Oportunidades especulativas
Re: Oportunidades especulativas
Oportunidades especulativas crepitando:
- no audusd 20 m: uso da inside median line, contagem dos pivots e recurso ao princípio as above so below para encontrar uma área de interesse, que se poderá apresentar como o pivot c do fork a construir;
- no fcx 60 m: tendência ascendente, recente quebra de um anterior máximo, aproveitamento de um eventual retrocesso ao poi, com stop abaixo do swing low/banhada e targets múltiplos (median line superior, dobro do range, etc.).
- no audusd 20 m: uso da inside median line, contagem dos pivots e recurso ao princípio as above so below para encontrar uma área de interesse, que se poderá apresentar como o pivot c do fork a construir;
- no fcx 60 m: tendência ascendente, recente quebra de um anterior máximo, aproveitamento de um eventual retrocesso ao poi, com stop abaixo do swing low/banhada e targets múltiplos (median line superior, dobro do range, etc.).
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Um gráfico diário do sp500: a caminho dos 2000 para continuar a chatear os ursos que acordaram da hibernação cedo demais?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Desenvolvimentos muito interessantes no euraud 1 h, cadjpy 30 e 30y t-bonds 1 h.
Várias linhas, várias oportunidades em cima da mesa, quer para comprar, quer para vender (inclusive no mesmo activo).
O medo é um constructo, o perigo é real. Para o perigo tenho a stoploss. Para o medo tenho...uma sugestão: mudar de vida.
Por falar em stoploss, onde é que se põe esta ordem em ambos os cenários? E o target?
Ha, bom...amanhã digo, quando um dos cenários se concretizar. Até lá, toquem lá o vosso instrumento preferido: a viola, o piano, a sineta, o trompete, o megafone...eu vou tocar à campainha da vizinha para irmos passear os cães.
Várias linhas, várias oportunidades em cima da mesa, quer para comprar, quer para vender (inclusive no mesmo activo).
O medo é um constructo, o perigo é real. Para o perigo tenho a stoploss. Para o medo tenho...uma sugestão: mudar de vida.
Por falar em stoploss, onde é que se põe esta ordem em ambos os cenários? E o target?
Ha, bom...amanhã digo, quando um dos cenários se concretizar. Até lá, toquem lá o vosso instrumento preferido: a viola, o piano, a sineta, o trompete, o megafone...eu vou tocar à campainha da vizinha para irmos passear os cães.
O Alquimista Escreveu:O Alquimista lá terá as suas razões para seguir o preço e apenas o preço e deixar de lado fundamentais, notícias, previsões económicas, etc.. Mesmo que tivesse formação que lhe permitisse dominar essas matérias, continuaria a preocupar-se só com o preço. Eis algumas razões: http://www.etf.com/sections/index-inves ... lysis.html.
E mai nada...

Tudo o resto é pura "ilusão"...
Muito poucos olham para o que realmente interessa..."o preço".
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
O Alquimista lá terá as suas razões para seguir o preço e apenas o preço e deixar de lado fundamentais, notícias, previsões económicas, etc.. Mesmo que tivesse formação que lhe permitisse dominar essas matérias, continuaria a preocupar-se só com o preço. Eis algumas razões: http://www.etf.com/sections/index-inves ... lysis.html.
Voltemos ao nosso euraud 1 h, que tão bons exemplos nos tem proporcionado.
Já vimos a "importância" da linha rosa (não me canso de dizer: desenhada com pouco ortodoxia e com antecedência assinalável em relação ao efeito que se procurava demonstrar)). Agora está na hora de ver se ela nos poderá continuar a ajudar, dado que aparenta ter uma "boa frequência". Se copiarmos essa linha para o pivot seguinte, o que é que acontece? Ficamos com algo que se assemelha a um canal, mas que está nos antípodas dos canais. E se fizermos o mesmo para o pivot inerente ao último low, ficamos com o quê? Ficamos com o nosso já conhecido conjunto de action-reaction lines (as above, so below).
Os gráficos 1 e 2 demonstram o que se acaba de escrever. Tão simples que parece fácil.
O gráfico 3 resulta da aplicação da mesma técnica, mas agora para obter as action-reactio lines ascendentes.
