PIMCO (...). He will stay on the International Executive Committee of Allianz (...)

William H. Gross, founder of PIMCO, will remain Chief Investment Officer.

Is this an indication that the bond pessimism has topped out?

Visto aqui.

Registado: 17/11/2011 18:37

por VirtuaGod » 21/1/2014 21:10

Sobre investimentos em acções Ibéricas

Boa Rick. Essa ideia em juntar 2 fundos foi jeitosa.

A verdade contudo é que no longo prazo apenas o Fidelity Iberia apresenta ser um fundo consistente e o facto de estar tão perto dos máximos de 2007 enquanto o Ibex está a aproximadamente com uma queda de 37,5% face aos máximos e o PSI 20 com uma queda de cerca de 47,5% face aos máximos é impressionante.

Atenção eu quando falo sobre as quedas não me refiro ao que eles têm que subir para atingir os máximos. Como se sabe um activo financeiro cai 50% tem de subir 100% para voltar ao ponto inícial.

Assim o IBEX teria de subir cerca de 60% e o PSI 20 quase 90% para voltarem aos máximos respectivos. O Fidelity Iberia precisaria de subir "apenas" mais 10% para estar em máximos. Por outro lado o Mirabaud Spain Equities encontra-se basicamente em máximos. É sempre uma opção também. Contudo por algumas razões como a estabilidade (2012 passou completamente ao lado do Mirabaud) e à dimensão (o fidelity Iberia é destacadamente o maior fundo ibérico com rios de dinheiro sob gestão) o Fidelity Ibéria tem a minha preferência.

O Fidelity apresenta uns agradáveis 9.42% anualizados nos últimos 10 anos para quem o conseguiu manter neste periodo sem ataques cardiacos. Lembro tb que este valor anualizado encontra-se ligeiramente "empolado" pelo excelente timing de quem investiu à 10/11 anos apanhando o fundo da bolha tecnológica. Ou seja, eu usaria 15 anos como uma rentabilidade de uma pessoa "normal" ou sem a sorte ou conhecimento para comprar em baixa. Essa rentabilidade é de cerca de 6%.

Mas com isto é quero apenas demostrar a minha preferência pelo Fidelity, como um fundo de provas dadas e com bastante AUM. Devido à fiscalidade os fundos nacionais têm tb uma grande desvantagem face aos internacionais :-$. Assumindo dois fundos "iguais" em termos de qualidade de rentabilidade potencial a verdade é que o fundo que trabalha com os valores brutos vai apresentar melhor performance.

A verdade prática é, contudo, "apostas" disfarçadas de alocação táctica. Eu tenho estado a ver tudo o que se está a desenrolar e através da minha proximidade ao sector financeiro tenho reparado numa entrada de $ em acções nacionais anormalmente elevada. Diga-se que nada tenho contra investir em Portugal/Ibéria (embora pessoalmente não o faça). Sou antes contra alterações agressivas de perfil de risco.

Uma pessoa conservadora é conservadora, não vira agressiva/dinâmica pk as acções estão a subir. Essa mesma pessoa provavelmente irá voltar a ser conservadora depois de uma queda de 15 ou 20%. Para perceber o que quero dizer mais a pormenor pode ver o artigo que postei há uns dias: viewtopic.php?f=3&t=77465&start=5975#p1088141

E é verdade, há um ano com as acções em baixa e quando o Ulisses estava a virar Bullish pelo vistos (como o próprio diz) recebeu alguns emails de pessoas incrédulas de como seria possível ele estar bullish num momento tão negro. Provavelmente essas pessoas estão a fazer "all ins" em BCP ou em psi 20 2x alavancado nos dias que correm.

Now? More aggressive? Why weren’t people more aggressive when stocks were on sale? [...]Ultimately, it comes down to fear. People are worried about missing any more of the market’s gains. .

Outra coisa que não está neste artigo (mas que deverá estar em alguns dos que irei postar em breve) é a pressão social. Quando toda a gente à nossa volta faz $ e nós não. Sentimos-nos ignorantes e quase humilhados. "Fogo será possível TODA a gente ter apostado no fundo menos EU?" Engraçado é só agora muita gente dizer que foi ao aumento de capital do BCP. Parece aquela dica de uma mulher grávida não dizer nada nos primeiros 3 meses não vá acontecer alguma coisa. Agora que quadriplicaram as acções que compraram no aumento de capital toca a sair da toca e dizer a toda a gente que queira ouvir que foram ao aumento de capital (reparem que raramente dizem a quanto compraram as acções que deram os direitos para ir ao aumento de capital). Sobre isso por acaso li um comentário no boogleheads muito interessante. "Stay the Course and remember your Course in not my Course". (Ponho as minhas mãos no fogo que como quem disse isto ganha $ nos mercados só pela compreensão que demostra ao ter dito isto).

