Mota Engil - Tópico Geral
jjoliveiramath ,
Gostei muito da tua primeira intervenção , pois trás uma observação muito importante .
Muitos falam de Resistências e Suportes e , alem de verem que são linhas imaginárias que tocam uma e outra vez , certos pontos , não vão mais alé disso. Às vezes , durante anos traçam linhas em Metastocks e afins e a unica razão é " atão ! as cotações tocam ali pelo menos 3 vezes , né !? " .
A AT é muito importante . Mas porquê ?! Para mim, pelo simples facto de possibilitarem uma tentativa de análise de "memórias colectivas" . Os Mercados são feitos por intervenientes como nós, que tem expectativas como nós e , às vezes, essas expectativas isoladas, coincidem num todo . E ISSO! , é muito importante , num Trade .Por uma série de razões como Pontos de entrada e Perspectivas de todo o trade . É uma das alturas em que eu acho a Bolsa tão parecida com o Xadrez ou o Poker .
Continua as boas intervenções .
Um abraço ,
The Mechanic
Gostei muito da tua primeira intervenção , pois trás uma observação muito importante .
Muitos falam de Resistências e Suportes e , alem de verem que são linhas imaginárias que tocam uma e outra vez , certos pontos , não vão mais alé disso. Às vezes , durante anos traçam linhas em Metastocks e afins e a unica razão é " atão ! as cotações tocam ali pelo menos 3 vezes , né !? " .
A AT é muito importante . Mas porquê ?! Para mim, pelo simples facto de possibilitarem uma tentativa de análise de "memórias colectivas" . Os Mercados são feitos por intervenientes como nós, que tem expectativas como nós e , às vezes, essas expectativas isoladas, coincidem num todo . E ISSO! , é muito importante , num Trade .Por uma série de razões como Pontos de entrada e Perspectivas de todo o trade . É uma das alturas em que eu acho a Bolsa tão parecida com o Xadrez ou o Poker .
Continua as boas intervenções .
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
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Esta é a minha primeira intervenção
.
Não sou analista técnico, nem tão pouco investidor, mas ao observar o gráfico acima, não resisto a fazer uma pergunta aos experientes ou conhecedores deste assunto.
Percebi as noções de suporte e resistência, pois existe uma memória no preço.
Corrijam-se se estou errado.
Se alguém comprou acções a 1 euro e elas descem para 0,5 é natural que conclua que foi mau negócio e, caso elas subam, tentem vender a 1 euro para não ter prejuízo. (cria-se uma resistência ao valor de 1)
Ao inverso, se alguém vendeu acções a 1 euro e elas sobem, então pode concluir que não fez um óptimo negócio e crie uma apetência para as voltar a adquirir se elas voltarem a valerem 1 euro.
Conclusão. O factor memória é que cria estes suportes e resistências.
Aqui vai a pergunta.
Será que a linha de tendência decrescente que aparece no gráfico é uma resistência? Porquê, dado que não há aquele factor de memória que referi?
Desde já obrigado a quem tiver a paciência para responder.

Não sou analista técnico, nem tão pouco investidor, mas ao observar o gráfico acima, não resisto a fazer uma pergunta aos experientes ou conhecedores deste assunto.
Percebi as noções de suporte e resistência, pois existe uma memória no preço.
Corrijam-se se estou errado.
Se alguém comprou acções a 1 euro e elas descem para 0,5 é natural que conclua que foi mau negócio e, caso elas subam, tentem vender a 1 euro para não ter prejuízo. (cria-se uma resistência ao valor de 1)
Ao inverso, se alguém vendeu acções a 1 euro e elas sobem, então pode concluir que não fez um óptimo negócio e crie uma apetência para as voltar a adquirir se elas voltarem a valerem 1 euro.
Conclusão. O factor memória é que cria estes suportes e resistências.
Aqui vai a pergunta.
Será que a linha de tendência decrescente que aparece no gráfico é uma resistência? Porquê, dado que não há aquele factor de memória que referi?
Desde já obrigado a quem tiver a paciência para responder.
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Boas,
Alguem ouviu a noticia de a Galp ter adquirido a participação da Mota numa empresa de produtos betominosos? Possiveis Impactos?
Alguem ouviu a noticia de a Galp ter adquirido a participação da Mota numa empresa de produtos betominosos? Possiveis Impactos?
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"
Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com
Luis Simões
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Luis Simões
Caro RCF,
A Mota parece hoje estar a querer quebrar a sua Linha de tendência descendente de médio prazo que vinha marcando o ritmo de queda da acção nos últimos meses.
