Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 14/9/2007 8:34

Chineses ameaçam Brisa e Mota-Engil na Polónia
As empresas portuguesas enfrentam novos concorrentes naquele país.

Nuno Miguel Silva, em Xangai com Ana Baptista

Casar com duas noivas ao mesmo tempo, sem que uma soubesse da outra, foi a artimanha que o governo chinês conseguiu concretizar esta semana para aproveitar oportunidades conjuntas de negócio no sector rodoviário nos mercados externos.

Na passada segunda-feira, o governo chinês firmou com o governo português um acordo de cooperação institucional para desenvolver em comum mercados externos no sector rodoviário. Mas, no dia seguinte (dia 10), sem que os responsáveis do Executivo português disso tivessem conhecimento, lançou uma ofensiva de diplomacia económica para atacar os mercados de construção rodoviária no Leste da Europa, onde as empresas portuguesas já actuam há vários anos, fazendo chegar à Polónia uma missão empresarial de 40 empresas.

Uma jogada dupla em que os chineses parece terem vantagem, devido à mão-de obra barata e numerosa e à forte dimensão financeira que os suporta, e que, a exemplo do que sucedeu em Angola, irá retirar importantes quotas de mercado às empresas nacionais, como a Mota-Engil e a Brisa, que estão nesses países.

A notícia não assusta a empresa de António Mota. Fonte da construtora dá o exemplo de Angola, onde as empresas chinesas também estão, mas cuja actividade não tem sido prejudicial à Mota-Engil, que tem crescido todos os anos em Angola. Também a Brisa acredita que um novo concorrente vai apenas torná-la mais competitiva e não afastá-la dos concursos.

Fonte oficial do ministério português das Obras Públicas não quis comentar esta situação, mas ressalvou que essa carta de intenções poderá não ter qualquer efeito prático, caso o actual processo de eleições polacas dite um novo líder.

A missão empresarial chinesa à Polónia foi chefiada pela CIIC - China Internacional Industry and Commerce -, organização estatal chinesa líder no sector imobiliário.

O que é certo é que a Republica Popular da China, depois de África, está a assestar as suas baterias na Europa de Leste, além da Polónia, a CIIC, está a desenvolver mais esforços de penetração noutros países desta zona geográfica. Na passada 2ª, este mesmo organismo assinou uma carta de intenções idêntica para construir um edifício comercial de 40 andares na Roménia, naquela que será uma das mais altas edificações de toda a Europa de Leste.

“Em nome do nosso Governo, endereço com toda a sinceridade o meu convite às empresas chinesas e espero que a china possa participar nessa campanha de modernização”, sublinhou Jorzy Polaczek na cerimónia de assinatura da referida carta de intenções na Polónia.

Segundo o China Daily, o responsável polaco acrescentou que, “esperamos que o nosso acordo de parceria passe a ter efeito muito em breve.

A missão empresarial chinesa à Polónia, além da CIIC, integrava 40 empresas de construção e concessões privadas chinesas, para se posicionarem na linha da frente para o programa maciço de investimentos que a Polónia pretende desenvolver: nos próximos sete anos, este país quer construir 1.700 km de estradas e 2.500 km de auto-estradas, para melhorar o seu necessitário parque rodoviário.

O China Daily diz que a CIIC planeia montar uma empresa em “joint venture” com outras privadas chinesas para concorrer aos projectos de auto-estradas na Polónia. “Temos cerca de 38 empresas que já manifestaram o seu interesse em se juntar a nós”, adiantou Wang Tianyi, presidente da CIIC.

Fonte do ministério português das Obras Públicas relembrou que, se o governo polaco decidir atribuir uma ou mais obras deste plano de investimento por ajuste directo, perderá automaticamente todas as verbas comunitárias a que à partida tem direito. A EU vai aumentar a sua ajuda financeira à Polónia de 2% do respectivo PIB - Produto Interno Bruto - para 4%, entre 2007 e 2013
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12173
Registado: 2/9/2005 12:45

por PAL » 12/9/2007 8:22

Acho que nesta altura as noticias podem ser muito boas mas o ambiente nos mercados está muito instável

Atenção,muita atenção é que é necessário.