E pronto! Agora é não fechar os olhos a alguma oportunidade especulativa.
Ai! Já me esquecia de dizer que "a roda da sorte" ainda nos vai ser útil (só quem vem seguindo este tópico é que compreenderá a referência à roda da sorte).
Já vimos a "importância" da linha rosa (não me canso de dizer: desenhada com pouco ortodoxia e com antecedência assinalável em relação ao efeito que se procurava demonstrar)). Agora está na hora de ver se ela nos poderá continuar a ajudar, dado que aparenta ter uma "boa frequência". Se copiarmos essa linha para o pivot seguinte, o que é que acontece? Ficamos com algo que se assemelha a um canal, mas que está nos antípodas dos canais. E se fizermos o mesmo para o pivot inerente ao último low, ficamos com o quê? Ficamos com o nosso já conhecido conjunto de action-reaction lines (as above, so below).
Os gráficos 1 e 2 demonstram o que se acaba de escrever. Tão simples que parece fácil.
O gráfico 3 resulta da aplicação da mesma técnica, mas agora para obter as action-reactio lines ascendentes.
E pronto! Agora é não fechar os olhos a alguma oportunidade especulativa.
Ai! Já me esquecia de dizer que "a roda da sorte" ainda nos vai ser útil (só quem vem seguindo este tópico é que compreenderá a referência à roda da sorte).
Actualização:
30y t-bonds (zbu4):
Há já algum tempo que não me referia a este activo, fruto da consolidação/lateralização que vem fazendo. Agora que essa consolidação foi quebrada, está na hora de voltar a seguir de perto este futuro. "Cheira-me" que esta semana ainda não dará uma oportunidade especulativa, pelos menos daquelas que constam do meu livro.
Mas, como há muitos "livros" por aí, e sites também, com informação que mais parece traduzida com o tradutor do google, pode ser que "alguém" consiga descobrir um negócio. Let´s wait and see.
O Alquimista não tem de cor qual a percentagem de êxito desde que abriu este tópico nem está para se preocupar com esse assunto, pelas razões sobejamente conhecidas e tanto mais que ele tem sido melhor aqui do que na sua conta
. O que ele receia é que ao virar da esquina esteja um trade perdedor. Se vier, não haverá problema: o "banho de humildade" faz-nos lembrar que não somos tão bons como o último trade vencedor (nem tão maus como o último perdedor). S... happens! E stops também!
30y t-bonds (zbu4):
Há já algum tempo que não me referia a este activo, fruto da consolidação/lateralização que vem fazendo. Agora que essa consolidação foi quebrada, está na hora de voltar a seguir de perto este futuro. "Cheira-me" que esta semana ainda não dará uma oportunidade especulativa, pelos menos daquelas que constam do meu livro.
Mas, como há muitos "livros" por aí, e sites também, com informação que mais parece traduzida com o tradutor do google, pode ser que "alguém" consiga descobrir um negócio. Let´s wait and see.
O Alquimista não tem de cor qual a percentagem de êxito desde que abriu este tópico nem está para se preocupar com esse assunto, pelas razões sobejamente conhecidas e tanto mais que ele tem sido melhor aqui do que na sua conta

Limonov Escreveu:Caro Alquimista,
Obrigado pela disponibilidade, foste bastante esclarecedor.
Ainda estou longo no SPX, mas cada vez mais apreensivo e a estudar entrada curta.
Abraço,
Limonov
Amigo Limonov,
Sempre que eu puder ajudar e souber, conta comigo.
Eu também persigo entrada curta no sp ou no dax mas ainda não vi um bom local para colocar a stoploss (na minha maneira de ver, é claro). Não havendo stop, não há trade. Ponto final. Parágrafo.
Abraço
Abraço
Tennis2 Escreveu:Obviamente que sim:)
Porém, não está posta de parte a possibilidade de o par continuar o sentido ascendente o que significa, eventualmente, não te permitires tantos lucros...
Negociando 1 contrato e atingindo o objectivo pré-definido, fechas o trade.
Porque não configuras a possibilidade de introduzires stop profit, ainda que próximo da cotação actual, usando, para tanto, um time frame inferior e colocando-o, por exemplo, neste time frame, logo abaixo do último mínimo?