Se a acção conseguir quebrar a zona de resistência entre os 4,97 e os 5,12 euros, será um duplo sinal de que os touros conseguiram voltar ao comando da acção. Veremos se esse decisivo sinal será dado ou se os ursos defenderão essa resistência com unhas e dentes.
Um abraço,
Ulisses
A Mota parece hoje estar a querer quebrar a sua Linha de tendência descendente de médio prazo que vinha marcando o ritmo de queda da acção nos últimos meses.
Se a acção conseguir quebrar a zona de resistência entre os 4,97 e os 5,12 euros, será um duplo sinal de que os touros conseguiram voltar ao comando da acção. Veremos se esse decisivo sinal será dado ou se os ursos defenderão essa resistência com unhas e dentes.
Um abraço,
Ulisses
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MOTA-ENGIL
Caro Ulisses,
tendo em conta a evolução da cotação da Mota nas ultimas semanas há alguma modificação na visão que tens do comportamento deste titulo em relação à avaliação que publicaste no topico "o meu olhar sobre o PSI 20 E AS SUAS 20 EMPRESAS"?
Cumprimentos.
tendo em conta a evolução da cotação da Mota nas ultimas semanas há alguma modificação na visão que tens do comportamento deste titulo em relação à avaliação que publicaste no topico "o meu olhar sobre o PSI 20 E AS SUAS 20 EMPRESAS"?
Cumprimentos.
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Construção e concessão
Mota-Engil pré-qualificada para autoestrada na Hungria
A Mota-Engil informou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o seu consórcio lidera o concurso para a construção e concessão de uma autoestrada na Hungria.
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Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
A Mota-Engil informou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o seu consórcio lidera o concurso para a construção e concessão de uma autoestrada na Hungria.
No concurso para a construção e concessão da autoestrada M6-Dunujvaros-Szekszard, na Hungria, o consórcio que a Mota-Engil lidera (com 45%) e que integra ainda a MacQuerie (45%) e a Betonút (10%), "encontra-se pré-qualificado para a fase final de apresentação de proposta financeira", salienta o documento da construtora.
A concessão compreende a construção de 65 quilómetros de autoestrada e um prazo de concessão de 30 anos com receitas no regime de disponibilidade.
Na edição de hoje, o jornal "Napi Gazdasag" - que não avançou onde obteve a informação - referia que a Mota-Engil tinha apresentado a oferta preliminar mais elevada deste concurso.
A Mota-Engil [Cot] encerrou a sessão de hoje a ganhar 0,21%, fixando-se nos 4,73 euros.
Mota-Engil pré-qualificada para autoestrada na Hungria
A Mota-Engil informou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o seu consórcio lidera o concurso para a construção e concessão de uma autoestrada na Hungria.
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Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
A Mota-Engil informou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o seu consórcio lidera o concurso para a construção e concessão de uma autoestrada na Hungria.
No concurso para a construção e concessão da autoestrada M6-Dunujvaros-Szekszard, na Hungria, o consórcio que a Mota-Engil lidera (com 45%) e que integra ainda a MacQuerie (45%) e a Betonút (10%), "encontra-se pré-qualificado para a fase final de apresentação de proposta financeira", salienta o documento da construtora.
A concessão compreende a construção de 65 quilómetros de autoestrada e um prazo de concessão de 30 anos com receitas no regime de disponibilidade.
Na edição de hoje, o jornal "Napi Gazdasag" - que não avançou onde obteve a informação - referia que a Mota-Engil tinha apresentado a oferta preliminar mais elevada deste concurso.
A Mota-Engil [Cot] encerrou a sessão de hoje a ganhar 0,21%, fixando-se nos 4,73 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
in Diario Notícias
Reavaliação do aeroporto chega à travessia e ao TGV
Primeiro foi o aeroporto. Agora é a terceira travessia do Tejo (TTT) em Lisboa e mais tarde pode ser a rede de alta velocidade ferroviária (TGV). A contestação e o reequacionar dos grandes investimentos públicos terá como consequência o adiamento da execução dos três projectos emblemáticos, orçados em mais de 11 mil milhões de euros, para a próxima legislatura, ainda que existam concursos lançados e decididos até 2009.
Em Julho de 2005, o aeroporto e o TGV eram os grandes projectos públicos do PIIP (Plano de Investimentos em Infra-Estruturas Prioritárias), apresentado pelo primeiro- -ministro, José Sócrates, num pacote que procurava contrariar medidas mais duras decididas para controlar o défice público, como a subida de impostos.
