EDP Renovaveis - Tópico Geral
Re: Dúvidas
kobee Escreveu:Com esta procura o pequeno investidor terá de pedir imensamente mais do que as acções que tenha cash disponivel. 3 Questões:
kobee, isso é o que acontece em todas as OPV, maior ou menor, há sempre rateio, nunca ninguém compra o que pede...
kobee Escreveu:- Caso sejam atribuidas mais acções do que as que pretende, é possivel desistir das excendentes? Até que datas?
Se isso pudesse ser assim já viste a confusão que seria?! claro que não, até ao dia 27 podes anular ou alterar as ordens, depois disso já não...
kobee Escreveu:- Em que dia será necessário ter o dinheiro disponivel para a aquisição das acções que lhe calharam?
Acho que é dia 3 de Junho, mas não tenho a certeza... procura nas informações sobre a OPV, ou querias a papinha toda feita

Boa sorte
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Dúvidas
Com esta procura o pequeno investidor terá de pedir imensamente mais do que as acções que tenha cash disponivel. 3 Questões:
- Caso sejam atribuidas mais acções do que as que pretende, é possivel desistir das excendentes? Até que datas?
- Em que dia será necessário ter o dinheiro disponivel para a aquisição das acções que lhe calharam?
- Caso sejam atribuidas mais acções do que as que pretende, é possivel desistir das excendentes? Até que datas?
- Em que dia será necessário ter o dinheiro disponivel para a aquisição das acções que lhe calharam?
Resina Escreveu:VALHALLA Escreveu:Boa Noite,
Alguém sabe se existem valores máximos de subscrição para o Publico em geral?
desde já muito obrigado.
30mil por numero de contribuinte, e por agora se pedires isso recebes 5 vezes menos...
30mil / 5 = numero que recebes neste momento
Abraço
Mas os detentores de acções da EDP e os trabalhadores da EDP não recebem mais deles, do que o público geral que não está afiliado à EDP? Esse valor não vai ser mais baixo?
Cumprimentos
VALHALLA Escreveu:Boa Noite,
Alguém sabe se existem valores máximos de subscrição para o Publico em geral?
desde já muito obrigado.
30mil por numero de contribuinte, e por agora se pedires isso recebes 5 vezes menos...
30mil / 5 = numero que recebes neste momento
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
IPO
Procura na EDP Renováveis supera 5,56 vezes a oferta
Nos dois primeiros dias os pequenos investidores deram ordem para a compra de 250,8 milhões de acções da EDP Renováveis, anunciou a empresa em comunicado ao mercado. Número que supera em 5,56 vezes as 45 milhões de acções disponíveis para a tranche do público em geral, accionistas e trabalhadores da EDP.
Procura na EDP Renováveis supera 5,56 vezes a oferta
Nos dois primeiros dias os pequenos investidores deram ordem para a compra de 250,8 milhões de acções da EDP Renováveis, anunciou a empresa em comunicado ao mercado. Número que supera em 5,56 vezes as 45 milhões de acções disponíveis para a tranche do público em geral, accionistas e trabalhadores da EDP.
CerealKiler Escreveu:Ainda é possivel comprar EDP para depois subscrever a EDPr como accionista ?, ou tinha datas especificas ?
Não, são considerados os detentores de acções da EDP no dia 15 de Maio...
Por este andar ainda teremos um rateio de 1%, 300 acções para quem pede o máximo, 2500 euros...
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
CGD recebeu ordens de subscrição para mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) recebeu ordens de subscrição de mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis por parte do público em geral, revelou à Lusa fonte oficial do banco público.
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios com Lusa
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) recebeu ordens de subscrição de mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis por parte do público em geral, revelou à Lusa fonte oficial do banco público.
Este valor é mais de três vezes superior ao número de acções da EDP Renováveis destinado à venda ao público em geral, na Oferta Pública de Subscrição que começou segunda-feira e decorre até 30 de Maio.
