Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Os três pontos mais preocupantes sobre o robo-advisor
http://pt.fundspeople.com/news/os-tres- ... oboadvisor
http://pt.fundspeople.com/news/os-tres- ... oboadvisor
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
chico_laranja Escreveu:Jonhy
Para escolher apenas 1 ETF o ideal será um global tal como o das acções.
As carteiras tipo(quase sempre de base americana) apontam quase todas para o BND - Vanguard Total Bond Market
Quanto à maturidade/tempo, quanto mais longa mais volátil.
Eu diria que para compensar uma alocação de 65% acções algo com uma maturidade do tipo 3-5 anos fica no limbo retorno/volatilidade/correlação com acções aceitável.
Para obrigações de curto prazo tens
Vanguard Short-Term Bond ETF (BSV)
Para obrigações longo prazo tens
Vanguard Long-Term Government Bond ETF (VGLT)
Refiro os Vanguard por serem os que aparecem normalmente na literatura pois têm custos baixos ao nível de gestão.
Tenta encontrar algo do género mas em Euros(não pagas câmbio ao banco a cada negociação, assumo que recebes o ordenado em Euros), negociados em bolsas europeias (custos de trading mais baixo) e sem distribuição de dividendos pois os impostos+taxas dos intermediários sobre dividendos destroem a lógica do reinvestir do dividendo esfrangalhando por completo os rendimentos teóricos dos livros pois cá infelizmente não temos 401k e afins.
Tem em mente que as obrigações globais acabam muitas vezes por abanar mais por causa dos câmbios do que da obrigação subjacente propriamente dita.
Para evitar isso terias que te cingir a obrigações da zona Euro logo mais influenciadas/manipuladas pelas políticas do BCE, QEs, taxas negativas......... enfim. Pros e contras a pesar
Muito obrigado pela tua resposta.
Eu estava a pensar constituir a minha carteira 70/30 na Degiro com estes dois:
iShares Core MSCI World

Lyxor UCITS ETF EuroMTS 3-5Y Investment Grade

O que achas?
Estes são sem distribuição de rendimentos? Como é que se pode apurar tal coisa nos ETFs?
PS: Por acaso até nem recebo o meu ordenado em euros, mas sim em dolares australianos, mas tenho tendencia para colocar o grosso das minhas poupanças em euros.
Jonhy
As carteiras tipo(quase sempre de base americana) apontam quase todas para o BND - Vanguard Total Bond Market
Eu diria que para compensar uma alocação de 65% acções algo com uma maturidade do tipo 3-5 anos fica no limbo retorno/volatilidade/correlação com acções aceitável.
Refiro os Vanguard por serem os que aparecem normalmente na literatura pois têm custos baixos ao nível de gestão.
Tenta encontrar algo do género mas em Euros(não pagas câmbio ao banco a cada negociação, assumo que recebes o ordenado em Euros), negociados em bolsas europeias (custos de trading mais baixo) e sem distribuição de dividendos pois os impostos+taxas dos intermediários sobre dividendos destroem a lógica do reinvestir do dividendo esfrangalhando por completo os rendimentos teóricos dos livros pois cá infelizmente não temos 401k e afins.
Tem em mente que as obrigações globais acabam muitas vezes por abanar mais por causa dos câmbios do que da obrigação subjacente propriamente dita.
Para evitar isso terias que te cingir a obrigações da zona Euro logo mais influenciadas/manipuladas pelas políticas do BCE, QEs, taxas negativas......... enfim. Pros e contras a pesar