Os investimentos públicos e privados, de 25 mil milhões de euros, eram para ser realizados até 2009. O aeroporto, então na Ota, e o TGV foram desde logo os polémicos, levando mesmo à saída do ministro das Finanças, Campos e Cunha. Apesar de a sua conclusão ultrapassar o horizonte da legislatura, previa-se que até 2009 fossem investidos 650 milhões de euros no aeroporto e 1500 milhões de euros na rede de TGV. Mas, para já e até ao final do ano, o investimento limita-se a estudos e projectos.
A derrapagem para depois das eleições legislativas do início da construção do novo aeroporto de Lisboa, agora no Campo de Tiro de Alcochete, é já uma certeza para o presidente da Associação das Empresas de Construção e Obras Públicas (Aecops). Sobretudo se se mantiver o modelo de negócio que associava um concurso internacional para a privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, sublinha Ricardo Pedrosa Gomes. O calendário também já está apertado na travessia do Tejo. Mesmo que a escolha seja Chelas/Barreiro, a opção mais avançada, a renegociação com a Lusoponte, concessionária das pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, pode arrastar este dossier.
A alta velocidade deveria estar no terreno este ano. O primeiro concurso está previsto para Julho. O presidente da Aecops diz que ainda é possível iniciar obra na actual legislatura no TGV e na ponte, se não houver mudança do corredor da travessia, o que atrasaria em três a quatro anos a ligação Lisboa/Madrid, inviabilizando a data de 2013. Apesar de já ter impacto ambiental aprovado, a linha Lisboa/Porto também levanta dúvidas. É que a transferência do aeroporto da Ota para sul implica a perda de um tráfego que era muito importante para esta ligação. "Tenho dúvidas de que haja um grande interesse dos privados nesta linha. É que o investimento é muito alto e o retorno será uma incógnita."
Mota Engil assina contrato de concessão de auto-estrada no México
A Mota Engil veio informar relativamente à formalização do contrato de concessão da auto-estrada 'Perote-Banderilla y Libramiento de Xalapa', no México, que implica um investimento total de cerca de 400 milhões de euros.
Susana Teodoro
De acordo com o comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o respectivo acordo foi ontem assinado entre o estado mexicano e a sociedade Concessionária Autopista Perote-Xalapa, detida em partes iguais pelo Grupo Isolux Corsán e pelo Consórcio Mota Engil Concessões de Trnsportes/EsConcessões.
O contrato tem como objectivo a concessão de construção, financiamento, operação e manutenção por 30 anos da auto-estrada 'Perote-Banderilla y Libramiento de Xalapa', no México.
O comunicado informa que a construção terá de ser efectuada no prazo de dois anos, sendo iniciada a 1 de Abril de 2008, "59 km de auto-estrada em regime de portagem real, com custo de construção de 179 milhões de euros".
O documento avança ainda que "a construção será realizada pelos Grupos Mota Engil e Isolux Corsán através de um veículo próprio detido a 50% por cada uma delas".
A Mota Engil veio informar relativamente à formalização do contrato de concessão da auto-estrada 'Perote-Banderilla y Libramiento de Xalapa', no México, que implica um investimento total de cerca de 400 milhões de euros.
Susana Teodoro
De acordo com o comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o respectivo acordo foi ontem assinado entre o estado mexicano e a sociedade Concessionária Autopista Perote-Xalapa, detida em partes iguais pelo Grupo Isolux Corsán e pelo Consórcio Mota Engil Concessões de Trnsportes/EsConcessões.
O contrato tem como objectivo a concessão de construção, financiamento, operação e manutenção por 30 anos da auto-estrada 'Perote-Banderilla y Libramiento de Xalapa', no México.
O comunicado informa que a construção terá de ser efectuada no prazo de dois anos, sendo iniciada a 1 de Abril de 2008, "59 km de auto-estrada em regime de portagem real, com custo de construção de 179 milhões de euros".
O documento avança ainda que "a construção será realizada pelos Grupos Mota Engil e Isolux Corsán através de um veículo próprio detido a 50% por cada uma delas".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Porque não ler a informação correcta?
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR16805.pdf
Foram 96 Milhões de USD e ainda não venceu... Está em primeiro lugar das possiveis escolhas!
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR16805.pdf
Foram 96 Milhões de USD e ainda não venceu... Está em primeiro lugar das possiveis escolhas!