Abraço,
Tennis
Amigo Tennis,
Sim é verdade, o eurusd pode continuar a subir. Aliás, se a memória não me atraiçoa eu, na sugestão que fiz, falei em vários targets e o que foi atingido era o primeiro. Se o plano inicial prevê um só target mas vemos que o activo quer continuar a mesma marcha sempre poderemos equacionar uma nova entrada.
Quando negoceio um timeframe é nele que fico, pois todos os meus cálculos baseiam-se nele, nomeadamente o ATR.
A possibilidade a que te referes é bem real e a ela recorro (apenas me mantenho no mesmo timeframe). Dado o objectivo deste tópico - demonstrar um método na teoria e na prática e não fazer um serviço (gratuito!?) de sugestões especulativas - as ideias que aqui venho colocando representam a parte substancial do meu tipo de trading. Há outras partes que não contemplo porque entram na personalidade de cada um e aqui cabe ao leitor acrescentar as suas pinceladas (nada é estático). Por exemplo, pode ter uma opinião diferente para o target ou querer usar uma stoploss de 100 pips/ticks. Há tantas coisas que eu não vejo e que outros vêem que seria pretensioso da minha parte querer abranger todas as possibilidades na descrição de uma oportunidade especulativa. Para além de que o próprio plano deve permitir manobras que se venham a revelar necessárias e isso depende de cada um dos frequentadores do tópico.
Abraço
Caro Alquimista,
Ainda estou longo no SPX, mas cada vez mais apreensivo e a estudar entrada curta.
Abraço,
Limonov
Abraço,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
Limonov Escreveu:Alquimista,
Esqueci-me de anexar o gráfico... agora sim aí vai ele.
Poluí porque quando exporto para jpg não se percebe nada, só por isso.
Sim refiro-me a isso mesmo, que resultou na pesquisa da relação desta figura com as projeções de Fibonacci.
Mudei o TF para tentar fazer gráfico decente, mas é impossível porque são demasiadas linhas, fica o descritivo:
O 1º movimento ascendente a partir de 1900 até ao 1º topo a 1955, resulta numa 1ª retração quase milimétrica de 50%;
Esta retração origina uma projeção até 1972 (161.80 Fibonacci), que quase foi atingida, ficou nos 1967.50. Só aqui não bate certo com a teoria, mas anda muito próximo;
Por fim, a retração de ontem parou nos 50% Fibonacci e tem projeção a 1981.34 (161.80). Se se considerar o seguinte número Fibonacci (261.80), a cotação bate no topo do canal ascendente.
Espero que esteja compreensível...
Da tua experiência com estas grafias, consideras o raciocínio correto?
Abraço,
Limonov
Amigo Limonov,
Sim, está bastante compreensível.
Não é de estranhar que em certas situações haja uma coincidência da fibo 50% (mais desta) com as linhas da técnica que uso porque estas baseiam-se na regra da retracção à média (daí designar-se median line). Sucede que, na evolução do estudo, alguns alunos têm vindo a usurpar as descobertas dos fundadores e apresentam-nas como se fosse uma consequência de fibonacci.
O blow-of top é um movimento de exasperação, tal como o seu inverso, ou seja, é um movimento que, pela sua verticalidade e rapidez, não é sustentável que continue sem que lateralize e/ou retraia. Esse movimento pode ser feito de uma só vez ou em 3/4 "puxadas" para cima ou para baixo, daí por vezes chamar-se padrão 3 drives to the top/ 3 drives to the bottom. Uma maneira mais fácil de tentar ver este padrão é colocar linhas por cima e por baixo desses 3/4 pivots porque desse modo se conseguirá ver uma "ending diagonal", uma cunha/wedge ascendente/descendente.
O facto de existir esse movimento de exasperação ou o padrão 3 drives não quer dizer que estejamos habilitados a tentar apanhar o topo ou o fundo porque o preço, depois daquele movimento, pode entrar numa fase de lateralização. Então, será necessário, na minha perspectiva, esperar que o preço dê um sinal de fraqueza e então sim entraremos (com mais segurança e com um bom lugar para colocar a stop).