Pal
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 68
Registado: 26/4/2007 21:25
Localização: Aveiro

por RRikota » 12/9/2007 7:55

BOAS

De hoje a oito dias (19/Set), esta "casa", apresenta resultados, e pelas noticias positivas que têm vindo
a publico, auguram bons numeros. :wink:

:?: Qual é o sentimento dos caldeireiros em relação
a este papel :?:

CUMPS
 
Mensagens: 76
Registado: 11/7/2007 11:18

por Nyk » 11/9/2007 8:52

Obra no aeroporto de Dublin é positiva para a Martifer e a Mota-Engil
A escolha da Martifer para realizar obras no valor de 43,2 milhões de euros no novo terminal 2 do aeroporto de Dublin é positiva para a empresa e para a Mota-Engil, de acordo com os analistas do BPI.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt



A escolha da Martifer para realizar obras no valor de 43,2 milhões de euros no novo terminal 2 do aeroporto de Dublin é positiva para a empresa e para a Mota-Engil, de acordo com os analistas do BPI.

Um consórcio luso-irlandês ganhou a adjudicação de uma obra na construção do novo Terminal 2 no aeroporto de Dublin cabendo à Martifer obras no valor de 43,2 milhões de euros. O consórcio é ainda formado pela portuguesa Mota-Engil e a construtora irlandesa Coffey, ascendendo o valor total do contrato a 52,7 milhões de euros.

Para o BPI está é uma notícia positiva para as duas empresas portuguesas. "A carteira de encomendas é equivalente a 15,5 meses de vendas, em linha com a média da indústria de construção", referem os analistas Bruno Almeida da Silva e Flora Trindade no Iberian Daily de hoje.

"A unidade de construções metálicas representa 38,6% dos nosso ‘equity value" estimado para o grupo", acrescenta ainda o BPI.

As acções da Martifer [Cot] avançam 0,62% para os 9,75 euros e os títulos da Mota-Engil [Cot] ganham 1,97% para os 5,68 euros. A construtora já esteve a ganhar mais de 4%.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12173
Registado: 2/9/2005 12:45

por tiopatinhas » 4/9/2007 17:15

Aí tens o gap:
Anexos
MOTA1.bmp
MOTA1.bmp (0 Bytes) Visualizado 15600 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por andrepfonseca » 3/9/2007 23:40

Mas qual Gap?

A cotação corrigiu desde os 8,15 até aos 5,30. Onde vê um gap? Foram todos fechados, e bem fechados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 252
Registado: 2/6/2006 23:29
Localização: Lisboa

por tiopatinhas » 3/9/2007 23:32

Quem comenta este gap feito agora mesmo?? Nos 5,68...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por Nyk » 3/9/2007 17:01

Mota-Engil obtém empreitadas para mina no Malawi no valor de 168 milhões
A Mota-Engil obteve duas empreitadas para uma mina de urânio no Malawi no valor de 168 milhões de dólares, informou a construtora em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


A Mota-Engil obteve duas empreitadas para uma mina de urânio no Malawi no valor de 168 milhões de dólares, informou a construtora em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O Diário Económico avançava na sua edição de hoje a obtenção destas empreitadas.

Em comunicado à CMVM, a construtora "vem por este meio confirmar a adjudicação à sua associada Mota-Engil Engenharia e Construção de duas empreitadas para uma mina de urânio no Malawi, entretanto vinda a público através dos meios de comunicação social".

No total as duas empreitadas "corresponderão a uma facturação de 168 milhões de dólares americanos dos quais, 148 milhões a executar num prazo de 8 anos (movimento de terras) e 20 milhões a executar em 14 meses (construção de acessos e parte das infra-estruturas), conclui o comunicado.

