Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por hyped78 » 3/11/2014 11:00

AlexTim Escreveu:Sendo assim e supondo que a Altice fecha o negocio e compra a pt á oi, quem detinha acções da pt continuará a deter as mesmas acções ajustadas ao valor da nova empresa, ou seja a pt portugal continuará a existir mas pertencendo a outro grupo que nao a oi. Certo?

Sim. Ficas dono da PT SGPS e, mais tarde, da % da CorpCo. O que vai ser vendido é a Portugal Telecom.

Neste momento a PT SGPS e a PT são coisas distintas.

A PT fará parte da Altice (se for a compradora), a concretizar-se... e depois a Altice fará o que quiser com a PT.

A Oi, que está bastante endividada, está a vender a PT (e a % da Unitel) para ter músculo para a consolidação do mercado de telecomunicações do Brasil. Existem várias notícias de aquisições, fusões, portanto a Oi está-se a posicionar para esse processo.

Registado: 6/8/2014 8:28

por SFT » 3/11/2014 10:58

Alex parece.me que estás a confundir a PT cotada (PT SGPS) com a PT não cotada (PT Portugal).

A que poderá ser vendida é a PT não cotada pelo que os accionistas mantêm as suas acções da PT cotada.

Com tudo isto a PT cotada pode valorizar dada a natureza da operação mas ainda há pontas soltas como o poder de veto por parte da PT SGPS na venda de activos.

Com tudo isto é curioso que em Março a PT Portugal foi vendida aos brasileiros por 1,75 mil milhões de euros, agora (supostamente) é vendida por 7 mil milhões e os accionistas da PT SGPS ainda são os malandros por causa da negociata RioForte... Esta fusão foi uma grande aldrabice...
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por AlexTim » 3/11/2014 10:54

Sendo assim e supondo que a Altice fecha o negocio e compra a pt á oi, quem detinha acções da pt continuará a deter as mesmas acções ajustadas ao valor da nova empresa, ou seja a pt portugal continuará a existir mas pertencendo a outro grupo que nao a oi. Certo?
AlexTim.

Registado: 25/5/2009 18:11

por hyped78 » 3/11/2014 10:47

AlexTim Escreveu:Desculpem lá mas eu ainda nao consegui perceber na realidade o que vai acontecer aos atuais acionistas da pt. Caso se concretize a compra da pt o que acontece por exemplo a quem detem 1000 acções da atual pt?? fica sem nenhuma e recebe o preço ajustado á compra? Tenho muitas duvidas, algume me consegue explicar da forma mais suscinta possivel.

Cumprimentos,
Alexandre

Neste momento as tuas acções não correspondem à Portugal Telecom mas sim à nova empresa que resultará da fusão entre a Oi e a PT ("CorpCo").

Ou seja, neste momento és accionista de 25,6% da CorpCo e dos 900 milhões de dívida da Rioforte; se parte desses 900 milhões forem recuperados então a % da CorpCo pode aumentar até 37%.

A venda da PT (e da participação na Unitel) tem um impacto no valor das tuas acções no sentido em que muda o futuro da CorpCo mas quando (se?) se efectuar essa transacção não deixarás de ter acções.

Não sei se me estou a explicar de forma clara. És accionista de uma empresa que vai vender uma parte dos seus assets, neste caso a PT.

Registado: 6/8/2014 8:28

por AlexTim » 3/11/2014 10:40

Desculpem lá mas eu ainda nao consegui perceber na realidade o que vai acontecer aos atuais acionistas da pt. Caso se concretize a compra da pt o que acontece por exemplo a quem detem 1000 acções da atual pt?? fica sem nenhuma e recebe o preço ajustado á compra? Tenho muitas duvidas, algume me consegue explicar da forma mais suscinta possivel.

Cumprimentos,
Alexandre
AlexTim.

Registado: 25/5/2009 18:11

por Sacanitajose » 3/11/2014 10:10

Serra Lapa Escreveu:Ui..os Curtos!!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

(Como sabem e não valem a pena discutirem mais uma vez , tenho a minha opinião bem formada sobre curtos, que considero uma forma eticamente reprovável de estar no mercado.)