No teu gráfico, sim, o teu raciocínio parece-me muito correcto. Só acho que ainda é uma "subida ordeira" e não daquelas tipo vertical e apressada. Daí que, tal como sucede no teu gráfico, o padrão 3 drives pode existir independentemente da situação de blow-off. Repara ainda que se por hipótese quiseres shortar a 3.ª puxada estás a lutar contra a tendência. Não há mal nenhum em fazê-lo, só acho que devemos ter consciência de que estamos a remar contra a maré. Agora, se à tua esquerda tiveres um nível de resistência, então já me parece razoável "tentar apanhar o topo" pois tens um sítio para colocar a stop. De outro modo a stop seria colocada ao calhas e isto não é um método que possa ser repetido no tempo com boa esperança de sobrevivência.
Se, por ex., o preço saltar para fora do canal e não conseguir passar esse pivot 2 que desenhaste, está dado um (quiçá o primeiro) sinal de fraqueza.
Em suma: há linhas, de canais ou não, muito poderosas mas simultaneamente perigosas. Temos que desenhar muito, ver como o preço reage às linhas e esperar pois, em mais de 80% dos casos, o mercado vai dar-nos uma segunda oportunidade.
Espero ter ajudado.
Abraço
Obviamente que sim:)
Porém, não está posta de parte a possibilidade de o par continuar o sentido ascendente o que significa, eventualmente, não te permitires tantos lucros...
Porque não configuras a possibilidade de introduzires stop profit, ainda que próximo da cotação actual, usando, para tanto, um time frame inferior e colocando-o, por exemplo, neste time frame, logo abaixo do último mínimo?
Abraço,
Tennis
Abraço,
Tennis
- Registado: 4/11/2002 23:01
Alquimista,
Sim refiro-me a isso mesmo, que resultou na pesquisa da relação desta figura com as projeções de Fibonacci.
Mudei o TF para tentar fazer gráfico decente, mas é impossível porque são demasiadas linhas, fica o descritivo:
O 1º movimento ascendente a partir de 1900 até ao 1º topo a 1955, resulta numa 1ª retração quase milimétrica de 50%;
Esta retração origina uma projeção até 1972 (161.80 Fibonacci), que quase foi atingida, ficou nos 1967.50. Só aqui não bate certo com a teoria, mas anda muito próximo;
Por fim, a retração de ontem parou nos 50% Fibonacci e tem projeção a 1981.34 (161.80). Se se considerar o seguinte número Fibonacci (261.80), a cotação bate no topo do canal ascendente.
Abraço,
Limonov
Abraço,
Limonov
Editado pela última vez por Limonov em 25/6/2014 17:17, num total de 1 vez.
Tennis2 Escreveu:Amigo Alquimista,
Antes de mais, os meus parabéns pelo trade:)
Agora, se me permites, só o esclarecimento de uma dúvida:
"target atingido
Isso significa:
1) O fecho da posição?
2) Ou a subida do stop profit?
Abraço,
Tennis
Amigo Tennis,
Basicamente, costumo fazer assim: quando negoceio 1 lote/contrato, saio no target e, de preferência, terei colocado a stoploss no b/e em momento anterior; quando negoceio mais do que um lote e se tiver vários targets, vou fazendo saídas parcelares e subindo a stoploss, inicialmente para b/e e posteriormente para uma zona que me dê alguma protecção no sentido de não ser prematuramente stopado (por ex., atrás do último low e em medida aproximada ao ATR do timeframe em causa).
Não tenho pois uma única resposta porque tudo dependerá do tamanho com que se esteja a negociar.
Espero ter esclarecido.
Forte abraço.
Limonov Escreveu:Olá Alquimista tudo bem?
A caminho do terceiro dos 3 drives to the top?
Tirei as fibo para não poluir o gráfico. Grosso modo, está a bater certo com o link que me enviaste, pelo menos assim me parece.
Abraço,
Limonov
PS: Responde como entenderes senão desvirtuas o tópico
Olá Limonov,
Tudo bem, obrigado.
As fibos não poluem o gráfico. O uso errado delas, como de qualquer outro indicador, é que polui.