As acções da Mota-Engil fecharam hoje a subir mais de 7% para os 6,13 euros beneficiando desta notícia mas também numa tendência de recuperação.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12173
Registado: 2/9/2005 12:45

Mota-Engil e Soares da Costa constroem ponte sobre o Zambeze

por edgar araujo » 6/8/2007 7:49

Projecto de 66 milhões 2007-08-06 00:05
Mota-Engil e Soares da Costa constroem ponte sobre o Zambeze
A Mota-Engil E A Soares da Costa bateram toda a concorrência e estão a construir a maior obra de engenharia nacional no estrangeiro. Trata-se da ponte sobre o rio Zambeze que vai custar cerca de 66 milhões de euros e é a maior obra em construção em Moçambique desde a barragem de Cahora-Bassa.

construção da barragem de Cahora-Bassa, em 1970. Moçambique é outra vez o país de eleição da Mota-Engil e da Soares da Costa, que formaram um agrupamento detido em partes iguais para construir a ponte sobre o rio Zambeze, para unir definitivamente as províncias de Sofala e da Zambézia.

A obra está em construção e foi adjudicada por 65,9 milhões de euros. A União Europeia financiou grande parte deste projecto, com um contributo da Suécia e a Itália.
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 530
Registado: 19/7/2006 16:27
Localização: Algarve

ENGL - Semanal

por MC » 2/8/2007 22:16

ENGL - Semanal
Anexos
ENGL Semanal.JPG
ENGL Semanal.JPG (0 Bytes) Visualizado 16272 vezes
Ter sempre um plano e acreditar nele. Nada acontece por acidente.
(Chwick Knox)
 
Mensagens: 332
Registado: 5/11/2002 0:04
Localização: 17

Uma outra foto da Engil

por MC » 2/8/2007 22:09

Uma outra foto da Engil
Anexos
ENGL.JPG
ENGL.JPG (0 Bytes) Visualizado 16269 vezes
Ter sempre um plano e acreditar nele. Nada acontece por acidente.
(Chwick Knox)
 
Mensagens: 332
Registado: 5/11/2002 0:04
Localização: 17

por Auditor » 2/8/2007 17:12

Parabéns a Mota pelo dia de hoje, e deve ter dado muitas alegrias aos accionistas. Vamos ver se é para continuar a subida.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por Nyk » 1/8/2007 21:16

