Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 24/6/2014 2:20

Pensamento/interrogação da semana:
Qual o ponto comum entre este blog e o esquema tipo Ponzi? Um e outro só sobrevivem se...

Vem isto a propósito do que acabo de ler em http://www.raymondjames.com/inv_strat.htm : Look around at the long-term survivors at this business and think of the much larger number of colorful characters who were once in the headlines, but who have since disappeared from the scene - Peter Bernstein
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por O Alquimista » 23/6/2014 23:17

Actualização

euraud 60 m:
Dada a reacção ao toque na linha rosa e verificando-se a reacção do preço à median line do fork descendente, podemos dizer, com alguma segurança, que temos frequência. E se juntarmos um fork ascendente, constata-se que a linha que une os pivots B e C deste tem a mesma inclinação que a median line do fork descendente, o que nos torna ainda mais seguros de tal afirmação.
Sem dúvida, muito interessante esta infindável indagação se a linha descobre o preço ou se é o preço que descobre a linha.
Um exemplo muito feliz, dos mais felizes que aqui tenho colocado, e espera-se que nos dê uma oportunidade especulativa:o que interessa não é ser um bom chartista, mas um bom oportunista.
Anexos
EURAUD.jpg
EURAUD1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por O Alquimista » 23/6/2014 22:22

Actualização:

30y t-bonds (zbu4) 1 h:
Mercado denota estar em fase de acumulação. Como trader de momentum, estas fases não me interessam, a não ser que se percepcione uma "banhada" e/ou um bom local para colocação da stoploss. Fazer o trading do range "exige" certo tipo de ferramentas.

Pode ser que os nossos colegas foristas que recentemente se têm pronunciado sobre forex, dando a sua interpretação e sugerindo negócios, nos possam explicar que ferramentas é que usam naquela situação.
Anexos
tnotes 30.jpg

por O Alquimista » 23/6/2014 12:02

Actualização

eurusd 30 m:
Os mais afoitos terão visto a sua ordem de compra (limite) executada quando o preço penetrou na zona. Os restantes aguardam e/ou acompanham.

E, pronto, para começo da semana temos que chegue.
Anexos
eur1.jpg

por O Alquimista » 23/6/2014 11:57

Actualização

euraud 60 m:
Acompanhando a relação do preço com a linha, traçada com bastante antecedência. A linha, seja ela qual for, não legitima por si mesma uma oportunidade especulativa. Será sempre necessário qualquer coisa mais.
Anexos
EURAUD.jpg

por O Alquimista » 22/6/2014 0:20

Pensamento para a semana (esperando que se torne realidade, mais tarde ou mais cedo):
É possível especular usando uma só linha? É.
Mesmo que essa linha não seja desenhada "como mandam os livros"? Oh, se é! Este tipo de linha ainda é mais importante porque nos dá o tal "edge".

Vejamos então um caso prático:
euraud 60 m: no pivot seleccionado está a "roda da fortuna", donde parte a tal linha que nos dará uma compra (assim se espera). Poderá a mesma roda "dar-nos" o target? E a stop? A acompanhar de muito perto durante a próxima semana.
Anexos
EURAUD.jpg

por O Alquimista » 21/6/2014 0:08

Delineei uma oportunidade especulativa no cadjpy 30 m tendo por base um padrão repetido até à saciedade. O preço não se dignou regressar à área que me interessava (como não corro atrás do preço compro em pullbacks) e a oportunidade não se concretizou. Em anterior post sugeri que a entrada poderia ter sido antecipada, sempre na observância das regras que elegi para a especulação (r:r de pelo menos 1/3, colocação de stops atrás das baleias, etc.), mas ainda não cheguei a uma conclusão segura.

