Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dúvidas

por artista_ » 21/5/2008 11:08

kobee Escreveu:Com esta procura o pequeno investidor terá de pedir imensamente mais do que as acções que tenha cash disponivel. 3 Questões:

kobee, isso é o que acontece em todas as OPV, maior ou menor, há sempre rateio, nunca ninguém compra o que pede...

kobee Escreveu:- Caso sejam atribuidas mais acções do que as que pretende, é possivel desistir das excendentes? Até que datas?

Se isso pudesse ser assim já viste a confusão que seria?! claro que não, até ao dia 27 podes anular ou alterar as ordens, depois disso já não...

kobee Escreveu:- Em que dia será necessário ter o dinheiro disponivel para a aquisição das acções que lhe calharam?

Acho que é dia 3 de Junho, mas não tenho a certeza... procura nas informações sobre a OPV, ou querias a papinha toda feita :wink: :)

Boa sorte

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Dúvidas

por kobee » 21/5/2008 9:28

Com esta procura o pequeno investidor terá de pedir imensamente mais do que as acções que tenha cash disponivel. 3 Questões:

- Caso sejam atribuidas mais acções do que as que pretende, é possivel desistir das excendentes? Até que datas?

- Em que dia será necessário ter o dinheiro disponivel para a aquisição das acções que lhe calharam?

Registado: 23/4/2008 10:27

por maverick » 21/5/2008 0:17

Resina Escreveu:
VALHALLA Escreveu:Boa Noite,

Alguém sabe se existem valores máximos de subscrição para o Publico em geral?

desde já muito obrigado.

30mil por numero de contribuinte, e por agora se pedires isso recebes 5 vezes menos...
30mil / 5 = numero que recebes neste momento
Abraço

Mas os detentores de acções da EDP e os trabalhadores da EDP não recebem mais deles, do que o público geral que não está afiliado à EDP? Esse valor não vai ser mais baixo?
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por Resina » 20/5/2008 23:54

VALHALLA Escreveu:Boa Noite,

desde já muito obrigado.

30mil por numero de contribuinte, e por agora se pedires isso recebes 5 vezes menos...
30mil / 5 = numero que recebes neste momento
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por VALHALLA » 20/5/2008 23:26

Boa Noite,

desde já muito obrigado.
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...

Registado: 19/2/2006 23:45

por Vodka7 » 20/5/2008 21:04

IPO
Procura na EDP Renováveis supera 5,56 vezes a oferta
Nos dois primeiros dias os pequenos investidores deram ordem para a compra de 250,8 milhões de acções da EDP Renováveis, anunciou a empresa em comunicado ao mercado. Número que supera em 5,56 vezes as 45 milhões de acções disponíveis para a tranche do público em geral, accionistas e trabalhadores da EDP.

Registado: 10/11/2005 21:53

por Expat » 20/5/2008 20:57

:mrgreen:
Atencao que as ordens podem ser anuladas ate dia 27...e como os mercados estao hoje muito gente ja estara a repensar.
Eu estou fora.
Mesmo com petroleo a 130 e muito futuro a medio prazo, PERs de 70 em OPV's e imensa divida no actual ambiente de credito nao me convencem de todo.

Bons negocios

Registado: 29/11/2007 2:58

por artista_ » 20/5/2008 14:55

CerealKiler Escreveu:Ainda é possivel comprar EDP para depois subscrever a EDPr como accionista ?, ou tinha datas especificas ?

Não, são considerados os detentores de acções da EDP no dia 15 de Maio...

Por este andar ainda teremos um rateio de 1%, 300 acções para quem pede o máximo, 2500 euros...

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por trial » 20/5/2008 14:50

CGD recebeu ordens de subscrição para mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) recebeu ordens de subscrição de mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis por parte do público em geral, revelou à Lusa fonte oficial do banco público.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) recebeu ordens de subscrição de mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis por parte do público em geral, revelou à Lusa fonte oficial do banco público.

Este valor é mais de três vezes superior ao número de acções da EDP Renováveis destinado à venda ao público em geral, na Oferta Pública de Subscrição que começou segunda-feira e decorre até 30 de Maio.

A empresa reservou 45 milhões de acções para o público em geral, o que significa que serão distribuídas através de rateio ou sorteio, uma vez que a procura supera a oferta.