Sobre lidar bem com a pressão social ou não há 2 excelentes exemplos na bolha das .com Em 1999 Warren Buffet não quis investir em acções tecnológicas, sendo logo apelidado de investidor da "velha economia" e que estava ultrapassado. Até hoje não o vejo arrependido de não ter entrado na bolha, sendo que o único investimento em empresas tecnológicas (a IBM) foi uma das responsáveis pela sua underperformance recente face ao S&P (se calhar devia ter continuado a não investir em tecnológicas :twisted: ).

Por outro lado temos Stanley Druckenmiller. Embora desconhecido de muita gente este é um dos GRANDES. Muita gente sabe do trade em meados dos anos 90 que o Soros fez contra o Banco de Inglaterra. Trade que lhe rendeu alegadamente 1 Bilião de dólares. O que pouca gente sabe é que o trade foi desenvolvido por Druckenmiller e o Soros "só" teve de carregar no botão (não substimem o que custa "carregar no botão"/arriscar). Foi número 2 do Soros até ser despedido.

Despedido? Despedido? Mas ele não era um dos GRANDES e "deu" a Soros um trade que ficou na história das finanças actuais?

Pois bem, o Senhor Druckenmiller pelas palavras do próprio sentiu-se "burro" por não estar a aproveitar a bolha tecnológica e "era evidente que era uma bolha mas não me podia dar ao luxo de não participar". Imaginem então em que altura ele comprou tecnológicas? Pois bem, Março de 2000. Esse ano foi despedido e tirou praticamente um anito para reflectir na vida para depois voltar "with a vengence".

A verdade é que ficou com uma das piores memórias profissionais por ter cedido à pressão social. :wink:

De novo digo nada tenho contra investir em Portugal/Ibéria. Sou antes contra alterações agressivas de perfil de risco. principalmente se for devido a "Behavioral Bias".

P.S. Tenho de ir janta mas mais logo posto uns artigos engraçados sobre finanças comportamentais e "Behavioral Bias".

Ah e não se esqueçam "Once we accept that buying high and selling low is our natural tendency, then, and only then, can we start to fix it."

por Outlier » 21/1/2014 20:41

Rick Lusitano Escreveu:
VIXIUM Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
(...)

Este mundo das finanças acaba por ser uma válvula de escape, para a rotina. É terapêutico e um hobby. Há pessoas que vão descomprimir para os jogos de futebol. Eu acabo por ver este "jogo".
Ando é ás voltas, a tentar uma forma de rentabilizar este meu fetiche. :twisted:

@Rick: Uma das formas de rentabilizar o teu fetiche seria o Jornal de Negócios dar a ti, ao VG, ao LTCM (Long-Term Capital Management) e a outros criadores de tópicos com grande atividade, uma determinada permilagem do valor de publicidade do Caldeirão. Eu pessoalmente acho mais que justo, pois quem pega na farinha e água, amassa e deixa levedar, aquece o forno, mete e tira o pão já cozido pronto a comer, não acham que deveria receber parte do lucro de venda desse pão? Eu voto já nessa proposta, porque aqui, sim, o meu voto seria útil para os meus amigos do Caldeirão.
Olha a caldeirada que eu fui agora arranjar!!!

Abr,

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 21/1/2014 21:36, num total de 1 vez.

por Rick Lusitano » 21/1/2014 15:31

VIXIUM Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:E aqui está a actualização á temática de fundos de investimento de acções dos países ibéricos, comercializados em Portugal, com o título: "Acções Ibéria ou Acções Espanha & Portugal?"

Rick Lusitano Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - Acções Ibéria ou Acções Espanha & Portugal? (2014-01-20)

Obrigado Rick. És uma fonte inesgotável de trabalho e partilha. Gostava de ter o teu tempo....ou a tua ginástica para me dedicar a outras questões que não as do meu trabalho.
Fica bem.
VIXIUM

Gracie, VIXIUM

por Rick Lusitano » 21/1/2014 15:25

Tridion Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Obrigado Rick. És uma fonte inesgotável de trabalho e partilha.

O Rick é fixe :clap:

:mrgreen:

por Tridion » 21/1/2014 13:41

VIXIUM Escreveu:Obrigado Rick. És uma fonte inesgotável de trabalho e partilha.

O Rick é fixe :clap:

Registado: 13/5/2010 17:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, CORTIÇA, Garfield, Google Adsense [Bot], Opcard33, Shimazaki_2 e 123 visitantes