Agora, não compreendo essa tua referência ao link que te enviei. Podes explicar melhor, sffv? Referes-te ao blow-off top do Investopedia?
Abraço
Amigo Alquimista,
"target atingido
Isso significa:
1) O fecho da posição?
Abraço,
Tennis
"target atingido
Isso significa:
1) O fecho da posição?
Abraço,
Tennis
- Registado: 4/11/2002 23:01
Olá Alquimista tudo bem?
Tirei as fibo para não poluir o gráfico. Grosso modo, está a bater certo com o link que me enviaste, pelo menos assim me parece.
Abraço,
Limonov
Abraço,
Limonov

Actualização:
eurusd 30 m:
Como prometido no meu último post, em resposta ao forista jntrader, que ainda deve estar a digeri-lo e a ponderar chamar-me arrogante, aqui fica o gráfico do eurusd 30 m com o target atingido.
No more comments...
eurusd 30 m:
Como prometido no meu último post, em resposta ao forista jntrader, que ainda deve estar a digeri-lo e a ponderar chamar-me arrogante, aqui fica o gráfico do eurusd 30 m com o target atingido.
No more comments...
jntrader Escreveu:
Ó Alquimista, acalma-te lá.
Acompanho o teu tópico desde o inicio e reconheço que tens o que muito poucos, dos que por aqui andam, têm: Uma estratégia clara, bem definida e bem fundamentada tecnicamente e que te permite olhar um gráfico para a frente e não para trás, planeando os teus trades com rigor e exactidão, pontos de entrada, saída, stops, profits, RR, etc, etc.
Não vejo outra forma de agir. Já alguém dizia (esse alguém é um dos entrevistados dos Market Wizards e agora não tenho tempo para ir à procura do nome) que quem não teve sorte em ter nascido com inteligência, nem teve a inteligência de ter nascido com sorte, só vai lá com trabalho árduo.
Este tópico de facto tem muitas visualizações mas és o único que nele participa porque assim que alguém aqui posta algo tratas logo de correr com os foristas daqui para fora com agressividade , porque não admites diferentes opiniões, criticas e diferentes estratégias de negociação que não sejam idênticas á tua, e não pode ser.
Eu não expulso ninguém daqui (isso aliás é prerrogativa da administração). Sucede é que quem quer vir aqui debater sabe que vai encontrar alguém que sabe...e isso mete medo. Agora, não tenho a pretensão de saber tudo, nem quero saber. Aliás, há matérias que não me interessam ou cativam e deixo-as de lado. Não é saber o que não sei dessas matérias que me fará ter sucesso, mas sim saber mais do que já sei.
Quanto ao facto deste tópico ter muitas visualizações, efectivamente é algo que sempre me intrigou. Posso ter as minhas suposições, mas não passam disso mesmo. Quiçá será por ter a mania, a arrogância, de colocar aqui trades ganhadores de forma consistente, uns atrás dos outros, explicando e demonstrando com factos e, pasme-se!, com grande antecedência (é incrível o poder de certas linhas...).
Talvez eu esteja a ver fantasmas onde eles não existem e a explicação seja bem simples: tal como eu gosto de observar quem é melhor do que eu, pois só assim é que aprendo e evoluo (o que é que se aprende com quem sabe menos?), também quem aqui vem gosta de ver quem tem muita qualidade... E tu, meu caro jntrader, pareces estar neste grupo (felizmente para ti!)
Este é um espaço de liberdade de opiniões, necessariamente heterógeno quanto aos conhecimentos demonstrados pelos seus diversos participantes, e não podes ter a pretensão de "transformares" foristas/investidores, que têm métodos de negociação diferentes do teu, como teus discípulos, que é o que me parece que pretendes.
Se me conseguires convencer que a falta de método é método, calar-me-ei para todo o sempre. Se me conseguires convencer que só por ganhares um jogo de poker ao Ivey te consideres um grande jogador, vou ali e já venho...