Não obstante nunca se ter antecipado a subida vertiginosa que teve, não é menos verdade que talvez o pudesse ter sido. Pus-me a pensar pela minha própria cabeça, que é o melhor que a gente tem, e a fazer experiências (coisas muito banais: põe linha aqui, tira linha dali, escolhe este pivot, agarra o pivot seguinte, etc.). Posso ter encontrado algo relevante ou simplesmente algo fortuito. A continuar a investigar, portanto.
Pistas para quem estiver interessado em "arregaçar as mangas":
- equacionar desenhar um triângulo usando um dos pivots unidos pelo segmento de recta a vermelho;
- equacionar a criação de action-reaction lines;
- equacionar o uso do width pitchfork (que mais não é do que um fork que abraça um range, que neste caso é coisa distinta de coil por ser mais extenso).
Numa palavra: aplicar o princípio as above, so below.

Um aviso: não vale a pena consultar o "mestre" Bulkowsky: daquele tipo de triângulos ele não trata.
Anexos
cadjpy.jpg

por O Alquimista » 20/6/2014 15:05

Actualização:

cadjpy 30 m:
Dado o comportamento do preço o plano traçado perdeu validade. Justificará o padrão em causa uma entrada em momento anterior? Se sim, quando? Apagar tudo e começar de novo.

audusd 20 m:
Estando na hora de assustar alguém, anteve-se oportunidade especulativa. É um triângulo num bull market? Não! É um triângulo num bear market? Não! É um triângulo com um break? Não! São...são...são duas linhas!!!

eurusd 30 m:
Preço em aproximação à zona. Consultar o plano.
Anexos
cadjpy.jpg
aud.jpg
eur1.jpg

por O Alquimista » 19/6/2014 15:29

Um complemento ao último post e uma actualização:

Complemento:
Como já várias vezes sucedeu, o preço pode não dar o luxo de nos permitir a entrada planeada. Se tal acontecer, o preço terá mostrado uma evidente força ascendente e o plano terá de ser revisto.

Actualização:
gbpusd 4 h:
Stoploss, que entretanto tinha sido movimentada para b/e, foi atingida (movida por se ter retirado um proveito parcial). Dada a recente evolução do preço, estamos em crer que a zona assinalada para a compra, com base numa oportunidade aqui descrita há alguns dias, não será atingida tão depressa, pelo que terá chegado a altura de rever o plano e ponderar outra entrada, tanto mais que temos linhas suficientes para tal.
Anexos
gbp.jpg

por O Alquimista » 19/6/2014 15:07

Duas oportunidades especulativas mapeadas:

eurusd 30 m:
Novo máximo confirma prévio swing low, dando-nos a tendência e um local para colocar a stoploss. Deseja-se adquirir em retracção no contexto ascendente. Eventual padrão "coil atrás do "V". Targets possíveis: teste ao máximo, duplicação do range, median line superior do fork.

cadjpy 30 m:
Um activo para tentar replicar/acompanhar a evolução do preço do petróleo, daí pertencer às designadas "commodity currrencies" (Canadá exporta, Japão importa). Para mais informação pode consultar-se http://www.investopedia.com/university/ ... ncies8.asp
Novo máximo confirma prévio swing low, dando-nos tendência e local para colocação da stop (onde é que eu já vi isto?). Também eventual padrão "coil atrás do "V" caso o preço regresse ao interior do fork, cuja linha média servirá de barreira à tendência de curto-prazo.

A execução dependerá do perfil do especulador: os mais agressivos colocam desde já as ordens no mercado; os mais conservadores aguardarão que o preço chegue à zona/linha e então decidirão se executam o plano.

Poderia colocar aqui algo mais específico, como por exemplo "comprar eurusd a x com target em y e stoploss em z"? Podia, mas não o farei por várias razões:
- este tópico destina-se a mostrar um processo, uma técnica... et por cause surgem oportunidades;
- como sou apologista da "gestão activa", haverá sempre algum trabalho a cargo do leitor;
- dada a inexistência de perguntas sobre a colocação das ordens ao longo do tempo de existência deste tópico, quem o segue compreende o que se pretende com as linhas e zonas referenciadas, pelo que aquela concretização seria espúria e um puro devaneio pessoal (quem compreende à primeira não precisa que lhe expliquem uma segunda vez).

