Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por EuroVerde » 6/2/2009 20:32

Qual o peso que a Fun Basics tem no BES?
Segunda-feira ou muito me engano, ou teremos um trambolhão no banco.
A seguir às entrevistas os bancos costumam disparar, mas desta feita na sessão de hoje não me pareceu que a subida fosse sustentável. :idea: :roll:

Registado: 29/11/2007 11:19

por Açor3 » 6/2/2009 19:04

BES está entre os credores
Espanhola Fun & Basics abre falência
A cadeia espanhola de acessórios de moda Fun & Basics, que está presente em Portugal, pediu protecção ao abrigo da lei de falências junto do Tribunal do Comércio de Madrid, segundo a imprensa espanhola. O Banco Espírito Santo está entre os credores.

--------------------------------------------------------------------------------

Carla Pedro
cpedro@negocios.pt

A cadeia espanhola de acessórios de moda Fun & Basics, que está presente em Portugal, pediu protecção ao abrigo da lei de falências junto do Tribunal do Comércio de Madrid, segundo a imprensa espanhola. O Banco Espírito Santo está entre os credores.

A empresa, criada em 1994, abriu a sua primeira loja em 1997 e um ano depois iniciou o seu processo de expansão, contando actualmente com uma rede de 75 estabelecimentos – 23 são lojas próprias e as restantes são franchisadas – em Espanha, Portugal, México e Canadá. Está também presente noutros países, como os EUA e o Japão, através de lojas em centros comerciais, lojas multimarca e aeroportos. No total está em mais de 300 lojas multimarca.

A Fun & Basics, que se dedica à concepção, fabrico e comercialização de malas, artigos de viagem, calçado, acessórios e complementos de moda, foi agora declarada em ‘concurso de credores’ (que antes se denominava ‘suspensão de pagamentos’) pelo Tribunal do Comércio de Madrid, refere o “El País”.

De acordo com o “La Vanguardia”, a empresa teve de apresentar em Novembro um pedido de insolvência devido a problemas de liquidez que a impediram de pagar 1,5 milhões de euros aos seus fornecedores.

A Fun & Basics, que precisa de uma elevada liquidez para financiar a compra de mercadorias, está em negociações com a banca para ver se consegue uma proposta dos seus credores.

Fontes da empresa comentaram ao “La Vanguardia” que já receberam o apoio de sete das dez entidades financeiras com as quais negoceia. A Fun & Basics, que é assessorada pela sociedade de advogados CMS Albiñana y Suárez de Lezo, tem como credores o Banco Espírito Santo, Bankinter, Fortis Bank e Banco Madrid, segundo as suas contas, havendo ainda a acrescentar o La Caixa, Caixa Catalunya, Banco Sabadell, Banco Popular e Deutsche Bank, refere a mesma publicação.

A partir da data de publicação do anúncio no Boletim Oficial do Estado, os credores da empresa dispõem de cerca de um mês para comunicarem à administração concursal os valores que lhes são devidos pela Fun & Basics. Segundo a “Telecinco”, os credores deverão reportar os valores em dívida até 5 de Março. A administração concursal só tratará da supervisão, já que os gestores da empresa mantêm os poderes de gestão do património.

Segundo as contas apresentadas no Registo Comercial, correspondentes a 2007, as dívidas da Fun & Basics ascendiam a 5,86 milhões de euros, sendo que a maioria (4,56 milhões) era dívida de curto prazo junto de fornecedores e entidades financeiras. A médio e longo prazo, as dívidas junto de entidades de crédito ascendiam a 1,3 milhões de euros, com vencimento entre 2008 e 2011, adiantou o “La Vanguardia”.

Entrar em concurso de credores significa que a Fun & Basics vai poder continuar a gerir o seu património, mas estará submetida à intervenção da administração concursal. O concurso de credores é uma situação temporária, sendo ainda possível que a empresa possa superar este revés e manter no futuro a sua actividade, salienta o portal “Neomoda”.

Segundo o “Franchising.pt”, o investimento para abrir um franchising da Fun & Basics em Portugal é de 72.000 euros.

O Negócios tentou contactar a empresa, nas suas instalações em Portugal e em Espanha, mas sem sucesso.

Jornal Negócios
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Açor3 » 6/2/2009 9:05

Finanças Pessoais
Aumento de capital e ‘holding’ seguram BES
Sandra Almeida Simões
06/02/09 00:05

--------------------------------------------------------------------------------
Collapse Comunidade
Partilhe: Os analistas acreditam que o preço actual das acções limita o potencial de queda do título.