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
US stock market set for second-longest bull run
http://www.ft.com/intl/cms/s/0/4b25b264 ... 39ec2.html
http://www.ft.com/intl/cms/s/0/4b25b264 ... 39ec2.html
Mouro_Emprestado Escreveu:Jonhy_Rico Escreveu:Quais seriam as principais diferenças a curto e médio prazo do Portfolio Permanent vs. 70/30 ações/obrigações?
Qual das duas opções vocês preferem e porquê?
Ninguém sabe o que vai acontecer a curto ou a médio prazo (uma correcção de 20% nos mercados pode acontecer para a semana, como daqui a 2 anos).
As principais diferenças entre o HBPP e um B&H 70/30:
- o HBPP é menos volátil historicamente
- o B&H 70/30 tem maiores taxas de crescimento (fruto dos 70% alocado às acções) e também maiores DDs
Para quem tem um património elevado e já deixou de aforrar, talvez o HBPP seja o mais indicado.
Para quem está a começar a poupar, o B&H 70/30 é capaz de ser o mais indicado.
De resto, nenhuma dessas estratégias é recomendada a quem não conseguir seguir uma estratégia de investimento à risca.
Obrigado pela tua resposta.
Então para quem tiver menos tolerância à volatilidade o PP seria melhor, correto?
A minha outra pergunta é em relação aos 30% em obrigações. Qual é a forma classica de escolher um EFT que componha essa parte da carteira?
Maturidade 3 - 5 ou 7 - 10? Globais, Europeias ou Norte-Americanas?
Jonhy_Rico Escreveu:Quais seriam as principais diferenças a curto e médio prazo do Portfolio Permanent vs. 70/30 ações/obrigações?
Ninguém sabe o que vai acontecer a curto ou a médio prazo (uma correcção de 20% nos mercados pode acontecer para a semana, como daqui a 2 anos).
As principais diferenças entre o HBPP e um B&H 70/30:
- o HBPP é menos volátil historicamente
- o B&H 70/30 tem maiores taxas de crescimento (fruto dos 70% alocado às acções) e também maiores DDs
Para quem tem um património elevado e já deixou de aforrar, talvez o HBPP seja o mais indicado.
Para quem está a começar a poupar, o B&H 70/30 é capaz de ser o mais indicado.
De resto, nenhuma dessas estratégias é recomendada a quem não conseguir seguir uma estratégia de investimento à risca.
- Registado: 13/9/2013 0:16
Quais seriam as principais diferenças a curto e médio prazo do Portfolio Permanent vs. 70/30 ações/obrigações?
Mouro_emprestado
Isso apenas mostra uma coisa.
Dependendo do prazo escolhido consegue-se sempre escolher o vencedor que nos interessa
Para mim o que é mais interessante é num prazo de 5 anos conseguir-se tirar 5x% de lucro num fundo misto que dá 1x% ao ano
Agora a malta que não fique embebedada por este valor pois o normal será algo entre 4-6%, o que vier a mais é lucro.
Isso apenas mostra uma coisa.
Dependendo do prazo escolhido consegue-se sempre escolher o vencedor que nos interessa

Para mim o que é mais interessante é num prazo de 5 anos conseguir-se tirar 5x% de lucro num fundo misto que dá 1x% ao ano

Agora a malta que não fique embebedada por este valor pois o normal será algo entre 4-6%, o que vier a mais é lucro.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Obrigado ATLAS pelo esclarecimento
Tinha ficado preso nas condições e não vi que eram para 2ªs transacções
Agora o darem pré aviso é que não sei não.
Se avisarem com, digamos, 30 dias de antecedência ficarás preso mesmo que tenhas apenas 2 posições. A primeira ainda sacas fora mas a segunda não te safas da comissão pois esse aviso sairia certamente no dia 1 de um mês com 31 dias.
Eles têm pessoal dedicado a fazer estes joguinhos badalhocos e essas contas para maximizarem o lucro (ou conseguirem imputar ao cliente o máximo de taxinhas possível)
Não sei se podem fazer avisos com 15 dias de antecedência ou se têm obrigação de dar prazos maiores. Como banca online que são mandam mail por aviso interno e és notificado disso. A partir desse momento o relógio começa a contar mesmo que não vás ver o correio interno

Tinha ficado preso nas condições e não vi que eram para 2ªs transacções

Agora o darem pré aviso é que não sei não.
Se avisarem com, digamos, 30 dias de antecedência ficarás preso mesmo que tenhas apenas 2 posições. A primeira ainda sacas fora mas a segunda não te safas da comissão pois esse aviso sairia certamente no dia 1 de um mês com 31 dias.
Eles têm pessoal dedicado a fazer estes joguinhos badalhocos e essas contas para maximizarem o lucro (ou conseguirem imputar ao cliente o máximo de taxinhas possível)