E, alegremente, caminhamos na direcção das 20.000 visualizações. Quem diria...
Anexos
eur1.jpg
cad1.jpg

por O Alquimista » 19/6/2014 12:04

Actualização:

usdcad 45 m:
Preço quebrando o suporte. Potencial wash. Dado que o preço não se comportou do modo a justificar uma oportunidade especulativa, cessa aqui o acompanhamento deste par cambial e aguardar-se-á novos desenvolvimentos.
Anexos
cad.jpg

por O Alquimista » 18/6/2014 22:43

Actualização:

usdcad 45:
Continua a relação do preço com a zona identificada. Andamos nisto desde o dia 12. Eles bem tentam puxar para um lado e para o outro. Dá-me a sensação que andam a ganhar tempo para se libertarem de certo tipo de inventário, mas qual não sei. Vou consultar o relatório COT para ver se detecto algum sinal. De qualquer maneira, parece que está uma baleia sentada nos 1,090, lá isso parece.
A única vantagem disto é que sempre poderemos traçar uma linhas e ver, agora, uma megafone. Já agora, pergunto: não será um megafone metade de um diamante? Bem vistas as coisas, ainda há por ali um triangulozito...
Anexos
cad.jpg
cad.jpg

por O Alquimista » 18/6/2014 19:44

Actualização:

gbpusd 4 h:
Há não muito tempo coloquei aqui uma oportunidade especulativa "nos dois sentidos". O "sentido vendedor" já foi executado e o negócio segue com um ganho potencial superior a 50 pips. Está pois na altura de ponderar a recolha parcial de ganhos (tenha-se em atenção o ATR naquele espaço temporal) e a colocação da stoploss no b/e. No mínimo, o risco deve ser colapsado.

Vamos às contas (tenha-se em atenção que os números não serão necessariamente assim, dado o tamanho do tick num contrato de dimensão normal, mas o que interessa é mostrar o resultado final). Partindo de uma margem de 1.000 para negociar um contrato de valor nominal de 100.000 e considerando que cada pip/tick naquele par cambial corresponderá a cerca de $ 8, teríamos um ganho final de $ 400 (50x8). Se olharmos para a margem usada, teríamos um ganho de 40%. Mas se olharmos para o valor nominal, o ganho seria de 0,4%.

Seja qual for o prisma, este negócio merece ou não merece :clap: , muitas :clap: ?
E ainda não me dei ao trabalho de fazer as contas, bem simples como estas, em relação a todas as oportunidades que aqui tenho colocado. Mas como só passaram 3 meses desde o início do tópico e nisto haverá sempre um um pouco de sorte, é preciso dar tempo ao tempo.
Anexos
gbp.jpg

por O Alquimista » 18/6/2014 10:12

Actualização:

usdcad 45 m:
Gráfico 1:
Será isto um diamond bottom? Lá vou eu ter de consultar o Bulkowsky...

Gráfico 2:
Mas, afinal, se eu traçar uma linhas "por cima e por baixo" do "cabeça e ombros" não terei um diamond top ou um diamond bottom? E será que não posso fazer o mesmo com outras figuras e chegar a conclusões interessantes? E serão os dimantes assim tão raros? Só ali estão 3 destacados. Isto de pensarmos pela nossa cabeça dá trabalho...
Anexos
cad.jpg
cad.jpg

por O Alquimista » 16/6/2014 23:48

Actualização:

30y t-bonds 60 m:
Primeiro target atingido, considerar retirada parcial de proveitos. Seguem-se restantes targets já estabelecidos, sendo que se equaciona o regresso do preço à zona identificada.