O sector bancário foi fortemente pressionado por um contexto económico e financeiro adverso em 2008. Ainda assim, o BES ultrapassou a primeira etapa, ao superar as estimativas de resultados dos analistas. O banco liderado por Ricardo Salgado registou lucros anuais de 402,3 milhões de euros, uma queda de 33,7%. Este ano, o difícil contexto macroeconómico promete continuar a assombrar a banca nacional. O BES está por isso a munir-se das "armas" que lhe permitirão suportar a sólida posição no mercado nacional: um aumento de capital e a criação de uma ‘holding' para reunir as participações financeiras mais relevantes. Ambas são armas para o futuro, mas o aumento de capital está a ser, para já, um factor de pressão.

Diário Economico
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

por tiopatinhas » 6/2/2009 1:42

Bem, o Bes parece-me estar exaustivamente sobrevendido e podendo acontecer de tudo. Mas pode ser que estes 5 segurem a cotação... veremos. De facto o sector bancário não é o melhor local para deambular :mrgreen:

Registado: 17/3/2005 14:58

por EuroVerde » 5/2/2009 18:54

Nico Escreveu:
EuroVerde Escreveu:...
A bolsa é muitas vezes irracional, e o mais patético é eu tentar explicar os meus pontos de vista baseado na irracionalidade da bolsa.

Antes de mais, deixa-me frisar que não te quero atacar de forma alguma... Quero apenas alertar para o facto que as opiniões infundadas não trazem qualquer valia ao fórum...

Essa tua última frase espelha bem a ausência de uma estratégia. E quando assim acontece, mais vale ficar de fora (minha opinião).

Abraço e bons negócios.

Independentemente de haver ou não estratégia, o mercado é soberano. Nisso concordamos, todos nós, penso eu.
Em 2008 foi a primeira vez que me meti nisto da bolsa e consegui ter lucros de 42% (mas já acompanhava o mercado desde 2001. Fui entrado e saindo, com a minha estratégia de curto prazo, apanhando os ressaltos.
Mas agora essa minha estratégia, que eu sempre me dei bem ao longo de 2008, está-se a tornar inválida porque o mercado, ainda em Bear, apresenta já uma outra personalidade. Penso que já não vale a pena apanhar ressaltos, até porque se torna um pouco dificil e perigoso em apanhá-los no momento certo.
Pelo pouco dinheiro que tenho, ainda me arriscaria a ficar sem ele se me mantivesse no mercado só para os ressaltos. E esta minha última entrada no BES é prova disso.

Desejo também os melhores negócios, até porque o mercado está dificil e muito enganador, e prova disso é que se não fosse hoje o Mr.Obama a falar na apresentação do pacote, já não sei onde é que o indice iria.

Abraço.

por Nico » 5/2/2009 18:06

EuroVerde Escreveu:...
A bolsa é muitas vezes irracional, e o mais patético é eu tentar explicar os meus pontos de vista baseado na irracionalidade da bolsa.

Antes de mais, deixa-me frisar que não te quero atacar de forma alguma... Quero apenas alertar para o facto que as opiniões infundadas não trazem qualquer valia ao fórum...

Essa tua última frase espelha bem a ausência de uma estratégia. E quando assim acontece, mais vale ficar de fora (minha opinião).

Abraço e bons negócios.

Registado: 23/4/2007 13:05

por jj boss » 5/2/2009 17:56

Longe de mim, estar aqui a divagar, sobre os desgraçados dos accionistas (eu não referi os de referência mas o geral) se deveriam ou estariam a esforçarem-se para defender a cotação.

Ném queria dar a ideia de "é pá não adianta ter aquilo, saiam à doida", simplesmente alertar para não proucurartem um fundo na acção e entrar.

Deixem ela descer ou lateralizar agora, e quando subir acima de 6,00€, então sim ponderar entrar, antes disso não vale a pena queimarem os dedos os euros e as pestanas.

Registado: 24/10/2008 11:50

por EuroVerde » 5/2/2009 17:06

Antes de eu olhar o gráfico de uma empresa, olho para o gráfico do indice.
Primeiro ponto, o indice não está famoso.
Realmente 5 euros estão a tornar-se um suporte, mas pode ser só hoje...
A médio prazo acredito que o BES vá por ai abaixo, mas a curto prazo, acreditava num ressalto ontem, dai a minha entrada ontem. Depois, como o indice não está famoso, acabei por vender inalterado e preferi não estar dentro mesmo se subir.

por Ulisses Pereira » 5/2/2009 17:00

Descendo abaixo deste valor, das duas uma, ou os detentores estão se marimbando para a cotação

Killing, a ideia de que são os accionistas de referência que defendem uma cotação é uma ilusão. E eles não se estão "marimbando" de certeza. Simplesmente, não são eles que comandam o mercado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Nico » 5/2/2009 16:42

EuroVerde - 29-01-2009 23:46 Escreveu:Olá,
O facto de ter valor nominal a 5 isso não que dizer que haja suporte aí.

