Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Que confusão...

por joao4702 » 28/12/2007 20:26

Caros,

O valor de 2,60€ ou 2,80€ é o valor de cada acção da sonae capital.

Foi uma avaliação consentida em assembleia geral e aprovada pelo conselho. ok.

É obvio que é aprovado em maioria porque o tio belmiro manda nisto tudo.

Se acharem, a sonae capital cara vendam sonaesgps e comprem depois no dia do ajuste técnico. Se porventura acharem baratas com potencial de subida em bolsa à posterior comprem sonae agora e fiquem com os direitos.

Abraço e BN

Registado: 21/9/2006 10:04

por PIKAS » 28/12/2007 20:26

Ex:

1) eu compro 1000 acções a 2,00€ no ultimo dia

2) a cotação da Sonae SGPS fecha a esse valor

3) a sonae capital assume o valor de 2,00€

4) eu recebo 125 novas acções da Sonae Capital

5) mantenho as mms 1000 da Sonae SGPS

Questão :

tenho 1000 acções da Sonae SGPS a que preço ?
(2,00 - 0,125 = 1,875)

fico com 125 direitos da Sonae Capital a que preço ? (2,00)

A questão principal assenta na vontade do pessoal em ter a certeza sobre quanto a SGPS vai desvalorizar à abertura do dia 4, qual a cotação dos direitos, e a quanto cotará no primeiro dia ( lá para o fim do mês ) a SC.

Mas aqui é que está o cerne de tudo isto. Certezas não há, ninguém as têm. E a matemática não vale, já que serão as leis da economia a dar a resposta.

Com o spin-off, tal como com a Altri, pode-se ganhar ou perder dinheiro consoante o mercado reagir.

A SGPS pode cair pouco ou até mesmo nada à abertura de 4 de Janeiro ou recuperar em horas e aí ganha-se dinheiro. Pode cair muito mais que os 0,125 e aí perde-se dinheiro. A negociação dos direitos a partir do dia 9 pode levá-los para os 3 ou 4 euros e aí ganha-se bom dinheiro, mas também os pode levar para os poucos cêntimos e lá se foi o bom negócio. Quando a SC cotar( lá para o final do mês ) pode cotar em trono dos 4 euros e é um bom negócio, como também pode cotar a 1 euro e foi um negócio para esquercer.

Ninguém têm respostas porque não as há. Ou se acredita ou não se acredita, ou se toma a decisão de entrar, ou se decide fugir. Tal como em todos os trades.

A experiência diz-nos que spin-off passados ( Altri, Multimédia ) têm sido bons porque as quedas de ajustamento foram inferiores às contas matemáticas e a cotação do novo título têm tendência de alta, em parte porque que os institucionais vão às compras para comporem as carteiras.

Cumprimentos

Registado: 23/8/2006 18:53

Errado...

por joao4702 » 28/12/2007 20:22

A sonae sgps se considerarmos o fecho de hoje ajustaria para:

1,96€ - 0,125 x 2,60€ ou 2,80€ = 1,61€/acção.

No entanto, como já tive oportunidade de referir parece-me melhor estratégia entrar na sonae depois do spin off.

Regards.

Registado: 21/9/2006 10:04

Re: comentário

por assunoadr » 28/12/2007 20:15

jotabilo Escreveu:Caros

Num spin off, não existe nenhum assalto.....ou seja o valor patrimonial que se obtém na SON CAP na proporção de 8/1, perde-se de forma imediata na SON SGPS.
Claro que o mercado é dinâmico e sendo assim, vamos esperar que a SON SGPS recupere em pouco tempo o valor que perdeu pelo destacamento da SON CAP.
Mas pode não recuperar ou até dominuir de valor...ou seja o mercado vai dizer.
Por sua vez e quando a SON CAP integrar a bolsa...tenderá a movimentar-se...para cima ou para baixo....importa aqui saber qual o valor da cotação do SON CAP no início da sua negociação.....teoricamente poderá variar entre 2,60 e 2,80......mas o mercado ditará as suas leis.
Julgo que são estas as questões que o Spin Off...pode suscitar. Os aspectos processoais são feitos de modo automático pelo banco ou instituição corretora.

cumps

Com uma estrutura da «holding» simplificada, o desconto da soma de partes que tipicamente caracteriza estas empresas multi-negócio, deverá diminuir, implicando um ganho para além da melhoria operacional decorrente do «spinoff».