Poderá ser heterogéneo quanto a opiniões, mas parece-me muito homogéneo quanto aos resultados...para bom entendedor meia palavra basta ou, meu caro jntrader, será preciso fazer um desenho? Ora, se não me levares a mal, deixa-me perguntar-te de que lado da barricada é que te encontras? Serás mais um desses foristas que plululam/poluem este fórum com meia dúzia de patacoadas, ressabiados que se encontram com o mercado e ignorando que o problema reside neles e não nos outros ou no mercado?
Estás cansado mas mais ficarás caso não mudes o teu feitio, porque correrás sózinho
O que me cansa é não saber ser bom para mim mesmo. Descubro 3 oportunidades, coloco aqui 2 e executo a outra. Esta outra, executada na conta, tem sido a que menos ganha de todas elas!
Se eu quisesse ter muita gente a correr atrás de mim, bastava colocar aqui oportunidades especulativas quanto às acções negociadas na nossa bolsa, fazia uns videos, criava um blog, mandava umas "lições" por email, tentava aparecer no DE tv, etc.. Aí sim é que seria um corropio para este tópico! Ora sucede que a quantidade não traz qualidade e eu quero permanecer como um shadow trader (jntrader, por acaso sabes o que é um shadow trader?).
Agora, deixa-me regressar àquilo que melhor sei fazer (ó sorte, nunca me abandones!!!): colocar aqui o resultado de uma sugestão feita há não muito tempo. Levanto desde já o véu: mais um trade vencedor.
Abraço
zecatreca_1 Escreveu:O Alquimista Escreveu:O Alquimista começa a ficar cansado...
Umas vitaminas + umas noites bem dormidas e isso passa.
Ó Alquimista, acalma-te lá.
Acompanho o teu tópico desde o inicio e reconheço que tens o que muito poucos, dos que por aqui andam, têm: Uma estratégia clara, bem definida e bem fundamentada tecnicamente e que te permite olhar um gráfico para a frente e não para trás, planeando os teus trades com rigor e exactidão, pontos de entrada, saída, stops, profits, RR, etc, etc.
Este tópico de facto tem muitas visualizações mas és o único que nele participa porque assim que alguém aqui posta algo tratas logo de correr com os foristas daqui para fora com agressividade , porque não admites diferentes opiniões, criticas e diferentes estratégias de negociação que não sejam idênticas á tua, e não pode ser.
Este é um espaço de liberdade de opiniões, necessariamente heterógeno quanto aos conhecimentos demonstrados pelos seus diversos participantes, e não podes ter a pretensão de "transformares" foristas/investidores, que têm métodos de negociação diferentes do teu, como teus discípulos, que é o que me parece que pretendes.
Estás cansado mas mais ficarás caso não mudes o teu feitio, porque correrás sózinho
Um forte abraço
- Registado: 20/9/2012 9:48
Uma breve comentário em jeito de alerta para o perigo de se tentar imitar linhas nos mais variados gráficos sem atender ao contexto.
Objecto de estudo: cadjpy 30.
O primeiro gráfico serve apenas para mostrar o período de consolidação do preço (cerca de um mês) antes do recente breakout. É de ponderar que a libertação de tanta energia acumulada não se ficará por aqui.
No segundo gráfico encontra-se desenhada uma linha (rosa) que, nos seus princípios gerais, tem a mesma fundamentação que a linha traçada no euraud 30 e que já comentámos. Sucede que, como não me canso de repetir, uma linha não justifica por si mesma a execução de um negócio. Será necessário, creio eu, algo mais para justificar a tomada de posição, mormente uma análise à estrutura do mercado (o que ele é que está a fazer; quem que poderá ser surpreendido se o preço seguir certa direcção; quais são as posições no mercado: por exemplo, num breakout ascendente, o mercado está comprador e por isso o perigo recai sobre os compradores, visto que só poderão ganhar se o preço continuar a subir). Também será necessário verificar qual o melhor local para a colocação da stoploss e se se cumpre o r:r 1/3.