Em meu entender o BES pode bem vir a cotar abaixo do 3 euros ainda este ano.

Vão aumentar capital, e de certeza que os lucros de 2009 vão descer comparativamente com os de 2008.

O BES neste momento é uma ilusão. Pois de outra maneira eu já teria entrado, não o fiz e não o farei tão depressa.
Obrigado, simples e directo.

in Página 20 deste tópico.

EuroVerde - 04-02-2009 15:09 Escreveu:Eu não ligo a estas noticias, que não são nada mais nada menos do que destrutivas.

Entrei hoje no BES e sem dúvida que é das empresas cotadas que vai ter um dos melhores ressaltos.
Estou à espera de bons ganhos. A curto prazo o que as acções fazem não tem explicação. Porque no meio de tanta noticia negativa as acções não caiem mais e mais?
Meu Deus. :lol:

EuroVerde,

Terás a amabilidade de explicar esta tua inversão de opinião em apenas 2 ou 3 dias?
...se puderes ser simpes e directo uma vez mais, agradecia (apesar de ter uma suspeita).

Registado: 23/4/2007 13:05

por jj boss » 5/2/2009 16:37

Acabei de ver agora, 5,00€ redondinhos :mrgreen: é o valor que está escrito no papel.

Descendo abaixo deste valor, das duas uma, ou os detentores estão se marimbando para a cotação, ou então, já que está perdido, como li no Mr. Pontes indicação de Manter :?

Dos 4,00€ não passa :lol:

Ps - Gosto muito deste titulo, é um dos 4 titulos que sigo diáriamente, mas tal como JM, não tenho à bastante tempo e parece-me que assim vai continuar.

Registado: 24/10/2008 11:50

por CarlPipe » 5/2/2009 13:18

artista

Isso deve querer dizer que as notícias que estão a sair agora já foram descontadas nas quedas anteriores, mas não quererá obrigatoriamente dizer que elas acabaram...

abraço

artista

Aí não acabaram, não...
Eu sei que a banca em geral está a ser bastante fustigada, mas parece-me que o BES está a arrebentar com a escala :roll:
Os indicadores já a começar a dar sinais de compra a algum tempo e a cotação.... a descer!!

Abraço

Registado: 6/7/2006 0:36

por artista_ » 4/2/2009 23:17

EuroVerde Escreveu:Eu não ligo a estas noticias, que não são nada mais nada menos do que destrutivas.

Entrei hoje no BES e sem dúvida que é das empresas cotadas que vai ter um dos melhores ressaltos.
Estou à espera de bons ganhos. A curto prazo o que as acções fazem não tem explicação. Porque no meio de tanta noticia negativa as acções não caiem mais e mais?

Isso deve querer dizer que as notícias que estão a sair agora já foram descontadas nas quedas anteriores, mas não quererá obrigatoriamente dizer que elas acabaram...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por tiopatinhas » 4/2/2009 22:48

Celeste, Não sei :roll: Os 6 parecem-me um pouco longe para estes tempos que correm. Vamos vendo pois até pode vir ligeiramente abaixo dos 5 para depois corrigir a totalidade o movimento. Mas... hipóteses...Esta entrada é de muito curto prazo...
O Bes foi muito castigado nestes últimos dias :!: Se compararmos com o BCP.... não vejo motivo para tanto castigo. Mas o mercado é que manda.
Euroverde, a resitência é pequena nos 5,16 depois temos os 5,52...para já

por johncq » 4/2/2009 22:45

Na média das sessões o fecho do BES tem sempre algum trabalho. Afinal deve ser das poucas Instituições de Crédito que ainda investe massivamente em "Marketing", o que não deixa de ser estranho porque neste momento a elasticidade da procura à publicidade é tendencialmente menor.
Porque tardará o anuncio dos termos de troca para este mega aumento de capital ? Aguarda a quebra do valor nominal dos Eur 5,00 ? Estou curioso para ver como vai proceder o Credit Agricole nesta operação que directa e indirectamente já cultiva uma interessante participação. E os accionistas que já participaram nas operações de aumento de capital da ES Financial e já adquiriram obrigações também vão a esta ?

Registado: 29/11/2007 4:32

Manipulação de 1%

por Celeste » 4/2/2009 18:00

Ora, afinal tinha visto bem! Um excelente exemplo de como se manipula 1% no final da sessão!
Celeste

Registado: 29/11/2007 2:35

por EuroVerde » 4/2/2009 17:49

tiopatinhas Escreveu:Finalmente parece que está sobrevendida e no presente momento a dar sinais de inversão... Teremos de certo uma pausa nas quedas... entrei agora mesmo com target imediato até aos 5,50 :!:

Olá Tio,

Não achas que pode ter uma leve resistência nos 5,5 e depois quebrar e ir aos 6?

