Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 21/12/2015 16:33

Diacono Escreveu:não há motivos para alarme.

A ser verdade o indicado, o valor será descontado normalmente, através das entregas regulares já estipuladas.

até pelo contario, o efeito resolucao é optimo, esperava-se um grande buraco a ser suportado pelo fundo e no entanto foram apenas quase 500M. os outros 2.000M que alguns já imaginavam...foram suportados pelo estado.... espero é q o novo banco seja tambem assim...
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por fff » 21/12/2015 16:20

Diacono Escreveu:não há motivos para alarme.

A ser verdade o indicado, o valor será descontado normalmente, através das entregas regulares já estipuladas.

Não vejo absolutamente motivo nenhum para alarme. Accionista da banca não se pode alarmar.

O acionista da banca em Portugal, tem de ser do mais rijo que há . Senão teria outras opções no mercado.

Eu sou um investidor fraquinho, nunca me meti no banif, e não estou a pensar entrar nos outros. Banca é para accionistas de barba rija.
Editado pela última vez por fff em 21/12/2015 16:35, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Diacono » 21/12/2015 16:15

não há motivos para alarme.

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por PC05 » 21/12/2015 15:17

Bancos vão assumir 489 milhões dos custos com o Banif

Os bancos vão assumir uma parte da factura da intervenção no Banif. Os 489 milhões de euros que o Fundo de Resolução injectou no banco terão de ser pagos, ao longo de vários anos. CGD e BCP são os bancos que terão mais encargos.

13:52 • Negócios

Por Maria João Gago - Jornal de Negócios

Os bancos, através do Fundo de Resolução, vão pagar parte da factura da intervenção no Banif. Em causa estão 489 milhões de euros que este mecanismo injectou no banco no âmbito da medida de resolução decidida pelo Banco de Portugal.

No imediato, o Estado vai emprestar 489 milhões de euros ao Fundo de Resolução. No entanto, este valor terá que ser reembolsado, à medida que as contribuições regulares que os bancos têm de fazer para aquele mecanismo permitam a libertação de fundos.

Tendo em conta o peso de cada banco no Fundo de Resolução, a CGD e o BCP são os bancos que mais vão pagar pela intervenção no Banif. O banco do Estado terá de responder por mais de 20% daquele custo, ou seja, por cerca de 100 milhões de euros. Já a instituição liderada por Nuno Amado deverá ter um encargo ligeiramente inferior.

http://www.sabado.pt/ultima_hora/detalh ... banif.html

Registado: 5/12/2005 21:28

por Marco Martins » 21/12/2015 14:31

PC05 Escreveu:

Podes explicar melhor a parte de "vai novamente ter mais perdas"?

Tal como o Banif e os restantes bancos tinham posições no BES, agora com certeza que os restantes bancos também tinham posições no Banif...[/quote]

A exposição do bcp ao banif não é relevante e o que lá está irá certamente para o santander.[/quote]

Irá para o Santander somente a parte boa... porque dívidas que o Banif tenha ficarão na parte má, à semelhança do BES.

A meu ver, qualquer entrada agora na banca deverá ser feita com muito cuidado...

O Montepio aparentemente será o seguinte... e estas coisas não são isoladas... isto é um pouco como uma bola de neve...

Alguém tem uma ideia dos maiores credores do Banif que não vão receber nada?

Registado: 7/4/2007 17:13

por vasco007 » 21/12/2015 14:06

boa tarde,

O BANIF estava com um buraco gigantesco, muitissimo maior do que esperava. Muitos grandes investidores já o sabiam. Resta agora o Montepio.

Como o Montepio está ainda a alguns meses de causar alarme, entrei hoje no BCP, pois estou em crer que a situação do Banif foi um trigger para colocar a cotação do BCP nestes valores, tal como o tinha partilhado estas suspeitas em setembro, face a quedas acentuadas da cotação do BCP.

Objetivo:
1 - aproveitar que este risco (banif) já está calculado, e como tem um repercussão sobre o BCP bastante mais baixa do que o mercado estava a descontar, espero um aumento de curto prazo da cotação
2 - Ficar na ação no máximo até janeiro/fevereiro 2016
3 - Vender em qualquer pequena notícia negativa que comece a surgir do montepio
4 - Vender acima de 0,1 euros
5 - Se a cotação subir, apertar stops

vasco007 Escreveu:O problema pode não ser o BCP, mas precisamente o dito BANIF ou o Montepio....

Face a estas quedas acentuadas e sistemáticas (do Bcp, Banif, e em menor escala do BPI), não será que 1 destes 2 bancos está com dificuldades graves, e a aproximar-se de um ponto sem retorno?

É uma hipótese que coloco na minha análise e que me faz esperar ainda mais um pouco para entrar longo no BCP

Registado: 29/11/2007 2:03

por PC05 » 21/12/2015 13:03

Marco Martins Escreveu:
PC05 Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Não dúvido que o BCP e o BPI irão sofrer um bocado... o BCP porque vai novamente ter mais perdas e para além disso está em valores que não inspitam confiança a investir...
O BPI por arrasto...