Voltando à PT , quanto vale uma acção da PT?

Apesar de estarmos num processo de fusão, a SGPS não é directamente agora a PT, mas a acção PT tenderá a ajustar ao valor da Oferta (além disso a Oi ainda não rectificou a fusão formalmente) pelo que numas contas de merceeiro temos:

Oferta da Altice + Papel da Rioforte - Divida = Valor da PT
Admitindo uma recuperação de apenas 40% da Rioforte tem-se:

7.025 MM+ 0.36 -4.0879= Valor da PT

Como existem 896.512.500 acções tem-se PT = 3.65€

:clap: mas acho, um sonho, de longo prazo, :-k, digamos 2018 !? :!: :?: bons negocios

Registado: 3/5/2014 21:03

por Mr_L » 3/11/2014 10:08

magofir Escreveu:
FDPC Escreveu:E aqui para facilitar e resumir o natal antecipado http://www.bloomberg.com/news/2014-10-3 ... ssets.html

Adeus (negro) Outubro, bem-vindo (longo) Novembro!

A PTC está agora com um "super prémio" em relação à Oi. Qual o caminho ? Entrar curto em PTC ou reforçar longo na Oi ? Deixar subir hoje a Oi e vender ?

Poderá esta oferta da Altice alterar a relação de forças entre a PTC e os acionistas Brasileiros ? É que esta oferta representa uma espécie de 3ª Avaliação dos ativos da PT Portugal ( a 1ª no acordo de Fusão, a 2ª com o assunto Rio Forte e alteração dos termos de troca). A PT SGPS (PTC cotada) tem direito de veto na venda. Se fossem os Brasileiros, punham o direito de veto a "render"...!

A resposta às minhas perguntas não é fácil nem óbvia..! Quem pensa o quê em relação a este tema ?

:-k
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922

Registado: 7/5/2014 12:40

por magofir » 3/11/2014 7:13

FDPC Escreveu:E aqui para facilitar e resumir o natal antecipado http://www.bloomberg.com/news/2014-10-3 ... ssets.html

Adeus (negro) Outubro, bem-vindo (longo) Novembro!

Registado: 15/4/2011 23:10

por FDPC » 3/11/2014 6:46

E aqui para facilitar e resumir o natal antecipado http://www.bloomberg.com/news/2014-10-3 ... ssets.html
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância

Registado: 15/9/2013 23:16

por O Estóico Ocioso » 3/11/2014 4:05

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 16/2/2015 17:15, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

por ParaCima » 3/11/2014 3:04

teoricamente a oi amanhã deveria subir o valor da dívida que deixa de pagar...

mesmo fazendo a diferença entre o valor de sexta e o valor de fundo, ainda teria caminho para subir... neste moemnto a oi vale 3 mil milhoes e tal...

a mim parece-me que o negocio da tim não é muito bom para a oi, seria importante saber se a oi já absorveu o know.how da pt. seria muito importante...

a oi está muito endividada... e com esta d+ivida nunca conseguirá concorrer com as outras empresas... deixem as outras consolidar e mantenham os serviços... quando atingirem a estabilidade ent sim, nós esquecemo-nos que no brasil o preçodo dinheiro é muito diferente do da europa...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por SERRA LAPA » 3/11/2014 2:49

Ui..os Curtos!!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

(Como sabem e não valem a pena discutirem mais uma vez , tenho a minha opinião bem formada sobre curtos, que considero uma forma eticamente reprovável de estar no mercado.)

Voltando à PT , quanto vale uma acção da PT?