usdcad 45 m:
Preço continua sua relação com a área anteriormente identificada. Pivot c do fork alterado para acompanhar a evolução do preço. Continuando a seguir o comportamento do preço.
Anexos
tnotes 30.jpg
cad.jpg

por Royal_Flush » 16/6/2014 13:58

O Alquimista Escreveu: (se calhar tenho que reduzir o tamanho da carapuça das minhas "alquimias") Se o fizesse estaria a colocar-me ao seu nível e aí você ganha de caras.

por mim pode continuar com esse tamanho da carapuça...há para aí cada cabeçudo...depois não encaixa :lol:
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill

Registado: 14/5/2014 18:43

por O Alquimista » 16/6/2014 10:41

Royal_Flush Escreveu:pois eu nao pertenço nem ao grupo dos especuladores desentalados nem ao dos investidores entalados!
as suas alquimias não me enfiaram a carapuça! :twisted:

Meu caro RoyalFlush,
Não sei qual a pressa em se justificar...
Eu apenas fiz um comentário genérico sobre investidores entalados. Aliás, se a memória não me atraiçoa, há pouco tempo foi criado um tópico com um nome parecido, para além de que é um tema recorrente na pena de certas personalidades.
Seja como for, fico feliz por ver que sabe o espaço que ocupa. Só lamento que ainda não tenha tido tempo para criar um tópico onde pudesse espraiar todo os seus conhecimentos e falar sobre o método de análise que o tem conduzido ao sucesso. Não se esqueça: o que der receberá em dobro (pelo menos...). Tente fazer como eu. Ou melhor, tente fazer melhor do que eu: crie um tópico e explique o seu método.
Termino esclarecendo que não voltarei a responder aos comentários que possa aqui produzir e que não digam respeito às oportunidades especulativas que, infelizmente, tem estado a desperdiçar porque não quer enfiar a carapuça (se calhar tenho que reduzir o tamanho da carapuça das minhas "alquimias"). Se o fizesse estaria a colocar-me ao seu nível e aí você ganha de caras.

Um abraço alquímico.

por Royal_Flush » 16/6/2014 2:43

O Alquimista Escreveu:
Royal_Flush Escreveu:
deixo isso para os especuladores
eu cá sou investidor 8-)

Eu também já defini as minhas prioridades: prefiro ser um especulador desentalado (ainda que seja via stoploss) do que um investidor entalado. E pela maneira como os tópicos referentes às acções da nossa Bolsa são consultados e os comentários que aí são feitos dá para ver qual o grupo maioritário.

pois eu nao pertenço nem ao grupo dos especuladores desentalados nem ao dos investidores entalados!

as suas alquimias não me enfiaram a carapuça! :twisted:

por Royal_Flush » 16/6/2014 2:41

Artista Romeno Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
Royal_Flush Escreveu:
eu cá sou investidor 8-)

Eu também já defini as minhas prioridades: prefiro ser um especulador desentalado (ainda que seja via stoploss) do que um investidor entalado. E pela maneira como os tópicos referentes às acções da nossa Bolsa são consultados e os comentários que aí são feitos dá para ver qual o grupo maioritário.

vou colocar aqui uma parte de comentário que já deixei no bcp dado ser resposta direta a isto....
"Caro royal flush vou responder 2 em 1,

Espero que não me leve a mal mas na sua outra discusão com o alquimista ele está certo....o que não falta aqui são tipos que estão entalados, não sei se está nem é muito relevante... mas expressões como "roménia vale 500 ou 600 milhoes", " o dr tomé garantiu-me", " leiam o expresso, que o bes ainda ganha" " administração tem cartas na manga" " o bes vai aos 1,74 e a seguir 1,96 2 euros e depois do ac é para os 37 centimos( bem esta ao menos tinha um raciocinio por traz se calhar nem devia mencionar" " qual é o maximo do bcp; eu acredito nos 2 euros/ 3,2 euros" " a tdu teve grandes resultados vai subir" " a soni que ia aos 0,8" e outros que tais.... " muito brevemente PT nos 3,6 euros" " andam a manipular artificialmente a cotação da zon face à PT, como no bcp" eu tb não sou o mago as x falho por exemplo no bcp escapou me detalhes de basell 3, a jm não caiu, mas até ver e a meu ver até que o mercado veja sinais e melhoria na polonia vai andar assim e vá lá que o mercado deu uma segunda oportunidade... o mercado não o forum... :idea: mas questiono afirmações como essas proporcionaram cometários vamos lá para além do metafórico da minha parte, mas o que dizer de coisas como essas senão uma :wall: :-" ?" obviamente que existe por aqui muita gente entalada, e que faz mesmo de tudo para se entalar...