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"
Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com
Luis Simões
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Luis Simões
Reparem nestas contradições:
LOOOOOOOOOOOOOOL
Nyk Escreveu:A Mota-Engil anunciou hoje que venceu uma empreitada avaliada em 66 milhões de euros em Cabinda, Angola. Com a nova obra a carteira de encomendas da construtora ascende a 400 milhões de euros.
luiz22 Escreveu:A construtora portuguesa ganhou o concurso internacional para construir o novo cais do porto de Cabinda, orçado em 50 milhões de dólares, segundo noticia a agência Angop, citando o director da empresa portuária local, Osvaldo Lobo do Nascimento.
LOOOOOOOOOOOOOOL
Editado pela última vez por I love McDonalds em 13/2/2008 20:08, num total de 2 vezes.
- Mensagens: 52
- Registado: 10/1/2008 21:19
Construtora fica com carteira de 400 milhões
Mota-Engil vence obra de 66 milhões de euros em Angola
A Mota-Engil anunciou hoje que venceu uma empreitada avaliada em 66 milhões de euros em Cabinda, Angola. Com a nova obra a carteira de encomendas da construtora ascende a 400 milhões de euros.
--------------------------------------------------------------------------------
Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt
A Mota-Engil anunciou hoje que venceu uma empreitada avaliada em 66 milhões de euros em Cabinda, Angola. Com a nova obra a carteira de encomendas da construtora ascende a 400 milhões de euros.
Em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo de construção liderado por António Mota, adiantou que "a proposta apresentada pela sua associada Mota-Engil Engenharia e Construção se encontra classificada em primeiro lugar no concurso público para adjudicação da empreitada de construção do novo cais do porto de Cabinda".
A empreitada tem um prazo de execução previsto de 487 dias, sendo que com a nova obra, a carteira de encomendas da Mota em Angola ascende a cerca de 400 milhões de euros.
Mota-Engil vence obra de 66 milhões de euros em Angola
A Mota-Engil anunciou hoje que venceu uma empreitada avaliada em 66 milhões de euros em Cabinda, Angola. Com a nova obra a carteira de encomendas da construtora ascende a 400 milhões de euros.
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Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt
A Mota-Engil anunciou hoje que venceu uma empreitada avaliada em 66 milhões de euros em Cabinda, Angola. Com a nova obra a carteira de encomendas da construtora ascende a 400 milhões de euros.
Em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo de construção liderado por António Mota, adiantou que "a proposta apresentada pela sua associada Mota-Engil Engenharia e Construção se encontra classificada em primeiro lugar no concurso público para adjudicação da empreitada de construção do novo cais do porto de Cabinda".
A empreitada tem um prazo de execução previsto de 487 dias, sendo que com a nova obra, a carteira de encomendas da Mota em Angola ascende a cerca de 400 milhões de euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Angola/Construção 2008-02-13 17:35
Mota Engil vence projecto de 50 milhões de dólares em Angola
A construtora portuguesa ganhou o concurso internacional para construir o novo cais do porto de Cabinda, orçado em 50 milhões de dólares, segundo noticia a agência Angop, citando o director da empresa portuária local, Osvaldo Lobo do Nascimento.
Susana Teodoro
O mesmo responsável salientou que foi a idoneidade e experiência da construtora portuguesa que determinou o resultado do concurso, que durou cerca de quatro meses e contou com a participação de 16 empresas nacionais e estrangeiras.
A Mota-Engil foi a que melhor apresentou as propostas exigidas pela comissão criada para o efeito.
O concurso contou com uma comissão de avaliação coordenada pelo director provincial dos Transportes e Telecomunicações, Otiniel Niemba da Silva, e com a colaboração de representantes das empresas locais de fiscalização.
O novo cais está avaliado em mais de 50 milhões de dólares (cerca de 34,3 milhões de euros), integrando um programa conjunto do Governo provincial, Porto de Cabinda e Ministério dos Transportes.
As novas instalações vão ter capacidade para receber, cinco embarcações ao mesmo tempo ao longo de uma área útil de 45 mil metros quadrados, permitindo a movimentação de um milhão de toneladas, em contentores, por ano.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 89404.html
Mota Engil vence projecto de 50 milhões de dólares em Angola
A construtora portuguesa ganhou o concurso internacional para construir o novo cais do porto de Cabinda, orçado em 50 milhões de dólares, segundo noticia a agência Angop, citando o director da empresa portuária local, Osvaldo Lobo do Nascimento.
Susana Teodoro
O mesmo responsável salientou que foi a idoneidade e experiência da construtora portuguesa que determinou o resultado do concurso, que durou cerca de quatro meses e contou com a participação de 16 empresas nacionais e estrangeiras.