Apesar de estarmos num processo de fusão, a SGPS não é directamente agora a PT, mas a acção PT tenderá a ajustar ao valor da Oferta (além disso a Oi ainda não rectificou a fusão formalmente) pelo que numas contas de merceeiro temos:

Oferta da Altice + Papel da Rioforte - Divida = Valor da PT
Admitindo uma recuperação de apenas 40% da Rioforte tem-se:

7.025 MM+ 0.36 -4.0879= Valor da PT

Como existem 896.512.500 acções tem-se PT = 3.65€

Registado: 17/3/2008 4:57

por diogo33 » 3/11/2014 2:39

Vou mas é dormir e ás 8 horas logo se vê o que acontece

Registado: 16/8/2013 22:40

por diogo33 » 3/11/2014 2:37

Pois !!!! Pode ficar na mesma . Se na mesma é como na ultima semana... então sobe

por Bernie Madoff » 3/11/2014 2:35

diogo33 Escreveu:Boa noite . E sendo assim a PT cotada sobe ou desce ?

Estás-te a esquecer que pode ficar na mesma. Afinal, o mercado já andou a mexer em antecipação.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por diogo33 » 3/11/2014 2:27

Boa noite . E sendo assim a PT cotada sobe ou desce ?

por Bernie Madoff » 3/11/2014 2:25

ParaCima Escreveu:o economico nao diz que os 7 mil milhoes são líquidos... sao os 7 mil milhoes a contar com a dívida.... agora temos de ver o valor da dívida e subtrair... para ver quanto sobra...
http://economico.sapo.pt/noticias/altic ... 05156.html

se forem os 4 mil milhoes que falas, ent para a oi estamos a falar de 3 mil milhoes.... dá 20% da dívida líquida... nao é significativo para a empresa brasileira...

Posso-me ter explicado mal.
são 7000m€ pela empresa (execpto Unitel e Rio Forte) com a dívida (entre os 4500 e 5000m€).
Líquidos serão portanto os 7-4,5=2,5 efectivamente.
De qualquer forma, a OI liberta-se da dívida da PT e pode aloca-la no mercado com mais potencial.
É aqui que o mercado falha na análise, na minha modesta opinião. Se a OI é uma empresa muito endividada e tem um activo com interessados, porque não vender e aplicar onde está o potencial?
O que é que lhe dá a operação em Portugal que não lhe dá a TIM?
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

por ParaCima » 3/11/2014 2:12

Bernie Madoff Escreveu:A Altice entra entra com todo o gás - a reter do ponto de vista da OI:

A oferta é em dinheiro e livre de dívida, o que inclui um ganho de 400 milhões de euros relacionado com a geração futura de receitas da PT e mais 400 milhões de ganho relacionado com a futura geração de free cash flow operacional (EBITDA menos Capex).
"Os activos incluem a actividade da PT fora de África e excluem a dívida da Rioforte, as opções de acções da Oi e os veículos de financiamento da PT", esclarece o grupo de Patrick Drahi.
"Se esta oferta for aceite a transacção da dívida financeira e outros ajustamentos de preço relacionados com a oferta serão financiadas por nova dívida e pelo'cash' da Altice"

i) São portanto 7000m€ em cash pela empresa e 800m€ de resultados/cash flows. A OI fica pega nos $ e livra-se dos 4000m€ de dívida da PT.
ii) A OI fica com os direitos da Unitel e a gerir a divida da Rio Forte (um bónus?)
iii) Gente séria e transparente, a Altice como cotada e geradora de resultados, vai a jogo de peito feito com intenção de ganhar por KO. Mostra que está para investir e potenciar o negócio da operação em Portugal.

Acho que é uma primeira cartada muito forte, penso até que com o tempo a seu favor, o negócio vai ser feito em muito pouco tempo.

Mais uma vez comento neste fórum que a OI vai fazer um encache muito bom e alocar os recursos no mercado com mais potencial.
E reafirmo que era o seu ex-presidente o principal entrave do negócio. O mercado tem sempre razão, mas eu vou continuar a lamentar-me porque raio o mercado penalizou a saída do zé bava.