Uma capitalização da Sonae Capital para além do valor de avaliação tornaria o «spinoff» muito interessante para quem tiver investido nela e não estiver com o dedo no gatiho para as despachar logo de inicio.

cps,

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por Titleist » 28/12/2007 20:08

Ex:

1) eu compro 1000 acções a 2,00€ no ultimo dia

2) a cotação da Sonae SGPS fecha a esse valor

3) a sonae capital assume o valor de 2,00€

4) eu recebo 125 novas acções da Sonae Capital

5) mantenho as mms 1000 da Sonae SGPS

Questão :

tenho 1000 acções da Sonae SGPS a que preço ?
(2,00 - 0,125 = 1,875)

fico com 125 direitos da Sonae Capital a que preço ? (2,00)

Obrigado.

Registado: 5/12/2006 16:44

por majomo » 28/12/2007 19:53

smurf Escreveu:Eu penso que a cotação "técnica" da sonae capital será a cotação da sgps antes do spin off, por outras palavras para a cotação da capital ser de € 2,60 a cotação da sgps terá que ser € 2,60 no momento anterior ao spin off. agradeço que me corrijam se me estiver a escapar algum dado.

BN

Também tenho essa ideia pois recebemos 1/8 das acções...

Agora, os 2,60 onde andam... :roll:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por smurf » 28/12/2007 19:48

Eu penso que a cotação "técnica" da sonae capital será a cotação da sgps antes do spin off, por outras palavras para a cotação da capital ser de € 2,60 a cotação da sgps terá que ser € 2,60 no momento anterior ao spin off. agradeço que me corrijam se me estiver a escapar algum dado.

BN

Registado: 23/5/2007 22:08

Re: comentário

por majomo » 28/12/2007 19:45

jotabilo Escreveu:Caros

Num spin off, não existe nenhum assalto.....ou seja o valor patrimonial que se obtém na SON CAP na proporção de 8/1, perde-se de forma imediata na SON SGPS.
Claro que o mercado é dinâmico e sendo assim, vamos esperar que a SON SGPS recupere em pouco tempo o valor que perdeu pelo destacamento da SON CAP.
Por sua vez e quando a SON CAP integrar a bolsa...tenderá a movimentar-se...para cima ou para baixo....importa aqui saber qual o valor da cotação do SON CAP no início da sua negociação.....teoricamente poderá variar entre 2,60 e 2,80......mas o mercado ditará as suas leis.
Julgo que são estas as questões que o Spin Off...pode suscitar. Os aspectos processoais são feitos de modo automático pelo banco ou instituição corretora.

cumps

Como é que se obtém essa cotação de 2,60 a 2,80 para a soncap?

O valor da sonae será ajustado em 0,125?
-Devo usar STOP's

comentário

por jotabilo » 28/12/2007 19:40

Caros

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por majomo » 28/12/2007 19:28

Eu por acaso agradecia que algu´´em fizesse algum comentário à sessão de hoje e perspectivas para a cotação até 3 de janeiro...

Apesar de ter acções da sonae, ainda não percebi por completo o spin-off, que vantagens ou desvantagens?:oops:

Isto não é a mesma coisa que a inapa? :mrgreen: :?
-Devo usar STOP's

por zer0 » 28/12/2007 19:17

Hoje teve uma boa sessão, espero que a próxima sessão e meia seja igual.
:)

Registado: 18/6/2007 15:33

por assunoadr » 28/12/2007 15:20

majomo Escreveu:
assunoadr Escreveu:
majomo Escreveu:Mas, para quem tem acções da sonae, ficará com acções da sonae capital na proporção 8/1 directamente?