No caso do cadjpy e seguindo a minha estratégia de trading, não vejo, pelo menos de momento, um lugar para a colocação da stoploss, daí que esteja desde já afastado o uso da tal linha rosa para efectuar uma compra. Recorde-se que no caso do euraud a situação era diferente: havia um local para esconder esta ordem, que se situava abaixo do mínimo. Se quisermos fazer o mesmo no cadjpy, a stop teria mais de 100 ticks/pips, o que para mim é totalmente proibido. Poderia argumentar-se no sentido de colocar uma cash stoploss e há traders que o fazem. O perigo deste procedimento é saber que montante (porquê 20 e não 30 ou 50 pips?), para além de que - e isto falo por mim - aquele tipo de stoploss incentiva à sua alteração para um local pior logo que o preço se desloca contra nós, na vã esperança de que mais cedo ou mais tarde inverterá. Por isso só a título muito excepcional é que uso a cash stoploss. Como este não é um desses casos, o plano é acompanhar de perto a evolução do preço, na certeza de que, se tiver mesmo a intenção de prosseguir para cima, disso dará notícia, mormente que em forma de "banhada". Como já expus aqui alguns exemplos deste tipo de movimento, bastará consultar o respectivo post e detectar eventuais semelhanças.
Um último esclarecimento: a linha horizontal azul não é uma linha de tendência. É apenas uma linha de referência que, é certo, se poderá transformar em linha de tendência.
PS: perante tanto palavreado parece que as vitaminas do Zecatreca deram resultado.
Objecto de estudo: cadjpy 30.
O primeiro gráfico serve apenas para mostrar o período de consolidação do preço (cerca de um mês) antes do recente breakout. É de ponderar que a libertação de tanta energia acumulada não se ficará por aqui.
No segundo gráfico encontra-se desenhada uma linha (rosa) que, nos seus princípios gerais, tem a mesma fundamentação que a linha traçada no euraud 30 e que já comentámos. Sucede que, como não me canso de repetir, uma linha não justifica por si mesma a execução de um negócio. Será necessário, creio eu, algo mais para justificar a tomada de posição, mormente uma análise à estrutura do mercado (o que ele é que está a fazer; quem que poderá ser surpreendido se o preço seguir certa direcção; quais são as posições no mercado: por exemplo, num breakout ascendente, o mercado está comprador e por isso o perigo recai sobre os compradores, visto que só poderão ganhar se o preço continuar a subir). Também será necessário verificar qual o melhor local para a colocação da stoploss e se se cumpre o r:r 1/3.
No caso do cadjpy e seguindo a minha estratégia de trading, não vejo, pelo menos de momento, um lugar para a colocação da stoploss, daí que esteja desde já afastado o uso da tal linha rosa para efectuar uma compra. Recorde-se que no caso do euraud a situação era diferente: havia um local para esconder esta ordem, que se situava abaixo do mínimo. Se quisermos fazer o mesmo no cadjpy, a stop teria mais de 100 ticks/pips, o que para mim é totalmente proibido. Poderia argumentar-se no sentido de colocar uma cash stoploss e há traders que o fazem. O perigo deste procedimento é saber que montante (porquê 20 e não 30 ou 50 pips?), para além de que - e isto falo por mim - aquele tipo de stoploss incentiva à sua alteração para um local pior logo que o preço se desloca contra nós, na vã esperança de que mais cedo ou mais tarde inverterá. Por isso só a título muito excepcional é que uso a cash stoploss. Como este não é um desses casos, o plano é acompanhar de perto a evolução do preço, na certeza de que, se tiver mesmo a intenção de prosseguir para cima, disso dará notícia, mormente que em forma de "banhada". Como já expus aqui alguns exemplos deste tipo de movimento, bastará consultar o respectivo post e detectar eventuais semelhanças.
Um último esclarecimento: a linha horizontal azul não é uma linha de tendência. É apenas uma linha de referência que, é certo, se poderá transformar em linha de tendência.
PS: perante tanto palavreado parece que as vitaminas do Zecatreca deram resultado.
zecatreca_1 Escreveu:O Alquimista Escreveu:O Alquimista começa a ficar cansado...
Vou tentar!
O Alquimista Escreveu:O Alquimista começa a ficar cansado...
Actualização:
euraud 60 m:
Dia 22 coloquei um gráfico e disse que era possível negociar com uma única linha, no caso a linha rosa, que de ortodoxa tinha muito pouco. Passado algum tempo essa linha foi tocada e preço reagiu subindo cerca de 120 ticks/pips e indo testar anterior máximo relativo. Quem quisesse ter assumido a colocação da stoploss abaixo do mínimo teria de "engolir" uma perda de cerca de 40 ticks/pips. Este montante não está desadequado ao ATR (x1,5 ou 2) naquele timeframe.
