BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
O BCP pode estar perante um período bullish (de curto prazo) nas próximas semanas.
Depois do breakout da linha de tendência descendente acabou de fazer o pullback com novo toque na LTD, na expectativa de uma boa sessão na próxima segunda feira.
Zecatreca concordo com a tua LTD e será a referência para o bull no longo prazo mas considero que esta tracei também é relevante embora para um período temporal de menor amplitude.
Boas entradas e bons negócios.
Depois do breakout da linha de tendência descendente acabou de fazer o pullback com novo toque na LTD, na expectativa de uma boa sessão na próxima segunda feira.
Zecatreca concordo com a tua LTD e será a referência para o bull no longo prazo mas considero que esta tracei também é relevante embora para um período temporal de menor amplitude.
Boas entradas e bons negócios.
- Anexos
-
- B.COM.PORTUGUES.png (52.78 KiB) Visualizado 5749 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Zeca, a 'praia' dele - segundo o próprio - é mais a af.
Confesso que tive enorme dificuldade em tentar decifrar o que ele tentou dizer.. E ainda nem abri o primeiro champanhe

Confesso que tive enorme dificuldade em tentar decifrar o que ele tentou dizer.. E ainda nem abri o primeiro champanhe

Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.
O investpouco precisa de uma formaçãozeca.
Para quem anda a dizer disparates sobre lta´s e ltd´s:
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines

Para quem anda a dizer disparates sobre lta´s e ltd´s:
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines

frosasantos Escreveu:jccgold Escreveu:frosasantos Escreveu:eu percebi mal ou o fundo de resolução, com BES/BANIF pago ou não pago, terá sempre de ter as mesmas contribuições periódicas e para o futuro e "capitalizar-se"?
Percebeste mal. Porque as contribuicoes periódicas são em caso de o fundo de resolucao ter dinheiro suficiente, que nao tem. Como tal o BCP teria de endividar-se ou recorrer a um AC para cobrir a sua parte de prejuizo no fundo de resolução para acudir já ao prejuizo com a venda do NovoBanco.
ok, achei que o estado emprestou €€€ (3,9Bi por causa do BES) ao FR a serem pagos nas contribuições futuras, mesmo que demorasse 200 anos. sendo que o "mal" disto para os bancos seriam apenas os juros a suportar
E é sustentável os bancos andarem a pagar durante 200 anos juros? Por o BANIF nao conseguir pagar num ano o que devia ao Estado declararam-lhe falencia. Todo o conceito agora é de bail-in, um banco vai à falencia quem arca com o prejuizo são os outros.
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
PC05 Escreveu:Ranger Escreveu:Quando é que saem os resultados do BCP? Obrigado
Boas Entradas
1/fev/16 (17h) Conferência de Imprensa sobre os Resultados do Ano de 2015
Obrigado
- Registado: 4/12/2003 12:52
Tenho uma grande dificuldade em interpretar os seus comentários. Escreva claramente e usando pontuação, se não as suas intervenções tornam-se bastante confusas..
O que é que o levou a achar que apartir do dia 9/10 de Setembro, pudesse começar uma LTA?
Há, efectivamente 3 toques numa possível LTA a começar a 10Setembro. Mas nem chega a ser LTA porque depois de 10 de Setembro, o título faz dois fundos e desvaloriza -21.5% dos 0.0533 para os 0.0419 e essa "linha técnica que poderia dar ascendente" que fala, morre por completo.
O que é que o levou a achar que apartir do dia 9/10 de Setembro, pudesse começar uma LTA?
Há, efectivamente 3 toques numa possível LTA a começar a 10Setembro. Mas nem chega a ser LTA porque depois de 10 de Setembro, o título faz dois fundos e desvaloriza -21.5% dos 0.0533 para os 0.0419 e essa "linha técnica que poderia dar ascendente" que fala, morre por completo.
- Anexos
-
- bcpxx.png (46.5 KiB) Visualizado 5790 vezes
Editado pela última vez por rbrandaopereira em 31/12/2015 17:58, num total de 2 vezes.
Tenham razão os curtos ou os longos, e haverá certamente um lado que terá razão, o que me espanta é que com milhares de empresas pelo mundo onde se pode investir com alguma estabilidade, se negoceiem acções de um banco que está num contexto altamente instável.