A empresa reservou 45 milhões de acções para o público em geral, o que significa que serão distribuídas através de rateio ou sorteio, uma vez que a procura supera a oferta.
De acordo com o prospecto da operação, cada pequeno accionista pode subscrever até 30 mil títulos da EDP Renováveis.
Os títulos serão admitidos à cotação na bolsa a 4 de Junho, sendo que o preço final das acções será fixado até 2 de Junho.
A CGD é um dos vários bancos que participam na oferta pública de subscrição da EDP Renováveis.
Contactada pela Lusa, fonte oficial da EDP não quis comentar.
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios com Lusa
Este valor é mais de três vezes superior ao número de acções da EDP Renováveis destinado à venda ao público em geral, na Oferta Pública de Subscrição que começou segunda-feira e decorre até 30 de Maio.
A empresa reservou 45 milhões de acções para o público em geral, o que significa que serão distribuídas através de rateio ou sorteio, uma vez que a procura supera a oferta.
De acordo com o prospecto da operação, cada pequeno accionista pode subscrever até 30 mil títulos da EDP Renováveis.
Os títulos serão admitidos à cotação na bolsa a 4 de Junho, sendo que o preço final das acções será fixado até 2 de Junho.
A CGD é um dos vários bancos que participam na oferta pública de subscrição da EDP Renováveis.
Contactada pela Lusa, fonte oficial da EDP não quis comentar.
- Registado: 18/1/2008 16:20
São consideradas as acções que investidor detinha a 15 de Maio.
Comprar agora não tem qualquer efeito.
Comprar agora não tem qualquer efeito.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Destaques
Mais do triplo da oferta
CGD recebeu ordens para mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis
14:14 A Caixa Geral de Depósitos (CGD) recebeu ordens de subscrição de mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis por parte do público em geral, revelou à Lusa fonte oficial do banco público.
Mais do triplo da oferta
CGD recebeu ordens para mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis
14:14 A Caixa Geral de Depósitos (CGD) recebeu ordens de subscrição de mais de 150 milhões de acções da EDP Renováveis por parte do público em geral, revelou à Lusa fonte oficial do banco público.
- Registado: 16/5/2008 14:46
Eu sei que te estavas a referir ao Capital Social.
O que eu te queria dizer é que o Capital Social para o mercado não interessa para nada (bem com o valor nominal da acção). O mercado encarrega-se de avaliar as acções/empresas e há grandes disparidades entre o capital social e o capital bolsista e entre a cotação e o valor nominal.
O PER é calculado em função da cotação no mercado.
Depois fizeste aí umas extrapolações em relação às quais tenho seriíssimas dúvidas quanto à validade.
Primeiro porque os resultados certamente não vão evoluir na mesma proporção do aumento de capital e segundo porque estamos a falar de um sector com um forte factor sazonal (o vento e o consumo de energia não é homogeneo ao longo do ano) e tu multiplicaste os resultados de um trimestre por 4. Não te sei dizer, sinceramente, qual a forma correcta de fazer esses cálculos mas tenho quase a certeza que essa extrapolação tem pouca validade...
O que eu te queria dizer é que o Capital Social para o mercado não interessa para nada (bem com o valor nominal da acção). O mercado encarrega-se de avaliar as acções/empresas e há grandes disparidades entre o capital social e o capital bolsista e entre a cotação e o valor nominal.
O PER é calculado em função da cotação no mercado.
Depois fizeste aí umas extrapolações em relação às quais tenho seriíssimas dúvidas quanto à validade.
Primeiro porque os resultados certamente não vão evoluir na mesma proporção do aumento de capital e segundo porque estamos a falar de um sector com um forte factor sazonal (o vento e o consumo de energia não é homogeneo ao longo do ano) e tu multiplicaste os resultados de um trimestre por 4. Não te sei dizer, sinceramente, qual a forma correcta de fazer esses cálculos mas tenho quase a certeza que essa extrapolação tem pouca validade...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco Antonio,
O capital social que apresentei não é a capitalização bolsista é o que consta do Balanço a 31/Mar/2008 na pagina 369 do Prospecto da Oferta.