Não sei se podem fazer avisos com 15 dias de antecedência ou se têm obrigação de dar prazos maiores. Como banca online que são mandam mail por aviso interno e és notificado disso. A partir desse momento o relógio começa a contar mesmo que não vás ver o correio interno

Só para fechar este tema (e prometo que não volto a postar sem nada mais de relevante a acrescentar), comparei o portfolio anterior com os mistos da MFS e o Nordea indicados na página anterior.
A minha curiosidade era verificar, desde 2007, a performance desses 2 fundos com uma carteira B&H baseada no Portfolio Permanente do Harry Browne (este meu portfolio-teste assume contribuições/rebalanceamentos anuais no início de Junho de cada ano desde 2007).
Ponto de partida: 1 de Julho de 2007 (para apanhar o crash de 2008/2009):
Performance dos 2 fundos mistos (esqueçam a performance do "Portfolio" neste gráfico):

Performance da Carteira Portfolio Permanente rebalanceada anualmente:

Depois fiz a mesma comparação, mas apenas a 5 anos (aqui apanha-se com um bull-market brutal):
Performance dos 2 fundos mistos (esqueçam a performance do "Portfolio" neste gráfico):

Para quem quiser saber mais sobre esta carteira, pode encontrar a mesma no tópico do "gestão activa vs gestão passiva".
O que concluo:
O portfolio permanente acaba por ter a melhor performance desde 2007 (cerca de 75% de crescimento), uma vez que apresenta perdas mínimas aquando do crash de 2008/2009 (se bem me lembro, o ouro puxou e muito pela carteira nessa altura).
O MFS Meridian Glbl Total Return não lhe fica muito atrás, com um crescimento de 65%, mas há 1 ano atrás estava a bater quase nos 75%.
Por outro lado, a 5 anos, o MFS Meridian Glbl Total Return tem de longe o melhor retorno, de quase 60%, contra os cerca de 40% do Portfolio Permanente e do Nordea Stable Return.
Já o Nordea, nos últimos 12 meses, apresentou um ganho de cerca de 2,7% (é, aliás, o único a apresentar uma variação positiva
).
A minha curiosidade era verificar, desde 2007, a performance desses 2 fundos com uma carteira B&H baseada no Portfolio Permanente do Harry Browne (este meu portfolio-teste assume contribuições/rebalanceamentos anuais no início de Junho de cada ano desde 2007).
Ponto de partida: 1 de Julho de 2007 (para apanhar o crash de 2008/2009):

Depois fiz a mesma comparação, mas apenas a 5 anos (aqui apanha-se com um bull-market brutal):

Para quem quiser saber mais sobre esta carteira, pode encontrar a mesma no tópico do "gestão activa vs gestão passiva".
O que concluo:
O portfolio permanente acaba por ter a melhor performance desde 2007 (cerca de 75% de crescimento), uma vez que apresenta perdas mínimas aquando do crash de 2008/2009 (se bem me lembro, o ouro puxou e muito pela carteira nessa altura).
O MFS Meridian Glbl Total Return não lhe fica muito atrás, com um crescimento de 65%, mas há 1 ano atrás estava a bater quase nos 75%.
Por outro lado, a 5 anos, o MFS Meridian Glbl Total Return tem de longe o melhor retorno, de quase 60%, contra os cerca de 40% do Portfolio Permanente e do Nordea Stable Return.
Já o Nordea, nos últimos 12 meses, apresentou um ganho de cerca de 2,7% (é, aliás, o único a apresentar uma variação positiva

chico_laranja Escreveu:EDIT: Faltaram as imagens![]()
Tenta testar também com o Portfolio Permanente do Harry Browne