- Registado: 9/11/2012 16:27
jccgold Escreveu:frosasantos Escreveu:jccgold Escreveu:1.985 milhoes de divida senior que o NovoBanco deixa de dever, por via dos 25% do fundo de resolução equivale ao BCP perder menos 500M o que é só à volta de 17% da capitalização actual. Alguém viu a valorização?
O mercado é mesmo uma coisa sonolenta que para o bem ou para o mal não se mexe. Se o mercado fosse um animal era uma preguiça
eu percebi mal ou o fundo de resolução, com BES/BANIF pago ou não pago, terá sempre de ter as mesmas contribuições periódicas e para o futuro e "capitalizar-se"?
Percebeste mal. Porque as contribuicoes periódicas são em caso de o fundo de resolucao ter dinheiro suficiente, que nao tem. Como tal o BCP teria de endividar-se ou recorrer a um AC para cobrir a sua parte de prejuizo no fundo de resolução para acudir já ao prejuizo com a venda do NovoBanco.
ok, achei que o estado emprestou €€€ (3,9Bi por causa do BES) ao FR a serem pagos nas contribuições futuras, mesmo que demorasse 200 anos. sendo que o "mal" disto para os bancos seriam apenas os juros a suportar (uma vez que o FR já existia mesmo e tinha contribuições). ie, mesmo que o BES/BANIF continuassem a existir, o FR existiria à mesma e as contribuições idem, e tudo na mesma proporção (+/-) de agora.
bem sei que o NB valer "mais" (não precisar ser recapitalizado) dá menos prejuízo ao fundo, todavia para o ano o montante a enfiar no FR pelo BCP (e outros bancos) vai ser a)menor b)igual c)maior?, e eu achava que ia/vai ser igual, mas segundo o que dizes será menor, ie, se como dizes para cobrir as necessidades actuais era preciso endividamento (maior), havendo mais 2Bis de valor no NB já não será preciso (pelo menos ser tão grande). certo?
A razão mesmo que achei que as cotações nem mexeram (e até desceram) foi porque enfiaram 2Bi no NB, mas a responsabilidade jurídica para o futuro manteve-se no FR, portanto havendo processos em tribunais interpostos pelos obrigacionistas institucionais, em caso da razão lhes ser dada, o prejuízo será do FR, e a ser assim será sensivelmente no mesmo valor "sacado" aos obrigacionistas (Eventualmente mais juros, etc). Provavelmente estou errado, mas era assim que pensava que o FR funcionava.
bom ano a todos e melhores negócios para o ano 2016
- Registado: 4/9/2015 12:25
Ranger Escreveu:Quando é que saem os resultados do BCP? Obrigado
Boas Entradas
1/fev/16 (17h) Conferência de Imprensa sobre os Resultados do Ano de 2015
Quando é que saem os resultados do BCP? Obrigado
Boas Entradas
Boas Entradas
- Registado: 4/12/2003 12:52
rbrandaopereira Escreveu:Confesso que não compreendi nada do que disse, investpouco...
Desenhei a linha que referiu, mas não tem qualquer indicação técnica.
A 10SET fechou a 0.0533, a 10DEZ fechou a 0.0480
A 30SET fechou a 0.0453..
Setembro não tem 31 dias.......
![]()
![]()
eu só disse que desenhando uma linha técnica poderia dar ascendente e eu afirmei quando estávamos em novembro e disse que "poderia dar uma vez que já estamos acima da cotação"...e claro a manter-se acima dos 0,051 do fecho que eu indiquei....o dia 9 setembro
cumptos, Investpouco.
jccgold Escreveu:frosasantos Escreveu:jccgold Escreveu:1.985 milhoes de divida senior que o NovoBanco deixa de dever, por via dos 25% do fundo de resolução equivale ao BCP perder menos 500M o que é só à volta de 17% da capitalização actual. Alguém viu a valorização?