Grande subida no final

por Celeste » 4/2/2009 17:42

Isto é que foi uma subida no final. Vou ver o replay no site da Euronext, para perceber o que aconteceu! Alguém tem ideias?
Celeste

Registado: 29/11/2007 2:35

por tiopatinhas » 4/2/2009 16:48

Finalmente parece que está sobrevendida e no presente momento a dar sinais de inversão... Teremos de certo uma pausa nas quedas... entrei agora mesmo com target imediato até aos 5,50 :!:

por EuroVerde » 4/2/2009 16:09

Eu não ligo a estas noticias, que não são nada mais nada menos do que destrutivas.

por Açor3 » 4/2/2009 13:18

Análise
Aumento de capital pressiona BES no curto prazo
Pedro Duarte
04/02/09 11:17

O aumento de capital retirou os factores mais negativos que pesavam sobre os títulos do BES.
Collapse Comunidade
Partilhe: Collapse Notícias Relacionadas
S&P baixa 'outlook' para o BES e o BPI 03/02/09

BES desmente João Salgueiro na concessão de crédito 00:05

Decisão da S&P pode implicar pior perfil de risco para o BES e BPI 08:44
A Keefe, Bruyette & Woods notou hoje que o anúncio do aumento de capital anunciado pelo BES poderá penalizar o papel no curto prazo.

Embora os títulos do BES devam continuar pressionados até a operação do aumento de capital ser concluída, o reforço da posição de capital do banco e o preço relativamente barato a que as acções da instituição são negociadas limitam o potencial de queda da acção, afirma a Keefe, Bruyette & Woods (KBW) em nota de análise hoje emitida.

O documento adianta ainda que as estimativas de lucro por acção do BES foram revistos em baixa de 13% para 2009 e reduzidos em 26% para 2010, já que a instituição liderada por Ricardo Salgado continua exposta a várias variáveis negativas, como o seu fundo de pensões.

Assim, a KBW aumenta a sua recomendação para o BES de ‘Underperform' para ‘Market Perform', mas reduz o seu preço-alvo para o título de 7,0 para 6,6 euros.

Às 11h00, o BES perdia 1,30% na Euronext Lisbon para os 5,08 euros.

Diário Económico

por daniely » 4/2/2009 2:20

de notar que fez uma Drangonfly Doji, ou será que a cauda é curta!?

bons negocios

Registado: 24/3/2008 14:08

por majomo » 4/2/2009 1:33

Estou fora do BES desde o inicio da manhã de ontem... a má reacção ao aumento de capital e a continuação da indefinição dos mercados lá por fora obrigaram-me a ter mais cautelas.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Nyk » 3/2/2009 21:24

KBW revê em baixa "target" mas aumenta recomendação para acções do BES
A KBW, na sequência do aumento de capital do Banco Espírito Santo, alterou as estimativas de ganhos por acção do banco, o que levou a um revisão em baixa do preço-alvo de sete para 6,6 euros por acção, mas aumentou da recomendação de "underperform" para "market perform".

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt

A KBW, na sequência do aumento de capital do Banco Espírito Santo, alterou as estimativas de ganhos por acção do banco, o que levou a um revisão em baixa do preço-alvo de sete para 6,6 euros por acção, mas aumentou da recomendação de “underperform” para “market perform”.

Numa nota de “research”, a casa de investimento explica que, “na sequência do anúncio do aumento de capital do BES e dos resultados de 2008, estamos a reduzir as estimativas para os ganhos por acção do banco em 13% para 2009 e em 26% para 2010”.

Segundo a mesma fonte, o anúncio do aumento de capital “removeu o principal peso negativo das acções. Assim embora possamos notar alguma pressão nas acções a curto prazo até á conclusão da emissão das acções, esperamos que uma posição mais forte com o aumento de capital e a avaliação relativamente barata limite os riscos às acções[do BES]”.

“Revimos em alta a recomendação do BES de ‘underperform’ para ‘market perform’”, salienta a casa de investimento.

Depois de efectuadas as alterações nos ganhos por acção , “também reduzimos o nosso preço-alvo de 7 para 6,6 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 3/2/2009 21:23

Hermes deixa de ter participação qualificada no BES
A Hermes reduziu para menos de 2% no Banco Espírito Santo deixando de ter uma participação qualificada no banco presidido por Ricardo Salgado, informou o BES em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

A Hermes reduziu para menos de 2% no Banco Espírito Santo deixando de ter uma participação qualificada no banco presidido por Ricardo Salgado, informou o BES em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo a mesma fonte, o Banco Espírito Santo “recebeu uma comunicação da Hermes Administrations Services, Ltd onde nos informam terem reduzido a participação no capital social do Banco Espírito Santo abaixo dos 2%, conforme anexo”.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Conservador, eireira2, Pmart 1 e 134 visitantes