Ora, pelo que tinha aprendido:
Capital Social = Nº de Acções x Valor Nominal
Até mesmo os eventuais prémios de subscrição tem de aparecer separados.
O resultado por acção que referi é o que aparece na Demonstração de Resultados na pagina 368, que eles chamam de Resultado por acção Básico e Diluído?
Alguem sabe o que isso é?
Cumptos,
O capital social que apresentei não é a capitalização bolsista é o que consta do Balanço a 31/Mar/2008 na pagina 369 do Prospecto da Oferta.
Ora, pelo que tinha aprendido:
Capital Social = Nº de Acções x Valor Nominal
Até mesmo os eventuais prémios de subscrição tem de aparecer separados.
O resultado por acção que referi é o que aparece na Demonstração de Resultados na pagina 368, que eles chamam de Resultado por acção Básico e Diluído?
Alguem sabe o que isso é?
Cumptos,
- Registado: 1/5/2007 20:38
- Registado: 29/11/2007 11:52
sergio ivan monteiro Escreveu:rateio...já alguém sabe alguma coisa???
Também estou curioso... Esta informação não deveria obrigatoriamente ser transmitida pelos bancos responsáveis pela IPO? .. Eu acho que li algo por alto no prospecto que apontava para isso...
- Registado: 5/12/2007 16:26
- Registado: 9/1/2008 9:28
O capital social e a capitalização bolsista são coisas diferentes, tal como o valor nominal da acção e o valor de mercado.
Será que estou a ver bem?
Olhando para o Prospecto:
- O Capital Social era em 31 de Março de 2.081ME.
- O resultado por acção do 1T2008 foi de 0,54E (anualizado será proximo de 2E?).
- Apos este Aumento de capital ele vai ficar no final em 4.500ME.
Daqui podemos inferir que, pelo menos, o resulado por acção de 2008 será de: 2*(2.081/4.500)=0,92E.
Considerando um PER de 10, o valor por acção será de 9,24E (acima do limite maximo do intervalo).
Temos ainda que considerar que ocorrerá alguma melhoria nos resultados por via da redução da dívida e consequentemente dos custos financeiros (ou investimentos com rentabilidade superior ao custo da mesma) que não foi tida em conta nestes calculos.
O que eu não consigo perceber é:
Se o Capital é 2.081.419mE, o resultado do 1T08 é 26.626mE, o valor nominal de cada acção é 5E, o resultado por accão não seria de 0,064E?
Olhando para o Prospecto:
- O Capital Social era em 31 de Março de 2.081ME.
- O resultado por acção do 1T2008 foi de 0,54E (anualizado será proximo de 2E?).
- Apos este Aumento de capital ele vai ficar no final em 4.500ME.
Daqui podemos inferir que, pelo menos, o resulado por acção de 2008 será de: 2*(2.081/4.500)=0,92E.
Considerando um PER de 10, o valor por acção será de 9,24E (acima do limite maximo do intervalo).
Temos ainda que considerar que ocorrerá alguma melhoria nos resultados por via da redução da dívida e consequentemente dos custos financeiros (ou investimentos com rentabilidade superior ao custo da mesma) que não foi tida em conta nestes calculos.
O que eu não consigo perceber é:
Se o Capital é 2.081.419mE, o resultado do 1T08 é 26.626mE, o valor nominal de cada acção é 5E, o resultado por accão não seria de 0,064E?
- Registado: 1/5/2007 20:38
Mais dados que fazem pensar:
Colaboradores
A EDP Renováveis contava com cerca de 500 trabalhadores no final do ano de 2007, divididos entre Europa (59%) e Estados Unidos da América (41%). Mais de metade dos colaboradores da EDP Renováveis encontram-se localizados na Península Ibérica.