Agora mais a sério, embora o teste para o passado de determinada estratégia seja interessante para validar algumas dúvidas, não nos devemos agarrar demasiado apenas a este tipo de análises estatísticas e teóricas (na realidade, certamente haverá uma melhor estratégia qualquer desde 2007, mas mais não passa do que data mining e acertar no euromilhões à quarta-feira, sem qualquer tipo de aplicação prática, porque baseado em modelos teóricos com pouca relevância prática).
Em qualquer dos casos, o que eu acabo sempre por concluir é que começar com uma carteira de 10k, sem qualquer tipo de reforços substanciais à mesma, resulta sempre numa carteira muito pobre passados estes anos todos

chico_laranja Escreveu:Bem jogado pela DeGiro![]()
Muito interessante para quem investe em blocos de 1k+.
Apontam as mexidas para o último dia do mês e no 31 mexem no de Acções e no 1 do mês seguinte no de Obrigações.
Continua a existir o bloqueio de mínimos de 1k€ para não pagar custos(para mim é bloqueante)![]()
Falta ver se não e apenas algo temporário e depois de o pessoal ter várias posições abertas acabam com isso e se quer o seu dinheiro de volta tem que pagar. Da banca já espero de tudo
![]()
Tendo a lista é bastante simples embora ainda requeira algum trabalho suplementar
Esse PDF teria que ser convertido para um Excel e seriam adicionados mais uns filtros:
- Capitalização ou Distribuição
- EUR ou outra moeda
- Custos de gestão.
- Spread médio
- Spread em momentos de pânico (este dado está disponível?) tipo naqueles dias mais sombrios de 2008 nos fundos de acções ou na quise das dívidas nos de obrigações.
Para quem mexer blocos de 1k€ não é bloqueante e não tem grande tempo/conhecimento/curiosidade para aprender mais(nem toda a gente se interessa por números) tem aqui a solução com os ETFs que o w00zy recomendou.
Chico,
Isso dos "blocos de 1 k" não é bem como estás a expor.
O que está escrito é isto :
"A DEGIRO oferece a todos os seus Clientes a possibilidade de transacionar ETF’s sem comissões. Cada Cliente terá a oportunidade de realizar uma transação (uma compra ou venda) por ISIN, livre de comissões a cada mês. Qualquer outra transação no mesmo ISIN com o mesmo sentido, será grátis, aquando o valor da transação seja superior a 1000EUR/USD (dependendo da divisa do ETF). Por exemplo, se realizar uma compra de um ETF e de seguida fizer outra compra no mesmo ETF no valor de 1000€, esta será grátis. No entanto, caso se tratasse de uma venda do seu ativo no valor de 1000€, veria a comissão de ETF’s ser aplicada normalmente".
Ou seja uma transação por mês (venda ou compra) grátis. Não diz que tem de ser em blocos de 1 k!
Pode é o cliente pretender efetuar uma segunda transação no mesmo mês. Nesse caso, para ser gratuita, tem de
- ser de pelo menos €1000,01;
+
- ser o mesmo isin da primeira (o mesmo ETF)
+
- e tem de ser no mesmo sentido da primeira (se na primeira transação vendeu, na segunda, para ser gratuito, tem de vender se na primeira comprou, na segunda, para se manter gratuito, tem de comprar).
Ora quem compre sempre (e faça os rebalanceamentos dessa forma), desde que só faça uma vez por mês, não precisa de observar nenhum limite.
Sobre a questão de depois alterarem as regras: não o podem fazer repentinamente. Se anunciarem uma mudança no preçário com a alguma antecedência, olha... o que para lá foi rapidamente de lá sai...
- Registado: 8/6/2014 11:59
Daemoon Escreveu:Pois eu discordo. E vou fazer como consta no Guia da Deloitte que o Big disponibiliza. E como refere a DECO. É no Anexo J.
Em todo o caso, acho que o Fisco não quer saber. Desde que sejam declarados e paguem os impostos devidos, não estão muito preocupados que seja no J ou no G.
Dizes tu meu caro, faz lá depois uma simulação colocando no J ou no G e vais ver se eles não se preocupam.[/quote]
O Invest remete para o J com os respectivos códigos de países.
O AB remete-me para o G, somente com o nif.
Portanto, cada banco remete de forma diferente... E é isso que é cruzado na AT.
Não esquecer que a AT respeita o conceito de universalidade, daí ser possível remeter para o G...
Boa tarde!
Apesar de alguns fundos negativos, neste momento a carteira valoriza 4.67%...
cpts
Apesar de alguns fundos negativos, neste momento a carteira valoriza 4.67%...
cpts
- Registado: 26/11/2014 16:45
Bem jogado pela DeGiro
Apontam as mexidas para o último dia do mês e no 31 mexem no de Acções e no 1 do mês seguinte no de Obrigações.
Continua a existir o bloqueio de mínimos de 1k€ para não pagar custos(para mim é bloqueante)
Falta ver se não e apenas algo temporário e depois de o pessoal ter várias posições abertas acabam com isso e se quer o seu dinheiro de volta tem que pagar
. Da banca já espero de tudo
Tendo a lista é bastante simples embora ainda requeira algum trabalho suplementar
Esse PDF teria que ser convertido para um Excel e seriam adicionados mais uns filtros:
- EUR ou outra moeda
- Custos de gestão.
- Spread médio
- Spread em momentos de pânico (este dado está disponível?) tipo naqueles dias mais sombrios de 2008 nos fundos de acções ou na quise das dívidas nos de obrigações.
Para quem mexer blocos de 1k€ não é bloqueante e não tem grande tempo/conhecimento/curiosidade para aprender mais(nem toda a gente se interessa por números) tem aqui a solução com os ETFs que o w00zy recomendou.