De acordo com o prospecto da operação, cada pequeno accionista pode subscrever até 30 mil títulos da EDP Renováveis.

Os títulos serão admitidos à cotação na bolsa a 4 de Junho, sendo que o preço final das acções será fixado até 2 de Junho.

A CGD é um dos vários bancos que participam na oferta pública de subscrição da EDP Renováveis.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da EDP não quis comentar.

Registado: 18/1/2008 16:20

por MarcoAntonio » 20/5/2008 14:49

São consideradas as acções que investidor detinha a 15 de Maio.

Comprar agora não tem qualquer efeito.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jp-invest » 20/5/2008 14:48

Destaques
Mais do triplo da oferta
CGD recebeu ordens para mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis
14:14 A Caixa Geral de Depósitos (CGD) recebeu ordens de subscrição de mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis por parte do público em geral, revelou à Lusa fonte oficial do banco público.

Registado: 16/5/2008 14:46

por CerealKiler » 20/5/2008 14:43

Ainda é possivel comprar EDP para depois subscrever a EDPr como accionista ?, ou tinha datas especificas ?

Registado: 1/4/2008 17:29

por MarcoAntonio » 20/5/2008 14:24

Eu sei que te estavas a referir ao Capital Social.

O que eu te queria dizer é que o Capital Social para o mercado não interessa para nada (bem com o valor nominal da acção). O mercado encarrega-se de avaliar as acções/empresas e há grandes disparidades entre o capital social e o capital bolsista e entre a cotação e o valor nominal.

O PER é calculado em função da cotação no mercado.

Depois fizeste aí umas extrapolações em relação às quais tenho seriíssimas dúvidas quanto à validade.

Primeiro porque os resultados certamente não vão evoluir na mesma proporção do aumento de capital e segundo porque estamos a falar de um sector com um forte factor sazonal (o vento e o consumo de energia não é homogeneo ao longo do ano) e tu multiplicaste os resultados de um trimestre por 4. Não te sei dizer, sinceramente, qual a forma correcta de fazer esses cálculos mas tenho quase a certeza que essa extrapolação tem pouca validade...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por americo » 20/5/2008 14:09

Marco Antonio,

O capital social que apresentei não é a capitalização bolsista é o que consta do Balanço a 31/Mar/2008 na pagina 369 do Prospecto da Oferta.
Ora, pelo que tinha aprendido:
Capital Social = Nº de Acções x Valor Nominal

Até mesmo os eventuais prémios de subscrição tem de aparecer separados.

O resultado por acção que referi é o que aparece na Demonstração de Resultados na pagina 368, que eles chamam de Resultado por acção Básico e Diluído?

Alguem sabe o que isso é?

Cumptos,

Registado: 1/5/2007 20:38

por pedrosantosslb » 20/5/2008 13:56

alguem sabe como esta a correr a procura?

Registado: 29/11/2007 11:52

por - GOE - » 20/5/2008 13:44

sergio ivan monteiro Escreveu:rateio...já alguém sabe alguma coisa??? :shock:

Também estou curioso... Esta informação não deveria obrigatoriamente ser transmitida pelos bancos responsáveis pela IPO? .. Eu acho que li algo por alto no prospecto que apontava para isso...

Registado: 5/12/2007 16:26

por sergio ivan monteiro » 20/5/2008 13:42

rateio...já alguém sabe alguma coisa??? :shock:

Registado: 9/1/2008 9:28

por MarcoAntonio » 20/5/2008 13:32

O capital social e a capitalização bolsista são coisas diferentes, tal como o valor nominal da acção e o valor de mercado.
Imagem

Administrador Fórum

por americo » 20/5/2008 12:40

Será que estou a ver bem?

Olhando para o Prospecto:

- O Capital Social era em 31 de Março de 2.081ME.
- O resultado por acção do 1T2008 foi de 0,54E (anualizado será proximo de 2E?).
- Apos este Aumento de capital ele vai ficar no final em 4.500ME.

Daqui podemos inferir que, pelo menos, o resulado por acção de 2008 será de: 2*(2.081/4.500)=0,92E.

Considerando um PER de 10, o valor por acção será de 9,24E (acima do limite maximo do intervalo).

Temos ainda que considerar que ocorrerá alguma melhoria nos resultados por via da redução da dívida e consequentemente dos custos financeiros (ou investimentos com rentabilidade superior ao custo da mesma) que não foi tida em conta nestes calculos.