Habilitações
Aproximadamente 80% dos nossos colaboradores são licenciados ou têm um Master ou Doutoramento.
http://www.edprenovaveis.com/
Colaboradores
A EDP Renováveis contava com cerca de 500 trabalhadores no final do ano de 2007, divididos entre Europa (59%) e Estados Unidos da América (41%). Mais de metade dos colaboradores da EDP Renováveis encontram-se localizados na Península Ibérica.
Habilitações
Aproximadamente 80% dos nossos colaboradores são licenciados ou têm um Master ou Doutoramento.
http://www.edprenovaveis.com/
- Registado: 29/11/2007 3:26
fooman Escreveu:Mas alguém aqui leu o prospecto?
Vai estabilizar "num valor superior aquele que poderia de outro modo resultar do funcionamento do mercado".
Pois acho que não estás a perceber o sentido dessa frase... evitará quedas abruptas, mas não quer dizer que a "operação esteja garantida", longe disso!!!
fooman Escreveu:Não se esqueçam que este título entra quase directamente no PSI20 e os fundos que o tentam replicar vão necessariamente ter que comprar.
Jornal de negócios:
Segundo apurou o Jornal de Negócios junto de fonte do mercado, a EDP Renováveis irá entrar para o PSI-20 numa revisão extraordinária, estando a NYSE Euronext Lisbon a analisar se a inclusão será imediata ou apenas em Setembro.
Concordo que, independentemente de entrar agora ou em Setembro para o Psi-20 os fundos deverão desde já começar "abastecer-se" de EDPr de acordo com o seu peso esperado no mesmo... ainda assim isto também não será uma garantia de nada!!
Tudo o que aqui digo não tem nada a ver com o facto de estar ou não a pensar ir à OPV da EDPr...
artista
Re: EDP Renováveis
fooman Escreveu:Entretanto, a EDP assinou um contrato com a Morgan Stanley de estabilização da cotação da acção durante 30 dias pelo que faz com que o negócio seja garantido!
Confirmo o que disse. Não existe garantia...
Aqui fica o texto retirado do site da CMVM.
Estabilização
No âmbito da Oferta, a Morgan Stanley, na qualidade de agente de estabilização, actuando em representação e por conta dos Coordenadores Globais da OPS, poderá, não estando porém a isso obrigado, sujeito ao cumprimento das disposições legais aplicáveis, designadamente do Regulamento (CE) n.º 2273/2003, da Comissão, de 22 de Dezembro, realizar operações em mercado regulamentado, não regulamentado ou fora de mercado, com vista a estabilizar o preço das Acções a um valor superior àquele que poderia de outro modo resultar do funcionamento do mercado.
As operações de estabilização poderão ser realizadas a partir de 4 de Junho de 2008 e até um máximo de 30 dias, contados a partir daquela data, não existindo garantias de que as mesmas venham a ser efectivamente realizadas. Uma vez iniciadas as operações de estabilização poderão ser interrompidas a todo o momento. O agente de estabilização não pretende divulgar as condições de qualquer operação de estabilização, para além dos termos e condições legalmente exigidos.
Segundo li, não há garantia que as ordens sejam efectuadas.
Mas alguém aqui leu o prospecto?
Vai estabilizar "num valor superior aquele que poderia de outro modo resultar do funcionamento do mercado".
Dos 5% do capital que vai ser dispersado em bolsa extra institucionais, só uma parcela muito reduzida é que vai ser despachada logo nos primeiros dias. Não se esqueçam que este título entra quase directamente no PSI20 e os fundos que o tentam replicar vão necessariamente ter que comprar.
Minhas estão lá 30.000 pedidas sem medos...
Dos 5% do capital que vai ser dispersado em bolsa extra institucionais, só uma parcela muito reduzida é que vai ser despachada logo nos primeiros dias. Não se esqueçam que este título entra quase directamente no PSI20 e os fundos que o tentam replicar vão necessariamente ter que comprar.
Minhas estão lá 30.000 pedidas sem medos...
- Registado: 29/11/2007 3:26