O mercado é mesmo uma coisa sonolenta que para o bem ou para o mal não se mexe. Se o mercado fosse um animal era uma preguiça
eu percebi mal ou o fundo de resolução, com BES/BANIF pago ou não pago, terá sempre de ter as mesmas contribuições periódicas e para o futuro e "capitalizar-se"?
não percebi bem o cerne da discussão, mas relembro apenas que o BCP nunca se individará por causa do fundo de resolução, essa é uma das regras....não pode pôr em causa nenhum banco por causa do fundo.....
cumptos, Investpouco.
frosasantos Escreveu:jccgold Escreveu:1.985 milhoes de divida senior que o NovoBanco deixa de dever, por via dos 25% do fundo de resolução equivale ao BCP perder menos 500M o que é só à volta de 17% da capitalização actual. Alguém viu a valorização?
World debt clock:
Confesso que não compreendi nada do que disse, investpouco...

Editado pela última vez por rbrandaopereira em 31/12/2015 16:01, num total de 1 vez.
zecatreca_2 Escreveu:investpouco Escreveu:CURTOS, segurem-se agora....
![]()
![]()
Afinal, caiu.
Afinal subiu.... e passou o fecho de onteontem
cumptos, Investpouco.
AC1974 Escreveu:tiagopt2 Escreveu:investpouco Escreveu:Tiago, a partir do dia 10 de dezembro o cenario muda no prazo de 3 meses e torna-se ascendente, uma vez que ele se inicia nos 0,05 e estamos neste momento acima dessa cotação.
Não percebi, Investpouco. O que irá acontecer no dia 10 de Dezembro? Ando um pouco afastado dos fundamentais do Bcp...
Investpouco, já tens alguma resposta a esta pergunta?
Bom ano e bons negocios.
o que pretendia dizer é que no grafico de 3 meses se lançares uma linha recta entre o ponto de fecho de 10 de setembro estava nos 0.05 e no dia 10 de dezembro estaria acima dos 0.05,................mas se compararmos agora a linha ainda é mais evidente porque em 31 de setembro fechou pelos 0.043 e agora (31 de dezembro) estamos nos 0.049 qualquer coisa como 10% acima....
cumptos, Investpouco.
As contribuições da banca para o FR mantêm-se. Não sei se são contribuições anuais ou trimestrais.. Não faço ideia.
À parte disso, as entidades bancárias ainda têm de criar uma reserva de capital adicional até ao fim de 2016. Assim dita o comunicado do BdP. É uma boa medida, visando obrigar os bancos a ter uma pequena almofada. Vamos ver para que uso os bancos podem usufruir destas almofadas internas e o impacto que terá nos rácios/lucros, a criação das mesmas.
À parte disso, as entidades bancárias ainda têm de criar uma reserva de capital adicional até ao fim de 2016. Assim dita o comunicado do BdP. É uma boa medida, visando obrigar os bancos a ter uma pequena almofada. Vamos ver para que uso os bancos podem usufruir destas almofadas internas e o impacto que terá nos rácios/lucros, a criação das mesmas.
jccgold Escreveu:1.985 milhoes de divida senior que o NovoBanco deixa de dever, por via dos 25% do fundo de resolução equivale ao BCP perder menos 500M o que é só à volta de 17% da capitalização actual. Alguém viu a valorização?
eu percebi mal ou o fundo de resolução, com BES/BANIF pago ou não pago, terá sempre de ter as mesmas contribuições periódicas e para o futuro e "capitalizar-se"? Sendo assim, mesmo que as obrigações do BES sirvam para capitalizar o NB o que acontece é que o FR fica menos despido qd o NB for vendido, mas as obrigações dos bancos continuam iguais perante o mesmo.
- Registado: 4/9/2015 12:25
1.985 milhoes de divida senior que o NovoBanco deixa de dever, por via dos 25% do fundo de resolução equivale ao BCP perder menos 500M o que é só à volta de 17% da capitalização actual. Alguém viu a valorização?
World debt clock:
tiagopt2 Escreveu:investpouco Escreveu:tiagopt2 Escreveu:A análise ao BCP levar-nos-á novamente a percorrer um cenário de esperança e incerteza. Começando pelas más notícias, a força ascendente do título não tem sido suficiente para quebrar a sequência de lower-highs que se arrasta desde Abril. São, a olho, 11 consecutivos. É incorrecto considerar que a tendência do BCP deixou de ser descendente numa óptica de médio prazo enquanto esta sequência se mantiver inalterada. Por outro lado, e ao contrário do que se passa no BPI (onde o movimento descendente tem aspecto de consolidação), neste caso tudo indica que estaremos perante um canal paralelo descendente. O número de toques nos extremos ultrapassa o que seria expectável para um padrão de consolidação... A somar a isso, temos o preço a encostar a uma zona de alguma resistência, o que pode gerar um movimento descendente.