A Mota-Engil foi a que melhor apresentou as propostas exigidas pela comissão criada para o efeito.
O concurso contou com uma comissão de avaliação coordenada pelo director provincial dos Transportes e Telecomunicações, Otiniel Niemba da Silva, e com a colaboração de representantes das empresas locais de fiscalização.
O novo cais está avaliado em mais de 50 milhões de dólares (cerca de 34,3 milhões de euros), integrando um programa conjunto do Governo provincial, Porto de Cabinda e Ministério dos Transportes.
As novas instalações vão ter capacidade para receber, cinco embarcações ao mesmo tempo ao longo de uma área útil de 45 mil metros quadrados, permitindo a movimentação de um milhão de toneladas, em contentores, por ano.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 89404.html
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
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Boas!
O meu comentario vai no seguimento do que aconteceu com a UBS que diminuiu o PT da Altri e nos 2 dias seguintes foi as compras. Houve uma outra que reduziu a posiçao na Portugal Telecom e passado algum tempo voltou a entrar tendo ficado com dtos de voto.
Aliás o meu comentario foi só um levantar de duvidas e não certezas, bem como para alertar para algumas situçoes que me levantaram essas mesmas duvidas.
Cumps
O meu comentario vai no seguimento do que aconteceu com a UBS que diminuiu o PT da Altri e nos 2 dias seguintes foi as compras. Houve uma outra que reduziu a posiçao na Portugal Telecom e passado algum tempo voltou a entrar tendo ficado com dtos de voto.
Aliás o meu comentario foi só um levantar de duvidas e não certezas, bem como para alertar para algumas situçoes que me levantaram essas mesmas duvidas.

Cumps
UBS diz que finanças da Soares da Costa poderão limitar plano estratégico "ambicioso"
A UBS iniciou a cobertura das acções da Soares da Costa com uma recomendação de "neutral" e um preço-alvo de 1,95 euros, o que implica um potencial de valorização de 7,1% face à cotação de fecho de ontem. A casa de investimento considera que as finanças da empresa poderão "limitar" o plano estratégico "ambicioso" da empresa.
Numa nota de "research", a casa de investimento explica que iniciou a cobertura da Soares da Costa, o que completa "a nossa análise das acções de infra-estruturas ibéricas".
Desde que a Investifino adquiriu a empresa no primeiro trimestre de 2007, a Soares da Costa aumentou as suas participações em várias concessões.
UBS prefere Mota-Engil em Portugal
Assim, segundo a UBS, a Soares da Costa tornou-se uma empresa "mais diversificada", também adquirindo "mais controlo" sobre o "cash flow" e "menos dependente" da construção em Angola, que perfez 43% das receitas em 2007 e 25% em 2008 (segundo as estimativas da UBS).
A UBS conclui que prefere a Mota-Engil em Portugal.
A Soares da Costa perdia 1,10% para os 1,79 euros.
http://www.negocios.pt/mobile/default.a ... &id=311010
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- Registado: 10/1/2008 21:19
Nyk Escreveu:Wall Street inverte tendência e encerra negativo pelo segundo dia consecutivo
A Bolsa de Nova Iorque encerrou em queda pelo segundo dia consecutivo, penalizada sobretudo pelas energéticas e retalhistas, com os investidores a reagirem à descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais e à revisão em baixa das previsões de vendas da Macy's. O índice tecnológico Nasdaq perdeu mais de 1%.
Mafalda Aguilar
Os mercados accionistas norte-americanos iniciaram a sessão de hoje em terreno positivo, depois se ter sido conhecido que a produtividade do trabalho nos Estados Unidos da América cresceu 1,8% no quarto trimestre de 2007, mais do que o esperado pelos analistas inquiridos pela Bloomberg. Mas o entusiasmo dos investidores durou pouco. A meio da tarde, Wall Street inverteu para terreno negativo, mais uma vez devido temores de que a maior economia do mundo esteja já em recessão.
O sector da Energia foi um dos mais penalizados, a reflectir a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais, depois do anúncio de uma subida das reservas de ‘ouro negro’ dos EUA, que saiu muito acima das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg.
As retalhistas também estiveram em destaque pela negativa, após a cadeia norte-americana Macy's ter anunciado que reviu em baixa as suas previsões de vendas, uma situação que poderá levar ao despedimento de 2300 colaboradores até o segundo trimestre deste ano, reacendendo os receios de que a crise do mercado hipotecário de alto risco nos EUA (‘subprime’) está a reduzir o consumo dos norte-americanos.