O preço não se mexeu porque o guru A ou trader B diz que se vai mexer; ou porque o bloguista C coloca por aqui gráficos todos catitas e igualmente coloridos, reproduzidos aqui com a liberdade irresponsável própria deste tipo de blogs; ou porque o indicador x ou y diz que está sobrecomprado/sobrevendido; ou ainda porque está acima/abaixo da média móvel tal e tal. O preço também não se mexeu por causa da linha que O Alquimista desenhou. O preço moveu-se por uma razão muito simples: porque flutua no espaço e no tempo (nestes tempos pós-modernos não nos devemos esquecer dos "velhinhos" Babson, Andrews, Dow, e também Elliot, pelo pelos durante a sua 1.ª fase, etc.).
Entre 1 a 3 oportunidades por semana parecidas com esta é o que se procura. Consistentemente e seja qual for o mercado. Dia após dia. Sem pressas e esperando que o mercado nos diga o que quer fazer. Mas para isso temos de o ouvir. Saber ouvir o mercado implica apagar a televisão, ignorar notícias, descartar opiniões, queimar os livros de AT ou de análise fundamental, mandar calar o vizinho, não frequentar blogs e, muito menos, dar valor ao que aí se escreve. Especular é uma relação a dois, subjectiva, egoísta.
O Alquimista começa a ficar cansado...
euraud 60 m:
Dia 22 coloquei um gráfico e disse que era possível negociar com uma única linha, no caso a linha rosa, que de ortodoxa tinha muito pouco. Passado algum tempo essa linha foi tocada e preço reagiu subindo cerca de 120 ticks/pips e indo testar anterior máximo relativo. Quem quisesse ter assumido a colocação da stoploss abaixo do mínimo teria de "engolir" uma perda de cerca de 40 ticks/pips. Este montante não está desadequado ao ATR (x1,5 ou 2) naquele timeframe.
O preço não se mexeu porque o guru A ou trader B diz que se vai mexer; ou porque o bloguista C coloca por aqui gráficos todos catitas e igualmente coloridos, reproduzidos aqui com a liberdade irresponsável própria deste tipo de blogs; ou porque o indicador x ou y diz que está sobrecomprado/sobrevendido; ou ainda porque está acima/abaixo da média móvel tal e tal. O preço também não se mexeu por causa da linha que O Alquimista desenhou. O preço moveu-se por uma razão muito simples: porque flutua no espaço e no tempo (nestes tempos pós-modernos não nos devemos esquecer dos "velhinhos" Babson, Andrews, Dow, e também Elliot, pelo pelos durante a sua 1.ª fase, etc.).
Entre 1 a 3 oportunidades por semana parecidas com esta é o que se procura. Consistentemente e seja qual for o mercado. Dia após dia. Sem pressas e esperando que o mercado nos diga o que quer fazer. Mas para isso temos de o ouvir. Saber ouvir o mercado implica apagar a televisão, ignorar notícias, descartar opiniões, queimar os livros de AT ou de análise fundamental, mandar calar o vizinho, não frequentar blogs e, muito menos, dar valor ao que aí se escreve. Especular é uma relação a dois, subjectiva, egoísta.
O Alquimista começa a ficar cansado...
Actualização:
eurusd 30 m:
Stoploss colocada no breakeven. Deixando o preço cavalgar.
euraud 1 h:
Continuando a observação da relação do preço com as áreas e linhas desenhadas...antecipadamente. Não está posto de parte (mas alguma coisa alguma vez estará?) um regresso a zonas mais baixas. E se tal acontecer...
eurusd 30 m:
Stoploss colocada no breakeven. Deixando o preço cavalgar.
euraud 1 h:
Continuando a observação da relação do preço com as áreas e linhas desenhadas...antecipadamente. Não está posto de parte (mas alguma coisa alguma vez estará?) um regresso a zonas mais baixas. E se tal acontecer...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, darkreflection, iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 200 visitantes