Um cenário um pouco mais animador é-nos trazido pelos sinais que podem antecipar um possível breakout. O duplo toque na resistência diagonal é um primeiro sinal evidente de força ascendente. Um segundo sinal é trazido pelo aglomerado de preço em forma de pennant, que a ser activado poderia projectar a cotação para cima das duas zonas de resistência (5,88€). Como acontece para qualquer padrão de consolidação, é de bom tom esperar que o mesmo seja activado para se poder contar com ele.
Temos, por fim, o gráfico horário. Neste timeframe, parece estar a querer formar-se um cup & handle, o que representaria um indubitável sinal de força. Será, na minha opinião, o derradeiro ponto de desempate. Se o BCP quebrar os 5,4 cêntimos em alta, inverte o cenário de lower-highs no gráfico horário, e fica com caminho aberto para os 6,3. Em qualquer das situações, está claro de ver que, para já, o mais prudente é aguardar atentamente por novidades.
Tiago, a partir do dia 10 de dezembro o cenario muda no prazo de 3 meses e torna-se ascendente, uma vez que ele se inicia nos 0,05 e estamos neste momento acima dessa cotação.
Não percebi, Investpouco. O que irá acontecer no dia 10 de Dezembro? Ando um pouco afastado dos fundamentais do Bcp...
Investpouco, já tens alguma resposta a esta pergunta?
Bom ano e bons negocios.
- Registado: 6/10/2015 16:39
Fica a lista dos mais lesados no caso das obrigações séniores do BES de acordo com o Expresso:
generalideafix2 Escreveu:investpouco Escreveu:BM Escreveu:O colega investpouco está para este tópico, como estava o cavaleri para o do Banif.
Estão sempre certos, eles é que sabem e ainda querem convencer quem anda aqui a ler o que escrevem, desde o início, que estão a ganhar dinheiro com o título.
Posto isto, já sei que vem aí uma descarga de fúria do colega invespouco, tal e qual como fazia o desaparecido cavaleri.
achas o banif igual ao bcp??
entao explica o que este post demonstra na tua opiniao, a opiniao contrária à minha???
e mais, eu nao estou furioso, eu tal como muitos longos temos a posicao longa porque nao vemos motivo para a desfazer, nao existem sinais negativos alem do NB que já fez o bcp corrigir com uma tentativa pessima de venda, o banif resolveu-se com 480M do fundo, falta o NB que já está até capitalizado, e faltam os resultados que demonstrem q consegue pagar cocos, se demonstrar nao o conseguir então poderá complicar e nessa altura , só nessa altura ponderarei em reduzir a participacao....
Na minha opinião o bcp não é igual ao banif mas tem umas parecenças...
- Ambos têm cotações abaixo dos 10 cêntimos, algo que é raro nos vários mercados mundiais, ou seja,
quando chega a este ponto é porque alguma coisa não está a correr bem...
- Ambos tiveram grandes injeções de capital por parte do estado para não colapsarem...
O bcp pode ser mais resistente e de maior dimensão mas, eu tenho uma regra desde que comecei a investir:
- não investir em títulos cuja acção vale menos de 10 USD ou 10 EUR. Mesmo que recuperem é um risco muito grande...
A todos os investidores do BCP, já experimentaram olhar para títulos como NASDAQ, DOWJONES, DAX, CAC, HSI, NIKKEI?
Aqui vai uma tabela de performance de vários índices:
Título 30-12-2015 01-01-2015 %
NDX 4.673,00 4.258,60 9,73%
DowJones 17.675,30 17.823,07 -0,83%
DAX 10.743,00 9.869,13 8,85%
CAC 4.677,14 4.294,05 8,92%
HSI 21.882,15 23.699,19 -7,67%
NIKKEI 19.033,71 17.702,12 7,52%
BCP 0,0483 0,0671 -28,02%
fonte: finance.yahoo.com
Certo que nota-se que o BCP tem prestações muito piores que alguns dos principais índices mundiais...porque será?