Agora vamos ver o impacto que o Banif terá em várias empresas...

Tal como o Banif e os restantes bancos tinham posições no BES, agora com certeza que os restantes bancos também tinham posições no Banif...

A exposição do bcp ao banif não é relevante e o que lá está irá certamente para o santander.

por Joca601 » 21/12/2015 11:44

É evidente que num contexto de mais uma resolução de um banco pertencente ao sistema financeiro português.. é muito natural a perda de confiança dos investidores nos bancos. No psi-20(psi-17) já só restam dois bancos, bpi e bcp.

Também é natural que surjam dúvidas na cabeça dos investidores da capacidade do bcp reembolsar os cocos.. a cotação segue ligeiramente negativa após duas horas de negociação.

Os fundos que andaram a investir na queda do bcp têm agora a derradeira chance de recomprar as suas posições... o Banif estoirou para os seus acionistas, e os estilhaços desta resolução atingem sobretudo o erário publico, o resto do sistema financeiro sai ligeiramente chamuscado, portanto acho natural que os fundos recomprem as suas posições uma vez que o estoiro Banif não teve as consequências que se esperavam para os outros bancos.

Acho que o Tomé fez uma maldade aos acionistas do banif, levou-os acreditar que estava tudo bem encaminhado.. eu achava que era quase impossível encontrar uma solução em 3 ou 4 dias quando deixaram arrastar o processo durante meses a fio. mas perante as palavras do principal responsável do banif quase que acreditei que tinham encontrado uma boa solução para todos.

A credibilidade do sistema financeiro português está novamente arruinada e vai levar alguns meses a recuperar. era muito importante que o bcp pagasse uma parte dos cocos ou pelo menos assinalasse uma data para o pagamento.

Registado: 7/1/2012 13:03

por investpouco » 21/12/2015 11:31

Iurp Escreveu:
Acreditem no Pai Natal, e depois formem mais uma associação de lesados. O Governo anterior andou a esconder a verdadeira situação do sistema financeiro português. E como o Tomé "compraria mais ações do BANIF se tivesse mais dinheiro" o Amado já não sabe o que fazer mais para safar o banco. A retoma económica é uma farsa e o aumento do mal parado uma realidade.

Os angolanos entraram como acionistas mas levaram como empréstimos milhoes e milhoes de euros. Juntem os outros a quem emprestaram para comprar ações e tendo-as como garantia, não há "tapete" que cubra tanta miséria.Como vão pagar agora, com a crise a agudizar-se no seu País? Com o petróleo a este preço, vai ser a ruína do País, e a ruína de quem lhes está associado.

Cuidado...que agora, com as novas regras isto vai doer mesmo.

Iurp, ainda acreditas na falencia do BCP??, mesmo com ele a fechar o ano com 300Milhoes de euros de lucro???
eu compreendo o que dizes, não sei se houve emprestimos internacionais, até porque se os houve, entao ha-de haver bens hipotecados, e pelo que vejo o barril a 35 dolares nao fez ninguem angolano na falencia, portanto ainda nao vejo cenario negro para o bcp. alias vejo o contrario, 4% em accoes dos fundos que tem de ser compradas, como a Isabel tem 17% de accoes já só faltam 13% para as colmatar, o sonangol, nao sei quantas detem.... mas nao prevejo um cenario negativo mas sim até bastante positivo...pois menos um problema para o sistema financeiro e nao foi o fundo de resolucao a faze-lo.....se o fosse...............aí sim as accoes cairiam a pique....espero até que o estado faça o mesmo ao novo banco....
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 21/12/2015 11:22

Marco Martins Escreveu:Tal como o Banif e os restantes bancos tinham posições no BES, agora com certeza que os restantes bancos também tinham posições no Banif...

mas isso és tu a imaginar????
cumptos, Investpouco.

por Marco Martins » 21/12/2015 10:50

PC05 Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Não dúvido que o BCP e o BPI irão sofrer um bocado... o BCP porque vai novamente ter mais perdas e para além disso está em valores que não inspitam confiança a investir...
O BPI por arrasto...

Tal como o Banif e os restantes bancos tinham posições no BES, agora com certeza que os restantes bancos também tinham posições no Banif...

por PC05 » 21/12/2015 9:29

O BPI por arrasto...

por Marco Martins » 21/12/2015 8:52

Não dúvido que o BCP e o BPI irão sofrer um bocado... o BCP porque vai novamente ter mais perdas e para além disso está em valores que não inspitam confiança a investir...
O BPI por arrasto...

por iurp » 21/12/2015 8:06

Joca601 Escreveu:
Diacono Escreveu:Dassss. Nada ajuda o bcp.
Ter adiado o processo do banir foi uma absoluta irresponsabilidade.
Vamos ver o impacto disto no bcp.

Impacto sem relevância... muito melhor do que o esperado. o pagamento do bcp ao fundo é anual e não deverá sofrer alteração em relação ao montante.

Acreditem no Pai Natal, e depois formem mais uma associação de lesados. O Governo anterior andou a esconder a verdadeira situação do sistema financeiro português. E como o Tomé "compraria mais ações do BANIF se tivesse mais dinheiro" o Amado já não sabe o que fazer mais para safar o banco. A retoma económica é uma farsa e o aumento do mal parado uma realidade.