quem dera a muitos terem o entalanço que eu tenho :lol:

por Artista Romeno » 16/6/2014 2:33

O Alquimista Escreveu:
Royal_Flush Escreveu:
eu cá sou investidor 8-)

vou colocar aqui uma parte de comentário que já deixei no bcp dado ser resposta direta a isto....
"Caro royal flush vou responder 2 em 1,

Espero que não me leve a mal mas na sua outra discusão com o alquimista ele está certo....o que não falta aqui são tipos que estão entalados, não sei se está nem é muito relevante... mas expressões como "roménia vale 500 ou 600 milhoes", " o dr tomé garantiu-me", " leiam o expresso, que o bes ainda ganha" " administração tem cartas na manga" " o bes vai aos 1,74 e a seguir 1,96 2 euros e depois do ac é para os 37 centimos( bem esta ao menos tinha um raciocinio por traz se calhar nem devia mencionar" " qual é o maximo do bcp; eu acredito nos 2 euros/ 3,2 euros" " a tdu teve grandes resultados vai subir" " a soni que ia aos 0,8" e outros que tais.... " muito brevemente PT nos 3,6 euros" " andam a manipular artificialmente a cotação da zon face à PT, como no bcp" eu tb não sou o mago as x falho por exemplo no bcp escapou me detalhes de basell 3, a jm não caiu, mas até ver e a meu ver até que o mercado veja sinais e melhoria na polonia vai andar assim e vá lá que o mercado deu uma segunda oportunidade... o mercado não o forum... :idea: mas questiono afirmações como essas proporcionaram cometários vamos lá para além do metafórico da minha parte, mas o que dizer de coisas como essas senão uma :wall: :-" ?" obviamente que existe por aqui muita gente entalada, e que faz mesmo de tudo para se entalar...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por O Alquimista » 16/6/2014 1:43

Royal_Flush Escreveu:
eu cá sou investidor 8-)

por Royal_Flush » 16/6/2014 1:33

O Alquimista Escreveu:
Royal_Flush Escreveu:a maior oportunidade especulativa é o BCP
especulação essa patrocinada pelos mídia com a complacência da própria administração do BCP e da CMVM

Se assim é, então que tal colocar no tópico do bcp uma oportunidade especulativa real, daquelas que pode dar dinheiro, e deixarmos de lado as palavras?

eu cá sou investidor 8-)

por O Alquimista » 16/6/2014 1:09

Royal_Flush Escreveu:a maior oportunidade especulativa é o BCP
especulação essa patrocinada pelos mídia com a complacência da própria administração do BCP e da CMVM

Se assim é, então que tal colocar no tópico do bcp uma oportunidade especulativa real, daquelas que pode dar dinheiro, e deixarmos de lado as palavras?

por Royal_Flush » 16/6/2014 1:01

a maior oportunidade especulativa é o BCP

por O Alquimista » 16/6/2014 0:49

Actualização:

usdcad 45 m:
Quando se desenha com um propósito, a probabilidade de as linhas fluírem naturalmente e confluírem aumenta. Consideravelmente. Eis pois um gráfico somando as várias linhas até agora construídas.
Anexos
cad.jpg

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caldeirum, darkreflection, iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 183 visitantes