Com os índices não há o perigo de haver OPAs depois da bolsa fechar pois são demasiado grandes, logo o uso de stops não acarreta grandes riscos...
Cumprimentos,
General Ideafix
general se fizesses o trabalhinho de casa não perguntavas isso e sabias quais os factores contribuíram para essa queda...resta saber se a aproveitas
cumptos, Investpouco.
Caixa Geral, BCP, BPI, Totta e Montepio não têm em carteira as obrigações seniores que foram transmitidas para o BES "mau", pelo que não enfrentam perdas directas com a decisão do Banco de Portugal.
In JN
De facto estava preocupado com esse facto, estive para vender primeiro e perguntar depois, mas mantive a calma e fiquei com as acções na carteira.
É uma excelente notícia, esta de facto!
Acho que uma parte significativa das vendas teve a ver com a incerteza sobre este assunto.
In JN
De facto estava preocupado com esse facto, estive para vender primeiro e perguntar depois, mas mantive a calma e fiquei com as acções na carteira.
É uma excelente notícia, esta de facto!
Acho que uma parte significativa das vendas teve a ver com a incerteza sobre este assunto.
Creio que foi aqui que alguém perguntou qual era a exposição do BCP à dívida sénior do BES / Novo Banco.
Pelos vistos nenhuma, embora a informação não venha de fonte oficial: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html
Pelos vistos nenhuma, embora a informação não venha de fonte oficial: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
investpouco Escreveu:BM Escreveu:O colega investpouco está para este tópico, como estava o cavaleri para o do Banif.
Estão sempre certos, eles é que sabem e ainda querem convencer quem anda aqui a ler o que escrevem, desde o início, que estão a ganhar dinheiro com o título.
Posto isto, já sei que vem aí uma descarga de fúria do colega invespouco, tal e qual como fazia o desaparecido cavaleri.
achas o banif igual ao bcp??
entao explica o que este post demonstra na tua opiniao, a opiniao contrária à minha???
e mais, eu nao estou furioso, eu tal como muitos longos temos a posicao longa porque nao vemos motivo para a desfazer, nao existem sinais negativos alem do NB que já fez o bcp corrigir com uma tentativa pessima de venda, o banif resolveu-se com 480M do fundo, falta o NB que já está até capitalizado, e faltam os resultados que demonstrem q consegue pagar cocos, se demonstrar nao o conseguir então poderá complicar e nessa altura , só nessa altura ponderarei em reduzir a participacao....
Na minha opinião o bcp não é igual ao banif mas tem umas parecenças...
- Ambos têm cotações abaixo dos 10 cêntimos, algo que é raro nos vários mercados mundiais, ou seja,
quando chega a este ponto é porque alguma coisa não está a correr bem...
- Ambos tiveram grandes injeções de capital por parte do estado para não colapsarem...
O bcp pode ser mais resistente e de maior dimensão mas, eu tenho uma regra desde que comecei a investir:
- não investir em títulos cuja acção vale menos de 10 USD ou 10 EUR. Mesmo que recuperem é um risco muito grande...
A todos os investidores do BCP, já experimentaram olhar para títulos como NASDAQ, DOWJONES, DAX, CAC, HSI, NIKKEI?
Aqui vai uma tabela de performance de vários índices:
Título 30-12-2015 01-01-2015 %
NDX 4.673,00 4.258,60 9,73%
DowJones 17.675,30 17.823,07 -0,83%
DAX 10.743,00 9.869,13 8,85%
CAC 4.677,14 4.294,05 8,92%
HSI 21.882,15 23.699,19 -7,67%
NIKKEI 19.033,71 17.702,12 7,52%
BCP 0,0483 0,0671 -28,02%
fonte: finance.yahoo.com
Certo que nota-se que o BCP tem prestações muito piores que alguns dos principais índices mundiais...porque será?
Com os índices não há o perigo de haver OPAs depois da bolsa fechar pois são demasiado grandes, logo o uso de stops não acarreta grandes riscos...
Cumprimentos,
General Ideafix