Continua a existir o bloqueio de mínimos de 1k€ para não pagar custos(para mim é bloqueante)

Falta ver se não e apenas algo temporário e depois de o pessoal ter várias posições abertas acabam com isso e se quer o seu dinheiro de volta tem que pagar

- EUR ou outra moeda
- Custos de gestão.
- Spread médio
Pois eu discordo. E vou fazer como consta no Guia da Deloitte que o Big disponibiliza. E como refere a DECO. É no Anexo J.
Em todo o caso, acho que o Fisco não quer saber. Desde que sejam declarados e paguem os impostos devidos, não estão muito preocupados que seja no J ou no G.[/quote]
Dizes tu meu caro, faz lá depois uma simulação colocando no J ou no G e vais ver se eles não se preocupam.
Em todo o caso, acho que o Fisco não quer saber. Desde que sejam declarados e paguem os impostos devidos, não estão muito preocupados que seja no J ou no G.[/quote]
Dizes tu meu caro, faz lá depois uma simulação colocando no J ou no G e vais ver se eles não se preocupam.
- Registado: 14/2/2009 14:06
Como é só um ISIN por mês, eu começava por estes
IE00B1FZS806 - ISHARES E GOV7-10
IE00B4L5Y983 - ISHARES MSCI WOR A
IE00B1FZS806 - ISHARES E GOV7-10
IE00B4L5Y983 - ISHARES MSCI WOR A
ATLAS_ Escreveu:Negociação de ETF sem comissões. Brutal!!!![]()
https://www.degiro.pt/precario/negociar ... ssoes.html
https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista ... missao.pdf
e algum destes ETF's a longo prazo se recomenda?
- Registado: 18/1/2016 23:14
bucks Escreveu:Publicado Domingo às 21:59 (editado) · Denunciar publicação
A 16/04/2016 at 22:14, Visitante vdu disse:
Eu não quero lançar a confusão, mas perguntei no e-balcão se deve ser anexo G ou J, e responderam-me que deve ser anexo G, visto serem fundos através de um intermediário em Portugal.
Eeheheh...opa para mim é anexo G e se tivesse fundos para declarar era lá que os espetava e pronto, mas isto sou eu, façam como o visitante vdu, perguntem no ebalcão e gravem a resposta e pronto, assim têm como provar que veio das finanças a resposta.
Uma vez que não houve hoje acordo no corte de produção de petróleo, amanhã vai tudo cair...pronto é só para avisar
Editado Domingo às 22:00 por D@vid
O mesmo que eu digo, no AB está o nif do banco logo anexo G,até porque respeitam o principio da universalidade...
Pois eu discordo. E vou fazer como consta no Guia da Deloitte que o Big disponibiliza. E como refere a DECO. É no Anexo J.
Em todo o caso, acho que o Fisco não quer saber. Desde que sejam declarados e paguem os impostos devidos, não estão muito preocupados que seja no J ou no G.
Publicado Domingo às 21:59 (editado) · Denunciar publicação
Eu não quero lançar a confusão, mas perguntei no e-balcão se deve ser anexo G ou J, e responderam-me que deve ser anexo G, visto serem fundos através de um intermediário em Portugal.
Eeheheh...opa para mim é anexo G e se tivesse fundos para declarar era lá que os espetava e pronto, mas isto sou eu, façam como o visitante vdu, perguntem no ebalcão e gravem a resposta e pronto, assim têm como provar que veio das finanças a resposta.
Uma vez que não houve hoje acordo no corte de produção de petróleo, amanhã vai tudo cair...pronto é só para avisar
O mesmo que eu digo, no AB está o nif do banco logo anexo G,até porque respeitam o principio da universalidade...