Grupo de António Mota apostou no segmento dos caminhos-de-ferro nos países de Leste. Nuno Miguel Silva A Mota-Engil está a participar na construção da linha de alta velocidade na Turquia através da sua participada espanhola Hifer. A empresa de António Mota mantém, assim, a aposta no segmento dos transportes ferroviários, agora focando as suas atenções nos mercados da Turquia e da Hungria. Em declarações ao Diário Económico, Arnaldo Figueiredo, presidente da Mota-Engil Construção e Engenharia, adiantou que “a Ferrovias [empresa do grupo para o sector] já tem uma sucursal aberta na Turquia”, acrescentando que “a compra pela Hifer de uma empresa local é uma hipótese possível”. “Pensamos que o sector ferroviário turco tem grandes potencialidades, estando previstos avultados investimentos neste sector”, revela Arnaldo Figueiredo. Através da Hifer, a Ferrovias está a desenvolver a linha ferroviária de alta velocidade entre Ancara e Istambul, as duas maiores cidades da Turquia, a qual poderá proporcionar velocidades de circulação de 250 quilómetros horários. Correspondentes à primeira fase da linha que liga estes centros urbanos de grande dimensão, os trabalhos da Hifer consistem na montagem da via, execução de 10 mil soldaduras eléctricas, ataque e nivelamento da via, bem como a montagem dos aparelhos de via, numa empreitada orçada em 19 milhões de euros, cuja conclusão está prestes a ocorrer. A empreitada insere-se no maior projecto implementado actualmente pelo Ministério dos Transportes turco. Segundo os responsáveis, “esta obra demonstra a capacidade da Ferrovias para enfrentar novos mercados, uma vez que a empresa procedeu a um estudo das condicionantes locais e deslocou para a Turquia equipamentos de Portugal, Espanha e Europa Central, bem como operadores de máquinas e pessoal de direcção”. Por outro lado, o grupo tem vindo a preparar subempreiteiros locais especializados, no sentido de aumentar a capacidade de intervenção e de reduzir custos e riscos. Às compras na Hungria Ainda que Arnaldo Figueiredo assegure que “de momento, em termos de internacionalização, a Hifer não está a pensar noutros mercados”, a Mota-Engil está também a apostar no segmento ferroviário na Hungria, mas por outra via. “O grupo adquiriu 70% da empresa húngara Jász Vasút, no último trimestre de 2006. [Essa empresa] apresentou nesse ano um volume de negócios de 3,9 milhões de euros [e] trata-se naturalmente de uma pequena empresa, sediada a cerca de 100 quilómetros de Budapeste (Jászapáti), com uma enorme potencialidade para que tenha rápido crescimento no mercado ferroviário húngaro que agora começa a ter expressão”, adianta o presidente da Mota-Engil Construção e Engenharia. Para atingir esse objectivo no âmbito da nova participada húngara, Arnaldo Figueiredo diz que, “estão definidos investimentos estratégicos que visam dotá-la de meios pesados de equipamento e de pessoal especializado”. A compra de 70% da Jász Vasút Kft foi realizada através das duas participadas Mota-Engil Magyarország, subsidiária do grupo para o mercado húngaro, e Ferrovias, respectivamente com 50% e 20% dos activos da empresa. Segundo os responsáveis da Mota, a Jász Vasút “é reconhecida no mercado húngaro pela sua experiência no sector ferroviário, o que eleva as expectativas do grupo naquele país, numa altura em que a Mota-Engil está a executar, em consórcio, um dos troços da linha Budapeste-Lokosháza, orçada em 42 milhões de euros. A obra foi adjudicada ao consórcio Mota-Engil Magyarország, Montavia e Ferrovias, este em fase de conclusão e, como tal, a Jász Vasút nada terá a ver com a mesma. No entanto, apesar de não existirem mais obras em curso, aguarda-se para muito breve o lançamento de cinco a seis concursos de dimensão similar ao da obra em conclusão. “O nosso objectivo estratégico para o mercado ferroviário húngaro é integrar o ‘top-5’ das empresas do sector para as áreas da construção e manutenção de instalações fixas ferroviárias, num horizonte de dois, três anos”, promete Arnaldo Figueiredo. Linhas transeuropeias de transportes As redes transeuropeias de transportes são projectos de investimentos em infra-estruturas acarinhados há vários anos pela União Europeia. Apesar de não quantificar, Arnaldo Figueiredo, presidente da Mota-Engil Construção e Engenharia, disse ao Diário Económico que “a maioria destes investimentos em infra-estruturas de transportes são financiados pela Comunidade Europeia, ou por instituições europeias”, como o BERD – Banco Europeu de Construção e Desenvolvimento e do BEI - Banco Europeu de Investimento. O responsável do maior grupo construtor nacional adiantou que, neste caso e em 2007, a atribuição de verbas comunitárias às redes ferroviárias no continente europeu receberam mais orçamento de Bruxelas que os projectos de investimento relativos às infra-estrututuras rodoviárias. Os países, como a Hungria, recém-entrado na União Europeia, e essencialmente aqueles que se encontram no centro da Europa ou na encruzilhada dos vários continentes – Europa, África e Ásia – como a Turquia, um parceiro privilegiado de Bruxelas, recebem mais fundos comunitários para esse
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12173
Registado: 2/9/2005 12:45