Os angolanos entraram como acionistas mas levaram como empréstimos milhoes e milhoes de euros. Juntem os outros a quem emprestaram para comprar ações e tendo-as como garantia, não há "tapete" que cubra tanta miséria.Como vão pagar agora, com a crise a agudizar-se no seu País? Com o petróleo a este preço, vai ser a ruína do País, e a ruína de quem lhes está associado.

Cuidado...que agora, com as novas regras isto vai doer mesmo.

Registado: 23/1/2006 23:54

por Bernie Madoff » 21/12/2015 2:08

frosasantos Escreveu:estive a olhar para uns gráficos, o FR já era existente antes do BES cair, verdade? então porque é que no dia seguinte a resolução do BES (3-8-2014) o BCP subiu? sendo certo que nos dias seguintes tombou bastante. o BPI foi igual.
agora se este resultado não era um dos mais esperados não sei o que seria, e julgo muito que a cotação actual já refletia esta hipótese. preocupado estou mas tb o estava quando o BANIF cotava nos 0.0007 na abertura há uma semana e os outros bancos portaram-se menos mal.

Estava desinteressado desses papéis nessa altura, mas recordo de alguém me dizer que era a Blackrock a trocar nas últimos dias de BES por BCP (o que embora não faça sentido, parece-me uma opção porque depois ia haver muita procura para vendas a descoberto).

Já nada faz sentido no mercado de capitais em Portugal, em especial aos bancos e a promiscuidade com o estado (nosso dinheiro). Na segunda feira passada, quem defendeu a continuidade do Banif era o presidente da Madeira....

Dito isto, é mesmo provável que o BCP amanhã suba. Se por acaso o mercado reagir com indiferença, os fundos que andaram a tomar posições nas últimas semanas ficam meio entalados....
Quem se safa a negociar a banca em Portugal fica habilitado a negociar em qualquer parte do mundo.
BN,
BM
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por Fred_Invest » 21/12/2015 1:24

estive a olhar para uns gráficos, o FR já era existente antes do BES cair, verdade? então porque é que no dia seguinte a resolução do BES (3-8-2014) o BCP subiu? sendo certo que nos dias seguintes tombou bastante. o BPI foi igual.
agora se este resultado não era um dos mais esperados não sei o que seria, e julgo muito que a cotação actual já refletia esta hipótese. preocupado estou mas tb o estava quando o BANIF cotava nos 0.0007 na abertura há uma semana e os outros bancos portaram-se menos mal.

Registado: 4/9/2015 12:25

por Joca601 » 21/12/2015 1:17

Diacono Escreveu:Dassss. Nada ajuda o bcp.

Impacto sem relevância... muito melhor do que o esperado. o pagamento do bcp ao fundo é anual e não deverá sofrer alteração em relação ao montante.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Diacono » 21/12/2015 1:12

Dassss. Nada ajuda o bcp.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por negociosbolsa81 » 21/12/2015 1:11

Coisa pouca :-"
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por rbrandaopereira » 21/12/2015 1:09

Se o BCP corresponde 25% do FR, vai ter dispensar ~120M para a resolução do Banif.
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.

Registado: 21/10/2015 14:52

por logout » 19/12/2015 19:09

.
Editado pela última vez por logout em 29/11/2022 17:25, num total de 2 vezes.

Registado: 22/10/2008 1:10

por francmad » 19/12/2015 14:58

[quote="rbrandaopereira"]A cada terceira Sexta Feira de cada mês há o 'quadruple witching'. Basicamente, é o vencimento de diversos contratos (futuros, etc)

Sempre que tiver dúvidas do mesmo género, não se acanhe nem se sinta envergonhado. A malta está cá para ajudar e tem todo o gosto em fazê-lo! ;)
optimo! sendo assim aproveito , ja que tenho uma duvida pertinente.......como fazer $$$$$ neste nosso psi? :mrgreen:

Registado: 19/12/2015 0:14

por rbrandaopereira » 19/12/2015 14:38

A cada terceira Sexta Feira de cada mês há o 'quadruple witching'. Basicamente, é o vencimento de diversos contratos (futuros, etc)

Sempre que tiver dúvidas do mesmo género, não se acanhe nem se sinta envergonhado. A malta está cá para ajudar e tem todo o gosto em fazê-lo! ;)

por francmad » 19/12/2015 14:16

acertou em cheio !! cumprimentos :)

Registado: 19/12/2015 0:14

por rbrandaopereira » 19/12/2015 13:24

PC05 Escreveu:
francmad Escreveu:
manchini Escreveu:Boas,

Não sei porquê, mas o final do dia vai ter volume.

Manchini

Grande palpite ! cumprimentos e bons neGocios :-$ :wink:

Não era palpite, era certeza ..... "quadruple witching day".

O amigo francmad é novo por estas bandas, poderá não estar familiarizado com o termo. Mas posso estar enganado. Tempo de casa, não significa falta de experiência :)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Luzemburg, Pmart 1 e 169 visitantes