Recorde-se que os índices de referência da bolsa nova-iorquina registaram ontem uma forte queda, depois do índice do sector dos Serviços nos EUA ter apresentado uma contracção inesperada, o que foi interpretado por alguns investidores como um sinal claro de recessão
Desta forma, o índice industrial Dow Jones encerrou a tombar 0,53% para os 12 200,10 pontos, enquanto o índice tecnológico Nasdaq Composite fechou a perder 1,33% para os 2 278,75 pontos
Desculpem lá, não era aqui que queria colocar esta informação.

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Wall Street inverte tendência e encerra negativo pelo segundo dia consecutivo
A Bolsa de Nova Iorque encerrou em queda pelo segundo dia consecutivo, penalizada sobretudo pelas energéticas e retalhistas, com os investidores a reagirem à descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais e à revisão em baixa das previsões de vendas da Macy's. O índice tecnológico Nasdaq perdeu mais de 1%.
Mafalda Aguilar
Os mercados accionistas norte-americanos iniciaram a sessão de hoje em terreno positivo, depois se ter sido conhecido que a produtividade do trabalho nos Estados Unidos da América cresceu 1,8% no quarto trimestre de 2007, mais do que o esperado pelos analistas inquiridos pela Bloomberg. Mas o entusiasmo dos investidores durou pouco. A meio da tarde, Wall Street inverteu para terreno negativo, mais uma vez devido temores de que a maior economia do mundo esteja já em recessão.
O sector da Energia foi um dos mais penalizados, a reflectir a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais, depois do anúncio de uma subida das reservas de ‘ouro negro’ dos EUA, que saiu muito acima das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg.
As retalhistas também estiveram em destaque pela negativa, após a cadeia norte-americana Macy's ter anunciado que reviu em baixa as suas previsões de vendas, uma situação que poderá levar ao despedimento de 2300 colaboradores até o segundo trimestre deste ano, reacendendo os receios de que a crise do mercado hipotecário de alto risco nos EUA (‘subprime’) está a reduzir o consumo dos norte-americanos.
Recorde-se que os índices de referência da bolsa nova-iorquina registaram ontem uma forte queda, depois do índice do sector dos Serviços nos EUA ter apresentado uma contracção inesperada, o que foi interpretado por alguns investidores como um sinal claro de recessão
Desta forma, o índice industrial Dow Jones encerrou a tombar 0,53% para os 12 200,10 pontos, enquanto o índice tecnológico Nasdaq Composite fechou a perder 1,33% para os 2 278,75 pontos
A Bolsa de Nova Iorque encerrou em queda pelo segundo dia consecutivo, penalizada sobretudo pelas energéticas e retalhistas, com os investidores a reagirem à descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais e à revisão em baixa das previsões de vendas da Macy's. O índice tecnológico Nasdaq perdeu mais de 1%.
Mafalda Aguilar
Os mercados accionistas norte-americanos iniciaram a sessão de hoje em terreno positivo, depois se ter sido conhecido que a produtividade do trabalho nos Estados Unidos da América cresceu 1,8% no quarto trimestre de 2007, mais do que o esperado pelos analistas inquiridos pela Bloomberg. Mas o entusiasmo dos investidores durou pouco. A meio da tarde, Wall Street inverteu para terreno negativo, mais uma vez devido temores de que a maior economia do mundo esteja já em recessão.
O sector da Energia foi um dos mais penalizados, a reflectir a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais, depois do anúncio de uma subida das reservas de ‘ouro negro’ dos EUA, que saiu muito acima das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg.
As retalhistas também estiveram em destaque pela negativa, após a cadeia norte-americana Macy's ter anunciado que reviu em baixa as suas previsões de vendas, uma situação que poderá levar ao despedimento de 2300 colaboradores até o segundo trimestre deste ano, reacendendo os receios de que a crise do mercado hipotecário de alto risco nos EUA (‘subprime’) está a reduzir o consumo dos norte-americanos.
Recorde-se que os índices de referência da bolsa nova-iorquina registaram ontem uma forte queda, depois do índice do sector dos Serviços nos EUA ter apresentado uma contracção inesperada, o que foi interpretado por alguns investidores como um sinal claro de recessão
Desta forma, o índice industrial Dow Jones encerrou a tombar 0,53% para os 12 200,10 pontos, enquanto o índice tecnológico Nasdaq Composite fechou a perder 1,33% para os 2 278,75 pontos
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
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