Sobre a PT Portugal: para os comentadores da praça (não do fórum) que diziam que a PT morreu, espero que amanhã digam que os franceses são loucos!

o economico nao diz que os 7 mil milhoes são líquidos... sao os 7 mil milhoes a contar com a dívida.... agora temos de ver o valor da dívida e subtrair... para ver quanto sobra...
http://economico.sapo.pt/noticias/altic ... 05156.html

se forem os 4 mil milhoes que falas, ent para a oi estamos a falar de 3 mil milhoes.... dá 20% da dívida líquida... nao é significativo para a empresa brasileira...

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

o que interessa

por Bernie Madoff » 3/11/2014 2:04

A Altice entra entra com todo o gás - a reter do ponto de vista da OI:

A oferta é em dinheiro e livre de dívida, o que inclui um ganho de 400 milhões de euros relacionado com a geração futura de receitas da PT e mais 400 milhões de ganho relacionado com a futura geração de free cash flow operacional (EBITDA menos Capex).
"Os activos incluem a actividade da PT fora de África e excluem a dívida da Rioforte, as opções de acções da Oi e os veículos de financiamento da PT", esclarece o grupo de Patrick Drahi.
"Se esta oferta for aceite a transacção da dívida financeira e outros ajustamentos de preço relacionados com a oferta serão financiadas por nova dívida e pelo'cash' da Altice"

i) São portanto 7000m€ em cash pela empresa e 800m€ de resultados/cash flows. A OI fica pega nos $ e livra-se dos 4000m€ de dívida da PT.
ii) A OI fica com os direitos da Unitel e a gerir a divida da Rio Forte (um bónus?)
iii) Gente séria e transparente, a Altice como cotada e geradora de resultados, vai a jogo de peito feito com intenção de ganhar por KO. Mostra que está para investir e potenciar o negócio da operação em Portugal.

Acho que é uma primeira cartada muito forte, penso até que com o tempo a seu favor, o negócio vai ser feito em muito pouco tempo.

Mais uma vez comento neste fórum que a OI vai fazer um encache muito bom e alocar os recursos no mercado com mais potencial.
E reafirmo que era o seu ex-presidente o principal entrave do negócio. O mercado tem sempre razão, mas eu vou continuar a lamentar-me porque raio o mercado penalizou a saída do zé bava.

Sobre a PT Portugal: para os comentadores da praça (não do fórum) que diziam que a PT morreu, espero que amanhã digam que os franceses são loucos!
Donald Trump

por O Estóico Ocioso » 3/11/2014 1:53

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 16/2/2015 17:16, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

por Dr Tretas » 3/11/2014 1:41

Portanto passou-se das supostas sinergias da fusão Oi/PT para pura venda de activos. A Oi deve estar mesmo em desespero financeiro. Enfim :roll:

Edit: já agora, o que é isso da Altice? Parece-me uma daquelas holdings compostas por dívida, onde é que vai arranjar 7000M€ para comprar a PT Portugal? Já tem 4000M€ de dívida, é insano! Parece uma espécie de Ongoing, mas para pior. Quem será o BES da Altice, quem lhe empresta tais quantidades de €€€ ???? :mrgreen:
Editado pela última vez por Dr Tretas em 3/11/2014 1:54, num total de 1 vez.

Registado: 29/10/2013 12:15

por ParaCima » 3/11/2014 1:18

o que interessa

por ParaCima » 3/11/2014 1:12

vocês só se esquecem de algumas coisas...primeiro não há opa nenhuma... há uma venda da oi a um grupo/empresa qualquer... segundo as empresas não são avaliadas somente pelos seus activos, também existem passivos, se forem ver a capitalização bolsista da oi comparando com a da vivo, por exemplo, vêem uma grande diferença... mas se lhe somarem as dívidas a diferença já nao será assim tao grande... dexo aqui a reflexão...

Ps: eu tenho oi adr. o vosso sucesso será o meu ;)
Editado pela última vez por ParaCima em 3/11/2014 1:14, num total de 1 vez.

o que interessa

por nmprc » 3/11/2014 0:52

Registado: 29/11/2007 10:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, fatura.pt, Google [Bot], Opcard33 e 159 visitantes