O que eu não consigo perceber é:

Se o Capital é 2.081.419mE, o resultado do 1T08 é 26.626mE, o valor nominal de cada acção é 5E, o resultado por accão não seria de 0,064E?

Registado: 1/5/2007 20:38

por fooman » 20/5/2008 12:04

Mais dados que fazem pensar:

Colaboradores
A EDP Renováveis contava com cerca de 500 trabalhadores no final do ano de 2007, divididos entre Europa (59%) e Estados Unidos da América (41%). Mais de metade dos colaboradores da EDP Renováveis encontram-se localizados na Península Ibérica.

Habilitações
Aproximadamente 80% dos nossos colaboradores são licenciados ou têm um Master ou Doutoramento.

http://www.edprenovaveis.com/

Registado: 29/11/2007 3:26

por artista_ » 20/5/2008 11:40

fooman Escreveu:Mas alguém aqui leu o prospecto?

Vai estabilizar "num valor superior aquele que poderia de outro modo resultar do funcionamento do mercado".

Pois acho que não estás a perceber o sentido dessa frase... evitará quedas abruptas, mas não quer dizer que a "operação esteja garantida", longe disso!!!

fooman Escreveu:Não se esqueçam que este título entra quase directamente no PSI20 e os fundos que o tentam replicar vão necessariamente ter que comprar.

Jornal de negócios:

Segundo apurou o Jornal de Negócios junto de fonte do mercado, a EDP Renováveis irá entrar para o PSI-20 numa revisão extraordinária, estando a NYSE Euronext Lisbon a analisar se a inclusão será imediata ou apenas em Setembro.

Concordo que, independentemente de entrar agora ou em Setembro para o Psi-20 os fundos deverão desde já começar "abastecer-se" de EDPr de acordo com o seu peso esperado no mesmo... ainda assim isto também não será uma garantia de nada!!

Tudo o que aqui digo não tem nada a ver com o facto de estar ou não a pensar ir à OPV da EDPr...

artista

Re: EDP Renováveis

por MarcoAntonio » 20/5/2008 11:19

fooman Escreveu:Entretanto, a EDP assinou um contrato com a Morgan Stanley de estabilização da cotação da acção durante 30 dias pelo que faz com que o negócio seja garantido!

Confirmo o que disse. Não existe garantia...

Aqui fica o texto retirado do site da CMVM.

Estabilização

No âmbito da Oferta, a Morgan Stanley, na qualidade de agente de estabilização, actuando em representação e por conta dos Coordenadores Globais da OPS, poderá, não estando porém a isso obrigado, sujeito ao cumprimento das disposições legais aplicáveis, designadamente do Regulamento (CE) n.º 2273/2003, da Comissão, de 22 de Dezembro, realizar operações em mercado regulamentado, não regulamentado ou fora de mercado, com vista a estabilizar o preço das Acções a um valor superior àquele que poderia de outro modo resultar do funcionamento do mercado.

As operações de estabilização poderão ser realizadas a partir de 4 de Junho de 2008 e até um máximo de 30 dias, contados a partir daquela data, não existindo garantias de que as mesmas venham a ser efectivamente realizadas. Uma vez iniciadas as operações de estabilização poderão ser interrompidas a todo o momento. O agente de estabilização não pretende divulgar as condições de qualquer operação de estabilização, para além dos termos e condições legalmente exigidos.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 20/5/2008 11:15

Segundo li, não há garantia que as ordens sejam efectuadas.
Imagem

Administrador Fórum

por maverick » 20/5/2008 11:09

E rateios? Ainda não se sabe nada sobre a procura?
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por fooman » 20/5/2008 11:06

Mas alguém aqui leu o prospecto?

Vai estabilizar "num valor superior aquele que poderia de outro modo resultar do funcionamento do mercado".

Dos 5% do capital que vai ser dispersado em bolsa extra institucionais, só uma parcela muito reduzida é que vai ser despachada logo nos primeiros dias. Não se esqueçam que este título entra quase directamente no PSI20 e os fundos que o tentam replicar vão necessariamente ter que comprar.

Minhas estão lá 30.000 pedidas sem medos...

Registado: 29/11/2007 3:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Google [Bot], navaldoc, nickforum, PAULOJOAO e 50 visitantes