O glitch é no ML US Broad Market e na passagem do dia 31/08/2008 para 01/09/2008.
Seguem os mesmos gráficos a partir do dia 1/09/2008
Seguem os mesmos gráficos a partir do dia 1/09/2008
- Anexos
-
- comparações.PNG (75.21 KiB) Visualizado 11626 vezes
-
- stats.PNG (18.91 KiB) Visualizado 11626 vezes
Não é completo mas o 4-traders dá para cruzar alguns fundos com algumas acções/ETFs
O teletrader dá para comparar um fundo com meia dúzia de índices mas aqui entra um factor que distorce a coisa: câmbio.
O Quantalys compara mas apenas com o Stoxx50 + ML Euro 1-3Y.
Não é fácil cruzar índices com fundos, pior ainda se forem fundos mistos
Deixo os dados do Quantalys embora o índice de referência deva estar com um bug qualquer (ou houve um acerto da cotação tipo operação harmónio/ reverse stock split e não fizeram o acerto) o que transforma todos esses dados estatisticamente em lixo.
EDIT: Faltaram as imagens

O teletrader dá para comparar um fundo com meia dúzia de índices mas aqui entra um factor que distorce a coisa: câmbio.
O Quantalys compara mas apenas com o Stoxx50 + ML Euro 1-3Y.
Não é fácil cruzar índices com fundos, pior ainda se forem fundos mistos

Deixo os dados do Quantalys embora o índice de referência deva estar com um bug qualquer (ou houve um acerto da cotação tipo operação harmónio/ reverse stock split e não fizeram o acerto) o que transforma todos esses dados estatisticamente em lixo.
EDIT: Faltaram as imagens

- Anexos
-
- comparações.PNG (59.05 KiB) Visualizado 11627 vezes
-
- stats.PNG (16.04 KiB) Visualizado 11627 vezes
w00zy Escreveu:O Nordea Stable Return é bom mas muito prudente
O MFS Global Total Return não foge muito da carteira proposta pelo Mouro_Emprestado e se consideramos o rebalanceamento que "se deve fazer", os retornos devem ser muito semelhantes.
Não conhecia e não desgostei da performance, bem pelo contrário!

Perdeu cerca de 23% entre Julho de 2007 e Março de 2009, mas a partir daí recuperou muito bem

A vantagem de um fundo que faz o rebalanceamento por nós.
chico_laranja Escreveu:Mouro
Não consigo ver a imagem![]()
Por acaso há imagens noutros tópicos que também não consigo ver

Se continuares a não ver a imagem, manda-me uma PM que tento fazer o upload para outro site.
chico_laranja Escreveu:5 Anos acaba por saber a pouco pois deixa de apanhar a queda de 2008 e a recuperação 2009-2011 e esse é um momento chavee de estudo para toda e qualquer carteira pois leva a resistência aos limites.
Pode-se sempre fazer a comparação com um benchmark composto sabendo que os Index estarão apenas 1 furinho abaixo do benchmark![]()
Deixo aqui o gráfico de uma carteira 60/40, através de 2 ETFs, com entrada a 2 de Junho de 2007:
db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C (60%)
Lyxor UCITS ETF EuroMTS 3-5Y Investment Grade (DR) EUR (40%)

Infelizmente, não dá para meter num mesmo gráfico FI's