Ou seja, o que vai acontecer é a sonae corrigir em 0,125 e eu fico com as acções da sonae capital ou ainda terei de pagar mais alguma coisa?! :?

Deverá pagar apenas alguma comissão ao banco/correctora e fica com as acções da Sonae Capital. Foi assim que sucedeu quando a Altri foi destacada da Cofina...lembra-se?

cps,

AA

Por acaso não me lembro pois ainda não andava por este "mundo"... :oops: :lol:

Mas foi assim, e depois a ALTRI tinha um valor de avaliação mas quando chegou ao mercado, logo no primeiro dia, quase duplicava esse valor em cotação.... :mrgreen:

cps,

AA

por majomo » 28/12/2007 15:14

assunoadr Escreveu:
majomo Escreveu:Mas, para quem tem acções da sonae, ficará com acções da sonae capital na proporção 8/1 directamente?

Ou seja, o que vai acontecer é a sonae corrigir em 0,125 e eu fico com as acções da sonae capital ou ainda terei de pagar mais alguma coisa?! :?

Deverá pagar apenas alguma comissão ao banco/correctora e fica com as acções da Sonae Capital. Foi assim que sucedeu quando a Altri foi destacada da Cofina...lembra-se?

cps,

AA

Por acaso não me lembro pois ainda não andava por este "mundo"... :oops: :lol:
-Devo usar STOP's

por assunoadr » 28/12/2007 15:08

cps,

AA

por majomo » 28/12/2007 15:03

Mas, para quem tem acções da sonae, ficará com acções da sonae capital na proporção 8/1 directamente?

-Devo usar STOP's

por assunoadr » 28/12/2007 14:56

DAX500 Escreveu:desculpe, mas estou alguma confusão, pergunto se esta operação é igual a outra qualquer, quero dizer
como por exemplo distribuir dividendos, aí eu penso que ela reajusta de imediato ao exdividendo, aqui penso que é diferente, por isso preciso de ajuda,bn

Não é muito diferente, a Sonae tende desvalorizar de imediato na proporção do valor da Sonae Capital mas, tal como noutras situações semelhantes, poderá recuperar muito rapidamente esse valor.

A Sonae tem corrigido bastante porque possivelmente tivemos muitos investidores a acreditar que, mediante os termos de troca anunciados, com o desconto da Sonae Capital a Sonae SGPS ficaria, no imediato mais atractiva, por isso tenho um certo feeling de que irá haver muito ppl a entrar na Sonae após o destaque da Sonae Capital e isso irá fazer pressionar os respectivos preços para cima.

Quem está agora posicionado na Sonae poderá ficar com a Sonae capital muito em conta..., ou não. 8-)

cps,

AA

por assunoadr » 28/12/2007 14:28

O que me está a intrigar é que, apesar de haver poucas dúvidas em relação ao efeito positivo do spin, já que tradicionalmente a Sonae recupera muito rápidamente o valor do acerto neste tipo de operações, vêem-se nos cofres 206000 acções à venda correspondentes a 5 ordens nos 1,94 que estão a travar a subida da Sonae. Pelos vistos, há ppl que não está a acreditar.....só espero é que estejam completamente enganados... :wink:

cps,

AA

por olgamar » 28/12/2007 14:24

desculpe, mas estou alguma confusão, pergunto se esta operação é igual a outra qualquer, quero dizer
como por exemplo distribuir dividendos, aí eu penso que ela reajusta de imediato ao exdividendo, aqui penso que é diferente, por isso preciso de ajuda,bn

Registado: 14/9/2006 8:24

por olgamar » 28/12/2007 14:21

Boa tarde ao forum

Ulisses Pereira pode-me dizer por favor se o titulo sanae sgps
no dia 4 de janeiro irá reajustar, obrigado

Registado: 14/9/2006 8:24

por majomo » 28/12/2007 13:16

Alguém me pode explicar como se processa o spin-off?