por tiopatinhas » 1/8/2007 17:29

este tópico estava a perder-se e fui repescá-lo :wink:
Quebrada que foi a LTA parece-me que o suporte a curto prazo esteja nos 6,0 / 6,10 :roll: Quem confirma ou infirma, por favor :?:
Esta formação foi um prenúncio da correcção necessária nos mercados... e seria bom que por estes níveis arranjasse um duplo fundo ou coisa que o valha :lol: :lol: :wink:
Parece-me que os 6,20 serão para revisitar um dia destes e depois logo se vê...
Quem nos ajuda a analisar esta nossa Mota... tem estado no estaleiro :!:
Um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por Garfield » 27/7/2007 20:08

era exactamente a essa LTA que eu me referia. obrigado Lutav.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2379
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por lutav » 27/7/2007 20:08

nao conseguia meter 2 graficos ao mesmo tempo... aqui vai o segundo, mais ao perto....
Anexos
mota1.png
e sim, talvez falte ali 1 linha horizontal nos 37...
mota1.png (0 Bytes) Visualizado 14668 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por lutav » 27/7/2007 20:06

agora, 1 LTA diferente....
Anexos
mota.png
mota.png (0 Bytes) Visualizado 14657 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por Garfield » 27/7/2007 19:58

veio aos 6,57€ mesmo para retestar a LTA que tinha sido quebrada.

agora há que manter debaixo de olho o suporte horizontal dos 6,37€.

se o ambiente geral nao melhorar o target dos 6,00€ mantem-se como uma boa possibilidade.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2379
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por Mariachi » 27/7/2007 19:54

A mota fechou a 6.5 hoje e chegou a estar a 6.14!!!

Aqui fica o grafico com a particular atençao de o RSI estar muito proximo do minimo!
Anexos
igcharts.png
igcharts.png (0 Bytes) Visualizado 14687 vezes
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por tiopatinhas » 27/7/2007 18:23

Acredito que será para fechar por volta dos 6,10... 6,20 mas em fecho :roll:
Logo concluo que segunda ainda corrige mais...
Alguém actualiza esse gráfico, por favor :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por Mariachi » 27/7/2007 16:46

Boas pessoal!

Entao que acharam da resposta da Mota hoje?
Acham que isto é para continuar, ou vai descer e isto foi falso alarme?

Um abraço
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por MSM » 27/7/2007 7:06

Entrei agora com uma posição curta. Vamos ver o que dá.
 
Mensagens: 300
Registado: 18/5/2006 9:16

por Garfield » 26/7/2007 20:31

Já tinha dito noutro "thread" sobre a MOTA que no caso do cenario H&S se confirmar o "target" apontaria para os 6€ o que causaria uma descida violenta na cotação.

A descida já começou, agora falta saber onde vai parar efectivamente.

Quando ela esteve a testar o "neckline" tentei uma entrada no suporte mas o comportamento do "2ª ombrou" levou-me a fechar a posição que posteriormente se confirmou ter sido uma opção correcta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2379
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por tiopatinhas » 26/7/2007 18:22

Está a ficar apetitosa mas... parece-me que a queda não fica por aqui :roll: Os 6,38 é para amanhã :!:
Parece que o H&S foi mesmo activado ppooois o pescoço foi-se...
Quem aponta um target para esse H&S :?: Como se calcula o target num H&S :?: é que tem muito interesse...pois a Mota tem grande potencial... e quem muito sobe muito desce...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por andrepfonseca » 26/7/2007 9:52

A Mota subiu muito antes da entrada em bolsa da Martifer, era natural que corrigisse um pouco depois.

A ajudar, está o mau momento pelo qual os mercados passam...

Mas realmente, uma correcção destas é bastante puxada, sendo que a este preço a empresa quase começa a ficar barata.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 252
Registado: 2/6/2006 23:29
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 71 visitantes