Para quem tem acções da sonae o que irá acontecer? :?
-Devo usar STOP's

por Nyk » 28/12/2007 13:12

Santander lança fundo de "top picks" nacionais e europeias

28/12/2007

É agora possível investir de forma indirecta nas melhores acções da bolsa portuguesa e do mercado europeu, através do novo fundo de investimento do Santander Totta. O "Santander Selecção Acções" é composto, em parte iguais, pelas "top picks" do banco para o mercado nacional e pelas melhores empresas europeias. Trata-se de um Fundo Especial de Investimento (FEI), destinado a investidores de alto risco.

Entre as eleitas nacionais, o fundo privilegia a Brisa e a Sonae SGPS. "Na base das apostas estão o seu valor fundamental, o potencial de reestruturação e/ou de fusão e aquisição (M&A)", explica Sofia Frère, responsável pelo Private do grupo Santander Portugal. Por critérios semelhantes, a Wolters e a OHL são as maiores posições da outra metade da carteira reservada às "top picks" europeias.

A selecção das empresas é feita com duas abordagens distintas. A componente nacional resulta, segundo Sofia Frère, do conhecimento adquirido pela gestão do fundo "Santander Acções Portugal", enquanto a componente internacional é feita com a colaboração dos grandes bancos de investimento internacionais, como a Morgan Stanley, UBS, Credit Suisse, entre outros.

Por se tratar de um fundo que aplica entre 50% e 70% do "portfólio" em acções, o risco do investimento é bastante alto. A sua volatilidade potencial é muito elevada, daí que o banco recomende que deva "fazer parte de uma carteira diversificada".

O maior risco associado a este produto prende-se com a variação do preço das acções. Embora em menor dimensão, existe ainda o risco de taxa de juro de curto prazo, risco de crédito e risco cambial para os activos de outras moedas que não o euro.

Uma vez que o investimento mínimo é de cinco mil euros, este novo produto destina-se, principalmente, a clientes do segmento Private, com um perfil de risco agressivo e que estejam disponíveis para aceitar flutuações no capital investido.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

sonae sgps

por anas » 28/12/2007 13:10

bem hoje nota-se muita força compradora e è a ter em atençao que os mercados estao praticamente todos em queda e a sonae brilha.com os futuros do ny positivos neste momento os mercados podem virar para verde neste final de ano e a e acredito que a sonae vai quebrar os 2 euros em breve,acredito que quase ninguem quer ficar de fora deste spin off.

Registado: 29/2/2004 22:20

por Bar » 28/12/2007 12:08

alguém sabe onde encontrar os relatorios e contas da SONAE CAPITAL?

Obrigado

Registado: 12/3/2005 13:06

por PTFighter » 28/12/2007 11:18

karlitos Escreveu:bem me lixaram ontem...

tinha algumas compradas a 2.03...

pensei que isto ja não andava nem desandava este ano então assumi as perdas a 1.93 e ia comprar para o ano, porque raio não saiu ontem a noticia.

Pois...

Eu comprei a 1.99 e não tive liquidez para reforçar nos 1.9 :-(

mas... sabia que eventualmente estaria a "rebentar" a data da cisão.

PS: este foi um trade para me lembrar que tenho de me manter fiel ao meu sistema e ser disciplinado.

Registado: 15/7/2007 18:46

por karlitos » 28/12/2007 11:09

bem me lixaram ontem...

tinha algumas compradas a 2.03...

pensei que isto ja não andava nem desandava este ano então assumi as perdas a 1.93 e ia comprar para o ano, porque raio não saiu ontem a noticia.

Registado: 27/6/2007 21:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Olhar Leonino, peterteam2, Pmart 1 e 181 visitantes